sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação


Se há coisa que faz da Vila de Nisa, a "maior" é precisamente a nossa gastronomia.
Desde o ensopado de borrego, às febrinhas da matança, passando pelos maranhos, pelas sopas de cachola, etc, Nisa é reconhecida em todo o país e no estrangeiro.
Mas, é necessário ter algum cuidado com a saúde.
Tendo em consideração esse aspecto, hoje, e porque é o dia Mundial da Alimentação, comam e bebam...

4 comentários:

  1. Anónimo16.10.09

    Comer com qualidade e gerar riqueza.
    A nossa gastronomia podia e devia ser um dos nossos vectores desenvolvimento base. Produzir com os métodos tradicionais, assegurar a alimentação dos refeitórios do concelho, até mesmo exportar cabazes certificados.
    As escolas, o refeitório municipal, os serviços que asseguram as refeições aos mais idosos e outros deviam estabelecer parcerias com jovens agricultores que pudessem assegurar fornecimento anual. Desta forma estaria assegurada uma alimentação saudável, como se fomentaria a criação de trabalho local.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20.10.09

    Alimentação, ração diária ou dieta alimentar:comer diariamente com ou sem qualidade e também não ter alimentos para ingerir.Temos uma gastronomia única em meio rural com graves problemas para a saúde quer por exesso quer por defeito;É preciso estar atento ás car~encias (alimentos)económicas da gente desta vila,que tão rapidamente se adaptaram a alimentos nocivos á sua saúde e tão carentes em nutrientes, mais caros. Este é o dia de repenssar a alimentação e todos os seus polos

    ResponderEliminar
  3. Justiceiro24.10.09

    A informação não corresponde necessáriamente à consciencialização da mesma.
    Em conversa com várias nutricionistas referi o facto de se usar excesso de batata na alimentação ( quer de doentes nos hospitais, escolas ou lares ), a resposta que recebo sempre é a de que o custo da refeições fica muito elevado.
    Vivendo numa região agrícola e não sabendo o que fazer com jovens que não têm ocupação, desempregados ou até detidos ( que ficam nas celas a viver à conta do contribuinte depois de ter cometido crimes contra a sociedade, em que muitas vezes a vitíma injustamente nem sequer é indemnizada porque o agressor não têm dinheiro para pagá-la) porque não fazer hortas comunitárias?
    Acaba-se com a fome, pode diversificar-se a base da alimentação, ensina-se algo positivo ( trabalhar a terra é pedagógico ) e principalmente traz-se "alma" a este povo desmoralizado e deprimido.
    Além de se poder fornecer com os excedentes as escolas, os centros de idosos e os hospitais da periferia.

    ResponderEliminar
  4. Macharico Carrapiço30.10.09

    Dia Mundial da Alimentação como já vais longe e esquecido, talvez por isso hoje vende-se hamburgers a €1 na escola Prof. Mendes dos Remédios.

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...