terça-feira, 20 de outubro de 2009

"Falta de iluminação pública"


Boa tarde.
Recebi vários mails demonstrando a insatisfação da população, no que toca, há falta de iluminação em certos locais, praças, ruas, travessas, etc, na Vila de Nisa.
É "visivel" nesta foto (com flash) tirada na Praça da República há uma semana, por volta das 22h 30m, que o próprio centro da Vila não se encontra correctamente iluminado, particularmente, a área que abrange o "parque de estacionamento", incluindo o Posto de Turismo.
Poder-se-á dizer que se não houvesse cafés localizados na mesma praça a escuridão era quase total...a prova disso são os "novos" candeeiros postos na alteração estrutural da praça ainda estão por estrear...
Sem querer dar uma "performance" destrutiva a este recente tópico, venho por este meio, dar oportunidade aos filhos de Nisa, de opinarem e informarem o nosso municipio, onde há ou não, falta de iluminação pública...
Caberá à autarquia, dar o devido valor a esse descontentamento, ignorá-lo ou não...
Mais uma vez obrigada pela colaboração,
Bem hajam,
Alentejana

12 comentários:

  1. Alentejana20.10.09

    Gostaria de vos pedir encarecidamente, a divulgação deste blog aos vossos contactos, para que outros que desconhecem o mesmo, possam ter oportunidade participar...
    Agradecida.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20.10.09

    Aquela rua (25 de Abril) precisa mais do que iluminação, talvez umas bandas sonoras, pois os semáforos por si só não resolvem o problema do excesso de velocidade, uma boa Iluminação pois há zonas muito escuras vivi lá 25 anos e sei bem do que falo, o IEP (Instituto de Estradas de Portugal) podia fazer mais do que fez.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20.10.09

    Há sempre quem procure desculpas para tudo! Antes era a EDP, agora é o IFP o culpado da inércia da Câmara? E a iluminação da Praça cuja foto acima é bem elucidativa quanto ao imobilismo que nos governa? E o edifício da Biblioteca? E a Rua S. Tiago que mais parece um caminho vicinal?
    A Rua 25 de Abril tem mais de uma dezena de passagens de peões assinaladas e apenas um semáforo à saída/entrada de Nisa para/de Alpalhão que não controla velocidade nenhuma tal a facilidade com que se passa! A solução passa pela colocação de mais um semáforo, no final da 25 de Abril, colocar lombas antes das passagens de peões e remarcá-las para as tornar bem visíveis (e não como agora, visíveis a menos de 30 metros). Há muito, mas mesmo muito para fazer em Nisa a questão é: onde se têm gasto os nossos milhões de euros? Como se justifica que a nossa geração esteja endividada ao nível dum Concelho de Lisboa?
    Alfer

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21.10.09

    Sobre o acidente que vitimou o Sr. Vilela há que apurar responsabilidades, porque uma vida não tem preço, seja em que circunstancias ela termine…
    Atribuir o facto ao hábito beber uns copitos de vinho não pode ser só factor suficiente.
    Pode e certamente haverá toda uma série de condicionantes que levaram a este triste desfecho.
    A Rua Dr. Oliveira Salazar, agora chamada de 25 de Abril e mais conhecida por Estrada de Alpalhão tem estado ás escuro no início da noite pois a iluminação pública “só desperta” depois da noite ser trevas.
    Devido a falta de iluminação o ex funcionário municipal depois da queda encontrava-se caído a metros da bicicleta quando foi barbaramente pisado por um automóvel que de desviava do veiculo de duas rodas.
    Podem confirmar junto dos habitantes da referida artéria que no dia seguinte a iluminação pública começou a funcionar a horas correctas.
    Como este diversos são os casos que depois de casa arrombada, trancas na porta.
    Portugal da Europa ou de África

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21.10.09

    É verdade sim senhor...mas, como todos sabemos, para a autarquia...o sr Vilela não era um ex funcionário da câmara!Era um socialista...que perdoem-me, se esta situação tivesse ocorrido antes das eleições, o PS tiria perdido, não por 126 votos, mas por 127...caso contrário, porque se espetou a candidata da CDU à porta do cemitério, quando faleceu a mãe do Malpique e não se espetou lá quando faleceu o Sr Vilela?!
    Isto dava conversa por muitos anos...

    ResponderEliminar
  6. Beato Filipe21.10.09

    Acabo de conhecer mais um blog do concelho de Nisa...parabéns ao(s) autor(es). No entanto reparo que a questão que se pretende discutir já está a fugir para outras bandas. Começa-se por falar acerca da iluminação pública mas já estão a pôr em causa a candidata da CDU ir a um funeral e não ir a outro...enfim mexeriquices!
    No entanto reparo que realmente há falta de iluminação pública em certas artérias mas talvez excesso noutras. Senão vejamos: a iluminação pública é da respondabilidade das Câmaras Municipais, quanto a semáforos e passadeiras em estradas nacionais (como é o caso da Rua 25 de Abril) é da responsabilidade da "Estradas de Portugal, S.A." (http://www.estradasdeportugal.pt/index.php/a-empresa). Nessa rua verifico realmente uma grande falha de iluminação bem como na R. Prof João Porto, Rua da Devesa, Av. D. Dinis, algumas artérias dos Bairros da Cevadeira e Amoreiras, Estrada das Amoreiras bem como muitas outras que daria para escrever ainda muitas linhas. No entanto para quê iluminação desnecessária como é o dos projectores das árvores no jardim, repuxos e monumentos durante toda a noite? Penso que até à meia-noite era mais que suficiente, basta para que tal se instale um relógio automático para as desligar. Quanto a esta foto que ilustra o post só posso fazer um comentário...é tirada mesmo por quem não percebe nada de fotografia, então como é possível querer-se tirar uma foto para um largo à noite com flash amador??? Em vez de flash tente tirar com ISO superior ou maior abertura da lente...vai ver que fica com muito mais luz!

    ResponderEliminar
  7. Filipe Beato,
    quero dar-lhe as boas vindas ao meu blog.

    Concordo com a sua observação sobre os mexericos...eu pessoalmente estou-me nas tintas para onde a Presidente (já não é candidata)vai ou deixa de ir...mas, pelos comentários que recebo esta pessoa está sempre na baila (caberá a quem comenta saber porquê).Venho ao seu encontro para lhe dizer que não percebo nada de fotografia (não tive a oportunidade de trabalhar numa casa de fotografia), mas tento de alguma maneira fazer um bom trabalho...mas, queria desde já pedir-lhe a sua colaboração para tirar algumas fotos para o blog...
    Tendo em consideração o seu bom humor e o facto deste tópico ser sobre a falta de iluminação, queria pedir-lhe também se não me empresta um flash com ISO Superior pois onde moro não há luz e dava-me jeito para ver o caminho...hihihi...estou a brincar, é óbvio!
    Obrigada pela sua colaboração,
    Alentejana

    ResponderEliminar
  8. Boa noite,
    quero agradecer à pessoa que me chamou atenção 3 vezes para um erro que tinha no texto anterior...Tópico e Não utópico.
    Agradecida

    ResponderEliminar
  9. Anónimo22.10.09

    A Sra Presidente não o fez só no Cemitério,na igreja espetou-se nos lugares da familia do Sr. Malpique e depois atras do sr.Padre.
    Foi pena ela não ter feito o mesmo no funeral do Sr.Vilela dado como já se disse ele era um funcionário aposentado da Autarquia, mas sempre presente nas exercuções e festas da Câmara,não se esquecia de conviver com os seus ex-colegas, se bem que alguns, são tantos (os de fora), nem sequer sabiam quem ele era( o que é uma pena).
    Onde quer que o Sr.Vilela esteja, que seja feliz.
    Paz à sua alma.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo24.10.09

    Porque é que dão tanta importância à Sra. "Presidenta"?. Sim leram bem, quem ainda não ouviu uma telefonista ou assessora da Câmara dizer: - Fala da parte da Sra. Presidenta! ( Só mesmo em Nisa).
    Mesmo falando mal ( ou dizendo a verdade, sobre o comportamento menos próprio da senhora ) estão a dar-lhe importância a mais.
    Ignorar é o pior que podem fazer a alguém que precisa tanto de captar a atenção...
    Já não há pachorra!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo II24.10.09

    Anónimo amigo, tens toda a razão!
    A dita figura dava um boneco perfeito para o Gato Fedorento explorar, fica a ideia para o Ricardo vir até Nisa, vai ter material para as próximas temporadas na SIC.

    ResponderEliminar
  12. Vénus26.10.09

    Antes que mais uma boa tarde a tds!
    Tenho que felicitar a Alentejana por essa ideia genial de criar esse blog!Parabens
    É notável a falta de iluminação em Nisa só quem nao sai á noite é que não nota, ou então deve de trazer um flash em cima da cabeça, e então ai espera là, deve ver td ás mil maravilhas....eu tb quero um desses..vá lààà..
    Bem...gato fedorente...seria fantastico ver a nossa presidenta a ser esmiuçada...ah ah ah..
    Isso se ela aceitasse, o que eu duvido, provalvelmente iria o ajunto da presidenta, que fala que é um mimo, então na entrevista sobre a alburgaria, o homem teve esesespecpectatacular hum hum hum não concordem?...ahahahah... isso pq a nossa presidenta tinha várias reuniões em que uma delas era mt importante,casualmente seria derivado a alburgaria>"#?!!
    Meu Deus onde iremos parar...

    Saudações Alentejanas

    Vénus

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...