quarta-feira, 21 de outubro de 2009

"Valquiria" de Joana Vasconcelos



Como é do conhecimento de todos, a artista Joana Vasconcelos deu a conhecer ao povo de Nisa a sua nova obra emblemática que está à disposição de quem a quiser conhecer, no complexo das Termas de Nisa.
Gostaria de saber a vossa opinião sobre esta "reliquia" produzida com peças do nosso artesanato local.

17 comentários:

  1. Anónimo22.10.09

    Considero uma obra de arte ao mais alto nível. A Joana tem provas dadas a nível internacional do seu trabalho, acho que a obra dignifica o nosso artesanato. Considero que a obra foi um excelente investimento da CMN, sendo que o valor da compra foi muito inferior ao valor actual da peça em questão.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22.10.09

    O povo não come valquírias e as valquírias não dão comida ao povo... Cultura sim, extravagancias não!

    Filho de Albarrol

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22.10.09

    o comentário anterior deve ser de algum COMUNA, "uma obra de arte ao mais alto nivel" "sendo que o valor da compra foi muito inferior ao valor actual da peça em questão" tem dó COMUNA, eu chamo essa obra deitar dinheiro para a rua.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23.10.09

    Neste caso posso dizer que foi dinheiro deitado à rua. Em primeiro lugar é uma artista que neste caso não o foi, fez um trabalho com peças de outras pessoas. Criou uma espécie de polvo e danificou peças de artesanato, toalhas de centenas de contos, contos (ainda falo como antigamente)!!! Depois o dinheiro não justifica a peça em si e além do mais com o nosso artesanato podia fazer-se algo mais belo e notório do que um monstro nas termas ao sol cujas peças já estão a ficar danificadas.... podem ir confirmar. Depois se a câmara de nisa tivesse muito dinheiro até se entendia no entanto, a realidade é negra, há pessoas que abandonaram a autarquia e posso dizer que a presidente ainda lhes deve dinheiro... situação grave, portanto não vejo razão para uma obra desta envergadura que de modo algum serviu para ajudar os artesãos e promover o artesanato aliás... artesãos em nisa para a câmara são sempre os mesmos... deviam ter vergonha pois em cada canto temos um mas são sempre as meninas bonitas que estão na linha da frente, quer em entrevistas quem em feiras... é a Nisa que temos!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23.10.09

    Se a intenção com a aposta na Valquiria era a divulgação do artesanato de Nisa, julgo que teria sido mais acertado em termos estratégicos pegar no dinheiro que custou a dita obra de arte e aplicá-lo, não só, na dinamização dos 2 núcleos museológicos, mas também na promoção e divulgação das oficinas de artesanato.

    Um observador atento

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23.10.09

    Eu adoro estes comentários... São a favor de algo feito pela CMN são logo comunas. Mas engane-se, sou social democrata, daqueles verdadeiros que defendem os ideais do partido e se identificam com a sua ideologia política e não por brincadeiras de fazer de conta e brincar aos políticos, como tanto se vê por Nisa e arredores.

    Não posso, contudo, deixar de relevar aquilo que acho importante e, para mim, e para a cultura, a valquíria é importante independentemente do partido que estava no poder quando a obra foi realizada. Se pensar, a valquíria, a metáfora que encerra em si mesma, explica-nos muito, e bem, o que é o sentir das gentes de Nisa.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo23.10.09

    O anónimo que escreveu ser um social democrata, daqueles verdadeiros ... deixa-me adivinhar ... deixa ver, deixa ver ... já descobri: é o Dr. Arménio.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23.10.09

    Por curiosidade alguém pode informar sobre o valor da compra? É que em tempos de crise, todos os tostões contam, pois já me esquecia comparando com os milhões que foram gastos, a valquiria deve ser apenas trocos.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo24.10.09

    98 mil de euros

    ResponderEliminar
  10. Anónimo27.10.09

    Se este valor está correcto, então é uma autêntica vergonha.
    Aplicar tanto dinheiro numa obra de arte ?
    Sinceramente nem quero acreditar.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo28.10.09

    pq não dão antes o dinheiro aos ciganos pra comprarem carroças e potes em espanha?

    ResponderEliminar
  12. Anónimo29.10.09

    96 mil euros.....menos 2 mil do que disse o anónimo de 24 de Outubro
    E quem é que vai pagar o material aos artesãos, porque foi lá que a Vasconcelos foi buscar os feltros, os barros, os alinhavados para depois os destruir.....Perguntem aos artesãos quem lhes pagou, se é que já lhes pagaram..... Nós bem sabemos que o nosso artesanato por ser tão rico não é uma brincadeira que custe 100 euros.....Feitas as contas deve, assim deve ter ultrapassado os 100.000 euros

    ResponderEliminar
  13. Anónimo30.10.09

    E nem todas as peças de artesanato foram incluidas na mesma, visto que a Sra Joana Vasconcelos levou uma colcha avaliada também nalguns milhares (não digo o preço exacto devido a falta de informação correcta sobre o mesmmo), que ainda não foi paga. Também a mesma artista antes da feitura da mesma obra de arte, avisou a Câmara Municipal que o prazo de 60 dias de pagamento (está na lei) era para ser cumprido. O que se veio a registar. Esquecendo determinados individuos aos quais ainda se deve dinheiro a longos e bons anos. E o termo valquiria é de péssimo mau gosto para se dar o nome a uma peça de que pretende elevar o nosso artesanato. Pois não sei onde está a relação entre Nisa e as servas de Odin (cultura nórdica). Era para ser posta no Museu, mas, não cabe no mesmo. Era para divulgar o artesanato de Nisa? Está a fazê-lo de uma forma excelente, fechada nas termas, ao sol, e já em estado de decomposição. E os €9.000.0000 de divida que se lixem. O contribuinte é que paga, por isso só só tem que se gastar euros seja de que forma for.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo1.11.09

    alguém aqui tem noção da valorização de uma obra de arte destas?
    já que sabem usar tão bem a internet para dizer mal, também podem usar o google para pesquisar factos antes de começar a disparatar a torto e a direito.
    E já agora as valquirias são uma série de obras da artista ,daí o nome,esta que usa frequentemente o artesanato tradicional Português adaptando-o a um novo contexto, de forma a mostrar a riqueza deste através do aproveitamento das suas formas e dos seus métodos de concepção originais, tornado assim as suas obras numa forma de divulgação internacional do património Português.As valquirias são também uma famosa obra de Wagner esse mesmo que defendia a Obra de Arte Total, mas penso que isto já será demais.
    Nunca é demais dizer também que é de conhecimento geral o investimento pessoal do Sr.Primeiro Ministro em obras de arte, mas disso ninguém fala, será que o dinheiro dos contribuintes não está lá investido também???

    ResponderEliminar
  15. Anónimo5.11.09

    Aplica-se mais uma vez a máxima: " Pobres...mas finos!" Afinal é fácil gastar quando o dinheiro não é nosso.
    Portugal vai no bom caminho para a derrapagem final...será breve e dolorosa!

    ResponderEliminar
  16. Oleiro5.11.09

    So não percebo porque não se pensou em unir todos os artesãos, pagando-lhe os seus trabalhos!Ai sim!Era estar a divulgar o nosso artesanato!Isto já pra nem falar que ajudavam os artesãos que também não estão bem (euros) e é claro!Seria muito mais barato de certeza!
    Ninguém põe em causa o trabalho da "mulherzinha"!Mas a mim sempre me ensinaram que só se compra uma coisa que valorizamos mesmo,se tivermos dinheiro para ela!

    ResponderEliminar
  17. não sou um entendido em arte, mas se um órgão decidiu, se houve discussão, se não foram ultrapassadas competências, porque questionar?
    Se o valor foi 98 mil de euros, que é isso comparado com os milhões que os contribuintes pagaram às Fundações Mário Soares, Berardo ou esse imbróglio da Face Oculta?
    Que saiba, a decisão foi tomada democraticamente, representando as artes da terra, sem roubos, corrupção e outros actos menos transparentes...

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...