segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"Valha-me a nossa Senhora" -parte II



















Nasci e pedi "transferência" para a Praça da Republica.Fui criada com a "Zabel Meji", minha avó. Recordo a vida, a alegria, o movimento que por aqui circulava.Há pessoas de "Nisa hoje" que desconhecem. A sede dos Bombeiros era onde é hoje o café "A Cascata". O Posto da GNR era onde a "Lena Construtoras" criou mais uma lixeira. E, uma vez por mês, a confusão instalava-se com mercados e feiras.
Gostaria de homenagear uma tasca que todos os filhos de Nisa conheceram ou pelo menos ouviram falar:"A tasca do Ti Rapozinho"!Tasca onde comprava aguardente para a minha avó que era "boleira" poder pôr na massa pr'ás azevias. Tasca onde muitos jovens bebiam uma "pereirinha" antes de ir para a antiga "Apolo" e onde viamos o nosso já falecido "Tarzan" a falar para o garrafão pendurado por cima da porta...

Não venho aqui contar as histórias que me lembro de outrora. Venho aqui porque é vergonhoso e até irónico, vermos que bem no coração da Vila, se encontra um espaço, para consumo e tráfico de drogas. Se encontra uma lixeira a "Céu aberto". Se encontra um local onde seringas e pratas, preservativos e outras infestações bem ao lado de locais onde as nossas crianças brincam!Onde existem uma quantidade de gatos cheios de "tudo quanto é ruim" a desmultiplicar bactérias...
Todos sabemos que as antigas instalações da GNR não pertencem ao municipio.
Sabemos que a própria Câmara já tentou de alguma forma resolver este assunto.
Sabemos que pertence à "Construtora do Lena".
Também sabemos que este assunto tem de ser resolvido!
Também sabemos que temos um novo executivo, que tem dois Juristas (advogados) que conhecem as leis e que irão concerteza pensar em nós e ajudar-nos a solucionar este "grande problema" de Saúde Pública.

Executivo da Câmara Municipal de Nisa:Estão onde estão porque nos juraram pela vossa honra que nos ajudariam a resolver os problemas da nossa terra.Espero que nos ouçam e que percebam a dimensão do problema que aqui temos e que ninguém até agora resolveu.Estão à espera de quê?!Será caso para dizer: "Valha-me a Nossa Senhora!!!"

32 comentários:

  1. Anónimo9.11.09

    Eu passo por esse local quase todos dias e, cada vez que lá passava, o meu pensamento ia no sentido de tentar perceber quando é que esta situação vai ser resolvida. Agora já me cansei de pensar quando é que vão resolver este problema, agora o meu pensamento é tentar perceber até que ponto vão deixar que a situação piore ainda mais.
    Como vivo perto do local ainda fico mais triste. Realmente são drogas, são dezenas de gatos, lixo, etc.
    Para quem não sabe, os gatos são alimentados por duas senhoras (acho que irmãs) que vivem perto e, se dão ao trabalho de gastar a sua pensão com latas para os alimentar. As senhoras invadem terrenos que não lhes pertencem, para poderem dar comida aos animais. Se gostam tanto deles porque não os levam para casa ?
    Curiosamente um dia ia a passar de carro, um dos gatos estava deitado na estrada e, como não o queria atropelar, apitei, qual não foi o meu espanto que as ditas senhoras ainda ralharam comigo, pelo facto de estar a apitar ao raio do gato.
    Segundo parece a Câmara já tentou resolver a situação, mas pergunto eu, será que a tentou resolver da melhor maneira, ou será que não quis pressionar mais pelo facto da empresa ser a Edilena ?
    Segundo se diz a Edilena tem certos acordos com a Câmara e talvez esta não tenha interesse em que os mesmos sejam postos em causa.

    ResponderEliminar
  2. Beato Filipe9.11.09

    Pelo que parece os terrenos pertencem à Edilena e já teve (não sei se continuará a ter) projecto para construção. Quem promovia a sua venda, há alguns anos atrás, foi o nosso "conterrâneo" (como gosta de afirmar a nossa nova vereadora) e ex-candidato à presidência da CMN Rui Ramalhete. No entanto o mesmo projecto foi chumbado por várias vezes pela própria CMN, talvez devido a pormenores técnicos, coincidência ou não pouco depois disso candidatou-se à presidência da nossa edilidade. Perdidas as eleições o "caso" desse loteamento ficou metido na gaveta e nunca mais se ouviu falar do assunto...porque o terreno pertence à Edilena e deverá ser essa empresa a tomar a iniciativa de fazer alguma coisa, e não a Câmara. No entanto se há casos realmente de drogas, gatos etc. e tal continuo com a minha: onde andam afinal esses fiscais municipais???

    ResponderEliminar
  3. Anónimo9.11.09

    O que é que os fiscais municipais têm a ver com drogas? Têm novas atribuições? Também podem fazer rusgas? E com gatos? o que se calhar podem fazer é aplicar uma coima ao dono do prédio por degradação.....

    ResponderEliminar
  4. Beato Filipe9.11.09

    Precisamente onde queria chegar...os fiscais não têm nada a ver com drogas e gatos, têm sim é que, pela lei que lhes é conferida, fazer um levantamento do que se passa e interpelar o proprietário. Eu se tiver o muro do quintal a cair e estorvar a via pública ou se tiver as águas pluviais a sair do quintal para a mesma via pública são os fiscais municipais que me interpelam pelo sucedido, porque não o farão a todos os proprietários do concelho e só o fazem a alguns?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo9.11.09

    Não queria entrar neste assunto, mas tenho que dizer o seguinte:
    1º O principal responsável pelo péssimo estado do antigo quartel da GNR é a EDILENA, e é esta empresa que tem a obrigação de resolver isto e acabar com a entrada de drogados e gatos;
    2º À CMN compete fiscalizar, ver, agir, informar a EDILINA e conceder-lhe um prazo para resolver o problema. Por fim se a EDILENA nada fizer deveria ser imediatamen te autuada.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo9.11.09

    Esta situação do quartel da GNR abandonado local de excelêrncia para drogados e, pelos vistos, gatos só se encontra assim por incúria da CMN que finge que não vê o que a ALENTEJANA publicou.
    Este caso, embora não seja propriedade da autarquia, faz me lembrar o horror da Estalagem do Tejo, que pela muita fiscalização que lhe dedicaram se encontra quase como o antigo quartel da GNR.
    A CMN tem imensas competências e tem poderes para resolver isto, se quiser, CLARO....

    ResponderEliminar
  7. Daivid9.11.09

    Ora Boas! Antes de tudo, quero felicitar a Margariga Oliveira pela criação deste blog! É um espaço onde podemos debater ideias acerca de determinados problemas e expressar ideias acerca de possiveis soluções! Reparo, nesta primeira visita ao Blog, que os tópicos públicados são no seu todo de grande interesse pois relatam não só problemas que se verificam em Nisa, como também são referidas muitas das coisas boas que por cá temos, e diga-se de passagem, com um grande humor á mistura! Em relação ao post em questão, gatos? drogas? O que querem que façam? Á uns bons anos atrás, altura em que me encontrava no auge da rebeldia, coloquei, não sei muito bem por quê, um dos gatos destas senhoras dentro dos contentores subterrâneos! A senhora calhou a aparecer á porta! (pois antes disso estava atrás da jenela), e instalou-se o pânico na alameda! Já me queria dar com uma vassoura... enfim! Pondo de parte o mau feitio da senhora em questão, e o facto de eu ter cometido este grande crime contra a espécie cinegética em questão, penso que os gatos nada tem a haver com o problema! Apenas são gatos esquivos que sao tratados por uma pessoa! Acontece neste local, cmo poderia acontecer na devesa! Em relação á parte do consumo de droga que se verifica, segundo dizem, no antigo quartel da GNR, isto sim, é no meu ponto de vista, um problema, não pelo consumo em si destas susbtâncias ilegais, pois sou consumidor destas mesmas e gosto de fumar uns canhões de vez em quando, nada mais, e nao quero entrar por aí pois podem surgir por aqui alguns problemas, e como isto anda, depressa tenho os nossos primos a baterem-me á porta, mas sim no que toca ao lugar em questão! Encontra-se abandonado á anos, á espera que ali se realizem obras segundo um projecto já quase centenário... Isto sim, penso que seja um problema sober o qual devem ser tomadas medidas, pois trata-se da nossa terra! Ainda para mais num local como este, onde poderiam ser instaladas muitas infra-estrutuas essenciais á população!;) Fico me por aqui, pois a Margarida para aceitar comentários tem que verifcar em 1 lugar se estes conteem conteúdo adulto, e como este não é nada grande, muito provavelmente vai deixar-se durmir ao olhar pra ele! =) Cumprimentos e parabéns pela criação do Blog) :)

    ResponderEliminar
  8. Não me deixei dormir e adorei a sua colaboração.Espero poder continuar a contar com ela.Muito obrigada.É por estas e outras que me orgulho do trabalhinho que estou por aqui a fazer.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Senhora(o)anónima (o) das 10:57 é muito boa a sua participação.Esclarece-nos!
    "À CMN compete fiscalizar, ver, agir, informar a EDILENA e conceder-lhe um prazo para resolver o problema. Por fim se a EDILENA nada fizer deveria ser imediatamente autuda." Pois é isso que o povo de NISA quer que façam.Principalmente AGIR!Volte mais vezes.Adorei tê-la por cá.;)

    9 de Novembro de 2009 10:57

    ResponderEliminar
  10. A AMIGA9.11.09

    Onde anda o couche?!ROOOOOOOOCKKKKKKKKKKKKKKKK!Viste o Couche!?

    ResponderEliminar
  11. Vi-o a trêná pra malhá as mines no barque ou no cruzêro ou lá o que é aquile......

    ResponderEliminar
  12. A Amiga9.11.09

    Tava no Kaeir'us ou no Central?!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo9.11.09

    Bom, em relação a este assunto o que eu penso é que este parece tratar-se de um caso de saúde e segurança pública, daí que quem acha que devem ser os fiscais a denunciar o assunto, embora não esteja totalmente errado, parece-me que não esteja totalmente certo também.
    Não sei porquê mas parece-meque anda alguém a querer transferir para os fiscais poderes e obrigações que não lhes competem.
    Enfim essa é a minha opinião e uma vez que neste momento o assunto é já público cabe às Entidades competentes, sejam elas quais forem a tomar as devidas providências-
    Em relação aos fiscais, quer parecer-me que por este andar, e por vontade de um determinado frequentador deste blog, qualquer dia ainda são acusados pelo facto da CDU ter perdido a maioria na camara.
    Não acha Beato Filipe?

    ResponderEliminar
  14. Tourindo10.11.09

    A CDU perdeu com maioria porque as pessoas já começaram a ter coragem para dizer não à hipócrisia.Conheço pessoas que se deram ao luxo de fazer parte das listas da CDU e depois foram votar, PSD, PS, BE e até CDS!!!E eu achei isso o máximo!!!

    ResponderEliminar
  15. Este post é para falarmos do estado de degradação do antigo Posto da GNR!

    ResponderEliminar
  16. Beato Filipe10.11.09

    Caro anónimo, pode ter a sua razão de ser um caso de saúde e segurança pública. Mas afinal de contas quem tem poderes de "fiscalizar" os actos que são da conta do município? O presidente da câmara? Os vereadores? Os responsáveis de departamentos? NÃO! Como o nome indica, são os Fiscais Municipais que têm a responsabilidade de fiscalizar, fazer levantamentos de actos menos dignos e comunicar aos seus superiores e então esses superiores fazerem o que lhes compete. Não estou contra os fiscais, antes pelo contrário, porque neste caso não estão a fazer o que lhes compete. Senão leia uma das obrigações:

    - Decreto-Lei n° 4/89, de 6 de Janeiro, com a redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n° 276/98, de 11 de Setembro:
    "...
    e.) Aos fiscais municipais incumbe, de acordo com o conteúdo funcional descrito no despacho SEALOT n°20/94, publicado no Diário da República n°110, de 12 de Maio de 1994, nomeadamente fiscalizar e fazer cumprir os regulamentos, posturas municipais e demais dispositivos legais relativos a área de ocupação da via pública."

    A própria formação para ingressarem nesta carreira obriga a que tenham, entre outras, Noções de direito e processo penal, Protecção civil, Protecção do património cultural, natural e ambiental, Ordenamento territorial e regulação urbanística bem como contra-ordenações.

    Se tiver mais dúvidas vá ao site da Direcção-Geral das Autarquias Locais e verifique as restantes competências que lhes são atribuídas.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo10.11.09

    Sr. Daivid…
    Espécie cinegética ???????????????????? Um gato?!... Andamos um pouco mal informados não?
    Um gato bravo - Felis silvestris! É que se considera espécie cinegética!
    E não um gato doméstico.

    ResponderEliminar
  18. Tourrindo10.11.09

    Heeeeeláaaaaaaa!Já temos apoio zoológico ou será veternário aqui no blog!?hihihhi

    ResponderEliminar
  19. Anónimo10.11.09

    Sr. Tourrindo:
    1º lugar não se escreve veternário, mas sim VETERINÁRIO.
    Em 2º lugar acho que não é necessário ser Eng. Zootécnico ou Veterinário para se saber distinguir um gato doméstico de um gato bravo. Boa?

    ResponderEliminar
  20. Anónimo10.11.09

    Será Tourrindo ou Toubaralhado ?

    ResponderEliminar
  21. E qual é a diferença? É que ê tenho dôs gates im casa... 1 é manse e o outre é brave. O qué brave é cine-nã-sê-quê? E o outre é um reles gato?
    Amigue anónime... Podia explicá aqui ó Rock a diferença? Agradecia munto. Nã percebo nada dessa cine-qualqué-cousa.
    Vá que qualqué dia pago-lhe uma mine...

    ResponderEliminar
  22. Anónimo10.11.09

    Ó Rock vai mas é estudar. Se não sabes a diferença entre um gato manso e um gato bravo, então deve ser efeito das mines.

    ResponderEliminar
  23. Traduzindo: que se deve fazer afinal para resolver a situação apresentada no post!?

    ResponderEliminar
  24. Hoje só ainda bebi 3 grades... nã é das mines...

    ResponderEliminar
  25. Anónimo10.11.09

    Ora cá vai a explicação:
    Gato doméstico (Felis silvestris catus), é um animal da família dos felídeos, muito popular como animal de estimação, sendo um predador natural de animais como roedores, pássaros e lagartixas. Aquele gatinho fofinho mansinho… que geralmente faz ronrom.
    O gato bravo (Felis silvestris), também conhecido como gato-selvagem, é um pequeno felino natural da Europa, África e Ásia. É um carnívoro de médio porte pertencente também à Família dos Felídeos e é mais robusto e de feições mais rudes que o gato doméstico. Apresenta um corpo maior, a pelagem e mais densa e longa, e um rabo bastante peludo.
    É um gato que existe em todo o país, estando a sua presença confirmada em muitos Parques Naturais. No nosso país esta espécie parece ser pouco abundante e a sua tendência populacional é desconhecida.
    O siamês, é um gato doméstico, Sr. ROCK, é um dos gatos mais fáceis de identificar, devido à sua distinta pelagem. De constituição física esbelta, com um temperamento ao mesmo tempo majestoso e ternurento, o Siamês é sem dúvida um dos gatos mais atraentes e populares do mundo.
    O pêlo curto, fino, denso, sedoso, brilhante, deitado sobre o corpo. A cor é de um manto pigmentado nas extremidades do corpo (pontos): face (máscara), orelhas, membros e cauda. A cor destas áreas mais escuras deve ser o mais uniforme possível.
    Estas informações, meus amigos encontram-se todas no Google….
    Também não sabe pesquisar Sr. Rock???!!! É Só beber minis! Olhe que o Sr. Nosso 1º ministro já “obriga” todos os incapazes a ter o 12º ano….

    ResponderEliminar
  26. Anónimo10.11.09

    Gostava muito de saber de quem é a NOSSA SENHORA DA GRAÇA?
    Esta questão pode parecer inútil, mas tem imensa importância.
    Em Nisa os cidadãos não têm todos os mesmos direitos, há uns que têm muito mais direitos do que outros, como escreveu George Orwell no Triunfo dos Porcos.

    ResponderEliminar
  27. Daivid10.11.09

    Caro Anónimo, felizmente sei até muito bem demais o que são espécies cinegéticas! Pois tirei a carta de caçador à algum tempo e estudei estas mesmas! Logo não me venhas com conversas que os gatos são aquilo e são o outro...! Caso precises de alguma informação sobre outras espécies ainda te posso dizer algumas coisinhas! Ou então, combinamos aí uma petiscada feita por mim e no final ainda me dizes, hum que belo coelho! E eu respondo-te, olha era uma gato da alameda! hahaha!

    ResponderEliminar
  28. Anónimo11.11.09

    Então se sabes a diferença deixa-te de comentários parvos, que não ajudam em nada o tema que está a ser debatido. Isto é um assunto bastante sério e deve ser tratado como tal.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo11.11.09

    Caro Sr. Daivid
    Ainda bem que nos entendemos relativamente a espécies cinegéticas. Não seria bom um caçador como o Sr. não saber distinguir as ditas espécies. Quanto ao convite para comer “gato” à caçador. Não, muito obrigado, pois não tenho por hábito jantar com pessoas desconhecidas.
    Relativamente as aulas dadas por si, sobre espécies cinegéticas, também não as vou aceitar. Sei muito bem daquilo que falo. Não sou caçador, mas tenho muita formação académica nesta matéria. Se necessitar poderei ser eu a dar-lhe algumas respostas.

    ResponderEliminar
  30. Care anónime, Sr Rock nã, só Rock. Agradece imense a explicaçã. Nem tenhe a 4classe quante más o 12º.
    Daivid desde que haja mines até rates mamamos.....

    ResponderEliminar
  31. Anónimo20.11.09

    Amigos de Nisa... Alentejana e não sei quem mais. Tiro-vos o meu chapéu (embora nunca tenha usado nenhum) a este assunto. Realmente, aquilo é uma vergonha de todo o tamanho. Esperemos que não demorem muito a resolovê-lo.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo22.12.09

    é sempre bom ver que na nossa terra se fala de tudo para se debater um assunto... proponho á margarida que inicie um novo post com o tema "quantas minis bebi hoje" e só aceite comentarios com o nome de quem escreve...

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...