segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Passeio Turistico pelo Concelho de Nisa I - Arez






Boa tarde!
Hoje fiz uma visita guiada por alguém, que conhece muito bem, os problemas gravissimos do nosso Concelho a nivel ambiental. Confesso-vos que está tudo tão bem escondido que ninguém lhe passa o "cheiro". Eu disse cheiro e não só. O primeiro que vos dou a conhecer deixa-me completamente de rastos!
A quinhentos metros da Freguesia de Arez, encontra-se uma lixeira a céu aberto, que dá dó. Nem tenho palavras para vos descrever, o que eu encontrei mesmo ali ao lado da ribeira do "Zorro" (5 metros). Não tenho palavras, mas tenho fotos. Não sei se a própria Junta de Freguesia de Arez já denunciou esta situação.Não sei se já pediu ajuda a Câmara, como fez a antiga Presidente da Junta de Tolosa, quando se deparou com uma situação idêntica na Freguesia de Tolosa.
A única coisa que vos poderei dizer é que esta situação é vergonhosa!
Igualmente vos deixo uma ironia. Imaginem o que encontrei quando vinha de volta a Nisa? Uma das carrinhas tão conhecidas pela autarquia, a despejar, imaginem o quê?!Mais entulho...
Os Filhos de Nisa pedem explicações!Aguardem as cenas dos próximos "Passeios Turisticos..."

domingo, 29 de novembro de 2009

O (outro) Administrador




Boa noite!
Espero que o vosso fim-de-semana tenha sido tão excelente como o meu, como o nosso.
O meu nome é Manuel Pereira, mais conhecido por Manel Galucho.
Quem me conhece, sabe que eu cresci e que tenho vivido rodeado de artesanato até à medula. Sem nunca ter bordado, tornei-me perito na matéria.
Um dia destes, ao pegar no panfleto de apresentação da Vila de Nisa, para meu espanto, que venho eu a reparar!? O panfleto que supostamente elucida a nossa cultura tão rica, principalmente, no que toca às artes dos bordados tipicos de Nisa, como os feltros, as bainhas abertas e os nossos alinhavados, em vez disso, o que tem a representar-nos em fotografia?! Alguém na imagem "Rendas De Nisa", a fazer croché, que é feito pelo nosso país inteiro...
Se já nem nós, sabemos distinguir, os verdadeiros bordados cá da terra, como poderão os outros que por cá passam, conseguir distingui-los!?
Opinem...

Próximo episódio:"Rock e Amiga vão à França"


O Rock e Amiga vão à França ver os nossos conterrâneos.
Devido a um problema na França com os bilhetes de retorno,esta semana, o Rock e a Amiga só poderão dar-vos a conhecer a história lá pra sexta-feira ou sábado!Estão a gostar tanto da França que não sabem quando voltam!!!.

"Zangada com Deus"- Parte I


Ora cá volto eu outra vez!
Depois de ter trancado grande parte dos posts do blog, volto para vos contar várias coisas.
Quando eu era criança, de vez enquando portava-me mal. Os meus pais para me "corrigir" tiravam-me os brinquedos e tudo aquilo que era importante para mim, na altura. Para que não me sentisse o "patinho feio", o castigo normalmente se estendia aos meus irmãos. E vice-versa, quando o mau comportamento era deles.
Como não sei agir de outra forma, porque grito e muito, fui "obrigada" a tirar-vos o "brinquedo". Desculpem-me se agi mal, mas achei que seria o melhor caminho. Não desisti, nem vou desistir.
Este blog, tem mais dois autores que me tratam das partes técnicas (contadores e afins) e tem mais uma administrador, que se apresentará hoje ou quando ele achar que deve fazer.
Eu fui eleita Presidente com maioria absoluta (estou a brincar)!
Este post se chama "Zangada com Deus", pois este fim-de-semana, compreendi o quanto tenho andado zangada com a vida!Já lá vão quase 33 anos de Zanga.
Assumindo essa minha pequena fraqueza, resolvi "copiar" os diálogos de Neale Donald Walsch. só com uma diferença. Ele chama-lhe "conversas com Deus" e eu chamar-lhe-ei "zangada com Deus".

Então começo logo "a abrir fininho":
Margarida- Diz-me meu Deus, porque nasci nesta terra?!
Deus- Porque nas outras terras, já lá há Margaridas!
Margarida- Porque me manifesto sempre com revolta perante tudo o que aqui está mal feito e que está a vista de todos?!
Deus- Porque acreditas que um dia poderemos ser felizes!?Porque acreditas em valores que muitos retiraram do mapa astral há muitos anos. Infelizmente estão congelados. Porque não tens medo de lutar pelo que é justo!Porque conheces-te o lado bom de todos os Nisenses há muitos anos atrás. E porque muito mais importante do que o que possam falar e comentar, é o facto de teres na tua consciência que lutas pelas coisas em que acreditas.
Margarida- Mas porque é que adormeceram todos?!
Deus- Porque não acreditam em mim. Porque estão constantemente a ser confrontados para perceberem que estou cá e em vez de perceberem isso mesmo, não! Preferem atropelar-se uns aos outros, na sua "procura" por uma "bela" sobrevivência. Tu, quando algo te corre mal, páras, respiras, olhas para cima e começas tudo de novo! Percebes que um ciclo se fechou e que "um suco concentrado de experiência e de boa vibração" se desloca na tua direcção.
Não tens maldade quando falas, porque contas a tua verdade. Aquilo que para ti aconteceu mesmo. Apenas pecas, pela forma como te exprimes!És bruta e por vezes fria.A virtude está no meio termo, e tu habitas lá. Numa alma pura que valoriza os mais altas e sublimes qualidades, dentro de uma "carcaça" que parece conter o Diabo!

Margarida- Porque não acordam para a realidade? Porque se escondem e se protegem uns aos outros, até por causa de uma caixa de fósforos?!
Deus- Porque pensam que podem acender o seu lume, quando têm frio. Mas um dia e será muito breve, vão compreender que tudo provêm da água, e que quem ainda a tiver (a caixa de fósforos) bem guardada no bolso, será o primeiro a explodir. É esse o efeito do enxofre em contacto com a água. Isso não é o pior!O pior é que levarão, os seus, com eles...
Margarida- Que poderei fazer?!Onde falho?!
Deus- Deverás continuar o teu trabalho. Já puseste pessoas com mais de setenta anos a "mexer" num computador. Já revolucionaste a vila inteira. Já todos sabem onde se pode trocar idéias e falar sobre as dificuldades. Já conseguiste pôr Nisa a pesquisar obras de António Aleixo, Neale Donald Whasch, Sun tzu e Jesus Cristo.Já contaste coisas que ninguém sabia sobre a história de Nisa e deverias fazer mais ainda nesse sentido!Já os motivaste a pesquisar filosofia. Até já aprenderam contigo a practicar um jornalismo de excelência, quem conseguiu fazer isso em Nisa até hoje em um mês e meio!?
Falhaste!? Falhaste num sentido!Falhaste quando deixaste de te preocupar com as coisas que temos de mudar por aqui e puseste à frente disso tudo, as quezilias pessoais!Já lhes tiraste o sono, já chega!Já perceberam quem és...
Outra coisa!Tu não és escritora!Sei que ficas triste ao dizer-te isso!Quando te mentalizares disso, compreendes que podes escrever, o que quiseres, como quiseres e para quem quiseres!Se um dia te reconhecerem e sabes que já te reconhecem, nesse dia sim!Não poderás mais escrever o que queres, mas o que eles querem e ai, já serás uma escritora!
O Blog chama-se filhos de Nisa e é para eles que deves investir e principalmnte, dar toda a tua dedicação, atenção e carinho!
Começa por pedir e porque vem ai o Natal, que se lhes deres um pouco mais de ti...só quererás um pouco mais de carinho e um curso de "Boas Maneiras", com a Paula Bobone...

Margarida- Poderemos ter mais conversas como esta?!
Deus- Sempre que quiseres, cá estarei para te ouvir e responder.
Agora faz-me um favor, publica as 3 fotos do "Rossio", às 15 horas e 30 minutos do dia de hoje, e pergunta aos Filhos de Nisa, como é que uma Vila fantástica como Nisa, não tem ninguém na rua a esta hora?!
Margarida- Obrigada por tudo o que faz, e que fazem por mim. Consigo e com todos me tornei naquilo que sou e deixe-me dizer-lhe, que gosto muito de ser quem sou...e já todos estão fartinhos de saber que não estou ralada!!!

Este post é dedicado à Desertificação na nossa Vila, ao interior, a nós...
Um Bom Domingo!

Margarida Oliveira

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Santa casa da Misericórdia de Nisa


Antes de mais começo por informar o seguinte:
A Direcção da Santa Casa da Misericórdia de Nisa é constituída por nove pessoas, que foram democraticamente eleitas, e que, quinzenalmente se reúnem para decidir todos os assuntos relacionados com a instituição em causa.
Mais acrescento o seguinte:
No documento “ Compromisso da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Nisa”, onde está legislado todo um funcionamento interno a seguir, bem como, todo o compromisso que é devidamente assumido pela instituição em causa, diz o seguinte:
“No art.º 54, nº 2 – Como principal dirigente da Santa Casa da Misericórdia exerce a sua acção na qualidade de delegado e executor da vontade da Mesa Administrativa, de cuja confiança depende e que, consequentemente, lhe poderá revogar o mandato sempre que o entenda.”
Quando há eleições para a Santa Casa, são apresentadas várias listas. Depois de se saber a lista vencedora, e volto afirmar, eleita democraticamente, esta lista se reúne e decide unanimemente, quem por direito tem a melhor capacidade para representar a Santa Casa. No caso da actual Direcção, foi decidido que essa pessoa seria o Sr. António José Tremoço Correia, actual Provedor. Se a direcção reflectisse, que o senhor em causa estivesse a fazer um mau trabalho, já o teriam “tirado” do cargo de Provedor.
Todas as decisões referentes à Santa Casa, são tomadas por unanimidade e por maioria, pelos nove elementos da Direcção eleita.
A actual direcção começou o seu mandato a 1 de Julho de 2007. Encontraram a Santa Casa num estado caótico. Havia uma divida no valor de 258.498.20 euros. Na antiga Direcção (2003-2007), 78% das receitas iam para pagar todas as despesas referentes à santa Casa, desde, o papel higiénico, aos ordenados dos funcionários. Logo, a receita da Santa Casa era inferior ao das despesas. O subsídio de férias, referente ainda, à responsabilidade da antiga Direcção, encontrava-se em divida. A única forma encontrada pela Direcção actual para resolver tal situação, foi a aquisição de uma letra no banco no valor de 75.000 euros para pagar esses subsídios de férias, ficando apenas um por pagar, que foi pago pelo antigo Provedor da santa Casa, precisamente para que não houvesse situações mal interpretadas. Essa pessoa em causa estava directamente ligada ao Sr. Provedor actual.
Desta forma, penso estar bem justificado o porquê desta divida.
Após se ter resolvido a questão dos subsídios em atraso, a actual Direcção da Santa Casa, começa a pôr em prática, todo um conjunto de compromissos tencionais a que se propuseram aquando das eleições. O documento 1, 2 e 3 tem bem marcado com uma cruz, tudo o que nunca se tinha feito na Santa Casa até à altura em que entrou a actual direcção.
Mais venho acrescentar:
- A areia do “jardim-escola” foi mudada recentemente (há uma ano).
- Foi feito de raiz, um novo parque infantil para os miúdos brincarem, com todas as normas exigidas pela lei.
- Os dormitórios das crianças, também esses foram devidamente estudados e alterados, no sentido de permitir um maior bem-estar e conforto às crianças.
- Na extensão da Santa Casa, foi posto um novo aquecimento central. Até à altura não tinha.
- Existem duas caldeiras para fornecimento de água quente que abastecem as necessidades da Santa Casa. Recentemente, uma delas avariou, pelo que apenas uma se encontra em funcionamento, dando assistência a toda a Santa Casa. A caldeira avariada, não só causou problemas no funcionamento e usufruto da água, como também avariou, sem arranjo possível, as válvulas de todo o aquecimento central da Santa Casa. Assim houve a necessidade de se comprar um sistema novo que já se está a instalar. Estará a funcionar a 100%, dentro de duas, a três semanas. Mesmo assim, o serviço de higiene diário, bem como, o banho semanal, se tem feito, não com a rapidez que se fazia, mas de uma forma mais lenta e regrada, devido ao facto, de só terem uma caldeira a funcionar.
- A nível agrícola, consolidou-se a construção de um pavilhão para apoio à recolha de gado, na “Marfeira”.
Também, se tem feito uma forte aposta na reflorestação de sobreiros em terrenos da Santa Casa, numa área de 90 hectares. Isto acontece porque os fogos dos últimos anos destruíram grande parte dos sobreiros que existiam, e que eram uma das fontes de subsistência da Santa Casa.
- Consolidou-se a compra de quatro carrinhas. Duas para apoio domiciliário, já devidamente transformadas e preparadas para uma correcta divisão de vestuário e alimentação. Isto é, têm uma parte distinta, para pôr roupa lavada e outra para a suja. Têm uma parte distinta, para a comida de entrega aos domicílios (aquecida), e outra, separada para a recolha de loiça suja proveniente da assistência aos domicílios. Igualmente tem uma parte refrigerada para lacticínios e outros.
As outras duas carrinhas: uma está equipada com condições inovadoras para transporte de utentes, estando esta adequada às situações mais debilitadas. A outra é utilizada para serviços da Santa Casa.
- Foi feita uma inspecção, logo no inicio do mandato desta Direcção e foi com base em tudo o que foi registado que faltava, que a nova Direcção baseou o encaminhamento destas concretizações e muitas mais, não aqui descritas mas anexadas, nos documentos a acompanhar este post. Como por exemplo, uma inspecção ao Gás, que até à data, nunca tinha sido realizada. O novo equipamento de prevenção aos incêndios que também nunca tinha sido efectuado. Introduziu-se a medicina do trabalho em acordo com uma empresa devidamente legislada.
A Direcção Regional de Educação do Alentejo assumiu o excelente trabalho executado pela actual Direcção da Santa Casa, também anexada no documento 4, neste post.
Para além de tudo o que está aqui descrito, a actual Direcção da Santa Casa criou um projecto, já aprovado e único no país, de nome “Lar de Idosos – Comunidade terapêutica para idosos com Alzheimer” a ser construído brevemente, baseado nos melhores modelos Americanos e adaptados à realidade Europeia.
A Santa Casa recebeu um donativo de 2000 Euros que vem descrita no “Jornal de Nisa” de 27 de Novembro de 2009.
Actualmente, a Santa Casa tem uma divida no valor de 47.239.01 Euros.
A nível pessoal, assumo desde já, que nunca me passou pela cabeça a grandiosidade do projecto que a actual Direcção da Santa Casa tem em mãos, que não só é prioritária no país, como extremamente benéfica para os utentes com Alzheimer, como fará da Santa Casa da Misericórdia de Nisa, um exemplo modelo para as restantes instituições espalhadas pelo mundo.
Os Filhos de Nisa (blog), vêm por este meio, agradecer a confiança, a disponibilidade e a transparência cedida por toda a instituição, Santa Casa da Misericórdia de Nisa.


PS- Os filhos de Nisa, informam que estão disponíveis para conhecer todas as realidades institucionais, associativas, grupos e pessoas singulares do concelho de Nisa que a nós se queiram dar a conhecer e não tenham medo, porque este blogue como aqui está provado, foi criado para ajudar a construir uma Nisa melhor.
Mais acrescento, que só publicarei comentários devidamente identificados, sejam eles de que natureza for.

Documento 1, 2, 3



Documento 4

Direcção Regional de Educação do Alentejo
c.c.
:\'{:l EdüêãÇãt)
Exmo(a) Senhor(a)
Jardim de Infância da St' Casa da Misericórdia de Nisa Praça do Municipio n° 17
6050-358 Nisa



V/Referência:
N°:
Data: 22-07-2009
N/Referência:
N° entrada:
Depart: DSAPOE Sector: Gabinete 1
[] Urgente [] Aguarda Resposta
N° Saida: S/3207/2009 Data: 2009-07-23
[] Divulgar P.F.



Assunto: Acompanhamento técnico e pedagógico ao Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Nisa.
Na sequência do trabalho articulado de acompanhamento técnico e pedagógico entre esta Direcção Regional de Educação e o Serviço de Segurança Social de Portalegre, informo V. Ex' que foi com agrado e satisfação de verificamos as alterações efectuadas, na sequência das sugestões apontada aquando a visita de acompanhamento realizada no dia 2 de Fevereiro de 2009 a essa instituição.
Nesse sentido informamos que já foram efectuadas as seguintes alterações/melhoramentos:
As crianças em idade pré-escolar já não dormem a sesta de forma generalizada. As poucas que ainda o fazem, por vontade dos Pais, já não dormem em contacto com o chão porque já foram adquiridos catres, os quais estão identificados com o nome da criança.
Realizam reuniões de docentes periodicamente e as mesmas são objecto de registo por meio de acta, considerando os docentes envolvidos que este sistema é bastante proveitoso e tem vantagens diárias nas actividades do estabelecimento.
Também já foi reformulado o Projecto Educativo e nota-se que os docentes estão empenhados em continuar a trabalhar e melhorar no próximo ano lectivo.
Tomaram conhecimento e contacto com as novas brochuras de apoio às Orientações Curriculares. Está perspectivada a aquisição de material didáctico no inicio do próximo ano lectivo.
A divisão do estabelecimento sugerida para ser convertida em sala polivalente já teve obras de melhoramento, nomeadamente colocação de tecto falso e já encomendaram o aparelho de ar condicionado.
Está em falta, colmatar uma situação que apresenta pouca segurança para as crianças que é retirar do espaço exterior o equipamento em ferro de parque infantil. Sugerimos que efectuassem novamente o pedido por escrftodiriqido à autarquia.
Com os melhores cumprimentos.
o Director de Serviços de Apoio Pedagógico e Organização Escolar



MH/MH

Em 23-07-09
Alexandre Filipe Carpelho Pires
N.'
5GG


Destino:





DREAlE Sede: 266 757 900 DREALE Fax: 266 757 901
Rua Ferragial do Poço Novo, n.o 22 - Apartado 125 - 7002-555 Évora http://www.dreale.min-edu.pt

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Filhos de Nisa aconselham...

Vejam o que se passa em tolosa:

http://jornaldenisa.blogspot.com/2009/11/atentado-ambiental-esgotos-de-tolosa.html

Blog do Jornal de Nisa, no seu melhor!
Obrigada Dr. Mário, por estar atento por nós.
Um abraço,

Margarida Oliveira

Homenagem - Parte I


Sempre achei por bem que se fizessem homenagens. Sejam instituições, associações, grupos ou apenas pessoas singulares que se destacam pela positiva, devem ser reconhecidos. Penso igualmente, que não deveriam ser reconhecidos depois de mortos, mas sim, enquanto vivos!
Sem querer ser mal interpretada, tomei a liberdade de começar este novo post com aqueles, que para mim, são a maior mais valia que temos em Nisa. Por várias razões. Primeiro, porque tendo em consideração que o nosso centro de saúde, se resume a ter uma horário diurno, a nossa "salvação" em caso de aflição ou doença, está no serviço de socorrismo, reanimação e deslocação (Portalegre) que nos é cedido pelos Bombeiros Voluntários de Nisa.
Segundo, e agora a nivel pessoal, eu, Margarida Oliveira, mais uma vez vos agradeço por tudo o que fizeram pela minha familia, sempre que de vocês todos (sem excepção) necessitámos. Por toda a vossa atenção, companheirismo e boa vontade, muito obrigada.
Terceiro, em nome dos filhos de nisa, que concordam comigo e que têm consciência do quanto importantes são para nós, não só a nivel da Saúde como na prevenção e combate aos fogos, o nosso muito obrigada por existirem!

Este primeiro post, como já foi compreendido, é dedicado a Homenagear "Os Nossos Amigos Bombeiros Voluntários de Nisa."

Bem hajam.

"A pedido de várias familias" - Parte I


A pedido de várias familias , a urgência de esclarecer determinados pontos importantes, na vida das pessoas que cá vivem. Hoje falarei sobre a alimentação dos refeitórios das escolas, pois como já expliquei me foi pedido por várias vezes para falar sobre essa realidade.
Eu não conheço pessoalmente as ementas. Mas tive a oportunidade de saber a verdade dos factos, por quem por direito, cozinhou durante tantos anos para os Nisenses, a "nossa amiga Delfina".
Ela vai todos os dias provar a comida e argumenta:
"No inicio, a comida era simples e muito pouco condimentada. As pessoas reclamaram e houve uma forte necessidade de melhor o serviço. Assim aconteceu. A comida que é servida no refeitório é de uma excelente qualidade. Desde a carne, ao peixe. Das saladas, às sobremesas, tudo é de uma excelente qualidade e muito benéfico para a saúde de todos os que lá comem. Não tem gorduras, como todos estamos muito mal habituados. A comida tem pouco sal e para quem não sabe, o sal é um dos principais causadores do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, tão incisiva na nossa terra.
Podem confiar na comida que é servida nos refeitórios, pois é saudável, tem qualidade"


Sei que quem faz as ementas, é um(a) nutricionista. Tentei saber o seu nome e por isso liguei para a Câmara duas vezes, para vos poder informar quem é o(a) Nutricionista(o) em questão. Não sei porquê, mas assim que assumi que era eu ao telefone, a rede ficava com problemas e a chamada caía.Vamos lá saber porquê?!Têm que arranjar "essa" avaria...

Pessoalmente, sem conhecer a dita comida pessoalmente, gostaria de vos assumir, que confio na palavra da Delfina.

Tenham um vida saudável começando por uma alimentação saudável. Os tais petiscos, ou hamburgueres e pizzas que todos tanto gostamos, deixemos isso para os fins-de-semana em familia...

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

"Valha-me a nossa senhora"- Parte IV


Descubram as 7 diferenças.















Tomei a liberdade de vos dizer as duas primeiras diferenças:


Antes: Dr. Francisco da Graça Miguens, Ao Benemérito Nisense, Médico Municipal, Homenagem dos seus conterrâneos e Admiradores.

Depois: D. Francisco da Graca Ninguéns, Ao benemérito Nisense, Medico Municipal,
Homenagem dos seus conterraneos e admiradores.


Antes: Tem a estátua.

Depois: Não tem estátua, só tem a sombra.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

"Rock e a Amiga: os escolhidos." - Parte V


Ao acabar de limpar a azeitona diz o Rock:
- Tãm comé as vidas!? O Gazela tá a nossa espera no “Diamantine”!
- Pous tá! Mas temes de metê azêtona pa drente! Pode chuvê de noute, e a azêtona só deve apanhé água depous de arretalhéda! – responde a Amiga.
Agarrando na “famel” que já conhece, de olhos fechados, as ruas do “Japão”, lá vão eles ter com o Amigo Gazela.
- Tãm comé as vidas? – pergunta o Rock.
- Cheio! – responde o Gazela.
- Altaí! Tive a temá uma ásprina que me dói um dente! – diz a Amiga.
- Por isso même! Três tintes dámetade e o assunte fica resolvide! – diz o Rock.
- Nada disse! Só tens dous dentes! Vás ali ó “Ti Alfaia” quele arrancatisse e acabouce! – exclama o Gazela.
Depois de um garrafão de tinto “mamado”, lá vai o Rock, com um olho aberto e outro fechado, com Amiga na “famel”. Chegados à rotunda do cinema, grita o Rock:
- Adonde vames comprá a bóia de toucinho?! Ó Meguel, o Marché, ó Mine Prêce ou ó Jana?!
- Tu é que sabes!- responde a Amiga.
E sem saber onde ir, o Rock continua com um olho aberto e outro fechado, a dar voltas à rotunda. Do nada, aparece uma luz, dizem eles, e o tombo foi brutal. Estupefactos rapidamente se levantaram e, interroga o Rock:
- Tu tás a vê o même quê tou?
- Nim sê se tôu, se num tou! – responde a Amiga amedrontada.
E do cimo dos “arbustos mal amanhados” da rotunda se ouve uma voz feminina:
- Escutai-me!
O Rock e a Amiga petrificados com respeito silenciaram.
- Vós sois os escolhidos para salvar a honra da Notável Vila de Nisa. Há mil anos, houve uma grande batalha entre dois irmãos, muito conhecidos por Portugal em Nisa-a-Velha, por causa da disputa do trono. Hoje decidi, que dois irmãos, deveriam restabelecer a ordem, no local onde a mesma ordem se perdeu…
Vós sois os escolhidos! Porque vós sois cúmplices da degradação de um povo tão amado e genuíno, os Nisenses! Vós que passais a vida inteira num mundo paralelo!
Vós que tomais vinho a toda a hora, bem como a maioria da Vila. Vós que passais todo o tempo adormecidos para a realidade da vida, da Notável Vila de Nisa. Tendes o dever, porque o povo confia em vós, de mudar esse destino…
Dentro do vosso coração reina a verdade, por isso, escolhi-vos! Escolhi-vos porque conheceis todos os seus sofrimentos e as suas esperanças! Vós que sentis maternalmente todas as lutas entre o bem e o mal, entre a luz e as trevas, que abalam Nisa! Acolhei o meu pedido, dirigido ao vosso coração. Tomai sob a vossa protecção materna a família de Nisa inteira, que, com enlevo afectuoso, eu vos confio. Que se aproxime para todos o tempo da paz e da liberdade, o tempo da verdade, da justiça e da esperança. Ide e levai essas palavras convosco e modifiquem-se… - sensibilizou a voz feminina.




E de repente:
- Mas o que é que se passa aqui?! Que faz a “famel” e a geleira, aqui no meio da rotunda? – pergunta um policia.
- Oulhe senhô pulicia, isse queriimes nós sabê?! O senhô num vi nada?! – pergunta a Amiga.
- Ver não vi! Caso contrário, já me estavam acompanhar à esquadra. – responde o policia. – Vamos mas é a tirar isso tudo daqui, pois está a interromper o trânsito.
E pegando na “famel” pela mão, lá vão o Rock e a Amiga directos ao “Jaquim Capoeiras”. E pergunta o senhor Joaquim:
- Qué que vai?!
- Oulhe! Fomes avisades para nom bebê vinhe! Mas se houvé mines fesquinhas, são duas! – diz a Amiga, que virando-se para o Rock pergunta:
- Tãm mas tu num dizes nada de nadinha?
- Digue! Digue-te que aquela voz, levou-me a bubedeira toda! E num deviimes bebê nada até num sabêmos o qué quéra aquile! Pode sê munta cousa! Aquelas cousas que vêim do espace, come o outre diz que vi à uns tempes atrás! Pode sê a nossa santa que aparecê a D. Denis, e come pode tê side do vinhe! E sabes qué quê tou a pensá?! Iste podia dá negóce! Com tanta pedra aqui no rossi, fazemes uma catedral ali aonde se imprestim os livres, comprames as lojas todas aqui à volta e vames fequé indenhêrédes! – pensa o Rock em voz alta.
- Temes di tirá as duvedas! Num bebemes más vinhe! Se fô do vinhe, num volta a dá! Se forim lá os outres do espace, eles voltim, de certeza queles voltim!
E amanhã vames à missa, se fô a “Senhora” ela adenes dá um senel. – aconselha a Amiga.
No dia seguinte, depois de um pequeno-almoço bem reforçado, com uma morcela, um pão de quilo e duas minis, lá vão o Rock e Amiga muito deprimidos à missa. Quando entraram na igreja, não sabendo porquê, olharam todos para trás. Até parece que não é normal! Estavam, o Rock e Amiga sentados há quase dez minutos, quando se inicia a dita missa e lá se levantaram. Depois de muito se levantarem e de muito se sentarem, diz o Rock:
- Com esta ginásteca toda, despachavimes a azêtona num dia!
- Tá calade e cala-te! A gente vei aqui vê do senel. E lá tás tu sempre a pensá nazêtona e no negóce!
Chegado o momento da eucaristia, o Rock e a Amiga num momento reflectivo, esperavam o sinal. De repente, o Rock começa a ficar “branco como a cal da parede” e senta-se. A Amiga apercebe-se que algo não está bem com o Rock e pergunta:
- Tãm home! Qué que tu tens? Tás branque! Não me digas que viste o senel?
- Sê vi o senel?! Vi! E vi-o bem! Vi que nã é a Nossa senhora! Se fossa ela ele já nãm bebia vinhe há munte mais tempe que ê!
Acabada a missa, vão o Rock mais a amiga direitinhos ao Kaeiru’s Caffé. Desconsolados da vida, lá iam à procura do amigo Gazela. E quem é que haveria de lá estar? O amigo Gazela. E diz o amigo Gazela:
- Tãm, onde é que têm andado?!
- Nim nesdigas nada! Nim me quer limbrá da últema vez que tevemes cuntigue! Mas pele menes uma certeza temes! – diz a Amiga.
- Tãm o que é que vai?! – pergunta o Caeiro.
E o Rock e a Amiga respondem gritando ao mesmo tempo:
- TINTO! CHEIO!








“ Não percam o próximo episódio, porque nós também não!”

PS- Este texto é fictício, pelo que assumimos que foi escrito respeitando todas as crenças. A intenção é criar sátiras genuínas alentejanas! Jamais ofender alguém.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O Alto Alentejo como um dos últimos paraísos rurais do velho mundo, na linha da Provença e da Toscânia


CONVIDADOS: ÁLVARO DOMINGUES E JOÃO NUNES
"A paisagem é aquela coisa que corre, ao longe, nos vidros dos nossos carros". Será só isto a paisagem? Aquilo que fazemos do território quando o ocupamos e trabalhamos? Dias depois de o The New York Times ter classificado o Alto Alentejo como um dos últimos paraísos rurais do velho mundo, na linha da Provença e da Toscânia, o geógrafo Álvaro Domingues e o arquitecto paisagista João Nunes debatem sobre o que é e sobre o que podia ser a paisagem portuguesa. Sobre as falácias da expressão "desenvolvimento sustentável", sobre auto-estradas e estradas secundárias e sobre como salvar os queijos de Serpa ou os enchidos beirões. Uma emissão surpreendente.

http://camaraclara.rtp.pt/

Grande reportagem.Agradeço à pessoa que me enviou esta mensagem...

Nisa e a Censura II


Conversas com Deus - Livro 1- Sinais de Fogo Editora- Outro Olhar
Neale Donald Walsch
"Um diálogo informal com Deus, por vezes sério, por vezes cheio de humor, sobre as questões que mais nos intrigam a todos: o bem e o mal, a vida e a morte, o amor e a fé, a condição humana e o Universo misterioso."

Tenho esta colecção quase toda!Venho aqui porque queria deixar-vos uma parte da história que achei fabulosa!

Neste livro, Neale Donald Walsch imagina que encontra Deus e faz-lhe algumas perguntas essenciais para o seu bem estar psiquico-emotivo...

- Deus!Analisando que existe Inferno e o Céu, terá ido Hitler para o inferno?
- Porque razão mandaria eu o Hitler para o inferno?!-responde-lhe Deus.
- Porque matou, chacinou, massacrou, e maltratou milhares de seres humanos!-Respondeu-lhe Neale.
- Olha Neale, se eu tivesse mandado o Hitler para o inferno, teria de mandar a humanidade toda, pois permitiu que um homem sozinho tivesse feito isso a tanta gente!
-------------------------------------------------------------------------------------
Pensem nisto!
Podem continuar a escrever no post "Nisa e a censura I".Este não permitirá entrada de comentários.

Próximo episódio: Rock e Amiga, os escolhidos.



O Rock e Amiga são chamados à fé...
Não perca o próximo episódio porque nós também não!!!

"A Nisa e a Censura"




"A censura é tão antiga quanto a sociedade humana. Mas para algumas pessoas ela representa a violação do direito de livre expressão; para outras representa um instrumento necessário à defesa dos princípios morais.

A censura existe, de alguma forma, em todas as comunidades humanas, presentes ou passadas e em qualquer parte do mundo.

De forma política, moral ou religiosa, a censura baseia-se em certos princípios reunidos em uma ideologia pré definida que orienta sua atividade fiscalizadora e/ou repressora. No entanto, em alguns casos, ela tem servido para encobrir interesses particulares de pessoas ou de grupos.

Exerce-se a censura por meio do exame e da classificação do que se considera imoral, crime, pecado, heresia, subversão ou qualquer outro ato suscetível de supressão e/ou punição exemplar.

Do ponto de vista da forma pela qual é exercida, a censura pode ser preventiva, repressiva e indireta. Censura prévia ou preventiva é o direito que tem o governo de exercer vigilância sobre a publicação de livros ou periódicos, assim como da encenação de peças teatrais, fora da intervenção dos tribunais. Em muitos países, no entanto, a censura ao texto impresso é feita após a publicação, de acordo com o princípio segundo o qual o cidadão deve assumir a responsabilidade de seus atos. Nesses casos, a censura chama-se punitiva ou repressiva.

Estudos sociológicos mostram que o maior rigor da censura, do ponto de vista da moral sexual, coincide com a ascensão política da classe média, possivelmente porque essa supremacia só se mantém pelo trabalho e dos hábitos morigerados, virtudes que seriam abaladas pelo maior relaxamento sexual. Já a aristocracia, quando está no poder, não dá a mesma importância a esse aspecto.

A Grécia antiga foi a primeira sociedade a elaborar uma justificativa ética para a censura, com base no princípio de que o governo da pólis (cidade-estado) constituía a expressão dos desejos dos cidadãos, e que portanto podia reprimir todo aquele que tentasse contestá-lo. Mesmo na sociedade ateniense, mais liberal, alguns delitos de opinião podiam ser punidos com a morte, como prova a execução de Sócrates, obrigado a beber cicuta ao ser condenado por irreligiosidade e corrupção dos jovens. O respeito a alguns princípios de ordem parecia tão arraigado na sociedade de Atenas, que até mesmo Platão, discípulo de Sócrates, defendia a censura como um dos requisitos essenciais ao governo.

Durante todo o período medieval as autoridades eclesiásticas impuseram uma rígida concepção do mundo, com base em princípios que se queriam eternos e imutáveis. Os tribunais do Santo Ofício exerciam uma censura de caráter moral, político e religioso, sendo os réus submetidos a torturas, a longos períodos de prisão ou à morte na fogueira.

Depois da Reforma Cristã Protestante, o clima geral de intransigência religiosa, tanto nos países católicos quanto nos protestantes, deu ensejo ao recrudescimento das práticas repressoras. A Igreja Católica publicou, durante o Concílio de Trento, o Index librorum prohibitorum, relação de obras cuja leitura era terminantemente proibida aos fiéis. Nos países protestantes, as proibições não se limitavam aos livros católicos, mas também aos de outras igrejas reformadas. Na Grã-Bretanha, por exemplo, o anglicanismo oficial reprimiu severamente a defesa pública do puritanismo.

No mundo moderno alguns fatores impuseram várias modificações no conceito de censura. Tal processo foi fruto de um longo trabalho de educação que permitiu um espírito crítico mais aguçado; a disseminação de obras, desde as artísticas às de informação, como as enciclopédias, diminuíram o grau de desinformação e minimizaram superstições e preconceitos.

Mesmo assim, o século XX assistiu ao nascimento e derrota de regimes tragicamente autoritários, em que a censura teve uma atuação patológica pelo rigor com que foi exercida e pela virulência de seus princípios. Assim ocorreu na Europa, com o governo nazista na Alemanha, fascista na Itália, franquista na Espanha e salazarista em Portugal.

Em nome do socialismo, a União Soviética e todos os países do bloco socialista, assim como Cuba, China e demais países socialistas da Ásia, adotaram uma censura tão rigorosa e obscurantista quanto a do fascismo e nazismo. O movimento da contracultura e pelos direitos civis, nascido nos Estados Unidos e disseminado em todo o mundo, trouxe uma mudança radical de padrões e valores, que muito contribuiu para o desprestígio da censura e o fortalecimento da democracia.

Na república, a repressão agravou-se no governo Vargas, em que a censura prévia determinava até mesmo o noticiário. Com a queda da ditadura e a derrota do nazifascismo, a censura retraiu-se, chegando ao mínimo no governo de Juscelino Kubitschek, fase mais liberal de toda a história brasileira até aquela data. Mas o governo militar instituído em 1964 trouxe de volta os exageros da censura, que chegou a proibir a exibição do balé Bolshoi e a venda das gravuras eróticas de Picasso. A constituição de 1988 aboliu totalmente a censura."

http://www.renascebrasil.com.br/f_censura2.htm

Esta conversa toda, é só para dizer que "O Rock e Amiga candidatam-se à Inijovem" foi censurado. Por esse motivo, uma parte do texto foi retirado. Para que serviu o 25 de Abril?!Para as floristas poderem vender cravos com fartura?!
Infelizmente, são os "mais fracos e sem más intenções" é que pagam...
Um dia, esta palhaçada vai acabar...todos temos o direito de opinar, com respeito e honestidade...
Por isso, opinem...

sábado, 21 de novembro de 2009

INIJOVEM


A lista I ganhou ontem as eleições da INIJOVEM. Assim sendo, os Filhos de Nisa dão os parabéns ao Marco Moura e restante lista, bem como, lhes desejam dois anos de uma excelente governação.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

"Filhos de nisa dedicam post aos funcionários públicos"


Os filhos de Nisa dedicam este post aos funcionários públicos.
Como exitem duas versões, os que trabalham e os que não fazem nadinha, dou-vos a conhecer um video que fala precisamente das duas versões em simultâneo...


Aproveitava para "vos pedir" para falarem nas dificuldades por que passam dentro dos serviços ou não...

Conheço muitas pessoas que trabalham.Conheço muitas pessoas que não fazem nada!Mas ninguém melhor do que vocês para contarem a realidade dos factos!
Aproveito para vos desejar um óptimo fim de semana :)

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Última hora: "Os Filhos de Nisa desejam felicidades e um óptimo mandato"


Os Filhos de Nisa, vêm por este meio dar os parabéns ao Sr Governador Civil do distrito de Portalegre, Srº Jaime Estorninho, pela sua renomeação e desejar-lhe felicidades e um óptimo mandato.

"Valha-me a Nossa Senhora" Parte III



Como todos sabemos, com o novo acordo ortográfico, alteraram-se algumas palavritas!
Que saudades, dos tempos em que "Ninguéns" se escrevia Miguéns!Que "Graca" se escrevia Graça!Que "Medico" se escrevia Médico!Que "conterraneos" se escrevia Conterrâneos!
Pois é!Se o Srº Drº Francisco da Graça Miguéns ainda fosse vivo, se calhar, digo eu, até fazia questão de nos vir explicar a definição correcta da palavra "ILUSTRE".
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa:
Ilustre
adj. 2 gén.adj. 2 gén.
1. Célebre, notável.
2. Famoso.
3. Preclaro.
4. Insigne.
5. Nobre.
6. Distinto.
7. Termo de cortesia para exprimir consideração.

Será que o Srº Drº Francisco da Graça Miguéns estará chateado?!E vocês?!Também ficam chateados?!Não fiquem! Quando puserem as outras estátuas dos "ilustres", será muito pior! Parece que já estou a ver, certos ilustres em estátua, encostados a vários guarda-fatos...
Não acreditam?!
Não!?
Acreditem em mim!Para quem já viu a dita estátua "grafitada" e com uma sanita em cima da cabeça do Srº Drº, já acredito em tudo!Será isto caso para dizer: "Valha-me a Nossa Senhora!"

Quando é que o executivo da câmara pretende resolver este assunto?
Opinem...

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

"ROCK e a AMIGA candidatam-se à INIJOVEM" - Parte IV


Rebentada das “cruzes”, estava a Amiga de “Ramadão” em casa. A “Valquíria” pesava mais que uma saca de azeitona e tinha-lhe “derrubado as costelas”. Ia ela no 12º emplastro nas costas, quando de repente se ouve: RáTátátátátata-tátá! Era o Rock a “obrar” ratéres, em cima da famel, à porta de casa da Amiga. O cheiro a lubrificante inundava o “Japão”.
- Cruz Credo! Ó Rock! Tâm tu tás apanhéde ó quê? Parecim tires! Ainda bem que hoje é dia de mercáde! Arranjávazia bunita, arraanjávas! – diz a Amiga.
- Tá calada e cala-te! Venhe aqui falá cuntigue o que falarim cumigue agora ali no “Prime Nune”. Vá havê ilêçõns pra Inijove. – diz o Rock.
- Mas tu tás cum “senas”! Inijove?! O que é a Inijove?
- A Inijove é um café ondéra aquile dos livres antigamente.
- Onde? – pergunta a Amiga.
- No “caguinha”! – responde o Rock. - Há lá uma cachopada valente pra ajudá agente. Eles caminhim, eles sobim montanhas, eles joguim a sueca, eles bebim mines! É même disse que agente andames a précurá pra expandimes o negôce!
- Déééé home! Vames lá a vê onde que nes vais metê outra vez! Esta últema vêz saines cara.
Passado dois dias, antes de jantar, lá vão de peito feito, o Rock mais a Amiga inscrever-se na Inijovem. Inscritos na Inijovem, com os estatutos debaixo do braço, já a imaginar a Presidência, o “sequêro” os chama! Nada melhor que uma mini para celebrar a ocasião.
No dia seguinte, apresentam-se na sede, o Rock e Amiga, com duas folhinhas escritas a lápis, cheias de “rabiscos” a cheirá a azeitona e um disco:
- Vimes-nes cadidatá à Inijove! Trazemes aqui a nossa listra pra intregá. – diz o Rock.
- Muito bem. Então, quem constitui a lista? – pergunta o Presidente.

- Depous de munte dá a volta à miolêra, achames melhó, que o Rock ficasse a tratá da parte toooooooda da presedênça. Comé de calculá, ê vou temá conta dá assemblêa e só por causa das desconfianças e de nom dezerim cagente vai “mamá” o lucre, fecames os dois a geri melhô essa parte do fiscal. – diz a Amiga.
- Mas nestas ilêçons vai havê três supresas! Trouxemes uma listra de ilustres, que nes apresentarim a um Impresáre estrangêre, que nos vai ajudá ábri uma fábreca de azeitona. Vames criá 1500 postos de trabálhe deretes e 30.000 inderetes. Vai tude apanhé azêtona. – diz o Rock. – Temes é de fazé isse antes deles irim pó calabouce! Se nãm é come da ultema vez. Nim azêtona, nim azête, nim trabalhe, nim nada!
- Trouxémes também prá ilêçãn uma nuvedéde! Trazémes um disque com um Hino cantáde por nós, pelo couche e as três romenas. – explica a Amiga - Que diz assim:

“Óh! Gente da minha terra!
Agora é que ê percebi.
Esta tresteza que trague,
Foi de vós que a recebi!”

- Mas isto aqui é uma associação para jovens, para tempos livres. Esse assunto, deveriam resolvê-lo na Câmara. – diz o Presidente.
- Pois é! Mas dissérines que pra chegá a Cambra, era más rápede a intrá por aqui!- responde o Rock.
- Nada disso! Isso dizem as “má línguas e os invejosos”! – diz o Presidente. – Mas de qualquer forma, deixem ficar a lista para ver se é aprovada. Eram precisas quinze pessoas, mas veremos qual será a decisão. Porque não puseram mais gente na vossa lista?
- Podê metê até podiimes! Mas num temes famila e os nosses amigues, está tude bem servide de fregedêras! – diz o Rock.
- E quem sãm os ilustres? – pergunta o Presidente.
- Ora pous bem. Só gente que marcou muuuuuito a nossa vila. Tão o Tonhe Zé lã, o Tonhe da Semêda, o Mané Balhã e o couche! –diz o Rock.
- Então mas são todos sócios!?- pergunta o presidente.
- Nãn senhô! Por isse é que sã só ilustres! – explica a Amiga.


Ao fim de um bocado…
- Atãm e se fossemos joguá uma suecada e bebê umas mines? – diz amiga.
- Vames lá mustrá a essa gente comé que se trabalha! – diz o Rock.
A sueca começou à mini, mas depressa passou para as alfaces. O Rock e a Amiga só sabiam jogar à azeitona. Mas, trocando alfaces por azeitonas, lá se entenderam. Mini a baixo, mini acima, lá iam ficando sem azeitonas. Quando o jogo estava no auge, começa-se a sentir o sobrado a tremer como se estivessem num ensaio dos Bombos. Num ápice, desapareceram as verduras! E em segundos, entram a tropeçar uns nos outros, uma “barrigada” de militares armados até aos dentes, com três “Chiuahuas”. Um polícia grita:
- MÃOS AO AR! TUDO COM AS MÃOS NO AR! ISTO É UMA RUSGA! TODOS ENCOSTADOS À PAREDE!
- Ó senhô guarda! Agente já intregámes a “Valquíria”! – diz a Amiga.
- Não senhora! Vimos cá porque foi feita uma denúncia, que aqui se joga sueca às alfaces!!! ONDE É QUE ESTÂO AS ALFACES!?



- Vês! Nós dous tames safes! Só jogames à azêtona! – diz a Amiga.
- Tirem tudo o que têem nos bolsos e ponham em cima da mesa de snocker, um a um! – diz o policia.
E do nada, começaram a sair repolhos de alface dos bolsos do “pessoal”, como nas prateleiras do “Meguél Rambóia”. A confusão instalou-se. Mas o Rock e Amiga não largaram a azeitona. Foram todos presos menos eles. A azeitona é legal e eles só estavam ali porque queriam chegar à presidência.
Sentados na varanda da Inijovem, diz o Rock para a Amiga:
- Tãm tu já viste bem as nossas vidas! Pelos vistes ganhámes as ilêçõns e nim precisames di a votes! – diz a Amiga.
- Ê bem os via a irim pás hortas às cinquimeia! Pensande ê que eles iim à vindima, afinal iim plantá alfaces! Com aquelas carinhas de quim num planta nada, bem nes inganarim! – diz o rock.
- Quim diria! Por isse é que eles caminhim tante! – diz a Amiga.
- Será cusoutres que cá indavim tamém plantavim alfaces!?
- Num sê! Mas diz-me mê butãn, que por alguma razãm correrim de cá cum eles! – diz a Amiga.
- Terá side por causa das alfaces!? - diz o Rock.
- Das duas uma.Ou plantavim muito ou num platavim nada!
- Oulha! Já num perdemes tude! Temes ali uma arca chêa de mines e ainda deixarim a despença cheia de alfaces! – diz o Rock.
- Atãm e despous qué que vames fazê quande isté tude acabá? –diz amiga.
- Depous, fazemes comêles faziim mas cum uma difrênça! – diz o Rock - Agente caminha, mas levames a gelêra!

“E NÃO PERCAM O PRÓXIMO EPISÓDIO PORQUE NÓS TAMBÉM NÃO!”


margaridoliveira.naturis@gmail.com

Estas sátiras são ficticias.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

"Os Filhos de Nisa argumentam e continuam a dedicar o Post à Câmara"


Senhora Presidente Da Câmara Municipal de Nisa:

Os filhos de Nisa recebem muuuuuitos mails, se calhar de uma única pessoa, digo eu, a perguntar o porquê deste blog, o porquê de certos posts, o porquê de certos comentários e até que se está a pensar em fazer um Blogue de titulo:"os filhos da Mari da luz".
Senti que é fundamental responder a estas perguntas. Dirijo-me à sua pessoa, pois esses mails, afirmam que fiz um blog para denegrir a imagem da Senhora Presidente e da CDU.
Para começar, gostaria de lhe dar a conhecer factos que certas pessoas que chegaram depois desconhecem (como é o seu caso). Em tempos de outrora, a Câmara ia bater à porta de casa dos meus pais, a pedir se davam autorização, para a minha carinha laroca, representar a Vila vestida à "moda de Nisa" em ocasiões importantes. Autorizando, permitiram não só que conhecesse grandes personalidades, como General Ramalho Eanes, Drº Mário Soares, Drº Anibal Cavaco Silva e veja bem, até o DrºÁlvaro Cunhal, como também, fizeram nascer este grande “carinho” que sinto pela câmara!
Não gosto de politica, mas entendo que ela é necessária! Entendo igualmente, que muito me orgulho de "gente" que dá valor à sua maior arma que é a palavra!
Infelizmente, as pessoas nascem com certos valores, que por causa da circunstância, as levam a (des)habituar-se daquilo que verdadeiramente é importante e que nos marca para toda a vida. Na minha vida, a circunstância, nunca me modificou. Por algum motivo dizem que sou sempre a mesma!
Não criei este blog para denegrir a sua imagem. Tudo o que eu penso de si, já lhe disse muitas vezes. Disse-me em sms que sempre me defendeu! Lembra-se?! Defendeu-me de quê?! De quem?! Só se foi quando lhe raptei a "Valquíria"...
Este blog não é para falar de si, mas de NISA. Se a Srª foi e continua a ser a Presidente, quer que nos queixemos a quem, quando não gostamos do que estão a fazer à NOSSA VILA?! Ao "Tonho Emile"?! Ou à "Mari Jaquina"?!
Os posts que ponho são todos referentes à nossa Vila, vê lá algum com o seu nome?!
Que fique bem explicito, que a idéia é ajudar a construir uma Vila melhor. Ou eu não tenho esse direito!?Não é bom e útil que a câmara conheça a opinião do povo!? Não se queixavam que ninguém ia às reuniões, nem assembleias de câmara?! Se calhar é porque não podem, já pensou nisso!? Aqui criei uma forma de "inter" ajudar. O povo quer e a Câmara faz. Não é virem dizer que o povo votou, está votado! Ou o povo votou e já não faz mais falta para nada!? ...eu sei que o fato à moda de Nisa, já não me serve! Mas, sou uma pessoa válida! Já fiz muito por Nisa e sem pertencer a coisa nenhuma! Com 25 anos já tinha dois comércios em Nisa. Com 28 já escrevi um livro (que a senhora reconheceu, não haja dúvida) e como me mandou lá no ciclo, plantar umas árvores, e até já tive um filho, malas arrumadas! É assim?! Não! Não é! Já fiz mais do que muita gente junta!
Vamos lá ver se todos nos entendemos! Tenho tido a preocupação em dirigir-me sempre ao executivo da Câmara, ou não é verdade?! Se a ofendi, peço-lhe desculpas pessoalmente. Não é pessoa em quem confio, porque já me senti enganada muuuuuuuita vez! Mas isso não me dá o direito, nem de lhe desejar mal, nem de falar mal de si. Se o fizer, estou a ser igual ou pior! Entendido e explicado o assunto “para frente é que é Lisboa!”

Para o Executivo da Câmara pergunto:

Existem decisões e projectos bem criados e que são bem feitos! Temos o dever e o direito de reconhecê-los!
Existem decisões e projectos que foram e são menos bem criados! Temos ou não temos o dever e o direito de reconhecê-los! Ou só servimos para andar atrás de vocês nas Campanhas Eleitorais a "apregoar" que melhores dias virão (para vocês)! Ah! Pois é! Como conseguem dormir à noite!? Eu é que sou arrogante?! Arrogância é nas eleições darem-nos tantos beijos e jantaradas, andar tudo a olhar de "esguêlha" uns para os outros, enquanto vos ajudamos a fazer a cama para se deitarem!
Criei um blog sim senhor! Nunca imaginando que viesse a ter tanto sucesso. E sabem porque tem sucesso?! Porque a maioria das pessoas estão insatisfeitas e escondem-se atrás de um anonimato (e perdoem-me são uns cobardes) que atrás da minha coragem vos dizem o que lhes vai na alma, à muuuuito tempo!
Se eu não quisesse fazer um trabalho com seriedade em conjunto com vocês, não me tinha apresentado e assumido quem sou. Margarida oliveira, muito prazer!
Prometo-vos que não haverá ofensas às vossas pessoas. O que será publicado, será sobre Nisa e o trabalho da câmara. Sobre o que nos preocupa, a nós e a vós.
Como diria o meu pai:
-"Mandem-se pra frente cachopas! Respondam ao povo que vos apoiou e permitiu que vocês ai estivessem!"
Mostrem verdadeiramente que estão connosco nesta vontade: na vontade de criar uma Nisa melhor e que nos orgulhemos TODOS!


Quero dar os parabéns à Câmara pelo excelente trabalho que fez: As novas instalações das oficinas e garagens da Câmara! Os funcionários estão contentes e cumpriu-se o objectivo!


Quero apenas fazer uma pergunta. É do conhecimento de todos (e isso podem agradecer a quem lá trabalha) que muita gente vai para lá fazer "biscates" e buscar "emprestado" material. Será que podem começar a pôr ordem nisso, ou, posso começar a ir lá lavar o carro?!



PS- Este post continua a ser continuação dos post de dedicatória à câmara.
Espero que me entendam e que compreendam que não vou desistir!
Para aqueles que querem fazer o tal blog, não se esforcem! Com isso tudo ainda põem a Família Oliveira na presidência!
Muito obrigada pela atenção,
Um abraço e bom trabalho,

Margarida Oliveira

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Filhos de Nisa dedicam este post à Câmara Municipal de Nisa



Clicar em video: ver o último video do programa: "Portugal Português"
Aconteceu no dia 8 de Novembro de 2009.

Este post tem por intenção, ouvirmos o que a Senhora Presidente disse ao País sobre a nossa Vila e freguesias, mas igualmente, dar oportunidade aos filhos de Nisa de "desabafarem" com o executivo da Câmara tudo o que lhes vai na Alma.

Seria interessante, que o executivo da Câmara de Nisa tivesse um pouco de boa vontade, aproveitando este post para responder à população!
Todos nós sabemos que vêem "deitar cá o olhinho"!
Quem será o primeiro a dar-nos a honra da sua graça, tendo em consideração que "NISA EM PESO" por aqui "estaciona"?!
Ou será que não devemos ter o prazer de uma palavrinha vossa!?

Agradecia um pouco de sensatez e tolerância nos comentários, caso contrário não poderei publicá-los.

Aproveito para dizer, que por vezes me excedo em determinados comentários.Isso acontece porque sou um ser "iluminati" mas feito de carne e osso!Peço desculpas se ofendi alguém por estas banda.
A minha intenção ao criar este blog é positiva e construtiva!
A mim ensinaram-me que para construir é necessário destruir, e ou, construir a partir do que foi destruido!Estarei errada?!Hum!Acho que não...

Margarida Oliveira

domingo, 15 de novembro de 2009

"Pedrinhas soltas"- Parte II


Olá Filhos de Nisa!Vamos voltar a imaginar. Este post deveria ter "xutos e pontapés" a acompanhar com a musiquinha: "À Minha Maneira"...Desculpem!Deixem-me "apertar mais um pouquinho"!Qualquer dia só já consigo estar aqui se tiver algália...
Adiante!Este sinal na Rua Lourenço dinis (onde se situa a CERENISA), diz assim: "Ambulância.2ª a Sábado. Das 8 horas às 20 horas".

Já viram a trabalheira que dá andar a pôr e a tirar os baldes do lixo que ocupam o lugar da ambulância?!Esperem só um pouco!Não aguento rir tanto!Já me doiem as mandibulas!
Adiante! Não sabia que os doentes agora se transportam em baldes do lixo!Deve ser por causas das rodinhas!Esta vai para o "nós por cá"!
Bom Domingo!

sábado, 14 de novembro de 2009

Próximo episódio:"Rock e Amiga candidatam-se à INIJOVEM"


Sai na quarta-feira,18 de Novembro, às 18:00 horas.
E não percam o próximo episódio por que nós também não!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

"Filhos de Nisa perguntam: Mas afinal que se passou aqui?!"Parte II


Meus amigos!Foi apresentada a Lista 1 para a INIJOVEM.Está publicada em:

http://inijovem.110mb.com/conteudos/informacoes/assembleia_geral_comunicado_listai.html

Como se pode ver, Marco Moura como "cabeça de lista" à presidência da associação.
Não era suposto que quem deverá presidir a dita associação é alguém com idade inferior a 30 anos!?
Pois bem!O Sr Marco Moura que até é meu "artilheiro" não vai fazer 33?!
Não está aqui em causa, se a lista é válida ou ou não. Está em causa um conjunto de argumentações apresentadas por muitos aqui no blog em :
"Filhos de Nisa perguntam: Mas afinal que se passou aqui?!"

Agora pergunto-vos eu: Quando prepararam a Lista I não havia lá mais ninguém com capacidade para presidir a dita lista!? É que se disserem que não, estão a dizer aos ditos que também fazem parte da lista que só servem para ocupar espaço!Ah! Desculpem-me lá!É só 75% é que deve ter menos de 30 anos!Pois!E depois admiram-se de se "ouvir dizer" que a INIJOVEM é a sede da JCP...
E depois eu, é que tenho má lingua e é que estou com "Senas"...
Argumentem "Filhos de Nisa" e como dizia alguém: "Olho Neles"!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

"O Rock e Amiga no Noticia da TV" - Parte III



Enquanto bebiam um canudo da metade e comiam um queijo mole no “Ti Siopa”, o Rock e Amiga davam voltas à cabeça:
- Como é cavemes d’arrinjá trabalhe!? – lamentava-se o Rock – Nãm há nadinha pra se fazê aqui! Só inde pra Cambra ou pra mesicorda!
- Nã te tou a vê a andá de pasta debaixo do brace! Varrê e bebe café de dez im dez minutes tamé nãm te tou a vê! Na mesicorda arrajin-te trabalho onde? Só se fô a jugá a sueca com os velhotes ao copo de vinhe. Mas tamên podes tentá na ADN ou nos Bomberes.- responde a Amiga.
- Nãm! Nada disse! Tenhe lá um pezinhe de mea e se tu tivés tamém, vamos abri um negóce.
- Já sê! Vames abri um café!
- Nãm senhora! Tenhe ai uma cousa debaixo d’olho. Não é bem um café. Vames abri uma cousa, como dizim os franceses, “muito chique”.
- Ai sim!? Atam vames abri o quê? As cousas chiques já temes lá na Fadagosa!
- Vames abri um “Bataclãm”.
- UM BATACLÂM!! Falha daquele corne!
- Tenho tude estudéde! Vamos alugá a Albergaria do Teje. Se um espanhol pode alugué aquile por dez anes, a gente tamém pode!
- Atam e se nã tivemes dinhêre pa renda!?
- Fazemes como outre ! Nãm pagames e nãm temes mede de niguém! Amanhem vames a Cambra tratá do assunte.


Passado um ano e meio, barricados no posto de turismo da Albergaria do Tejo, estão o Rock e a Amiga, munidos com um “bidom” de gasolina e um maçarico, enquanto agarram enraivecidos a “Valquíria”pelo pescoço:
- ENTREGUEM-SE! – berrava um policia agarrado ao um megafone.
- NÃM ABRAZIM A “VALQUIRIA”! - gritava a população.
A morrer “assevacados” com o cheiro a gasolina, diz a Amiga:
- Vames imbora! Há três dias que nãm come, nim bebe. Podias tê trazide a geleira!
- Pois podia! Mas na “famel” só cabias tu e a “Valquíria”! Ou traziames a “Valquíria” ou traziames a grade!
De repente, aparece uma carrinha da “Noticias na TV”. Desesperada a Amiga diz para o Rock:
- Queriimes dá nas vistas e conseguimes! Agora é só chamá um entrevistadô aqui ao posto e vames bradá ó munde esta injustiça tãm grande…
Já com o jornalista em directo começa o desabafe:
- Nós tames aqui pranes quêxá!- diz o Rock - Andarim um ane e mei a enganá a gente! Tratámes dos pepéis e já gastámes uma denheirama! Iste já pra nim fálá dos trabalhes que já perdemes! Nunca más fomes à azêtona, a contá com a chave da Albergaria, pá pomes lá dentre da pescina! É uma vergonha o que fizerim cagente!
- Pous é!| Fartince de dexá abri cafés e agora nãm nos deixim abri o “Bataclãm”? Aquele tamém é um café, só qué más chique! – reclama a Amiga.
- Mas afinal, que pretendem os senhores, já há três dias barricados no posto turismo?!- diz o Jornalista.
- Nós dous queremes ca Cambra nos devolva o dinhêro que já gastámes e que nos compre as cousas que já comprasmes pó “Bataclãm”. Por isso, raptámes a “Valquíria”! Sabiimes ca senhora Presedenta é muuuunte agarrada de coraçãm à “Valquíria” e era a única manêra de resolvemes o assunte. Na chantage! – argumenta o Rock.

- Mas que compraram? Poderão dizer-nos? – pergunta o Jornalista.
- Muita cousa. Que vames fazê nós com meia tonelada dequeles plásticos que parecim tripas de porco. Varões e mil e quinhentas bonecas, daquela que bóim dentre d’água, que comprámes já a contá com apassage d’ane. “Cousas” a pilhas comprames cem, mas ainda vem ai más uma remessa delas! Os dous bidons de lubreficante até podemes fecá com eles pá “famel”! Isse é o menes! Mas, o que nos tá même, même, même, même a preocupá, sãm a Romenas que o Couche tá a tomá conta, lá no Bacele, já à ane e mei. – explica o Rock.
- Mas o que é que querem que a Câmara faça a isso tudo!? – pergunta o Jornalista.
- Olhe! Que os ponhim lá na garage da Câmbra, ao lado da sanita e do sofá que sobrarim dos assaltes da Albergaria! – diz o Rock.
- Então e as Romenas? Vão mandá-las de volta ao país?! – interroga o Jornalista.
- Nãm senhor! Isse tá tude orientéde. Vames mindá-las pó “galenheire! Não sabe onde é o galenheire?! É no caminhe pra Senhora da Graça, na Fonte Frade! Com as outras que já lá andim, nim dãm por elas!!! – responde a Amiga.
- Prontes Senhor intrevistador! Ache que o assunte vai sê resolvide! Dãnes o dinhêre e nós devolvemes a “Valquíria” à Presedenta. Já lá tem uma quemadela, mas no mei de tante farrape cortade aos pecades, nim se vê! – diz o rock.
- Assunto resolvido, mas devem acompanhar-nos ao Posto para declarações. – diz o Policia.
- Á lá mines!? – Pergunta o rock.
- Sabe bem que não se bebe em serviço. Logo não há lá minis. – diz o Policia.
- ´Hihihi! Atãm Sr. Policia, parames primêre à porta de minha casa pra ê di à retrete que me sinte intupide e inchéde já a três dias! E pra dimes lá busquè a gelêra! –responde o Rock.
- Se vás busqué a gelêra, aproveitames e vames busque o Couche que já deve andá infliéde!


“NÃO PERCA O PRÓXIMO EPISÓDIO PORQUE NÓS TAMBÉM NÃO!”



Rock e Amiga Informam:
“Por razões técnicas, fora do controlo de um ser humano, inexplicáveis e absurdas, os episódios do Rock e a Amiga passarão a ser publicados, não às sextas-feiras, mas sim, às quartas-feiras.”
Atenciosamente,

A Gerência

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Filhos de Nisa perguntam: Mas afinal que se passou aqui?!


Constituição da Associação
No dia 23 de Maio de 1997 no Cartório Notarial de Nisa foi constituída oficialmente a INIJOVEM – Associação para Iniciativas para a Juventude de Nisa, cujo objectivo seria a promoção e organização de iniciativas culturais, recreativas e desportivas direccionadas para a ocupação dos tempos livres dos jovens. A Associação foi constituída pelos seguintes Sócios
Fundadores:- Sérgio Nascimento Ribeirinho Cebola
- Joaquim Manuel Polido Maurício
- Manuel Adelino Amaro Caldeira
- José Manuel Rufino Lopes
- Adelino José Polido Temudo
- João Dinis Serralha Caldeira
- Alexandra Isabel Barreto de Oliveira Tremoço Frasco
- Marco António Barreto Lourenço de Oliveira
- Maria de Fátima Cebola Casimiro
- Nuno Jorge Pires de Almeida da Rosa
- Ricardo Miguel Pinto Serralha
- Elsa Maria Ribeirinho Cebola
- José da Graça Gomes Maia
- Maria Leonor Batista de Sousa
- João José Serra Quinteiro

Historial de memória

Foi nos “Pombais”, na “horta da Meji”, quinze dias antes do dia 23 de Maio de 1997 que se juntaram vários amigos para comer uma “feijoada” confeccionada pelo nosso conhecido amigo “Babancas”. Estiveram lá muitas pessoas para além dos fundadores já referidos em cima. Com grande amizade refiro o José Bonita, o Norberto Marsia, o Joaquim Galhardo, o Pedro Vieira, o Nuno Arménio e vejam lá, eu também! No decorrer do dito convívio, alguém que se lembra de dizer:
-“Epah! Porque não nos juntamos todos e criamos uma associação de jovens de Nisa, sem fins partidários para arranjar umas actividades pr’a malta!?”
E assim se fundou a INIJOVEM…
Estes quinze nomes referidos em cima pagaram 10 contos (na altura) para poderem registar a dita associação no cartório e validá-la.
Reflectindo e analisando: eram todos diferentes e todos iguais…
Apenas cinco destas pessoas foram eleitos para a Presidência da INIJOVEM: Marco Oliveira, José Maia, Sérgio Cebola, Fátima Moura, Tiago Botas.
Mais informo que no próximo dia 20 de Novembro, irão realizar-se eleições para a direcção da INIJOVEM.

PS. - Em vez de um pai no céu, tenho dois. O que é de todos, está muito ocupado a tratar dos registos que cada um terá de apresentar quando chega às portas do céu! O outro, vem cá abaixo dia sim, dia não, contar-me umas coisas! Sabem que me disse ele desta vez!? Que vai ser apresentada uma lista da ADN para as eleições da INIJOVEM…Claro que me disse isso ouvindo o Amigo Zeca Afonso: “Eles comem tudo! Eles comem tudo! Eles comem tudo e não deixam nada!”
E esta heim!?
Opinem agora…

Bora aí ao Café!


"Venho por este meio pedir aos filhos de Nisa que me ajudem a contar quantos café, pastelarias, tascos e tabernas há em Nisa.Cada um poderá acrescentar nomes.Não só os contabilizamos como lhe fazemos publicidade à bora!Tomei a liberdade de por o café D. Dinis por destaque tendo em consideração que é o mais antigo de Nisa.Obrigada."