sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Sem comentários - Parte I






















STAL contra vereadores do PS e PSD

O STAL – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local, emitiu um comunicado no qual acusa os vereadores do PS e do PSD na Câmara de Nisa de quererem “retirar o direito de mudança de posicionamento remuneratório através da opção gestionária”, após terem votado contra a inclusão de uma verba no Orçamento do Município de 2010 para esse efeito.

O STAL diz que tomou conhecimento desse facto após reunião com a Presidente da Câmara de Nisa e decidiu:

1 – Solicitar uma reunião com os senhores vereadores do PS e PSD para esclarecer a situação e sensibilizá-los para alterarem a sua posição;

2 – Dar conhecimento aos trabalhadores das posições assumidas pelos vereadores da oposição;

3 – Tomar uma posição pública junto da população do concelho de Nisa e da comunicação social, esclarecendo a discriminação e a injustiça que os trabalhadores estão a ser vítimas;

4 – Realização de um plenário de trabalhadores para debater e esclarecer o problema bem como aprovar uma proposta que vise a deslocação dos trabalhadores à reunião pública da Câmara para expressar o seu protesto e descontentamento face à posição assumida pelos senhores vereadores do PS e do PSD.

23 comentários:

  1. Anónimo15.1.10

    Acho muito bem.Se os 74 trabalhadores que o ano passado subiram de nível remuneratório tiveram esse direito, também os trabalhadores que este ano estão aptos devem ter os mesmos direitos, embora seja uma opção gesticionária...,mas o que a constituição diz é: deveres iguais(muitas vezes assim não é, basta engraxar,acomodar-se, relaxar-se, etc.) direitos iguais, a mesma oportunidade de igualdade, nenhum cidadão deve ser alvo de discriminação, quer na opção politica, religiosa,etc.Assim como também acho, que se deviam deixar de guerrilhas, lutarem todos para um bem comum que é a nossa comunidade, porque os que hoje estão a meter entraves, podem vir a queimar-se para futuras eleições.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15.1.10

    A srª Presidenta que também tem responsabilidade podia aproveitar a onda dos sindicatos e acompanha-los a uma visita às indústrias transformadoras (pedreiras) existentes no concelho, onde existem muitos casos de funcionários com salários em atraso.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15.1.10

    O TAL CORREIA DE TRANSMISSÃO DA CDU/PC

    O STAL preocupa-se imenso com quem trabalha, mas só este ano é que se manifestou por escrito e, fa-lo-á, também num plenário de trabalhadores da CMN, por si convocado, para expor a posição dos vereadores do PS e do PSD, relativamente à,não, progressão na carreira de 48 trabalhadores
    deste município.
    Quando o poder não quer dialogar serve-se dos sindicatos, como o STAL, para assim dificultar as soluções.
    É pena que o Stal, a Srª Presidente, não digam com frontalidade quais foram, realmente, as questões e dúvidas, e soluções da oposição.
    Para ganhar votos a CDU da TSUKAMOTO resolveu dizer que os tais 48, não são promovidos por culpa do PS e do PSD, que não quer aprovar essa rubrica no próximo orçamento.
    Conclui-se que a Presidente não sabe governar em minoria; conclui-se que trouxe consigo uma pesada herança deficitiária para este novo mandato.
    Se no mandato anterior totalmente CDU se a gestão tivesse sido correcta, responsável e se se tivesse poupado mais, e não desbaratado, coisa que a Srª Presidente não fez, e pelos vistos não quer fazer, os 48 trabalçhadores já tinham sido beneficiados.
    Portanto para mim, como repórter isento, imparcial só vejo uma culpada, cuto o que custar, a PRESIDENTE da CÂMARA que teve34 o passáro na mão e deixou voá-lo.

    TINTIM NO CONCELHO DOS KOMUNISTAS

    ResponderEliminar
  4. Esmeraldão15.1.10

    Este comunicado só podia vir mesmo do STAL. Primeiro acusam os vereadores dos PS e do PSD por isto, aquilo e aqueloutro. Depois decidem pedir uma reunião com esses mesmos vereadores para "esclarecer a situação e sensibilizá-los para alterarem a sua posição".
    Ora, se já têm os esclarecimentos todos, principalmente os da presidente da Câmara,membro do partido que lidera o STAL e a CGTP, pk motivo ainda querem falar com os ditos vereadores?
    Pk não se preocupou o STAL com esta situação nos mandatos anteriores? Pk precisa a presidente da Câmara da ajuda do sindicato para despoletar um "braço de ferro" com os vereadores da oposição? Será que estes são "burros" e não têmm qualquer sensibilidade social para os problemas dos trabalhadores? Ou será que o comunicado do STAL mais não pretende do que lançar areia para os olhos dos munícipes, servindo-se de uma questão sensível?
    Façam os plenários todos que entenderem, mas deixem pelo menos alguém nos serviços da Câmara para atender quem precisa de tratar de assuntos e já aconteceu que algumas pessoas vieram das
    freguesias num desses dias e bateram com o nariz na porta. Não se faz, por muito justos que sejam os motivos.

    ResponderEliminar
  5. Tira Picos15.1.10

    Porque é que a Senhora presidente, não chama o sindicato, para aqueles que acabaram contrato e tiveram de ir embora????????
    E o sindicato, porque não se preocupa com esses funcionários????
    Igualdade para todos os trabalhadores????????
    Defendam todos!Não defendam só os vossos interesses!Nisa é muito grande!E não são só os afilhadinhos que contam!!!Chame todos os que vieram pra rua a quem não foi renovado contrato e defenda-os também!!!Não lhe interessa pois não???
    É esse o significado de igualdade para o Comunismo e seus sindicatos!!!Mas olhem, normalmente a coisa contorna-se...mas desta vez, estão a dar muito nas vistas!!!!!!!!!!!!!
    Oposição ( vereadores do PS e PSD):
    Não façam o que eles querem!!!
    O povo de Nisa (os verdadeiros filhos de Nisa) estão convosco!!!
    DIGAM NÂO ATÈ AO FIM!!!VOCÊS NÂO ESTÂO SOZINHOS!!!
    Dizem que a culpa é vossa!Qual culpa???????
    A de acabarem com a REBALDARIA que reina em Nisa há anos????????
    Se é por ai, bem vindos Ó CULPADOS!!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15.1.10

    Uma corecção ao artigo do TINTIM:
    E O STAL (e não TAL) CORREIA DE ...
    e ainda custo ( e não cuto) e finalmente a Presidente teve o pássaro (e não 34).
    Peço desculpa e de futuro terei de rever melhor o que escrevo.
    Um abraço do
    TINTIM

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15.1.10

    Lá estão vocês a confundir as coisas outra vez. O STAL é um sindicato associado à CGTP. A quem está ligada a CGTP? Aos comunas. A quem se refere esta mudança por opção gestionária? Aos "xupistas" que foram nas listas da CDU (sem nunca terem sido comunas) porque só sabem olhar para o seu umbigo, tal como a presidenta. Já leram os nomes? Sabem quem são? Procurem saber. Querem aumento de quê? Eu dava-lhes o aumento ... mas de vodkas a beber com o Putin (lê-se em russo e não em francês).

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15.1.10

    A Senhora Presidente como se tivesse duas palas como os burros, só vê o que quer e depois a Idalina é que é chauvinista!!!!!!
    hihihihihihi.....roupa!!!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15.1.10

    Continuo a dizer SE 0s 74 funcionários subiram de nível os restantes também têm esse direito.
    Aqui não se trata de ser comunista, trata-se de um direito que é de todos.
    Deixemo-nos de falsas modéstias.
    O Stal não defende só comunistas, defende qualquer um desde que seja sócio.
    Neste caso concerteza que até estará a defender quem até eventualmente não paga quotas.
    Vêm para aqui misturar alhos com bugalhos o que este post tem a ver com situações que aqui não foram evidenciadas?
    Acho muito bem o sindicato vir em defesa daqueles que não têm culpa do despesismo da Câmara apenas quer ver justiça social, é ou não é?
    Rebaldaria há em todo o lado e Há Muitos Funcionários Camarários muito COMPETENTES QUE SEM RECEBER NADA EM TROCA ESTÃO NO ROL DAQUELES QUE POR IMPOSIÇÃO DA DECISÃO DESTA NOVA CÂMARA NÃO VÃO PODER SUBIR DE NÍVEL, PESSOAS QUE SE FOR NECESSÁRIO, DÃO TUDO POR TUDO PARA QUE OS SERVIÇOS MUNICIPAIS TENHAM UMA BOA IMAGEM, QUE FAZEM HORAS A MAIS, DEDICADOS, SEM RECEBER NADA EM TROCA E QUE TANTO LÁ DENTRO E COMO FORA PASSAM DESPERCEBIDOS..., E NEM SEQUER FORAM EM QUAISQUER DAS LISTAS, NEM SEQUER SÃO DE FORA, por ISSO QUEREM AQUILO QUE TÊM DIREITO,...
    Estão constantemente a massacrar quem trabalha, começa a cheirar mal a conversa sobre os funcionários da Câmara

    ResponderEliminar
  10. Anónimo15.1.10

    Pelo que se ouve dizer, um dos que é para subir é o João Bicho.
    Não admira toda esta confusão.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo15.1.10

    Aqui vai uma proposta ... E se se juntassem os trabalhadores da Câmara que não foram nas listas da CDU e também querem subir de posto? Assim na manifestação que a presidenta está a organizar juntavam-se os "xupistas" que foram nas listas da CDU, outro grupo era de trabalhadores independentes, e outro até podiam ser os do PS ou do PSD que nunca podem abrir a boca para não serem penalizados. No final podia acabar tudo no sintético da presidenta e do jaquim zacarias, perdão, do Nisa e benfica a jogar uma peladinha ...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo15.1.10

    Se fizerem as contas verão que 74 mais 43 ou 48 (não sei bem) serão cerca de 120, mas e os outros?? não são gente! talves ver a os nomes da lista seria uma mais valia para a analise desta situação. Nem todos estão dispostos a colocar orelhas de burro!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo15.1.10

    instrumentalização dos sindicatos, trocas de favores e por ai fora...é o que se diz por ai!Será verdade????????

    ResponderEliminar
  14. Anónimo15.1.10

    Mas afinal vêm estes senhores do STAL,armados em artistas de circo a dizer que defendem todos os trabalhadores da CMN,mas pelo que muitos Nizorros sabemos,estes senhores do STAL não defenderam os intereces de um ex-funcionário da CMN,e que era sindicalista com as quotas em dia,e que na última Assembleia Geral do anterior mandato,o Srº.Rosa foi pedir à Srª.Presidente,para lhe pagar aquilo que a CMN de deve,e segundo se sabe,divulgado pelo Srº.Rosa,que o tribunal lhe deu razão à queixa por ele apresentada.Mas segundo aquilo que dizem por aí,quem esteve presente na cuja assembleia,a srªPresidente lhe disse de caras que não lhe pagava,e que para lhe pagar tinha que lhe pagar do seu bolso.( Sim isto é vergonhoso,embora para a Srª.Presidente talvez seja normal).Mas como eu dizia,eu queria perguntar a estes srºs.do tal STAL,porque não defenderam os intereces deste seu associado o Srº.Rosa?Tenham vergonha e deixem-se de ser chupistas e vão trabalhar.Isto para não vos chamar malandros.

    ResponderEliminar
  15. A pedido de:
    O Joaquim Patricio que aparece assinado neste blog é um Nick e nada tem a ver com o sr. Joaquim Patricio que trabalha na CMN.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo16.1.10

    UMA RESPOSTA COM CORTESIA AO SR. DIAS

    Tenho que me render à qualidade, à exclente exposição e ao conteúdo do seu artigo.
    No entanto encontrei no seu spot pontos com os quais concordo e outros com que não concordo.
    Concordo, totalmentew, que quem escreve não deve ofender, não deve intrometer-se na vida particular de cada um, assim como os temas apresentados para discusão deviam sê-lo sempre:
    rigorosos, concretos e no caso de dúvias os autores deviam, e devem, ter bases argumentativas para os defender.
    No tocante à problemática dos erros ortográficos, tem que admitir que não é um blog de intelectuais, para intelectuais,( como sucede com o do Pacheco Pereira, do PSD,) note o seguinte: 1º erros de falta de conhecimento da nossa língua escrita, esses erros muitas vezes surjem por problemas da fala de Nisa; erros que não são mais do que uma troca de letra, ou seja gralhas ortográficas, que sempre a imprensa os teve e ainda alguns propositados para imitar, tal e qual, alguns cromos que vivem em Nisa.
    Relativamente à questão do nome do blog ser filhos, da Corte das Areias, não vejo mal nenhum porque a direcção do blog não limita os artigos a ninguém, e como a grande maioria são anónimos é impossível saber se são de: Nisa, Alpalhão, Amieira, Castelo Branco, Lisboa, Almada, Barreiro, Évora, Coimbra...e nunca mais acabaria.
    Em relação à independência do BLOG discordo de si por isto: neste espaço de troca de informações, notícias, comentários não escrevem só votantes/simpatizantes do PS.
    Eu que assino os textos que escrevo com o nick TINTIM não milito em nenhum partido e nem quero nada deles sejam: CDU, PS, PSD, CDS ou BE.Todos parte fazem parte duma mesma árvore que se vai alterando consoante estão fora ou dentro do TACHO.
    Porém o Sr ao falar do PS, não o poupou, condiderando-o, culpado desta situação dos trabalhadores da CMN, e foi mais longe ao afirmar que a vereadora Idalina, na altura deputada, tinha votada a lei que impede a tal progressão na carreira.
    Gosto imenso de fazer contas e sobre os tais 48 trabalhadores, já referidos, lembrei~me disto: A Srª Presidente da Câmara, em 2009, com maioria, gastou( numa espécie de dragão, pensado para o MUSEU, mas dado seu tamanho, não cabe lá )
    na VALQUIRIA mais 230 000,00 €, gastou também no lançamento dum livro perto de 10 000,00€, na SIC e TVI quase 20 000,00 €, o que totaliza 260 mil euros.
    Ora se os tais 48 trabalhadores fossem aumentados em 70 eutros/mès gastar-se-ia cerca de 47 000,00, por ano, ou seja haveria provavelmente dinheiro para quase 5 anos e não teria havido necessidade da intervenção política do STAL que assim muito ajudou a CDU de NISA.
    Peço imensa desculpa ao Sr. Dias, mas este meu comentário devia estar nos "Filhos de Nisa perguntam", mas o trabalho que tive é me impossivel voltar a fazê-lo.
    Espero que o leia e o comente pois
    é da discussão, séria, que nasce a luz e boas soluções.
    E claro termino dizendo-lhe que não devemos julgar mal ninguém, mem nem para mal nem para bem.


    TINTIM NO CONCELHO DOS KOMUNISTAS

    ResponderEliminar
  17. João do Rosário16.1.10

    O STAL é um sindicato que merece o respeito de todos.
    Por inúmeras vezes tem defendido o interesse de todos os trabalhadores independentemente de serem ou não sindicalizados.
    Agora!
    Se há pessoas, representantes sindicais, apoiantes inequivocos das politicas camarárias, se servem da sua posição no referido sindicato para servirem a patroa, eh pá isso é que é inadmíssivel.
    Orquestrarem os trabalhadores de forma a induzi-los em erro no que á aprovação do Mapa de pessoal diz respeito, isso é que não.
    Era engraçado esses senhores representantes sindicalistas do nosso Burgo e apoiantes incondicionais da Srª Presidente explicassem nesses plenários que vão fazendo nas horas de serviço (sim,nas horas de serviço porque se não fosse assim não apanhavam lá ninguém), porque é que as Vereadoras e Vereador da oposição consecutivamente vão votando desfavoravelmente em relação a esse asunto.
    Assim é que era um Sindicato isento e defensor dos direitos dos trabalhadores, agora um sindicato que no seu manifesto diz que vai pedir uma reunião com a oposição e no mesmo manifesto propõe uma manifestação em próxima reunião de Câmara, sem ao menos tentar saber os motivos de tal chumbo, não me parece muito coerente, não acham?
    Olha como diz o chato.
    Vão mas é trabalhar óooooo!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo16.1.10

    Para a anónima das 16H19 ou 16H20

    É só para lhe dizer que escreve bem, mas não diz nada.
    É por isso que nós os ignorantes que frequentamos este blog, gostamos de aqui vir porque ficamos a perceber tudo o que a Margarida e os varios comentadores nos dizem com as coisas que escrevem.
    Ah!, agora o mais importante, sabe que o administrador informático da Câmara tem em seu poder a informação previligiada dos computadores de onde saem comentários para o Blog Filhos de Nisa?
    Ah pois é!
    Agora quem se sujeita a um processo não judicial, mas sim disciplinar se calhar até é você, isso se tivermos em conta que o outro que comentou aqui no blog, fora das horas de serviço já teve este previlégio, agora imagine você a escrever dentro das horas de serviço.
    Mas você também é das previligiadas...
    Mas isso para si deve ser canja, já que me parece que a Srª é perita neste tipo de situações, ou não será...
    Vá veja lá mas é se aproveita o pouco tempo que diariamente vai estando aí na Câmara para fazer qualquer coisa de útil, que é para isso que lhe pagam e não é assim tão pouco, se tivermos em conta a sua maneira de escrever...
    Pois é lá na sua terrinha não há tachos destes, não é?
    Já cá havia poucos importados...
    è mais uma.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo16.1.10

    Ò mARGARIDA ENGANEI-ME NÃO ERA AQUI QUE QUERIA METER ESTE COMENTÁRIO NÃO TE IMPORTAS DE O REMOVER PARA O SITIO CERTO. OBRIGADO SABES É QUE AQUI FICA FORA DE CONTEXTO.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo16.1.10

    O real e grave problema não é a opção gestionária, é a precariedade que esta câmara fomenta. Trabalhadores que são o funcionamento da instituição há dezenas de anos colocados umas vezes a contrato e até trabalhando de borla para não perder o lugar. Outros que num ápice caem do céu e têm lugar no quadro. Não acham que o STAl devia era preocupar-se em primeira-mão com aqueles que dão inicia a sua vida, á sua carreira profissional, percorrendo o caminho de inserção normal. Depois naturalmente a opção de progressão nas carreiras. Defender primeiro os mais frágeis, os jovens, de preferência os que residem no concelho.
    Intervindo desta forma, de indisfarçado arremesso, correia de transmissão de partido é feio.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo16.1.10

    Mas não foi a Presidente que disse no Jornal que este mandato não haveria emprego pra ninguém??????????????????
    Pronto!Está tudo dito!Ralhem com ela...
    Ela não tratou de vos colocar no quadro nestes anos todos e agora a culpa é de quem lá está há 3 meses??????????
    Merecem, ai isso é que se merecem...merecem-se uns aos outros!
    Deus queira que a oposição se mantenha firme!!!
    Passam a heroinas!!!Não perante a Câmara, mas perante a VILA...e acabam com esta rebaldaria!!!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo17.1.10

    Ó Dias a menina não é a ...?
    Olhe, já se esqueceu de ter organizado uma reunião por causa das classificações de serviço, à revelia da madrinha?

    ResponderEliminar
  23. João do Rosário17.1.10

    anónimo das 15.57
    Não é essa Dias...
    A Dias é outra Senhora...

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...