quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

"SERVIÇO DE URGÊNCIAS" - Obras da Devesa - Parte III e meio



Ora cá volto eu mais uma vez...
De uma maneira bastante directa, lá se vai dando razão aos "FILHOS DE NISA Blogspot"!
Infelizmente Nisa está entregue ao que se vê!

Apresentamos anteriormente situações gravissímas e emergentes por resolver.
Contudo, a nossa Câmara "atirando areia prós nossos olhos" vai dando provas de como se preocupa com a população, neste caso, com os moradores da Devesa.
Mais grave ainda!
Descaradamente, dão-nos a conhecer que a importância e a preocupação pela dignidade da vida humana, aos seus olhos, nos deixa muito a desejar...

Ouviram-nos. Mas não resolveram a problemática.

Fingindo que uma tábua (que nem medida lateral tem para a passagem de uma cadeira de rodas) é a resolução mais segura, perante os factos descritos pelo post anterior "Serviço de Urgência - Obras da Devesa parte III", faz-me lembrar a velha história entre o que é um PNEU NOVO e um PNEU RECAUCHUTADO!!!

Com um PNEU NOVO, um carro qualquer sente a segurança, a confiança e a tranquilidade que o seu preço o faz valer!!!
Com um PNEU RECAUCHUTADO, jamais sentimos segurança, pois a qualquer momento poderá rebentar e nos levar ao despiste e aos danos fisicos e morais!Daí o seu preço ser muito mais baixo!!!


Gostaria de fazer mais uma vez umas perguntinhas à nossa autarquia:

- Deram-se ao trabalho de ver qual é a medida lateral de uma cadeira de rodas?

- Já repararam que a tábua (que até apresenta uma espessura aparentemente confiante para se poder circular por cima dela) não permite pela largura que tem, a passagem de uma cadeira de rodas?

- Já pensaram que se o Filipe se deslocar por cima da dita tábua na cadeira de rodas, eventualmente, ela poderá deslocar-se ou partir-se?

- Se esta (tábua) se partir ou se deslocar provocando queda ou um acidente, quem se responsabiliza pelos danos?

Depois de falar com responsáveis da obra e me ter certificado que a obra não foi feita por fases, precisamente, porque a Autarquia está mais interessada em reduzir os custos da obra, pergunto:

- A autarquia preocupa-se com a população da Devesa? Onde?
Posteriormente quando as obras estiverem feitas!? Porque vão ficar muito contentes com a apresentação da Devesa!?
É essa a desculpa?
Não percebo essa preocupação! Actualmente, não se preocupam com o bem estar dos moradores perantes as condições que estão ali a viver. Mas justificam que tudo acontece porque estão preocupados em criar melhores condições de vida aos moradores da Devesa!!!
Se vocês se confundem uns aos outros, como não haveremos nós de andar confundidos?!
Assim se vive nesta Vila que todos amamos...

Gostaria de comunicar que está a circular uma "Campanha em Nisa" para angariação de TAMPINHAS, com o objectivo de se comprar uma capa para revestir a cadeira de rodas do Filipe (para que sempre que ele necessite sair à rua e estiver a chover, poder resguardar-se).
A entrega dessa TAMPINHAS é feita na Escola EB 2 e 3 Professor Mendes dos Remédio (ciclo). Pedia à população de Nisa, para mais uma vez, contribuir com esta acção de solidariedade.
Se for possivel, vimos por este meio aos cafés, bares, restaurantes e supermercados de Nisa que nos auxiliem nessa angariação.
O Filipe agradece :)

E sem mais palavras, termino dizendo:
"VALHA-ME A NOSSA SENHORA DA GRAÇA!!!"

19 comentários:

  1. Tira Picos14.1.10

    Nem sequer faço comentários!A Presidente está mais ocupada a chamar cá o sindicato para salvar os afilhados todos...
    Viva a rebardaria!!!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14.1.10

    O QUE ME CHEGOU AOS OUVIDOS FOI QUE OS VEREADORES DO PS; NÂO QUEREM (COISA QUE O SEU GOVERNO FAZ E TODOS OS QUE ESTÂO MENCIONADOS COMO CORRUPTOS; AINDA HOJE APARECE MAIS TRES); QUE EM NISA TENHAM UMA PEQUENA MELHORIA DE VIDA SÒ COM UM PEQUENO AUMENTO FARA SE FOSSE IGUAL A ELES (GOVERNO E BRUXELAS), ISSO È QUE DEVE SER DITO; QUEM È QUE QUER MELHORIA DE VIDA NESTE CONCELHO; ASSIM COM ESTA OPISIÇÂO DESTRUTIVA E NÂO CONSTRUTIVA; È QUE O CONCELHO VAI PARA A FRENTE; DIGAM QUEM È QUE QUER QUE NO CONCELHO EXISTAM MAIS FAMILIAS COM DIFICULDADES; PARA O GOVERNO SE RIR:

    ResponderEliminar
  3. Pois, mas os Filhos de Nisa estão-se nas tintas para o que fazem os partidos sejam eles PS, PSD, PC ou CDU, CDS ou o raio que os *****!!!Aqui em causa está Nisa!
    A melhoria de vida é para quem?
    Para quem deu a cara para interesses politicos em troca de um tacho????????????
    Não quiseram saber de Nisa, só olhando para o seu umbigo, em troca de um puleiro???
    Então e os outros que termiram contratos na Câmara e por não pertencerem a "lambe botas" e que vieram pra rua?Esses não vos preocuparam???????Não vos tirou o sono, o facto de muitos que até com filhos, viessem pra rua?
    Têm tanto direito como vocês!
    Se não há condições para uns, como é o caso da Graça Toco, que ao fim de dez anos de andarem a gozar com a mulher, a pusessem a mecher dai?Terá sido por fazer parte das listas do bloco?
    Aqui o que é para uns é para outros!Se eles não são importantes e tiveram que se desenrrascar, vocês terão de fazer o mesmo...tão simples quanto isto!!!
    O que é pena, é que apenas batam o pé para entrarem os que faziam parte das listas da CDU e dos apoiantes...
    Mais uma vez, está provado!Trens de cozinha para todos!!!
    Não meus amigos!vocês são tão importantes, como todos aqueles que terminaram contrato e tiveram de vir pra rua...
    Isto é DEMOCRACIA...

    O QUE VOCES FAZEM; CHAMA-SE "DEMOCRACIA COMUNISTA"!Querem saber dos trabalhadores, mas só os que fazem parte do partdo!Em NISA somos todos NISENSES e o que é para uns É PARA OUTROS!!!

    Melhoria de VIDA!?
    Vocês já não têm mesmo vergonha nenhuma na CARA!!!
    A ver vamos, se com este filme, não vêm mais pra rua!ESTAMOS FARTOS DE GENTE QUE NÃO SABE O QUE È SER HONESTO!
    E NEM EXPERIMENTE A FALAR DE MIM!
    NUNCA TIVE TACHO!
    NUNCA TEREI!
    E O QUE CONQUISTAR SERÀ POR MIM SOZINHA COMO FAÇO HÀ MUITOS ANOS!!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14.1.10

    O que me parece é que existe aqui um grande ÓDIO aos trabalhadores da vossa Câmara de Nisa, que alguns ate são vossos familiares, e não tentar passar para a rua que os SrºVereadores do PS dai, querem e fazer ver ao Governo que Nisa tambem tem que ir para o outro lado ou então tem ou querem tambem arrajar os tachos que prometeram durante a CAMPANHA NACIONAL (VEJAM OS ESTAGIOS, ou não sera assim, agora se querem fazer politica façam sem prejudicar alguem, náo digo com isso que não tem razão de não querem certas coisas, mas melhorar por vezes aqueles que vão ao Comercio local comprar e dizer, só posso pagar para o mês que vem!!!, É ISSO QUE QUER
    UM ABRAÇO NÂO POLITICO NEM TRABALHADOR DESSA CAMARA E NEM FEZ PARTE DE LISTAS:

    ResponderEliminar
  5. Epah é um odio fora de serio!hihihihi
    Existem amigos meus que já andam neste circo ha muito tempo e sua alteza nunca se preocupou...
    Agora é que se está a preocupar!Eu percebo!
    Se não os puser lá de vez, desligam-se e vêm contar coisa, por exemplo, isto sou eu a divagar...sem acusar ninguém:Que grande parte da publicidade politica de um certo partido para as eleições tenha sido feita lá e de borla...

    ÓDIO!?
    FOI ISSO QUE SENTIRAM POR AQUELES QUE ACABARAM OS CONTRATOS E NÂO FORAM RENOVADOS???
    ....hihihihi
    ISTO É só rir!!!
    QUANDO È QUE POEM NA CABEÇA, QUE O 25 DE ABRIL JÀ CHEGOU A NISA????

    OS ESTAGIOS???ESTE BLOG CHAMA-SE FILHOS DE NISA E A ÚNICA PESSOA QUE ARRANJA UNS ESTÁGIOS FANTASTICO EM NISA COM TRANSPORTES PAGOS,ALIMENTAÇÂO E UNS SAPATOS NOVOS PRO NATAL NÂO È AQUI O BLOG...ONDE É QUE EU JÁ OUVI ISTO FICAR REGISTADO???...TERÁ SIDO NO MEU ....ADN???
    LOLLLLlllllllllll
    Valha-me a nossa Senhora da Graça!!!
    E sobre este post, não tem nada para dizer?
    Já sei! São todos MUI competentes e humanos!!! lol

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14.1.10

    Ódio aos trabalhadores da vosssa Câmara?
    Passar para a rua o que os Vereadores do PS daí..
    Como é que sabe que são "uns"
    E se sabe que são "uns", então e onde é que estão os outros?
    Não há mais? E também não há presidente? Esta Câmara aqui não é igual à sua? Só tem vereadores do PS.....
    A si interessa-lhe falar mal do PS não é? E depois ainda se atiram à Magy a dizer que ela não publica, que ela não publica, que ela não publica, que ela só defende os xuxas...
    O PS deu-vos uma grande dor de barriga desta vez, ou melhor cada vez que lá vai a Doutorinha o PCP sofre as estopinhas não é? Essa é que vos custa a engolir...
    Mas olhem amigos, ela anda aí, se calhar a fazer-vos alguns transtornos não é?
    Sem ela era tudo mais fácil...e o pior é que ela tem um parceiro que também é inteligente, que também sabe dizer umas coisas, que também tem ideias, sabe expo-las e sabe defende-las, e também não admite que lhe "ponham os pés nos bolsos", o homem também não precisa daquilo para viver e se calhar é por isso que a Presidente Comunista agora anda tão abatida...
    Será que ela se aguenta com pessoas inteligentes a defender pontos de vista inteligentes, sem medos nem depêndências???
    Vamos aguardar.
    Fique bem e um abraço APOLÍTICO também para si!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo14.1.10

    Neste blog, por vezes, escreve-se muito mas diz-se pouco e como não podia deixar de referênciar, mais uma vez é a CMN a responsável pelo estado do nosso conselho, será?
    Todos nós sabemos que em Nisa habita o monstro da falsidade, da inveja, do maldizer, etc. Nós é que temos de mudar esta maneira mesquinha de vêr as coisas, abrir os horizontes, dar amão à palmatória.
    Em relação a este post já pensaram como ficará a Devesa após a conclusão da obra, será que não valeu a pena esta desordem como demonstram as fotografias?
    Daqui as uns meses já ninguém se lembra desta porcaria toda, porque felizmente a obra em causa irá melhorar a qualidade de vida de todos os que lá moram e certamente de todos os Nisenses que tenham de lá passar.
    Já agora, falou-se aqui que a obra deveria ser feita por fases.
    Pois é, mas o fazeamento na execução deste tipo de obra só traria derrapagens orçamentais, e destes, estamos todos fartos (Portugueses em Geral).

    PS: É o 1º comentário que faço neste blog e é uma pena ter que manter o anonimato, não por ter medo de dar a cara, mas por haver outros intervenientes anónimos.
    Se não houvessem comentários anónimos este blog teria sem dúvida mais credibilidade.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14.1.10

    UMA RESPOPSTA AO ANÓPNIMO DAS 16:30

    Sr anónimo ( pelos vistos também da CDU- Companhia DO UNTO, como foi classificada, e bem, por Márioi Mendes,no seu blog) não diz nada sobre o assunto apresentado "SER. URG.-OBR.DEVESA- ParteIII. E como não se ralou com esta peocupante e grave questão, para um jovem deficiente, dependente duma cadeira de rodas,resolveu antes falar do PS, dos vereadores que discordam do governo, e ainda sobrevoou Bruxelas para deixar a seguinte mensagem.." com esta oposição destrutiva e não constutiva (desculpe é uma redondância porque se trata do mesmo significado); É que o Concelho vai para a frente..."
    Sr anónimo,do Unto, apresente: soluções concretas directas e reais;
    Sr anónimo da tal Companhia acha que a Câmara de Nisa é a mais exemplar do nosso país?
    Sr anónimo da Companhia Do Unto ajude os que necessitam, como é caso do Filipe, que foi aqui isentamente tratado pela autora do blog, e deixe-se de fantasias.
    Aliás quem diz o quer ouve o que não quer e quem dos outros fala e deles mumura, pouco pensa e a muito se aventura.

    TINTIM NO CONCELHO DOS KOMUNISTAS

    ResponderEliminar
  9. E ê que pensava que a politica era comá mines... Amor à camisola...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14.1.10

    bem concordo com o que alguem disse sobre os vereadores do ps..mas não são só eles que estao a impedir renovar contratos, pois a senhora vereadora do psd tb nao esta a deixar. Axam que é culpa da presidente? pois entao vao as reunioes de camara e vejam com os vossos proprios olhos o veneno que a oposiaõ tem. nao aprovam nada..eu nem quero pensar se a idalina ou a fernanda fossem presidentes. concerteza que o nosso concelho ficaria cheio de veneno pois é aquilo que corre nas veias daquelas 2 cobras. e nao me digam que isto é mentira pois eu sei o que se passa la....axo que toda a gente devia ir as reunioes para saber o que se la passa e para nao virem dzer mentiras ca para fora nem difanar quem nao merece ser difamado!

    Dinis

    ResponderEliminar
  11. Isto faz-me lembrar aquelas que se embebedam e que tenho que ajudar a vomitar para poderem ir para casa...depois à hora do almoço, dizem que quem bebeu e muito...fui eu...lol

    ResponderEliminar
  12. Desculpem, mas antes de me ir deitar tenho que vos dizer uma coisa!Está-me aqui entalada na garganta!!!Estou-me lixando com a forma como se desculpam com o meu português!A idéia é passar a mensagem e ao contrario do que muitos pensam, a mensagem não passa!
    Por isso perdoem-me!A vocês, que passam a vida a entupir-me com conversas de ***** a caixa do correio electrónico, poupem-me.
    Poupem-me, porque eu estou a chegar a uma fase que se me salta a tampa...e acreditem! Aqui a "je" é louca!Com cartão oficial e tudo...
    Não tentem dizer barbaridades se quer! Eu sou muito melhor do que vocês!Eu estou a lidar com desconhecidos, ao contrário de vocês que sabem quem sou.
    Porque não vêm ter comigo???
    Enxovalham-me!Ofendem-me a mim e à minha familia!Dizem que um cão de Nisa que ladrava já está enterrado, que só já falta matar o resto!Por acaso o nojento que me enviou essa mensagem se estava a referir ao meu pai?????
    É que isto é muito grave...
    Nem têm noção do que fizeram!Agradeço um pedido de desculpa...não perdoado!!!
    Chega!Chega de se escoderem e fingir que são os maiores!Se assunto é pessoal:
    margaridoliveira.naturis@hotmail.com
    É só combinar a conversa. Sejam pessoas e não animais!Digam-me essa fantástica coisas há minha frente!Tenho o direito de saber com quem estou a lidar e por sua vez o direito de me defender...
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo15.1.10

    Dinis/Bento...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo15.1.10

    Dinis/ bento que queres dizer com isso?

    ResponderEliminar
  15. A pedido de:
    O Joaquim Patricio que aparece assinado neste blog é um Nick e nada tem a ver com o sr. Joaquim Patricio que trabalha na CMN.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo16.1.10

    "Dinis/...
    Beato Filipe/...
    Diogo Machado/...

    è so afilhados...

    ResponderEliminar
  17. o Rock e a Amiga17.1.10

    o Rock e a Amiga vêm por este meio comunicar um novo verbo criado directamente pelos filhos de nisa:
    Xenofar!

    Eu xenofo
    tu xenofas
    ele xenofa
    Nos xenofamos
    vos xenovais
    eles (todos) xenofam

    ResponderEliminar
  18. O Património da Deveza



    O arranjo da Zona da Deveza-de-Traz já foi a reunião de Câmara e aprovado. Fazer bem ou menos bem é necessário. Como a Praça da Republica este espaço encontra-se desde há muito abandonado e maltratado. O piso em terra batida era o adequado para as grandes feiras de gado com origens perdidas no tempo, provavelmente desde as origens de Nisa-a-Nova.

    Com o crescimento de Nisa, e consequente aumento da malha urbana, muitas vezes ao "sabor da maré" pelas vias viárias aparece a Rua Dr. Sidónio Pais, Largo da Cabine Eléctrica e Estrada de Montalvão.

    A Tapada da Câmara, onde se situavam as nascentes da Fonte Nova, era a zona de trocas e vendas das vacas. Por serem perigosas, estavam confinadas a esta tapada.

    Nos restantes espaços os animais menos perigosos.

    Toda a actividade desta zona girava em torno da agricultura. Era ver dezenas de carroças e carrêtas de bois paradas ao cair da noite.

    Durante o dia só ficavam as que estavam em reparação ou construção, era uma grande azáfama, não olhando relógios nem dias de semana, guiava-nos a barriga e o sol. Trabalhadores rurais ao serviço dos "senhores" donos da vila, por ex., Dr. Jaime, o Dr. Basso. Também gente livre como pássaros que viviam de alguns poucos hectares de terra. Criavam dois ou três porcos que matavam nos dias frios de Inverno, as aves de capoeira, os derivados como o leite e os ovos juntamente com os produtos da agricultura eram a sua "dieta" alimentar. Vender na Praça ás quintas e domingos dava-lhes algum dinheirinho que em tempos difíceis era religiosamente amealhado não viesse alguma contrariedade.

    Ainda pode hoje ver-se tanto na Deveza-de-Traz como na Deveza-da-Frente algumas casas com duas entradas, a porta de entrada e um portão em arco e alto por onde carrêtas e carroças entravam carregadas dos produtos agrícolas, principalmente fenos.
    Para dar suporte á agricultura havia toda uma série de serviços que se desenvolviam nas Devezas. Uns trabalhavam a madeira na forma mais tosca, outros faziam as rodas, cubos e raios; os ferreiros; cada um era especialista na sua área. Havia também armazéns de lenhas, azeitona e outras, cada actividade localizada na época do ano.

    Na da azeitona havia vários pontos de recolha directa ao produtor que posteriormente a vendiam ao “negociante”.

    Era vê-los juntos e felizes quando iam colocar o ar de ferro na roda de madeira e se deslocavam á ribeiro na "Laje Branca", dia que jorraria algum vinho. Era vê-los passar para a Taberna da Charrinha, do ti “Emil Àrell" ou Cantinho da Sorte, com um quarto de pão, farinheira ou toucinho entre as 10 e 11horas da manhã, onde iam beber o "canudo d´ametade".

    Quero deixar aqui palavras de apreço e de reconhecimento àqueles que fazem parte das minhas memórias, das nossas memórias.

    Desculpem-me pelo uso de alcunhas, pois, alguns não os conheço de outra forma.
    Aos Metildes, Bresungas, Má-Ferreiros Sem-Tripas, Galuchos, Marzias, Raniscas, Belonas, Mouras, Malinos, Polidos, Papa Leites, Freiras, Tuítas, Caritas, Paraltas, Certainhos, Salgueiros, Chorões, Cebolas, Freiras e a tantos outros.
    Honra á vossa memória.



    José Maria Moura 8/10/2008

    ResponderEliminar
  19. Anónimo18.1.10

    ola venho por este meio agradecer a toda a população de Nisa, pelo apoia que me têm dado.

    o meu muito abrigado a todos.

    Filipe Carita.

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...