quarta-feira, 31 de março de 2010

A Caminho da Romaria da Senhora da Graça

Começaram os preparativos para a romaria da Nossa Senhora da Graça.
Os funcionários da Junta pintaram tudo muito bem pintadinho, limparam a àrea incluindo o forno que está apto para ser utilizado e mais um dia muito bem passado se aproxima.
Tomara que a Nossa Senhora não permita que a chuva nos "estrague" o convivio...
O povo de Nisa espera impacientemente o dia que reune todos os conterrâneos.
MAS, POVO DE NISA LAMENTA QUE A "FONTE FRADE" AO FIM DESTE TEMPO TODO CONTINUE A SER ESTE POSTAL DE VISITA QUE NÓS TEMOS POR CÁ...

Nossa senhora da Graça versus Santo António






















Eu ainda sou do tempo em que as nossas capelas estavam abertas ao povo para casamentos e batizados. Agora encontram-se encerradas abrindo portas apenas para o dia da sua Romaria. Perguntamos à Santa Mãe Igreja: Porque nos foi proibido usufruir do nosso patrimonio para celebrarmos cerimónias como batizados e casamentos? É para o bem de quem que estas Capelas não sirvam para usufruo da população?

sexta-feira, 26 de março de 2010

O sentido da Páscoa - Parte I


A palavra PÁSCOA significa "passagem", tanto para os judeus quanto para os Cristãos.

No sentido Judaico, a Páscoa (Êxodo 12:18,19; 13:3-10) é a comemoração da saída do povo de Israel da escravidão do Egito. Começa no décimo quarto, à tarde- isto é, no princípio de décimo quinto dia de Abide ou Nisã, com a refeição sacrificial, quando um cordeiro ou um cabrito inteiro era assado e comido pelos membros duma família com ervas amargas e pães ázimos (sem fermento); nessa ocasião o chefe da família contava a história da redenção do Egito. Os sacrifícios significavam expiação e dedicação; as ervas amargas faziam lembrar da amargura da servidão egípcia; os pães ázimos simbolizavam a pureza (Lev.2:11).

Para os cristãos (católicos e protestantes) a Páscoa simboliza a morte vicária (substitutiva, ou seja, Jesus morreu em nosso lugar para nossa redenção) de Cristo, bem como a promessa de ressurreição e 2a vinda (parousia). Segundo a fonte da Internet (www.zog.com.br) "em 325 d.C., o Conselho de Nicea, composto por membros da Igreja católica, criou a Tabela eclesiástica, baseada na "Lua Eclesiástica", imaginária. Na verdade, o Dia da Páscoa, e o primeiro Domingo depois da Lua Cheia Eclesiástica que ocorre após 21 de março, dia do Equinócio, que é quando o sol passa por sobre a linha da Equador. A Quarta-feira de cinzas acontece 46 dias antes da Páscoa, portanto, a Terça-feira de Carnaval, último dia da festa pagã antes da quaresma."
Fica uma questão central: Qual o seu verdadeiro significado religioso e político da páscoa para hoje ?

Quando partimos destes pressupostos teológicos, podemos afirmar que:

1. A Páscoa tem o sentido de libertação. O maior ato de injustiça é a forma com que um ser humano subjuga o seu semelhante, através da escravidão. Hoje existem várias formas de escravidão: o salário mínimo; a obscuridade dos gastos públicos, bem como prestações de contas duvidosas (Quem sabe que com a Lei de Responsabilidade Fiscal isto possa ser modificado ?), a corrupção e impunidade nos altos escalões do Governo, a ganância pelos juros dos empresários sonegadores e corruptos, etc. Diante da falta de responsabilidade social dos líderes judeus de sua época, Jesus afirmou: "Em verdade vos digo que, quando o fizestes (injustiça social) a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes" Mat.25:40. E o destino destes que escravizam é o "fogo eterno". Mas aos pequeninos, disse Jesus: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." João 8:32

2. A Páscoa tem o sentido de ressurreição. Jesus disse que ele mesmo é a ressurreição e a vida (João 11:25). A ressurreição hoje é a possibilidade do operariado sair de seu flagelo social e ter uma condição digna de sobrevivência e quando as distribuições de riquezas são mais justas. Se nós pudéssemos reduzir a população do mundo inteiro a uma aldeia de 100 pessoas, mantendo as proporções de todos os povos existentes no mundo, esta aldeia seria composta desta forma: 57 asiáticas; 21 europeus; 14 americanos (América do Norte e Sul); 8 Africanos, 52 mulheres; 48 homens; 70 não seriam brancos; 30 seriam brancos; 70 não seriam cristãos, 30 seriam cristãos, 59% da riqueza no mundo seria possuída por 6 pessoas e todas elas seriam norte-americanas; 80 morariam em casas sem nenhuma condição de habitação, 50 sofreriam de desnutrição, 1 estaria para morrer, 1 estaria para nascer, 1 possuiria um computador, 1 teria concluído o curso superior. Para e pense sobre isto.

3. A Páscoa tem sentido de renovação. A Páscoa não é uma liturgia fúnebre, mas a Celebração da Vida e da Esperança Cristã. Jesus veio ao mundo para que tivéssemos vida e vida em abundância (João10:10), bem como vida eterna (João 3:16) "Se alguém está em Cristo, uma nova Criatura é, as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo" II Cor.5:15. Renovação hoje, significa condições mínimas de educação, saúde, trabalho e habitação.


Nossa conclusão é uma oração: "Ó Senhor, nosso Deus, dá-nos a graça de te desejar com todo o nosso coração; e que o nosso desejo nos leve a buscar-te e a encontrar-te; e que, encontrando-te, possamos amar-te. E que, amando-te, possamos odiar aqueles pecados de que nos redimistes." Santo Anselmo.

© Copyright 2001 - Prof. Vanderlei de Barros Rosas - Professor de Filosofia e Teologia. Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro; Bacharel em teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil; Pós-graduado em Missiologia pelo Centro Evangélico de Missões; Pós-graduado em educação religiosa pelo Instituto Batista de Educação religiosa.

http://www.mundodosfilosofos.com.br/vanderlei6.htm

Que pensam os meus conterrâneos sobre a Páscoa ?
Somos religiosos ?
Se somos crentes porque não vivemos o dia-a-dia mediante os ensinamentos de Cristo ?

terça-feira, 23 de março de 2010

Fornos de lenha - I


Uma das coisas que mais unia as mulheres em Nisa era o facto de haver muitos "fornos a lenha" espalhados pela vila. Era na altura da Páscoa, principalmente, que estas iam "cozer os bolos" e faziam desse momento um grande convivio entre as mulheres Nisenses...
Que aconteceu!?
Já não há fornos em Nisa ou deixámos de fazer bolos?!

Rota do contrabando - I


Venho por este meio felicitar todos aqueles que organizaram a Rota do Contrabando que aconteceu no passado sábado. Pelo que sei é um belissimo convivio entre Portugueses e Espanhóis que deve ser assinalado neste blogue. Atendendo ao facto que estamos tão perto uns dos outros, acho importante este tipo de eventos e penso que deveriam repetir-se muitas vezes...
Um obrigada a todos pela acção em particular a Montalvão, Cedilo e à INIJOVEM.



Foto de António Miranda

segunda-feira, 22 de março de 2010

HOMENAGEM - V - "Domingos & Dias Santos"


É com um grande prazer e orgulho que venho homenagear neste blogue, um grupo que merece toda a consideração, respeito e amizade do povo de Nisa, "DOMINGOS & DIAS SANTOS" e a quem desejamos a maior longevidade possivel. Em Nome de Nisa, o nosso muito obrigado

quarta-feira, 17 de março de 2010

NISA - A TERRA DE GENTE BOA ENCAMINHADA PELA VERGONHA




Caros conterrâneos,
é para vocês que eu escrevo.

Hoje assisti ao programa "Você na TV" na TVI, em que se divulgava e muito bem, toda uma riqueza que o Alentejo possui, desde gastronomia, bordados, olaria, monumentos, rotas, enfim, todo um património jamais visto noutros lugares do mundo.
O Presidente da Turismo do Alentejo E.R.T. António Ceia da Silva, e os Embaixadores do Alentejo, Nicolau Breyner e o Paco Bandeira promoveram e a deram a conhecer ao país todo um trabalho que está a ser feito, no sentido de evidênciar ao convite, todos os portugueses a visitar o Alentejo. Um trabalho excelente que conta com o apoio das autarquias, sempre na intenção de divulgar ao máximo toda a nossa cultura. Como todos devem compreender, se este trabalho for bem feito e houver "cumplicidade" entre as entidades responsáveis pelo dito projecto e aqueles que gerem as autarquias espalhadas por este Alentejo fora, é meio caminho andado para o sucesso garantido e já há dados que provam isto, basta ver que no Alentejo disparou a taxa de turismo como nunca.

Fiquei triste!Fiquei triste porque Nisa não existe basicamente. Já poucos são os que se lembram de falar em Nisa.
Apareceu o queijo de São Julião que acabou por ser logo como que "abafado" com o queijo de Serpa...
Nem cantarinhas, nem bordados, nem Gastronomia, nem nada!
Desculpem-me. Este projecto está a ter um sucesso tremendo porque há um trabalho em concordia entre as entendidades que se interessam pelas suas terras...
Não é o Ceia da Silva que tem de vir a Nisa ver onde estão os restaurantes e os "maranhos", as casas de artesanato e as "frioleiras", as queijeiras e o "leite", a olaria e as "cantarinhas"...somos nós, em particular, quem ganha e devia trabalhar nesse sentido que se deveria preocupar em não permitir que sejamos quase como que esquecidos e retirados do mapa...

Povo de Nisa,
Entrem neste site:
http://www.noalentejohamais.com/

Vejam com os vossos olhos, o trabalho que a nossa autarquia tem feito no sentido de querer fazer parte desta excelente campanha! Vejam com os vossos olhos o quanto lhes interessa divulgar a nossa cultura!Vejam ao que estamos entregues!
Basicamente não existimos! Nisa que era o centro do país já quase nem é referenciado...entrem e cliquem no mapa, seguidamente Nisa e vejam o que vem a falar de nós...
Nem quero dizer a raiva que sinto perante esta realidade. A realidade que se vive na minha terra. Como podemos nós continuar a permitir ser geridos por tantos inresponsáveis que parecem "vampiros" a sugar-nos tudo o que temos de bom e a deixarem-nos aqui esquecidos a ressequir até morrer?!

Este fim de semana vai o autocarro novo da Câmara ver a exposição no CCB da artista Joana Vasconceles.
Agora expliquem-me porque é que andamos a evidênciar uma senhora que não tem nada a ver com Nisa, em vez de evidenciarmos o que é nosso e é bom?! Raios vos partam!Então não é nesse dia que se realiza a "Feira dos enchidos de Alpalhão"?!
Tenho orgulho em ser de Nisa! Tenho vergonha de vocês! Já vos chamei todos os nomes que conheço ao cimo da terra...
Será que há DEUS?! Se há, onde andas tu!?

PS- Da minha parte, peço ajuda ao povo de Nisa para me enviarem, ementas de restaurantes onde as pessoas poderão comer com preços, residênciais e pensões onde possam pernoitar com preços, e tudo o que possa convidar os turistas a escolher Nisa para as suas visitas. Não só a nossa vila bem como todo o concelho.
Farei questão de enviar estas informações para "http://www.noalentejohamais.com/" e lutar convosco para que NIsa jamais seja esquecida...
Divulguem isto ao máximo de gente possivel para que possamos fazer um bom trabalho.

margaridoliveira.naturis@hotmail.com

terça-feira, 16 de março de 2010

Nisa precisa de uma Associação de desenvolvimento


Sim 98 (54%)

Não 81 (45%)

Votos apurados: 179

O povo decidiu.

Não, não sou o único! Não sou o único a olhar o céu!!!


Torres Vedras: Oposição contesta aquisição de peça de arte da artista Joana Vasconceles pela Câmara.

Torres Vedras, lisboa, 09 de Março (LUSA)- Os vereadores da oposição na Câmara de Torres Vedras contestaram aquisição pela autarquia de um garrafão de vinho gigante em ferro forjado da artista Joana Vasconceles, tendo em conta o contexto da crise económica.

Retirado de:
http://sic.sapo.pt/online/noticias/ultimas/2010/03/09/torres-vedras-oposição-contesta-aquisição-de-peca-de-arte-da-artista-joana-vasconceles-pela-camara.htm

Ninguém tem nada contra a senhora, muito pelo contrário!
A única coisa que se reclama é o facto de não haver dinheiro para comer mas há para extravagâncias.Este fim de semana lá vai mais uma vez o autocarro da autarquia a uma exposição da Artista Joana Vasconceles. Quando o que haveria de acontecer, a meu ver, era visitas a Nisa para divulgar o que há cá "dentro"!!!
Mas claro!Isso sou só eu a dizer...

Aproveito para perguntar à autarquia onde vai pendurar a Valquiria?!É que já se sabe de fonte segura que a Valquiria tem de sair das Termas...por motivos de "saúde"!

domingo, 14 de março de 2010

BOMBA EM NISA?!Ah TÁ!

A INVEJA - MAL SECRETO OU BEM À VISTA?!


Vida que não é invejada não presta pra nada!!!Será!?
Qual é a vossa opinião sobre a nossa forma de estar e de pensar em NISA?!


Retirado de :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inveja

"Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.

A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, que culminou, então, no sentido que temos hoje.

Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. Isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".

A inveja é originária desde tempos antigos, escritos em textos, que foi acentuado no capitalismo e no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria, popularmente falando, a arma dos "incompetentes".

Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual."
-----------
Retirado de :
http://www.allaboutlifechallenges.org/portuguese/superando-a-inveja.htm

"Superando a Inveja – Um Desafio Diário
Superar a inveja é mais fácil falar do que fazer! Quer seja uma palavra consciente ou um pensamento inconsciente, a inveja é algo que todos nós temos que encarar diariamente. Às vezes esses pequenos pensamentos que entram na nossa mente nem parecem ser inveja… mas são?

"Não é justo que Pedro tem férias mais longas do que eu".
"Os filhos da Joana são tão bem comportados. Gostaria que os meus fossem obedientes também, para que as pessoas achassem que sou uma boa mãe".
"Tiago acabou de comprar um carro novinho. Gostaria que esse carro fosse meu!"
"Tereza foi promovida no trabalho, mas isso deveria ter acontecido comigo".
"Os bíceps de João são perfeitos. Vou fazer exercício até que meu corpo se pareça com o dele".

O que é a inveja? De acordo com o dicionário Webster, a palavra invejoso significa "ressentir ou arder em ciúmes do sucesso, realizações e vantagens de outras pessoas...""

terça-feira, 9 de março de 2010

"Olho Neles"


Como (quase) todos sabem, eu escrevi um livro que relata a história que o meu pai viveu.O meu pai Jorge Oliveira faleceu vitima de cancro do dia do pai em 2007.
Não é a primeira vez que falo neste assunto por aqui.O meu pai era o melhor pai do mundo, como muitos outros pais e mães são para os seus filhos.
Nunca escondi a "paixão" que sinto pela minha familia, pelos meus amigos e pela nossa vila.
Sou grata à vida pelo que sou e tenho, mas nem sempre sei exprimir-me da melhor maneira.Talvez seja esse o grande defeito.
Há quinze dias atrás fui convidada pela Júlia Pinheiro para dar uma entrevista no directo "Tardes da Júlia". Ao principio fiquei renitente. Já passaram três anos desde que escrevi o livro...
Depois de reflectir aceitei o convite. Vou lá amanhã.Trago uma pilha de nervos!Quem me conhece sabe que por si só já sou uma "stressita", agora imaginem como estou.
Aceitei sim e por dois motivos:
Primeiro porque prometi a mim própria que onde quer que esteja o meu pai, enquanto for viva, haverei de relembrá-lo como grande homem que foi e porque com ele aprendi que a vida é acima de tudo dizermos uns aos outros que nos amamos e nos perdoamos por mais dura que tenha sido a nossa atitude...e eu sou assim!Só quem não dispensou um minuto da sua vida para me mim não se apercebeu disso...
Segundo porque sou de Nisa e onde quer que eu vá estarei concerteza a evidênciar os nossos costumes e tradições...
Vou tentar dar o meu melhor e quero que saibam que de forma alguma vos quero desiludir.
Assim sendo, "Olho Neles" de Margarida Oliveira, ou seja, "moi", na TVI amanhã às 14 horas. Até lá, VIVAM OS FILHOS DE NISA E VIVA NISA!!!


Com amizade,

Margarida Oliveira

domingo, 7 de março de 2010

Enxoval - A Valquiria


"...Qual o objectivo da Câmara Municipal de Nisa ao financiar este projecto? Já aqui referi que presumo ter sido promover o concelho de Nisa. Conhecemos assim objectivo e custo. E o benefício?
Em que medida contribui para a promoção do Concelho a exibição de uma peça de arte, que supostamente até deveria estar no Núcleo Central do Museu do Barro e do Bordado (embora eu não consiga vislumbrar muito bem onde, dadas as suas dimensões), no Complexo Termal da Fadagosa de Nisa? Perdoem-me a pergunta, mas não seria melhor divulgado o nosso artesanato se nesse local existisse uma exposição permanente do mesmo e, porque não, a sua venda?
Em que medida contribui para a promoção do Concelho de Nisa a exibição do documentário no sábado passado, na RTP2, com um “share” de audiência de 3,5%, o que o coloca no 39º lugar dos programas mais vistos nesse dia? Ou a sua exibição, em seis dias nos meses de Março, Abril e Maio, no Auditório do Museu Colecção Berardo? Ou a sua exibição no Cine Teatro de Nisa, no dia 18 de Abril, integrado no Festival de Cinema Documental promovido pela INIJOVEM? A quantos cidadãos portugueses ou estrangeiros vai chegar a mensagem? Em quantos vai despertar o desejo de visitar Nisa?..."

Retirado de :
http://maladeporao.blogspot.com/2010/03/fogueira-de-vaidades.html

Leiam o artigo na integra e quero desde já dar os parabéns a quem o escreveu, bem como, agradecer-lhe o facto de me autorizar a publicá-lo.

Qual a opinião dos filhos de Nisa sobre o "Enxoval" que passou na RTP2 este sábado?
(6 de Março de 2010, às 21 horas)

sexta-feira, 5 de março de 2010

Bulliyng em Nisa - Existe ou não ?!


“… 40% das Crianças em Portugal sofre com este problema…”

O termo “Bullying” compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adoptadas por um ou mais indivíduos contra outro(s), causando dôr e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os actos repetidos entre elementos da mesma comunidade(colegas) e o desequilibro de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima. Em princípio, pode parecer uma simples brincadeira mas não deve ser visto desta forma. A agressão moral, verbal e até corporal sofrida pelos alunos, provocando sofrimento na vítima da “brincadeira”, esta pode entrar em depressão.

Os agressores são indivíduos que têm pouca empatia. Frequentemente, pertencem a famílias desestruturadas, nas quais não há relacionamentos afectivos entre os seus membros. Os pais exercem uma supervisão fraca sobre os seus filhos, toleram e oferecem modelos errados para solucionar conflitos ou comportamentos agressivos. Admite-se que os que praticam o “bullying“ têm grande probalidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e/ou violentos, podendo mesmo a tornarem-se criminosos. Os autores do “bullying“ são os alunos que só praticam “bullying“, são os agressores.

O bullying tem motivado pesquisadores, educadores de todas as áreas a estudar as causas que motivam a banalização humana e a perda colectiva de alguns valores sociais e do significado da palavra respeito no relacionamento entre colegas. Palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar uma outra pessoa.


Príncipais tipos de Bullying

◦Físico (bater, pontapear, beliscar, ferir, empurrar, agredir)
◦Verbal (apelidos, gozar, insultar)
◦Moral (difamar, caluniar, discriminar, tiranizar)
◦Sexual (abusar, assediar, insinuar, violar sexualmente)
◦Psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir, ignorar, aterrorizar, excluir, humilhar)
◦Material (roubar, destruir pertences materiais e pessoais)
◦Virtual (insultar, discriminar, difamar, humilhar, ofender por meio da Internet e telemóveis)


Alvos de “bullying” - são os alunos que só sofrem “bullying”

Alvos\autores de “bullying” - são os alunos que ora sofrem, ora praticam “bullying”

Autores de “bullying” - são os alunos que só praticam “bullying”

Testemunhas de “bullying” - são os alunos que não sofrem nem praticam “bullying”, mas têm conhecimento dos envolvidos e convivem num ambiente onde isso ocorre



Efeitos sobre os Alvos incluem

Depressão reactiva, uma forma de depressão clínica causada por eventos exógenos

Stress de desordem pós-traumática

Torna-se também um agressor

Ansiedade

Problemas gástricos

Dores não especificadas

Perda de auto-estima

Medo de expressões e emoções

Problemas de relacionamento

Abuso de drogas e álcool

Auto-mutilação

Suicídio (também conhecido como bullycídio)


Efeitos numa Escola incluem

Níveis elevados de faltas escolares (absentismo)

Alto nível de faltas indisciplinares por males menores

Desrespeito pelos professores

Como agir com uma vítima de BULLYING?
Saiba que ele(a) está a precisar de ajuda

Não tente ignorar a situação

Procure manter a calma

Mostre que a violençia deve ser evitada

Não o agrida ,nem o intimide

Mostre que sabe o que está a acontecer Converse com ele

Garanta a ele que o quer ajudar

Tente indentificar algum problema actual

Com o consentimento dele tente entrar em contacto com a Escola

Procurar auxiliá-lo a encontrar meios não agressivos

Encoraje-o a pedir desculpa ao colega que agrediu

Tente descobrir alguma coisa positiva em que ele se possa sair bem para elevar a sua auto-estima

Retirado de:
http://www.bullyingescola.com/sobre/


Em Nisa isto acontece?!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Fronteira entre Portugal e Espanha - Barragem de Cedillo


Recebe-mos a informação de fonte fidedigna que a Iberdrola, vai voltar a suspender o transito automóvel, no coroamento da Barragem de Cedillo no próximo fim de semana, dias 6 e 7 de Março, devido ao mau tempo que se espera, que se venha a fazer sentir.
A "XVI Matanza Internacional Hispano-Portuguesa" que estava marcada, para este fim de semana, em principio irá realizar-se dia 1 de Maio.


RETIRADO DE :
http://viladnisa.blogspot.com/

Diz-se que as fronteiras europeias estão "abertas".Falso!Como todos nós sabemos a fronteira de Cedillo está "aberta" somente Sábado e Domingo.Pelos visto já nem isso!
Quando é que Espanha e Portugal chegam a um consenso e resolvem tratar esta situação?!
Não há dinheiro para reconstruir a ponte?!
Será que tanto Nisa como Cedillo não iriam ganhar com a resolução desta situação!?
Acho que a actual situação só vem provar que este assunto deverá ser resolvido o mais rapidamente possivel...
Se a ponte não tem condições de segurança...não tem nos dias de semana e não tem nos fins-de-semana. Deixam o trânsito passar Sábado e Domingo porquê?!
Só há perigo nos dias de semana?!
Desculpem-me lá mas isto até me dá vontade de rir...
...nem bom vento nem bom casamento, será?!
O senhor Alcaide António Riscado podia pensar seriamente e em consenso connosco resolver esta situação de uma vez por todas...os filhos de Cedillo e os filhos de nisa agradecem!
Já agora a Senhora Presidente da Câmara de Nisa já fez alguma coisa nesse sentido?!

terça-feira, 2 de março de 2010

Filhos de Nisa podiam dar o exemplo - Primeiros Socorros


Boa tarde Filhos de Nisa.
Sempre achei que uma das maiores "gaffes" do nosso sistema educacional é a falta de preparação que existe da nossa população perante situações directamente relacionadas com a saúde.
Eu senti durante toda a minha vida uma necessidade enorme em querer saber o que fazer em caso de enfarte, de convulção, de falta de ar, de como curar uma pequenina ferida, etc...
Penso que haveria de ser obrigatória a formação basica desta área em qualquer curso, tendo em consideração que qualquer individuo que agora esteja bem de saúde, amanhã poderá não estar.
O nosso centro de saúde só está em funcionamento das 8 da manhã às 20 horas.Se acontecer alguma emergência, a população de Nisa só tem uma hipotese: chamar a ambulância ou o INEM.
Haveriamos de aceitar essa realidade. Deveriamos reconhecer que a nossa população é bastante envelhecida e que necessita de mais protecção...
Desta forma, dirijo-me em especial para a ADN que tem feito imensos cursos que poderão ter saida posteriormente ou não. Este seria um curso que não só seria uma mais valia pessoal, como seria de uma grande importância a nivel local.
Assumindo que este curso não é fundamental no programa escolar, porque não, ser a ADN pioneira nesta acção tão necessária e válida à formação da população?!
Espero que pensem no assunto: Curso de primeiros socorros
-------------------------------------------------
Primeiros socorros são uma série de procedimentos simples com o intuito de manter vidas em situações de emergência, feitos por pessoas comuns com esses conhecimentos, até a chegada de atendimento médico especializado. As situações mais comuns consistem em atender vítimas de acidentes automobilísticos, atropelamentos, incêndios, tumultos, afogamentos, catástrofes naturais, acidentes industriais, tiroteios ou para atender pessoas que passem mal: apoplexia (ataque cardíaco), ataques epilépticos, convulsões, etc.

Todo procedimento de primeiros socorros deve começar com a avaliação das condições da(s) vítima(s).

Deve-se observar sinais (respiração, pele fria, palidez, etc.), sintomas (náusea, dor, vertigem, etc.) e sinais vitais (sinais cuja ausência ou alteração indica grave irregularidade no funcionamento do organismo, como o: pulso, respiração, pressão arterial e temperatura).

Desta forma um ponto importante para o socorrista profissional ou leigo será em primeiro lugar, avaliar o nível de consciência da vítima usando um parâmetro muito simples, chamado A.V.D.I.:

* A (ALERTA): se ao tocar na vítima o socorrista percebe uma reacção espontânea, concluímos que ela está na fase A (ALERTA). Isto é um indício de que existe actividade neurológica;

* V (VOZ): quando a vítima não responde ao ser chamada pelo nome. É bom lembrar que a audição é um dos últimos sentidos a serem perdidos antes de o cérebro entrar em estado de inconsciência;

* D (DOR): feche a mão e com a área da dobra dos dedos friccione o esterno da vítima, que fica localizado no meio do tórax, na junção das costelas. Se houver uma resposta muscular da vítima tanto em tentar inibir o estímulo ou qualquer outra que seja, saberemos que ainda existe uma actividade neurológica funcional, pois o cérebro ainda recebe oxigénio;

* I (INCONSCIÊNCIA): se não houver nenhum tipo de resposta como em não estar em ALERTA, solicitado à VOZ ou à DOR, a vítima está no estágio de I (INCONSCIÊNCIA), no qual o cérebro não recebe mais oxigénio e por falta deste não há estímulo muscular.

Retirado de:
http://esafap2008.blogspot.com/2008/12/primeiros-socorros.html