terça-feira, 29 de junho de 2010

Comunicado da Presidente e do Vereador

http://hotfile.com/dl/51403986/b4afd7f/Comunicado_cdu.doc.html



ESCLARECIMENTO
AOS MUNICÍPES DO CONCELHO DE NISA

Após o apuramento dos resultados eleitorais nas eleições autárquicas realizadas em 11 de Outubro de 2009, a população do Concelho de Nisa escolheu democraticamente os seus representantes políticos, tendo reeleito Gabriela Tsukamoto como Presidente de Câmara e Manuel Bichardo como Vereador, confiando no trabalho da CDU como a força política que legitimamente, durante este mandato 2009-2013 vai conduzir os destinos desta Autarquia.

Passados oito meses após as eleições, os eleitos da CDU na Câmara Municipal lamentam bastante que os Vereadores do PSD – PS que invocam o Estatuto de Oposição, nunca tenham apresentado qualquer proposta ao Executivo e, estejam agora unidos politicamente apenas para dificultar, o regular funcionamento da Autarquia, o desenvolvimento social, económico e cultural do nosso Concelho e servir objectivos que com toda a certeza não servem o interesse público, senão, vejamos alguns exemplos:

1. Os Senhores Vereadores do PS - PSD recusaram assumir qualquer Pelouro, bem como
lugares na vereação em regime de permanência.
Recusaram qualquer cargo em representação do Município, nomeadamente para Presidente da Assembleia Geral da Ternisa e Presidente da Assembleia Geral da Naturtejo;
Recusaram a primeira Proposta das Grandes Opções do Plano e Orçamento obrigando a um “corte” na Receita e na Despesa, comprometendo a actividade do Município;

2. Os Senhores Vereadores do PS - PSD mostram incoerência e discriminação entre as Juntas de Freguesia e instituições do Concelho.
- Porque, tal como consta das Actas, em Reunião de Câmara votaram contra uma doação de equipamento à Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Sr.ª da Graça, mas logo a seguir, votaram a favor uma proposta (da iniciativa da Presidente da Câmara e do Vereador) de doação de um terreno para o Cemitério da Junta de Freguesia de Alpalhão;
- Assumiram critérios discriminatórios na atribuição de subsídios ao Centro Social de Tolosa e à Santa Casa da Misericórdia de Amieira do Tejo

3. Os Senhores Vereadores do PS – PSD mostram falta de respeito e consideração devida aos trabalhadores da Câmara e aos Munícipes.
- Porque sabiam desde Março de 2010 que poderiam dar contributos para a realização do Fórum Social e da Saúde prevista para Junho de 2010 e, apenas por se tratar de uma parceria entre várias instituições de solidariedade social e neste grupo estar integrada a ADN (Associação de Desenvolvimento de Nisa), reprovaram a iniciativa;

4. Os Senhores Vereadores PS – PSD não cumpriram a lei e o Regimento da Câmara Municipal:
- Porque a lei diz que a Câmara deve aprovar as Alterações ao Orçamento que lhe são submetidas e, os Vereadores do PSD e do PS reprovam essas alterações, pondo em causa o regular funcionamento do Município e o serviço prestado aos Munícipes.



- Porque o Regimento da Câmara Municipal dizia até à Deliberação de 16 de Junho de 2010, que a realização das Reuniões de Câmara seriam no Salão Nobre dos Paços do Concelho e, os Vereadores do PS e do PSD sabendo que não foi deliberada antes a mudança do local, faltaram às Reuniões de Câmara legalmente convocadas para os Paços do Concelho nos dias 09 e 15 de Junho de 2010;

Os Senhores Vereadores PS – PSD propõem a realização de uma Reunião de Câmara Extraordinária para dia 14 de Junho, para na mesma ser elaborado um Documento de Compromisso relativo às restrições orçamentais, no entanto, não apresentam qualquer proposta no decorrer da reunião e, remetem para a Presidente de Câmara a elaboração de um Documento de Contenção, contudo depois de muito trabalho dos serviços técnicos da Câmara, surge uma proposta que os Vereadores da Oposição “chumbam” sem apresentarem mais uma vez qualquer alternativa - tal como acontece desde 30 de Outubro de 2009, em que apenas criticam e fomentam a suspeição sobre as decisões que legitimamente tomou o Executivo anterior;

5. Os Senhores Vereadores PS – PSD patrocinam interesses particulares, em violação do Estatuto dos Eleitos Locais: - tal como se demonstra na respectiva Acta do Concurso para o Bar das Piscinas, em que indicam que o vencedor devia ser outro concorrente, contrariando os critérios definidos e Deliberados com o seu voto favorável.

6. Os Senhores Vereadores PS – PSD retiram competências sobre as Obras Particulares, por causa do corte acidental das árvores do largo Heliodoro Salgadoo que são Obras de Empreitada e, da competência própria da Presidente de Câmara, tal como reconhecem;
Assim, a Presidente da Câmara Municipal de Nisa e o Vereador a tempo inteiro, tendo em consideração a campanha de desinformação desenvolvida através de dois comunicados distribuídos pelos Vereadores da Oposição PS – PSD, entenderam prestar estes esclarecimentos.

Consideramos que o desenvolvimento do Concelho não pode ficar refém de atitudes que comprometem a dignidade e ética do órgão Câmara Municipal de Nisa.

Mais importante que ter maiorias absolutas ou relativas, é ter cidadãos eleitos que contribuam para o bom funcionamento das Instituições, respeitando todos aqueles que nos elegeram para desse modo continuarmos a construir mais e melhor qualidade de vida para a população do nosso Concelho.

Nisa, 23 de Junho de 2010

Presidente de Câmara

Maria Gabriela P. M. Tsukamoto

Vereador

Manuel António Rosmaninho Bichardo

sábado, 26 de junho de 2010

PROPOSTA DE TEXTO DE MOÇÃO A APRESENTAR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE NISA EM 28 DE JUNHO DE 2010

A degradação da vida municipal atingiu nivel tal que deixou de ser algo que preocupa uma elite de intervenientes na vida política e civica local.
Está generalizado na população forte sentimento de crítica e preocupação pelo estado a que chegou a situação municipal a todos os níveis e o caminho que segue o concelho.

1.A falta de transparência e comunicação inadequada é substituida cada vez mais por mera propaganda
2.A arrogância que está instalada com atitudes a afastar cada vez mais,dentro do municipio, concelho e diáspora,nisenses de dar contributo para engrandecer a sua terra e o seu concelho. É chocante,particularmente o afastamento de tantas dezenas de homens e mulheres que com trabalho voluntário ,das mais variadas formas,há muitos anos dão o seu melhor sem nada pedir em troca. Em contraste ,permite-se e até se estimula muitas vezes a chamada e entrega de altas responsabilidades municipais a quem em vez do amor à terra apenas «ama» os seus interesses pessois,com situações de «ganhos» consentidos a todo o tipo de oportunistas ,a roçar aspectos de mercenarismo político.
3.A situação é tanto mais grave num contexto de descalabro financeiro em que,a este nivel, já nem ao menos se sabe qual é,de facto, a real dimensão e profunda gravidade.
4.Assiste-se s a um constante apagamento de elementos da memória material e imaterial do concelho e das suas populaçoes,com casos de completa descaracterização.
5.A evolução negativa dos principais projectos de desenvolvimento do concelho dói quando se utilizaram tantos milhões de euros e ,por incompetência absoluta,os resultados visíveis para a população são escassíssimos,face ao desvirtuamento e deturpação na orientação da sua gestão ,ao arrepio completo do espírito originário.
6.A desigualdade de tratamento a cidadãos,trabalhadores e associaçãoes atinge niveis nunca vistos mesmo se recuarmos ao antes do 25 de Abril.
7.A postura de isolamento institucional não tem precedentes na história recente.

A Assembleia Municipal tem o dever ético e político de saber corresponder ao sentimento que hoje passa pelas populações do concelho,pelo que ,face ao exposto e o mais que se pronunciará em intervenção detalhada na reunião,se propõe a aprovação de uma moção de censura à actuação da Presidente da Câmara,responsável principal pelo estado de coisas a que se chegou.

Nisa, 24 de Junho de 2010
Dr. José Manuel Basso


A diferença de trato dado às diferentes freguesias é absolutamente inadmissivel.
A postura de afastamento das populações.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

"El'á Cousas!!!"


Hoje o correio andou a distribuir este papelinho...
Diz-se que esta Moção de Censura é feita pelo Dr. José Manuel Basso.

No toncante à Moção de Censura, não há conhecimento de qualquer documentação que a sustente. Inclusivé, existe um absoluto desconhecimento por parte do grupo do Partido Socialista em que o Dr. José Manuel Basso está integrado. A estrutura principal da Concelhia Socialista de Nisa, igualmente desconhece do que se trata.

Veremos o resultado...

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Rock e Amiga convidam...



Entramos no Verão!
Como nos anos anteriores é muito dificil "sobreviver" ao calor "infernal" que temos por cá.
Este ano em Nisa não haverá Feira da Gastronmia e por isso é necessário que todos nós possamos colaborar uns com os outros, sempre no sentido de não esquecer o que a nossa Vila tem de melhor, a Gastronomia.
Durante o Verão tentarei publicar artigos que incentivem o povo a sair à rua (festas) e também divulgar locais onde poderão fazer uma óptima refeição, bem como o tradicional petisquito e afins...
Como tal, inicio esta fase com o "CAFÉ RESTAURANTE A CASCATA", onde poderão saborear uma óptima refeição, ou o tal petisquito, mas com uma diferença dos outros locais alternativos que circundam a Vila Nisa, numa esplanada.
Poderão começar pelo seu famoso Arroz de Pato, um cozido à portuguesa, umas Febrinhas Pica-Pau, ou até uns Caracóis ou umas deliciosas Ameijoas...Tudo isto a preços acessiveis.
Assim sendo, o "Rock e Amigo" convidam todos aqueles que queiram confiar nas nossas sugestões, a experimentarem a excelente esplanada "A CASCATA".
Até breve :)


Peço a todos os que estejam interessados nesta publicidade que enviem para osfilhosdenisa@otmail.com

terça-feira, 22 de junho de 2010

Sessão de Junho da Assembleia Municipal

Festival do Crato /// E Nisa!?!?!?!

É já no próximo fim de semana que começam as Festas de Vila velha de Ródão.
Dia 25 - Deolinda
- DJ ALVIM
Dia 26 - Mickael Carreira
- DJ Carl



Na Feira do Crato há que destacar uma banda "adorada" dos nossos emigrantes :)
- UB40

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Final de Ano nas Escolas de Nisa


Hoje realizou a festa de final de ano das escolas do concelho de Nisa no cine-teatro de Nisa.
Quero dar os parabéns a todos aqueles que contribuiram para que esta festa. Espero que continuem e contém connosco tudo o que precisarem.

Aproveito para dar os parabéns a todos aqueles que passaram de ano e dizer aqueles que não conseguiram que não desanimarem pois o próximo ano, concerteza, tudo correrá bem melhor.
Quero felicitar os alunos de Nisa que foram premiados pelos seus feitos no decorrer deste ano lectivo e por conseguinte agradecer a todos os professores e respectivos funcionários das escolas do concelho todo o trabalho que dedicam aos nossos filhos.

Para vocês todos,"Filhos de Nisa mais novos", este blogue deseja-vos uma óptimas férias contudo o que mais desejam e mais queiram, mas, com juizinho. :)

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mercado Municipal

Quando estamos em campanha eleitoral, lá vão as comitivas todas distribuir beijos e abraços, promessas de "mundos e fundos" e depois...até prás próximas...
Todos nós sabemos em que estado está o nosso mercado municipal!
A maior parte das lojas estão fechadas para servirem de armazéns para o Municipio.
Por cada loja que se encontra nesta situação, a nossa cãmara está a perder 100 euros por mês.
Não estaremos nós a precisar de dinheiro????
Como me disse alguém que para lá ganha o seu "é vergonhoso o estado a que está a chegar o mercado municipal!As lojas estão quase todas fechadas a servirem de armazém!Querem alugar lojas e dizem que não estão disponiveis."
Será do interesse de quem que cada vez menos haja comercio no mercado municipal???
Será que querem acabar com o nosso mercado???
O Mundo anda louco, só pode!!!

Também se diz que a instituição está em falta com alguns pagamentos por compras alimentares que fez no mercado, será verdade????

Também se vêm lá pessoas a tapar uns buraquinhos nas paredes. Então e tinta "da boa" não há??? É que com cal aguada mais vale estarem quietinhos!

Como vem ai o "I Festival de Peixedo Rio" e até é lá, seria bom que percebessem que jamais deixaremos o mercado municipal ir para o abandono e já agora parem de nos andar a mandar areia pros olhos e façam as coisas em condições!

I Festival de Peixe do Rio

sábado, 12 de junho de 2010

PONTÁ BITÉFES - ADN: Baralhar e dar de novo

Mais um grande artigo do DR Mário Mendes

Vejam o artigo na integra em :

http://jornaldenisa.blogspot.com/

(...)
Ora, essa posição privilegiada obrigaria, como é de lei, por um lado, a que a representante da edilidade e presidente da direcção da ADN levasse a reunião de Câmara para análise e resolução, todos os assuntos de importância relacionados com a ADN e, por outro, fosse a fiel depositária e transmissora das deliberações do executivo relativas àquela associação.
Sabemos que não tem sido assim e logo após a tomada de posse do actual executivo municipal, a recondução do director executivo da ADN, após ter posto o lugar à disposição, foi sancionada com o voto favorável da representante do município sem que a vereação tenha tomado conhecimento e deliberado sobre o assunto. Dito de outra forma, a presidente da Câmara não representou a edilidade, como lhe era, rigorosamente, exigido, mas a si própria.
A discussão sobre a posição da Câmara no contexto dos estatutos da ADN levou a que os mesmos fossem revistos e aprovados, em Março de 2010, desta vez sem a presença da presidente da Câmara e uma vez mais, sem o conhecimento, análise e deliberação do executivo camarário.
Face ao exposto, é, no mínimo, estranho, que o boletim camarário editado pela associação, venha perguntar, em artigo do seu director executivo, “porque será que querem destruir a ADN?”
O título do artigo, consubstanciado na pergunta, dá as respostas, onde não faltam as insinuações sobre o perfil e a falta de legitimidade dos eleitos do PS e do PSD na Câmara de Nisa, apostados, segundo o articulista, em exercer “ uma influência absolutamente negativa e a semear ódios e vinganças”, mantendo “atitudes de terra queimada” que sirva os “interesses pessoais imediatos e políticos de médio prazo”, não especificando quais são uns e outros.
O que salta à vista desarmada é que os “interesses pessoais e imediatos” de quem assina o texto são postos em causa, não por que alguém queira, de facto, “destruir a ADN”, mas tão só porque o concelho de Nisa será muito melhor com uma ADN forte, clara, transparente e, sobretudo, independente, onde as relações institucionais não sejam nebulosas e se saiba, exactamente, onde começa a Associação de Desenvolvimento e acaba a promiscuidade com a autarquia e outros apêndices.
E cabe dizer que não são só os eleitos portadores de “uma imprecisa e discutível legitimidade política” que pensam assim, pois a Assembleia Municipal em sessão realizada no dia 28 de Dezembro de 2009, aprovou, por maioria, com 14 votos a favor, 6 votos contra e 2 abstenções, a constituição de uma comissão destinada ao estudo e análise da problemática relacionada com a transição da ETAPRONI-Escola Tecnológica, Artística e Profissional de Nisa, para a ADN-Associação de Desenvolvimento de Nisa, comissão que foi formada por um eleito de cada força política (PS, CDU e PSD) e que até ao momento ainda não reuniu, não obstante se propor a apresentar resultados até à sessão de 30 de Abril de 2010.
(...)

Concordam com o abate das arvores e as obras do Largo do Boqueirão?

Concordam com o abate das arvores e as obras do Largo do Boqueirão?

Sim - 68 (27%)

Não - 179 (72%)


Acho que ficamos todos esclarecidos!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Como funcionam os concursos na nossa querida instituição - CMN - Piscinas


Antes de mais gostaria que entrassem em :
http://www.cm-nisa.pt/actas/2010/acta_11_2010.pdf
e lessem o que vem lá escrito sobre este concurso...
Igualmente anexo em fotos a carta que o Luis Serralha enviou à senhora Presidente da Câmara, pois não pude digitaliza-la.
Faço questão de vos transmitir que nos concursos públicos as cartas devem ser devidamente fechadas, lacradas e abertas à frente de todos!Tal não aconteceu neste concurso.
Então O Luis apresenta uma proposta de 400 euros
O Pedro uma de 401.
E o Cebola e a Maria 451...
Vá-se lá agora saber porque é que as cartas não iam fechadas...lol

E depois eu é que só sei falar mal das pessoas coitadinhas que são tão honestas!!!
Viva Nisa! Viva a rebaldaria!!!

BOM FERIADO A TODOS

PS- para ler a carta é preciso clicar na foto para ampliar.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pontá Bitéfes: governo e oposição

Leiam mais um excelente artigo do Dr Mário Mendes em :

http://jornaldenisa.blogspot.com/

(...)
A nível local, o cenário é, radicalmente, diferente. A Oposição, opõe-se, faz o seu papel e nunca como hoje em Nisa se ouviu falar tanto de Oposição.
Apresenta-se um “projecto âncora” para o concelho, enquanto as Termas definham a olho nu - por falta de clientela e das medidas que, antecipadamente, deveriam ter sido tomadas - e lá ouvimos nós o discurso da vergasta na Oposição.
Há um espectáculo de teatro de revista em Nisa, com entradas pagas (15 euros) e os espectadores que pensavam que era “Só Rir..., acabam por ter de gramar a mesma choradeira sobre a Oposição e a louvaminha sobre as virtudes da senhora presidente e da Câmara, que tanto apoio dá aos velhinhos.
Não disse, o speaker de serviço, que o espectáculo anunciado há quase um mês, sendo organizado pela ADN e pela Câmara, só foi ao conhecimento do executivo (leia-se Oposição) três dias antes da sua realização.
Estas decisões nem sequer são estranhas. Desde que entrou em funções, após o acto eleitoral de 2001, Gabriela Tsukamoto tem procedido, sempre, da mesma forma.
No primeiro mandato, sem maioria absoluta, “comprou” o apoio da “Oposição” oferecendo aos dois vereadores do PSD, cargos a meio tempo.
Estes, calaram-se, quando deviam, em pleno exercício das suas competências e funções, dizer não e bater o pé, a alguns projectos nefastos para o concelho de Nisa e sobretudo, para a própria vila. A Nisa, “terra, pedra, pedra, terra, pedra, pedra” não “nasceu” sozinha e por obra e graça da Santa Gabriela. Outros também tiveram culpa no cartório, aprovaram, disseram “ámen” e sacudiram a água do capote.
No mandato seguinte, com maioria absoluta, dispôs a seu belo prazer da governação camarária: a Valquíria e o faz, desmancha, torna a fazer, torna a desmanchar, são a imagem de marca deste mandato. A par da derrapagem financeira e dos estrangulamentos que a mesma tem provocado, a vários níveis, bem patentes, aliás, na controversa aprovação do Relatório de Actividades e Contas do exercício de 2009.
(...)

À POPULAÇÃO DO CONCELHO DE NISA - TERMAS DE NISA, PREJUIZO DE QUASE MEIO MILHÃO DE EUROS


É SÓ CLICAR NA FOTO PARA AMPLIAR...

Já vale tudo por aqui...

Este fim de semana houve revista no cine teatro de Nisa.Antes de se iniciar a dita revista, apareceu em palco alguém a ler um comunicado a "dar" uma descompostura na oposição...
Acho sim senhor que todos têm o direito de escrever comunicados.
Só pergunto se essa altura era a mais indicada?!Talvez, não estivessemos nós no cine teatro!
Onde isto já vai...

PS- Já agora se alguém tiver o dito comunicado que me envie para:

osfilhosdenisa@hotmail.com

domingo, 6 de junho de 2010

Onde é que isto vai parar?!


Em Nisa, ultimamente quase todos os fins de semana nos deparamos com cenários lamentáveis.Até agora a "coisa" ainda não teve grandes consequências e eu gostava muito que não tivessem mesmo.
Nós quando saimos fazêmo-lo porque nos queremos divertir, beber um copo com um amigo, dançar, cantar, rir, enfim, confraternizar...
Mas isso tem sido quase impossivel.Porquê?
Porque há uma quantidade de meninos e meninas que para além de não saberem divertir-se, só estão bem a estragar a noite aos outros.
Para além disso, também não percebo qual é aqui o papel das autoridades que pouco ou nada se vêm por ai...
Eu não quero saber o que se passou e nem me interessa.Apenas gostava de dizer duas coisas.É deprimente ver Nisa a ter a fama de ser conflituosa, quando não o é!Todos nós sabemos que estas situação quase nunca são provocadas pelo povo de Nisa...
Segunda, se não se começa a travar estas "palhaçadas" não se admirem se dentro em breve, só houver bares abertos até às duas da manhã.
Porque se aparecerem muitas "queixinhas" desta natureza, as pessoas terão de tomar medidas.Como tal, é lamentável que por uns, amarguem outros!
Ai que saudades eu tenho das gerações anteriores.Basta um dia para pôr tudo com dono!
Eu criei este artigo, não para vir para aqui falar mal de uns e outros, mas pedir-vos que acabem de vez com estas palhaças que já começam a meter nojo!