terça-feira, 31 de agosto de 2010

Parabéns Filhos de Nisa - 100.000 Visitantes



Ao fim de nove meses de vida, o blogue Filhos de Nisa completa cem mil visitantes.
É com grande agrado que verifico que todo o trabalho que tenho dedicado a "esta obra prima" é valorizado até em Tokio.
É obvio que não posso agradar a todos e muito sinceramente, não faço esforço para que isso aconteça.
Não sou dona da verdade, mas sou alguém que muito escuto por estas ruas de Nisa e a quem parte da população, acredita e toma como sua própria voz, grande parte das coisas que por aqui escrevo.
Nunca escondi a ninguém que não acredito na boa vontade de quem gere a nossa terra, até porque à provas disso mesmo, e porque acredito que errar é humano, mas cair duas e três vezes no mesmo erro é burrice!!!Eu sou chata, mas não sou burra e nem admito seja a quem for que venha pra minha terra gozar com os meus conterrâneos e com a cultura da minha terra.
Assim sendo, este blogue tem feito um bom trabalho, principalmente, por aqueles que não estão cá na terra e que não sabem o que se por cá passa e igualmente, por aqueles que cá estão e a quem andavam a tentar "tapar" os olhos com "as verdades" das mentiras mais fantasticas que vi em 33 anos de vida...
Vou continuar a ajudar o meu povo e antecipo-me já dizendo que dentro em breve e com provas autenticadas, o povo de Nisa vai ficar a saber como decorreram as últimas eleições autarquicas em Nisa...caberá depois a cada um gostar de ser chamado de parvo e burro ou não!!!
Obrigada pelas vossas visitas, comentários, sugestões e afins...

PS- Manuel temos de voltar a fazer o Rock e Amiga... :)

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Moção de Protesto

Moção de Protesto


ESCLARECIMENTO DOS VEREADORES DO PS E DO PSD


Usando e abusando da forma e dos meios de comunicação, a Sra. Presidente da Câmara Municipal de Nisa vem a público, através de Comunicado Oficial, informar da “gravidade da postura adoptada pelos outros três membros do Executivo eleitos nas Listas do PS e do PSD”, pelo facto de aqueles terem informado, em tempo útil, que iriam entrar de férias no período de 02 a 20 de Agosto.

Na sua diatribe contra os Vereadores, a Presidente informa a população que apenas ela e o seu Vice-Presidente têm direito a férias, pois são os únicos que exercem a função devidamente remunerados. Segundo a mesma, os Vereadores que não recebem qualquer verba pelo seu contributo na acção autárquica, não têm direito a férias devendo estar sempre disponíveis para as reuniões que muito bem entendam convocar. Assim se explica que, em pleno período de férias dos Vereadores do PS e do PSD, reforce-se, em devido tempo comunicado à Câmara como, aliás, consta da Acta da Reunião de 04.08, em apenas 10 dias úteis tenham sido marcadas 4 (quatro) reuniões de Câmara. Nos mandatos anteriores havia apenas uma reunião de 15 em 15 dias!

O direito a férias é um direito constitucionalmente consagrado! É um direito fundamental atribuído ao trabalhador! A Sra. Presidente da Câmara quer sobrepor a sua vontade à Constituição da República, visando objectivos que não certamente o interesse dos munícipes!

É isto que lhe cumpre informar, segundo afirma! Para a Presidente não se justifica divulgar, porque não é do interesse público (segundo ela), as razões porque:

- Não se realizou a Nisartes 2010 (será porque só em 2010 se pagou a dívida de 2007 e estão por pagar as dívidas aos fornecedores referentes a 2008 e 2009?);
- A Câmara tem sido ameaçada do corte de fornecimento de água, de energia e de outros fornecimentos de bens ou serviços por falta ou atrasos nos pagamentos;
- O Cine Teatro não funciona há meses (continua por pagar o aluguer de filmes?);
- Os comerciantes locais têm reclamado com insistência os pagamentos a que têm direito, por fornecimento de serviços e bens;
- Tem vindo a propor alterações sucessivas ao Orçamento, algumas das quais passíveis de ilegalidade, reveladoras da sua incapacidade de gestão;
- Submete a apreciação do Executivo propostas de alterações orçamentais que violam as leis vigentes, nomeadamente transferências de capital para despesas correntes;
- A Câmara, sócia com prerrogativas especiais na ADN, foi pura e simplesmente destituída desses direitos após elevados investimentos em recursos materiais, humanos e financeiros;

- Transferiu a verba de 40.000 euros do Orçamento de Despesas com Pessoal para rubrica que viabilizasse o pagamento de 60.000 euros à Ternisa, por conta dos elevados prejuízos desta e que a Câmara terá de suportar;
- Ainda não procedeu ao processamento das alterações de posicionamento remuneratório e de avaliação de desempenho, devidamente enquadradas no Orçamento para 2010,

O descaramento é de tal ordem que a Sra. Presidente ousa falar de “boicote” e “chantagem política” por parte dos Vereadores do PS e do PSD! Que exemplo de coerência e de ética é o seu que ainda não se dignou responder a dezenas de pedidos de informação e de esclarecimento formulados há meses e para os quais a Lei determina o prazo de resposta de 10 dias! Na reunião de 28.07 deu um bom exemplo da sua forma de actuar ao exercer o seu direito de voto de qualidade, aproveitando-se da ausência dum Vereador, para recusar uma proposta de apoio ao Grupo Desportivo e Recreativo Alpalhoense, cuja admissão tinha sido aprovada pelos Vereadores do PS e do PSD!

O povo do Concelho e em particular de Alpalhão que julgue!

Não pactuaremos com a mentira, com a incoerência e a ausência de princípios de actuação! A legalidade como exigência e o interesse público como finalidade são alguns dos valores porque continuaremos a pautar a nossa actuação!

É isto que se nos oferece informar a população do nosso Concelho, utilizando a mesma via de divulgação do Comunicado Oficial mas também a sua publicação no próximo Boletim Municipal.



Os Vereadores do PS A Vereadora do PSD


(Idalina Trindade) (Francisco Cardoso) (Fernanda Policarpo)

Nisa, 25.08.2010

domingo, 29 de agosto de 2010

Promessas e mais promessas...

"A senhora presidenta devia explicar porque é que foi uma das bandeiras de campanha os livros gratuitos para as crianças, e nada, ano a começar e pais a entrar.
Os subsidios concedidos têem por base a devolução dos livros para serem aproveitados no ano seguinte, nunca isso se fez, porquê?

A Câmara faz alarde de que "oferece" metade do passe aos meninos que forem estudar para Portalegre ( desde que não exista em Nisa o curso que escolhem), pois bem caros conterrâneos, mais uma mentira.
Se tirarem o passe na rodoviária em Portalegre pagam exactamante o mesmo que em Nisa porque o desconto de 50% foi instituido pelo Governo e não pela Câmara, aliás como tudo o que diz respeito ao sistema educativo."

Carlos Silva

Achei que este comentário deveria ser debatido em post.
Digam de vossa justiça e aproveito para agradecer a quem o escreveu...

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

7 Maravilhas do Alentejo: Distrito de Portalegre com 14 maravilhas em competição

A iniciativa “7 Maravilhas do Alentejo” conta com a participação de vários concelhos do distrito de Portalegre, entre os quais Arronches, Avis, Elvas, Marvão, Nisa e Portalegre.

Este concurso é organizado pelo Jornal Margem Sul Online, com o apoio dos Governos Civis dos quatro distritos da região, com o objectivo de promover o Alentejo.

O Município de Arronches concorre a este concurso com a Igreja Matriz e com as Pinturas Rupestres. Enquanto que, Avis elegeu o Centro Histórico e os Montados de Sobro e de Azinho para representarem o concelho.

Já Castelo de Vide colabora com este evento com a Judiaria Medieval/Sinagoga e com a Semana Santa.

A cidade de Elvas vai a votação com o Aqueduto da Amoreira e com as Muralhas Seiscentistas.

A Câmara Municipal de Marvão decidiu juntar-se à iniciativa candidatando a Fortaleza de Marvão e Vila Amuralhada, bem como a Cidade Romana de Ammaia.

Os Alinhavados e a Olaria de Pedrada são as duas maravilhas que concorrem pela vila de Nisa. Sendo que, Portalegre vai concorrer com a Tapeçaria e com a Vila de Agrete.

O jornal visa assim nomear de entre 30 candidaturas municipais, as “7 Maravilhas do Alentejo”, eleitas pelos cidadãos através de votação online, que decorre até ao dia 30 de Setembro, no site www.margemsul.com.pt

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Naturtejo - Que tem beneficiado Nisa com este "investimento"?

"A Naturtejo - empresa intermunicipal de promoção turística que engloba os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Nisa - assinala que a aprovação do Geoparque pela UNESCO “marca o reconhecimento do trabalho efectuado por esta empresa intermunicipal, e por todos os que com ela colaboraram, com destaque para as autarquias e respectivos técnicos, e de várias pessoas e instituições. Perante as novas responsabilidades inerentes à concretização do Geoparque, a Naturtejo EIM espera continuar a merecer o consenso dos intervenientes e a beneficiar da colaboração de todos para, em conjunto, dignificar e potenciar este projecto que constitui uma mais-valia para a nossa região e para o país, dado que estamos colocados, de forma saliente e preferencial, na Rede Global de Turismo de Natureza, sob os auspícios da UNESCO.”
Valorização do património geológico a nível internacional.
A Classificação do território como geoparque representa uma valorização do património geológico a nível internacional. A região de imediato beneficia de maior visibilidade e da promoção internacional associada a uma marca de qualidade. Qualquer geoparque disponibiliza informações sobre todos os outros congéneres. Logo, os turistas que passam por um geoparque da Europa ou até da China, ficarão a conhecer o da Naturtejo. A classificação da UNESCO é “um selo de qualidade”, reconhecido internacionalmente. Em todo o Mundo existem 37 geoparques, 25 dos quais na Europa.

O que é um geoparque?
De acordo com a UNESCO, um geoparque é um território de limites bem definidos com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento sócio-económico local. Deve abranger um determinado número de sítios geológicos de relevo ou um mosaico de entidades geológicas de especial importância científica, raridade e beleza, que seja representativa de uma região e da sua história geológica, eventos e processos. Poderá possuir não só significado geológico, mas também ao nível da ecologia, arqueologia, história e cultura."

Fonte: http://www.cm-nisa.pt/unescogeoparque.html

Nisa paga uma quota anual à Naturtejo para que possa fazer parte da mesma.
Pergunto:
Até que ponto é que a vila de Nisa é beneficiada com este investimento?!

Vila Velha de Rodão ou Nisa????



Gostava de saber se nós Nisenses somos agora "Damas de companhia" de vila velha de Rodão?
Vejam amanhã a RTP 1 e percebam...Será que nós não somos dignos, por exemplo, de ser presenteados com o programa de verão da RTP, na nossa Praça da Republica???
Se formos, virá Vilha Velha a "reboque"???

Será que vamos viver todos a "mielas"???

"7 MARAVILHAS DE PORTUGAL
Portas de Ródão (Nisa / V.V. Ródão)
Programa Verão Total | Directo RTP 1
20 de Agosto | 10 às 18 horas"

Festa na Piscina

Comunicado da Presidente da Câmara

NISA: Comunicado "oficial" da Presidente da Câmara
Com o pomposo título de "Comunicado Oficial" recebemos da Câmara de Nisa, o que vulgarmente se designa por Nota de Imprensa, assinada pela presidente da autarquia, Gabriela Tsukamoto e que transcrevemos na íntegra.
"Como eleita e Presidente do actual Executivo da Autarquia, sinto neste momento o dever de divulgar publicamente e apenas na perspectiva do interesse público da população deste Concelho de Nisa, a gravidade da postura adoptada pelos outros três membros do Executivo eleitos nas Listas do PS/PSD, que comunicaram por e-mail no dia 30 de Julho que estariam ambos em gozo de Férias no período de 02 a 20 de Agosto, impedindo deste modo o normal funcionamento da Câmara Municipal de Nisa. Mais informo, que há semelhança de mandatos anteriores, foi pedido aos membros do executivo que comunicassem, em tempo útil, o seu período de férias, de forma a viabilizar o funcionamento das reuniões da Câmara Municipal de Nisa.
Face ao exposto e pela aplicação do Estatuto do Direito de Oposição, sabemos que o referido direito a férias é apenas concedido aos eleitos com pelouros em regime de permanência nos termos do nº 2 do Artº 5º da Lei nº 29/87 de 30 de Junho – Estatuto dos Eleitos Locais, pelo que, os referidos Vereadores ao serem regularmente convocados para comparecerem nas Reuniões de Câmara, estão obrigados a comparecer às mesmas, sob pena de pelo menos causarem as seguintes consequências:
1. Paralisia da actividade do Município e dos respectivos Serviços;
2. Prejuízos para o Município por incumprimento atempado das suas obrigações;
3. A perda de Mandatos dos mesmos Vereadores, de acordo com a Lei da Tutela Administrativa, devido às sucessivas faltas injustificadas como Eleitos do PS/PSD;
4. Impedir a Câmara de tomar decisões/deliberações importantes para o desenvolvimento local e para o dia-a-dia de toda a Comunidade deste Concelho;
5. Atraso considerável na resolução dos interesses legítimos dos Munícipes, que serão os principais lesados nos seus mais elementares direitos;
Acresce, que em executivos anteriores, com ou sem maioria, tal situação nunca se registou. Sempre existiu a consciência do estatuto de eleito; em que o serviço público, a coerência e a ética dos eleitos se sobrepõe ao boicote e à chantagem política.
O povo do Concelho que julgue!
É tudo quanto me cumpre informar à população do meu Concelho,
A Presidente da Câmara Municipal de Nisa,
Nisa, 13 de Agosto de 2010

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Festa do emigrante

Festa no Bokas


Sangria jarro - 5 euros

Comunicado do SPORT NISA BENFICA

Comunicado

Entre 23 e 25 de Julho, o Sport Nisa e Benfica realizou as Festas de Verão, junto ao Mercado Municipal, com assinalável sucesso, relembrando o seu 75.º aniversário.

Tendo como objectivo a angariação de fundos que visam essencialmente dar dinâmica a um clube com história e pergaminhos no concelho e no distrito e que durante anos tem levado o nome de Nisa pelos diversos cantos do país, o Sport Nisa e Benfica realizou as Festas de Verão, reavivando a memória dos nisenses e ilustres visitantes que se recordam das antigas Festas do Povo, organizadas por aquele clube.
Com um programa bastante diversificado e atractivo, afluíram em grande número pessoas vindas de toda a região, que deram brilho e alegria às noites de Nisa entre 23 e 25 de Julho.

Sendo assim a direcção do Sport Nisa e Benfica agradece a "todos aqueles que contribuíram para o sucesso das Festas”, dando especial destaque para o “contributo que a Câmara Municipal de Nisa, as Juntas de Freguesia de Nossa Sr.ª da Graça e Espírito Santo deram através da montagem de estruturas e sua manutenção”.

Finalmente, a Direcção do Sport Nisa e Benfica relembra e agradece "àqueles que não fazendo parte do corpo directivo do Sport Nisa e Benfica contribuíram de forma memorável para a organização dos festejos”, deixando um “agradecimento muito especial ao João Malpique, que impulsionou e motivou a realização das Festas de Verão”.



A Direcção