terça-feira, 23 de novembro de 2010

Nisa ajuda Cáritas e a Cáritas ajuda os que mais precisam ;)


Venho por este meio, comunicar a toda a população do concelho de Nisa, que se estiverem interessados em colaborar com a "Cáritas" doando roupa, alimentos e brinquedos, deverão deslocar-se e entregá-los na "JAC" (penso que é assim que se escreve), ao lado da Igreja Matriz, em Nisa, todas as 3ªs e 5ªs Feiras das 15 h 00 m às 17 h 00 m, para que a "Cáritas" possa distribui-los por quem mais necessita...
Não custa nada ajudar :)

Em nome de quem recebe,

MUITO OBRIGADO

PS - Este trabalho será efectuado em Nisa, durante todo ano, porque "aqui é todos os dias Natal"... :)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Albergaria do Tejo
















A população de Nisa quer que os culpados pelo estado de degradação da Albergaria do Tejo assumam essas responsabilidades ?

Sim 184 (87%)

Não 26 (12%)

Talvez 1 (0%)


A população de Nisa quer a Albergaria do Tejo recuperada ???


sim 157 (79%)

não 34 (17%)

talvez 7 (3%)


Vamos lá saber a opinião da população, de forma educada, para que possa publicar todos os comentários.
Quem é ou são, os responsáveis pelo estado da Albergaria?
Estes devem ser responsibilizados pelo sucedido?
Essa responsabilização irá contribuir de alguma forma para que se encontre solução para "renovar" a Albergaria, ou será apenas pura quezilia politica?
Qual seria a melhor solução para o estado em que a Albergaria se encontra?

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Constituição do Conselho de Administração da Empresa Municipal “Ternisa, E.M.”.

Traduzindo:

"Assim, após a efectivação do intervalo solicitado, a Câmara Municipal de Nisa reunida aprova, por unanimidade, a constituição do Conselho de Administração da Empresa Municipal “Ternisa, E.M.”, nos termos propostos verbalmente pela Presidente do Executivo, como a seguir se refere:
- A designação do Sr. Dr. João Nuno Ferreira Moniz para Presidente do Conselho de Administração da Empresa Municipal “Ternisa, E.M.”, para exercer funções executivas imediatas;
- A Designação do Sr. Dr. Serpa Soares e do Sr. Carlos Parreira, para exercerem funções como Vogais do referido Conselho de Administração;
- A nomeação do Dr. Serpa Soares e do Sr. Carlos Parreira é feita até ao final do corrente ano de 2010, verificando-se a sua substituição, caso o Executivo assim o entenda, a partir de Janeiro de 2011."

Fonte:
http://www.cm-nisa.pt/actas/2010/acta46_2010.pdf

ACTA Nº 46/2010, DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2010/NOVEMBRO/10

Ponto Nº 9 - GAP/PC - Deliberação Nº 565/2010
Constituição do Conselho de Administração da Empresa Municipal “Ternisa, E.M.”.

"a Presidente da Câmara apresentou uma proposta verbal, nos termos da qual propõe o nome do Sr. Dr. João Nuno Moniz para ocupar o lugar de Presidente do Conselho de Administração da “Ternisa” e do Dr. Serpa Soares e do Sr. Carlos Parreira, para os lugares de Vogais do mesmo órgão, sendo que estes, ocuparão o lugar só até final do corrente ano de 2010 e são propostos para o mesmo devido ao facto de encontrarem a exercer o cargo (ainda que a título provisório), terem conhecimento dos assuntos relacionados com a empresa e não ser aconselhável estar-se a fazer uma mudança total nos membros que compõem o referido CA, por outros que não conhecem o mesmo."

"...a Vereadora Idalina Trindade referiu que a gravidade da situação económico-financeira em que se encontra a Empresa Municipal, com um prejuízo de quase meio milhão de euros no exercício de 2009 e que será seguramente muitíssimo maior no ano de 2010, com a agravante de ter que ser a Câmara, enquanto sócio maioritário da Empresa, a ter de cobrir os respectivos prejuízos na proporção da sua participação no capital social..."

"...tendo-se recorrido à contratação por tempo indeterminado de Directores com vencimentos principescos sem a salvaguarda dos fluxos de utentes..."

"...Foi pois neste contexto que apresentou os nomes do vereador Francisco Cardoso, do Dr. José Manuel Basso e do Dr. Nuno Moniz. Quanto ao segundo havia já a Sra. Presidente, em 16 de Junho e por escrito, através da Informação Proposta nº 36/2010 proposto o seu nome para presidente do Conselho de Administração, talvez recordando as palavras que igualmente proferiu sobre o mesmo e que constam da acta da reunião da Câmara Municipal realizada em 20 de Abril de 2005: “Também reconhece que, se não fosse o Dr. José Manuel Basso, o termalismo neste concelho não teria singrado (…)”. Sendo por demais conhecidas as diferenças ideológicas entre ela própria Vereadora Idalina e o Dr. Basso, tal situação não pode ser inibidora de considerar e reconhecer que estando em causa o futuro do Complexo e dos trabalhadores que ali desempenham a sua actividade, a política não pode nem deve determinar o seu comportamento, pensando que mais do que ninguém no concelho, o médico José Manuel Basso possui a experiência, a competência técnica e o gosto pelo termalismo, daí a inclusão do seu nome na proposta, estranhando a rejeição liminar da Sra. Presidente depois de o ter ela mesma proposto.(...)"
Ora diz uma coisa ora diz outra...:)

"...Sra. Presidente, que mantém os dois vogais actuais até final do presente ano, (e exclui os demais nomes propostos(...)
O Vereador Francisco Cardoso referiu que sentia alguma dificuldade em perceber as constantes mudanças de opinião sobre este assunto, da Srª Presidente, pois, na primeira proposta formal sobre a composição do Conselho de Administração da Ternisa, a mesma apresentou o nome do Dr. José Basso, dizendo que era a pessoa que para além de ser “um filho da terra”, desde sempre esteve ligado à implementação do Projecto das Termas, agora, segundo diz, já não serve."

"...os vereadores do PS sugeriram a continuidade da actual Administração interina até ao final do ano, a Srª Presidente não aceitou e insistiu na urgência da nomeação de nova Administração, porque as pessoas não queriam continuar e ela não podia continuar a abdicar do seu adjunto, Sr. Carlos Parreira, agora, já não se importa que ele fique na Administração, até final do ano!. São demasiadas contradições, num tão curto espaço de tempo. Voltando à proposta agora em discussão, apresentada pela Srª Presidente, referiu o Vereador Francisco Cardoso que, a continuidade dos 2 vogais, até agora interinos, merece-lhe alguma reserva, pois, receia que a informação a prestar ao Executivo continue a ser pouco fiável, recordando que, ainda há pouco tempo, por exemplo, segundo os dados fornecidos pelo Sr Carlos Parreira, o nº de utentes recebidos na Ternisa, de 1 de Janeiro a 31 de Agosto, foi de 1328, uma semana mais tarde, segundo os dados do Dr. Vinagre o nº de utentes no mesmo período foi de 1808, ou seja, uma diferença de 480 utentes!(...)"

Vereador Cardoso apresenta uma proposta que foi recusada pela senhora Presidente:
"...Resta acrescentar que, quer o Dr. José Basso, quer o Dr. Nuno Moniz, quer eu próprio, ao nos disponibilizámos para assumir a Administração da TERNISA, fizemos questão de sublinhar que, nesta difícil situação financeira que o Complexo atravessa, o fazíamos motivados por um forte espírito de missão, sem qualquer interesse financeiro, não querendo ter qualquer remuneração pelas funções a desempenhar.(...)"


Fonte:
http://www.cm-nisa.pt/actas/2010/acta46_2010.pdf

ACTA Nº 46/2010, DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2010/NOVEMBRO/10

"A Vereadora Fernanda Policarpo referiu que, na escola de Nisa, a cantina continua a fornecer só canja e sopas de pacote porque, como lhe foi dito, a varinha mágica a que já se referiu, continua avariada, como avariada está uma que a funcionária levou de sua casa para tentar resolver a questão. Foi-lhe dito que aquele aparelho ainda não foi reparado por não haver cabimentação orçamental.
...
A Presidente da Câmara informou, relativamente ao que se passa no refeitório da escola, referindo que o problema com o arranjo da varinha mágica não tem nada a ver com a cabimentação orçamental, mas sim com o facto de o aparelho ser proveniente do refeitório da Escola E.B.-2,3 e por pensarem que o mesmo não pertencia ao património municipal e, assim, não se poderia pagar a sua reparação, tendo informado que já despachou no sentido do mesmo ser arranjado."

Fonte:
http://www.cm-nisa.pt/actas/2010/acta46_2010.pdf

Quem quer contribuir com um euros para comprar uma "caixa" de varinhas mágicas!?!?

ACTA Nº 46/2010, DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2010/NOVEMBRO/10

"Sobre a Festa de Natal do pessoal do município, pensa que a mesma não deverá ser feita nos moldes em que tem sido, com todos aqueles gastos com prendas e jantarada para as famílias, ela própria na qualidade de Vereadora participou na que foi realizada no ano de 2009 para ter a noção exacta de como as coisas aconteciam e de lá veio após um belo jantar com um cheque oferecido à sua filha, como às outras crianças, no valor de 30,00 €, tem que haver alguma contenção e essa festa deve focar-se nas crianças, devemos realizar a festa do Natal aproveitando e rentabilizando as estruturas que existem, para proporcionar um momento de divertimento às crianças, pensa que o centro Social dos Trabalhadores do Município, se concordassem, podiam organizar no Cine-Teatro um espectáculo Infantil de Natal, com Palhaços e Mágicos em que as crianças pudessem participar espontaneamente e no final o Pai Natal oferecia um presente às crianças a ser adquirido no Comércio Local, escolhendo-se um tipo de brinquedo, objecto de uso escolar ou pedagógico ou até uma peça de vestuário em função dos grupos etários e dos respectivos interesses próprios da idade, porque a magia do Natal é para as crianças e é para elas que devemos investir nesta quadra até porque o dinheiro não abunda;
Sobre as iluminações de enfeite de Natal, disse que, também aqui, podem ser aproveitadas as capacidades dos trabalhadores do município para improvisar algo com a “prata da casa”, de modo a não se entrar em despesismos, talvez a construção de uma estrutura metálica em tamanho grande com a forma de uma árvore de natal que depois seria electrificada com iluminação de várias cores e colocada no centro da Praça da República junto ao lago para reflectir na água."

Fonte:
http://www.cm-nisa.pt/actas/2010/acta46_2010.pdf


Vivam as jantaradas...pagas com o dinheiro de quem????Ah pois...

ACTA Nº 46/2010, DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2010/NOVEMBRO/10

"- Atribuição de subsídio de 30.000,00€ à Associação NISA.COM, através da Deliberação nº 363/2009, de 19 de Agosto de 2009 por trabalhos realizados durante os anos de 2008 e 2009, nomeadamente a elaboração de um Regulamento de Esplanadas e a elaboração dos projectos de QUIOSQUES da Praça da República em Nisa que, se foram os que lá estão, foi um dinheiro muito mal empregue, e o regulamento de esplanadas está feito e porque era preciso dar dinheiro à Nisa.com para o fazer? Mais um subsídio através dessa mesma deliberação, no valor de 1.700,00 € para compensar o apoio e acompanhamento aos empresários do concelho, que tipo de acompanhamento foi este? Quais foram afinal as mais-valias de tudo isto? O que é que se passa com esta Associação para além de, ao que se sabe, dar emprego a uma pessoa das relações sociais e amizades da Sra. Presidente da Câmara, que trabalho já desenvolveu e está a desenvolver?"

Fonte:
http://www.cm-nisa.pt/actas/2010/acta46_2010.pdf


E quem é que paga os 7 meses de renda atrasada à esposa do "Ti Ferreira"??????

ACTA Nº 46/2010, DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2010/NOVEMBRO/10

"- Associação RURAT de Amieira do Tejo: a Câmara em 15 de Outubro de 2008 de acordo com a Informação/Proposta nº 17/2008 do Gabinete de Planeamento cuja cópia requer lhe seja entregue, aprovou a adesão a uma candidatura que a RURAT pretendia apresentar ao Eixo 4-do P. O. Alentejo para Recuperação e Gestão do Património Devoluto e a Promoção da Intervenção do Património Ambiental e Cultural de Amieira do Tejo cujas acções a realizar ascendiam a um valor estimado de 290.000,00 € - qual é o ponto desta situação uma vez que não se vê nada acontecer neste campo na freguesia de Amieira do Tejo;
- Rede de Turismo de Aldeia do Alentejo: a Câmara de Nisa aderiu em 20 de Março de 2009 a esta Rede mediante o pagamento anual de 1.000,00 €, tendo em vista a integração de Amieira do Tejo nessa Rede por já possuir uma Unidade de Turismo Rural – qual é o ponto de situação, que acções foram promovidas em benefício do desenvolvimento turístico desta freguesia histórica, em que é que houve benefícios decorrente desta adesão, o que é que mudou para melhor depois desta adesão?"

Fonte:
http://www.cm-nisa.pt/actas/2010/acta46_2010.pdf

ACTA Nº 46/2010, DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2010/NOVEMBRO/10

"- Atribuição de subsídios às juntas de freguesia, nomeadamente para realização de obras até 25.000,00€ e estado da transferência de verbas ao abrigo do protocolo de transferência de competências por entender que as Juntas de Freguesia devem ser tratadas segundo o princípio da igualdade, justificou esta sua preocupação pelo facto de ter assistido na última sessão da Assembleia Municipal a uma intervenção do Presidente da Junta de Freguesia do Espírito Santo queixando-se de dívidas da Câmara para com esta Junta de Freguesia."

Fonte:
http://www.cm-nisa.pt/actas/2010/acta46_2010.pdf

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

REUNIÃO ORDINÁRIA DE 10 DE NOVEMBRO DE 2010

REUNIÃO ORDINÁRIA DE 10 DE NOVEMBRO DE 2010
ORDEM DE TRABALHOS Nº 46/2010
INÍCIO – 14H00 | LOCAL – AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL

"
- DISPONIBILIZAÇÃO DE TRANSPORTES DO MUNICÍPIO

- ATRIBUIÇÃO DE NÚMERO DE POLÍCIA A PRÉDIO SITO EM NISA, NA RUA VASCO DA GAMA
REQUERENTE: TIAGO MIGUEL CARITA BIZARRO BOTAS

- APOIO TÉCNICO PARA ELABORAÇÃO DE PROJECTO
REQUERENTE: NISACOOP, CRL

– CONSTRUÇÃO DE MURO EM PRÉDIO SITO NA RUA FRANCISCO DIOGO PINTO, Nº 6, EM MONTE DO ARNEIRO
REQUERENTE: ANTÓNIO LOPES CARRILHO

– ALTERAÇÃO DO ALÇADO PRINCIPAL DE PRÉDIO SITO NO MONTE FILIPE, EM ALPALHÃO
REQUERENTE: NISACOOP, CRL

– AMPLIAÇÃO DE MORADIA NO PRÉDIO RÚSTICO “COUTO DA FONTE VELHA”, EM ALPALHÃO
REQUERENTE: ARMINDO JORGE REAL

- "CONSTITUÇÃO" DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA MUNICIPAL “TERNISA”

- INCLUSÃO DE ASSUNTOS NA ORDEM DE TRABALHOS

-INTERVENÇÃO DE MUNÍCIPES

-APROVAÇÃO DAS DELIBERAÇÕES EM MINUTA"


Fonte:
http://www.cm-nisa.pt/actas/2010/ot_46_2010.pdf

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Ora reza quem deve VERSUS ora opina quem pode...

"A Câmara de Nisa se prepara para mais uma iniciativa vergonhosa e propagandística, ao convidar as pessoas e famílias que vão fazer a Crisma para um almoço, pago pelo erário público. A iniciativa é tanto ou mais vergonhosa, quando se comemora o Centenário da República, não respeitando a neutralidade de uma instituição municipal em matéria religiosa e por ser um precedente gravíssimo de que não há memória, nem mesmo nos tempos do fascismo. Uma Câmara, neste caso, comunista, imiscuir-se em assuntos da religião é uma afronta a todos aqueles que professam outras confissões religiosas ou simplesmente, nenhuma, defendendo a laicidade do Estado, uma das bandeiras de qualquer Estado moderno que se preze.
O facto é ainda mais grave quando a mesma Câmara, interrompendo uma prática usual e a meu ver justa, recusou por duas vezes, neste ano, o almoço aos dadores de sangue que para o efeito, voluntária e generosamente, se deslocaram ao Quartel dos Bombeiros para doarem um pouco do seu sangue à Associação de Dadores de Sangue do Distrito de Portalegre.
Se já era grave que a Câmara anunciasse e publicitasse no seu site a visita do Bispo, este acto da senhora Presidente é indecoroso e mostra bem que, mesmo em tempo de crise e contenção, tudo vale para fazer campanha, sendo que, neste caso, talvez o "santo se volte contra a esmola".
Não tenho palavras para conter a minha revolta e indignação. Estou chocado com esta atitude Câmara Municipal, como munícipe, como cidadão..."

Um anónimo "porreiro" :)

Viagem...paga pela Junta.

"A Freguesia de Nossa Senhora da Graça promove no dia 20 de Novembro, um passeio à Quinta dos Loridos (Bombarral) e ao Oceanário (Lisboa). O passeio é aberto a todos os residentes na freguesia, suportando a Junta os custos da viagem e também o passeio de comboio na Quinta dos Loridos. Quem pretender pode almoçar no restaurante da Quinta (refeição completa com o custo de 12,5 euros por pessoa) ou levar o farnel. A entrada no Oceanário é também paga de acordo com o escalão etário dos visitantes. As inscrições estão abertas na sede da Junta de Freguesia até 16 de Novembro."

Fonte:

http://jornaldenisa.blogspot.com/

Quando é que a Junta tem dinheiro para arranjar a fonte Frade?????????????

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Recordações...


Devemos ser honestos.
A nossa fonte, onde estava, de forma alguma, se enquadrava com as alterações da Praça da Republica...
Mas vocês acham que a nossa fonte está no sitio certo???
Para quem não sabe, a fonte está basicamente escondida e ao abandono, em frente ao restaurante "As Três Marias"...
Se a tivessem posto em frente, por exemplo, ao café a "Lareira" talvez a estima fosse outra...digo eu!!!
Nesta terra, dá-se mais ênfase a contentores pro lixo do que...está calada e cala-te!!!

PS- Este post surge porque no fim de semana passado, várias pessoas que resolveram passear por Nisa fizeram questão de deixar esta opinião por ai...a dos contentores...

Visita do Bispo a Nisa


"Bispo de Portalegre e Castelo Branco, D.Antonino Dias visitou a Câmara Municipal de Nisa. Integrada na Visita Pastoral ao Concelho de Nisa de 2 a 7 de Novembro."

Fonte:

http://www.facebook.com/search/?init=quick&q=tsf&tas=0.21621838273015265&ref=ts#!/profile.php?id=100000791628003