quarta-feira, 25 de abril de 2012

Comemorações do 25 de Abril

Todos os anos se repetem as comemorações. Este ano não foi excepção. A emoção e a sensibilidade, de quem viveu Abril, mais uma vez, foi recordada. 25 de Abril sinónimo de Liberdade. Só se for de expressão!Digo eu!Já vivi no tempo das "vacas gordas", como disse o Doutor Santana, quando o dinheiro vinha pra Portugal, num abrir e piscar de olhos. Dinheiro esse, que não foi devidamente investido, e hoje a crise que vivemos, é o reflexo disso mesmo!

Nisa está a morrer. A cada dia que passa se nota mais, a prisão que se vive nesta terra!Prisão, sim! Eu disse prisão!Pessoas que não tem emprego ou trabalho, como lhe queiram chamar, fruto da má gestão do País, mas também Concelhia, como disse e bem, o Dr. Toco.Dinheiros que andaram a voar e a fazer magia, como foi o caso da Albergaria!Com foi o caso da Ternisa... Nisa foi madrasta, para os da Terra. Mãe querida, para quem, por sorte dos conhecimentos, conseguiu aqui "aterrar"!

Mas isto é como no futebol. Pouco se poderá fazer, até que alguém com coragem e determinação, resolva dar a volta, a este sistema viciado que se vive em Nisa há 30 anos. Nada tem a ver com politica. Apenas com dignidade e com crenças. Dignidade essa sempre tão presente, na boca de certas pessoas, mas cuja a transparência, só causam dioptrias, aos olhos de quem não se deixa embalar! Crenças essas que só tem a alma de quem é Alentejano!Podemos adoptá-las! Certo! Mas jamais as poderemos sentir verdadeiramente. Existem mulheres, em Nisa, com garra. E essa garra é muitas vezes, comparada à garra do Norte! Mas Nortenhas são Nortenhas e por mais que se queiram misturar, uma coisa é uma coisa. Outra coisa é o outra coisa. Quem compreende isto, sabe o que é o respeito!Quem mistura isto tudo, não sabe!E não me quero adiantar mais...

Como diz a Senhora Presidente da Câmara,"é necessário levantar os braços"! É verdade sim senhora! É necessário correr com aqueles, que nada fazem por desenvolver Nisa e que andam aqui feitas sanguessugas, a levar Nisa para o esquecimento, por culpa de nós todos, que deixamos isso acontecer, há muitos anos.... Também como disse a Senhora Presidente, o interior está abandonado. E por isso, é necessário fazer um exaustivo planeamento, quando se centralizam verbas para determinados projectos megalómanos! E ai a culpa não morre sozinha!E a culpa é de todos nós, em particular, daqueles que executivamente, "brincam" com as nossas vidas... Não vale a pena, estar aqui a apontar o dedo a ninguém, até porque penso que todos, uns mais do que outros, temos culpa!
Estive dois anos com o blogue parado. Muitos pensavam que tinha acabado. E acabou! Acabou o aproveitamento de cobardolas...apenas publicarei comentários, com fundamento e beneficios, para o Futuro de Nisa...Portanto, não percam tempo a escrever barbaridades, porque nem as vou ler, quanto mais publicá-las... Meus amigos! Nisa precisa de ajuda! Nisa precisa de nós todos! Todos aqueles, que por bem, querem que Nisa evolua, mas acima de tudo, seja aquilo que nunca foi: LIVRE!

E é com liberdade, que mando um abraço muito especial, para o Provedor da Santa Casa de Montalvão, Sr Costa, por tudo o que fez em prol do nosso Concelho, em particular, por Montalvão! Bem Haja.

Parabéns também, para todos aqueles que receberam hoje a medalha dos 25 anos.

Quero igualmente agradecer, em nome dos Filhos de Nisa,  a todos aqueles que participaram nestas comemorações: "Banda Musical Nisense, Rancho Tipico das Cantarinhas de Nisa, Toca a marchar, Domingos e Dias Santos, Bombeiros Voluntários, Columbófila Nisense, etc... (espero não me ter esquecido de nenhum).



Bom feriado pra todos!

2 comentários:

  1. Anónimo27.4.12

    Um abraço ao Sr. Costa

    ResponderEliminar
  2. Zorba29.4.12

    zorba
    estou de acordo com o que dizes sobre as comemorações do 25A e o futuro do nosso concelho.
    temos que ser mais atilados e acutilandes e não deixar que pensem por nós.
    viva o 25 de abril

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...