domingo, 18 de novembro de 2012

500 anos de Foral em Nisa

Positivamente, a data foi alterada. Ainda bem que passou para Domingo. A população saiu à rua. Coisa rara. A cada ano que passa, é visivel, cada vez mais, o abandono, à Praça da República. Normalissimo, digo eu!Nada tem acontecido, para que tal desprezo, não aconteça... Hoje a Praça teve o povo!Comemorou-se os 500 anos de Foral. O Cortejo saiu e cumprimentando tudo e todos, os Nisenses deram ar da sua graça.Podiamos ser mais, é verdade. Mas os que não "puderam" acompanhar o cortejo, estiveram a "guardar" as castanhas, a Jeropiga e o Terras de Nisa, ou não. Faz parte! Gostei!Gostei da dedicação, de quem permitiu, que tal comemoração, se realiza-se.De quem se trajou, de quem mostrou que Nisa tem "cavaleiros", de quem bombou, já pra não falar da "gaita de foles" que fez sorrir muitas mulheres "solteiras"...e os nossos já tão habituais, Domingos & Dias Santos. Felicito e agradeço, a todos aqueles que permitiram a realização deste evento, desde as Juntas, à Câmara, mas nunca esquecendo, aqueles que lá trabalharam, assando as castanhas, e servindo a pinga, que sendo ela de "borla" até soube de outra maneira... Penso que hoje, não é o tipico caso, de se dizer: "Com papas e bolos se enganam os tolos!" Mas olhem que não deve tardar muito ;) até porque no meio de tanta paisagem medieval, o que mais lá houve, foram as princesas simples e belas e as bruxas, de maçã envenenada...não faltaram Robin's Hood's sempre atentos e principes Jonh's a querer roubar o trono do Rei Ricardo, que desapareceu, à tantos anos e levou consigo, as palmas que nunca ninguém bate, nem num "viva el Rei", nem em outros acontecimentos dignos de reconhecimento...mas isto, sou só eu que digo...até porque acho que ninguém quer saber, porque deverei eu fazê-lo?!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Agregação de Freguesias do concelho de Nisa

Proposta Concreta de Reorganização Administrativa do Território:
 
 
Nisa tem 10 Freguesias. Ficamos então a saber, que as Freguesias do Espirito Santo, da Senhora da Graça e de São Simão, se vão juntar, ficando apenas a ser uma Freguesia. A Freguesia de Arez e de Amieira do Tejo, igualmente passam a ser uma Freguesia apenas. As restantes Freguesias, ficam como estão. Cada vez mais, nos sentimos isolados. Cada vez mais, as pessoas (principalmente idosos), se sentem desprezadas por um país, a quem outrora, deram tudo e agora recebem um "nada". Sejamos nós, os altruísta, a não permitir, que as pequenas aldeias do nosso concelho, sejam abandonadas, à sua sorte. Não podemos fechar os olhos a esta realidade... Temos o direito, mas principalmente o dever, de tomarmos conta uns dos outros.
 
 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Nova Paragem dos Autocarros

Como todos já devem ter reparado, a nova paragem dos autocarros, está pronta, à 2 meses.
A nossa Autarquia está à espera do quê, para pô-la a funcionar???
O miúdos continuam à chuva, à espera de transporte...antes não havia condições. Agora falta o quê?
Se precisarem de uma fitinha e uma tesoura, aqui ao lado no Mini Preço há muitas :)
 
E por falar no Mini Preço, devido às obras da estação dos autocarros, foi retirado um contentor de lixo, tão necessário, a esse estabelecimento.
Quem aqui passou este fim de semana, deve ter ficado estupefato, com a quantidade lixo que andou a "voar", no Largo Heliodoro Salgado, devido à lotação de lixo, num único contentor.
Desta forma, pedimos a quem de direito, que reponha o contentor de lixo, à entrada do Mini Preço, pois tal necessidade, justifica-se.
Obrigado.