quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Rock e a Amiga discutem programas eleitorais - Parte II

Depois da mudança das velas e de uma "afinação" nos travões, no "Ti Chico", lá vão o Rock e a Amiga, na sua Famel, rua da Sociedade acima.

- Dé home, a gelêra está vazia!Vai lá más devagá, que nim me agarre a ti, nim me agarre à gelêra!- grita a amiga.

- Tá mas é caladinha cos travõns sãm noves!!!Se cai, só cai a gelêra!-berra o Rock.

- Isse pára mas é ali no café dos cachopes e diz quê tinguane!!

- Hoje temes di ali ó Vitar!Os da campanha andim lá e a gente ainda  num sabemos onde havemes di votá!

Chegados ao Dom Dinis:

- Vames lá mas é a vê cumé qué as vidas!Todo dia andim as carrinhas a tocá praqui e prali, que nunes deixim durmi a sesta, e até agora ainda nunes derim nada!!!- diz o Rock todo chateado!

- Tome lá aqui um isqueiro e peça lá ai a minha mulher uma caneta!- Diz o Candidadto do PSD

- Pois nós também temos aqui uma caneta para si e um leque pra amiga.- Diz a Candidata do PS.

- Nós agora só temos aqui os folhetos da campanha, mas passem lá na sede que fazemos questão de vos dar também umas canetinhas!- Diz o Candidato da CDU.

- Pois olhem, nós só temos mesmo os folhetos, para dar a conhecer as nossa intenções, até porque em épocas de crise, não há dinheiro para mais nada!- Diz o Candidato dos Independentes.

- Dé!E é verdade!Mas pra bebemes uma cervejinha alguma cousa se ha-de pra cá arrinjé!-conforma-se o Rock.

- Vês home!Afinel fezémes bem e vimes aqui.Senãm num papavimes nada!-afirma a amiga.

- Pous sabe-se!Tãm aqui é queles aparecim todes!

E virando-se paras as várias campanhas diz o Rock:

- Nós já ouvimes prai dezê que vomecês todos querim pô a Albergaria a funciná outra vez!Ache que fazim muito bem!Ê própe já quis tratá disse, mas a Nossa Senhora nume deixô!Mas se vomecês dizim que tratim disse, já é menes uma preocupaçãm!
Também já me desserim que querim criá um cartão jove, mas também querim criá o cartã do idose e ê ache que isse tá mal!Qué dezê!Os joves e os idoses têm derête a um cartãm, e nós os do mei ficames a olhá pro cartãm dos outros! Ou bem que vai havê uma cartãm pra todos, ou bem que num vá avê pra ninguém!Já agora pra que serve o cartãm?!-pergunta o Rock.

E o silêncio instalou-se, fingindo todos que não estavam a prestar a atenção à conversa...

E diz a Amiga para o Rock:

- Está calade home!Tu num vês que nim eles sabim pra que é que serve o cartãm!?

- Também num ache muito bem outra cousa.Há prai um de vomecês que dizim que querim fazê paletras pra acabá com a droga, com a bobida e a gordura das partes. Pra droga ainda ache bem!Mas pra bobida e pra comida que ingorda, num ache!Tãm cum tante café e tante restarante que a gente cá tem, cumé que se vai governá esta gente!?Têim de pensá nisse!Só bebe e come quim qué e ninguém tem nada de se tá a metê unde num é chaméde!
Outra cousa!Ê ache que essa história de quererim abri uma universidade pro velhes também num tem jête nenhum! Não ajudim os noves e agora querim pô os velhes a estudé!? E depois ê é que bêbe!Quésse dezê!Os joves que estudarim tude, têm de si imbora daqui porque num ha trabalhe e vomecês querim-me dezê que pós velhes já ha!? -pergunta o Rock.

-Dé home tens razãm!Isse só vai dá más uma barreguéda de gente pro desimpregue!Ou intãm, depois de formades põinos a tomá conta das relotes!Tãmbem ha prai um que qué fazê um parque pras relotes!Só se fô pra isso!!!O mênes estãm lá susseguédes à sumbrinha-exclama a Amiga

- E outra!Hà outre que qué dá bolsas!- afirma o Rock.

- Bolsas!? Tãm as nossas bolsas dãm tante trabalhe a se fazê e agora querim da-las!!!Pous a minha ê num dou a ninguém!Há anes que guarde lá o pinzinhe está fartinha de sê remidéda mas não prece que pague aquile e a zézinha sabe muite bem a quim pertence cada bolsa!Té lé as vidas que praqui vãm!-diz a Amiga.

- Num é dessas bolsas mulhé!São as bolsa de estude!Pra estudarim même!Tãm a fazê a escola nova, dãm as bolsas e eles estudim muite e as vidas fiquim tratadas!!!Num percebes nada!E agora é que ê estou a vê!Põe a avó e o avô a estudé e põim os netes! - diz o Rock.

- Boa! Tãm e os filhes!? - pergunta a Amiga.

- Os filhes têm muitas vidas pra tratá. Oulha! Uns vãm cavá, outres vã recupará lagares, fornes comintáres, furdões, mures agricolas e vãm-se apoiá uns aos outros, porque se tu vis bem os programes deles, elá prai apois por tode lade!!!Aqueles que num queserim fazê nada sempre podim trazê um competador aqui pra praça que vai haver internet de borla pra toda a gente.- Diz o Rock.

- Dé home e num é só isse! Tãm vãm nes pô também a aprendê artesanate pra fazemes cousas como a Juana, lá a Lesboa!- exclama a Amiga.

-Só espere é que depous de está tudo fête, num se lembrim de cortá tudo aos retélhes!!!

-Ê também ach'isse tudo muito mal! Cousas intigas, que já erim dos nosse besavós tude cortéde, haviam era de cortá os...

- É melhô tás caladinha e num te pôs cá a dá idéias, ainda a outra num se lembre de pô cantarinhas de barre piduredas nas orelhas ou os alguidares da matança impelhédes, uns nos outros, a imitar as porta de Montalvãm!!!- Diz o rock em voz baixa.

Entretanto, as varias campanhas começam a dispersar e ao aperceber-se disso berra o Rock:

- Oulhim lá!Antes de irim imbora, eu gostava de dezê uma cousa! Gostei muite de saber que querim meté cá im Nisa um Campe de Tire!!Só espere que num se lembrim de o fazê la na zona industriel, porque estãm lá os cegenes e se ouvirim um tire lá perte, vêim logue de lá todos, armades até ao dentes!!!
- É home! Porque foste falá nisse!?Se num fô lá im cima, de certezinha que será lá num centre estórique!Ainda há uns tempes ales andarim lá a trená!E agora cum aquile legalezéde, nim os pumbinhes da columbofila se safim!


Nao perca o proximo episódio porque nós também não! :)

6 comentários:

  1. Anónimo25.9.13

    Tou-me cagando para os partidos, para a campanha e para os programas eleitorais, o que eu quero é ter à frente da câmara alguém confiável, consensual e que nos devolva as nossas raízes. Esse alguém julgo ser só um... o Zé e mais nenhum.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo26.9.13

      poues ê só quere mesme sabê da , Famel, do Rock e d'amiga, se vãm t~e cachopes pró ano ou nãm,,,

      Eliminar
    2. Nãm vãm tê cachopes porque já têim más 50 anes!!! ahahhahah

      Eliminar
  2. Anónimo26.9.13

    Nisa necessita de alguém de coragem , pulso firme, que não ando em cantigas do paga favores. E esta pessoa só pode ser a dr.Idalina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo26.9.13

      Só pode ser piada... lollll

      Eliminar
  3. Anónimo26.9.13

    Isso deve ser uma anedota!!

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...