Agora resta perguntar:
Quem será o (a) Presidente escolhido (a) para presidir a mesa da Assembleia Municipal ?!
A coragem - Há circunstâncias na vida em que a dignidade humana pode exigir grandes sacrifícios, isto é, heroísmo. Ninguém tem autoridade moral para exigir de outro um comportamento heróico. Cada um de nós tem essa obrigação, não porque outros lho peçam ou censurem se o não fizer, mas porque as próprias coisas lho pedem; pede-o sobretudo a dignidade humana. Neste blogue não se aceitam comentários anónimos caluniosos e difamatórios!Pelo que não nos responsabilizamos pelas opiniões anónimas!
Boa noite, Margarida.
ResponderEliminarSe a lei estivesse bem feita, o presidente da Assembleia Municipal seria o cabeça de lista da candidatura que recolheu mais votos no sufrágio eleitoral. Mas não está e isso dá origem a mil e uma negociatas subterrâneas. A APU devia esta posição, ainda mais quando foi "vítima" de arranjos, depois de ser a lista mais votada. Os tempos mudaram e entretanto mandaram os princípios às urtigas em troca de mais uma fatia de poder.O povo vota nos candidatos para a Assembleia e em sede da mesma, o sentido do voto popular é, por vezes, completamente adulterado.
Faltou-me acrescentar, mais duas questões. Perguntar por que não figuram no teu post os símbolos da coligação PSD/CDS e do Movimento Independente, candidaturas que também elegeram representantes para a Assembleia Municipal. Pela forma como a lei está feita, todo e qualquer eleito na Assembleia Municipal pode aspirar a presidir à Mesa.
ResponderEliminarVerdade!
Eliminarnão tenho duvidas que será a eng.Gabriela ! visto que a figura principal da assembleia será votada pelos presidentes de junta.
ResponderEliminarMuitos mails recebo para quererem saber a minha opinião!!!
ResponderEliminarA nivel dos interesses da Vila de Nisa eu penso assim:
Pois bem. A Engenheira Gabriela é provavelmente das pessoas com mais experiencia politica! Mas resta perguntar: Será justo que a Eng Gabriela fique a presidir a mesa que vai "verificar e avaliar" as contas e as propostas que ela própria fez como Presidente da Câmara?! Penso que não será muito viavel... Por sua vez, é do conhecimento de todos, a "amizade, o carinho e a concordia" que existe entre a mesma e a actual Presidente da Câmara Dr Idalina Trindade. Será conveniente para Nisa esta situação?! Não me parece!
O Dr João Santana fez um bom trabalho no ultimo mandato?! Penso que as coisas correram equilibradamente, mesmo quando se levantavam todos da mesa, em peso e acabava as reuniões, com uma falta de respeito brutal pelos municipes...
Penso que será sensato então, ou manter a situação do mandato anterior ou encontrar outra pessoa, distinta destas duas pessoas.
Seja quem for, que faça um excelente trabalho!
A nivel pessoal, confesso que me dava um certo gosto pessoal, ver os meus dois "amores" , que nada são iguais, mas que não tenho a certeza, de qual eu gosto mais....a "esgadanharem-se" durante 4 anos :)
Peço desculpas mas é mais forte do que eu! :P
Quanto ao ser que continua muito preocupado com a minha vida profissional, vai de boa saúde e se algum dia ficar doente, eu tenho remédios naturais pra tudo e quanto à macumba, resta-me dizer que sou doutorada em VU DUO :)
Queridos Conterrâneos, esta é a minha opinião, gostando o não, o meu muito obrigada e desculpem lá qualquer coisinha!
Margarida Oliveira
Caros amigos
ResponderEliminarA Lei 169/99 de 18 de Setembro esclarece esta questão da votação para presidente da Assembleia Municipal. Podemos ler no artigo 45º o seguinte:
"2 — Na ausência de disposição regimental compete à assembleia deliberar se a eleição a que se refere o número anterior é uninominal ou por meio de listas.
3 — Verificando-se empate na votação, procede-se a nova eleição obrigatoriamente uninominal.
4 — Se o empate persistir nesta última, é declarado eleito para as funções em causa o cidadão que, de entre os membros empatados, se encontrava melhor posicionado nas listas que os concorrentes integraram na eleição para a assembleia municipal, preferindo sucessivamente
a mais votada."
Atendendo a esta situação regulamentar é de todo crer que relativamente à Assembleia Municipal de Nisa (e caso não existam negociações... ou alguém que roa a corda") que o próximo presidente será o Professor João Santana do Partido Socialista, uma vez que o número de membros que integram a lista da CDU são 11 e igual número dos restantes partidos.
Não havendo negociação e caso subsista igualdade será como diz o ponto 5 deste artigo o elemento mais votado da lista vencedora após 2 votações a presidir à Assembleia.
Caso tal se verifique é de todo justo uma vez que quem venceu a eleição para a Assembleia Municipal foi o Partido Socialista.