sexta-feira, 5 de março de 2010

Bulliyng em Nisa - Existe ou não ?!


“… 40% das Crianças em Portugal sofre com este problema…”

O termo “Bullying” compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adoptadas por um ou mais indivíduos contra outro(s), causando dôr e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os actos repetidos entre elementos da mesma comunidade(colegas) e o desequilibro de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima. Em princípio, pode parecer uma simples brincadeira mas não deve ser visto desta forma. A agressão moral, verbal e até corporal sofrida pelos alunos, provocando sofrimento na vítima da “brincadeira”, esta pode entrar em depressão.

Os agressores são indivíduos que têm pouca empatia. Frequentemente, pertencem a famílias desestruturadas, nas quais não há relacionamentos afectivos entre os seus membros. Os pais exercem uma supervisão fraca sobre os seus filhos, toleram e oferecem modelos errados para solucionar conflitos ou comportamentos agressivos. Admite-se que os que praticam o “bullying“ têm grande probalidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e/ou violentos, podendo mesmo a tornarem-se criminosos. Os autores do “bullying“ são os alunos que só praticam “bullying“, são os agressores.

O bullying tem motivado pesquisadores, educadores de todas as áreas a estudar as causas que motivam a banalização humana e a perda colectiva de alguns valores sociais e do significado da palavra respeito no relacionamento entre colegas. Palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar uma outra pessoa.


Príncipais tipos de Bullying

◦Físico (bater, pontapear, beliscar, ferir, empurrar, agredir)
◦Verbal (apelidos, gozar, insultar)
◦Moral (difamar, caluniar, discriminar, tiranizar)
◦Sexual (abusar, assediar, insinuar, violar sexualmente)
◦Psicológico (intimidar, ameaçar, perseguir, ignorar, aterrorizar, excluir, humilhar)
◦Material (roubar, destruir pertences materiais e pessoais)
◦Virtual (insultar, discriminar, difamar, humilhar, ofender por meio da Internet e telemóveis)


Alvos de “bullying” - são os alunos que só sofrem “bullying”

Alvos\autores de “bullying” - são os alunos que ora sofrem, ora praticam “bullying”

Autores de “bullying” - são os alunos que só praticam “bullying”

Testemunhas de “bullying” - são os alunos que não sofrem nem praticam “bullying”, mas têm conhecimento dos envolvidos e convivem num ambiente onde isso ocorre



Efeitos sobre os Alvos incluem

Depressão reactiva, uma forma de depressão clínica causada por eventos exógenos

Stress de desordem pós-traumática

Torna-se também um agressor

Ansiedade

Problemas gástricos

Dores não especificadas

Perda de auto-estima

Medo de expressões e emoções

Problemas de relacionamento

Abuso de drogas e álcool

Auto-mutilação

Suicídio (também conhecido como bullycídio)


Efeitos numa Escola incluem

Níveis elevados de faltas escolares (absentismo)

Alto nível de faltas indisciplinares por males menores

Desrespeito pelos professores

Como agir com uma vítima de BULLYING?
Saiba que ele(a) está a precisar de ajuda

Não tente ignorar a situação

Procure manter a calma

Mostre que a violençia deve ser evitada

Não o agrida ,nem o intimide

Mostre que sabe o que está a acontecer Converse com ele

Garanta a ele que o quer ajudar

Tente indentificar algum problema actual

Com o consentimento dele tente entrar em contacto com a Escola

Procurar auxiliá-lo a encontrar meios não agressivos

Encoraje-o a pedir desculpa ao colega que agrediu

Tente descobrir alguma coisa positiva em que ele se possa sair bem para elevar a sua auto-estima

Retirado de:
http://www.bullyingescola.com/sobre/


Em Nisa isto acontece?!

23 comentários:

  1. Anónimo5.3.10

    Querem melhor BULLYING que, os ciganos na zona industrial de nisa com a GNR local.
    Quando eles sabem o que se passa.

    ResponderEliminar
  2. é bem triste o que se vai passando nas nossas escolas,criança nenhuma devia passar pelo que aquele menino passou.è lamentavel que ninguém na escola que é onde passam a maior parte do dia tenham dado por nada.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5.3.10

    Claro que há! Mas negam-nos como fazem todos os directores das escolas, porque pensam que não assumindo os problemas eles deixam de existir ( são autistas, como os politícos)...

    O que nos anima é que as verdades vêm sempre ao de cima e o peso de consciência também!

    ResponderEliminar
  4. Rosário6.3.10

    Se acontece bullying em Nisa? Claro que sim e não é pouco.
    Tipos de Bullying - Moral (difamar, caluniar, discriminar, tiranizar) este tipo é o mais espalhado de todos e praticado um pouco por toda a Nisa.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo6.3.10

    Existe e sempre existiu a novidade está apenas na aberração do nome. "Bullying" porquê? Em português diz-se VIOLÊNCIA. por vezes essa "violência" exerce-se mesmo em forma de "brincadeira" que de tanto se repetir acaba por ter consequências. basta um simples "beliscão", se dado por vários colegas no mesmo individuo, para iniciar um problema. Os pais têm de acompanhar os filhos muito de perto o mesmo deve ser feito pelos professores e as crianças vitimas desses comportamentos devem merecer um acompanhamentos especial de modo a ajudá-los a enfrentar esse "assédio" e a manter a sua autoestima em bom nivel. É preciso estudar, reconhecer e enfrentar a situação e não transformar o fenómeno em mais uma "doença".

    ResponderEliminar
  6. Anónimo7.3.10

    Não existem números para crianças maltratadas, violadas e abandonadas.

    Não sabemos quantas mulheres são violadas e espancadas.

    Não sabemos quantas pessoas se suicidam por já não aguentarem mais.

    Imaginamos que os números podem ser de tal forma elevados que até é assustador.
    Sabemos que tudo isto são sintomas de uma sociedade à beira do séc.XXI, que deveria estar desenvolvida,mas no que diz respeito a relações humanas está cada vez mais primitiva e tudo porque se quantificou tudo o que nem sequer têm preço.
    Os valores morais deixaram de existir, os pais estão de tal forma culpabilizados por trazerem filhos a este mundo que são escravos deles, nem se apercebem que lhes querem dar em bens materiais o que não lhes conseguem dar em atenção e carinho.



    "Não é amostra de saúde estar bem ajustado a uma sociedade profundamente doente"

    KRISHNAMURTI

    ResponderEliminar
  7. Psicólogo7.3.10

    A atenção recai muitas vezes sobre a vitima e não sobre o agressor. Muitos pais afirmam, não saber o que lhes hão-de fazer ( outras vezes são filhos de pessoas "influentes" com quem a escola não quer problemas), não é só a escola que deverá ter um papel activo, mas toda a comunidade.
    As crianças, cada vez mais cedo se apercebem das fragilizades dos adultos e manipulam-nos a seu favor.

    Em países que as consequências do bullying foram extremas, os alunos mais velhos são "tutores" dos mais novos durante os intervalos, assim responsabilizam-se os pares e ensina-se a viver em sociedade.

    ResponderEliminar
  8. Professor8.3.10

    "A Ética ocupa-se do que a própria pessoa ( tu, eu ou qualquer outra pessoa)faz com a liberdade, ao passo que a politica tenta coordenar da maneira mais benéfica para o conjunto aquilo que muitos fazem com as suas liberdades.
    Em Ética, o importante é querer bem, porque se trata somente daquilo que cada um faz porque quer ( e não do que acontece a alguém, queira-o ou não, nem do que é levado a fazer pela força). Para a politica, em contrapartida, o que conta são os resultados das acções, sejam estas feitas lá pelo que for(...)."

    Texto do livro: Fernando Savater, Ética para um jovem. Edotorial Presença 1988

    Esta matéria é estudada no 10º ano na disciplina de filosofia. Já alguns alunos me colocaram a questão: Porque é que temos que estudar isto se lá fora...é o salve-se quem puder?

    Fica a reflexão...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo8.3.10

    anonimo das 2010 20:22

    o que se passa na zona industrial?
    é algum Bullying???
    Se o é de quem é a culpa???
    Secalhar deve ser minha, tua e do resto da população de Nisa que tolera tudo e mais alguma coisa por parte desta minoria que a unica coisa que sabe é sobreviver e viver as custas dos outros.

    Cheguei a presenciar certos "parasitas" dessa etnia, a destruirem o ganha pão de muita gente, resultado, foi zero por parte da pessoa lesada, porque quando lhes é perguntado se querem procedimento criminal contra estes, vem com a historia:
    -Ai e tal são ciganos e não quero problemas com eles...

    Depois esperam miligras por parte de não sei quem, talvez da GNR, que eu saiba, as leis estão criadas, quem as mete em prática e pune, é o tribunal e o governo, há regras meus senhores e o unico a cumprir certamente não são estes senhores...

    Quem está lesado que se queixe, se não se queixa e porque partindo do principio está tudo bem...

    Mas estes senhores "parasitas" é ve-los passear, sem nada fazer a nao ser exigir... E de quem??? Do meu bolso, do Teu, e de quem trabalha...

    De quem desconta todos os meses, de quem tem de pagar os emprestimos aos bancos pra ter uma casa onde morar, pra quem tem de orientar o ordenado pra que chegue ao fim do mes, e esses senhores "parasitas" e ve-los deslocar à segurança social pra receber o rendimento a que tem direito...

    Só gostava de saber o que contrubui esta especia pros beneficios da sociendade???

    Pra que a sociedade tenha de se submeter a tudo isto para com esta peste...

    Depois falam que quem não faz nada é a GNR...

    Concordo!!!

    Porque estes senhores parasitas tem mais defensores que os animais em vias de extinção...

    Pantufas

    ResponderEliminar
  10. Anónimo8.3.10

    Boa noite,

    mais uma vez se generaliza a discussão. Nem todos os ciganos são maus e dados à violência, não quero com isso dizer que isso não aconteça.

    Quanto à mensagem do post, quero eu dizer que violência em Nisa, na escola, sempre existiu, eu fui uma vítima dela, quer de ofensas verbais, morais e físicas, por parte de muito que agora se passeiam pelas ruas de Nisa como senhores, e detentores de uma grande moral.

    Bem hajam a todos eles.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo9.3.10

    ninguem generaliza... apenas se constata factos...

    O problema tem uma principal causa, uma delas a educação recebida e adquirida na nossa propria casa...

    A idade faz cair em muios erros, que muitos como referis-t,com o tempo sabem recuperar e aperceber que erraram, o comportamento acompanha essa evolução...

    Enquanto muitos a evolução serve pra adquirir novos habitos e incapacidade de se inserir na sociedade, todos nos pagamos com o intuito de que os mesmos necessitam de ser inseridos numa sociedade que tem dificuldade em acolher este tipo de gente...

    Entao a melhor forma é dar-lhes tudo de mão beijada o que muitos se esforçam pra ter e outros apenas ambicionam ter.

    Enquanto não se sentir as dificuldades da vida, ninguem lhe da valor..

    POrque essas proprias pessoas tem de resoçver os seus proprios problemas...

    E não limitar-se que os outros os resolvam.

    Porque enquanto assim for, os problemas serão sempre os mesmos... E as soluções as que estão visiveis a todos nos...

    Pantufas

    ResponderEliminar
  12. Doidinho da Silva9.3.10

    As más acções devem ser denunciadas pela sociedade e os responsáveis punidos pela justiça, como é que querem que alguém faça alguma coisa por vós, se vocês próprios não o fazem?

    Ouvi muito boa gente, na campanha eleitoral, dizer que o problema de quem vive à conta de rendimentos mínimo e outros subsidios ( não são só ciganos), era insignificante ( igual ao comentário do Sócrates sobre o prémio dos gestores públicos) o que era preciso era apanhar os banqueiros.

    Qualquer pessoa percebe que um banqueiro nunca se "apanha", mais depressa este "apanha" que o quer apanhar.

    O resultado disto tudo é que a classe média ( ou seja, nós) temos de sustentar quem está em baixo e quem está em cima, se nos descapitalizaram, quem é que aguenta?

    ResponderEliminar
  13. Anónimo9.3.10

    Quanto ao bullying na escola, basta olhar para as portas dos cacifos e ver qual a importância que se dá ao facto dos "meninos" partirem as portas ao pontapé, é um pormenor mas está bem à vista de todos.

    Em relação a todos os agressores, quais são aqueles que são seguidos pela psicóloga ( se é que há, nunca me foi apresentada), são esses desajustado(a)s, bem como os encarregados de educação que devem ser seguidos e não só as vitímas.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo9.3.10

    Eh pá!

    Isso é muito fixe!!!

    Já fui vítima, já fui agressor e qual o melhor papel.

    Agora adoro andar nu por casa e levar porrada...dá cá um prazer!

    Antigamente chamava-se outra coisa,ou te calas ou levas no focinho.

    Viva o bullying

    brutal, extremo duro e sangue, que é o que falta hoje para com os ciganos, pretos e toxicos.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo11.3.10

    Se há não sei, mas tenho a certeza que houve...

    ResponderEliminar
  16. Anónimo14.3.10

    + uma vítima

    ResponderEliminar
  17. Pensador17.3.10

    O que se faz agora com as crianças é o que elas farão depois com a sociedade.
    (Karl Mannheim)

    ResponderEliminar
  18. Anónimo22.3.10

    Não é possível passar à resolução do problema, enquanto o governo continuar a negar as evidências.
    Mais grave, do que a indisciplina dos alunos é indiferença da maioria dos docentes, directores e ministério.
    Esta política, de constante mudança ao longo dos anos, sem um estudo cuidadoso de resultados, criou um stress e uma instabilidade emocional, ao mesmo tempo, que, levantou um "muro" à autoridade e ao diálogo.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo24.3.10

    "O que se passa com as nossas crianças?


    Já têm um nome: geração Ritalina.
    O grande aumento no consumo destas substâncias verificou-se em 2004, quando a venda destes medicamentos deixou de pertencer ao domínio das farmácias de certos hospitais e passou a fazer-se em qualquer farmácia.


    A prescrição de medicamentos para tratamento da Perturbação da Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) aumentou, em todo o mundo, 274%, entre 1993 e 2003. O número de países que começaram a recorrer a este tipo de drogas subiu de 31 para 55. Os dados foram publicados no jornal americano Health Affairs. Uma em cada 25 crianças e adolescentes norte-americanos estão a ser medicamentado para PHDA.
    Calcula-se que em Portugal entre seis e oito mil crianças e adolescentes estejam a tomar este tipo de medicação (números de 2006, com base nas vendas). Em 2004, estimava-se que três mil crianças tomassem medicamentos para PHDA, enquanto que em 2003 eram apenas 400.
    Revista Pais & Filhos, edição de Maio de 2007, pág. 102

    Há quem não acredite nisto. Transcrevemos de seguida a entrevista que a ArtSeenChicago fez a Ken Robinson, sobre este tema. Se quiser visualizar em vídeo o discurso que Ken Robinson fez no TED, abordando ainda o tema da criatividade, está em destaque, no lado direito desta página, legendado em português,



    Fonte: ARTseenChicago


    Sir Ken Robinson é um líder internacionalmente reconhecido na área do desenvolvimento da criatividade, em inovação, educação e recursos humanos. Trabalhou com governos nacionais na Europa e na Ásia, com agências internacionais, empresas da Fortune 500, organizações sem fins lucrativos e algumas das organizações culturais mais sérias do mundo. Durante dez anos, foi Professor de Educação na Universidade de Warwick em Inglaterra e é presentemente Professor Emeritus.


    Sir Robinson foi convidado pelo Columbia College como orador durante as Founders Lectures na terça-feira, 2 de Dezembro de 2008. Entrevistei-o pouco antes de subir ao palco.


    Elizabeth: Fale-me por favor sobre a definição tradicional de sucesso na educação universitária e de que forma a criatividade é muitas vezes descurada, quando seguimos os valores tradicionais de educação.


    1/3

    http://jornaloutro.blogspot.com/2010/02/o-que-se-passa-com-as-nossas-criancas.html

    ResponderEliminar
  20. Anónimo24.3.10

    2/3...

    "Sir Ken Robinson: Se pensarmos na cultura dominante da educação e nos perguntarmos em que é que temos que ser bons nessa cultura para termos sucesso, teremos de concluir que todo o sistema de educação pública tem como intenção produzir professores universitários. Não creio que seja intencional. A cultura intelectual da educação baseia-se num certo tipo de capacidade académica, do tipo do qual as pessoas que ensinam nas universidades gostam particularmente. Se perguntar ao estudante típico o que faz na escola, ele responder-lhe-à que passa muito do seu tempo escrevendo ensaios e análises e praticando certo tipo de matemática. Existe uma ênfase muito maior num certo tipo de pensamento analítico. As pessoas falam nos académicos "nucleares". Todo o interesse é na capacidade académica e na minha opinião, capacidade académica tornou-se um sinónimo de inteligência e realização. É típico de um certo processo intelectual.


    E: Será que este modelo de sucesso se deve ao facto de os professores procurarem nos alunos o mesmo tipo de processo intelectual que eles próprios possuem?


    SKR: Não penso que seja acidental. Penso de que se trata de uma história. História essa enraizada na formação do sistema de educação dos séculos XVIII e XIX e com muita influência pela cultura da Iluminação. Numa fase inicial deste processo, as Universidades procuraram exercer influência na cultura da educação. Penso que seja mais ideológico do que acidental..


    E: Um dos exemplos que utiliza para ilustrar a mente criativa é o de uma menina que foi uma força desequilibradora na sala de aula. Essa menina tornou-se uma coreógrafa muito famosa, quando atingiu a idade adulta. Os pais e a escola procuraram a ajuda de um psicólogo, porque a menina não progredia no ambiente escolar. Durante uma reunião com a família, o psicólogo pediu aos pais para saírem do gabinete com ele, deixando a menina sozinha lá dentro. Antes de sair, o psicólogo ligou a rádio numa estação com música. O psicólogo pediu aos pais para espreitarem pela pequena janela do gabinete e lhe relatarem o que a menina estava a fazer.
    “Está a dançar,” disseram eles.
    “Sabem porque é que ela está a dançar?” perguntou o psicólogo.
    “Ela está sempre a dançar,” responderam os pais.
    “Ela está a dançar, porque é uma dançarina,” retorquiu o psicólogo."
    ...

    http://jornaloutro.blogspot.com/2010/02/o-que-se-passa-com-as-nossas-criancas.html

    ResponderEliminar
  21. Anónimo24.3.10

    " Tem tudo a ver com conformidade e algumas crianças não se adaptam ao molde. Estou muito céptico sobre a prevalência desta síndrome. Não estou com isto a dizer que não exista. Claramente, existem crianças que têm um problema real. Mas não sou médico e por isso não me sinto qualificado para dizer que tal síndrome existe ou não. Penso é que está a ficar fora de controlo. Penso que estamos a medicar todo o tipo de pessoas que pensam de modo diferente. Em Janeiro vou publicar um livro entitulado The Element: How Finding Your Passion Changes Everything (O Elemento: Descobrir a sua Paixão Pode Mudar Tudo). O livro está cheio de histórias de pessoas que realizaram coisas grandiosas de forma criativa. Nem todos são conhecidos, mas a maior parte é. penso que nunca teríamos ouvido falar dessas pessoas se tivessem tomado Aderol ou Ritalin nos anos 70 e 80. Muitos deles empurraram o sistema. Fico revoltado. Sim, talvez algumas crianças tenham situações clínicas, mas todas as pessoas com quem falei sobre este assunto, inclusivamente médicos, me dizem que a tendência para medicar crianças, só porque perturbam ligeiramente as aulas ou não prestam atenção suficiente ou porque estão distraídos, ou aborrecidos ou, de forma geral, não acompanham os programas, está a espalhar-se como um incêndio florestal. Nos anos 80 existem 500.000 crianças com esta síndrome, mas em 2008 o número atingiu os 8 milhões. É uma indústria de três biliões de dólares em medicamentos. É como a depressão. As farmacèuticas não estão a tentar curar a depressão. Uma vez reconhecida a condição, começa a alastrar por todo o lado. Não acredito nisto. Acredito que imensas crianças estão a tentar expressar uma forma de energia criativa e vibrante que não está a ser canalizada. Conheço imensas pessoas que nada estariam a realizar agora, se tivessem sido medicadas enquanto crianças.


    Uma destas pessoas é Mick Fleetwood. De certeza que teria sido medicado com Aderol, porque estava constantemente a extrair ritmos de tudo. Odiava a escola. Mais tarde descobriram que era disléxico. Andava zangado e frustrado e suplicou aos pais que o deixassem largar a escola com a idade de 16 anos e eles deixaram. Tudo o que ele quis alguma vez fazer foi tocar bateria. O pai teve o bom senso de lhe comprar uma e, aos 16 anos, ele partiu para Londres para viver com a sua irmã e instalou a bateria numa garagem. O pai, que era um poeta, escreveu um poema sobre ele. O último verso era: He set off to conquer the world with two sticks and a drum. (Partiu para conquistar o mundo com dois pauzinhos e um tambor). Duas vezes ficou no Rock and Roll Hall of Fame (Quadro de Honra do Rock and Roll). Fleetwood Mac vendeu milhões de álbuns. São uma das bandas mais bem sucedidas da história. Aos 16 anos teve a sua primeira oportunidade numa banda de blues. O que quero dizer é que, se estes medicamentos já existissem, os médicos tinham-no medicado.


    E: Penso que o Columbia tem muitas crianças que cabem nessa categoria. Querem ir atrás de carreiras criativas, mas provavelmente não se deram bem com as disciplinas académicas nucleares.


    SKR: Sujeitamos as crianças a todo o tipo de disciplinas académicas, quer tenham ou não interesse ou capacidade para elas. Isto não quer dizer que não devam ser expostas a estas disciplinas, mas resisto à ideia de que existem disciplinas nucleares e outras irrelevantes. As pessoas realizam-se ao nível mais alto quer seja nas artes quer nas ciências. Não acredito que existam disciplinas académicas. Apenas processos académicos."


    http://jornaloutro.blogspot.com/2010/02/o-que-se-passa-com-as-nossas-criancas.html

    ResponderEliminar
  22. Anónimo24.3.10

    3/3

    "SKR: A escola reportou que ela tinha uma dificuldade de aprendizagem porque não conseguia ficar quieta ou prestar atenção. O psicólogo escolhido pela mãe era fantasticamente empático. Foi ele que disse, ela não está doente, ela é uma dançarina. Levem-na para uma escola de dança. Ele estava a exemplificar de que há outras formas de se ser inteligente. Julian Lyne (a coreógrafa agora famosa) disse-me que tem de se mover para conseguir pensar. A minha mulher é assim. Detesta ir ao teatro, porque tem de ficar sentada durante duas horas. Isso enlouquece-a. A educação que temos é pensada para pessoas que gostam de estar quietas.


    E: Na vida empresarial, penso que existe um respeito crescente pela pessoas criativas, mas estas pessoas são ainda controladas por quadros superiores. As pessoas que ganham os maiores salários, não são pensadores out-of-the-box (que pensam fora do quadrado). Acha que existe um muro impenetrável entre os criativos e aqueles que têm os cargos mais altos e ganham mais dinheiro?


    SKR: Em primeiro lugar, não se pode generalizar a vida empresarial. Se vir empresas como a Pixar, a Google ou a Apple, ou pensar em algumas das empresas líderes na área do design e arquitectura. Estas empresas têm culturas extraordinárias, mas a Procter & Gamble e a GE também as têm. Alguns dos CEOs (Directores-Gerais) destas empresas são pessoas fantasticamente criativas. É necessário muito para dirigir uma empresa de vários biliões de dólares e mantê-la a avançar. Penso que parte do problema é que temos tendência para caricaturar a criatividade e associá-la a um certo tipo de actividade. As empresas fazem isso o tempo todo. Acham que a criatividade tem principalmente a ver com publicidade, marketing ou design. Tenho concentrado muito do meu trabalho em redefinir e recalibrar a ideia que existe sobre a criatividade e a mente criativa. As pessoas pensam que a criatividade tem a ver com coisas especiais ou pessoas especiais, o que é verdade, mas existem muitas outras formas de se ser criativo. Se olhar para algumas das grandes empresas como a Apple ou a Google, eles são muito criativos a desenvolver produtos. A Walmart é uma empresa muito maior e nunca desenvolveram produto algum. A criatividade desta última vê-se na gestão dos sistemas de distribuição (supply chain management). Depois existem outras empresas como a Starbucks, que não inventaram o café, mas inventaram uma cultura do café particular. São todas exemplos de diferentes abordagens criativas e de inovação. Mas considero que existem empresas que tendem a colocar as pessoas criativas numa espécie de gueto. Por vezes estas pessoas conseguem chegar a cargos superiores, mas muitas vezes por esforço próprio. Acontece frequentemente que pessoas que estão nos sectores criativos, artes, design, etc., não querem andar a dirigir as empresas. Não é essa a sua capacidade nem a sua mente está vocacionada para tal. Isto faz parte do meu argumento: para se poder dirigir uma grande empresa, quer seja um negócio, uma escola ou uma família, tem de haver diversidade. Uma das minhas objecções à educação actual é que tem a tendência de homogeneizar tudo. É por este motivos que crianças, que podem muito bem ser brilhantes, estão a ser anestesiadas com medicamentos para a Síndrome da Hiperactividade."
    ...


    http://jornaloutro.blogspot.com/2010/02/o-que-se-passa-com-as-nossas-criancas.html

    ResponderEliminar
  23. Anónimo26.3.10

    Coisas que as nossas Mães diziam e faziam...
    Uma forma que hoje é condenada pelos educadores e psicólogos, mas funcionou com as gerações anteriores.
    Talvez se não tivessem mudado tanto, o nosso mundo estivesse melhor...
    (Até a tabuada foi abolida...)






    A Minha Mãe ensinou-me a VALORIZAR O SORRISO...
    "VOLTAS A RESPONDER-ME E LEVAS NOS DENTES!'



    A Minha Mãe ensinou-me a RECTIDÃO.
    'EU ENDIREITO-TE NEM QUE SEJA PRECISO UMA CARGA DE PORRADA!'



    A Minha Mãe ensinou-me a DAR VALOR AO TRABALHO DOS OUTROS...
    'SE TU E O TEU IRMÃO QUEREM MATAR-SE, VÃO LÁ PARA FORA. ACABEI DE LIMPAR A CASA!'


    A Minha Mãe ensinou-me LÓGICA E HIERARQUIA.
    'PORQUE EU DIGO QUE É ASSIM! PONTO FINAL! QUEM É QUE MANDA AQUI?'



    A Minha Mãe ensinou-me o que é MOTIVAÇÃO...
    'CONTINUA A CHORAR QUE EU VOU DAR-TE UMA RAZÃO VERDADEIRA PARA CHORAR!'


    A Minha Mãe ensinou-me a CONTRADIÇÃO...
    'FECHA A BOCA E COME!'


    A Minha Mãe ensinou-me sobre ANTECIPAÇÃO...
    'ESPERA SÓ ATÉ O TEU PAI CHEGAR A CASA!'


    A Minha Mãe ensinou-me sobre PACIÊNCIA...
    'CALMA!... QUANDO CHEGARMOS A CASA VAIS VER ...'


    A Minha Mãe ensinou-me sobre RACIOCÍNIO LÓGICO...
    'SE CAIRES DESSA ÁRVORE VAIS PARTIR O PESCOÇO E EU AINDA TE DOU UMA SOVA!'



    A Minha Mãe ensinou-me GENÉTICA...
    'ÉS IGUALZINHO AO TEU PAI!'



    A Minha Mãe ensinou-me acerca das minhas RAÍZES...
    "PENSAS QUE NASCESTE NUMA FAMÍLIA RICA É?'


    A Minha Mãe ensinou- me sobre a SABEDORIA DE IDADE...
    'QUANDO TU TIVERES A MINHA IDADE, VAIS ENTENDER E JÁ SERÁ TARDE DEMAIS.'


    A Minha Mãe ensinou-me sobre JUSTIÇA...
    'UM DIA TERÁS FILHOS, E ELES VÃO FAZER CONTIGO O MESMO QUE TU FAZES
    COMIGO! AÍ VAIS VER O QUE É BOM!'


    A Minha Mãe ensinou-me RELIGIÃO...
    'REZA PARA QUE ESSA MANCHA SAIA DO TAPETE!'


    A Minha Mãe ensinou-me DETERMINAÇÃO...
    'VAIS FICAR AÍ SENTADO ATÉ COMER A COMIDA QUE TENS NO PRATO!'


    A Minha Mãe ensinou-me a SER OBJECTIVO...
    'EU CORRIJO-TE DE UMA SÓ VEZ!


    A Minha Mãe ensinou-me a TER GOSTO PELOS ESTUDOS...

    'SE EU FOR AÍ E NÃO TIVERES TERMINADO A LIÇÃO, ESPERA QUE VAIS VER!...'



    A Minha Mãe ensinou-me os NÚMEROS...
    'VOU CONTAR ATÉ DEZ. SE ESSE VASO NÃO APARECER AINDA LEVAS UMA SOVA!


    O b r i g a d o M ã e ! ! !

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...