domingo, 7 de março de 2010

Enxoval - A Valquiria


"...Qual o objectivo da Câmara Municipal de Nisa ao financiar este projecto? Já aqui referi que presumo ter sido promover o concelho de Nisa. Conhecemos assim objectivo e custo. E o benefício?
Em que medida contribui para a promoção do Concelho a exibição de uma peça de arte, que supostamente até deveria estar no Núcleo Central do Museu do Barro e do Bordado (embora eu não consiga vislumbrar muito bem onde, dadas as suas dimensões), no Complexo Termal da Fadagosa de Nisa? Perdoem-me a pergunta, mas não seria melhor divulgado o nosso artesanato se nesse local existisse uma exposição permanente do mesmo e, porque não, a sua venda?
Em que medida contribui para a promoção do Concelho de Nisa a exibição do documentário no sábado passado, na RTP2, com um “share” de audiência de 3,5%, o que o coloca no 39º lugar dos programas mais vistos nesse dia? Ou a sua exibição, em seis dias nos meses de Março, Abril e Maio, no Auditório do Museu Colecção Berardo? Ou a sua exibição no Cine Teatro de Nisa, no dia 18 de Abril, integrado no Festival de Cinema Documental promovido pela INIJOVEM? A quantos cidadãos portugueses ou estrangeiros vai chegar a mensagem? Em quantos vai despertar o desejo de visitar Nisa?..."

Retirado de :
http://maladeporao.blogspot.com/2010/03/fogueira-de-vaidades.html

Leiam o artigo na integra e quero desde já dar os parabéns a quem o escreveu, bem como, agradecer-lhe o facto de me autorizar a publicá-lo.

Qual a opinião dos filhos de Nisa sobre o "Enxoval" que passou na RTP2 este sábado?
(6 de Março de 2010, às 21 horas)

13 comentários:

  1. Anónimo8.3.10

    O REI VAI NU

    O filme dá uma no cravo e outra na ferradura, divulga o nosso artesanato, a emancipação da mulher de Nisa, a nossa cultura, a identidade de uma região.
    Mas a martelada na ferradura é grave, depois dos indícios, suspeições de que algumas peças tinham sido esquartejadas para compor a obra de arte, é agora a própria artista assumir o que se supunha. Mais um crime contra o nosso património, desta vez peças cujo valor não será fácil de calcular e por vezes nem dinheiro algum compra. Foi um lufa lufa no esquartejar das toalhas, das cobertas, dos xailes etc. Primeiro cedidas do património de instituições publicas e mais tarde particulares. Até que se esgotou a busca. Joana descreve-a incessante, quando faltou a matéria-prima lá recorreu aos últimos redutos da manufacturação.
    Será que passa impune tão grave crime contra património? Estaremos enganados e não temos faculdade ou habilitação para poder apreciar tão valorosa obra, de nome Valquíria?


    Francisco Pereira

    ResponderEliminar
  2. Anónimo8.3.10

    Porque é que alguns artistas são tão famosos e outros nem tanto?
    A promoção através de conhecimentos ou investimento promocional é muito importante. Alguns até têm um trabalho que deixa muito a desejar, mas se é internacional e o trabalho é aclamado por criticos ( muitas vezes pagos para escrever ou falar favorávelmente), achamos logo que é extraordinário comparando com outro que as obras até podem ser melhores, mas não têm o mesmo caminho de divulgação. Cria-se pois uma ilusão à volta do que é "cultura".

    Como já foi dito neste blog, as verdadeiras artistas, são as artesãs de Nisa, que trabalham por preços muito acessíveis a todos.

    Se eu fosse presidente da Câmar o que já tinha feito era "investir" em promover os trabalhos dessas pessoas para que fosse valorizado e assim as jovens terem outro incentivo em dar continuidade.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8.3.10

    Ao ver o programa senti orgulho em ser de NISA, uma terra que tanto tem para oferecer, "Bordada de Encantos" e gente talentosa. Quanto à Valquiria muito sinceramente acho que A Sra. Dinis Galucho era bem capaz de ter feito melhor, o problema é que temos sempre a sensação que nós não somos capazes, então temos de chamar pessoas de fora para fazer o nosso trabalho.
    Se os Nisenses acreditassem mais neles próprios e se valorizassem em vez de se deitarem abaixo uns aos outros a Vila e as gentes ganhavam mais.

    Uma Nizorra

    ResponderEliminar
  4. Rui
    As Nisenses sao o maximo
    Mas a valquiria?
    Valhanos Deus
    Aquilo era un bicho da pre historia?
    en Castelo branco vai haver uma exposicao
    que o leve para ver os primos

    ResponderEliminar
  5. Beato Filipe10.3.10

    Concordo inteiramente com o que aqui expõe Francisco Pereira. Para além do balúrdio que custou a Valquíria, de ser destinada ao Museu do Barro e do Bordado onde não cabe, a sua confecção representou a destruição de muitas peças de artesanato, algumas muito antigas, o que constitui um atentado ao património.
    Um crime cometido com o consentimento e beneplácito da própria Câmara de Nisa e da sua presidente, mais interessada na vã glória de mandar e vaidade na execução de peças que nada acrescentam a esta terra, enquanto falta o dinheiro para obras e projectos essenciais.
    A Valquíria é uma obra demonstrativa da ostentação e do novo-riquismo num município que está de tanga. Faz lembrar aqueles ditadores africanos rodeados de uma corte luxuosa enquanto o povo vive na miséria e morre de fome sem bens para a sua subsistência.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12.3.10

    "Beneplácito"
    Beato Filipe andas a falar bem, e ainda por cima a falar mal da Srª Presidente da Câmara e nas horas de serviço.
    Não te ponhas a pau que ainda és despedido.

    ResponderEliminar
  7. fui uma das pessoas que foi ao atlier da Joana Vasconcelos já encontra-mos as peças cortadas e prontas para fazer a valquiria, tive pena de ver tudo assim,coisas que levam ás vezes anos a fazer todas cortadas.Mas assistir ao filme ainda me revoltou mais ver a tesoura a cortar sem dó nem piedade.acho que se podia fazer uma peça representativa do artesanato nisense sem gastar tanto dinheiro e sem estrgar tanta obra de arte saídas das mãos das mulheres de Nisa.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo13.3.10

    Sempre ouvi dizer que a arte não é para brutos!

    Para aqui vêm estas aberrações de nisa que só sabem dizer mal de tudo.

    Se calhar as "maisons" onde vocês moram é que são bonitas, onde imagino o gostinho com que são decoradas no seu interior.

    Força Sra Presidente da Câmara, não ligue a estes brutinhos. Nisa também tem uma maioria que lhe dá valor.

    O que é que fizeram os anteriores autarcas por Nisa? Os do PS nada, o outro da CDU só fazia projectos, mil aldeias e albergarias sem clientes.

    A senhora prometeu e cumpriu, arranjou o bairro da praça de touros, a praça da república e agora a devesa. Gastou dinheiro? sim mas deixa obra de geito.

    Força, em Nisa ainda há gente boa que dá valor a quem o merece.

    Para informação dos responsáveis deste blogue e de alguns "escritores", informo de que não sou do PC nem devo favores a ninguém mas repugna-me ler aqui um ataque a tudo o vem da actual câmara.

    Publique isto se faz favor, não corte a bem da democracia.

    ResponderEliminar
  9. Os responsáveis do blogue ficam muito preocupados por o(a) senhor(a)não ser do pcp...
    Um blogue é um local onde se debatem idéias. Logo, há pessoas que pensam como o(a) senhor(a)ou não.Para bem da democracia, estas pessoas não são "brutos". São pessoas com uma maneira de pensar diferente!
    Em qualquer mandato existem boas obras e outras nem por isso...
    Em qualquer mandato existem boas gestões ou nem por isso...
    Para sermos respeitados, concerteza devemos respeitar os outros...
    Agradecia que não voltasse a chamar brutos e aberrações aos meus conterrâneos.
    Volte sempre!

    ResponderEliminar
  10. Beato Filipe15.3.10

    Ao que parece há alguém que gosta mesmo do meu nick...raios vos partam!
    Sinceramente vi o documentário e não vejo onde pode despertar o interesse de algum "forasteiro" querer visitar Nisa. Aquilo foi do mais dramático possível, ao estilo dos filmes do Tarantino, sem narração nenhuma nem legendagens (pelo menos poderiam aparecer os nomes das pessoas que figuraram). Quem visse esse "filme" sem conhecer Nisa e as suas gentes acho que ficou horrorizado pois fica com uma imagem de que Nisa é ainda mais desertificado do que é na realidade.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo15.3.10

    A mostra de Joana Vasconcelos em exposição no CCB já teve mais de 28000 vistantes em 2 semanas.(notícia "SIC Noticias").
    Só por inveja ("doença" concelhia ?) alguém pode não reconhecer o elevado valor desta artista nacional e o alcance do investimento feito pala CMN.

    ResponderEliminar
  12. CHE GUEVARA15.3.10

    NOTICIA DE ÚLTIMA HORA:

    A VALQUIRIA por ordem de uma inspecção da medicina no trabalho tem de sair das termas o mais rápidamente por causa de ácaros, pós e bicharada!Agora onde é que a Câmara vai por a Valquiria?!No pavilhão Gino desportivo?!
    O melhor será vendê-la, não?!Já que as obras da Joana Vasconcelos são tão reconhecidas...

    A Joana Vasconceles é uma grande artista. E há que reconhecê-lo.
    A nossa Câmara é uma péssima gestora! E há que reconhecê-lo!
    Não mandem os desabafos da má gestão para "cima" da Joana Vasconceles porque se há alguém que é reconhecida e não tem culpa dos erros dos outros é mesmo ela...

    ResponderEliminar
  13. sabem que a exposição que está no CCB ainda lá tem peças que foram ou hao-de ser pagas pela camara? A Joana deve ter ficado cheia de peças para muita obra. Como não percebo nada de arte aquilo para mim é um monte de trapos cosidos uns nos outros e o povinho bate palmas,parece que é a tal história do rei vai nú,mas só um é que vê.

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...