domingo, 14 de março de 2010

A INVEJA - MAL SECRETO OU BEM À VISTA?!


Vida que não é invejada não presta pra nada!!!Será!?
Qual é a vossa opinião sobre a nossa forma de estar e de pensar em NISA?!


Retirado de :
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inveja

"Inveja é um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser)e de tirar essa mesma coisa da pessoa, fazendo com que ela fique sem. É um sentimento gerado pelo egocentrismo e pela soberba de querer ser maior e melhor que todos, não podendo suportar que outrem seja melhor.

A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, que culminou, então, no sentido que temos hoje.

Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. Isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".

A inveja é originária desde tempos antigos, escritos em textos, que foi acentuado no capitalismo e no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação, a inveja seria, popularmente falando, a arma dos "incompetentes".

Numa outra perspectiva, a inveja também pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual."
-----------
Retirado de :
http://www.allaboutlifechallenges.org/portuguese/superando-a-inveja.htm

"Superando a Inveja – Um Desafio Diário
Superar a inveja é mais fácil falar do que fazer! Quer seja uma palavra consciente ou um pensamento inconsciente, a inveja é algo que todos nós temos que encarar diariamente. Às vezes esses pequenos pensamentos que entram na nossa mente nem parecem ser inveja… mas são?

"Não é justo que Pedro tem férias mais longas do que eu".
"Os filhos da Joana são tão bem comportados. Gostaria que os meus fossem obedientes também, para que as pessoas achassem que sou uma boa mãe".
"Tiago acabou de comprar um carro novinho. Gostaria que esse carro fosse meu!"
"Tereza foi promovida no trabalho, mas isso deveria ter acontecido comigo".
"Os bíceps de João são perfeitos. Vou fazer exercício até que meu corpo se pareça com o dele".

O que é a inveja? De acordo com o dicionário Webster, a palavra invejoso significa "ressentir ou arder em ciúmes do sucesso, realizações e vantagens de outras pessoas...""

5 comentários:

  1. Anónimo15.3.10

    "Inveja-se a riqueza, mas não o trabalho com que ela se granjeia."

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15.3.10

    Se os invejosos ouvissem o que dizem estavam calados...mas depois rebentavam e era porcaria por todo o lado.

    Tal como uma ferida purulenta, deve ser expurgada para mais tarde sarar...ou talvez não!

    "Os homens de mérito não precisam cuidar da sua fama; a inveja dos tolos e dos petulantes se encarrega de propagá-la."

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15.3.10

    Citando uma grande amiga: - "Em Nisa, inveja-se até o que não existe!"

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20.3.10

    "Meditação por receita: novo remédio para a depressão.


    Por Sarah Boseley, Editora de Saúde do The Guardian


    As técnicas de meditação devem ser disponibilizadas a todos por receita médica, dizem hoje os especialistas, referindo a evidência de que esvaziar a mente ajuda mais as pessoas a sair dos ciclos de depressões recorrentes do que comprimidos. Para alguns, a meditação pode evocar imagens de cantos budistas ou dos Beatles cobertos de flores durante o seu período de devoção ao Maharishi Mahesh Yogi, mas hoje é uma associação de saúde mental sem fins lucrativos que está a lançar uma campanha para conseguir que cursos de "mindfulness" (esvaziar a mente) sejam disponibilizados através do Sistema Nacional de Saúde.


    Os resultados em pessoas com depressão são impressionantes e podem poupar muito dinheiro ao Sistema Nacional de Saúde, de acordo com a Fundação para a Saúde Mental.

    Os antidepressivos oferecem às pessoas que sofrem com este estado uma espécie de evasão química do seu desespero. Pode ajudá-las a atravessar uma crise, mas há o risco da depressão voltar, tal como era antes de começarem a tomar os comprimidos. A terapia de comportamento cognitivo é o tratamento mais receitado e disponível.


    Encoraja uma pessoa deprimida a reflectir sobre os seus sentimentos e comportamento, sobre as causas e sobre estratégias para lidar com os mesmos. Funciona, mas é utilizada para tratamento e não para prevenção."


    ...1/2


    http://networkedblogs.com/1p4lZ

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20.3.10

    2/2

    "Mindfulness" é descrita pelo relatório da Fundação para a Saúde Mental publicado hoje, como "uma forma de dar atenção ao momento presente, usando a meditação, yoga e técnicas de respiração". Em vez de ficarem imersos nos seus problemas, as pessoas são ensinadas a esvaziar as suas mentes, concentrando-se na respiração ou em partes do seu corpo ou nos movimentos do yoga e a aperceberem-se, sem os explorar ou investigar, os pensamentos que circulam pela mente, que "cria espaço para que possamos tomar decisões mais reflectidas sobre como responder aos acontecimentos na nossa vida", diz o relatório.


    Em 2004, o National Institute for Health and Clinical Excellence (NICE-Instituto Nacional para a Saúde e Excelência Clínica) recomendou cursos de terapia cognitiva baseados em meditação para pessoas que tinham sofrido de depressão pelo menos três vezes. Em dois ensaios clínicos, a aprendizagem da meditação diminuiu para metade o número de pessoas que sofriam recaídas ‑ no primeiro ensaio, há dez anos, de 66% para 37% e, no segundo ensaio, em 2004, de 78% para 36%. Mas apesar do aval do NICE, apenas 1 em cada 5 psiquiatras tem acesso a um curso desses onde possa colocar os seus pacientes, apesar de 72% acharem que seria uma boa ideia.


    A depressão afecta uma em cada dez pessoas (no Reino Unido) e custa à economia anualmente 7.5 biliões de libras, diz a Fundação. O número de receitas de antidepressivos duplicou numa década, atingindo 36m em 2008. E no entanto, 75% dos psiquiatras dizem que receitaram medicamentos a pacientes, que os médicos acreditam poderem beneficiar de outros métodos.


    "A terapia baseada na meditação pode ajudar a prevenir que milhares de pessoas tenham novas depressões todos os anos," diz o Dr. Andrew McCulloch, Director-Geral da Fundação para a Saúde Mental. "Teria enormes benefícios sociais e económicos, sendo sensato torná-lo um tratamento disponível pelo Sistema Nacional de Saúde."


    O Dr. Jonty Heaversedge, um psiquiatra do sul de Londres e um dos BBC's Street Doctors, diz que ele próprio procurou um centro budista para aprender a meditar e gerir o seu próprio stress, mas sentiu-se desconfortável a recomendá-lo aos seus pacientes, com receio de que eles pensassem que ele estava a promover alguma religião.


    Tem pacientes que entram em depressão todos os invernos. Não só a formação em meditação os ajudaria, acredita ele, mas também a todos nós, que sofremos de stress, excesso de trabalho, problemas nos nossos relacionamentos e vivendo com pressa todos os aspectos da nossa vida."


    http://networkedblogs.com/1p4lZ

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...