terça-feira, 9 de março de 2010

"Olho Neles"


Como (quase) todos sabem, eu escrevi um livro que relata a história que o meu pai viveu.O meu pai Jorge Oliveira faleceu vitima de cancro do dia do pai em 2007.
Não é a primeira vez que falo neste assunto por aqui.O meu pai era o melhor pai do mundo, como muitos outros pais e mães são para os seus filhos.
Nunca escondi a "paixão" que sinto pela minha familia, pelos meus amigos e pela nossa vila.
Sou grata à vida pelo que sou e tenho, mas nem sempre sei exprimir-me da melhor maneira.Talvez seja esse o grande defeito.
Há quinze dias atrás fui convidada pela Júlia Pinheiro para dar uma entrevista no directo "Tardes da Júlia". Ao principio fiquei renitente. Já passaram três anos desde que escrevi o livro...
Depois de reflectir aceitei o convite. Vou lá amanhã.Trago uma pilha de nervos!Quem me conhece sabe que por si só já sou uma "stressita", agora imaginem como estou.
Aceitei sim e por dois motivos:
Primeiro porque prometi a mim própria que onde quer que esteja o meu pai, enquanto for viva, haverei de relembrá-lo como grande homem que foi e porque com ele aprendi que a vida é acima de tudo dizermos uns aos outros que nos amamos e nos perdoamos por mais dura que tenha sido a nossa atitude...e eu sou assim!Só quem não dispensou um minuto da sua vida para me mim não se apercebeu disso...
Segundo porque sou de Nisa e onde quer que eu vá estarei concerteza a evidênciar os nossos costumes e tradições...
Vou tentar dar o meu melhor e quero que saibam que de forma alguma vos quero desiludir.
Assim sendo, "Olho Neles" de Margarida Oliveira, ou seja, "moi", na TVI amanhã às 14 horas. Até lá, VIVAM OS FILHOS DE NISA E VIVA NISA!!!


Com amizade,

Margarida Oliveira

23 comentários:

  1. boa sorte... se puder vou ver...

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10.3.10

    Boa Margarida!!!...Boa!!!... Acabei de te vêr e ouvir, na tvi, c a minha mãe...hehehe... (pq tenho estado em casa deles e... estão ambos doentes, o meu pai dd à 1 mês...).
    E...olha!...o sr. que se seguiu (Fernando), é de Ovar...a minha terra...hehehe...Conheço de vista...
    Margarida, n vejo TV à 3 meses!?... E hj vi, só por Ti!?... E n há coincidencias!?!...
    Bem...quero um livro Teu, mas AUTOGRAFADO!!!...(n estou a pedir "dado", mas si autografado!!!)
    Pq td isto tem mt piáda!!...(prefiro chamar-lhe assim, pelos "outros" e, pq n gosto de fazer mts "desenhos"...para os "outros"...)
    Já viste!?...Directamente de Alvalade, c AC/DC, para aqui...p os filhos de Niza...p a TVI...
    Xiiiiiiiii...Amiga!!... Por isso mm tb aceito o q a Vida me dá...lol...
    Parabéns Margarida!!!...Por existires...pela tu Essência!!
    Bjinhos & Abracinhos!!...
    Inté...
    (João Lorga - Ovar)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10.3.10

    és mesmo uma vedeta...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo10.3.10

    Qualquer dia tiram a estátua do Dr. Granja e põem uma tua!
    "presunção e ........."

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10.3.10

    ganda MARGARIDA continua com este teu saber viver
    graaaaannnnde abraço . PRIMO JOÃO.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10.3.10

    Olá Alentejana ou direi antes Margarida!
    O meu nome é Carla e ao ve-la hoje nas Tardes da Júlia fiquei muito emocionada com o testemunho que nos trouxe e gostei muito da sua frontalidade e honestidade com que se exprimia!
    Fiquei tambem muito interessada e emocionada porque identifico-me com certas coisas , situações que descreveu que uma delas é acreditar na vida após a morte, vivênciar certas coisas que nos acontecem. E outro aspecto foi o facto do seu pai ter falecido de cancro e eu tinha uma grande amiga minha que tambem faleceu de cancro há 9 meses atrás.E ela faleceu repentinamente, se ela teve conhecimento que tinha cancro e que ia falecer foi só mesmo uns dias antes de partir.Nem sequer tive tempo de me despedir dela! E isso tem-me custado imenso!
    Outra coisa que a Margarida frizou e que eu tambem ja tinha notado mal começou a falar e que aprecio imenso pois eu tambem sou muito assim é o facto de ter dito que gosta muito de comunicar.
    Que esta sempre a falar e que adora escrever!
    Estas coíncidências trazem-me interesse em poder falar consigo.
    Gostava imenso de poder falar consigo e quem sabe podemos vir a ser boas amigas!
    A minha melhor amiga de infância chamava-se Cristina Chainho e tambem era do Alentejo, penso que era de Grândola.
    Tambem era muito bonita e lorinha assim como a Margarida é!
    Infelizmente nunca mais nos vímos desde que mudamos de Escola Secundária, cada uma partiu para o seu lado, caminhos opostos, cada uma fez a sua vida!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo11.3.10

    Olá Margarida, não assisti ao programa mas já soube que estavas muuuiiiito bonita!
    És valente e talentosa!
    Essa é que é essa, como se diz cá por Nisa!

    ResponderEliminar
  8. Margarida Oliveira11.3.10

    Obrigada a todos!
    Só tive pena de não ter dado tempo para ela mostrar a cantarinha que lhe ofereci em nome da nossa terra e uma encharpe que a Marie ligth lhe ofereceu a evidênciar os nossos bordados...
    Gostava muito de promover a nossa vila, mas dá mais à conta falar de outras coisas..."Os bordados enjoam...falar do desconhecido não"...mas pronto, a minha vida está muito mais ligada a isso...
    Deviamos promover muito mais Nisa como todos vimos no "Enxoval"...adorei esse programa e agora que a Valquiria tem de sair das Termas seria bom que esta fosse vendida e esse dinheiro fosse investido na promoção de Nisa...
    De qualquer forma, meus queridos amigos,
    agradeço-vos do fundo da minha alma todos o vosso apoio e companheirismo.O que depender de mim, isto será apenas o inicio de um longo e grande caminho.
    Beijos para todos

    ResponderEliminar
  9. Anónimo11.3.10

    E onde podemos ver o video que procurei no you tube e nao tava lá???não pude ver tava a trabalhar.

    Um kiss

    ResponderEliminar
  10. fernando temudo11.3.10

    amiga não tive hipótese de ver mas espero que tenha sido em grande beijoca amiga.

    ResponderEliminar
  11. uma amiga(GRAÇA-CEBOLA)12.3.10

    amiga margarida como sabes gostava muito do mc-gyver(como eu chamava o teu pai)quando vi aquelas fotos tive muitas saudades.Estavas linda na tv un pouco nervosa e normal.Muitos beijinhos da tua amiga graça.EU tenho a certeza que o teu pai esta a olhar por nos todos .beijocas

    ResponderEliminar
  12. Amiga especial12.3.10

    "Algumas vezes sabemos dentro de nós que devemos fazer qualquer coisa semelhante a plantar uma árvore, mesmo sabendo que nunca comeremos dos seus frutos nem descansaremos à sua sombra. Ou descobrimos que devemos aplicar-nos não tanto ao nosso pequeno problema, mas a reconstruir as ruínas imensas que nos rodeiam. E nunca como então somos tão grandes. E nunca como então estamos tão perto de nós mesmos.

    Quem compreendeu o que é a verdade amou-a. Procurou e escavou. Desejou-a para si e para os outros, porque não há outra luz. Depois sofreu por ela, porque em toda a volta a mentira é poderosa. E continuou, sem se calar, com esse amor e a sua dor.

    Quem vive para a família é habitado por ela e torna-se maior e faz o que nunca faria se vivesse para si mesmo.

    Aquele que escutou os gritos silenciosos das crianças assassinadas antes de verem a luz – e as dores das mães enganadas que sofrem sem remédio – leva consigo o maior peso do mundo. Aparentemente pode pouco contra aqueles que se instalaram nos lugares onde se fazem as leis e se manobram televisões e jornais. Mas é um gigante todo aceso. Queima. E são os seus braços que sustentam este mundo doente.

    E há o que quis ser médico não para garantir uma vida cómoda, mas para devolver ao mundo sorrisos que se tinham perdido. E o que sofre em si toda a fome de África. E o que se enamorou da justiça. E aquele que cuida de crianças incuráveis.

    Uma vez perguntaram a um alpinista por que desejava escalar o alto pico nevado. Respondeu: “Porque ele está ali”. Queria com isso dizer a naturalidade do encontro do homem com o seu sonho, com a sua tarefa, consigo mesmo."

    continua(...)

    ResponderEliminar
  13. Amiga especial12.3.10

    (...)continuação


    "É triste viver sem grandeza. É como estar longe de nós mesmos. É ver apenas as sombras do mundo e da vida. É, de algum modo, não viver…

    As coisas grandes são aquelas que o amor nos leva a fazer, e muitas vezes realizam-se por meio de pequenos gestos. Fazem-se pisando os nossos apetites e gostos, abandonando o cómodo estojo no qual temos tendência a encerrar a nossa existência.

    Um dia sabemos que temos de partir. Que temos de fazer da vida uma outra coisa. Simplesmente isto. E vamos…

    Nunca mais a paz de sermos inúteis; nunca mais os prazeres que não saciam, nunca mais a ânsia de segurança que nos vai roendo a juventude e a alegria.

    É difícil subir o monte altíssimo. É preciso trocar tudo pelo instante mágico de chegar ao cume. Ali tudo é radicalmente verdadeiro: não é possível fingir que se vai a caminho. Deixam-se as forças na íngreme escalada, rasga-se a pele nos rochedos, abandona-se o aconchego do calor do corpo ao vento e à neve e ao gelo. Caímos e apetece-nos ficar por ali. Por vezes não sabemos se conseguimos dar mais um passo.

    Mas é tão belo! Só ali se respira verdadeiramente. Só ali se vêem todas as coisas com o seu verdadeiro relevo e com as suas cores verdadeiras. Só ali um homem se sente realmente rico – ele que deixou tudo lá em baixo.

    Os amigos que se fazem na montanha duram para sempre: nasceram da magra ração repartida debaixo das estrelas, de se apoiarem uns aos outros quando o que estava em jogo era a vida ou a morte, de cantarem juntos, das longas confidências testemunhadas apenas pelo vento.

    Na montanha os amigos não são descartáveis companheiros de divertimento: precisam mesmo uns dos outros, fazem parte uns dos outros, uns são os outros.
    Os que ficaram lá em baixo chamam-nos loucos. Encolhemos os ombros: esses queridos estão vivos, mas ainda estão mortos. Uma pessoa não vive quando vive apenas para si mesma. Não se vive sem sal, sem risco, sem aventura. Estão a precisar de uma inundação de alegria.

    E tu? Eu quereria que partisses. Não necessariamente de um lugar para outro, mas para fora de ti. Para onde precisam de ti. Para te encontrares.

    E, se às vezes te falo de paciência, digo-te agora que te apresses. Tenho pressa de te conhecer. Se também eu for corajoso, havemos de nos encontrar e saberei o teu nome. Trocaremos um abraço forte e saberemos que era necessário que nos encontrássemos."

    Paulo Geraldo

    Dedico-te este pensamento, por um que não gosta tens dezenas, que te adoram.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo12.3.10

    Olá Margarida.
    Daqui é a Carla. Já ví que ja publicou/leu o comentario/convite que deixei aqui.
    Mas ainda não recebi nenhum email seu!
    Deve certamente andar ocupadíssima!
    Mas gostava muito que me escrevesse, pelo menos a dizer qualquer coisa.

    Cumprimentos,

    Carla

    P.S. Obrigado por não ter publicado o meu endereço de email. :) thanks

    ResponderEliminar
  15. Paulo Geraldo,

    tenho de lhe agradecer o que me escreveu...

    Conseguiu pôr me a chorar desalmadamente!

    Porque tudo o que disse...é isso mesmo...e porque descobri em mim uma pessoa que não sabia que existia...

    Mais do que vaidosa me tornei consciente e muito obrigada por estar ai...

    Esses tais que não gostam...eu também fiz por isso...talvez porque precisava deles para me tornar na pessoa que sou...

    Um abraço,

    Margarida Oliveira

    ResponderEliminar
  16. Anónimo12.3.10

    DE: Lhó

    Querida margarida, eu vi.te na tvi, estiveste muito bem, fala sempre sem medos, gosto de ver exa força de coragem e sem te preokupares com as opinioes parvas dos outros...

    Um grande beijinho para ti,não sou filha de nisa mas estou cá ....loool....

    ResponderEliminar
  17. joana13.3.10

    MArgaridA, gostei muito de te ver nas tardes da julia!Gosto muito da area da medicina natural, disseste que eras medica dessa area, onde tiras-te o curso?neste momento estou a tirar o curso de massagista, mas gosto mais da tua àrea.se pudesses responder!obrigada joana

    ResponderEliminar
  18. Amiga14.3.10

    "Sou a alegria de quem me adora....! A tristeza de quem me odeia.... e a ocupação de quem me inveja!!!"

    Esta mensagem é a tua cara,hehehehhehehehe

    Beijo

    ResponderEliminar
  19. Olá Joana. Tirei o curso na Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa, no ATENEU comercial, mesmo em frente ao coliseu dos recreios.

    Venho aqui agradecer a todos aqueles que me apoiam e que se lembram de mim para mandar boas mensagens de conforto e também, para meu espanto, de alguma "dor de corno" (que nem me vou publicar).
    É com gratidão que aqui venho dizer que são todos vocês e sem excepção que fizeram de mim a pessoa que sou e que tanto me fazem feliz...
    Na vida há o bem e há o mal, e como já dizia a minha avó "Zabel Meji", vida que não é invejada não presta pra nada!
    Neste processo continuo que é a minha vida, sempre disse que é importante que apareçam muitas pedras pelo caminho. Sejam elas de inveja, ciúme, malignidade ou de bondade, companheirismo e amor incondicional.Com elas já construi as portas de entrada e os pilares do Castelo que é a minha vida e se a vida permitir e não tenho dúvidas que permitirá, terei em breve uma fortaleza...
    Obrigada a todos e sei que um dia terei a oportunidade de vos agradecer pessoalmente, se é que não estou a fazê-lo já.
    Beijo enorme e pra frente é que é Lisboa :)

    Margarida Oliveira

    ResponderEliminar
  20. Anónimo16.3.10

    alguém gravou o programa? podiam meter no youtube uma vez que me encontrava a trabalhar na hora do programa e não consegui ver. força margarida

    ResponderEliminar
  21. Anónimo16.3.10

    Esta semana ainda...vai estar.Se ninguem puser ponho eu

    ResponderEliminar
  22. Anónimo16.3.10

    Entrevista "Tardes da Júlia"

    http://www.4shared.com/file/242465829/8f305b5f/Margarida_Oliveira_01.html



    http://www.4shared.com/file/242465899/6cc48294/Margarida_Oliveira_02.html



    http://www.4shared.com/file/242465859/c071cd98/Margarida_Oliveira_03.html

    ResponderEliminar
  23. começei por pura curiosidade a ler o seu livro,não tinha feito caso de o ler porque também tive há uns anos um problema de saúde complicado e não estava com vontade de saber dos outros quando ainda não estava bem resolvida comigo propria.Agora começei a ler e estou deveras interessada.Sabe que eu na vespera de começar a quimioterapia começei um genero de um diário onde ia escrevendo o que se ia passando,e a ultima frase que escrevi foi" hoje é o primeiro dia do resto da tua vida" já la vão 7 longos anos.

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...