domingo, 25 de abril de 2010

As comemorações do dia 25 de Abril em Nisa


"Eu na minha opinião devo dizer-vos que esta data não me diz muito porque nasci em 1977 e como devem compreender, não vivi esta tão nobre fase na sua devida dada.
Recordo quando era pequena, ver muita gente com a roupa do dia de Páscoa ou Natal, a acompanhar a Banda, como o antigo Presidente da Câmara Dr José Manuel Basso, a restante comitiva camarária, bombeiros e muitos civis (um deles o meu pai) com um cravo ao peito...e pouco mais.
Este ano pelo que sei, não porque tenha visto, até porque nem preciso, pois moro na praça, vou ouvindo...a música deu de si (véspera) às 23 horas e 30 minutos e houve fogo de artificio iniciando assim as comemorações do dia da liberdade...
Às 9 horas e 30 minutos como vai sendo o hábito lá acordamos na Vila, ao som da nossa simpática Banda Musical Nisense.
Ao meio-dia, lá vai a comitiva da camarária e os civis da Vila de cravo ao peito, deixando um rasto a "naftalina", a caminho do Cine-Teatro e os discursos tipicos de quem defende uma liberdade "ficticia" mostrar quem melhor sabe palrar: "Camaradas praqui, amigos pró outro lado, conterrâneos bláblá..."
Enfim, um espectáculo digno para quem como eu, sabe para que serve...o palco!
No almoço na zona industrial oferecido aos rachos e grupos, nada melhor que viver a revolução dos cravos com autenticidade e...nada melhor do que uma boa sessão de chapada para assumir que este dia representa a revolução...de Abril.
Gostei!Gostei particularmente da programação que a autarquia ofereceu à Vila de Nisa, na Praça da Republica. Desde "Contra danças de Apalhão", "Toca a marchar de Tolosa", "Racho tipico das Cantarinhas de Nisa", "Domingos & Dias Santos de Nisa" e os "Fora d'horas do Arneiro" que só nos vêm provar que estão aqui para animar o povo e o povo corresponde com a sua presença. A meu ver isto haveria de acontecer muito mais vezes, até porque não tem muitos custos e o povo de Nisa e esta belissima praça merece...
Achei um pouco descabido, a Câmara Municipal ter-se lembrado de marcar a entrega de medalhas das comemorações do 25 de Abril, na altura em que o último grupo iria actuar, afinal, também tinham direito a ter muita gente a ouvi-los tocar, mas isso é só a minha má lingua não é?!Este não é o meu conceito de liberdade e respeito pelo outros...
Hum, não deviam ter tido tempo para isso na parte da manhã no cine-teatro ou mesmo e até durante o espectáculo à tarde, pois poderia dar muito nas "vistas" o facto de serem sempre "os escolhidos" a levar o brinde...Xiiiiiiuuuuuuuu!Não são só esses!Estás parva!?São os que completaram 25 anos de trabalho...

Meus Amigos e Camaradas e Camaradas e Amigos e Nizorros e Nizorras,
sem ter feito parte do 25 de Abril de 1974, quero por este meio, agradecer-vos o facto de me darem a oportunidade de vos dizer o que penso, sem cinismos, porque o que eu faço é sim, um verdadeiro acto de liberdade!
E como tal, quero dedicar a liberdade que se vive em Nisa e no seu concelho AO PORTÃO QUE O SENHOR PRESIDENTE DA JUNTA DE AMIEIRA PÔS A CORTAR-NOS A LIBERDADE DE PODERMOS USUFRUIR DA NOSSA NATUREZA...FELIZ DIA PARA TODOS E BEM HAJAM,

Margarida Oliveira "

23 comentários:

  1. Anónimo25.4.10

    Tenho pena que seja preciso o país ficar sem dinheiro para se dar destaque aos artistas da terra.
    Em tempos de vacas gordas, bem se podia ter desenvolvido mais a terra, só nos resta sonhar, já não com um 25 de Abril que esse só nos conduziu a uma sociedade corrupta, a uma outra data para breve(?)!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo25.4.10

    As pessoas em Nisa só se importam com as coisas escritas, será que têm alergia às letras?
    O que se escreve aqui, não é nada comparado com o que dizem umas e outros nos cafés e tabernas.
    Aqui a verdade pode crescer e apanhar as mentiras, talvez por isso fiquem tão incomodado(a)s, nos cafés os ataques podem ser mais direccionados com nomes e vesperinamente atingir alguém na sua honra com medo que essa pessoa fale as verdades que destapariam as mentiras.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo25.4.10

    Quem viu o desfile dos "ilustres" percebeu que só lá ia quem precisa de tacho, porque não sabe fazer mais nada, cada vez são menos.
    Viva a rebaldaria, que o 25 de Abril está a chegar ao fim.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo25.4.10

    O que irrita esta gentalha dos politícos é saberem que existem pessoas que toda a vida foram honestos e nunca precisaram de se "vender" para ganhar a vida. Temos pena mas a politíca está bichosa!

    ResponderEliminar
  5. Doido25.4.10

    Liberdade? O que é?
    Nem deixam fazer, nem deixam pensar, a breve tempo nem deixarão viver!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo25.4.10

    Isso é que é a pura das verdade e mais algumas que podias cá pôr...
    Nisa é uma terra de pessoas que também gostam de se divertir.Esta praça é uma pena não ser aproveitada para eventos ainda mais quando Nisa tem uma escola onde se formam pessoas em animação que poderiam mostrar os seus trabalhos e animavam isto.Mas acho que estão mais entertidos a atropelarem-se uns aos outros a ver quem manda em quem...grande parvoeira.Eu ainda sou daqueles que acredita que Nisa vai voltar a ser uma terra do melhor que existe neste imenso alentejo.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo25.4.10

    Sendo o tema o 25 de Abril é pena a pobreza da generalidade dos comentários e do texto que apresenta o post. Será que nasceram todos, tal como a autora do post antes do 25 de abril de 1974? Se for isso ainda lhes concedo algum "desconto" mas porra informem-se primeiro antes de abrirem a boca. É que antes do 25 de Abril só podiam abrir a boca para comer e mesmo quanto a isso alguns não tinham quase nada para meter lá dentro. Quem não viveu esses tempos também pode dar valor ao que hoje existe, apesar das dificulades nacionais e locais e não misturar o 25 de Abril com o portão da Amieira.Há aspectos da vida que têm de ser abordadas com seriedade, com respeito. E ter uma atitude critica sobre o que e vai fazendo no concelho e não de sistemático bota abaixo.

    ResponderEliminar
  8. Vocês sabem todos é muito e quanto a isso já a mim me esqueceu!O que este senhor está a fazer é puro fascismo!Respeito!?É isso que peço pelo nosso concelho, apenas respeito!
    Destroiem-se cemiterios medievais!Fazem-se lixeiras com restos...!Põem-so portões onde se bem entende!Fecham-se azinhagas por lhes apetece...em Nisa põe-se e dispões-se do lhes apetece e não se respeita a população e isto tem de acabar!Afinal vocês julgam que nós somos o quê?Belo arame!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo25.4.10

    Margarida diz lá a esse senhor que aqui também não se pode falar e a prova disso é o processo displinar que um funcionario levou só por ter dado a sua sincera opinião para o blogue...é esta a liberdade desta gente que tanto preza o 25 de Abril!Isto já lá não vai com arames!

    ResponderEliminar
  10. holliday25.4.10

    Aqui quem mais ordena não é o povo é a borboleta, basta ver que o povo queria a fonte no meio da praça e como o povo não ordena nada, lá está ela a cair de podre atrás de uns arbustos em frente às três marias!
    Arrefinfa-lhes!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo25.4.10

    Lendo o texto do post percebe-se que a autora não sabe o que foi o fascismo. Não viveu o fascismo e o 25 de Abril segundo a própria refere diz-lhe nuito pouco. Não é mal, afinal ainda é muito nova, está a crescer e a desenvolver a sua personalidade e os seus conhecimentos. Devia assumir isso e ser mais humilde e ter mais cuidado com o que diz (escreve). "Belo arame"? enganou-se no destinatário.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo25.4.10

    Todo e qualquer trabalhador tem direitos e deveres. Um dos deveres é respeitar a entidade patronal, a hierarquia e os dirigentes. Isto também se aplica aos funcionários públicos. O 25 de Abril trouxe a liberdade e não a libertinagem. Se um funcionário pôs em causa publicamente a sua entidade patronal ... sujeita-se!Algúem espera outra coisa, seja em Nisa ou em qualquer outro concelho?

    ResponderEliminar
  13. Cuidado com o que se "escreve" não conheço, mas conheço a placa que diz "cuidado com o cão"!Eu tinha sabe? Medo do cão...mas domestiquei-o agora é ele que tem medo de mim...lol...o destinatário?!Ahahahaha...se eu não tivesse sido apicultora, explicava-lhe como se trata de uma colmeia...agora não há vagar!
    Mas não me vou embora sem lhe dizer que sei reconhecer o valor de quem lutou pelo 25 de Abril, só não aceito que "o" andem a pregar e a comportar-se como os outros (antes 25 de abril) se comportavam. É só roupa! E estamos, muitossssss, fartos dela!...E o mundo não existe só para quem presenciou o 25 de Abril.Tenho 33 anos e estou a preparar-me para ver uma data muito mais memoravel que essa.Pelo menos assim espero!
    Temos maneiras diferentes de pensar, agradeço que respeite a minha e eu respeitarei a sua...tenha uma santa noite.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo26.4.10

    Com isto tudo , so queria dizer uma coisa, sim senhora la estava os grupos para tocar e dançar e a eles um bem-haja , mas tenho uma pergunta a fazer onde estavam um grupo bem conhecido e muito procurado nao pela terra mas sim por outras terras o GRUPO DE BOMBOS DE NISA?
    Esse grupo que leva o nome da terra para muitos sitios fora do concelho, senti a falta deles ou se calhar nao fazem parte dos tachos , e nao os quiseram lá? PELO QUE SEI TEM TIDO ACTUAÇOES 5 ESTRELAS SERÁ QUE A TERRA SE ESQUECEU DESTE GRANDE GRUPO? FICA A QUESTAO LEVANTADA . UM BEM -HAJA A TODOS

    ResponderEliminar
  15. Anónimo26.4.10

    Grande comédia!Se fossemos a entrar por ai ia tudo despedido!Uns por abuso de poder, outros porque têm a lingua mt comprida(veja-se o que aconteceu com as piscinas), outros porque dão informaçoes aos partidos da oposição, outros porque tem espaços para armazens e nao pagam renda, outros porque levam material que não é deles para casa...isto acontece onde? Na Câmara? Nãoooooo.....

    ResponderEliminar
  16. Anónimo26.4.10

    E usar as instalações da albergaria e o antigo bairro da e.d.p.como curral para as cabras:-)

    ResponderEliminar
  17. Anónimo26.4.10

    hahahhahahhaa!Claro!Não sabia que foi para isso que a câmara gastou lá milhares de euros...lol

    ResponderEliminar
  18. Anónimo26.4.10

    Faz-me confusão tanta hipocrisia, como é possivel fazer discursos em nome da liberdade, quando la dentro se vive uma autentica ditadura com direito a censura, ameaças, e tudo mais...tenho esperança...um dia o 25 de Abril chegará á Praça do Município! até lá vive-se amordaçado e incluinado com uma vontade enorme de gritar!

    ResponderEliminar
  19. Professora atenta26.4.10

    Margarida, isto agora vai mudar em Nisa.
    A Escola vai fazer provas globais a todas as disciplinas, parece que é a única no país(?).
    As provas globais só são obrigatórias a Língua Portuguesa e Matemática, mas vamos dar o bom exemplo e os meninos vão mostrar o que valem.
    Mas não se preocupem os pais porque, já há quem diga que a matéria não vai ser a compilação do ano, porque os professores vão substituir o teste do período pela prova global.
    Percebeste? Poucos percebem. Porque é que têm de haver sempre situações pouco esclarecidas e esclarecedoras?
    E os burros somos nós.
    O medo de perder o lugar até faz mudarem-se mentalidades, ou fingir-se que se muda.
    Quanto mais escondem a verdade, mais pessoas a vêem.

    ResponderEliminar
  20. Liberdade26.4.10

    Os que "mamam" à conta do 25 de Abril hoje, não são os que lutaram ( esses não pediram protagonismo), são os que aproveitaram a boleia de uma revolução que ainda poucos sabem o verdadeiro propósito.
    Porque é que o antigamente tinha de ser mau, e por antagonismo o 25 de Abril têm de ser bom?
    Nem um tempo nem outro teve tudo de mau, nem tudo de bom.
    É preciso ouvir muitas das pessoas envolvidas que não tenham interesses pessoais no que "apregoam".
    Eu vivi um tempo e vivo outro e preferia que a transição se tivesse feito com Marcelo Caetano, (homem integro e honesto com uma visão da globaidade, muito à frente para a época) e não com meia dúzia de opotunistas que viram um meio de se darem bem na vida. Atrás desses vieram outros que aprenderam com os primeiros e a bola de neve instalou-se, para um descalabro financeiro que ninguém têm ideia do que vai dar.
    Podem guerrear por razões, mas ninguém vai sair ileso deste desastre.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo27.4.10

    A Assembleia Municipal de Nisa vai reunir em sessão ordinária na próxima sexta-feira, dia 30 de Abril, no auditório da Biblioteca Municipal.
    A sessão terá início às 15 horas, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
    Ponto 1 - Período de Antes da Ordem do Dia
    . Assuntos para conhecimento
    . Informações dos eleitos
    Ponto 2 - Informação sobre a actividade municipal e situação financeira
    (alínea e) do nº 1 do artº 53º da Lei nº 169/99, de 18 de Setembro)
    Ponto 3 - Regimento da Assembleia Municipal de Nisa - Alterações
    Ponto 4 - Acta Nº 8/2009, da Sessão Ordinária de 28 de Dezembro de 2009
    Ponto 5 - Prestação de Contas do Município de Nisa do Ano de 2009
    Ponto 6 - Inventário dos Bens, Direitos e Obrigações Patrimoniais do Município de Nisa do Ano de 2009
    Ponto 7 - 1ª Revisão ao Orçamento da Receita e Despesa do Município de Nisa do Ano de 2010
    Ponto 8 - Intervenção de munícipes

    ResponderEliminar
  22. Anónimo27.4.10

    Eu "trabalhei" num Regimento e não havia alterações. No 25 de Abril não houve "limpeza" (mortos) não serviu. E podem dizer o que quiserem. Mas os Pré-25 de Abril continuam a "mandar". Os sobrinhos, primos e amigos do Marcelo e do Salazar são quem manda. Os camaradas comunistas, temos pena. Mas felizmente não aderimos à causa URSS. E podem vir com as tangas todas. Continuo a responder o mesmo de sempre: vão viver pra China. Talvez gostem mais.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo30.4.10

    A minha dúvida??? Esclareçam-me se puderem...
    É que eu gostei muito de ver e ouvir as "gentes cá da terra" no desfile, ainda bem que existem para nos alegrar, mas...
    Onde estava um grupo bem conhecido e muito procurado nao pela terra mas sim por outras terras, o GRUPO DE BOMBOS DE NISA????
    Ou em Nisa, quem manda ou até msm as pessoas de Nisa não lhes dá valor????
    Esse grupo pelo que vou sabendo, leva o bom nome da terra por esse País fora.
    SERÁ QUE A TERRA SE ESQUECEU DELES?

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...