segunda-feira, 19 de abril de 2010

Defesa do Rio Tejo


Dia 9 de Maio 2010

Dia T - 2ª Mobilização Cidadãos pelo Tejo.

Vamos proteger o Rio Tejo!

Participa!

"Tragam as vossas canoas a Cedilho - 9 horas.
Apoia-nos nas Portas de Rodão - 15 horas.
Participem, o Tejo agradece!"

Programa:

Hora ------Cedilho / Portas de Rodão

9:00-------Concentração---Local---Cedilho
11:30------Paragem para merenda---Salavessa
13:00------Chegada ao destino-----Cais Fluvial da Rodão
15:00------"Carta pela indiferença"- Intervenções em defesa do Tejo

2 comentários:

  1. Anónimo19.4.10

    Vogar Contra a Indiferença - Pelos Nossos Rios, Pelo Nosso Futuro - 2ª Mobilização Ibérica de Cidadãos em Defesa do Tejo

    A iniciativa consiste numa descida em canoa que terá o seu início na Barragem de Cedillo, com paragem na margem do Tejo junto da Aldeia de Salavessa, no Concelho de Nisa, e cuja expedição tem como destino as Portas de Ródão, realçando a beleza deste património natural e cultural associado ao rio no domínio da geologia e da biodiversidade, onde culminará num almoço convívio.
    Neste momento de convívio irá proceder-se à leitura da Carta Contra a Indiferença onde se evidencia a necessidade de defender o rio Tejo da sobre exploração da água devido aos transvases da água do Tejo para o sul de Espanha, da agressão da poluição agrícola, industrial e nuclear, como sejam, os riscos de contaminação e poluição do rio Tejo face à eventual extracção de urânio em Nisa, à localização de cemitérios nucleares e à produção de energia nuclear na central nuclear de Almaraz.
    Esta actividade é organizada pelo proTEJO – Movimento Pelo Tejo, Associação Salavessa Viva (ASA), Ambiente nas Zonas Uraníferas (AZU), ADENEX - Asociación para la Defensa de la Naturaleza y los Recursos de Extremadura, CerciZimbra - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Sesimbra, Movimento Urânio em Nisa Não (MUNN) e QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza.
    Contamos ainda com o apoio institucional da Associação de Estudos do Alto Tejo, da Naturtejo Geopark, da Rede de Cidadania por Uma Nova Cultura da Água do Tejo/Tajo, da United Photo Press/ 2010 – Ano Internacional da Biodiversidade e dos Municípios de Nisa e de Vila Velha de Ródão e de Nisa.
    Está prevista uma mobilização significativa de grupos de cidadãos de ambos os lados da fronteira, provando-se que a defesa dos rios ibéricos ultrapassa as fronteiras administrativas e une os cidadãos com os mesmos problemas, independentemente da sua nacionalidade.

    http://movimentoprotejo.blogspot.com/

    http://vimeo.com/10829841

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20.4.10

    Descer o Tejo em Maio contra transvases e poluição


    A União Europeia notificou a Espanha por um eventual incumprimento da Directiva-Quadro da Água, decisão que deixa satisfeito o movimento ProTejo.

    Esta organização portuguesa, que representa cerca de 500 entidades e cidadão interessados na defesa da sustentabilidade do Tejo, tem criticado fortemente a política de transvases seguida pelo Governo espanhol na bacia do Tejo. Agora, Espanha tem dois meses para responder.

    No próximo dia 9 de Maio, o ProTejo organiza uma descida do rio em parceria com organizações congéneres espanholas para alertar para os problemas dos transvases e das contaminações associadas à produção de energia nuclear.

    No final, junto às Portas de Ródão, onde o Tejo atravessa a fronteira entre Espanha e Portugal, será apresentada uma carta contra a indiferença.

    19.04.2010
    http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1432828

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...