quinta-feira, 8 de abril de 2010

Pallium Centro de Saúde de Nisa - Novo Blog


Pallium Centro de Saúde de Nisa

"Estatisticamente 50% das pessoas vão morrer com cancro e 90% morrem com doença prolongada. Para além disso, com o aumento da esperança de vida, as pessoas vão durante mais tempo enfrentar todas as consequências do envelhecimento, antecipando-se o aumento das suas necessidades. Conscientes da urgência de intervenção para o alívio do sofrimento, o Centro de Saúde de Nisa decidiu criar este espaço para que doentes e seus familiares possam colocar questões e partilhar experiências."

Retirado do blogue

http://www.palliumcsnisa.blogspot.com/


Aproveito para felicitar este novo trabalho em nome de Todos os Filhos de Nisa, bem hajam :)
Malta, visitem e divulguem!!!

8 comentários:

  1. Anónimo9.4.10

    Faz falta esse blog e outros para falarmos o mesmo que o povo fala de Valência!!!Parabéns

    ResponderEliminar
  2. Anónimo9.4.10

    Quero felicitar o centro de saúde por este novo trabalho.
    Por sua vez, seria interessante passar cá para fora o número de pessoas que estão a usufruir destes cuidados e igualmente dizer o número de pessoas em Nisa que sofreram e sofrem de problemas oncológicos para futuros estudos sobre esta àrea...
    Será que há influência do urânio?!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo9.4.10

    Finalmente algo que faz sentido!
    Para estas iniciativas é que deve servir o dinheiro que tiram do povo.

    Lina Maria Correia Zagalo das Neves

    ResponderEliminar
  4. Vânia Cunha9.4.10

    O índice de pessoas com probelmas oncológicos é de facto elevado. estamos a falar principalmente de cancro de mama, estomâgo, cólon e ginecológico. De qualquer modo tentaremos publicar esses números. obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo9.4.10

    O urânio liberta radão mas .... só se for remexido. A exposição ao radão, a partir de determinados indices é muito prejudicial á saaúde. Pode, sim, potenciar problemas oncológicos. Ou seja, tal como está Nisa é tão afectada por esse gaz como a maior parte dos concelhos de Portugal. O radão anda por aí um pouco por todo o lado. O maior indice de pessoas afectadas por problemas oncológicos não está em Nisa, mas sim na região de Trás os Montes. Se deixarem estar o urânio tal como está (não lhe mexam, deixem-no continuar "adormecido"), Nisa continuará a ser pouco menos do que um PARAÍSO do ponto de vista ambiental. Se a ganância dos poderosos (geralmente vivem longe das zonas de exploração e com as contas bancárias bem "recheadas")se sobrepuser ao interesse e ao valor das pessoas do concelho e a exploração for feita, então, nesse caso, passariamos a ser assim uma espécie de Urgeiriça. Nisa e o Monte Claro ficariam mesmo dentro do "quintal" da mina. Nem quero imaginar o que seria. Eu não quero isso para mim nem para ninguém. E se alguém tem dúvidas "corra" já a esclarecer-se (na net há muita informação).

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11.4.10

    A morte por cancro está a aumentar no mundo inteiro, mesmo em locais que não têm urânio.
    As causas estão relacionada com a alimentação, vacinas, uso excessivo de medicamentos, tabaco, radiações electromagnéticas, vida sedentária, etc.etc.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo11.4.10

    Fiz um comentário neste post, referi-me ao urânio e acabei por me esquecer de felicitar o centro de saúde nisa por esta inicitiva. Bem haja.

    ResponderEliminar
  8. Maria Santos25.4.10

    Nesta iniciativa estão de parabéns.
    Devem é melhores a educação dos funcionários do centro de saúde, não foi uma nem duas as vezes que assisti a consultas interrompidas por qualquer tipo de pessoa que vêm pedir uma receita para sí, para um amigo ou familiar. Entram sem bater à porta, sem pedir desculpa ao utente que no fundo é essa pessoa que está a pagar tudo, deixando muitas vezes as pessoas que até estão despidas à vista de quem está no corredor.
    Desenvolvimento começa com educação, boas maneiras e bons costumes.
    Espero ver tudo isto a ser implementado neste e noutros locais de saúde, porque eu ainda sou do tempo em que o médico tirava o curso para cuidar das pessoas, e faziam-no com carinho e cuidado.

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...