quarta-feira, 2 de março de 2011

Unidade de Cuidados na Comunidade em funcionamento

Já está em funcionamento a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Nisa, uma unidade funcional do Centro de Saúde que visa prestar “apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, essencialmente a pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença”. Com uma equipa multidisciplinar composta por 15 profissionais, a UCC de Nisa foi inaugurada a 8 de Fevereiro e a sua área de intervenção abrange todo o concelho.

As Unidades de Cuidados na Comunidade foram criadas no âmbito da reorganização dos Cuidados de Saúde Primários, sendo concebidas como unidades funcionais dos Centros de Saúde ou Agrupamentos de Centro de Saúde que asseguram respostas integradas, articuladas, diferenciadas e de grande proximidade às necessidades de cuidados de saúde e sociais.

De acordo com o enfermeiro Parreira Dinis, que coordena a UCC de Nisa, o principal objectivo é prestar “cuidados de saúde de apoio psicológico e social de âmbito domiciliário e comunitário, essencialmente a pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, em situação de maior risco ou dependência física e funcional ou doença, que requeira acompanhamento próximo e actua na educação para a saúde, na integração em redes de apoio à família e na implementação de unidades móveis de intervenção”.

(cont.)

Fonte:

http://www.jornaldenisa.com/noticias/saude/1181-unidade-de-cuidados-na-comunidade-em-funcionamento.html

11 comentários:

  1. Dr. José Manuel Duartis3.3.11

    O povo diz, e com razão, que quando a esmola é grande é de desconfiar. Aqui a esmola é prestada em serviços para pessoas em situação mais complicada e por isso penso que a criação desta unidade é muito positiva.
    Lá está um enfermeiro da nossa terra, assim omo outros profissionais, por isso acredito a UCC vai funcionar bem.

    ResponderEliminar
  2. Dr. DUARTIS AREZ7.3.11

    Era só para vos informar que o tal Drº Romeira, que veio do Crato, homem ao serviço do Ministério da Saúde, que não olha a meios para atingir os seus fins, VAI ACABAR, muito brevemente, COM AS URGÊNCIAS NO CENTRO DE SAÚDE de NISA, porque acha que Nisa não precisa desse luxo e assim poupa-se muito dinheiro e consequentemente acaba-se, mais facilmente, com a vida a alguns...

    ResponderEliminar
  3. Paulo Sousa8.3.11

    Ouvi dizer que o Srº Drº Romeira vai fechar as urgências, nos sábadod e domingos, no nosso Centro de Saúde. Isto é um assunto muito grave, mas Nisa só tem o que merece, e mais não digo.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo8.3.11

    Sinceramente, espero que este projecto tenha sido criado com o objectivo de ajudar os mais necessitados e não para criar mais alguns "tachos" no nosso concelho, como tem acontecido com outros projectos.
    Já estamos fartos de ver situações parecidas com o intuito de criar grandes poleiros para algumas pessoas que, antes delas, nem sabiam onde ficava Nisa.
    Nisa precisa de projectos deste tipo e com gente do nosso concelho e não acho que a esmola seja grande, digamos que é uma esmola necessária para muita gente.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo9.3.11

    Bom projecto.
    Parabens.Votos de sucesso para este serviço comunitário.
    Força Nisa Força UCC

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12.3.11

    Bem é para fechar a urgência ao fim de semana, um ato de gestão normal uma vez que esta unidade tem 15 profissionais e unidades móveis de intervenção para ir aos domicílios de segunda a domingo. Podiam divulgar no texto o número de telefone para os chamar, assim evitamos de ir para as salas de espera pois eles têm que a obrigação deles é ir prestar cuidados a casa do pessoal pois "asseguram respostas integradas, articuladas, diferenciadas e de grande proximidade às necessidades de cuidados de saúde e sociais."

    Boa iniciativa, agora não é só dizer que existe e é muito bom, há que trabalhar não é só "tacho"

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15.3.11

    Ao anónimo do dia 9... atenção!!! Esses 15 profissionais são maioritariamente enfermeiros. Não sei bem quantas horas terá O médico. A UCC não substitui o defunto SAP, pois não têm meios de socorro em urgência. abram os olhos!!!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15.3.11

    Ah, já agora. Não se chama os profissionais da UCC como quem chama o INEM. Existe um limite de pessoas que podem ser atendidas por essa equipa, que passa por isncrição prévia. não sabiam??? Abram os olhos

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15.3.11

    DR DE OLHOS BEM ABERTOS
    Com 15 profissionais num concelho como Nisa a UCC tem de ter negociado um pacote de serviços abonatório para o concelho,onde certamente consta o ponto i) do documento em anexo:

    http://www.mcsp.min-saude.pt/Imgs/content/page_125/UCC_TEXTO.pdf

    a população que leia o documento e tire as suas própria ilações proporcionalizando o número de profissionais e os ganhos de saúde...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo21.3.11

    Nisa continua a perder. Vocês certamente sabem que onde hoje se prestem alguns serviços de saúde, muito rudimentares, já foi um hospital. Não nos deitem areia para os olhos. Pacotes abonatórios como a carrinha que se passeia por aí a expensas da Câmara e que o seu trabalho se limita a (tirar) medir a tensão a arterial e pouco mais. Esta deveria cumprir a função de Centro de Saúde móvel pois era esta a missão que lhe estava destinada...
    Fiquemos por aqui, oportunamente faço a conclusão, por aqui, por outros e de outras formas.
    Só isto a Dr Paula e o Dr Garutti vão embora, o que indícia estas saídas?
    abraços conterrâneos
    José Figueiredo

    ResponderEliminar
  11. beata30.3.11

    Estamos todos entregues é à Nª Sra de Fátima.

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...