quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dia do Idoso...e o dia da Juventude?!

Como é do conhecimento de todos, Nisa é uma das vilas mais envelhecidas da Europa. Esta verdade é um facto e talvez por isso, há a vontade de fazer com que estes não sejam esquecidos...
Amanhã, é comemorado em Nisa o dia do Idoso. Está tudo muito certo! De forma alguma, somos educados para desprezar o caminho, que se Deus quiser, haverá de ser percorrido por todos nós um dia...
Todavia, Nisa não se deveria limitar só ao dia do idosos e ao dia da criança (1 de Junho)...Nisa tem Juventude que mesmo tendo actividades diversas durante o ano( e nem todos pertencemos à INIJOVEM), igualmente merecem ser valorizados e premiados com uma data distinta...ou será que não somos dignos dessa honra!?
Penso que para que tal coisa aconteça, não é preciso muito esforço. Marcar uma data, fazer algumas actividades, porque não um concerto e, tendo em consideração que somos de "boa boca", igualmente gostariamos de uma petiscada...
Convido-vos, filhos de Nisa, a opinarem sobre esta "futura" situação...

19 comentários:

  1. Eu por mim acho uma óptima ideia.
    Será bom também para promover a juventude intelectual (sem escalões etários), que tanta falta faz neste concelho de Nisa.
    Força, eu apoio a ideia.
    Mas apoio se não houver quaisquer conotações políticas ou partidárias.
    Não precisamos de apoios desses, até porque, em boa verdade, nunca os tivemos no passado.
    Ao contrário de um certo concelho vizinho, que mesmo com tanta obra feita (seriam aquelas obras as que a população precisava?), com apoio do governo central, o povo não teve medo e mudou de pessoas. Não sei porque mudaram, mas o povo, que é soberano, lá deve ter tido as suas razões. Até já.

    ResponderEliminar
  2. Apoiado!

    Quero é festa!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21.10.09

    pelos vistos houve um concerto para a juventude com bandas de garagem e não reparei lá nestas 2 pessoas...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21.10.09

    Não os viste lá porque na nossa terra não há trabalho e tiveram de ir trabalhar para fora...um está em Vila Franca e outro em Lisboa!
    Como o dinheiro não se cava, não podem vir para Nisa sempre que querem...
    Para o próximo concerto que se deverá repetir pela decima quinta vez, como o 6050 fashion, eu prometo que irão concerteza...
    Assinado:A culpa é do padre

    ResponderEliminar
  5. Justiceiro24.10.09

    Porque é que não são os próprios jovens ( sem partidarismos ) a organizar festas, jogos ou até fazer eventos ecológicos e outros?
    Porque é que não se associam com outras entidades vizinhas ( não temos necessáriamente de defender NIsa como se de um feudo se tratasse, com medo que as outras localidades limítrofes nos viessem ofuscar o protagonismo)que têm regularmente este tipo de actividades?
    Boas ideias e sugestões e principalmente a união entre os povos é que nos vai salvar num futuro muito próximo!

    ResponderEliminar
  6. Justiceiro24.10.09

    A idade não traz necessáriamente velhice, traz sabedoria!
    São as civilizações mais antigas que nos mostram o respeito pelos idosos não se "preocupando" com o trabalho que dão ( hoje apenas se apoia porque é uma fonte de rendimento ), mas aproveitando o que de melhor nós podemos herdar: - sabedoria.
    Quando caminho por esse mundo e vejo a arrogância com que os jovens hoje, só porque têm acesso ao conhecimento na net, acham que sabem tudo.
    Ao usar-se a frase "navegar na net", percebemos que navegar é algo superficial, porque não se usa mergulhar na informação ou conhecimento?
    O conhecimento não significa que se saiba aplicá--lo de forma a transformá-lo em sabedoria!
    Os mais atentos à vida que viveram e que nos deixaram obras carregadas de sabedoria, mas que em muitos casos estão fechados ( a sete chaves) em livros de biblioteca, tendo os jovens uma resistência em ler e pensar, dificilmente chegarão a ser livres neste caminho que percorrem.
    Fisiológicamente estamos mais preparados para ensinar entre os 0-7 anos ( quantas pessoas atentas percebem que tanto aprendem com os filhos e netos) e depois dos 42 anos, de facto é precisamente quando somos mais "fracos físicamente" e "dominados" por uma população "trabalhadora" com a responsabilidade de fazer avançar a economia.
    Se houver a humildade de aprender " a fazer" com quem já percorreu o caminho e sabe onde estão as pedras, a nossa vida fica muito mais livre e feliz.
    Bem Haja a todos os idosos deste mundo que construiram o que podemos hoje desfrutar!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo3.11.09

    Boas... Antes de mais quero dizer que o amigo justiceiro até tem muita razão... quanto á juventude de Nisa que tanto se queixa de não ter nada, que tal comparecer nas festas que são organizadas com tanto esforço para que a "juventude de Nisa" se divirta um bocado, e quando se vai a ver só aparece pessoal de fora, sim porque a malta de Nisa tá toda no Jeronimus, no Bocas e nos outros bares, e só quando estes fecham é que vão até ao local em questão, porque das duas uma, a esta hora já não se cobra bilhete e també porque não há mais onde se venda cerveja a esta hora... Mas meus amigos não é assim que se consegue fazer festas, é preciso muito trabalho, força de vontade, dinheiro e esse dinheiro muitas vezes não é dos patrocinadores mas sim dos organizadores, e para que haja essas festas é preciso a colaboração da população, porque é para ela a festa e é dela que vem o dinheiro que paga as contas e quem sabe a próxima festa... Mas a chamada juventude de Nisa não reconhece o que é e o que já foi feito por ela, infelizmente, é isso a que se chama Nisa hoje em dia... Uma terra onde o importante é a vida dos outros e o que se passa lá fora das fronteiras da muralha de Nisa... Espero que disfrutem muito bem isso... Já agora devo dizer que também gosto de beber os meus copos com os meus amigos... Nisso somos quase todos iguais... continuação de muito boa tarde

    ResponderEliminar
  8. Anónimo3.11.09

    Será que nesta terra ninguém sabe que o dia internacional da juventude existe e é celebrado dia 12 de agosto

    ResponderEliminar
  9. Anónimo3.11.09

    Quem faz com que nos esqueçamos é a autarquia.A coisa mais triste para um filho é o seu pai esquecer-se do seu aniversário...

    ResponderEliminar
  10. joao quinteiro4.11.09

    dia da juventude deveria ser organizado por entidades que existem , mas longe vai o tempo em que meia duzia de "barbos judeus" que por vezes eram criticados, andavam com palco as costas e sem ganhar um tusto, organizar concertos no celeiro da EPAC ao lado do geronimus bar em nisa, com umas banda que vinha de todo o lado pelo prazer de tocar ... o que se ve hoje em dia? onde ta essa juventude de nisa? a fazer porcarias por ai, em vez de fazerem alguma coisa pra se divertir. apoios? o apoio que havia era a camara emprestar o palco que nos mesmos mmontavamos e desmontavamos, mais nada. como nao ha nada em nisa, ha cerca de ano e meio propus a camara de nisa um " projecto " muito simples, uma ida a um festival de verao. a camara so tinha que facultar o autocarro , cujo combustivel seria pago pelos participante, claro que foi negado, logo penso e vejo que autocarro da camara so serve para as actividades que a camara quer tipo, o rancho , as idas da velharada a lisboa ver teatro e revistas, as idas dos bombos de nisa,etc. por isso digo mais uma vez, "todos "pagamos impostos, somos todos "FILHOS DE NISA", mas somos tratados com diferença. pessoalmente nao me sinto "FILHO DE NISA" pois essa "mae" nunca me deu nada.......

    ResponderEliminar
  11. Zecafonso6.11.09

    Hora aqui está uma belissima conversa.Se uns têem direito ao autocarro porque é que outros não?!

    "E não há nada pra ninguém!
    Não há festa pra ninguém,
    Não há dinheiro pra ninguém,
    não há autocarro pra ninguém!
    Vamos embora ó Manel!
    lalalalala"

    ResponderEliminar
  12. Engraçado.
    Eu tenho visto no cinema municipal muito boas bandas e até peças de Teatro e deparei-me com algum vazio, e não, não era de espirito dos que estavam presentes mas sim no vazio de quem diz que nada se faz e também não participa em nada.

    ResponderEliminar
  13. Beato Filipe9.11.09

    Caro João, longe vão os belos tempos em que se faziam uns belos concertos no celeiro. Já temos saudades disso, mas ainda há bem pouco tempo se fez um concerto com bandas de garagem e pelos vistos a "fraca" aderência deve ter arruinado com mais uma boa ideia. A ideia do autocarro para um festival de verão não é lá muito descabida não, mas já pensou que tal pedir através de uma associação tipo a Inijovem? Ou até porque não através dos Bombos ou da Alentterra? É que as associações sobrevivem dos sócios e esses mesmos sócios tal como têm deveres, nomeadamente pagar as quotas, também têm direitos tais como dar ideias e sugestões de actividades das mesmas associações. Agora ponha-se na "pele" dos políticos e veja o que é chegar um pedido de um autocarro de um simples munícipe para um passeio qualquer...não havia dias no calendário livres para tantos pedidos idênticos! Agora se for uma entidade ou uma associação com um pedido fundamentado, a coisa já "pia" de outra forma. Já viu o que é quando chegasse a campanha eleitoral "Nós políticos apoiamos o Manel da Esquina, o Jaquim das Couves, o fulano e beltrano..........em transportes e afins..." quem daria credibilidade a isso? Não perca essa ideia e sugestão, agarre com unhas e dentes e força nisso, acredito que muitos o apoiarão. Agora Nisa como "mãe" dá muitas coisas, não é apenas autocarros, portanto aproveite a minha modesta sugestão e boa sorte!

    ResponderEliminar
  14. Tom Soyer9.11.09

    O Couche ontem não foi ao Teatro porque enquanto em todo o lado a peça foi 3 euros, aqui foi 5.E não me venha com conversas!Um casal que saia com dois filhos, vai ao Teatro aqui por 20 eurozinhos.Noutros lados as mesmas pessoas vão por 12 euros.Consegue sentir a diferença?!Eu queria era ver-vos a pegar nos alunos de animação da Etaproni e a apoiá-los para que nos mostrem o que valem.O cinema basicamente nos dias de semana, não serve para nada!Mas não!Dá mais à conta requisitar um grupo de animação de Lisboa para vir animar a nossa feira da gastronomia!Belo arame!

    ResponderEliminar
  15. Anteriormente.
    A pouca participação não é um mal que vem de agora.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo13.11.09

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo13.11.09

    viva amigos estamos numa altura de principio, pois começou mais uma dose de 4 anos de CDU não estamos aqui para falar mal de ninguém mas á coisas que não podem ficar por dizer, á uma coisa que é triste temos em NISA 2 recordistas nacionais, o amigo Ricardo Mateus em corta mato e o amigo joaquim galhardo nas 24h, será que me poderiam esplicar porque motivo, não tenho nada contra o Ricardo Mateus mas porque razão foi ele condecorado pela sª presidente apòs ter sido conciderado recordista nacional de corta mato e o nosso amigo grande amigo joaquim galhardo após ter feito 24 horas de bateria malta são 24h não são 24 minutos malta qual o motivo porque ele não foi condecorado não axam malta que temos que lhe dar valor a esse nosso amigo porque eu sei que ele psicologicamente tem sofrido bastante com essas coisas vamos apoialo vamos ter com a nossa presidente vamos dar-lhe o valor certo a este nosso amigo porque ali á garra no que faz não são 24 minutos penssem meus amigos, eu estou solidário com ele vamos ajudalo a ter valor, um grande abraço galhardo, continua amigo estou contigo.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo14.11.09

    sem duvida não sei quem foi a pessoa que comentou sobre o amigo galhardo, mas a ele e á nossa população temos mesmo que dar valor a quem tenta fazer algo pela nossa terra e isso sei que esse nosso amigo tem vários projectos e não deixem que ele os deixe morrer porque temos que dar mesmo valor, amigos foram 24h foi um jovem que começou bastante cedo a tocar ainda quando vivia no barreiro entrou em muitos projectos musicais gravou no porto nos estudios da rekrolls studios em 94 á coisas que não podem ficar assim e esta é uma delas sei que está a preparar nova coisa com um baterista já de nome e quanto sei não vai ser em NISA mas vai ter todo o apoio no sitio onde vai realizar novo projecto acho que se a sªpresidente quisesse poderia falar com ele para tentar divulgar quem quer trabalhar amigos vamos enviar mails mensagens em nome do amigo galhardo porque ele merece para os matumbos que pensavam que ele não conseguia pelo menos ficaram mamados porque ele trabalhou e mostrou que com trabalho dedicação e empenho vamos onde queremos ir vamos polo a brilhar na TV filhos de NISA ele merece.

    ResponderEliminar
  19. Pensador15.11.09

    Proponho à Margarida que faça um tópico com personalidades, que se destacaram com feitos como estes dois nisenses, porque isto sim vale a pena inaltecer, e eleva o moral do povo da vila.
    Não conheço as pessoas em questão, mas desde já presto aqui a minha homenagem!
    Bom trabalho e não desistam!

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...