segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Filhos de Nisa

Nisa já foi o "centro do mundo". Eu pertenci a uma geração que teve a oportunidade de conhecer "uma Nisa" no seu melhor. Tudo bem que a vida decorria com outras condições de vida que não seriam as que temos hoje em dia...
Essa recordação deixa-nos uma certeza: que se em outrora foi possivel vivermos felizes, de bem com a vida, orgulhosos não só por sermos alentejanos, mas porque somos honestos e generosos, sem sombra de dúvida poderemos voltar a sê-lo e a senti-lo com a mesma fé e carinho de há anos atrás...
Nisa está deserta!Lamentavelmente, nós filhos da terra não somos felizes aqui!Jamais poderei acreditar que os filhos de Nisa se sintam felizes ao viver única e exclusivamente para o trabalho (isto para quem o tem), para a família...e viver trancado em casa, porque não se tem dinheiro ou porque de nada vale vir à rua, afinal, a vizinha está sentada na mesma posição que estava ontem. Às mesmas horas se encontram as mesmas pessoas a repetir a mesma conversa de ontem e anteontem e...
Ontem no cine teatro de Nisa houve um debate politico...durante alguns dias continuarei a ouvir e provalmente a comentar o decorrer do debate...não há mais nada para fazer!!!
Já fui e peço autorização para dizer: já fomos muito felizes em Nisa.
Decidi criar este blog por várias razões. Uma delas e a principal, talvez, que me encorajou a "ir para a frente" com este pequenino blog foi a alegria que sentir aquando à pouco vivenciei o bom relacionamento entre duas forças politicas diferentes num determinado local comercial em Nisa.
Senti. Senti a vontade que todos temos em dar a conhecer aos nossos filhos o pontecial enorme que tem a pequenina vila onde nascemos e vivemos.
Acredito.Acredito que esse dia está a chegar...somos ou não somos pessoas capazes de gerir, organizar, fazer valer e acima de tudo de honrar a nossa "Grande Vila de Nisa"?!
Iremos permitir que este sistema há muito "enraizado em Nisa" continue a fazer-nos morrer lentamente?! Não...chega de ouvir dizer que isto está mal!Chega de dizer que não se concorda com isto ou aquilo e na altura certa e conveniente ninguém aparecer...temos medo do quê!?
De não conseguirmos fazer melhor?! De se perder o que se tem?! Como conseguimos dormir à noite vivendo nesta situação de repressão?! Só de uma forma, culpando os outros.É mais fácil assim...
A culpa é nossa!Nossa!Porque permitimos continuar a viver escondidos atrás das cortinas, defendendo-nos com uma "lingua" que grande parte das vezes por nós fala...
Todos nós sabemos o que está mal...todos nós concordamos que existem muitas coisas (basicamente todas) para resolver...e não é "envernizando a arvore da mentira" que se resolvem os problemas...não é pondo para trás das costas os problemas que eles desaparecem... Temos de conquistar, valorizar e potencializar o que Nisa nos dá de melhor...
Não criei este blog com a intenção de nos mal tratarmos uns aos outros.Somos muito melhores do que isso...
Acreditem como eu que ainda vamos a tempo de acordar a nossa bela e adormecida... a notável vila de Nisa...
Para aqueles que pretendem dar ao seu contributo e ajudar Nisa a acordar para a sua genuinidade...vos ofereço, filhos de Nisa, a oportunidade de transmitirem a sua opinião através deste blog...
Publicarei todos os textos enviados, desde que sejam escritos com humildade e respeito...
Somos os filhos de Nisa. Nisa precisa dos seus filhos...

48 comentários:

  1. NISENSE5.10.09

    é uma excelente ideia, a de um blog que possa falar do concelho de nisa e dos seus problemas, soluções, debater projectos e ideias, sem cair naquilo que, infelizmente, outros blogs caíram, ou seja, publicarem apenas aquilo que lhes agrada ou à força política que defendem.
    Também digo que está na hora de darmos um importante salto na nossa história e temos nas nossas mãos, através do voto, a possibilidade de mudar ou de dar a oportunidade a outros para fazerem melhor.
    E nem sequer é preciso muito: basta ouvir as pessoas, auscultar as suas necessidades, os seus anseios mais profundos.
    Depois, é preciso gerir escrupulosamente, com rigor e honestidade, so dinheiros públicos que são de todos e não esquecer que o país continua a viver uma crise económica e de confiança, onde não há lugar para valquírias e outros devaneios sumptuosos. Rigor e transparência, atender às necessidades básicas, que muitas há, ainda, para resolver, deve ser o principal objectivo da nova gestão autárquica. que, sinceramente, espero, não seja a mesma, sob risco de se agravarem os problemas existentes.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19.10.09

    Cara Alentejana,
    ...e Nisa não mudou! Os Filhos de Nisa não se podem eximir de responsabilidades! Quem permitiu que outros "esclarecessem" onde votar? Quem acompanhou os nossos "velhinhos" até ao acto final? Quem "empurrou" (é o termo) os nossos velhinhos para que votassem? Quem prometeu empregos, subsídios, facilidades, etc? Quem foi capaz de levar as pessoas a acreditar no rigor, na transparência de actos? O POLVO que está instalado há anos na Câmara e que sabe mexer os seus tentáculos até à exaustão. Em 2008 a Câmara estava no limite da sua capacidade legal de endividamento (cerca de 11 milhões de euros)! Que "cambalhotas" orçamentais fará para que o exercício de 2009 contnue a cumprir a regra legal? Ficamos à espera!
    Ribatejano de Nisa

    ResponderEliminar
  3. Concordo, mas não me devo manifestar!

    Faço parte do oceano, pertenço a uma espécie de tubarão que não é "comestivel" por polvo...lol...essa espécie normamente alimenta-se de outras "coisas"...

    Bem vindo, Ribatejano de Nisa

    ResponderEliminar
  4. Anónimo23.10.09

    As gentes de Nisa são sui generis, diz quem sabe que os ódios de estimação não permitirão nunca que se entendam, nem sequer aceitem os de fora.
    Não são os de fora que têm a mania que são importantes, os de Nisa é que têm o complexo de inferioridade ( veja-se a entrevista do director do agrupamento de escolas, quando se vê em último lugar). Há quem diga que é da consanguinidade que se vive há várias centenas de anos por estas bandas.

    ResponderEliminar
  5. Algarvio23.10.09

    Quero agradecer a todos os nisenses que me acolhem há vários anos, não pela boa hospitalidade, mas pelas boas histórias que tenho para contar em livro dentro de algum tempo.
    São tão irreais que todos vão pensar que é ficção. Bem Haja.

    ResponderEliminar
  6. joao quinteiro4.11.09

    muito se poderia dizer acerca do nome do blog FILHOS DE NISA. quem sao esses filhos? os que ca nasceram e sao obrigados a sair , muitas vezes com pouca vontade , devido as poucas ou melhor, nenhuma oportunidades oferecidas pela terra , ou aqueles que nasceram sabe DEUS onde e que ao chegarem sempre ha alguma coisa para eles e sempre recebidos de braços abertos. sempre ouvi uma frase que diz " nisa é mais madrasta que mae" , e começo a acreditar que assim é. falo por mim proprio , que nao sendo burro de todo ja senti na pele essa indiferença , quando se tem uma ideia diferente e que achando que seria boa para a vila, nao nos dao credito devido, mas quando aparece alguem de fora com a mesma ideia logo é aceite pelos demais. chegando a um ponto em que penso que nao vale a pena lutar ....

    ResponderEliminar
  7. http://www.youtube.com/watch?v=DuJgJlDa-30

    Neste video podem ser ouvidas as razões para a CDU, fazer um blog.
    Mas, curioso que os comentários que coloquei a fazer reparos ou critícas não foram publicados.

    Margarida, confio mais em ti!

    Obrigada por existires, em Nisa!

    ResponderEliminar
  8. Algarvio4.11.09

    Não é qualquer um que seja de fora que é aceite, têm de primeiro provar que está disposto a ser capacho dos mandantes. Isto já não é de agora, já no tempo do Dr. Basso ( para quem se lembra a Engª Gabriela era aprendiz dele) assim era.
    Sempre que alguém se propunha a fazer algo, ele mandava logo que a Câmara fizesse até estragar o negócio a essa pessoa e depois acabava também.
    É caso para dizer:
    - Não fazem...nem saem de cima...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo5.11.09

    JÀ EXISTE TANTO A FALAR DE NISA SO NÂO VEJO POR VEZES É POR AS SUAS IDEIAS NOS SITIO PROPRIOS; COMO POR EXEMPLO A ASSISTIR REUNIÔES DA CAMARA E ASSEMBLEIA MUNICIPAL E QUEM DIZ PARTICIPAR NAS REUNIÔES DAS FREGUESIAS RESPECTIVAS DO CONCELHO QUE SÒ APARECE OS QUE FORAM ELEITOS; PARA FALAR MAL TUDO APARECE:NÂO ESTOU A DIZER QUE ESTE GGGG,È MAU ATE PELO CONTRARIO È MUITO BOM PARABENS.
    SOU DE CÀ - CONCELHO E NISAAA:

    ResponderEliminar
  10. Anónimo11.11.09

    Ó Alentejana isto de eliminar comentários não tem piada, onde está o 1º comentário sobre a Misericórdia, feito por um anónimo? Já agora cria lá o tópico ai no arquivo que eu acho que este tema merece e muito... Isto vai dar pano para mangas....

    ResponderEliminar
  11. Anónimo11.11.09

    És brilhante sim senhor!
    Aliás se queres a minha opinião sincera, eu que sempre te tive como uma tagarela (no bom sentido) adoro a forma como fazes a moderação da coisa.
    Mas hás-de convir que ás vezes se torna dificil falar de certas coisas sem as dissociar de pessoas.
    Em relação a nomes, porque não?
    Desde que sejam feitos sem ofensas pessoais e metendo terceiros ao barulho, claro que sim, deixa falar os filhos de Nisa.
    A pouco e pouco este blog torna-se a única forma de se ir sabendo alguma coisa.
    O tempo das coisas escondidas já lá vai e se queres saber, basta!
    Já agora uma sugestão, quando abrires o tópico para a Santa casa, à semelhança do que fizeste com a Inijojem, faz também um para a Câmara, que te garanto meterás muita gente a tremer, mesmo sem ainda estar frio para isso.

    Eu sou o Quota!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo12.11.09

    Huummm... será que a moderadora terá coragem de por em causa o provedor da santa casa..??? Sinceramente, não creio...
    Camarada

    ResponderEliminar
  13. Sobre o Infantário própriamente dito das educadora nada tenho a dizer, dessa tal senhora que gosta de malhar nos filhos dos outros já tive uma discusão com ela e claro tive de a por no lugar dela, o grande problema, que eu aqui venho expor sobre a maneira como são tratadas, nem é com as educadoras ou o pessoal da Santa Casa, mas sim com uma senhora, que nem está Habilitada para isso, lhes dá educação fisica, parece que gosta de ralhar, com as criancinhas que vão á educação fisica, por tudo e nada, talvez por isso tenha sido trocada...
    Mas Srª professora tenha cuidado pois eu tenho meios e conhecimentos e sei muita coisa que se passa na sua carreira, para a conseguir tirar do sitio onde está.

    ResponderEliminar
  14. Este blog pode ser um local de "má lingua" como chamam...mas a má lingua deverá dizer SEMPRE A VERDADE DOS FACTOS!

    ResponderEliminar
  15. Olha gostei da do achincalhado!Em todos os lados se brinca e se goza com os politicos!Só em Nisa é que não se pode tocar no "bebé" Coitadinhos que se parte todo!Que parvoeira!Os gatos fedorentos fazem o mesmo e toda a gente gosta!Só aqui é que não coitadinhas das pessoas que são muito sensiveis!Eu não escrevi um blog para gozar com a Presidente.É certo que brinco com as decisões que se têm por parte da camara e até já raptei a Valquiria, veja bem!Mas não escrevi um blog para a presidente.Escrevi um blog para nisa.Quem lhe dá muita importância são vocês e nem se apercebem...
    Não sei quê, proteger o não sei quantos por causa do ps?!Olhe vá durmir que o seu mal é sono! Já lhe disse que vou publicar um post.Agora existem coisas aqui que so pode r ser ditas se elas mesmo tiverem veracidade.Como vê já me tentaram persuadir...brincalhões!

    ResponderEliminar
  16. Diz-me lá onde publiquei coisas escritas por mim que não dizem a verdade!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo14.11.09

    por acaso vou dormir, mas afirmo o que disse. este blog é muito interessante mas ainda só vi aqui serem "atacadas" pessoas directa ou indirectamente ligadas à CDU...e parece que se quer abafar tudo o resto! Vá toma coragem e faz isso que tenho muita história para contar...a começar pelo senhor vereador do PS que parece um anjinho que nem parte um pratinho o coitadito...eheheh é que ouvir histórias da presidente e seus afilhados já estamos todos fartos! tb tenho do teu mano mas por respeito à autora do blog prometo nao contar nada...xiuuuu

    ResponderEliminar
  18. Não, não, não, não, não!Vou fazer um post em que podes lá pôr isso!Um pra Câmara!Não é uma idéia BRILHANTE!As cadelas apressadas param os cães cegos!

    ResponderEliminar
  19. Olha, pus o post da falta da luz, vieram logo arranjar os postes!Pus o post dos cartazes, uns tiram tudo outros trocaram por uns menos giros.Pus o post do sinal, foram corrigi-lo!E pronto isso é que é importante!A tua opinião se é importante por fazeres complô com certas coisas que não deveriam acontecer e acontessem?!Opah!E eu ralada!Ainda não percebes-te que ando numa boa!?Criei um blog para debater assuntos directos da vila!E o resultado está à vista!Ninguém está satisfeito!No limite da sobrevivência todos torcem...
    saúdinha

    ResponderEliminar
  20. Olá !! Então estás refugiada aqui na "Santa Casa"? Mas olha que tenho cá um "feeling" que este post está a ir no sentido do da tomada de posse ... não tarda tens de o encerrar e ires para outro lado ou então mamares umas mines !!! É melhor mesmo ralares-te um pouco com isto. Olha cá e os meus comentários, todos bem educadinhos, quando é que os publicas? Olha não te preocupes com este "olá", escusas de o publicar, é mesmo só para te "chatiar" e lembrar-te que ainda ando por aqui. :)))

    ResponderEliminar
  21. "Sei que pareço um ladrão...
    Mas há muito que eu conheço
    Que, sem parecer o que são,
    São aquilo que eu pareço.

    Sou humilde, sou modesto;
    Mas, entre gente ilustrada,
    Talvez me digam que eu presto
    Porque eu não presto pra nada.

    Eu não tenho vistas largas,
    Nem grande sabedoria,
    Mas dão-me as horas amargas
    Lições de filosofia.

    Tu não tens valor nenhum,
    Andas debaixo dos pés,
    Até que apareça algum
    Doutor que diga quem és."

    António Aleixo;P

    ResponderEliminar
  22. Anónimo17.11.09

    Ainda me equeci de lhe dizer uma coisita.... Conte voçê a parte da fofoca que sabe e já agora, a sua opinião.
    Pode ser que mais alguem comente...e possa então dai surgir um belo tema de conversa!!!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo18.11.09

    De todos os comentários que li, chego à conclusão que todos têm razão e que estão como o outro "falam, falam , falam, mas não fazem nada..." Falar até é fácil, mas passar aos actos... É assim, se querem mudar o que está mal, não falem, mudem, ou pelo menos tentem. Fui criado em Nisa e amo esta terra como se tivesse lá nascido, apesar de muitas vezes me sentir "de fora", mas são águas passadas... Já se sabe que em meios pequenos como a nossa terra é difícil, por vezes, mas se tentarmos, todos juntos podemos mudar, a começar pela mentalidade de nós próprios.
    Sou um eleitor que vota sempre que o dever o chama e penso que todos temos esse dever.
    Quanto à instituição que emprega uma grande parte da população de nisa, essencialmente mulheres, o assunto é fácil de resolver, façam-se irmãos, se não o são e apresentem uma lista. Apresentem soluções, passem aos actos e não fiquem pela conversa.

    ResponderEliminar
  24. A Amiga18.11.09

    O Rock!Anda lá aqui pô mãm nisse!

    ResponderEliminar
  25. edgar gestrudes19.11.09

    Ò Margarida publica lá esse relato todo onde fala sobre as suspensões de algumas empregadas e perda de vencimento, todo o texto, não à mal nenhum, é tudo verdade, na hà que ter medo neste não com tribunais, não à nada de mais. um abraço.

    ResponderEliminar
  26. Voces são apanhados da cabeça!Só tirei nomes.

    ResponderEliminar
  27. Anónimo19.11.09

    Concordo sim margarida!E sei quem está a dar à lingua (à mão). deve ser alguém que anda muito danado por causa das eleições à junta do espirito santo!Grande Marquês!Ainda bem que existes!Não te chegam ao calcanhar!Como dizes margarida, coçem que isso passa!

    ResponderEliminar
  28. Não posso estar mais de acordo que a discussão se faça à volta dos "temas importantes que preocupam a vila" (e já agora porque não o Concelho?). Aproveita a "deixa" Margarida e avança lá algumas sugestões. Esta "fofocalhice" à volta da Santa Casa já "cheira" muito mal. O tema até é importante (afinal está em causa o bem estar de muita gente, pessoas em fim de vida merecedoras de respeito e carinho), mas a abordagem que está a ser feita é muito "reles".

    ResponderEliminar
  29. Js, tem toda a razão e eu até gostava de falar no concelho todo, mas, se o srº soubesse a quantidade de artigos que tenho aqui para "postar"...!Nem sei para onde me virar! Para que isso aconteça terá de haver pessoas que morem nas outras freguesias a tratar disso!Sozinha, não consigo estar em todo o lado!Quanto à santa casa, bastou explicar quem são para se acabar a palhaçada!Há muita coisa a funcionar mal na Santa casa.Mas, não é tanta coisa assim...
    De qualquer forma, vai haver eleições para o mês que vem. Concorram!
    Era muito bom que houvesse voluntários "das aldeolas" aqui à volta para participar no blog!E podem ser de todos os partidos, já que aqui pensam que estou a trabalhar para o PS...enfim, pode ser que tomem coragem e me ajudem a ajudá-los!
    margaridoliveira.naturis@gmail.com

    ResponderEliminar
  30. Lá voltamos à roupa suja, mais uma vez. Parece que só interessa falar mal... afinal quando é começamos a ler alguma coisa de positivo. Nisa é uma bela terra, cheia de gente nova, cheia de boa vontade, não invejam a vida dos outros, porque o dinheiro não nasce da terra, nasce do trabalho e do esforço.
    Não se pode fazer um alvoroço sempre que aparecem problemas. Há que ouvir, analisar e ponderar de decisões que podem ser ou não o melhor para todos. Não se esqueçam que a santa casa tapa a fome de muita gente... e ajuda muita gente. Vejam o lado positivo da "coisa"

    PS: "somos pobres mas temos educação".

    ResponderEliminar
  31. Eu imagino que não deve ser fácil gerir este blogue e sei da dificuldade de estender os temas a todo o Concelho, às aldeias. Por razões objectivas eu também não estou em condições de dar essa contribuição.

    Mas isso não me impede de reconhecer que os problemas existem, desde logo o problema global que resulta da progressiva baixa da população residente que aponta para um “deserto” total, quanto a esse tipo de população, dentro de mais alguns anos. Aliás a própria vila tem o mesmo problema, embora ao que me parece menos acentuado.

    Se é natural que a lei da vida vá retirando sem apelo nem agravo os mais velhos do nosso convívio, já não me parece tão natural que a geração que migrou / emigrou nos anos 60 em boa parte não esteja a regressar e só venha de “visita” engrossando a chamada população “flutuante”. É caso para dizer: SALVEMOS O NOSSO CONCELHO, enquanto ainda há tempo, as entidades oficiais (Governo e Câmara principalmente) e a sociedade civil, têm que redobrar de preocupação com esta realidade, estudar o fenómeno, saber onde é que estão as pessoas e porque não regressam, e tomar medidas adequadas. E claro criar condições para os mais novos ficarem por aqui.

    Cara Alentejana: só estou a tentar introduzir um novo tema: “O DESPOVOAMENTO DO NOSSO CONCELHO”. Como combatê-lo?

    Quanto à “Santa Casa” eu não emiti nenhuma opinião sobre a dita, apenas referi que se trata de um tema importante, mas que está a ser abordado, não por todos, mas por uma boa parte dos comentários, de uma forma “reles”. Acrescento agora: miserável.

    Vejamos então, qual é o interesse em revelar publicamente que a srª “x” “gosta da pinga”, que o ser “y” vai à tasca do lado não sei quantas vezes emborcar uns copos, que as trabalhadoras se dividem em dois grupos, “escumalha” e “boas”, que as que ficam nas escalas do natal são sempre as mesmas, que a “chefa“ do bar é isto e mais aquilo, que foi levantado um processo disciplinar ... e outroa que tais. Tudo assuntos para discutir “dentro” de casa e não em público, muito menos a coberto do anonimato.

    Trata-se de um tipo de opiniões (alguns comentaristas nem lhe chamam opiniões qualificam eles próprios o que dizem como “fofocas”), que regra geral são motivadas por problemas pessoais e, quanto a estes, que cada um trate dos seus no local apropriado. Poupem-nos …

    Mas se há problemas que afectam os idosos, então que sejam denunciados enquanto tal (não como fofocas), como esse da água quente, que em boa verdade não deveria sequer existir, por cuja resolução eu me congratulo.

    E na Santa Casa, e na Câmara, e na INIJOVEM, e … em qualquer outra instituição, também há coisas boas. Então sejamos justos e equilibrados nas nossas apreciações e educados na sua apresentação pública, como é o caso deste blogue.

    Para que conste: não conheço ninguém na Santa Casa. Apenas sei que da minha terra estão lá alguns “velhotes” de quem os filhos não quiseram (uns) ou não puderam (outros) tratar directamente.

    ResponderEliminar
  32. Este comentário, foi o melhor que li até agora!Bem haja :D

    ResponderEliminar
  33. Já que este blog serve para dar informação, informem lá quais as actividades que vão decorrer, ou que estão a decorrer na vila este mês.

    ResponderEliminar
  34. Amigo JS
    as opiniões são como a fruta boa, quem gosta come-a quem não gosta não lhe toca.
    Se não tem nada de útil ou inútil, sobre o assunto e estando eu de acordo consigo em relação aos comentários insultuosos e personalizados, tem bom remédio há aí tantos post para comentar!
    Já viu se todo o mundo tivesse a sua opinião em relação à discussão deste tipo de assuntos? Poderia dizer-lhe que em relação aos assuntos de despovoamento tb há Entidades que tratam deste tipo de assuntos, não acha?
    No que diz respeito ao post, se se sente de alguma forma injustiçado ou atingido com alguma verdade (volto a dizer que não me refiro às insultuosas e personalizadas) só tem uma coisa a fazer, argumente o seu ponto de vista, mas não ponha em causa a opinião de quem se sente injustiçado, e não tem outra forma de o demonstrar, infelizmente a não ser de forma anónima por ter medo de represálias, devido á forma prepotente e "ditatorial" de quem governa.
    Se se sente tão dono da razão e acha que a vida das pessoas que apelida de "fofocalhices", não lhe importa, respeite ao menos o sentimento dos familiares dos funcionários que ano após ano passam festividades e datas importantes longe dos seus para que esses (funcionários) possam levar a cabo uma tarefa tão importante como aquela que teem na SCM.
    Com estima me despeço
    PS: Numa coisa concordo consigo e é um tema com o qual gostava de poder contar com a sua colaboração que é o da emigração, quando quiser iniciar o post, estarei ao seu dispor para consigo ter conversas construtivas que levem ao esclarecimento deste importante fenómeno no Concelho de Nisa.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo20.11.09

    Ao anónimo de
    Sexta-feira, 20 de Novembro de 2009 15H18m WET
    Caro anónimo ou o senhor fala de cor, ou então está a emitir uma opinião que não deve ser sua.
    Sabe que às vezes quem está de fora, não tem bem a noção de como são as coisas.
    Deixo-lhe apenas uma questão para reflectir?
    Sabe qual o horário de trabalho do Ecomarché?
    Se sim, diga-me sabe qual o da Santa Casa?
    Se sim , pense comigo, é igual?
    Se não é igual qual será a diferença?
    Já lá chegou ou precisa de um desenho?
    Tchau!

    ResponderEliminar
  36. Sá Pinto21.11.09

    Boa tarde Margarida
    Quero felicitar-te pela idéia....demonstras ser uma mulher de armas e digna de uma filha de Nisa...os meus parabéns,és das pessoas que lutam contra a inércia desse povo,assim fossêmos todos e isto já teria mudado há muito tempo.Falando do nosso Concelho permite-me dizer-te que se deve ao Partido Socialista a mudança para a CDU (partido comunista....teem medo do termo comunista),ou não estivessem e estão neste partido socialista alguns traidores....já identificados há muito tempo,mas só agora denunciados na praça pública...haja coragem disso.,esses situacionistas já deveriam ter sido postos fora há muito tempo .....Nisa não lhes deve nada ...eles sim devem a Nisa. São chupistas....papistas são comunistas disfarçados e atacam a classe que lhes encheu a barriga noutros tempos....mas agora nesta democracia são piores que os outros do 24 de Abril........nâo os vejo a tapar a fome a outros nem a dar nada a ninguém....os ditadores não se fazem sem corelegionários....se houver outra mudança política lá estarâo eles de boquinha aberta. Como estou a falar de política era bom que o nosso povo soubesse o que pensam os elementos do executivo Camarário ou que idéias teem para fazer o nosso Concelho progredir....como pensam cativar o investimento? o que pensam fazer para ajudar alguma empresa em dificuldade,se tem alguma soluçâo para o complexo do Fratel....como pensam viabilizar as Termas da Fadagosa....como pensam por a ADN e a TERRA a fazer alguma coisa pelo nosso Concelho .....a gestão da escola profissional? ....porque isto meus amigos....... festas,exursões,jantaradas e outros enventos parecidos,já todos sabemos que virão......mas esquecem-se do essencial....o progresso de Nisa...de fixar os FILHOS de NISA na terra que eles amam....que eles gostam.... em suma nas terra que os viu e vê nascer.
    No que respeita à Santa Casa,devo acrescentar que algumas coisas já sabia outras não...e que na actual direcção,todas as pessoas excepto uma,me merecem respeito e consideração,essa pessoa já devia ter saído há muito tempo..... Assim como na lista que já se fala,para as próximas eleições, há pessoas com pouco nível,assim como também há há pessoas com nível para desempenhar funções de chefia. Os funcionários, na minha óptica, não teem culpa nenhuma,a culpa daquilo que acontece é devido à má chefia,e lembrem-se que hoje em dia há muito pouca gente para executar aquele tipo de trabalho. No que respeita ás próximas eleições lembrem-se que com ou sem caixas de sapatos cheias de votos,vão ser mais uma fantochada.....

    Como sou do Sporting,e gosto do Sá Pinto vou adoptar esse nome ok?
    Até breve

    ResponderEliminar
  37. Anónimo21.11.09

    acho é que quem tem coragem para vir praqui dizer aldrabices sobre pessoas concretas devia ter cragem pra dizer quem é. porque difamar pessoas que tratam dos nossos idosos e filhos é lamentável. acho que devia-mos era agradecer-lhes por fazerem o que muitos pais e filhos não fazem. E pelo que os idosos que conheço dizem, são super bem tratados

    ResponderEliminar
  38. A propósito do comentário do amigo Corta
    Li e reli o que escrevi e francamente não encontro base para que tenha sido, assim de caras, mandado “pregar para outra freguesia”, nem para algumas ilações que a meu ver “distorcem” a opinião que expressei.

    Peço desculpa a todos (provavelmente o que vou escrever só é importante para mim … no entanto acho que é bom que as pessoas que aqui escrevem, mesmo que seja sob pseudónimo como é o meu caso, revelem alguma coisa sobre si próprios)e como penso continuar a intervir, ainda que modestamente, neste blogue, permitam-me que deixe registado, em “discurso directo”, para eventualmente ajudar à compreensão de algumas coisas que escrevo, o seguinte: estou solidário com todos os trabalhadores do mundo, incluindo claro os da Santa Casa, quando são vitimas da prepotência e da incompetência dos gestores e/ou dos patrões, considero adequado que os seus problemas sejam denunciados publicamente, mas sou radicalmente contra a exposição pública de aspectos pessoais da vida desta ou daquela pessoa, como por exemplo dizer-se que a trabalhadora “x” “gosta da pinga”, que na Santa Casa há mais, “bêbedas” e não “bêbedas” e outras barbaridades semelhantes, atitudes que considerei e reitero “reles” e “miseráveis”.

    Em relação à santa Casa, acredito que boa parte do que é dito, mesmo que de forma inadequada, por vezes mesmo imprópria, seja verdade. E sei, por experiência de vida, que situações semelhantes existem um pouco por todo o lado, não são exclusivas da Santa Casa, o que muito lamento mas a vida é assim mesmo.

    Não me sinto dono de nenhuma razão, nem apelidei a vida das pessoas de “fofocalhices”, apenas me pronunciei sobre comentários expressos no blogue e utilizei a terminologia que alguns comentaristas utilizaram, quando consideraram eles próprios o que escreveram como “fofocas”.

    Não faltei ao respeito a ninguém, muito menos ao “sentimento dos familiares dos funcionários que ano após ano passam festividades e datas importantes longe dos seus”. Sei muito bem o que isso é por experiência própria, carrego alguns anos de emigração longe de muitos que me são queridos e de muita coisa de quem gostava de estar mais perto.

    Para terminar, sobre o DESPOVOAMENTO DO CONCELHO e a EMIGRAÇÃO, reitero o convite à Margarida para que abra um espaço onde o tema possa ser adequadamente abordado.

    PS: alguém conhece algum trabalho / estudo que tenha sido feito sobre esses aspectos no nosso Concelho?

    Ah! E já agora a minha solidariedade para o “Sá Pinto”, força companheiro, já chega de sofrimento (bom … mas quem sofre por gosto … :))

    ResponderEliminar
  39. Anónimo23.11.09

    sempre pensei que este blog fosse para resolver questoes mais importantes, para o desenvolvimento da nossa terra, a Bela Vila de Nisa, que actualmente esta numa vila deserta. Aqui nao há trabalho, nao exite boas condiçoes de vida. Isto deve-se ao facto das politicas camarárias de a 28 anos. Temos que fazer lago pela nossa terra!!! E chega de "má lingua" neste bloga e tentam resolver outras questoes do que estar a falar mal do outro e da outra. Bem Haja margarida.

    ResponderEliminar
  40. Anónimo23.11.09

    MARGARIDA DEIXA FALAR QUEM DIZ A VERDADE SOBRE O SENHOR PROVEDOR DA SANTA CASA. TUDO O QUE AQUI SE TEM DITO É VERDADE. SE ALGUEM CONHECE O PROVEDOR E SABE DAQUILO QUE ELE É CAPAZ ESSE ALGUEM SOU EU.

    ResponderEliminar
  41. Deixo sim senhor!É só assinares o teu nome para se poder identificar. Se tens tanto para contar não ha que ter medo em assumir...

    ResponderEliminar
  42. Num comentário que fiz anteriormente, escrevi que na Santa Casa estão alguns "velhotes" da minha terra, sei agora que são para aí dez pessoas. Tentei informar-me e a ideia dominante que recolhi é que são bem tratados. O que objectivamente é um elogio, principalmente às trabalhadoras, as quais apesar dos problemas que têm de enfrentar e das dificuldades próprias do trabalho que têm de fazer, sabem ser profissionais. Num ambiente, como o que sobressai de grande parte das intervenções deste blogue, onde parece que se valoriza sobretudo o que está mal, não podia deixar de partilhar convosco, caros amigos, esta constatação de sinal positivo.

    ResponderEliminar
  43. Anónimo24.11.09

    Sou o corta!
    Senhor JS, parece que estamos em consonância em relação a muitos aspectos do que aqui foi falado neste post, reitero que também eu sou contra o enxovalho barato e fortuito, só porque sim, e embora também eu me esconda no anonimato, não posso seja de que forma for concordar com este tipo de comentários e aí concordo plenamente com a Margarida se querem evidenciar algum nome devem dar a cara e assinar o que dizem.
    Espero ter-mos ficado esclarecidos sobre esye assunto!
    Em relação ao tema sobre a emigração pdoerá sempre ler o livro "Retratos de Nisa com gente da terra" de António Rebordão Montalvo, que poderá caso não possua requisitar na Biblioteca de Nisa, e que num dos seus capitulos fala sobre este fenómeno no nosso concelho, posteriormente se for essa a sua vontade, poderá pesquisar na Internet onde há imensos sites sobre o assuntpo sobre a emigarção em geral e as condições em que se efectuava em finais dos anos 50 e durante a decada de 60.
    Fique bem!

    ResponderEliminar
  44. Anónimo29.11.09

    Os comentários que faltam?
    Veio o gato e comeu-os?
    Ou foram com o Pai Natal e o palhaço no comboio ao circo?
    Ainda não percebi muito bem esta tua nova fórmula de cortar os comentários indesejáveis, mas enfim o blog é teu, tu farás o que entendes ser melhor...
    De qualquer forma gostaria, de muito repeitosamente te dizer que não concordo contigo neste aspecto, mas concordo contigo nos outros 90%, o que já não é mau.
    Não é para responderes, já que apenas quiz deixar a minha opinião, ok?

    Um beijinho para ti, fica bem.

    ResponderEliminar
  45. Não posso assumir responsabilidades perante uma coisa que não escrevi.Apenas me responsabilizo pelos meus...espero que compreendas!Como tal, tens razão, os comentários foram com o Pai Natal e o palhaço no comboio ao circo...

    Uma beijoca também,

    Margarida oliveira

    ResponderEliminar
  46. Anónimo5.12.09

    acho que o blog tem coscuvelhice a mais,incluindo a má ligua que. Se falassem mais de nisa e mostrasem o que se passa de bom com os seus filhos, seris bem mais proveitoso.
    uma maria de nisa

    ResponderEliminar
  47. Anónimo13.12.09

    ola filhos de nisa

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...