quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Ranking SIC Exames Nacionais Ensino Secundário 2008/9


A Escola Básica e Secundária Prof. Mendes Remédios de Nisa ficou em 505º lugar no "Ranking SIC Exames Nacionais Ensino secundário 2008/2009, com uma média final de exames de 7,074 valores, ficando assim em último lugar...
Digam de sua justiça...

50 comentários:

  1. Acho que o problema está entre a inteligência natural dos alunos e a educação que recebem em casa...

    Se os pais não educam de forma a demonstrar aos filhos que devem estudar com dedicação, não há volta a dar.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15.10.09

    É isso mesmo!!!Como é tudo burro e calão...é preferivel não estudar...se sairem aos paizinhos nem precisam de se chatear...arranjam um tachinho na câmara...e assim a câmara é a maior força empregadora na Vila...já perceberam ou querem que vos explique?!...:P

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16.10.09

    Vocês os dois são o exemplo disso que afirmam.
    Ainda bem que os vossos pais conseguiram emprego fora da cambra.
    Deve ter sido por isso que sairam tão espertinhos.
    Ah,já agora quando tiverem filhos, escrevam um guiazito para educar filhos, pode ser que quem venha a seguir a vós, eduque melhor a sua prole.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16.10.09

    Está a referir-se a mim!?Fui um dos melhores alunos desta escola em questão.Sou professor, já dei aulas nessa mesma escola e, ao aperceber-me que por mais que nos esforcemos para incutir o gosto pela escola e a sua importância futura, grande parte dos nossos alunos estão-se "barimbado" para o amanhã...a culpa é dos pais sim!E digo-lhe mais!Tenho filhos e todos eles com um belissimo aproveitamento escolar...
    Para finalizar o seu ignorante comentário, não sou "emprestado a Nisa", sou nascido aqui há 46 anos e a minha mãe, por acaso, é reformada (funcionária pública) da Câmara Municipal!

    Cumprimentos para si também...

    ResponderEliminar
  5. Bom dia.

    Sr. anónimo, independentemente de eu achar que existe alguma falta de conhecimento da sua parte em relação a mim, posso dizer que tenho orgulho em ter conseguido atingir a posição profissional que tenho, que acredite ou não, não foi conseguida por intermédio da chamada cunha, mas por esforço e mérito próprio.

    Aproveito para acrescentar que tenho pena de não poder exercer a minha vida profissional em Nisa, mas não se pode ter tudo na vida.

    Apenas manifestei a minha opinião sobre esta temática que sendo da sua aprovação ou não, penso que merece o devido respeito, tal como eu respeito (embora discorde) a sua.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo16.10.09

    A Educação é o principal pilar da construção de um país e do desenvolvimento dos nossos jovens. Preocupa por isso o facto de existir no lugar de reformas um clima de mau estar e um sentimento de estarmos perante uma operação de estética para as estatísticas...
    É patente a injustiça dos números do ranking. Que devem ser apresentados de forma séria equacionando todos os factores que condicionam a este resultado.Coloca em causa o trabalho dos docentes e a capacidade dos alunos. As escolas privadas não têm a responsabilidade nem a oferta das escolas públicas, quanto mais este interior abandonado em que vão quebrando todas as redes de serviços públicos por serem pouco rentáveis. Assim realidades diferentes no mesmo ranking. Estão a encobrir a principal responsabilidade que deve ser atribuída aos vários governos que nunca conseguiram um plano com continuidade, desenvolvido e participado pelos profissionais da educação e de olharem para a educação com intenções economicistas. A escola em Nisa sofre dos vários problemas de interioridade que não são observados nem tidos em conta.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo16.10.09

    Concordo piamente, mas, não é só isso!No meu tempo, saíamos da escola às 16 horas e faziamos logo as coisinhas da escola para podermos estar a brincar e com a familia à vontade...
    Havia a preocupação e a responsabilidade por parte dos pais de acompanharem os filhos e de motivá-los para a escola, com a intenção de futuramente terem uma vida melhor, do que a que ele tiveram (as oportunidades eram outras).
    Hoje em dia, os miúdos saiem da escola às 17 e 30, chegam a casa cansados e não têm vontade de estudar...têm vontade de bricar e isso é igualmente importante para o desenvolvimentos dos miúdos...
    Os próprios pais trabalham até tarde, por vezes estão cheios de problemas e sentem necessidade de descansar e de estar com a familia...
    São poucos os pais que se sentam com os seus filhos e estudam (ajudam) com eles...se não há essa vontade para os pais, dificilmente haverá para os filhos...
    E ainda há outra questão, a grande maioria das pessoas mentalizaram-se que os professores (porque lhes pagam para isso) têm a obrigação de lhe ensinar tudo e mais alguma coisa...
    Pois eu, faço questão de continuar a ajudar a minha filha a ser, não só uma excelente aluna, com uma amante do conhecimento.Por vezes, também me sinto cansado, mas sempre que recebo "o papel das notas" dela compreendo que esse é o caminho e que ela chegará longe...

    ResponderEliminar
  8. E cada caso é um caso. Não vamos esquecer que praticamente todos, ou mesmo todos, os alunos do secundário que quiseram entrar na 1º fase entraram. Claro que os alunos da eta, que se inscrevem como externos, vão lá retardar ainda mais os resultados vistos que ñ dispoem da teorica suficiente. E ainda há quem apenas queira terminar sem grandes "stress´s" o secundário e com essa vontade o resultado nunca vai por aí além.
    Isto tudo para dizer que os grandes responsaveis se deviam mexer mais(mt mais), e valorizar as "grandes cabeças" que lá temos, tanto profissionais como alunos.
    Mas claro que olhar para o raking e desvalorizar é sempre mais fácil do que pensar um pouco sobre certos assuntos.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo19.10.09

    Enquanto houver Centro de Novas Oportunidades e Cursos de Formação e Qualificação, as motivações dos alunos da Escola Secundária Prof. Mendes Remédios, nunca podem andar para a frente... è mais fácil, e barato e da milhões... visto os últimos ganharem uma bolsa de 500€ sem fazer nada... Assim quem é que quer estudar a pagar??!!
    Quem quer saber de tirar o 12º ano com estudo e dedicação? Se o pode fazer num “abrir e fechar de olhos” a fazer um portfólio onde contam a sua vidinha???!!!

    A culpa é do estado…

    País de Doutores e Engenheiros… Centro de Novas Oportunidades e Cursos de Formação e Qualificação só deveriam ser para maiores de 30 anos… Dar oportunidade a trabalhadores menos qualificados e a quem necessita aprender e não a adolescentes com idade para estarem na escola que só querem é curtir a vida, beber uns copos e fumar uns… A isso chama-se vida sem objectivos.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo20.10.09

    Mais uma situação paradigmática onde também se pretende que os outros é que são os culpados da situação particular de Nisa! Neste caso, são os alunos, os pais e o Governo. Os docentes e a Câmara sacodem para o lado! Seria interessante ouvir os alunos sobre cumprimento de horários, motivação, emprego futuro em Nisa, perspectivas, etc. Essa de quererem fazer crer que houve factores de avaliação especiais para Nisa é de bradar aos céus! Haja um pouco de bom senso e corrijam os modelos de ensino!
    Alfer

    ResponderEliminar
  11. O algarvio23.10.09

    Será por ter ficado em último lugar que a direcção da escola contratou uma empresa para nos próximos 4 anos identificar os problemas da mesma?
    Tdas as pessoas sabem das crianças que fumam dentro do recinto escolar ( e até funcionários), da droga que existe pelas imediações ( porque é que se travou a investigação da PJ?.
    Da prática de roubar os colegas, que não só é desculpada pelos pais e responsáveis pela escola, mas vista como brincadeiras.
    Alunos que são aliciados e até obrigados a matricularem-se nesta escola, para que alguns professores não percam a cadeira?
    Agora a comida intragável que se serve no refeitório, etc.
    Se o director é o mesmo há tantos anos, ainda não descobriu quais são os problemas? ou dá muito trabalho resolve-los? Ou pretende mais uma vez calar as pessoas, como fez no fim do ano lectivo passado que pediu em público para não se dizer mal da escola! Diz-se mal ou diz-se a VERDADE!
    Se os alguns dos professores dessem aulas, em vez de fazer acordos com os alunos que se não fizerem barulho, não se dá matéria e o professor pode ir à vontade para o seu portátil conversar com os amigos. Professores que dão erros de escrita e que se desculpam com o acordo ortográfico na Língua Francesa.
    Os que querem dar matéria e ensinar faz-se logo um "pé de vento", porque o professor exige muito e nem sequer dá soluções...em que ficamos?
    É natural que não se pode dar aquilo que não se têm...educação e valores infelizmente é algo que não abunda nos tempos modernos!

    ResponderEliminar
  12. Macharico Carrapiço23.10.09

    Por falar em educação podem ver um grupo de adolescentes à hora de almoço ( entre as 13h e as 14h) a almoçar na escadaria por cima do Écomarché e a deixar o lixo espalhado, se os logistas lhes fazem reparo são ameaçados de levar pancada.Se é pai ou mãe sempre pode passar por lá a essa hora e ver as figuras (tristes) que a sua cria anda a fazer na rua...e ficar, ou não, muito orgulhoso!

    ResponderEliminar
  13. Espião secreto23.10.09

    Seria bom fazer um inquérito a todos os professores que leccionaram nas escolas de Nisa.
    Muitas pessoas ficariam horrorizadas com a quantidade de professores que saiu daqui completamente deprimido pelas perseguições de que foram alvo.
    A uns protege-se o assento, a outros um chuto no mesmo...
    Alguns ainda hoje vivem revoltados com a direcção das escolas que sempre manipulou as eleições, tornando-as vergonhosamente em nomeações, sempre escolhendo os representantes dos pais como os que devem favores, para que deste modo não façam "ondas", muitos preferem prejudicar os próprios filhos a falarem contra as injustiças que se cometem.
    AS obras podem trazer uma fachada muito bonita à notável vila de Nisa, mas por baixo existe um pantano tenebroso, para se ter consciência dele é preciso andar no terreno em conversas muito "secretas", pelo medo que ronda de se ser apontado.

    ResponderEliminar
  14. Moderador27.10.09

    Estes requisitos foram mesmo cumpridos? Responda quem de direito...


    Regulamento para eleição do Director do Agrupamento de Escolas de Nisa
    Modelo para requerimento ao Concurso




    1 — Os requisitos de admissão são os estipulados nos pontos 3 e 4 do artigo 21º do Decreto-Lei nº 75/2008 de 22 de Abril e no artigo 2º da Portaria nº 604/2008, de 9 de Julho.



    2 — Podem ser opositores a este procedimento concursal:

    a) Os docentes de carreira do ensino público;

    b) Os docentes profissionalizados com contrato por tempo indeterminado do ensino particular e cooperativo.


    3 — Os docentes referidos no ponto 2 devem contar, pelo menos, cinco anos de serviço e qualificação para o exercício das funções de administração e gestão escolar.


    4 — Consideram-se qualificados para o exercício de funções de administração e gestão os docentes que preencham uma das seguintes condições:

    a) Sejam detentores, com aproveitamento, de um curso de formação especializada em Administração Escolar ou Administração Educacional;

    b) Sejam possuidores do grau de mestre ou de doutor nas áreas referidas na alínea anterior;

    c) Possuam experiência correspondente a, pelo menos, um mandato completo no exercício dos seguintes cargos:

    i) Director, Subdirector ou Adjunto do Director, nos termos do regime previsto no Decreto -Lei n.º 75/2008, de 22 de Abril;

    ii) Presidente, Vice-Presidente, Director ou Adjunto do Director, nos termos do regime previsto no Decreto –Lei n.º 115- A/98, de 4 de Maio, alterado, por ratificação parlamentar, pela Lei n.º 24/99, de 22 de Abril;

    iii) Director Executivo e Adjunto do Director Executivo, nos termos do regime previsto no Decreto –Lei n.º172/91, de 10 de Maio;

    iv) Membro do Conselho Directivo, nos termos do regime previsto no Decreto –Lei n.º 769 -A/76, de 23 de Outubro;

    d) Possuam experiência de, pelo menos, três anos como Director ou Director Pedagógico de estabelecimentos do ensino particular e cooperativo.

    5 — O pedido de admissão ao procedimento concursal é efectuado mediante requerimento, em modelo próprio, disponibilizado na página electrónica do Agrupamento, http://www.eb23-nisa.rcts.pt/ e nos Serviços Administrativos, dirigido ao Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Nisa, podendo ser entregue pessoalmente na secretaria da escola, entre as 9h00 e as 16h00, ou remetido pelo correio registado com aviso de recepção, expedido até ao termo do prazo fixado para a apresentação das candidaturas, referido no n.º 1.


    6 — Sob pena de exclusão, o requerimento, onde deverão constar os dados pessoais do candidato, será acompanhado pelo curriculum vitae, e por um projecto de intervenção na escola.


    7 — É obrigatória a prova documental dos elementos constantes do curriculum vitae, com excepção daqueles que se encontrem arquivados no respectivo processo individual e este se encontre no Agrupamento de Escolas de Nisa.


    8 — Os candidatos podem ainda indicar quaisquer outros elementos, devidamente comprovados, que considerem ser relevantes para a apreciação do seu mérito.


    9 — Os métodos de selecção são os seguintes:

    a) A análise do curriculum vitae de cada candidato, visando apreciar a sua relevância para o exercício de funções de Director e o seu mérito;

    b) A análise do projecto de intervenção no Agrupamento apresentado pelo candidato, visando apreciar a coerência entre os problemas diagnosticados e as estratégias de intervenção propostas;

    c) O resultado da entrevista individual realizada com o candidato, visando apreciar, numa relação interpessoal objectiva e sistemática, as capacidades do candidato com o perfil das exigências do cargo a que se propõe.


    10 – Enquadramento legal: Decreto-Lei n.º 75/2008 de 22 de Abril; Portaria n.º 604/2008 de 9 de Julho e Código do Procedimento Administrativo.


    Nisa, 24 de Março de 2009. — A Presidente do Conselho Geral, Maria Clara Gonçalves Labronço Gravilha Ribeirinho Paralta.

    ResponderEliminar
  15. Moderador27.10.09

    Lista Candidatos Admitidos ao Concurso do Lugar de Director do Agrupamento
    Lista de candidatos admitidos ao concurso do lugar de Director do Agrupamento de Escolas de Nisa

    Candidato:
    - José Luís Tomás Bruno

    Lista de candidatos excluídos ao concurso do lugar de Director do Agrupamento de Escolas de Nisa

    Candidato:
    - Não houve


    Nisa, 23 de Abril de 2009

    A Presidente do Conselho Geral

    Maria Clara Paralta

    Documento postado no site da escola.

    http://www.eb23-nisa.rcts.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=109&Itemid=123

    Porque é que só existe um candidato?

    ResponderEliminar
  16. Justiceiro27.10.09

    De que têm medo o Director?
    Porque é que não encontramos no site da escola, os resultados das inspecções que foram feitas à mesma?

    ResponderEliminar
  17. Carla Figueira27.10.09

    Pergunto à D. Olga se tentou interagir com a escola em questão?
    De uma forma clara e honesta, diga-nos o que os dirigentes fizeram ou deixaram fazer pelo bom nome da mesma e principalmente pelos alunos que querem estudar?
    Não é a esconder a "cabeça na areia" que se evolui, nem tão pouco a tentar calar as bocas que se opõem.
    Todos os pais que tentaram fazer algo pela escola, foram ridicularizados em muito casos até achincalhados sem lhes darem a oportunidae de se defenderem, porque pensam que basta afastá-los para que o problema se resolva.
    Mas não, mais ou tarde ou mais cedo, poderão ver o que de facto se passa...nessa altura, infelizmente para alguns alunos já muitas injustiças foram cometidas e muito mau exemplo passado aos alunos.
    Se temos uma geração frustrada e mal criada, com quem aprenderam?
    Bem Haja

    ResponderEliminar
  18. Anónimo28.10.09

    D.Carla Figueira
    A senhora não entrou muito bem no contexto da Olga, veja lá leia melhor e peça desculpas, OK?

    ResponderEliminar
  19. Anónimo28.10.09

    O que os Rankings mostram não são os projectos inovadores de algumas escolas nem o esforço meritório de outras. Mostram sim as disparidades sociais existentes no país, tanto entre o litoral e o interior, como entre bairros abastados e bairros pobres à volta dos centros urbanos.
    O Presidente da Associação de Estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo sabe para que quer os rankings. Eles são a melhor forma de mostrar o sucesso do ensino privado e por isso o Estado deve dar às famílias "liberdade de escolha" dos estabelecimentos de ensino, pagando integralmente os custos da aprendizagem aos que inscreverem os filhos em escolas privadas.
    E o país ficava melhor. Imaginem todos os alunos no Ensino Privado, com prestações de 300 e 400 euros mensais integralmente pagas pelo Estado e.... o problema do insucesso escolar resolvido. Afinal, as privadas, com a sua cultura do esforço, do mérito e a qualidade do ensino podem ser a solução para retirar Portugal da cauda da Europa.

    ResponderEliminar
  20. Um bom líder apresenta soluções, um mau líder apresenta desculpas...

    ResponderEliminar
  21. Anónimo29.10.09

    Há muitos licenciados e de topo ( ex: juízes) que são filhos de pessoas pobres, mas que estudaram e conseguiram chegar longe...
    Há diferenças, entre pobreza financeira e pobreza de espírito!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo29.10.09

    O Governo veio dizer que não tem responsabilidade sobre os rankings e que apenas divulga os dados que os jornais trabalham. Só que é inegável que eles mostram o fracasso da escola em corrigir as desigualdades sociais. Se os rankings podem ser úteis, sejam públicos ou não, é precisamente para o governo agir. Seja obrigando as escolas a não seleccionar alunos, seja apoiando todas aquelas que estão em zonas mais desfavorecidas no interior. O governo ao demitir-se do problema só pode significar a agudização da actual situação: as escolas com melhores resultados tendem a seleccionar ainda mais, para aparecerem nas primeiras páginas dos jornais, e as piores, envoltas em publicidade negativa, continuarão a afundar-se.
    Jose Moura

    ResponderEliminar
  23. Caminhante30.10.09

    http://www.ige.min-edu.pt/

    Neste site podem ser consultadas as avaliações feitas às escolas e toda a regulamentação em vigor sobre a actuação nas mesmas.

    ResponderEliminar
  24. Justiceiro30.10.09

    As escolas precisam de mais acção e menos conversa.
    Aulas de civismo em vez de aulas de educação sexual.
    Todos atiram as culpas para os outros como se fosse "batata quente", mas todos os envolvidos têm culpa.
    Os miúdos limitam-se a "copiar" um modelo que se lhes apresenta.
    Os pais em casa apresentam um comportamento de frustração em relação a tudo...a maioria pertence a uma geração que trazia muitas esperanças( 25 de Abril ),mas que a dada altura se perde. Os casamentos não realizam as pessoas, vivem escondidos atrás de mentiras que sustentam a sua escravatura para pagar as contas. Desensadeia-se uma vivência de mentira, frustração, alcoolismo, violência doméstica, etc.
    É isto que estamos a passar à nova geração. Como
    queremos que eles sejam diferentes?
    Vivemos numa sociedade em que ninguém quer ser criticado e muito menos avaliado, mas só assim as pessoas podem corrigir o que está mal e evoluir numa linha de competência e sucesso.
    O que aconteceu ao modelo Filandês que tanto se queria seguir?
    Quando avaliamos as educações no Norte da Europa percebemos que o que falta a Portugal é deixar este comportamento de desleixo que nos acompanha desde sempre ( "Existe na Lusitânia um povo que não se governa nem se deixa governar." Gaius Julius Caesar 100-44 AC ), aprender a ter brio e vontade de fazer mais e melhor!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo30.10.09

    “Madruga e Verás, Trabalha e Terás”
    Esta frase está escrita num azulejo, por cima de uma fonte no monte do Tarabau, em Nisa. Propriedade de um dos “donos” do concelho que dava trabalho quase escravo na década de 60. Ali, assalariados rurais trabalhavam de sol a sol, e no verão em dias de boa lua sachavam milharadas a “meias” para o patrão. Dormiam a sesta e trabalhavam ao sábado.
    Com a queda da ditadura espelhou-se felicidade nos seus rostos, bronzeados do sol. Jamais o esquecerei, apesar de muito jovem A partir daí começaram a votar, no Partido Comunista, claro!
    Ainda acontece, ao entrarmos nos serviços públicos, sejam eles da administração geral ou local, ter alguém que vem para nos desenrascar. Nalgumas entradas há indivíduos que nos podem ajudar, que montam a mesinha escritório desmontável, que nos ajudam a preencher os papéis e cobram, claro.
    Recebem-se prendas e fazem-se negócios com a maior das naturalidades, com o espírito de entreajuda e missão.
    Levam-se receitas ao médico para, de uma “acentada”, rubricar para o “utente amigo”, aviar na Farmácia que mais lhe aprouver, ou recolhidas por alguém da “rede” medicamentosa (para a rede, na aldeia, instituição misericordiosa ou outra).
    No poder local não é diferente, há filhos e enteados. Se conheces ou acertas no elo certo, estás desenrascado, se tens azar no jogo, podes andar dezenas de anos para resolver coisas simples, trocar imensas cartas e ofícios. Contudo o mais certo é não resolveres o teu caso, desgastando-te e consumindo-te até ao limite…
    Mas procura e encontrarás, pergunta logo ao balcão. – Quem pode desenrascar a coisa? Pergunta num café próximo! Também podes perguntar ao Engenheiro do género Sócrates, daqueles que não sabem para onde a água corre! Ao Senhor Arquitecto “Fulano de Tal”, à Senhora Doutora, Senhor Doutor, ao operário. Ao administrativo na entrada do serviço do qual procuras uma solução, ao desenhador, mesmo ao telefonista… quase todos. Mas ao entrares não te esqueças de tirar o chapéu…
    Muitos anos de ditadura geraram estes comportamentos, esta cultura de tirar chapéu, de subserviência, serviçal, enfim de misericórdia. Ainda está latente no nosso país, com mais vigor na nossa região, este interior abandonado!

    ResponderEliminar
  26. Anónimo30.10.09

    Os grandes estudantes desta escola, são-no por mérito próprio não por mérito da escola!

    ResponderEliminar
  27. olgazinha30.10.09

    Após diversas abordagens sobre o "meu" post neste blog, venho por este meio informar que existem mais "Marias" na terra...
    Pois é, embora concorde de certa forma com a minha homónima olga, queria esclarecer definitivamente que o post não é meu!
    Continuem a debater ideias e opiniões de forma digna e saudável, pois quando assim se faz, alimenta-se o espírito de abertura e aguça-se a inteligência...
    Viva a democracia e a liberdade de expressão!!!
    Atenciosamente,

    Olgazinha/Parreira/Perfeita

    ResponderEliminar
  28. Olga!Sei que muita gente te conhece!
    A pessoa em causa é a Olga, irmã da Mónica!
    Filha da Graça!Não és a única Olga em Nisa...
    Vá! A malta compreende!
    um beijo grande para ti,
    Margarida Oliveira

    ResponderEliminar
  29. olgazinha31.10.09

    Pois eu sei que não sou a única Olga em Nisa, mas muita gente me veio perguntar se era eu ou não...
    Como há mais Olgas na terra, quis só esclarecer esse facto!
    Não foi por mal...
    Até porque, como disse, concordo com a minha homónima...
    Beijinhos pra ti Margarida!

    ResponderEliminar
  30. Margarida Soares1.11.09

    Nós professores temos de dignificar o nosso trabalho e quando os alunos não correspondem, existe a caderneta para avisar os pais do que se passa.
    Já repararam que nesta escola a maioria dos professores passa anos sem mandar um recado e nas reuniões está sempre tudo bem?
    Acham bem que haja nesta escola um professor que gosta de dizer pelos vários locais por onde passa que gosta de "lixar" ( seja lá o que isso for ), os alunos que têm a mania que sabem? Disse na aula que os alunos não sabem matemática porque não sabem português ( sacode-se a água do capote), ninguém sabe que um conjunto de cães é um canil!
    Um professor que conta anedotas com asneiras aos alunos mas se eles repetem as mesmas palavras, manda-os para a rua.
    Uma professora de Ciências foi instruida para não aprofundar a matéria das células, porque quem quiser saber mais que siga essa via.
    Podem ter conhecimento destes assuntos se perguntarem aos vossos filhos o que se passa nas aulas!
    Enquanto continuarem a entender estas coisas como pormenores, lembro que os pormenores é que fazem a diferença para uma boa escola.
    Alguém comentou que as escolas não querem os "maus" ( para mim que sou professora, não há maus alunos, há maus professores)porque isso os vais posicionar numa tabela, isso não é verdade, se os problemas forem resolvidos quando acontecem, não aumentam e o ambiente de trabalho é muito melhor.
    Tenho tido o exemplo ao longo dos anos de carreira, os alunos só precisam de quem os ouça e lhes dê referências de conduta, nunca tive um problema com alunos ou pais, mas muitos com colegas que vivem tensos em competir por um lugar ou simplesmente fazer a vida negra a alguém, porque vivem completamente frustrados.
    Felizmente lecciono numa escola de conduta exemplar em que o Director estabeleceu regras de educação e não só não existem mexericos como ninguém têm tempo de arranjar problemas, porque estão todos empenhados em cumprir os seus objectivos com grande espiríto de inter ajuda.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo2.11.09

    Paulo Portas, sorridente, garante que não quer professores a espiarem-se entre si e que a avaliação está, para o CDS, centrada nos Conselhos Pedagógicos. Mas sabe-se bem o que o CDS sempre defendeu: que os directores devem determinar todo o processo. Se assim for, não se vira a página de Maria de Lurdes Rodrigues. É a sua obra que se completa, em glória.
    José Moura

    ResponderEliminar
  32. Anónimo2.11.09

    Se o director for justo e competente tudo vai bem, o problema é que todos nós sabemos ao que isto chegou por estas terras lusas.

    ResponderEliminar
  33. As agressões na escola continuam...até quando?
    Não é já hora de mudar o contexto para que a escola no próximo ranking, apareça noutro contexto?
    É assim tão difícil? Em vez de empresa para diagnosticar os problemas, contratem uma equipa de psicólogos, qual corpo de intervenção de choque, para dar algum descanso aos pais que se preocupam!

    ResponderEliminar
  34. Anónimo5.11.09

    Com este "director" nunca se poderá ir longe! Alternativas? Ninguém está interessado em colher os frutos da incompetência arrastada...

    ResponderEliminar
  35. Anónimo5.11.09

    Haver alguém interessado em ajudar a resolver o assunto, até há. Alguns pais fazem por isso, mas desistem logo, no momento em que começam a ser "personas não gratas" e a ver os seus filhos rotulados. Relativamente ao comentário do senhor director, para justificar o lugar do ranking, devidos a fraca situação económica das familias, deixe-me dizer-lhe: "POBREZINHOS MAS FELIZES"...só tenho pena do espirito pobrezinho de quem dá estas desculpas.
    Como já disse a Maria: " um bom lider apresenta soluções um mau lider apresenta desculpas"
    Haja saúde, já que dinheiro não temos...

    ResponderEliminar
  36. Anónimo9.11.09

    Em vez de falarem mal que tal olharem para o vosso interior e meterem se na vossa vida!
    A média dos exames têm a ver com os externos que se inscrevem para tentarem passar mas são casos isolados os alunos da escola de nisa não podem ser avaliados dessa maneira.
    Associação de Estudantes

    ResponderEliminar
  37. Anónimo10.11.09

    Não e uma questão de educação e um desmotivação dos alunos, em conjunto com outros factores! E ponto final! já houve muitos e variados e exemplos nesta escola que tem bons alunos!

    ResponderEliminar
  38. Anónimo14.11.09

    A avaliação não é só a média!
    Porque é que não aceitam críticas?!
    O que vos assusta?
    Negam a violência, o tabaco, as drogas, os professores negam as próprias "asneiras" que fazem, etc...
    Querem de facto mudar, ou vamos ficar nas eternas desculpas?
    É preciso trabalhar e muito para mudar esta escola, de facto há bons alunos ( poucos) mas até esses são estigmatizados pelos colegas e apelidados "de que têm a mania que são bons".
    Escola esta que é um reflexo de uma comunidade que não quer sair da mediocridade a que chegou, está a hipotecar o futuro de crianças, que até podem ter capacidades, mas por incúria não as preparam para as dificuldades que irão encontrar, simplesmente porque o Director" não deixa que ninguém mostre trabalho, para não lhe ser reconhecida a sua incompetência.
    Esperemos que a Ministra a Educação envie uma equipa de especialistas para dar a volta a esta situação!
    Valha-nos a Nossa Senhora!

    ResponderEliminar
  39. A associação de estudantes está tão abespinhada porquê?
    O que têm feito para elevar o nível desta escola?
    Que comportamentos têm com os próprios equipamentos da escola? e com o respeito aos professores?
    Deixem de ser fedelhos malcriados e comportem-se com responsabilidade, assumindo o que está mal e façam campanhas de reeducação!
    A questão em discussão não diz respeito à vida pessoal de ninguém, mas a uma questão comunitária e quem não está bem que se vá embora e deixe trabalhar quem sabe!

    ResponderEliminar
  40. Pensador14.11.09

    Nunca é tarde para aprender...

    20 CONSELHOS DE HARVARD

    As universidades de Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual

    1- um copo de suco de laranja diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.

    2- salpicar canela no café (mantém baixo o colesterol e estáveis os
    níveis de açúcar no sangue).

    3- trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral que tem quase 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco..

    4- mastigar os vegetais por mais tempo.
    Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

    5- adotar a regra dos 80%: servir-se menos 20% da comida que ia ingerir evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

    6- o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão
    .

    7- fazer refeições coloridas como o arco-íris.
    Comer uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

    8- comer pizza. Mas escolha as de massa fininha.
    O Licopene, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.

    9- limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente.
    As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

    (1ª Lição)

    ResponderEliminar
  41. Pensador14.11.09

    ( 2ª lição)

    10- realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua
    memória...
    Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova...
    Leia um livro e memorize parágrafos.

    11- usar fio dental e não mastigar chicletes.
    Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

    12- rir..
    Uma boa gargalhada é um 'mini-workout' , um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida. Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.

    13- não descascar com antecipação.
    Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos.
    Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer..

    14- ligar para seus parentes/pais de vez em quando.
    Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.

    15- desfrutar de uma xícara de chá.
    O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias. Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

    16- ter um animal de estimação.
    As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University. Os mascotes fazem você sentir se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue. Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.

    17- colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche.
    Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School.

    18- reorganizar a geladeira.
    As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo.

    19- comer como um passarinho.
    A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes.
    E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.

    20- e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
    - comer chocolate.
    Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio.

    - pensar positivamente.

    Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que ademais pegam gripes e resfriados mais facilmente.

    - ser sociável.
    Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

    ResponderEliminar
  42. Pensador15.11.09

    Bons alunos? Quais?
    Aqueles a quem os professores ( primos, padrinhos, tios, etc), dão notas de 18 e 19 e depois nos exames nacionais têm brilhantes 4 e 5?
    Porque é que muitos até fazem a tentativa de irem para Portalegre, porque acreditam nas notas que têm, mas assim que lá chegam e dão de caras com o nível de exigência, voltam à sua cavernazinha para serem "protegidos" pelos brilhantes professores que a escola têm!
    Quanto mais tarde acordarem, mais penoso vai ser para quem acredita na farsa dos alunos que vêm de fora.
    Façam a média apenas dos alunos efectivos e vão ver a dura realidade em que estão!
    Boa sorte, no princípio dói, mas depois a "malta habitua-se", a trabalhar...claro!

    ResponderEliminar
  43. Toumapassar17.11.09

    A maioria nem com explicações...lá vai!

    ResponderEliminar
  44. Anónimo19.11.09

    Eu não falo de coisas que não sei e não meto tudo no mesmo saco! Realmente aquela escola é uma risada autêntica! Basta chegar lá a dizer que queremos ser Doutores e que somos filhos da Maria e do Jaquim que os professores fazem o jeitinho! ISTO É REAL! Agora é assim, é um facto que a maioria dos alunos que a frequenta quer é "despachar isto", uns para irem trabalhar para a horta, outros para irem para a tropa/fuzileiros/tratar de cavalos/dizer que têm o 12º ano e outros para... eles também gostavam de saber! mas como em todo o lado, também há alunos inteligentes e interessados em tirar boas notas para conseguir entrar na faculdade e tirar um curso superior! O problema começa aqui, 2 querem aprender e 15 preferem conversar, jogar no computador (que agora também é permitido), ir passear para o pátio... entre tantas outras coisas inúteis que se podem fazer durante uma aula! sempre com a indiferença do professor. E quem é que sai prejudicado? são os professores que não recebem ao fim do mês? são os funcionarios que estão a ler o jornal? os funcionários da secretaria que estão com os pés quentinhos, a ouvir musica e que NEM SABEM ANULAR UMA MATRICULA/TIRAR UM CERTIFICADO DE HABILITAÇÕES(só imprimir)/INSCREVER UM ALUNO NUMA DISCIPLINA/(poupem-me! podia ficar aqui a noite toda)/etc, na ausência do funcionário competente? as tão educadas empregadas do bar? os outros serviços (que se têm a porta aberta 15 min seguidos sem uma pausa para um cafézinho, é muito!)? Pois claro que não! São os alunos que pretendem trabalhar, que possivelmente nem podem ter explicações (como o sr. director da escola disse, a maioria são filhos de familias carenciadas, o que não implica que não sejam uns desses bons alunos!) e que secalhar saiem da escola e têm que ir trabalhar, por exemplo. Que sai mal nisso são os raríííssimos professores competentes que lá trabalham e que sabem ser profissionais! e claro, o nome da escola e de NISA também perde com isso! Os outros recebem na mesma... e o resto é conversa! Os exames explicam o que foi dito no inicio, os professores dão a notinha ao menino e à menina e depois no exame: tan tan tan tan! "aaah! foi um engano qualquer! eu até sou tão bom aluno, nem sei como aconteceu!"
    etc etc etc etc
    Vou dormir que amanhã tenho mais que fazer e não é este comentário que vai mudar as coisas!

    ResponderEliminar
  45. Toupassado20.11.09

    Animem-se porque hoje foi distribuida uma carta onde o "Director vem muito respeitosamente ( 1ª vez que se dirige a mim desta maneira tão educada), solicitar a gentileza de nós pais participarmos no processo de extrema importância para a melhoria da escola, através do preenchimento de questionários..."
    Afinal a educação começou de repente e foi por cima, lol
    Aproveitem para colaborar e para mais tarde recordar...

    ResponderEliminar
  46. Pensador23.11.09

    Para quem gosta de histórias...

    Marcas de baton no WC

    Numa escola pública estava a ocorrer uma situação inusitada: um grupo de meninas que usavam baton, todos os dias removia o excesso beijando o espelho do WC.
    O director andava bastante aborrecido porque a funcionária tinha um trabalho enorme para limpar o espelho no final do dia.
    Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de baton.
    Chegou a chamar a atenção delas durante 2 meses, e nada mudou... todos os dias acontecia a mesma coisa!
    Um dia, o director juntou o grupo de meninas e a funcionária no WC e explicou, pacientemente, que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam. Depois de uma hora a falar, e elas com cara de "seca", o director pediu à funcionária "para demonstrar a dificuldade do trabalho".
    A funcionária imediatamente pegou num pano, molhou na água da sanita e passou no espelho.
    Nunca mais apareceram marcas no espelho!

    "Há professores e há educadores" !!!!

    ResponderEliminar
  47. Anónimo25.11.09

    Escrevi um comentário e não foi colocado! porquê? não fui ofensivo, não coloquei nomes de ninguém...bom, mas disse umas verdades que alguns dos meus colegas da escola (os burrinhos que são pais dos meninos que agora por lá andam) não gostaram.
    E depois dizem que aqui não há censura, tenham mas é juízo e acabem mas é com este lavar de roupa suja. Quem tem telhados de vidro...

    ResponderEliminar
  48. Anónimo25.11.09

    Eu estudei nesta escola ate ao 9º ano e sei bem do que se passava os filhos dos professores são os melhores alunos (que coincidencia) aqui nesta escola todos os alunos são beneficiados e facilitados mas nunca chegam ao filhos dos professores porqe esses são os melhores. Sei de varios casos de alunos q supostamente são brinlhates com 5 a matematica e 5 a portugues e chegaram ao exame nacional de 9º ano e tiveram negativa depois então choravam e os professores ficavam admirados como a q um aluno de 5 teve negativa, nesta escola alunos q tiram 60 e 70% conseguem ter 5 é fabuloso. No 9º sai de nisa e vim estudar para portalegre ao inicio é muito dificil acompanhar as aulas mas com muito esforço conseguim ja acabei o 12º e estou na universidade e tenho a certeza de quem se nao tivesse saido de nisa ainda agora andava a tentar fazer o exame

    ResponderEliminar
  49. Por motivos tecnicos de alteração de pc "perdi" alguns mails...se não se importa...reenvie outra vê, mas sem lavar roupa suja, caso contrário está a dizer que tem telhados de vidro...obrigada

    ResponderEliminar
  50. Eu, Margarida oliveira, adorei ter estudado naquela escola.Tive boas notas, tive más e tudo o que tive foi reflexo daquilo a que me dediquei...
    Por vezes, as coisas nem sempre correm bem, porque os professores e os alunos são humanos e se tiverem a passar por "grandes problemas" isso acaba por se manifestar, ou no aproveitamento do aluno ou na incapacidade de se fazer compreender por parte dos professores...mas isso ninguém tem culpa.Somos todos humanos.Agora deixem-me confessar-vos que a parte mais gira no meu percurso escolar, foi a capacidade de conseguir "apanhar" os postais das faltas que a escola mandava para os meus pais, muito antes deles próprios!Foi muito giro!E assim chumbei no 9ªano, por faltas!:D
    Espero que o meu filho não me faça o mesmo!

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...