quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mercado Municipal

Quando estamos em campanha eleitoral, lá vão as comitivas todas distribuir beijos e abraços, promessas de "mundos e fundos" e depois...até prás próximas...
Todos nós sabemos em que estado está o nosso mercado municipal!
A maior parte das lojas estão fechadas para servirem de armazéns para o Municipio.
Por cada loja que se encontra nesta situação, a nossa cãmara está a perder 100 euros por mês.
Não estaremos nós a precisar de dinheiro????
Como me disse alguém que para lá ganha o seu "é vergonhoso o estado a que está a chegar o mercado municipal!As lojas estão quase todas fechadas a servirem de armazém!Querem alugar lojas e dizem que não estão disponiveis."
Será do interesse de quem que cada vez menos haja comercio no mercado municipal???
Será que querem acabar com o nosso mercado???
O Mundo anda louco, só pode!!!

Também se diz que a instituição está em falta com alguns pagamentos por compras alimentares que fez no mercado, será verdade????

Também se vêm lá pessoas a tapar uns buraquinhos nas paredes. Então e tinta "da boa" não há??? É que com cal aguada mais vale estarem quietinhos!

Como vem ai o "I Festival de Peixedo Rio" e até é lá, seria bom que percebessem que jamais deixaremos o mercado municipal ir para o abandono e já agora parem de nos andar a mandar areia pros olhos e façam as coisas em condições!

21 comentários:

  1. Não fazia a mínima idéia que o mercado se encontrava nesta situação... Sendo este facto verídico, estamos perante mais uma vergonha, dado que para além da rentabilidade que as referidas lojas do mercado dão à Câmara (aluguer do espaço), não estão a ser rentabilizadas pois estão ocupadas com material da mesma entidade que deveria estar a auferir as referidas rendas.

    Estamos portanto diante do cúmulo da inteligência :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16.6.10

    O Mercado Municipal tem muita gente aos domingos, quintas-feiras e até terças-feiras. Basta lá ir e observar quem se encontra a comprar e a vender. Muitas são ainda as pessoas que têm o habito de comprar na praça, saber aquilo que compram e por vezes mais caro que a concorrencia ali ao lado na multinacional. Há que "bater" nas grandes superficies comerciais, nesta ecomomia neoliberal em que fomos todos atrás desvalorizando os nossos produtos e as nossas gentes. Prefiro realçar os aspectos positivos para assim melhorar, do que entrar logo num confronto... Compremos no mercado municipal o que é de Nisa, queijo, legumes, horticolas, mel, as queijadas e tantas outras coisas. Já agora tomem o pequeno almoço, um pedaço de "bernhol" e um café de cevada... já não há mata-bicho!
    abraços.
    horta al tarabau

    ResponderEliminar
  3. Antunes16.6.10

    Então o meu comentário não foi aprovado porquê? Foi por causa de menção ao Ecomarché?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16.6.10

    Vou ao mercado municipal todos os Domingos e não vejo nenhum sinal de abandono, nem tantas lojas fechadas como dizes.

    Deves estar equivocada.

    Aproveita e vai lá um dia, assim não falas do que não sabes.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16.6.10

    Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Mercado Municipal":

    Gostei imenso de ler esta notícia no teu blooger.mas só que não te passa pela cabeça como é realmente o funcionamento no Mercado Municipal.Vamos começar por quem de direito e responsável pelo bom funcionamento e preservação do referido Mercado.Mas o que muita gente não sabe é que se a Cãmara Municipal tivesse o mínimo de intereçe de manter este Mercado Municipal em funcionamento,mantinha os anteriores preços do aluguer das lojas e o os preços do aluguer das bancas.Vejam a quantidade de Bancas que há vazias,porque o aluguer de cada Banca é caríssimo,só é acessível para quem lá ocupa 2,3,ou 4 Bancas e só paga o aluguer de uma ( 1)o resto é ****com saquinhos ou até caixas de fruta ao responsável (...)da utilização das mesmas,é uma vergonha,por essa razão eu conheço pessoas que deixaram de ir ao Mercado Municipal,vender os seus productos.Todos nós temos que desmascarar estas irregularidades e injustiças.Mas enfim:A Cãmara de Nisa pelo que se vê funciona assim.Aqui deixo um desafio a quem de direito,que nos domingos e quintas feiras por volta das 11/11h30,vá fazer uma fiscalização ás Bancas ocupadas e se está certo com os recibos apresentados.Será que todos são afilhados???????


    (Peço desculpas mas tive de retirar palavras...publico na integra se estiver devidamente identificado; Margarida Oliveira)

    ResponderEliminar
  6. A pessoa que me diz para eu lá ir, eu vou e até muitas vezes.
    este post foi aqui colocado por alguém me pediu para o fazer e como é pessoa de confiança e pessoa que passa lá os dias, nem esperei um minuto!
    Sabes qual é o novo nome do mercado municipal?!
    "Estaleiro"...

    Sr Antunes,
    Eu publico o seu comentário se se identificar pois o que diz é muito grave e eu ñão quero ser responsável por isso.Este post chama-se Mercado Municipal e não ECOMARCHE...e eu só não percebo se há tantas reclamações com a carne, porque não denunciam isto à ASAE?!

    ResponderEliminar
  7. JOÃO MARIA DE MATOS MANSO17.6.10

    Não poderia deixar de comentar este post,uma vez que é do meu interesse pessoal.Realmente o Mercado vive momentos de grande desleixo por parte de quem nos governa e quem nos governou,sim porque tudo começa no mandato do drº Basso quando deixou instalar o ecomarché junto do mercado. Grande parte dos vendedores que vinham dos lados de Castelo de Vide vender as suas hortaliças deixaram de ter rentabilidade e abandonaram as bancas.
    Bancas estas, que nunca mais foram alugadas pois, competir com o grande vizinho do lado é quase impossível,não pela qualidade mas sim pelos preços que ele pratica, este exemplo serve também para as lojas que fecharam umas por doença dos proprietários outras por não conseguiram competir com o dito vizinho.
    Actualmente só estão a laborar 2 talhos no mercado em tempos foram 5.
    Foi a algum tempo aberto concurso para as lojas 8,7,4,e3 que foram atribuídas a uma empresa de tolosa para venda de queijos outra para venda de charcutaria da zona do fundão e a ultima a uma empresa de Nisa para comercializar uma das melhores carne de bovino que se cria na nossa região (raça mirandesa).
    Actualmente só a empresa do Fundão está no mercado, as outras segundo fui imformado alegaram falta de condições para poderem ocupar as lojas, estando a espera que a Câmara resolva estas deficiências, para aí sim darem inicio às suas actividades.
    O mais grave é que estamos a caminho de 9 meses de obras no mercado e tarda em vermos as melhoras . Com tantos meses de obras , vão se amontoando os andaimes, as feramentas que estão aos montes no interior das lojas ,as areias nos passeios envolventes obrigando as pessos a uns desvios por entre os veículos estacionados. já agora um reparo, estas obras não passam de uns buracos tapados e uma pouca de cal por cima o que já não é mal , visto que o edifício já há umas boas décadas que não sofria uma intervenção desta natureza, mas o piso, este sim , que precisa de obras pelos vistos não lhe vão tocar , ficando para mais algumas pessoas de idade partirem pés e braços ao tropeçarem ,e já foram muitos os casos.
    Espero que a falta de interesse que tem sofrido o mercado por parte dos nossos governantes não seja motivo para no futuro ser encerrado.
    quanto ao aluguer das bancas que se refer o anónimo, desconheço, e deposito muita confiança no pessoal ao serviço do mercado.
    Já agora Margarida a Câmara não deve , que eu saiba, a nenhum comerciante do mercado. Mas sim cá fora.
    obrigado.

    ResponderEliminar
  8. JOÃO MARIA DE MATOS MANSO17.6.10

    para o senhor ANTUNES : Eu tambem tenho un talho em NISA
    para mais imformação ou encomendas talhochurrasqueira@hotmail.com
    desculpa Margarida mas não podia deixar de fazer publicidade hihihi!!!!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo17.6.10

    Que eu saiba, não foi à muito tempo que a praça arranjou umas bancas novas para o peixe, compraram equipamento para fazer o gelo, arranjaram as WC...
    Por isso não vejo onde está o abandono...
    Por acaso no domingo quando lá estive reparei que havia uma das lojas que estava com o vidro partido, não reparei se estava em obras...
    E desde pequeno que me lembro de ver muitas lojas vazias, não vejo qual é o espanto...
    Deviam ver a praça onde vou, onde as caixas onde trazem os produtos são as bancas...
    Enfim...como é que se pode satisfazer alguém que nunca fica satisfeito?

    ResponderEliminar
  10. Vejam se participam no Festival do Peixe do Rio para a judar uma associação que precisa muito da ajuda de todos...

    ResponderEliminar
  11. Este post sobre o Mercado Municipal tem toda a razão de ser e no geral estou de acordo com o João Maria Manso. Ele pôs o dedo na ferida e destacou os principais problemas do Mercado. Este, por ser um espaço municipal, podia e devia ser melhor aproveitado, inclusive, penso que era tempo de a Câmara instalar uma cobertura, a exemplo do que foi feito em Portalegre. Assim e com outros preços das bancas e lojas seria possível manter o Mercado aberto mais dias em cada semana ou mesmo até para outras iniciativas, como aquela que os Bombeiros vão promover com a Gastronomia do Peixe do Rio.
    Seria também um local a aproveitar no Verão para a realização de algumas festas populares e actividades das associações.
    Em Portalegre tem funcionado bem, em Nisa era questão de se experimentar.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo17.6.10

    o senhor Manso que trate de aumentar a quantidade dos seus produtos,pois ás vezes são 10 da manhã e já não há frangos.A qualidade é boa agora a quantidade deixa muito a desejar.

    ResponderEliminar
  13. JOÃO MARIA DE MATOS MANSO17.6.10

    Ao anónimo 17.6.10 a resposta: Meu amigo, é verdade que foram colocadas novas bancas para o peixe e uma bela máquina de fazer gelo, sim senhor ,até ai tudo bem . Só que o meu amigo desconhece é que as ditas bancas foram colocadas por alguém responsável que andava cheio de medo que a ASAE fechasse o mercado. Se forem lá ver as bancas estão avariadas, uma delas logo após a sua colocação no local. Vai ver amigo e tira as tuas conclusões , quanto ao vidro foi retirado já lá vai uns bons meses para o proprietário retirar as suas máquinas . Não se trata de uma questão de satisfação pessoal mas sim de brio PROFISSIONAL.

    ResponderEliminar
  14. JOÃO MARIA DE MATOS MANSO18.6.10

    receita : frango assado na brasa .
    depois de amanhado o frango é temperado com sal qb, coloca-se o frango na grelha virando de vez em quando para um assado uniforme , tempo de preparação 35/45 minutos .Quando se assa perto de 250 frangos por semana em 2 dias de trabalho meu amigo!!! é melhor levantar o rabo da cama mais cedo ou encomendar na vespera .Encomendas pelo 965637488 ou talhochurrasqueira@hotmail.com
    obrigado pelo elogio á qualidade do produto.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo22.6.10

    Isso é porque já se ganha dinheiro que se chegue e não vale a pena assar mais frangos...a facturar 1.500€ só a assar frangos por semana ainda dizem que o negócio tá fraco por causa do écomarché??? Haja santa paciência...

    ResponderEliminar
  16. joão maria manso23.6.10

    não são só rosas amigo .
    não é só facturar, temos despezas e não são poucas
    vai comprar uma saca de carvão, e depois vê o preço , electricidade,renda,segurança social,seguros,haccp,etc...etc... e os frangos não são deborla para mim ok.

    ResponderEliminar
  17. JOÃO MARIA MANSO23.6.10

    MEU AMIGO PACIÊNCIA NÃO ME FALTA, JÁ ME TINHA IDO EMBORA SE ASSIM NÃO FOSSE ,MAS PRONTO JÁ QUE AQUI ESTAMOS !!!!! NÃO ME QUEIXO DA COMCORRENCIA DO ECOMARCHE VISTO QUE ELE NÃO TEN FRANGO ASSADO MAS SOU SOLIDÁRIO COM OS MEUS COLEGAS QUE PERCOREM DEZENAS DE KM PARA NADA, ALGUNS NÃO TIREM PARA A DESPEZA . REPARA NA MEDIA DE IDADE DOS VENDEDORES , MAIS DIA MENOS DIA VÃO TODOS PARA A REFORMA FICAMOS SÓ4OU5 DEVE SER O QUE TU E OUTROS QUEREM.( DESCULPA ,TRATO-TE POR TU PORQUE NÃO SEI O TEU NOME)

    ResponderEliminar
  18. Anónimo26.6.10

    Caro João,
    Não estou aqui a defender o écomarché, até porque em termos de supermercado deixa muito a desejar na qualidade e na maioria dos preços...mas isso são outros assuntos. No mercado, pelo que sei, nenhum comerciante gera emprego: o écomarché tem cerca de 30 empregados...os que vendem queijos limitam-se a ir comprá-los onde toda a gente vai e vendem na praça...os da fruta vão a um abastecedor e trazem as caixinhas pra vender na praça...e eu como muito boa gente não estamos para levantar o rabo da cama cedo para ir comprar o mesmo que se vende no écomarché ou no miguel ramboia ou na loja da zezinha ou noutra qualquer loja durante toda a semana e até às 7 da tarde...só sendo pelo bornhól do ti serralhinha que esse é único e me faz lá ir algumas vezes! De qualquer forma obrigado pela receita que o frango deve estar em promoção no écomarché a 1,50€...lol
    Os vendedores têm que perceber uma coisa...quem continuar a fazer o mesmo que fazia, continua a ganhar o mesmo que ganhava...portanto ou se modernizam e se actualizam ou então morrem de fome...aliás nem conheço lá nenhum vendedor! Limitam-se a guardar a banca, pesar o que lhes pedem e fazer o troco...desculpa lá mas isso de vendedor não tem nada! Eu percebo o teu ponto de vista, se a freguesia escasseia na praça, os frangos deixam-se de se vender...mas isso é um problema que apenas tu o poderás contornar, mas antes que aconteça!
    Vão a outros locais ver mercados e tirem bons exemplos...bem aplicados aqui tenho a certeza de que fariam sucesso, que é o que desejo a todos!

    ResponderEliminar
  19. os frangos do Manso são muito bons o problema é que ele também tem um pouco de falta de tempo pois dantes vendia ao sábado ao almoço e á tarde agora é só aos domingos e mesmo assim só encomendados,porque será que não leva demais e se aparecer alguém vai vendendo? quem diz frangos diz outras coisas que ele também vende e são igualmente boas.

    ResponderEliminar
  20. joão maria de matos manso27.6.10

    Sim senhor un belo comentário !!!
    Se a atribuição das lojas estivesse concluida,,
    teriamos um produtor de queijos de tolosa a vender no mercado e um criador de gado bovino este tenho a certeza que criaria um ou dois postos de trabalho , tambem é verdade que a maioria das frutas são adquiridas no mercado abastecedor de castelo branco, é verdade que os vendedores vendem como vendiam a 25 anos, mas tambem é verdade que nunca lhes deram condições de trabalho melhores. Cada vez que há eleições la vem há baila a requalificação do mercado .
    tambem é verdade que foi pedido en tempos por minha iniciativa una porta virada para o exterior em cada loja, dando a possibilidade de trabalhar com horários praticados pelo comercio. não é presiso dizer qual foi a resposta por parte da câmara ? tambem comcordo que o mercado deveria estar a laborar com outro tipo de hórario,mas isto devesse uníca e exclusivamente a falta de vontade por parte da entidade que gere o mercado e das pessoas que lá trabalham , se calhar por terem coisa mais importantes para fazer ? não me vou alongar mais más tenho que te responder (para fazer un bom churrasco o frango tem que ter no maximo 1 kg , o frango de que falas a 1,50€ é bom para guizar e bastante mais barrato. mas há quem goste ? porque será que o frango da GUIA tem fama? não é por ser grande.)
    só mais uma , tenho frango de 1,5kg por 1,39€ e na compra de 1 frango de campo 3,79€ kg oferta de uma camisola de apoio a seleção nacional , reserva porque a procura é maior que a oferta .
    o meu nome é joão e o teu qual é ?????????????????

    ResponderEliminar
  21. primo joão manso27.6.10

    Margarida esta é para ti , o mercado já está com outra cara nos passeios já não areias as lojas estão quase limpas . obrigado e boas férias.

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...