segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pontá Bitéfes: governo e oposição

Leiam mais um excelente artigo do Dr Mário Mendes em :

http://jornaldenisa.blogspot.com/

(...)
A nível local, o cenário é, radicalmente, diferente. A Oposição, opõe-se, faz o seu papel e nunca como hoje em Nisa se ouviu falar tanto de Oposição.
Apresenta-se um “projecto âncora” para o concelho, enquanto as Termas definham a olho nu - por falta de clientela e das medidas que, antecipadamente, deveriam ter sido tomadas - e lá ouvimos nós o discurso da vergasta na Oposição.
Há um espectáculo de teatro de revista em Nisa, com entradas pagas (15 euros) e os espectadores que pensavam que era “Só Rir..., acabam por ter de gramar a mesma choradeira sobre a Oposição e a louvaminha sobre as virtudes da senhora presidente e da Câmara, que tanto apoio dá aos velhinhos.
Não disse, o speaker de serviço, que o espectáculo anunciado há quase um mês, sendo organizado pela ADN e pela Câmara, só foi ao conhecimento do executivo (leia-se Oposição) três dias antes da sua realização.
Estas decisões nem sequer são estranhas. Desde que entrou em funções, após o acto eleitoral de 2001, Gabriela Tsukamoto tem procedido, sempre, da mesma forma.
No primeiro mandato, sem maioria absoluta, “comprou” o apoio da “Oposição” oferecendo aos dois vereadores do PSD, cargos a meio tempo.
Estes, calaram-se, quando deviam, em pleno exercício das suas competências e funções, dizer não e bater o pé, a alguns projectos nefastos para o concelho de Nisa e sobretudo, para a própria vila. A Nisa, “terra, pedra, pedra, terra, pedra, pedra” não “nasceu” sozinha e por obra e graça da Santa Gabriela. Outros também tiveram culpa no cartório, aprovaram, disseram “ámen” e sacudiram a água do capote.
No mandato seguinte, com maioria absoluta, dispôs a seu belo prazer da governação camarária: a Valquíria e o faz, desmancha, torna a fazer, torna a desmanchar, são a imagem de marca deste mandato. A par da derrapagem financeira e dos estrangulamentos que a mesma tem provocado, a vários níveis, bem patentes, aliás, na controversa aprovação do Relatório de Actividades e Contas do exercício de 2009.
(...)

27 comentários:

  1. Jose Jorge7.6.10

    Olá Margarida,como vai essa saúde? desjo que seja de 5 estrelas,é só para te dizer que hoje já mandei varias mensagens correio electrónico com o mesmo conteudo,pois estive ao meio dia em Nisa com a Drª.Idalina.Drª.Fernanda e Engº.Cardoso,é nosso dever divulgar isto principalmente a todo o nosso concelho,eu vou fazer a minha parte.Não venham dizer agoa que isto não é uma vergonha.beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá!Olha que os documentos que recebi hoje e que dentro em breve darei a conhecer ao povo de Nisa são muito melhores...agora é que eu percebo a importância que teve este blogue para Nisa...Espero que isto sirva de exemplo também para outros e futuros Presidentes de Câmara...
    Beijo grande para ti e pra familia

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8.6.10

    É ainda a esquerda que faz a defesa dos mais frágeis, dos pobres, dos desempregados, das minorais ... E neste momento de crise é o PCP e BE que nos defendem das politicas neoliberais, dos ex deputados do PS com (D) ou sem (D), agora administradores das empresas que dão lucros brutais. Foi ao PCP que este povo bronzeado do sol a sol entendeu merecer confiança, não aos seguidores de Mário Soares naquela altura já conhecido por ser um PS diferente de Salgado Zenha... a memória de um povo deve ser respeitada. A senhora Gabriela ganhou as eleições, deixem a senhora dirigir os destinos deste lugar ou... provoquem eleições! Deixemos de oportunismos.
    Francisco Pereira

    ResponderEliminar
  4. Anónimo8.6.10

    O senhor ainda vai perceber como se ganha eleições neste concelho...
    Alguém me explica se a senhora Presidente sendo ela presidente da câmara, da ADN, da Ternisa, da Etaproni, etc, ganha um ordenado por cada uma dessas presidencias?????????????
    É que se sim, qual é o ordenado total????????????

    ResponderEliminar
  5. Anónimo8.6.10

    E os restantes membros repetidos também recebem vários ordenados???????????

    ResponderEliminar
  6. Anónimo8.6.10

    O senhor Francisco Pereira, quer eleições é?
    Então como é que você ganhava o pão de cada dia sem a sua madrinha na presidência?
    Você não está a ver bem o filme, ou então está pensando que a vitimização que anda a encenar, (veja bem que até já encena no Cine Teatro de Nisa....) é a sua salvação e a da sua madrinha, mas olhe que o povo já deu para esse peditório!
    Deixe-se disso e trabalhe porque você é dos que ganha muuuuiiiito!
    E está aflito a ver o tacho no fim dos seus dias...

    ResponderEliminar
  7. Anónimo8.6.10

    Então e a ADN e paga os ordenados????????
    Como é que está esta situação????????????
    Ainda há gazóile pros carros de passeio???????????
    É a loucura!!!Diga lá Ó SR Francisco????

    ResponderEliminar
  8. Anónimo8.6.10

    OH Margarida, é pena que não tenhas reproduzido este artigo do Dr. Mário Mendes na íntegra, pois ele merecia pela sua grande qualidade, ser lido pelo máximo de pessoas deste concelho, para se levantarem do chão de uma vez por todas!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo8.6.10

    Então mas o Sr. que manda na ADN já se assina por Francisco, ou será que é o seu irmão gémeo que já chegou da Rússia?

    ResponderEliminar
  10. Amanhã peço-lhe autorização...

    ResponderEliminar
  11. acabei de ler o artigo do Mário Mendes é esclarecedor vale a pena ser lido na íntegra.

    ResponderEliminar
  12. Pelo nosso bom nome e imagem no exterior9.6.10

    será quem ninguém critica a forma como a oposição se tem comportado nos ultimos tempos? e a forma vergonhosa como apresentam cumonicados cheios de erros gramaticais e de semântica?
    ´
    vejam bem qual o peso que estas desisões de contrariar obras e projectos do executivo tem e traz para o desenvolvimento do nosso concelho!

    cada vez vamos ficando mais pobres e mais podres!

    infelizmente estamos e continuamos muito mal representados na nossa camara!

    isto dá que pensar!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo9.6.10

    O povo do concelho de Nisa ainda se vai arrepender de ter retirado a maioria absoluta à CDU. A oposição na Câmara de Nisa é uma vergonha, nada fazem de construtivo é só destruir. O poder local não é para isso. De facto seria mais honesto provocarem eleiçoes, mas atenção não é com essa gente que os problemas serão resolvidos. Vejam o que eles estão a fazer no Governo, com a miserável gestão para os "boys", é só tachos, compadrios e corrupção. Portugal está praticamente na bancarrota e é um dos países mais atrasados e corruptos da Europa. Quem nos tem (des)governado nos últimos 30 anos? PS e PSD. São os mesmos que em Nisa dizem que são oposição, cuidado com eles. Sim provoquem eleições, o povo já vos conhece!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo9.6.10

    Ao Anónimo de 8.6.10
    Antes de criticar veja como escreve: "cumonicados"??? "desisões"???
    Realmente, pelo nosso bom nome aprenda a escrever para poder criticar os outros!
    Os comunicados não lhe agradaram? É natural! Também deve ser um dos "afilhados" do sistema.
    Projectos? Que projectos? Quantas empresas foram criadas ou se instalaram em Nisa? Quantos empregos? Não deve pagar aqui os seus impostos porque de outra forma, seria bem mais inteligente na sua crítica. O tempo dos que abanavam a cabeça a tudo o que se lhes pedia já acabou. Felizmente que agora temos oposição que não se vende nem se atemoriza! Virá também o tempo em que os que dependem de emprego da autarquia, não terão receios de processos disciplinares e dirão de sua justiça todas as atropelias da gestão camarária.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo9.6.10

    Olaré! Já cá faltava a outra a fazer-se de vítima a tentar enganar o povo...coitadinha!

    Mal sabe ainda o povo quanto é que tu deves, mas vai saber, vai, vai!!!!!!

    Ou será que foram os Vereadores que fizeram os calotes?
    Deves o dinheiro da água,
    Deves o dinheiro do lixo,
    Deves o dinheiro das Nisartes que fizeste e não pagaste,
    Devias aos "POCs" da câmara a quem os vereadores desbloquearam a verba na reunião da Câmara para receberem o que tu lhes devias,
    Deves a luz das termas
    Deves o gáz das termas
    Deves, deves, deves, deves, a publicidade que pões nos Jornais
    Deves, deves, deves, deves, se as pessoas fossem presas por arranjarem dívidas para os outros pagarem, eu sei bem quem é que já tinha ido dentro....a ver vamos, diz-se por aí tanta coisa sobre tachos, jeitinhos, arranjinhos, favorzinhos, e outros "inhos" ....não, mas tu queres é eleiçõezinhas, não querias mais nada, aguenta e defende-te, mostra que não é verdade o que a oposição diz nas reuniões e escreve nos comunicados! Aguenta-te que o tempo em que os outros te abanavam a cabeça, já lá vai e já não volta!!!!!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo9.6.10

    È verdade, os anos passaram e estamos cada vez mais pobres por causa dos vereadores da oposição que só foram eleitos há poucos meses.....

    ResponderEliminar
  17. Anónimo9.6.10

    Se o país está praticamente na bancarrota, para quê provocar eleições, agravando ainda mais as conmdições financeiras do país? É verdade que a gestão do Governo é vergonhosa e castiga os mais fracos. È verdade que há "boys", tachos, compadrios e corrupção. E na Câmara não é assim?
    Onde estão o trabalho, honestidade e competência de quem governa no concelho? O povo do concelho de Nisa, como o de todo o país é livre e soberano. Sabe distinguir o trigo do joio e por isso votou nas autárquicas em consciência, penalizando quem muito prometeu e não cumpriu, quem mentiu continuadamente e quem não teve humildade para saber ouvir.
    O pior de tudo isso é que tiveram este comportamento agitando a bandeira da CDU, quando se sabe que muitos dos que têm vivido à sua sombra são ferrenhos anti-comunistas.
    A bancarrota do país é igual ou parecida com a bancarrota e o projecto furado das Termas. A verdade está aí e dói, mas quem não deve não teme.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo10.6.10

    Ena men! Mais tachos e compadrios e c......ão do que em Nisa é dificil men!!!!

    mais desgoverno do que em Nisa é bué da difícil men!

    A Cãmara de Nisa está na bancarrota,men!

    As Termas de Nisa estão na Bancarrota, men!

    A Albergaria está na bancarrota, men!

    A empresa da pedra só não está na bancarrota porque alguém começou a pagar os ordenados em dinheiro vivo aos empregados, men!

    Quem é que tem governado em Nisa men?????? Nos últimos 30 anos men?

    Foi a CDU e o PSD men!!!!!!

    Nisa é dos concelhos mais atrasados do país men!

    O poder local não é para isso men!

    É uma vergonha men, é só destuir men!

    É uma vergonha men! É só destuir men!

    Eina men!!!! O povo já vos conhece men!
    AND WOMAN!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo10.6.10

    Para o anónimo de 9.6.10
    "A oposição na Câmara de Nisa é uma vergonha..."
    Olha anónimo,na verdade já te topei, já vi realmente que deves ser um desses ressabiados que tambem andas a mamar na teta,és filho de Nisa, ou és mais um daqueles que veem de fora porque cá não há?
    Tás com medo da oposição, tá-se a acabar o reinado é ?
    A srª tua madrinha já não aguenta a pressão?
    Se a situação já é caotica imagina querido anónimo o que não seria se a oposição não se fosse opondo a esses devaneios valquiricos da srª tua madrinha?
    Achas que o futuro de Nisa não está já suficientemente hipotecado?
    Achas que a quantidade de asneiras que se teem feito nos ultimos anos não chegam já?
    Diz-me lá meu amigo qual é o desenvolvimento que tens visto em Nisa nestes ultimos anos?
    Umas termas de milhões de euros com milhares de prejuizo?
    Obras megalómanas feitas á margem de tudo e de todos, sem auscultar o povo que vos elegeu?
    Em que sobressaem pedra pedra e mais pedra? dando azo a desconfianças sejam elas infundadas ou não?
    Da destruição sistematica do patrimonio historico e paisagistico de Nisa sem passar charuto a ninguem?
    Da perseguição atroz que fazem aos trabalhadores que exprimem ideias contrárias ás vossas?
    Hiper protecção dos tais que andam de lingua de fora à espera que lhes atirem algum osso?
    É essa a maioria que lamentas que o povo de Nisa vos tenha retirado?
    Valorização dos bufos de serviço sejam eles bichos ou pessoas?
    Do clima de medo e terror que incutem e da forma desigual no tratamento de funcionários?
    Das promessas feitas aos desgraçados dos contratados para que votassem em voces?
    Dos joões,e Manueis, carlos e outros que tais que vão mamando a custa do orçamento para pagamento de favores pessoais?
    Da criação dessas Associações que mais parecem empresas municipais mal disfarçadas para albergar,para além de alguns bons profissionais (poucos)os afilhados e derivados de promessas eleitorais porque agora na camara já não é como era antes.
    É essa a maioria que lamentas que o povo de Nisa vos tenha retirado?
    Afinal o povo vai-vos é já conhecendo a voces, para não falar tambem no goverchinamento das vossas juntas comunas de que é exemplo a forma prepotente da de Nisa onde voces conseguiram uma maioria absoluta devido a factores de circunstancia que não vale a pena estar a falar aqui.
    Ou estaras tu a referir-te ao emprego proporcionado a desempregados da politica, sem categoria e atributos profissionais para singrarem através das suas competencias e que só assim conseguem o sustento?
    Mas o protagonismo esta a ser perdido a pouco e pouco e estão a acabar-se os argumentos porque numa coisa tens razão querido anónimo o povo realmente já vos conhece e posso assegurar-te que atingiu o ponto de saturação...
    O vosso reinado está preso por pouco, quanto a ti, e para evitar mandar-te para um qualquer lugar só te digo vai mas é trabalhar que os encostos estão-se a acabar.
    Ah e concordo ainda que sim deus queira que provoquem eleições, para vos acabar com o resto de soberba que ainda teem.
    Tenho dito!

    Manuel Giesta

    ResponderEliminar
  20. Anónimo10.6.10

    No texto de introdução ao tema, fala-se da "venda" de vereadores! Mas eu pergunto: E no mandato anterior, quem se vendeu? Quem está nos órgãos sociais da ADN? Quem tem uma avença? Quem falava, falava, falava na Assembleia Municipal mas depois.... ZERO!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo11.6.10

    Eleições antecipadas parece uma boa ideia para quem quer mudar mas será que vai resultar? vai valer a pena gastar mais uns milhões? Pois, porque as eleições custam dinheiro aos contribuintes, sim, pois custa, as campanhas não se fazem sem euros...

    ResponderEliminar
  22. Anónimo12.6.10

    Sou o anónimo de 09.06 que parece "picou" o Manuel Giesta. Para todos mas em particular para ele com todo o carinho do mundo algumas palavrinhas: falháste completamente. Não sou nada do que afirmas nem do que insinuas. Não sou nenhum "ressabiado", não ando a "mamar na teta", não sou empregado da cãmara nem sobrinho da presidente e ... não preciso que me mandes a lado nenhum muito menos trabalhar. Se queres saber sou um filho de Nisa, dos bons, não duvides. Daqueles que ama a sua terra e que, quando esta lhe foi madrasta, não hesitou em emigrar. Tens alguma ideia do que é, como é, a vida de um emigrante? Vida dura, amigo, mas necessária para manter a dignidade, não andar por aí com o "chapéu na mão" e viver de cabeça levantada e com a coluna vertebral direita. Necessária para eu não andar stressado com a actual maioria na câmara ou andar ansioso e a destilar ódio para que esta mude. Vida dura com muito trabalho podes ter a certeza.
    Sabes o que isso é meu amigo? então se sabes muda de atitude. Admite opiniões diferentes da tua e mete na cabeça que se quiseres contribuir para resolver os problemas da nossa terra (tu és de Nisa?) isso só se faz com a união de todos. Em unidade e a unidade faz-se com "diferentes". Qualquer que seja a força politica maioritária, no dia seguinte às eleições a unidade entre todos os eleitos deve ser a tónica dominante. O TRABALHO AUTÁRQUICO É POR NATUREZA TRABALHO UNITÁRIO dada a sua proximidadade com as populações. E só terá pleno sucesso quando for entendido por todos desta maneira.
    A oposição na câmara "é uma vergonha" porque em vez de fazer unidade está a criar roturas. Em vez de unir está a desunir. Em vez de contribuir para resolver problemas está a contribuir para agravar problemas velhos e a criar outros.
    Portanto, meu caro Manuel Giesta, estou a devolver-te todos os "mimos" com que me brindaste porque te enganaste no destinatário.
    Olha e "baixa a garimpa" bebe um copo de "humildade"!

    ResponderEliminar
  23. Rosinha dos limões12.6.10

    Quando os Vereadores de uma Câmara "defendem" os direito da população que representam, espalhando comunicados pela população que começam "com QUASE meio milhão...", é porque não é só a Presidente desta autarquia e são também estes senhores e senhoras que não estão a exercer correctamente os seus mandatos.
    É uma vergonha para o Concelho de Nisa, quando um grupo de vereadores, decide "espalhar" notícias em forma de comunicado, mostrando também,desta forma a sua incopetência no lugar que ocupam.Pergunto, o que fazem eles nas Assembleias? Vão lá fumar o cigarrinho, marcar presença e mais nada? E Tu Margarida, que história tens tu no Concelho de Nisa? Por acaso és alguém, no meio político?

    Se todos formos a ver bem, seja a Idalina, a Tsukamoto, a Policarpo, são todos pessoas com interreses...senão veja-se, uma tem Turismo de Habitação, outra Pedreiras e a outra uma Bomba de Gasolina que até tem um acordo com a Câmara.

    "Todos andamos cá por uma boa causa, ajudar Nisa e o seu Concelho!"

    MENTIRAS É O QUE É!!!!

    ResponderEliminar
  24. Epa ó Rosinha se há alguém que tem histórias em Nisa sou mesmo eu...hahahahahhaha

    Queres saber se sou alguém no meio politico?!

    Quando conseguir militar-me nos partidos todos tenho! Tenho o cargo de limpar e chibar as porcarias que todos fazem...

    :)

    ResponderEliminar
  25. Anónimo13.6.10

    A "ex-Nikas actual Rosinha dos Limões" está tão desnorteada com a capacidade da actual vereação para resolver de forma transparente e responsável o estado calamitoso das finanças muncipais,que até já desceu ao ponto de tentar baralhar o povo colocando a oposição no mesmo saco onde ela está metida....
    Não Rosinha, eles não cometeram os erros que tu tens andado cometer há muitos e longos anos, só foram eleitos há 6 meses, e já tinham o património que têm agora e não te abanam a cabeça como cães à espera de um osso como os outros te fizeram.

    Este teu comentário é revelador de quem já não tem argumentos para se defender das loucuras que fez e que a oposição, numa atitude séria e transparente, vai dando a conhecer ao povo de Nisa. Em 6 meses descobriram e comunicaram ao povo o que e outros ocultaram durante tantos anos)

    Triste sina a tua Rosinha, até tu já percebeste que os actuais vereadores da oposição não são "papalvos" que tu possas "comer com pão" ao pequeno-almôço....isso já foi "chão que deu uvas" Rosinha.

    Chamas-lhes "incompetentes" e dizes que "não estão a exercer correctamente os seus mandatos", estavas mal habituada é o que é!
    Estás a ficar sem os limões...é já não tens camaleões!!!!

    Deixa-te de tiques de maioria absoluta e de manobras e trabalha com eles para ver se ainda vão todos a tempo de remediar o mal que tu tens andado a fazer!

    Ou então vai-te embora e deixa trabalhar quem sabe.

    Até os trabalhadores da Câmara já viram que tu não mandas nada sózinha, que a Câmara são vocês todos e que já não és só tu.

    Salva a tua face enquanto é tempo oh Rosinha!

    Olha que já não te resta muito....ou queres continuar a culpar os vereadores tipo "não pago porque a oposição não deixa"
    já sabemos que tens pago o queres e a quem queres e quando queres, enquanto houve pilim.
    Não adianta andares a telefonar a queixar-te porque já ninguém acredita nisso.
    E se alguns dos "teus" credores ainda acreditam, é fácil mostrar-lhes que a culpa é só tua e toda tua!
    Toma juízo oh Rosinha, estás mesmo a ficar sem limões e de Rosinha de não tens nada, és mais do tipo eucalipto que seca tudo à sua volta!

    ResponderEliminar
  26. Anónimo13.6.10

    O das 9.06 é um falso emigrante, nem merece resposta.
    Grande Giesta que lhe deste a estocada e que o stressaste a ponto de ele vir aqui mostrar o seu ressabiamento.
    Anda borrado de medo é que é!

    ResponderEliminar
  27. Ignorantes, cambada de burros, olhem à vossa volta, não confiem nos que dizem ou desdizem.

    O NIKAS NÃO É A ROSINHA DOS LIMÕES.

    SERÁ QUE É PRECISO FAZER UM DESENHO?????? PORRA QUE SÃO CHATOS.

    Ps: a rosinha até disse umas verdades, não foi... pois é, dói muito...

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...