sábado, 26 de junho de 2010

PROPOSTA DE TEXTO DE MOÇÃO A APRESENTAR À ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE NISA EM 28 DE JUNHO DE 2010

A degradação da vida municipal atingiu nivel tal que deixou de ser algo que preocupa uma elite de intervenientes na vida política e civica local.
Está generalizado na população forte sentimento de crítica e preocupação pelo estado a que chegou a situação municipal a todos os níveis e o caminho que segue o concelho.

1.A falta de transparência e comunicação inadequada é substituida cada vez mais por mera propaganda
2.A arrogância que está instalada com atitudes a afastar cada vez mais,dentro do municipio, concelho e diáspora,nisenses de dar contributo para engrandecer a sua terra e o seu concelho. É chocante,particularmente o afastamento de tantas dezenas de homens e mulheres que com trabalho voluntário ,das mais variadas formas,há muitos anos dão o seu melhor sem nada pedir em troca. Em contraste ,permite-se e até se estimula muitas vezes a chamada e entrega de altas responsabilidades municipais a quem em vez do amor à terra apenas «ama» os seus interesses pessois,com situações de «ganhos» consentidos a todo o tipo de oportunistas ,a roçar aspectos de mercenarismo político.
3.A situação é tanto mais grave num contexto de descalabro financeiro em que,a este nivel, já nem ao menos se sabe qual é,de facto, a real dimensão e profunda gravidade.
4.Assiste-se s a um constante apagamento de elementos da memória material e imaterial do concelho e das suas populaçoes,com casos de completa descaracterização.
5.A evolução negativa dos principais projectos de desenvolvimento do concelho dói quando se utilizaram tantos milhões de euros e ,por incompetência absoluta,os resultados visíveis para a população são escassíssimos,face ao desvirtuamento e deturpação na orientação da sua gestão ,ao arrepio completo do espírito originário.
6.A desigualdade de tratamento a cidadãos,trabalhadores e associaçãoes atinge niveis nunca vistos mesmo se recuarmos ao antes do 25 de Abril.
7.A postura de isolamento institucional não tem precedentes na história recente.

A Assembleia Municipal tem o dever ético e político de saber corresponder ao sentimento que hoje passa pelas populações do concelho,pelo que ,face ao exposto e o mais que se pronunciará em intervenção detalhada na reunião,se propõe a aprovação de uma moção de censura à actuação da Presidente da Câmara,responsável principal pelo estado de coisas a que se chegou.

Nisa, 24 de Junho de 2010
Dr. José Manuel Basso


A diferença de trato dado às diferentes freguesias é absolutamente inadmissivel.
A postura de afastamento das populações.

13 comentários:

  1. Mas eu continuo de férias...hahhahahhaa

    ResponderEliminar
  2. Anónimo27.6.10

    O senhor Basso devia ter espelhos para mirar o seu governo da CMN.
    Que obras fez? as famosas mil aldeias e a albergaria? estragou a escola e o cine teatro, fez um bunker que estragou a perspectiva do rossio, quem beneficiou desses empreendimentos? o povo de Nisa não foi de certeza.
    Do arranjo rossio só fez projectos que engordaram os arquitectos seus amigos.
    O senhor antes de atirar pedras aos outros, recorde os seus mandatos.

    ResponderEliminar
  3. Chipum27.6.10

    =O . . . isto realmente! Deixa boqueaberto qualquer um! Isto é uma bela moção de censura...com direito a propagando populista de caixa de correio e tudo! Lindo! Esta terra é uma paródia!

    ResponderEliminar
  4. Pois eu estou muuuuuuuuuiiiiiiiitooooo chateada!!!lolololol
    Então estas coisas só se passam em Nisa quando eu não estou ai!?!?
    Está mal!!!
    Agradeço que me informem do que passa por ai, pois não me apetece nada privar-me deste sol e desta praia para ir ai...
    Valha-me a nossa senhora!!!
    Não concordo com nada disso!
    A senhora presidente não tem nada que se demitir porque os filhos de Nisa não querem!!!
    "Quem nos comeu a carne, deverá chupar-nos os ossos!!!"

    Um abraço do peito!!!


    osfilhosdenisa@hotmail.com

    ResponderEliminar
  5. Anónimo27.6.10

    Cara Alentejana:
    em primeiro lugar desejo-te umas ótimas férias. quanto a mim irei passá-las, quando as tiver, a Tolosa, Nisa.
    Até lá temos o que temos.
    Tomei a liberdade de copiar a moção de censura aqui do teu blogue, para o meu, à qual acrescentei o sewguinte comentário, que como tudo na vida não é perfeito e terá os seus erros mas espero que possa constituir um contributo para repensarmos o nosso Concelho:
    como neste país já mada me espanta, contém no entanto, tanto a intenção da moção de censura como o texto ser apresentado pelo Dr. Basso e por um papelucho distribuído à população como sendo da lavra da Renovação Comunista.
    Da quase inutilidade desta moção de censura já todos sabem, pois não tem a Assembleia poderes para destituir o executivo camarário e dela mais não restará que uma réstia de ressabiamento político acompanhado de má língua quanto baste.
    Significativo vir o texto assinado por um eleito independente nas listas do PS e não pelo PS no seu todo. está este partido a abrir brechas? Será o cheiro dos tachos (futuros...) que começa a toldar algumas mentes?
    Veremos como a moção será amanhã votada.
    Outra parte da moção não menos intrigante é vir asssinada pelo Dr. José Manuel Basso, anterior presidente. Algumas das calamidades por ele apontadas ao executivo de Gabriela Tsukamoto não vem já dos tempos da sua presidência? Apenas foram agravadas pelo efeito bola de neve.
    A Albergaria Penha do Tejo, hoje ao abandono foi um projecto do Dr. Basso, tal como a concepção ideológica do complexo termal, agora tão criticado.
    Lá diz o povo que "presunção e caldos de galinha cada um toma o que quer"
    O PSD, como lhe compete vai gozando o panorama e a triste figura que os cavaleiros da esquerda vão protagonizando em Nisa.

    a quem preferir consultar o post diretamente no blogue aqui fica a ligação:
    http://fongsoi.blogspot.com/2010/06/nao-sei-o-que-tenho-em-nisa.html

    jaime crespo

    ResponderEliminar
  6. Anónimo28.6.10

    MOÇÃO DE CENSURA CHUMBADA E MARGARIDA OLIVEIRA
    INDICADA PARA PRESIDENTE DA TERNISA


    Participei na reunião da AM, que teve mais de 40 pessoas a assistir, a sala estava
    completamente cheia, para verem o desenrolar da moção de censura.
    Ao longo da reunião houve várias intervenções salientando-se Francisco Toco que
    abordou todos os assuntos tratados entre os quais as Termas de Nisa. F. Toco quis saber
    qual era a verdadeira situação das Termas. Ao que José Manuel Basso respondeu com
    números e gastos elevadíssimos, nomeadamente por parte dos administradores, com destaque para o seu Director Clínico. Depois disto a Presidente de Câmara disse sem
    qualquer problema que para Presidente da Ternisa poderia ir o Drº Basso, ou então a
    MARGARIDA OLIVEIRA, ou alguém da diáspora que nunca investiu nada em Nisa.
    Por volta das 19h 30m passou-se ao ponto da Moção de Censura. Gerou-se grande confusão na sala por parte da CDU que dizia que o Basso não tinha legitimidade para apresentar a Moção, mas por aceitar a discussão tendo sido o Drº Basso o orador principal. Lembrou que a moção não era contra a Câmara, mas sim contra a Presidente que acusou de; propagandista, arrogante, gastadora, destruidora do concelho, promotora de pessoas fora do concelho e deixará uma câmara falida.
    Ainda Basso não tinha terminado a sua intervenção quando a Presidente, pela 4 ou 5 vez, abandonou a salka aos gritos e dizendo-lhe”Paga o que deves…eu não sou caloteira..”
    Passou-se à votação e moção foi rejeitada com 1 voto a favor, 3 abstenções do PSD e os votos contra do PS e da CDU.

    ResponderEliminar
  7. Epah!Fantastico!
    Eu já investi em muita coisa em Nisa.Já tive um café e ainda tenho uma ervanária que abriu à 13 anos e, se a vida me permitir, concerteza ainda farei mais qualquer coisita :)
    E fi-lo com 20 anos e sem ajudas financeiras de NINGUÉM!!!
    Presidente da Ternisa?! Não OBRIGADO!
    Quanto à senhora sair aos gritos, eu não acredito!Afinal, ela disse-me e para quem quis ouvir que ela não é PEIXEIRA!!!hahahhahahhaha

    ResponderEliminar
  8. "Passou-se à votação e moção foi rejeitada com 1 voto a favor, 3 abstenções do PSD e os votos contra do PS e da CDU."

    Tanto "parlapiê" e na hora da verdade, cortam-se...
    Não assisti à AM, e agora vendo estes comentários, o que posso eu pensar, eu e aqueles que vão actualizando as notícias de Nisa, através deste blog, podem pensar...
    Está provado que falar todos sabem, passar aos actos, "tá quieto".

    ResponderEliminar
  9. Anónimo29.6.10

    Quem fez a moção de censura foi o dr jose manuel basso pelo partido não sei do quê comunista!está tudo dito!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo29.6.10

    É bom dizer que a MOÇÃO fez mexer NISA e que levou dezenas e dezenas de pessoas até à Biblioteca. Penso que os politicos mais responsáveis, neste caso a PRESIDENTE, devem ter outra postura e saber ouvir a critica, como se ouvem,maravilhados, os elogios. Não gostei de ver a Presidente abandonar a sala assim que o assunto lhe tocava ou então não lhe agradava. Este procedimento é contra o Regimento da Assembleia Municipal de Nisa, e quando estava em causa a política da Presidente, penso que esta posição foi de baixo nivel político e claro foi muito negativa pois assim se vê como a Presidente se comporta quando é contrariada.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo5.7.10

    Digam o que disserem , a questão não é ganhar ou perder eleições mas sim o que fazem os vencedores com o poder. Porque razão foi a pessoa que mais tempo esteve no poder autárquico até ao momento, a tomar a iniciativa de colocar em moção aquilo que o povo comenta à boca cheia na rua? E que dizer do papel lamentável dos eleitos socialistas na Assembleia Municipal ao votarem contra uma moção, apresentada por outro eleito socialista, que continha alguns dos aspectos que todos condenam na actividade municipal? Sejam os vencedores da Câmara sejam os vencedores da Assembleia nenhuns sabem utilizar dignamente o poder que lhes conferiram.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo6.7.10

    Os eleitos socialistas na assembleia municipal tiveram o papel adequado. Como não têm que andar a reboque de pancadões de individualistas que já se esqueceram do que prometeram quando se ofereceram para as listas do PS, votaram contra e muito bem. Afinal os tais do PS não são assim tão cruszinhos...e o PS está a trabalhar bem e nao deve vergar.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo14.7.10

    Se fôr um pancadão individualista a fazer não serve mas se fôr um cruszinho do PS já serve, o conteudo pouco interessa, a resolução dos problemas que se lixe. O PS não deve vergar como a CDU em Nisa? Boa postura para quem quer ser alternativa.

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...