segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Nisa: Unidade de Internamento encerrada

"Nisa: Unidade de Internamento encerrada
04-Out-2010
A Unidade de Internamento do Centro de Saúde de Nisa foi encerrada na sequência de uma inspecção da ASAE e da Direcção Geral das Actividades de Saúde.

Segundo Fernando Rodrigues, médico naquele estabelecimento, o encerramento prende-se essencialmente com a falta de condições necessárias ao bem-estar e saúde dos utentes.

Futuramente, os utentes que necessitem de cuidados continuados, serão encaminhados para uma das unidades ligadas á Rede Nacional de Cuidados Continuados."

Fonte:


http://www.radioportalegre.pt/

9 comentários:

  1. Anónimo4.10.10

    As portas do internamento encerraram, única e exclusivamente, porque não tinham as condições "minimas" de saúde para tratar com dignidade os utentes que usufruiam dos serviços.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo5.10.10

    Encerram porque são estas as orientações politicas do governo. Fecham escolas, centros de saúde,maternidade porque não são rentáveis. Ora, vamos todos para Lisboa.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5.10.10

    Antes de se comentar o que quer que seja é preciso primeiro conhecer a realidade. O serviço de internamento do Centro de Saúde de Nisa não tinha piores condições do que aquelas que dispõe o Hospital de Portalegre. A acção da Liga dos Amigos nestes últimos anos dotou aqueles serviços de melhores condições para todos os utentes. Havia aparelhos de ar condicionado em todas as enfermarias, resguardos para salvaguardar a privacidade de cada utente e o número de enfermeiros e de pessoal auxiliar adstrito aos serviços garantiam condições que em Portalegre não existem.
    O que acontece é que o Serviço de Internamento tinha a morte anunciada, tal como tiveram maternidades e urgências de muitos centros de saúde de norte a sul do país. Há quatro anos, já um responsável regional da saúde me dizia que via com alguma preocupação a construção de um novo centro de saúde em Nisa por que iriam acabar os serviços de internamento.
    Portanto, por que encerraram, agora, estes serviços? Houve uma denúncia interna sobre a utilização de um elevador (servia, tanto para transportar as refeições para os doentes internados como, quando era o caso, os cadáveres de pessoas falecidas. Era muito mais barato, funcional e a favor do concelho de Nisa que quem de direito mandasse reparar o outro elevador.
    Assim, aproveitaram a boleira da ASAE e da Inspecção Geral de Saúde para acabarem, com uma machadada, um serviço importantíssimo não só para o concelho como para a região.
    É bom que se diga que este Serviço funcionava há 50 anos, desde a inauguração do Hospital da Misericórdia.
    Vergonhoso é o facto dos políticos locais, do governo e da oposição, nada terem dito sobre este encerramento. O Centro de Saúde perde funcionários, enfermeiros, pessoal auxiliar, que aqui trabalhavam há muitos anos e têm que "emigrar" à força para outros concelhos ou reformarem-se depois de tantos e tantos anos de dedicação a uma causa.
    Este governo não olha a meios para atingir os fins. A saúde da população pode esperar.Pouco lhe importa que este concelho fique a mais de 30 KMs de Portalegre e de um "Hospital" já atafulhado onde, em média, se espera 8 a 10 horas por uma urgência.
    Nisa perde mais um serviço de capital importância e ficamos todos a perder.
    Aos funcionários, médicos, enfermeiros, auxiliares que ao longo de tantos anos deram o melhor de si, a sua dedicação, esforço e vontade para que este Serviço funcionasse como uma bóia de salvação e garantisse a assistência de tantos milhares e nisenses que por ali tiveram a desdita de passar, o meu sincero OBRIGADO.
    Vocês, principalmente, VOCÊS, não mereciam este triste desfecho nos 50 anos do nosso HOSPITAL.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo5.10.10

    Claro que é mais fácil fechar do que criar condições. Fechamos tudo e vamos todos para os grandes centros...

    ResponderEliminar
  5. Pensador5.10.10

    Todos sabemos que a ASAE anda a fazer um óptimo trabalho em melhorar as condições de todos nós.

    Há 50 anos não existia este "zelo" de fiscalização, mas mesmo assim as pessoas viveram até aos 70, 80 ou 90 anos. Agora com tanta "preocupação" as pessoas morrem por volta dos 40 /50 anos.

    Comecem a preparar porque outras instituições irão fechar como escolas e câmaras municipais...quem vos avisa amigo é!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo5.10.10

    Em primeiro lugar deixem-me dizer-vos que estou de volta. Triste porque os anos vão passando e as pessoas inertes de Nisa continuam a deixar passar o barco da autoflagelação. Quanto a este assunto, é muito simples: o que aconteceu à Unidade de Internamento do Centro de Saúde de Nisa está incluído na reforma que este Governo está a implementar em todo o país na área da saúde. Essas medidas de diminuição de despesa despropositada, fazem com que possamos recuperar da situação em que nos encontramos. O que significa que é bom. Se fosse outro Governo de outro partido a implementá-lo, era bom na mesma. Nem falamos de onde vem a responsabilidade do que está a acontecer nesta altura. Mas para aqui vêm mais uma vez os destruidores, os do "espezinhar o Governo é que é bonito", aqueles que acham que está sempre tudo mal. Neste caso até podíamos entrar na vertente da anarquia, assim quisessem os líderes da destruição. E sabem porque é que isto não acontece? Porque estes senhores são cobardes, falam só para essa mesma destruição, e não produzem nada ... muito menos para o país e para esta república.

    Pedro de Bourbon

    ResponderEliminar
  7. Anónimo6.10.10

    O outro dizia que "quem não é por mim é contra mim". O Pedro voltou com uma garrafa de Bourbon na mão e sentenciou: quem criticar este governo é cobarde, não produz nada, gosta de se autoflagelar e quer a anarquia. Pedro com uma garrafa de Bourbon na secretária que ocupa como um fiel boy não tem dúvidas de que tudo o que este governo faz "é bom". E como é bom acabar com serviços essenciais à população, o socrático governo nem sequer se dá ao trabalho de tornar públicas essas medidas. Fazem-se à surrelfa, pela calada da noite e sem espavento. O que não fariam se fossem medidas antipáticas. Os "cobardes" dos enfermeiros, auxilares, despachados sem apelo nem agravo para fora da terra, ficam a saber que estavam a contribuir para a "despesa despropositada", despesa essa que não é nem um décimo daquela que os Boys e Bourbons deste país gastam sem que nada produzam, a não ser os elogios ao chefe de turno.
    Sr. Pedro tenha maneiras, tome mais um Bourbon que isso passa-lhe.

    Republicano português

    ResponderEliminar
  8. Anónimo11.10.10

    Sócio Republicano Português:
    Os "cobardes" dos enfermeiros, auxilares, despachados sem apelo nem agravo para fora da terra, ficam a saber que estavam a contribuir para a "despesa despropositada".
    para os Pedros de Bourbon o empecilho maior nem são os enfermeiros e auxiliares mas as pessoas quem tem o descaramento de adoecerem e assim provocarem despesas despropositadas.
    Ai adoeces? vai tratar-te a 30 ou mais Km de distância.
    Não é de admirar num país em que funcionários administrativos fazem parte e tomam decisões em juntas médicas e mandam trabalhar doentes com cancro...
    Mas tudo vai bem com este governo das maravilhas uma vez que os bourbons, pedros ou manéis quando adoecem vão tratar-se a Espanha ou França e como são indispensáveis ao país, que seria de nós sem eles, a despesa é paga por todos nós e perfeitamente justificável.

    anarco-sindicalista português

    ResponderEliminar
  9. Anónimo18.10.10

    Sempre gostava de saber porque não publicaram o meu comentário. Será que feri susceptibilidades, ou interesses próprios, sem saber?

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...