quarta-feira, 26 de maio de 2010

Lata, perca de vergonha ou será que é genético?!

Povo de Nisa,
sei que nem sempre concordam com as coisas que digo, mas pelo menos sei que sou sincera e jamais em tempo algum vos engano!
Mentir não é só feio!Mentir é uma caracteristica de gente mesquinha e com falta de personalidade!
Eu, mesmo sabendo que ponho em "cima" de mim um rotulo pela forma como me manifesto, luto com unhas e dentes pela verdade e transparência.Nunca vos enganei!Aquilo sou e faço assumo!
Hoje fui à reunião na câmara.
Começa a reunião e afirma-se que não se sabia do que se estava a passar no boqueirão!
Ninguém!Nem a presidente, nem o arquitecto que fez o projecto (e nos mostra o dito projecto já sem as arvores), nem os técnicos (e esses estavam lá no boqueirão), nem ninguém!Ou seja o desgraçado do empreiteiro é que sonhou naquela noite e quando começou a trabalhar de manhã lembrou-se de cortar as árvores...
Pergunto-lhe sem levantar o dedo como faziamos na escola:
Mas a senhora está a chamar burro a quem?!Ao povo de Nisa?!
A senhora está a gozar com quem?!Com o povo de Nisa?!

A senhora diz que não gosta de peixeirada, mas nas reuniões com a oposição só já lhe falta vender sardinhas, robalos...

Adiante.
Junta a população da Cevadeira que têm problemas gravissimos por causa das árvores, com as pessoas do Largo do Boqueirão que não têm problemas com as árvores e as querem lá?!
Grande jogada politica!Quer baralhar o povinho é?
Olhe que é melhor não!Sabe porquê?!Porque o povo já não alinha em rocks e cenas tristes!AH pois...mal educada!Eu!?Aprendi consigo quando me dava aulas...

Aqui já não se brinca mais!O povo de Nisa tem valor e merece ser respeitado!
Se teve uma reunião com os residentes da Cevadeira para saber a opinião dos mesmos sobre o que queriam que fosse feito na Cevadeira, porque não fez uma igual reunião com os residentes do Largo do Boqueirão?!Porque não fez a mesma reunião com os residentes da Devesa?!
Porque é de lá que vêm os votos minha senhora?É lá que moram a maior parte dos funcionários subditos de sua alteza?!

Ficou triste quando lhe cortaram as amoreiras?!Ai belas "bagas" que não lhe servem para salada!

Tem direito a viver em Nisa como outra pessoa qualquer?!Claro que sim!NÃO TEM É O DIREITO DE DESTRUIR A NOSSA VILA, AS NOSSAS TRADIÇÕES, OS NOSSOS COSTUMES E ATÉ A NOSSA HONRA!A SENHORA ESTÁ AQUI PARA NOS SERVIR!OUVIU!

SE O POVO DA CEVADEIRA NÃO QUER AS ARVORES, TIRAM-SE AS ARVORES!
SE O POVO DO BOQUEIRÃO QUER AS ÁRVORES, FICAM LÁ AS ÁRVORES!
QUE É PARA ISSO QUE LHE PAGAM!!!
Ainda não se deu conta que é nossa EMPREGADA?!

Plantaram muitas árvores na devesa!Mas não aumentam o número de plantações!Pois estas foram retiradas do centro de saúde e repostas na devesa...e já agora!Estão a começar a morrer...mas como a senhora não sabe de nada e não vê nada, é uma chatice!Temos de falar com o Socrates que a senhora chamou "à baila" na reunião (e essa é mesmo de morte, lol) e só faltou dizer que foi ele que disse ao empreiteiro para pegar na motoserra...

Acusou-me de andar a tirar fotos no largo do Boqueirão em vez de ter ligado para a Câmara?!Então a senhora não gosta de peixeirada, lembra-se?!
É que as vizinhas ligaram e não havia disponiblidade para falarem com elas...então eu ia falar com quem? Queria dar-me música?

Olhe, tenho mais umas coisinhas para lhe dizer:

Queria desculpar-se com o presidente da Junta do espirito Santo? Porque ele pediu para serem tiradas árvores que estão a prejudicar os esgotos e as calçadas?!
Foi a sua desgraça!É que sabe todos nós conhecemos o Fernando e todos sabemos que ele é uma pessoa honestissima...por algum motivo não se quis mais misturas com uma espécie de mutantes que andam por ai...

E para terminar, quando me disse que temos de ter provas para fundamentar as nossas argumentações, quero dizer-lhe por aqui já que não pude falar mais, que tenho provas para todas e mais algumas e que estou desertinha para lhe fazer essa vontade :)

Com os melhores cumprimentos,

Margarida Oliveira

PS- O povo de Nisa acordou e hoje é um dia particularmente feliz!Um abraço a todos.

53 comentários:

  1. Anónimo26.5.10

    Margarida Oliveira no seu melhor:-))

    Sempre te conheci defendendo ardorosamente as coisas em que acreditas.

    Poderás não obedecer a "cânones" na forma expansiva como te expressas. Poderás desagradar a mentes mais formais do que realistas com a tua forma de ser, mas és, verdadeiramente, a nossa voz. Direi melhor: a voz da nossa consciência.

    És tu que, sozinha, assumes a defesa corajosa daquilo que é nosso, e nós por aqui nos quedamos, contemplativos, sem assumir as responsabilidades que, decididamente, colocaste sobre os teus ombros.

    Só por isso merecerias o nosso respeito, mas a mim, mereces muito mais, mereces também gratidão.

    Por isso o meu obrigado, Margarida Oliveira.

    Um de Nisa (o original)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo26.5.10

    Esse empreiteiro é que devia dar uma entrevista para o jornal ou para a rádio.
    O homem já disse que nunca mais quer obras de Nisa.Não pelo que o povo faz pela vila, mas pela a cobardia que se vive no burgo.
    O empreiteiro faz o que lhe mandam e não o que sonha de noite.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo26.5.10

    Matem-se!
    A falta que cá fazem é como a fome...é só falsos, bajuladores, oportunistas!

    Algo me diz que o reinado está com os dias contados.Somos muitos a querer comprar-lhes as cordas.hahahhaha

    ResponderEliminar
  4. Anónimo26.5.10

    Então e o facto de a senhora para livrar a culpa, não tem a lata de pôr os municipes todos a discutir uns com os outros?!Assim se vê ao que estamos entregues.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo26.5.10

    Se a senhora Presidente diz que a culpa é da empresa "EMORESA" já os pôs em tribunal? Ou não lhe convém?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo27.5.10

    Comentário 5 estrelas, Margarida!

    É assim que é preciso falar e é assim que é preciso agir, sempre!
    Com este tipo de gente não há perdão, pois todos os dias atentam contra a memória histórica do povo de Nisa, sem o minimo de respeito por quem os elegeu!

    O povo está a acordar e diz NÃO! Já BASTA!

    Querem fazer o povo de parvos?
    Choldra com esta escumalha toda!

    Um bj para ti, Força que estamos contigo! Estamos todos juntos, e vamos vencer!

    A mim mataram-me, mas eu vivo na memória de todos
    Bouganvillea do Jardim

    ResponderEliminar
  7. Sílvia Paes27.5.10

    É exactamente assim que os nisenses vão recordar a presidente da câmara, como uma pessoa "morta".
    Morta de generosidade, de sensibilidade, de bondade, de inteligência, de amor e de existência.
    Paz à sua alma!

    ResponderEliminar
  8. Gostei...

    Dá-lhe lenhaaa! ;p

    ResponderEliminar
  9. fongsoi27.5.10

    poderia, como tantos, aqui deixar o meu comentário anónimo, mas não gosto e por isso vou assinar que é para não haver dúvidas e não serem levantados falsos testemunhos, não vá algum pobre inocente pagar pelo que não escreveu.
    a Margarida bate no ponto certo: essa gente ainda não se convenceu de que os lugares para os quais é eleita ou ocupa profissionalmente, são para servir o povo não para se servirem do povo.
    fiz parte da lista do Bloco de Esquerda que concorreu à Câmara Municipal de Nisa, o que muito me orgulhou porque pela primeira vez tive oportunidade de expressar e de debater com algumas pessoas várias das ideias necessárias para o nosso Concelho e elencar alguns dos problemas que o tolhem.
    entre elas constava precisamente a radical mudança, mais que necessária urgente,do modo de proceder quer dos eleitos municipais quer da quase totalidade dos funcionários camarários, salvo raras e honrosas excepções, que ocupam os lugares para se servirem deles e do povo e não como é de Lei e da Democracia para servirem os munícipes.
    obras, árvores e arruamentos efectuados à revelia do povo arrasando a poder de caterpilar, tradições, cultura e memórias já vem de longe, em Tolosa, terra de que sou natural descaraterizou-se por completo o Largo do Terreiro (coreto) e por exemplo, a Avenida da República (Rua da Igreja). crimes lesa humanidade.
    e quando não se dá um passo para defender o património existente ou se deixa degradar o que foi construído (Penha do Tejo, por exemplo) anuncia-se com pompa e circunstância novos elefantes brancos como o agora anunciado hotel de turismo rural em Alpalhão, isto quando as vilas e aldeias estão a cair de velhas e abandono e o centro histórico de Nisa está como vocês bem sabem.
    cumprimentos
    Jaime Crespo

    ResponderEliminar
  10. Árvore da Verdade27.5.10

    Já não compreendo nada!No dia do corte das árvores eu estava no café do caeiros quando senhor tecnico da câmara disse que ouve uma reunião de obras a combinarem cortar as árvores.

    Essa senhora ontem disse na reunião que nem ela, nem o vereador, nem os arquitectos, nem os engenheiros, nem os tecnicos sabiam que se estava a cortar as árvores e foi dar uma entrevista no jornal do "ALTO ALENTEJO" a dizer precisamente que eles sabiam, que trataram de tudo e que só ela é que não sabia...

    Uma pessoa não mente se tiver os dentes todos porque podem cair, diz o ditado!
    Logo a senhora poderá continuar sempre a faze-lo, pois todos sabemos que já não tem dentes...foram implantados...porque será????????????

    ResponderEliminar
  11. Anónimo27.5.10

    andam aqui preocupados com as árvores, arvores para aqui, árvores para ali... mas que raio o mal já está feito, não vale a pena chorar sobre o leite derramado. Quem quer que tenha sido não as pode lá voltar a colocar, que eu saiba cortar árvores, a não ser que seja uma espécie protegida, não dá multa. Façam as obras que estão para fazer, pois os prazos têm que ser cumpridos se não dão mais prejuízo do que a própria obra, e o dinheiro não é para estragar, principalmente o dos contribuintes.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo27.5.10

    Pois claro!Andas a vender pedrinha e queres que te paguem o quanto antes não é?
    Prazos cumpridos!Ainda hoje o projecto foi alterado outra vez...grande comedia!Eu tb quero uma esplanada aqui à porta de minha casa e uma piscina!Grande rebaldaria.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo27.5.10

    Na Cevadeira

    Um lugar, uma rua, uma praça em primeiro lugar são dos moradores mas também é de tod@s. O umbigo é do próprio e o dono por ele responde. A árvore á frente da porta da minha casa causa-me alergia e por isso mesmo vou matá-la já. Os moradores das Amoreiras (já sem Amoreiras) representados pelos vassalos funcionários que não pensem por eles (seguem a ditadura estalinista), acham que o sol deve brilhar com todo a força no verão e abdicam de sombras pois têm ar condicionado. Sentados no sofá deleitam-se com toiradas de bois e futebol, bebendo uma cervejinha gelada que a escrava mulher lhes serve.


    No Boqueirão

    Aqui não há alergias, a sombra faz falta e as árvores não causam mal-estar. Têm opiniões diferentes mas também têm um grande umbigo! Estão dispostos a lutar e denotam apoio de toda a oposição ao poder local (tod@s á manifestação geral próximo Sábado, os bancos que salvem a crise).

    A premissa dá-as o dono da obra, o povo (não só os do umbigo), claro cumprindo sempre as regras. Neste caso deve ter em atenção que passamos por sérios problemas ambientais e há que manter a sustentabilidade do planeta, combater aquecimento global, educar as crianças.

    Quantas reuniões se fizeram para ouvir os cidadãos de Nisa antes dos projectos?

    1- Arranjo da Praça da República

    2- Arranjo da Devesa-de-Trás

    3- Arranjo do Largo Boqueirão

    4- Arranjo das Amoreiras



    REABILITAÇÃO SIM DESTRUIÇÃO NÃO

    Francisco Pereira

    ResponderEliminar
  14. Anónimo27.5.10

    Força!

    Todos juntos vamos vencer o despotismo desta senhora!

    Já chega de tentarem enganar o povo! Auditoria á Camara de Nisa, já!

    NEM MAIS UMA ÁRVORE NO CHÃO! É este o lema agora, sr. presidente da Camara! Agora quem cai é a srª e os seus companheiros! (e olhe que é pela raiz!)

    Valentina Sampaio

    ResponderEliminar
  15. Anónimo27.5.10

    Bem, Margarida, esse foi, sem nenhuma dúvida o melhor post que já aqui meteste... Tiveste muito bem mesmo!
    Só tenho pena de não ter ido a mais essa pseudo reunião, onde e como sempre, ela manipula, pensando que nos come a todos por parvos!!! Com uma demagoga de meia tigela como ela no poder, e a gozar com a nossa cara através do abuso de poder que exerce de forma quase ditatorial, eu pergunto-me:
    Como é que é possível que essa "senhorinha" continue nesse lugar a ferro e fogo?
    Deve ter havido uma espécie de "complexo" Pôncio Pilates eheheheheh! Só se lavam mãos, e uma mão lava a outra, ou então não...
    Já chega, acho eu! Ah, já agora: NÃO ABRAM OS OLHOS NÂO; QUE ATÉ NEM É PRECISO....

    Mais uma loira que não é nada burra ahahahahh!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo27.5.10

    Pois eu cá li muito bem lido no Alto Alentejo que questionou sobre o abate das árvores, a senhora a garantir que não sabia de nada,que foi uma confusão entre os técnicos e o empreiteiro numa reunião de obra que originou o problemas, porque de facto foi decidido que as árvores eram para abataer mas só depois de a Câmara deliberar nesse sentido, que inclusive a senhora ficou muito incomodada com a situação e mal soube mandou parar a intervenção, e agora já não é nada disso nem os técnicos têm nada a ver com o caso?
    Cá pra mim foi o rapaz da moto-serra que se lembrou de ter trabalho e vá daí, sem passar charuto a ninguém pôs-se a derrubar árvores.
    Haja paciência!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo27.5.10

    Então e o comentário do bolo e das velas da ADN e de quem o sopra, não sai?
    Ai ai Margarida, está com medo de quê ou de quem?

    ResponderEliminar
  18. Eu não tenho medo de ninguém ó anónimo(a)!Este post não é sobre a ADN...e se não gosta de quem sopra as velas vá dizer á pessoa pessoalmente!

    ResponderEliminar
  19. Dona Isabel I27.5.10

    Quem é que não ouviu a senhora Prreeeesedente a dizer que a Anta de São Gens pertence a Alpalhão?????
    Cada cavadela minhoca!
    A Anta pertence a Alpalhão diz aquela que conhece o concelho melhor que ninguém...e o menir pertence ao Chão da Velha!
    hhihihihihi...isto é só rir!

    Já agora, o socrates é presidente da republica e o Cavaco é o 1º Ministro...hhahahhahah

    ResponderEliminar
  20. Anónimo27.5.10

    Quero começar por dar os parabéns a este blog, pela sua imparcialidade. Eu sou natural do concelho de Nisa e vivo em Vila Nova de Gaia, cidade esta que tal como muitas do nosso país sofreu fortes alterações urbanísticas com o programa Polis. Em Nisa acontece o mesmo e temos de gramar isto :)
    Força Margarida, porque eu neta, filha, mãe, amiga do concelho de Nisa irei ficar-lhe eternamente grata por tudo o que faz por nós! :)
    Cumprimentos,
    Macarena São João :):):):)

    ResponderEliminar
  21. De nada,
    volte sempre!;)

    ResponderEliminar
  22. Anónimo27.5.10

    perca ou perda???

    ResponderEliminar
  23. Anónimo27.5.10

    Assino por baixo do que diz a Margarida.
    Força que estamos todos com a alma de Nisa (que esta espécie de presidenta teima em retirar).

    ResponderEliminar
  24. Anónimo28.5.10

    Quanto ao tema não tenho nada a dizer, excepto que não és obviamente imparcial como diz Macarena, não quero dizer com isto q seja mau, pelo contrário, penso que te deves manifestar num sitio que é teu e podes com ele fazer o que bem entendes: este blog. Parabéns por ele, por ser uma boa forma de te manifestares chamando assim a atenção da população para problemas reais da vila e do concelho.
    Quando ao título, é perda, perca é peixe, como a sardinha e o robalo. E o "rotulo" também deveria ser acentuado 'rótulo'. Penso que enquanto escritora deves prestar mais atenção a estes pormenores tal como a algumas gralhas que se podem encontrar em alguns textos. Isto não é um comentário destrutivo, apenas uma crítica (mais ou) menos construtiva. :)

    Cumprimentos e boa continuação!

    ResponderEliminar
  25. Quando corto oleveras no mê bacelo sôu ê que mande. O mê vizinhe se lá fô leva com a inchéda. Porquê? Porque quim manda no mê bacelo sôu ê. Nã é o mê vizinhe. E ê pago impostes pra ter alguém que seja mê impregade. Nã os pague pra sê impregade de alguém.

    O ROCK E AMIGA FICARI PRESES NO BACELO POR CAUSA DA LAMA. CHEGUÉMES LÁ DE MANHEM E JÁ NÃ SAIMES. MAS VOLTAMES. SÃS E SALVES. SOBREVIVEMES PORQUE HAVIA UMAS BOIAS DE TOUCINHE E UMAS (250) GRADES DE MINES. E AMIGA QUANDE CHEGOÛ NUM GOSTOÛ. E Ê TAMÉM NÃ. E SOMES NÓS QUE VAMES EXPLORÁ AS OLEVERAS DA DEVESA. A PRESIDENTA JÁ ME DISSE QUE ERIM NOSSAS. E QUE PODIIMES CHAMÁ O PESSOAL DA DEVESA PRA AJUDÁ A COLHÊ PORQUE O FAZIM À BORLA......
    A FAMEL AINDA ANDA. E CADA VEZ MAIS............

    ResponderEliminar
  26. Anónimo28.5.10

    Margarida
    Obrigado!!!
    Escrevo como anonimo, sou funcionario da camara, tenho medo da vingança porque ela existe! e tenho dois filhos para governar e o emprestimo da casa para pagar, com a crise se me metem um processo em cima e venho para a rua nao sei o que seria da minha familia.
    Mas sabes? És a voz de muita gente como eu! Das-nos esperança! Passo por ti e sinto um orgulho tao grande por ver essa pequena GRANDE MULHER que sem qualquer interesse particular me esta a defender!
    Por favor nao pares! A luta vai chegar a um termo e da-me a sensação que esta para breve
    Tenho esperança de um dia ser livre e te acompanhar com muito orgulho e dizer ao vento tudo o que sinto no meu peito e por vezes quase que me faz explodir
    OBRIGADA POR EXISTIRES!!!!

    ResponderEliminar
  27. perca | s. f.
    1ª pess. sing. pres. conj. de perder
    3ª pess. sing. imp. de perder
    3ª pess. sing. pres. conj. de perder


    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um duplo clique. Experimente!


    perca (é)

    s. f.1. Género de peixes de água doce, tipo dos percídeos.
    2. Pop. Perda; prejuízo; pano.

    Confrontar: persa.


    perder (ê) - Conjugar

    v. tr.1. Deixar de ter alguma coisa útil, proveitosa ou necessária, que se possuía, por culpa ou descuido do possuidor, ou por contingência ou desgraça.
    2. Sofrer prejuízo, dano, ruína, detrimento ou diminuição em.
    3. Não conseguir o que se deseja ou ama.
    4. Desperdiçar, dissipar, malbaratar, menosprezar.
    5. Deixar de gozar, de atender, deixar passar despercebido.
    6. Descair do conceito, crédito ou estima.
    7. Esquecer.
    8. Causar dano ou ruína a, ou o mal ou a desgraça de.
    9. Junto com alguns nomes, faltar à obrigação do que significam, ou fazer alguma coisa em contrário, como: perder o respeito, a vergonha, a educação, a cortesia, etc.
    10. Tratando-se de guerra, morrer, ficar prisioneiro ou ser derrotado.
    v. intr.11. Sofrer dano, prejuízo, quebra, etc.
    12. Diminuir de valor, merecimento, conceito, etc.
    13. Ser vencido (em jogo, aposta, etc.).
    v. pron.14. Errar o caminho, transviar-se.
    15. Não achar saída.
    16. Não achar meio de remover uma dificuldade.
    17. Deixar de ser ouvido ou percebido.
    18. Desaparecer, sumir-se, extinguir-se, esvaecer-se.
    19. Estragar-se.
    20. Inutilizar-se.
    21. Conturbar-se, arrebatar-se.
    22. Desvairar-se, desorientar-se.
    23. Confundir-se, baralhar-se.
    24. Sofrer dano ou prejuízo.
    25. Arruinar-se.
    26. Ficar pobre ou desgraçado.
    27. Entregar-se aos vícios.
    28. Perverter-se.
    29. Pecar.
    30. Ficar desonrado.
    31. Deixar-se irresistivelmente dominar por uma paixão, por um afecto!afeto veemente.
    32. Ficar preocupado, absorvido.
    33. Naufragar.
    34. Pôr-se em risco de perder a vida.
    35. Não se aproveitar de alguma coisa.
    36. Cair em desuso


    Obrigada pelo comentário construtivo.Vou tentar ter em conta alguns conselhos.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  28. Joana Paiva28.5.10

    A senhora que diz ter alergias provocadas pela árvore que têm em frente a casa, veja bem se não é das merdas com que pulverizam as ervas que já nem se dão ao trabalho de informarem a população.
    Quando disserem que não faz mal, acreditem tanto como no pai natal.
    Por este andar corta-se rudo na natureza porque faz mal, e depois não respira, porque caso não saiba o oxigénio é "produzido" por árvores e plantas.
    Este executivo aguentou-se este tempo todo a fazer merdas porque o povo é burro mesmo.

    ResponderEliminar
  29. Sónia Silva28.5.10

    "andam aqui preocupados com as árvores, arvores para aqui, árvores para ali... mas que raio o mal já está feito, não vale a pena chorar sobre o leite derramado. Quem quer que tenha sido não as pode lá voltar a colocar, que eu saiba cortar árvores, a não ser que seja uma espécie protegida, não dá multa."

    Um dos comentários mais infelizes que alguma vez ouvi, ou é burro ou têm interesses.
    São estas pessoas que morrem cedo pela ganância de mais e mais dinheiro.
    Como alguém atrás comentou paz a todas estas almas, sim já as vejo andarem ao cimo do planeta, apenas como almas penadas...

    ResponderEliminar
  30. Anónimo28.5.10

    mas o que é que deu nesta gente para andarem todas contra as árvores.Desde que existe o bairro da cevadeira que lá há árvores porque é que só agora fazem mal? as árvores são as mesmas as pessoas também,endoideceu tudo foi?

    ResponderEliminar
  31. Anónimo28.5.10

    Atenção...
    O povo da Devesa está mto contente com as obras.
    Pelo menos eu tenho perguntado lá ás pessoas q moram por ali e todos estão contentes até já ouvi pessoas dizer q vai ser das Ruas senão a Rua mais bonita de Nisa, claro está qd estiver devidamente embelezada...

    ResponderEliminar
  32. Anónimo28.5.10

    Tem toda a razão a sónia silva. preservar uma árvore é investir no presente e no futuro,num ambiente melhor, para nós e para os nossos filhos. o que seria das avenidas novas em lisboa, por exemplo, sem árvores e apenas com caixotes de cimento? o que seria do gerês e de outras paisagens protegidas sem as árvores? matar ou decepar uma árvores é um crime violenta, cometido não apenas contra a dita planta, mas contra os moradores e contra os habitantes de uma qualquer povoação.o que está a contecer em nisa parece uma paranóia de alguém que acordou mal disposto/a e resolveu atacar as pobres árvores indefesas. algumas provocam alergias? é natural. e por causa disso abatame-se, sem dó nem piedade todas as espécies arboríveas? quem defende o abate de árvores como um mal irremediável e necessário, saberá, por exemplo, que a bandeira do canadá, tem uma folha? sinal da importância da árvore (plátano) não só na economia daquele país, como na qualidade ambiental que a mesma representa. No entanto, os plátanos provocam também algumas alergias e sei do que falo, porque tenho rinite alérgica e sinto nalgumas alturas do ano, a incomodidade com que os mesmos me afectam quando passa na alameda. E por causa disso, vou reclamar também e exigir que abatam tão belas e frondosas árvores, a maior parte das quais completaram este ano (2010) 100 anos de vida?
    as oliveiras nesta época do ano, também causam alergias. são, aliás, das árvores que mais alergias provocam. E vamos abatê-las, por isso? deixamos de ter azeitona e o azeite por causa de uma alergia? as árvores da cevadeira e do boqueirão não são propriedade de quem ali mora. são de toda a comunidade e compete a todos nós evitar que mais crimes deste tipo se cometam em nisa e no concelho. basta de brincarem com os nossos sentimentos, com a nossa história e memória. As árvores já lá estão há muito tempo, so agora provocam "comichão" à senhora tsuka que vai de mota?

    ResponderEliminar
  33. Anónimo28.5.10

    Mas ò Sónia não acha que não vale a pena andar a picar, e a picar no que já está feito, por favor à frente é que é caminho...

    ResponderEliminar
  34. Anónimo28.5.10

    Margarida depois de tanta polemica acerca das árvores, continuo a ouvir várias versões e o mais fácil era imputar responsabilidades ao empreiteiro. Sou colega do Alfredo e ele continua com a mesma versão de sempre, a responsabilidade é dos técnicos incluindo ele que acompanham a obra e não dos eleitos.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo29.5.10

    Perguntem a quem lá mora o que acham da obra. Depois falem, critiquem como é o direito de todos, mas respeitem a opinião dos moradores,

    ResponderEliminar
  36. Anónimo29.5.10

    Hum...este comentário em nome do povo da Devesa "cheira-me" a Nikas..é no mínimo ao seu estilo, lol!

    ResponderEliminar
  37. Anónimo29.5.10

    O CONFORMISMO da comentadora Sónia Silva é muito preocupante.
    É por causa de almas penadas deste calibre que o o povo de Nisa e a vila de Nisa estão no estado em que estão: entregues à "bicharada"...

    assina: Sónia PESSOA VIVA

    ResponderEliminar
  38. Anónimo30.5.10

    Quem lá mora manda nas árvores que estão no seu quintal ou bacelo. As da rua são de todos, mesmo daqueles que não são das amoreiras. Vivemos em comunidade, os espaços públicos são de todos. Parece que há determinação para matar as árvores da Cevadeira sob a capa de 2 ou 3 moradores seguidores caroço de cereja que dizem representar a vontade maioritária, tretas... Eles não me representam e eu moro cá já há bons anos. Mesmo apurando através de um instrumento como o referendo vontade popular dos habitantes de aniquilar estes seres vivos a Cevadeira já tem autonomia? Vivemos num guetto Soviet?
    Há má fé em tudo isto, mesmo que de forma inconsciente. Governa-se contra o concelho!

    ResponderEliminar
  39. Anónimo30.5.10

    A sónia pessoa viva lê mal e interpreta ainda pior. O comentário da sónia silva é de inconformismo, indignação e revolta, nunca de conformismo. Se houvesse mais sónias silvas tenho a certeza de que nisa deixaria de estar entregue à bicharada.

    ResponderEliminar
  40. Já escrevi e volto a escrever que a Nikas não é quem pensam, não resido em Nisa, mas todos os dias leio os comentários deste blog.
    Muitos dos comentários só servem para espesinhar e denegrir uma imagem que todos, no fundo, pretendem defender.
    Tomem atenção ao que escrevem, não falem da boca para fora...
    "QUEM DIZ O QUE QUER OUVE O QUE NÃO QUER".

    ResponderEliminar
  41. Anónimo31.5.10

    Na devesa foi feito o abate de uma Tília onde iam colher nesta altura as flores para chá. Há pessoas que propõem fazer um abaixo assinado reclamando a árvore.
    Mas porque derrubamos sempre as árvores existentes?
    Estava nalgum lancil? Desviem 20cm para o lado.

    ResponderEliminar
  42. Anónimo31.5.10

    Vereadores do PS e PSD retiram pelouro a autarca de Nisa



    Os vereadores da oposição (PS e PSD) na Câmara de Nisa, distrito de Portalegre, retiraram à presidente do município, Gabriela Tsukamoto (CDU), as competências das áreas do licenciamento, fiscalização e emissão de licenças de obras, alegando falta de "rigor e transparência" por parte da autarca no exercício daquelas funções.

    Em comunicado distribuído à população, os vereadores do PS e PSD, que formam maioria do executivo, anunciaram que estão a exercer os pelouros revogados à presidente da autarquia desde 19 de Maio. Esta tomada de posição surge na sequência das obras de urbanização em curso num largo daquela vila alentejana e que provocaram o abate de várias árvores.

    De acordo com os eleitos (dois do PS e um do PSD), o projecto da obra tinha sido chumbado em reunião de câmara, mas acabou por avançar com os votos favoráveis dos dois eleitos pela CDU. No comunicado, os vereadores acusam a presidente de "desrespeito" pela memória dos nisenses, dando como exemplo o que consideram ter sido um "assassínio", o abate de uma árvore e de tílias noutro espaço da vila. Os autores do documento denunciam também situações "anómalas" de funcionários e máquinas municipais destacados para "obras particulares". Questões que, dizem, são "demonstrativas de que a presidente da câmara se tem revelado, no mínimo, negligente na condução e no exercício das competências que a câmara em si delegou". PÚBLICO/Lusa

    ResponderEliminar
  43. Pedro Nuno31.5.10

    Mais uma arvore derrubada? Uma tília? Dava alergia a quem?Atao mas andam tontos? onde quem chegar? Que andam a fazer os fiscais da Camara?? Denunciam a situação, isto nao pode continuar!!! Atao arrancam arvores atraz de arvores e ninguem faz nada?

    ResponderEliminar
  44. Anónimo31.5.10

    Umh ja sei a razao para o arranque das arvores! Querem tornar Nisa num deserto!!! Temos cá muitos camelos e camelas que importamos!!!

    ResponderEliminar
  45. Anónimo31.5.10

    Mas que m.....é esta? arrancam as arvores e nao fazem nada e ninguem sabem de nada? Levantem um inquérido de averiguações! Para que servem os fiscais?????

    ResponderEliminar
  46. Manuel Salgueiro1.6.10

    APROXIMA-SE O VERÃO, FAÇA UMAS FERIAS DIFERENTES! VA PARA NISA, TERRA QUE COSTUMA ATINGIR OS 40 GRAUS!
    VA CONHECER UMA TERRA DIFERENTE COM UM FENOMENO UNICO, LÁ AS ARVORES SÃO SUBSTITUIDAS POR GRANITO, VA E VEJO COM OS SEUS PROPRIOS OLHOS, VAI GOSTAR!
    NISA, AGUA (pouca) SOL (muito) PEDRA (ainda muito mais)

    Agora a falar a sério, povo de Nisa isso nao pode continuar, façam uma manifestação, têm que tirar essa mulher do poder!, marquem a data e a hora, eu faço de boa vontade 200 Km para aí estar eu e muitos mais de certeza, contem comigo! nao quero ver desaparecer do mapa a terra que tanto amo

    ResponderEliminar
  47. Anónimo1.6.10

    "QEUEM DIZ O QUE QUER OUVE O QUE NÃO QUER" - é verdade!

    Também é verdade que mais cedo ou mais tarde se paga por aquilo que se diz....e até por aquilo que não se faz e que se devia fazer.

    E para defender a imagem não vale tudo, até em Nisa já não vale tudo, nem para a Nikas ou Nokas, nem para ninguém, portanto oh Nikas! Toma lá atenção ao que dizes e ao que escreves, e já agora ao que fazes, e não fales tu da boca para fora.

    Olha, um dia destes vamos consigo às compras para ficar com um "look menos conhal"...assim "mais green" tás a ver!lol!

    ASS: O MELGA

    ResponderEliminar
  48. Bem para que a conversa não azede ainda mais, só digo isto mais uma vez, Sr. O Melga

    NÃO SOU QUEM PENSAM E REPITO NÃO VIVO EM NISA...

    o que dizem ou desdizem por aí não me afecta,
    e já agora quem ri por último ri melhor...

    PS. o nikas não escreveu o comentário assinado pelo nokas, não é a mesma pessoa, lá voltamos nós a esta coisa dos anónimos...

    ResponderEliminar
  49. Manuel Salgueiro1.6.10

    Margarida
    Faço daqui um apelo
    Marca uma hora e um dia
    Vamos fazer manifestação á porta da Camara, enquanto lá estao as larangeiras!!
    Façam um panfletos e distribuam pelo povo!
    Essa Senhora nao pode continuar no poder! Mas quem é que la juga que é???
    Vivo em Lisboa, mas depressa me aí ponho!
    Vamos á luta!

    ResponderEliminar
  50. Anónimo2.6.10

    OH SE RI!!
    Tem razão a Nikas, dirá o Melga.
    Mas quem ri por último acho que é o Melga!

    Até porque acho que não tem medo da Nikas.

    Mas eu cá acho que a Nikas é uma grande melga. O que dizem e desdizem não a afecta, não a afecta, só diz mais uma vez..bla,bla,bla mas não sai daqui...vai-te embora oh melga Nikas!

    Tu é que estás azeda e a tua conversa fora de prazo. Vai p´ró conhal!

    ResponderEliminar
  51. Anónimo6.6.10

    Margarida bem que poderias fazer um post sobre tolosa e a roupa que la vive... anteontem vieram a nisa por volta da oohoo um grupo de 10 ou 12 indeviduos muitos deles ja casados tirar satisfacoes e agredir jovens de nisa com menos de 16 anos e dar cabo da noite e dos estabelecimentos noturnos de nisa, uma vergonha,e um acto de cobardia so pra vingar um puto de tolosa k foi agredido por um de nisa derivado as namoradas... o post pode chamar-se. tolosa a faixa de gaza. pensa nisso. beijocas e continua k vais bem.

    ResponderEliminar
  52. onde páras Margarida que desde 31 de Maio não apareces?

    ResponderEliminar
  53. Anónimo8.6.10

    Só agora vi a resposta ao comentário e portanto, insistindo na "perca":

    "Perda: é o substantivo que corresponde ao verbo “perder” e tem sentido aproximado de “pessoa que se priva de algo ou de alguém por algum motivo”, “dano sofrido”, “prejuízo”.

    Perca: é uma forma verbal do verbo “perder”, a qual pode estar na primeira ou terceira pessoa do singular do presente do subjuntivo ou ainda na terceira pessoa do singular do imperativo. "

    Pode não ser muito esclarecedor, mas passo a explicar, perca é utilizado, no modo imperativo um bom exemplo é um slogan "não perca x produto". Quando se refere a perder causando privação ou prejuizo utiliza-se perda. Perca é considerado incorrecto no sentido em que o utilizaste, mesmo tendo em conta a utilização popular/gíria.

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...