sexta-feira, 7 de maio de 2010

Pedra por pedra...


Em Nisa, como todos já devem ter reparado, assistimos à troca de lancis em perfeito estado por outros novos. Se não temos dinheiro, alguém me explica a quem é que interessa esta troca?!

6 comentários:

  1. Anónimo8.5.10

    Realmente está bem à vista de todos.Tudo grandes obras e ENORMES como é o caso das termas tudo em pedra.Estão-me a comer e eu a ver.
    Por falar em Termas, será que os ordenados estão mesmo em atraso?
    Estou desconfiado que para uns não falirem, abriremos nós falência, lol

    ResponderEliminar
  2. Manuel9.5.10

    É lamentável que estejamos a ser governados por um bando de assassinos, Presidente, arquitectos e afins, que não respeitam a História e o Património de Nisa. Aprendam e ponham os olhos no Plátano Centenário e jardins envolventes do Municipio de Portalegre os quais se encontram preservados e não destruídos . Para além de tudo, constituem agradávies espaços de lazer nos verões torridos do alentejo.
    Faz doer a alma. É triste, muito triste ver Nisa destruída, assassinada!...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo9.5.10

    Por falar em obras os perigo que se escondem no granito
    O radão é um gás radioactivo presente no solo e nos materiais de construção de origem granítica. Como o radão não tem cor, cheiro ou sabor, não se dá por ele. A maioria dos portugueses não tem de se preocupar com o radão. Mas o mesmo não acontece com os habitantes dos distritos de Braga, Vila Real, Porto, Guarda, Viseu e Castelo Branco que devem manter-se atentos a este problema, pois vivem em zonas graníticas. No distrito de Portalegre, a Serra de São Mamede também oferece riscos.
    Já vivemos numa zona de risco e em vez de evitar, ainda o trazem para junto das nossas habitações
    As obras em Nisa estão a transformar a Vila numa pedreira…ruas e esgotos de pedra, temas e balneários de pedra, jardins e praças de pedra……porque será???
    Algum favorecimento…. Andamos todos preocupados com a radioactividade do urânio e estão nos a bombardear com gás.

    ResponderEliminar
  4. Ao sr anónimo de 9/05/2010, agradeço que se exclareça melhor quanto ao assunto do radão, a sua informação está toda correcta, em locais onde o granito é extraído ou perfurado, ou seja nas pedreiras ou obras de escavação feitas em zonas graníticas. A legislação que se encontra em vigor já obriga que nas zonas de risco sejam feitas medições sempre que se verifique a existência de rochas graníticas no subsolo, nunca em aplicações ornamentais.
    Acham que se a simples exposição ao granito que enfeita as portadas e o chão de uma grande parte das casas fosse um perigo para a saúde, quando são feitas as vistorias, estas seriam aprovadas?
    Há muita coisa que nos rodeia e que faz mal à saúde, principalmente quando se põem aqui a escrever sobre o que não interessa, e a falar mal de tudo e de todos.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12.5.10

    Oh Nikas tu é que fazes mal à saúde!
    Mas deixas cá o radão e vais p´rá beira-mar....

    ResponderEliminar
  6. Anonimo de 09-05-1014.5.10

    Para a Nikas:
    “Como o radão não tem cor, cheiro ou sabor, não se dá por ele. Por isso, a única forma de o consumidor saber se tem níveis elevados deste gás em casa, é efectuando uma medição. Em 2001, a DECO/PRO TESTE publicou um estudo em que alertou para o problema e apresentou os resultados algo preocupantes de medições que efectuou às concentrações de radão.
    As medições foram feitas através de um detector, que os moradores colocaram na divisão mais frequentada da sua habitação, durante cerca de um mês. Embora quase dois terços das medições tenham, felizmente, ficado abaixo do nível de alerta recomendado pela União Europeia (200 Bq/m3), a verdade é que 22% dos casos excederam esse nível e 17% estavam mesmo acima do limite máximo tolerado (400 Bq/m3).
    A PRO TESTE recomenda, sobretudo, a quem viver numa das zonas graníticas ou suspeitar dos seus materiais de construção (bancadas de cozinha ou pedras de lareira, por exemplo), que, antes de mais, conheça o nível de concentração de radão na sua casa.”
    (já agora dou a sugestão que se fizessem uma medição em Nisa o numero de telefone do Instituto Tecnológico e Nuclear é o seguinte (21 994 63 43) pois estamos em zona de risco, nem todos temos dinheiro para comprar cantarias, bancadas ou lareiras em granito mas todos temos pedra de borla logo mesmo a saída da porta)
    P.S. A pedra extraída de uma pedreira é exactamente igual a que existe na praça da república, nas termas de Nisa nos paralelos das ruas se existem níveis elevados de radão numa pedreira porque não pode haver níveis elevados do gás nas ruas e obras feitas em Nisa.

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...