quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Naturtejo - Que tem beneficiado Nisa com este "investimento"?

"A Naturtejo - empresa intermunicipal de promoção turística que engloba os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Nisa - assinala que a aprovação do Geoparque pela UNESCO “marca o reconhecimento do trabalho efectuado por esta empresa intermunicipal, e por todos os que com ela colaboraram, com destaque para as autarquias e respectivos técnicos, e de várias pessoas e instituições. Perante as novas responsabilidades inerentes à concretização do Geoparque, a Naturtejo EIM espera continuar a merecer o consenso dos intervenientes e a beneficiar da colaboração de todos para, em conjunto, dignificar e potenciar este projecto que constitui uma mais-valia para a nossa região e para o país, dado que estamos colocados, de forma saliente e preferencial, na Rede Global de Turismo de Natureza, sob os auspícios da UNESCO.”
Valorização do património geológico a nível internacional.
A Classificação do território como geoparque representa uma valorização do património geológico a nível internacional. A região de imediato beneficia de maior visibilidade e da promoção internacional associada a uma marca de qualidade. Qualquer geoparque disponibiliza informações sobre todos os outros congéneres. Logo, os turistas que passam por um geoparque da Europa ou até da China, ficarão a conhecer o da Naturtejo. A classificação da UNESCO é “um selo de qualidade”, reconhecido internacionalmente. Em todo o Mundo existem 37 geoparques, 25 dos quais na Europa.

O que é um geoparque?
De acordo com a UNESCO, um geoparque é um território de limites bem definidos com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento sócio-económico local. Deve abranger um determinado número de sítios geológicos de relevo ou um mosaico de entidades geológicas de especial importância científica, raridade e beleza, que seja representativa de uma região e da sua história geológica, eventos e processos. Poderá possuir não só significado geológico, mas também ao nível da ecologia, arqueologia, história e cultura."

Fonte: http://www.cm-nisa.pt/unescogeoparque.html

Nisa paga uma quota anual à Naturtejo para que possa fazer parte da mesma.
Pergunto:
Até que ponto é que a vila de Nisa é beneficiada com este investimento?!

12 comentários:

  1. Anónimo19.8.10

    Claro que beneficia!Parece que és parvinha!Então, vende-se bordados de Nisa em vila velha e vende-se queijos de Nisa em Monforte!!!hahhahahhahahhaa

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19.8.10

    http://jornaldenisa.blogspot.com/search?q=naturtejo

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20.8.10

    Um excelente post na tentativa de se conseguir perceber o que o dinheiro da camara colocado na naturtejo já trouxe de desenvolvimento ao concelho. Como sabem que é verdade zero. Mais uma da senhora que já sabemos que virou costas ao alentejo e anda a brincar com o nosso dinheiro. Quanto ao nome do link recomendado em cima cheira-me a bloco muito tendencioso...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20.8.10

    é preciso é saber à quanto tempo a câmara de nisa não paga a cota à Naturtejo....

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22.8.10

    Por acaso Portalegre e Gavião também integram já a Naturtejo, e Castelo de Vide e Marvão estão em processo de adesão e apenas o dinheiro, não da quota (e não cota) mais sim da jóia os impediu de entrar já.
    Não, não me revejo especialmente na Naturtejo, mas por outro lado reconheço como fundamental a existência de organismoa associativos inter-municiapis para promoção de aspectos comuns.
    E a Naturtejo é um caso desses (por acaso organizado por gente do PS).
    Mas será que as cabecinhas pensadoras de Nisa preferem mesmo existir sózinhas e julgam que sózinhas vão a algum porto?
    Se não fosse Vila Velha havia promoção das Portas de Rodão e consequentemente de Nisa?
    Sem a naturtejo havia Geopark?
    E sem Geopark havia promoção dos concelhos da Naturtejo em todos os geoparques do mundo?
    E quanto é que isso custa?
    E quanto é que Nisa pagou para essa promoção?
    Se calhar Nisa pagou 5 para uma promoção que já custou 50, mas as pessoas não entendem, não é? E depois como não entendem nem vêem, o mais fácil é meter-lhes os dedos nos olhos, intencionalmente ou não.
    É tão fácil!!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23.8.10

    A promoção das portas de rodão promove tambem Nisa? E o Geopark e a Naturtejo tambem com o dinheirom que a camara lá meteu? O anónimo anterior deve ter batido com a cabeça nalgum lado ou nao é de cá.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo23.8.10

    não falem de graça, não se ponham a inventar o que já está inventado... A naturtejo vai continuar a beneficiar o concelho, dêm tempo ao tempo.
    Por acaso não repararam, que no programa a imagem de fundo era de Nisa, isso por ignorância de quem fez o programa não foi referenciado.
    Tomem tento na língua... primeiro vejam de pois comentem...


    Um de nisa que foi adoptado e que muito se orgulha desta terra.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23.8.10

    Eu sei que quota se escreve com q...
    Ao senhor Anónimo do dia 22.8.10 bem-haja pelo seu testemunho pois demonstra algum caracter para além de conhecimento sobre a questão e a preocupação pelo desenvolvimento turistico do interior do pais.
    A todos os outros comentários lamentamos a ignorância das pessoas pois não "medem" aquilo que dizem. Será que Nisa beneficia mais sozinha do que tendo uma marca reconhecida pela UNESCO como associada? Talvez o bordado e olaria de Nisa pudessem beneficiar mais se existissem as infraestrututas necessárias para esta empresa poder fazer os programas que faz nos outros municípios?

    ResponderEliminar
  9. Ninguém, nem as pessoas, nem as instituições conseguem ir em frente «sòzinhos». O desenvolvimento consegue-se com cooperação, inter-ajuda, aproveitamento de sinergias e por aí fora ... Isto é básico, é o ponto de partida, não tem discussão.

    Todas as inciativas intermunicipais, designadamente a Naturtejo e o Geopark, estão viradas para o futuro, para o desenvolvimento.

    É nessa direcção que vale a pena investir, é nesse sentido que devemos caminhar. No nosso concelho há, sim, coisas que não estão bem, mas ninguém tem o direito de não reconhecer e desvalorizar o que de bom temos e o que vamos fazendo de forma acertada.

    Problemas e dificuldades há-os por todo o lado. Como alguém disse acima, temos de ter orgulho na nossa terra.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo26.8.10

    Oh JS deixemo-nos de demagogias e diga lá o que é que tem sido feito do lá de cá do RIO ou da zona da Naturtejo que integra o nosso Concelho, para que tiremos algum benefício! Já que V., JS pretender fazer crer que é uma pessoa culta, interessada, democrática, etc. etc., faça o favor de nos informar o que é que temos para oferecer aos turistas no âmbito daqueles iniciativas. Atenção, que não estou contra o facto de Nisa participar, antes pelo contrário. Só que a incompetência da nossa Câmara, desde que essas iniciativas ganharam corpo, é de tal ordem que nada, mas mesmo nada,foi feito em termos de estruturas de apoio turísticas para que se aproveitem os factores naturais da nossa região. Se não concorda, então identifique essas obras para que todos saibamos o que existe de bom, do lado de cá.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo30.8.10

    Há mesmo quem escreva sem saber, fica sabendo que o Geopark Naturtejo não construiu infra-estruturas em nenhum dos outros municipios pois esse missão é deixada a cabo dos proprios municipios ou então privados que desenvolvem os seus projectos e depois associam-se ao Geopark Naturtejo pois através dele têm divulgação como mediante o negócio que possuem é integrado nos programas da Naturtejo. Nisa faz muito bem em estar associada pois só não ganha mais com isso porque não que ou melhor porque não tem o necessário para tal. Imaginem fazer um programa turístico de 3dias/2noites em nisa??? Dormem onde??? Não pensa que os turistas gostam de fazer quase 100 km por dias só para virem a nisa e depois terem de ir dormir a castelo branco ou arredores pois não?? é que se pensa que não tem importancia tem e muita. Nisa e as gentes de Nisa têm de investir para poderem receber turistas...dê uma olhadinha em oferta/procura turistica depois ai então comente. E já agora o conhal do arneiro recebe ate um nº consideravel de turistas sabe como lá chegam??? Não é só atraves do posto de turismo de nisa de certeza...

    ResponderEliminar
  12. Reitero por inteiro a opinião que expressei acima. Não creio que seja demagogia defender a «cooperação, a inter-ajuda, o aproveitamento de sinergias ... » como ponto de partida para o desenvolvimento. E, para quem pensa assim, uma iniciativa como a que a CMN tomou ao integrar-se na NATURTEJO, tem um sentido positivo, de futuro.

    Agora .. na prática isso já deu resultados «palpáveis»? Creio que não, pelo menos não estão visiveis. Mas o desenvolvimento normalmente consegue-se com planos e projectos de médio longo prazo, esperemos que a NATURTEJO ainda traga alegrias ao nosso concelho.

    Quanto à nossa Câmara, sem querer mimizar as responsabilidades que lhe cabem, é apenas um dos intervenientes. Se não houver um Plano Global de Desenvolvimento do Nordeste Alentejano que envolva Autarquias, Governo Central e Associações Inter-Municipais (como a NATURTEJO)não me parece que tenhamos condições para ir longe, com a composição politica que tem actualmente ou com outra. Mas estou de acordo esta Câmara no minimo anda «distraída».

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...