quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Museu do Bordado - Nota imprensa nº 6

Novos conteúdos interactivos no Museu do Bordado e do Barro de Nisa
O Museu do Bordado e do Barro de Nisa tem ao dispor dos visitantes novos equipamentos Informáticos interactivos que funcionam como complemento informativo, no que respeita às técnicas de produção das várias artes tradicionais.
Estes conteúdos interactivos foram elaborados pela empresa Y-Dreams com o apoio do Museu e apresentam as temáticas do barro e dos bordados de uma forma lúdica, interactiva, moderna e apelativa, pensada para satisfazer a curiosidade de todos. Foram elaborados dois conteúdos dedicados ao barro, “o Tapete Mágico” e as “Tiras de Barro” e um relacionado com os bordados, “a Lareira Mágica”. Está também disponível um mapa interactivo com informação sobre as freguesias do concelho de Nisa.
Nisa no Mapa: Este conteúdo está instalado no primeiro piso do Museu, onde o mapa do concelho é projectado na parede, apresentando as 10 freguesias com os pontos de interesse. O visitante pode escolher através de um comando (Wii) a freguesia que quer conhecer e surge a informação documental e fotográfica sobre a mesma.
Tapete Mágico: Este conteúdo surge-nos como um tapete projectado no chão, onde são visíveis em grande plano partes de peças pedradas que se movem quando o visitante caminha, surgindo outras peças.
Tiras de Barro: Neste conteúdo podemos tomar conhecimento de todas as fases de produção, desde a extracção do barro até à cozedura das peças. Junto ao ecrã são apresentados os cinco pontos que se activam através do toque dos dedos permitindo ao visitante ver ou rever as fases que mais lhe interessar. No fundo funciona como uma viagem virtual a uma olaria/oficina.
Lareira Mágica: Este contudo está instalado no segundo piso junto à exposição permanente dos bordados e pretende dar a conhecer ao visitante como se fazem todos os tipos de bordados que existem em Nisa, de uma forma muito ligeira e descontraída. São apresentadas imagens de várias oficinas e artesãs a trabalhar.
O Museu do Bordado e do Barro está instalado no edifício da antiga cadeia da comarca que foi remodelado e localiza-se no Centro Histórico de Nisa junto à Torre das Portas de Montalvão. O espaço está vocacionado para acolher em permanência a exposição de peças de olaria pedrada e de diversos tipos de bordados característicos do concelho. No Museu do Bordado e do Barro são ainda apresentadas exposições temáticas temporárias, como é o caso da exposição “O Casamento em Nisa …
Um Baú Cheio de Recordações”, que esteve recentemente patente, e da exposição “Os Mestres Oleiros de Nisa... Uma viagem no tempo” que estará brevemente disponível.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado, volte sempre...