quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Olaria pedrada em Exposição - Imprensa nº 07

Imprensa nº 07

Olaria pedrada de Nisa na Exposição
"3 TERRITÓRIOS - PRÉMIOS NACIONAIS DE ARTESANATO" em Lisboa (Espaço Docas - Artes & Etc)
Uma peça de olaria pedrada da autoria do oleiro nisense António Louro da Piedade vai ser apresentada na exposição "3 territórios - Prémios Nacionais de Artesanato", que vai inaugurar a 10 de Fevereiro, pelas 18h00, em Lisboa (Espaço Docas - Artes & Etc).
Esta exposição, que mais tarde será também exibida em Paris e em Madrid, é uma das acções que integram o Projecto EUROART, liderado pela Fundação Espanhola para a Inovação do Artesanato (FUNDESARTE), tendo como parceiros o Instituto Nacional dos Ofícios Artesanais (INMA) de França e o IEFP em Portugal, e tem o objectivo de demonstrar a vitalidade do sector do artesanato simbolizada nas obras de grande valor cultural, estético e funcional que vão ser exibidas.
Trata-se de uma mostra que pretende dar a conhecer internacionalmente as obras galardoadas nos diferentes certames que se organizam em Espanha, França e Portugal sob a designação comum de Prémios Nacionais de Artesanato e que se destacam pela sua qualidade e excelência. Irão estar patentes ao público, um total de 30 peças (10 de cada país), de áreas diversificadas, como a cerâmica, o vidro, o têxtil/vestuário, a joalharia ou o mobiliário.
No caso português, o Prémio Nacional de Artesanato, de edição bienal, é instituído pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade, através do IEFP, conta com duas categorias - Artesanato Tradicional e Artesanato Contemporâneo, e já leva mais de 20 anos de realização ininterrupta. As 10 obras portuguesas foram seleccionadas de entre as peças premiadas ou distinguidas com menções honrosas em 2001, 2003, 2005 e 2009, e entrou em linha de conta com o conceito global delineado para a exposição.
No ano de 2003, o oleiro nisense António Louro da Piedade, foi o vencedor do Prémio Nacional de Artesanato com uma peça de olaria pedrada intitulada “Cântaro / Pote”. Esta peça foi doada pelo autor ao Museu do Bordado e do Barro de Nisa e integra o espólio do mesmo.

3 comentários:

  1. Anónimo22.2.11

    Porque será que este post e o que o precede não têm direito a comentários?

    Há já sei... não têm a ver com o partidarismo concelhio.

    Já agora, alguém sabe dos vereadores do PS?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23.2.11

    não tem porque a olaria não interessa a ninguém!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo26.2.11

    Os vereadores do PS estão nos locais públicos e em todas as sessões da Câmara para as quais forem convocados de forma legal. Não pactuam com violações sistemáticas da lei, por parte de quem devia dar o exemplo. Tá entendido?

    ZABANA

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...