segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Agora resta perguntar:

Quem será o (a) Presidente escolhido (a) para presidir a mesa da Assembleia Municipal ?!



6 comentários:

  1. Anónimo30.9.13

    Boa noite, Margarida.
    Se a lei estivesse bem feita, o presidente da Assembleia Municipal seria o cabeça de lista da candidatura que recolheu mais votos no sufrágio eleitoral. Mas não está e isso dá origem a mil e uma negociatas subterrâneas. A APU devia esta posição, ainda mais quando foi "vítima" de arranjos, depois de ser a lista mais votada. Os tempos mudaram e entretanto mandaram os princípios às urtigas em troca de mais uma fatia de poder.O povo vota nos candidatos para a Assembleia e em sede da mesma, o sentido do voto popular é, por vezes, completamente adulterado.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo30.9.13

    Faltou-me acrescentar, mais duas questões. Perguntar por que não figuram no teu post os símbolos da coligação PSD/CDS e do Movimento Independente, candidaturas que também elegeram representantes para a Assembleia Municipal. Pela forma como a lei está feita, todo e qualquer eleito na Assembleia Municipal pode aspirar a presidir à Mesa.

    ResponderEliminar
  3. joão manso1.10.13

    não tenho duvidas que será a eng.Gabriela ! visto que a figura principal da assembleia será votada pelos presidentes de junta.

    ResponderEliminar
  4. Muitos mails recebo para quererem saber a minha opinião!!!
    A nivel dos interesses da Vila de Nisa eu penso assim:
    Pois bem. A Engenheira Gabriela é provavelmente das pessoas com mais experiencia politica! Mas resta perguntar: Será justo que a Eng Gabriela fique a presidir a mesa que vai "verificar e avaliar" as contas e as propostas que ela própria fez como Presidente da Câmara?! Penso que não será muito viavel... Por sua vez, é do conhecimento de todos, a "amizade, o carinho e a concordia" que existe entre a mesma e a actual Presidente da Câmara Dr Idalina Trindade. Será conveniente para Nisa esta situação?! Não me parece!
    O Dr João Santana fez um bom trabalho no ultimo mandato?! Penso que as coisas correram equilibradamente, mesmo quando se levantavam todos da mesa, em peso e acabava as reuniões, com uma falta de respeito brutal pelos municipes...
    Penso que será sensato então, ou manter a situação do mandato anterior ou encontrar outra pessoa, distinta destas duas pessoas.
    Seja quem for, que faça um excelente trabalho!


    A nivel pessoal, confesso que me dava um certo gosto pessoal, ver os meus dois "amores" , que nada são iguais, mas que não tenho a certeza, de qual eu gosto mais....a "esgadanharem-se" durante 4 anos :)
    Peço desculpas mas é mais forte do que eu! :P

    Quanto ao ser que continua muito preocupado com a minha vida profissional, vai de boa saúde e se algum dia ficar doente, eu tenho remédios naturais pra tudo e quanto à macumba, resta-me dizer que sou doutorada em VU DUO :)

    Queridos Conterrâneos, esta é a minha opinião, gostando o não, o meu muito obrigada e desculpem lá qualquer coisinha!

    Margarida Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2.10.13

    Caros amigos
    A Lei 169/99 de 18 de Setembro esclarece esta questão da votação para presidente da Assembleia Municipal. Podemos ler no artigo 45º o seguinte:
    "2 — Na ausência de disposição regimental compete à assembleia deliberar se a eleição a que se refere o número anterior é uninominal ou por meio de listas.
    3 — Verificando-se empate na votação, procede-se a nova eleição obrigatoriamente uninominal.
    4 — Se o empate persistir nesta última, é declarado eleito para as funções em causa o cidadão que, de entre os membros empatados, se encontrava melhor posicionado nas listas que os concorrentes integraram na eleição para a assembleia municipal, preferindo sucessivamente
    a mais votada."
    Atendendo a esta situação regulamentar é de todo crer que relativamente à Assembleia Municipal de Nisa (e caso não existam negociações... ou alguém que roa a corda") que o próximo presidente será o Professor João Santana do Partido Socialista, uma vez que o número de membros que integram a lista da CDU são 11 e igual número dos restantes partidos.
    Não havendo negociação e caso subsista igualdade será como diz o ponto 5 deste artigo o elemento mais votado da lista vencedora após 2 votações a presidir à Assembleia.
    Caso tal se verifique é de todo justo uma vez que quem venceu a eleição para a Assembleia Municipal foi o Partido Socialista.

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...