A coragem - Há circunstâncias na vida em que a dignidade humana pode exigir grandes sacrifícios, isto é, heroísmo. Ninguém tem autoridade moral para exigir de outro um comportamento heróico. Cada um de nós tem essa obrigação, não porque outros lho peçam ou censurem se o não fizer, mas porque as próprias coisas lho pedem; pede-o sobretudo a dignidade humana. Neste blogue não se aceitam comentários anónimos caluniosos e difamatórios!Pelo que não nos responsabilizamos pelas opiniões anónimas!
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Defesa do Rio Tejo
Dia 9 de Maio 2010
Dia T - 2ª Mobilização Cidadãos pelo Tejo.
Vamos proteger o Rio Tejo!
Participa!
"Tragam as vossas canoas a Cedilho - 9 horas.
Apoia-nos nas Portas de Rodão - 15 horas.
Participem, o Tejo agradece!"
Programa:
Hora ------Cedilho / Portas de Rodão
9:00-------Concentração---Local---Cedilho
11:30------Paragem para merenda---Salavessa
13:00------Chegada ao destino-----Cais Fluvial da Rodão
15:00------"Carta pela indiferença"- Intervenções em defesa do Tejo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Vogar Contra a Indiferença - Pelos Nossos Rios, Pelo Nosso Futuro - 2ª Mobilização Ibérica de Cidadãos em Defesa do Tejo
ResponderEliminarA iniciativa consiste numa descida em canoa que terá o seu início na Barragem de Cedillo, com paragem na margem do Tejo junto da Aldeia de Salavessa, no Concelho de Nisa, e cuja expedição tem como destino as Portas de Ródão, realçando a beleza deste património natural e cultural associado ao rio no domínio da geologia e da biodiversidade, onde culminará num almoço convívio.
Neste momento de convívio irá proceder-se à leitura da Carta Contra a Indiferença onde se evidencia a necessidade de defender o rio Tejo da sobre exploração da água devido aos transvases da água do Tejo para o sul de Espanha, da agressão da poluição agrícola, industrial e nuclear, como sejam, os riscos de contaminação e poluição do rio Tejo face à eventual extracção de urânio em Nisa, à localização de cemitérios nucleares e à produção de energia nuclear na central nuclear de Almaraz.
Esta actividade é organizada pelo proTEJO – Movimento Pelo Tejo, Associação Salavessa Viva (ASA), Ambiente nas Zonas Uraníferas (AZU), ADENEX - Asociación para la Defensa de la Naturaleza y los Recursos de Extremadura, CerciZimbra - Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Sesimbra, Movimento Urânio em Nisa Não (MUNN) e QUERCUS – Associação Nacional de Conservação da Natureza.
Contamos ainda com o apoio institucional da Associação de Estudos do Alto Tejo, da Naturtejo Geopark, da Rede de Cidadania por Uma Nova Cultura da Água do Tejo/Tajo, da United Photo Press/ 2010 – Ano Internacional da Biodiversidade e dos Municípios de Nisa e de Vila Velha de Ródão e de Nisa.
Está prevista uma mobilização significativa de grupos de cidadãos de ambos os lados da fronteira, provando-se que a defesa dos rios ibéricos ultrapassa as fronteiras administrativas e une os cidadãos com os mesmos problemas, independentemente da sua nacionalidade.
http://movimentoprotejo.blogspot.com/
http://vimeo.com/10829841
Descer o Tejo em Maio contra transvases e poluição
ResponderEliminarA União Europeia notificou a Espanha por um eventual incumprimento da Directiva-Quadro da Água, decisão que deixa satisfeito o movimento ProTejo.
Esta organização portuguesa, que representa cerca de 500 entidades e cidadão interessados na defesa da sustentabilidade do Tejo, tem criticado fortemente a política de transvases seguida pelo Governo espanhol na bacia do Tejo. Agora, Espanha tem dois meses para responder.
No próximo dia 9 de Maio, o ProTejo organiza uma descida do rio em parceria com organizações congéneres espanholas para alertar para os problemas dos transvases e das contaminações associadas à produção de energia nuclear.
No final, junto às Portas de Ródão, onde o Tejo atravessa a fronteira entre Espanha e Portugal, será apresentada uma carta contra a indiferença.
19.04.2010
http://ecosfera.publico.pt/noticia.aspx?id=1432828