sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Diz-se por ai - parte VII


Mandaram-me um mail a pedir um post a expor a seguinte situação aos Filhos de Nisa:
Diz-se que deram entrada a um projecto na Câmara Municipal de Nisa para uma futura construção de habitação mesmo em cima da Nascente da "Fonte Nova" em Nisa. Será verdade?
Nunca foi permitida a construção de absolutamente nada naquela área precisamente porque dali nasce a água que vai jorrar à nossa fonte centenária, a "Fonte Nova"...
Diz-se que se espera a resposta de Lisboa...
Agora perguntamos aos Filhos de Nisa:
Vamos deixar morrer mais uma fonte?!
Ninguém vai fazer absolutamente nada sobre estes "supostos factos"!?
Nós os Filhos de Nisa temos o dever de averiguar a veracidade desta situação.
Se isto não é verdade porque razão já se lá encontra uma grua?!
Se for verdade...VIVA A REBALDARIA!!!

15 comentários:

  1. pioledo19.2.10

    O que está em causa é a nascente da fonte nova?
    Porque se for o caso do local da nascente ter interesse paisagistico ou histórico ou qq outro é uma coisa. Caso o importante seja salvaguardar apenas a própria fonte tenho a dizer que uma possivel construção não põe necessariamente em causa a fonte. Ou seja, a nascente pode ser, como em tantos outros casos, condutada de forma a continuar a servir a fonte. Aliás, uma vez q nasce ali água ela não vai deixar de continuar a jorrar o que poderá colocar a construção em risco caso não tenha isso em consideração.

    ResponderEliminar
  2. pioledo19.2.10

    Mais uma vez... creio ser possível uma intervenção que não ponha em causa o essencial, no caso a água continuará a correr. Terá de se ter sempre em conta que uma construção no espaço 'natural' terá sempre impacto, o que não quer dizer que o destrua.
    Não podemos passar o tempo a dizer que não se faz nada e estar sempre contra qualquer coisa que seja feita... é incoerente não!?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19.2.10

    Ó pioledo!Em Nisa está tudo condenado a dar o berro!Então porque é que quiseram la fazer garagens e não deixaram?!Porque não sou empreteiro?!
    Disseram que destruia a nascente. E agora não destroi!?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19.2.10

    Nisa precisa de uma associação de desenvolvimento?, pergunta-se aqui ao lado. Nisa precisa, de facto, de uma Associação de Desenvolvimento, independente dos poderes autárquicos e que promova realmente o concelho. O que Nisa não precisa é de uma associação que funcione como o off-shore da câmara e isso é o que está a acontecer.
    Sobre a Fonte Nova acho que deixar ali construir seja o que for é um crime de lesa património. Os piolhos e pioledos que afirmam o contrário, das duas uma: ou não são de Nisa e não sentem a memória e o património, ou são de Nisa e por "jeito" à entidade patronal (Câmara)vêm defender o indefensável. Não vos chega já a inqualificável mudança da fonte do Rossio, o assassinato da "árvore da mentira", ou desmantelamento do jardim público?
    Este executivo tem - felizmente - gente de Nisa que podem e devem opor-se a quem aqui chegou de páraquedas e que tudo querem fazer para arrasar o que cheire a história, património e tradição, para satisfazerem os amigos e as clientelas.
    Está na hora de todos os nisenses se unirem e não deixarem, mais uma vez, que lhe deitem poeira para os olhos.

    ResponderEliminar
  5. Boas noites quero deixar uma pergunta. Por acaso alguém sabe onde fica o nascente da Fonte Nova?
    Que eu saiba já há edificios perto dele e até mesmo furos para captação de água. Porque só agora se preocupam com isso. Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  6. Mararida isto é um aparte o rock e a amiga quando aparecem outra vez?

    ResponderEliminar
  7. este blog anda muito murcho Margarida ve se agitas isto um pouco ou muito.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21.2.10

    Acho que ninguém sabe onde está a nascente.
    Quando ouve as obras de urbanização na fonte nova a alguns anos a trás ninguém se preocupou com a nascente.
    Obra adjudicada a empresa ( ERMOQUE S.A).
    Para quem não sabe a empresa ( ERMOQUE S.A) na altura dava trabalho a mais de meia centena de pessoas cá da terra, eu era um deles.
    Faço a pergunta sabem me responder.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo22.2.10

    Se este novo executivo com pessoas da Terra são de valor vou ali já venho....
    Agendada prova de BTT das gentes ca da Terra dos FILHOS DE NISA e vai o belo do executivo da câmara e não deixa emprestar meios necessário para a realização da mesma.....
    BELO ARAME
    Agora FILHOS DE NISA se estavamos mal ainda ficamos pior, pois nasceu uma guerra na nossa câmara que é suposto ser o local onde tinham que defender os nossos interesses e não é isso q está a acontecer, o que acontece é que nos os Filhos da Terra é que pagamos as contas das brigas da gentalha da câmara.
    Em vez de 4 anos de progresso, meus irmãos FILHOS DESTA BELA E NOTAVEL VILA DE NISA vamos entrar no caos, vai ser uma vila retrogada pk nao temos um executivo a altura, os novos que chegaram (n digo que n tenham razões nalgumas coisas) estão em guerra aberta com a presidente e a colocar entraves em tudo nem q seja só para contrariar e defender os nossos interesses é mentira...
    Aguenta povinho........ Agora vão ser 4 anos a doer......
    E sim é verdade que existe mto tacho no nosso concelho e distrito, e o q mais lamento é serem só para malta de fora....
    Nós ficamos sempre entalados....
    Neste concelho 1º dão oportunidades aos de fora depois aos da terra....
    Vejam os proximos eventos a realizar na santa terrinha e depois digam alguma coisa....

    ResponderEliminar
  10. Boa noite.
    que eu saiba o nascente da fonte está exactamente onde sempre esteve e não foi alterado nada com as obras que a Ermoque S.A. fez na altura que foi referida, já nessa altura o nascente estava afectado pelos furos que se foram fazem perto dele... E as obras não alteraram em nada o curso da água do nascente até à fonte... Se não me engano depois dessas obras ainda foram construídos mais alguns edifícios por perto mas pelo que penso não afectam em nada o nascente nem o curso da água

    ResponderEliminar
  11. Anónimo23.2.10

    A construção implica deixar de haver agua na fonte? gente ignorante a da nossa terra!

    ResponderEliminar
  12. Ambrosio23.2.10

    És tu mais esperta!Aqui em Nisa proteger a nossa beleza natural não conta pra nada!Se não havia problema porque é que o antigo proprietario não lhe foi permitido cinstruir as garagens que queria?deve ter sido devido a pessoas muito espertas como tu!está-te a cheirar a pilim não é?!Tão trabalha e cala-te!

    ResponderEliminar
  13. Podem me esclarecer uma coisa? Onde é que vão construir mais uma casa... é que~não tou mesmo a ver sitio para isso por perto do nascente da fonte

    ResponderEliminar
  14. Anónimo23.2.10

    Ao lado casa do Jaquim Capoeiras, por de trás da casa do Alegria!Grande explicação!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo23.2.10

    Mas onde está a nascente, já tanto se falou, mas ainda ninguém dize em que sitio está mesmo a dita nascente está ao pé da tal grua ou ao pé da fonte alguem sabe, acho que não, ou sou eu otario.

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...