quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Nisa - Situação económica em que nos encontramos II. Declaração da Drª Fernanda Policarpo


O Artigo está na intrega em :

http://jornaldenisa.blogspot.com/

"...
a) - Votar contra, seria uma opção de terra queimada de “quanto pior, melhor”! Seria bloquear o pagamento, com atrasos já bastante significativos, a centenas de empresas, de empresários e de comerciantes em geral por fornecimento de bens ou de serviços prestados ao Município; Seria alimentar uma situação já de si bastante difícil, inviabilizando o acesso a fundos comunitários e previstos no financiamento de diversas obras em curso; Seria criar condições para inviabilizar o Município de recorrer a novos créditos por excesso de endividamento com consequências nas receitas futuras provenientes da Administração Central;
b) - Votar a favor seria, de algum modo, manifestar concordância com as políticas orçamentais seguidas até à data e contra as quais apenas se expressou o PSD.
Assim, considerando que:
1) - Não é do interesse do Concelho bloquear o normal funcionamento do Município, principal entidade empregadora, pelas consequências que daí resultariam, em especial na oferta e manutenção de emprego e do pagamento de salários por parte de centenas de credores da Câmara;
2) - As dotações orçamentais visam essencialmente pagamento de compromissos assumidos e que qualquer Executivo (qualquer que seja a sua composição) tem de os assumir, independentemente da forma e dos prazos que os determinou, de acordo com o princípio intergeracional;
3) - Cada Vereador deve assumir a responsabilidade do cargo para que foi eleito, exercendo as suas competências ao invés de abandonar as sessões ou faltando a elas (como outros fizeram no passado), por mais mediatizadas ou difíceis que sejam as situações;
Considerei que, sem acordo prévio ou compromisso com quem quer que seja, ponderando todas as consequências do meu voto, era meu dever viabilizar o normal funcionamento do Município, optando pela ABSTENÇÃO.
Continuarei a exercer as minhas competências com a equidade, transparência e rigor com que sempre norteei a minha vida. Não estou interessada na luta do PODER PELO PODER! Estou convicta que são estes os princípios de actuação que os meus eleitores esperam de mim."
Nisa, 03.02.2010

50 comentários:

  1. UM NISENSE DE FORA CÁ DENTRO17.2.10

    A Dr Fernanda, hoje aprovou mais um emprestimo em conjunto com a Eng.Gabriela e o Dr Manuel Bichardo para as Termas e para a ADN...ou seja, aumentamos mais ainda a divida para projectos furados...
    Continuemos e sem medos!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17.2.10

    Não votei na Drª Fernanda mas ela merece o meu aplauso pelo comportamento responsável que evidencia. Não se pode paralizar uma autarquia que tem uma envolvente social do tamanho do próprio concelho, apenas por questões de carácter partidário, de busca do poder pelo poder. O meu aplauso e o meu incentivo a que continue nessa linha de actuação responsável que avalia as consequências dos actos que pratica. Bem haja.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17.2.10

    Eu só queria dizer à drº Fernanda,que não é isso que oa pessoas que confiaram e votaram nela dizem:pois o que se diz por aí é que ela não se absteve mas sim VOTOU A FAVOR e tudo o que está a fazer e fez:foi trair o seu eleitorado e, sendo assim terá que lhes fazer um pedido de desculpas e,cá estamos para ver qual será o bolo que a srª Presidente lhe vai dar:Será o abastecimento de combustível ás viaturas da CMNisa? Será o aprovamento de um tal tão falado PROJECTO ? Sim porque quem conhece a Drª Fernanda,esta não se deixava vender só porque teve pena de que alguns empreiteiros ficariam sem receber aquilo que a CMN lhes deve.Drª. Fernanda:Procure outra porque nessa os NIZORROS não entram.E eu sou um NIZORRO

    ResponderEliminar
  4. Então se não se importa vá ter com ela e diga-lhe isso pessoalmente.Atacá-la aqui já ninguém o fará porque não vou permitir, tal e qual faço com os outros. Porque se a pessoa em causa se vendeu, você ao vir praqui em anonimato enxovalha-lá, a meu ver é bem pior do que...

    Não meus amigos!Não vamos voltar à palhaçada de vocês enxovalharem as pessoas por trás!Acabou!
    Há muitas maneiras de se dar uma opinão sem ser a ofender as pessoas...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo17.2.10

    Pois concordo plenamente consigo margarida, acho que já chega de palhaçada neste blog, e acho que isto se aplica a comentários tanto para a DRa Fernanda, como para a Dra Idalina como para a Engenheira Gabriela. As pessoas se querem dizer mal delas que lhes digam na cara. agora virem para aqui mandar postas de pescada não.
    Faz muito bem em n aceitar comentarios a denegrir a imagem de ninguem.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo17.2.10

    Muito bem Alentejana! Quem quiser denegrir que ponha o nome por baixo.
    Força!

    Um de Nisa (o original)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17.2.10

    Ora então vamos lá falar sem maldizer.
    1- A Fernanda Policarpo ainda não percebeu que a Câmara já ultrapassou os limites de endividamento?
    Como pode então recorrer a novos créditos? Acha bom recorrer a mais empréstimos?
    Isto é transparência e rigor?
    Isto é contenção orçamental quando vota contra a opção gestionária no dia 6 de Janeiro e no dia e no dia 3 de Fevereiro vota a favor e ainda propõe mais 10.000,00 euros para prémios de desempenho?
    Esta atitude é desbloqueadora do pagamento das dívidas aos fornecedores da Câmara nomeadamente ao comércio local?
    Isto é assumir a responsabilidade para que foi eleita?
    Não será antes viabilizar a continuidade do despesismo que diz preocupa-la tanto?
    Não será isto um exemplo da continuidade do "quanto pior melhor"?

    Isto parece-me que assenta que nem uma luva a quem esteja interessado na luta DO PODER PELO PODER...
    Eu que sempre fui do PSD não posso aplaudir tal comportamento, que me desculpe a Senhora Vereadora mas para actuar desta maneira lhe digo que o meu voto no meu partido está a ser mal empregue.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo17.2.10

    Margarida eu sou do PPD/PSD!
    Esta senhora que escreveu isto e que vota com os comunas não é uma verdadeira social democrata!!!!
    Aliás nós os verdadeiros bem sabemos que votou como quiz sem consultar a nossa concelhia.
    O PSD não devia servir para isto, vou apresentar este assunto a nível superior!!!
    LARANJA SEMPRE, vermelho nunca!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo17.2.10

    O anónimo desta data, às 17;36 só demonstrou a sua ignorância não sabendo o que é uma Declaração de Voto e a responsabilidade que lhe está inerente.
    Ignorantes deste tipo que, cobardemente utilizam o anonimato para tentar denegrir as pessoas, constituem a escória da sociedade.
    A Alentejana faz bem em expurgá-los porque indivíduos deste jaez só contribuem para o descrédito do seu trabalho.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo18.2.10

    Acabei de ler os comentários anteriores e fico pasmado com determinadas afirmações: De facto:

    Onde está escrito que foram autorizados novos empréstimos?
    Outro escreve sobre nível de endividamento das autarquias! Saberá que responsabilidades integra? Não sabe concerteza porque doutra forma aplaudia a prioridade que o voto da Dra. Fernanda pretendeu estabelecer para pagar aos fornecedores (sabe que os comerciantes locais também são fornecedores?).
    Por último, o(a) anónimo(a) que se diz Social Democrata deve ser daqueles(las) que sempre se opuseram à escolha da Concelhia e estarão sempre do lado oposto. Pois eu desafio-o a que já amanhã contacte a "sua" Concelhia ou a Distrital, já que não tem coragem para pedir esclarecimentos à candidata do PSD!

    ResponderEliminar
  11. José Mendes da Graça Oliveira18.2.10

    A vereadora do PSD. através da sua declaração de voto,explicou porque autorizou a passagem do Plano e Orçamento para 2010.
    Por muito que nos custe a decisão que tomou é legítima e tem o direito de a exercer como exerceu custo, ou não ao eleitores que nela votaram...
    A política não é, nem nunca será uma ciência exacta, por isso os políticos nunca dizem a verdade... Durante a campanha eleitoral esta candidata prometeu rigor, transparência e acima de tudo fiscalização de tudo o que a Câmara faça, ou venha a fazer...
    Ontem a vereadora do PSD permitiu que a CMN arranjasse mais um empréstimo para manter a ADN e as Termas que não têm utentes, mas onde todos trabalham, sem terem trabalho, e recebem ordenado, ao ponto de um desses funcionários ter até um extraordinário contrato,como clínico, que se for despedido a Ternisa ter-lhe-á que pagar uma choruda indemnização,,
    E a vida ontinua venham mais empréstimos porque alguém há-de pagá-los!!!

    ResponderEliminar
  12. Economista18.2.10

    Quem está na politíca e têm que tomar decisões, sabe que "vende a alma ao diabo".
    Como diz o brasileiro: " Se fugir o bicho pega, se ficar o bicho come".

    Só se pensa nos futuros empréstimos e nos fundos comunitários e que tal gerar riqueza?
    À pois é não sabem! O que aprenderam nos cursos de gestão?

    Cada decisão destas só ajuda a enterrar mais a autarquia.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo18.2.10

    Margarida, poupa-nos aos teus comentários de ofensa dos comentários sobre as pessoas, sabes muito bem que o teu blog só têm audiência por causa do "aquecimento" da conversa, se assim não fosse era mais um, entre muitos!

    E deixem-se de m....., sobre os anónimos ou já querem entalar mais algum, como o Galhardo?

    Ainda não perceberam que esta autarquia têm problemas com os orgãos de comunicação?

    Eu por mim até já disse algumas verdades a algumas pessoas, mas elas só "se tocam", quando a informação é pública!

    Viva a VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo18.2.10

    O compromisso que este executivo têm, qualquer um percebe, é com os "lambe botas" que os elegeram e o resto são lérias, é para esses que é preciso garantir o dinheirinho!

    Candidatem-se a qualquer coisinha longe de nós!

    Se o Constâncio que até é da terra (Amieira), teve tanta habilidade para ajudar a deitar abaixo este país e foi premiado com um lugar no topo da pirâmide, quem sabe, se algum lugarzinho na limpeza do escritório não está disponível...hehehehehehehhehehe

    ResponderEliminar
  15. Para ti ó "anónimo" das 11:07,
    O meu blog tem audiência porque sou um ser iluminati!
    Às vezes fica azedo devido a pessoa bem formadas...aqui não tenho de poupar nada! O blogue é meu!Se tás mal apanha a tal boleia com o Constâncio!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo18.2.10

    Porque não se questionam sobre o que iria acontecer se o orçamento fosse chumbado?
    Porque não leiem com atenção as actas e ficam a saber que não foi aprovado nenhum novo empréstimo?
    Porque não veem o orçamento de 2007, 2008 e 2009 e não tentam perceber o esforço de redução de custos de 2010?
    Porque não perguntam á Concelhia do PSD porque apoia a tomada de posição da sua Vereadora?
    Porque acusam sem tentar perceber, revelando uma vontade de destruir, de deitar abaixo que a unica coisa que produz é a certeza de que falar por falar só nos leva mais para baixo.

    ResponderEliminar
  17. TÁ MARI ZÉ18.2.10

    Uma familia (pai, mae e um filho)tem 1000 euros de rendimento mensal.
    Paga 500 euros ao banco da prestação da casa.
    Com 250 euros alimentam-se por mês. os restantes 250 euros vão para luz, agua, tv cabo e roupa,etc...
    O filho atinge a maioridade e vai pra faculdade. Não há dinheiro. Pede-se um emprestimo de 5000 euros para fazer do filho alguem. Durante 4 anos paga 125 euros por mês da prestação. como o rendimento não chega. O dinheiro para o filho estudar já paga a sua própria prestação...ao fim do ano já não ha dinheiro. Nem para o filho estudar nem pra prestação bancária. O que fazem os pais em desespero?Tentam pedir mais um emprestimo. Se lho voltarem a dar. acontece o mesmo que aconteceu com o primeiro emprestimo e em vez de duas prestação já vai em 3...
    Se não derem, ou os pais arranjam algo para poder ganhar mais algum dinheiro. Ou o filho tem de começar a trabalhar e ajudar a familia...

    Isto é o que se passa na Câmara e assim se aumenta um buraco que já é uma cratera!

    Se os rendimentos de uma familia não permitem este tipo de despesas, o filho pode isto estudar, sim senhor, mas sem se pedurar em emprestimos. pode pedir bolsa de estudo e conciliar os estudos com o trabalho...custa!Eu sei que custa!Mas daqui a 4, 5 anos o curso está tirado. Já podem trabalhar. Para alem de deixar de ser despesa para os pais...já pode pensar em comprar um carrinho...

    Em Nisa conheço casos que pedem emprestimos para ir de ferias e para comprar prendas exuberantes para oferecer no Natal...isto só dará mais cedo ou mais tarde a bancarrota...e assim se vê as filas do euro milhoes nas sextas feira à porta do D Dinis. Querem ficar ricos?Também. Mas querem primeiro tirar a corda do pescoço...

    A Câmara tem de criar formas de facturar, de criar riqueza...quando o que anda a fazer há muito tempo é o mesmo desta tal familia...

    Assim jamais iremos lá...tenho dito!

    E não sou economista...

    ResponderEliminar
  18. Anónimo18.2.10

    O importante é a exposição clara de ideias - ditar para as actas o que se pensa. Uma acta é um documento autêntico que deve descrever o que cada um diz na reunião.
    O importante é que nas actas fique escrito aquilo que cada elemento do executivo disse de útil na reunião sobre os assuntos que são debatidos.

    Ao sabor do fluir das ideias e no momento do debate!

    Vão às reuniões de Câmara! São públicas! São para todos nós! Nisa é nossa, a prestação dos eleitos deve ser avaliada ao vivo e em directo!

    As reuniões são nas quartas-feiras,de 15 em 15 dias, no salão nobre dos Paços do Concelho e começam às 10:30 horas.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo18.2.10

    Começam às 10:30 quando começam!
    E o que adianta ir lá se a nossa opinião só serve de chacota para o executivo?!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo18.2.10

    É como a economia familiar, quando se gasta mais que o que tem, é no que dá.
    O PSD COLIGA-SE AO PCP, SIMPLES.
    Termas não, xupistas não, fornecedores aguentem-se a bronca.
    Deixem cair a cambra, vamos a eliçoes, poder á Idalina é capaz. São sempre os mesmos a mamar na burra, e nós e nós?

    ResponderEliminar
  21. Anónimo18.2.10

    O PSD não se coligou a ninguem, mas vamos para eleições antecipadas e vão ver quem paga...é o povo!
    Quanto á Drª. Idalina vão vê-la nas reuniões de Câmara e depois avaliem! Grande Tristeza!

    ResponderEliminar
  22. "anonima"18.2.10

    Sosseguem!Que se vai candidatar sou eu!E acabou esta rebaldaria!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo18.2.10

    A DRª Fernanda é uma vereadora a sério, vota como entende e argumenta. Aggora os outros poupem-me.

    ResponderEliminar
  24. O SOL de NISA18.2.10

    AO SRª ANÓNIMO DAS 11:29

    Diz-nos entre outras recomendações:
    …”Porque não( leiem1) com atenção as actas e ficam a saber que não foi aprovado nenhum novo empréstimo”…
    Esta afirmação parece que é verdadeira, mas é absolutamente falsa porque a última acta da CMN publicada , na net, é nº 27 de 16 de Dezembro de 2009. Em 2010 ainda não foi publicada qualquer acta, por isso “ não posso ler e saber quer não foi aprovado nenhum novo empréstimo. Pelos vistos este anónimo, muito bem informado, deve ser algum Comissário da CDU para Actas e Minutas. Uma vez que já conhece todas as actas de 2010 diga à sua camarada Presidente que publique as actas, pois andam com 2 meses de atraso, o que é muitíssimo.
    Por isso sr Comissário ninguém tem vontade de destruir, de deitar abaixo a sua Câmara, como refere no seu textozinho, o que se pretende é saber o que se passa na Câmara, com base nos documentos oficiais.
    A Câmara está com sorte pois já tem o Orçamento aprovado, no executivo, faltando a passagem pela A.M.N., e continua com pompa e circunstância a enterrar dinheiro nas empresas municipais: ADN e TERNISA, esta onde nada se faz e continua-se a receber os vencimentos, quando mais há, mais se gasta, mas não te esqueças que quando falta o dinheiro falta tudo!!!.
    1) em português correcto é: LEIAM.

    ResponderEliminar
  25. Anónimo18.2.10

    Éntão se é assim, (SE A ÚLTIMA ACTA PUBLICADA É A Nº 27 DE 16 DEZ) como é que aparece aqui a declaração de voto da vereadora do PSD publicada no teu blogue, Margarida?

    Se não há acta donde surgiu esta declaração?

    Foi feita onde?

    Se esta declaração vier a aparecer nalguma acta alguém me explica como é que isso é possível se as actas são o que o funcionário das reuniões escreve depois de ouvir o que os eleitos dizem e de ouvir as gravações das reuniões de Câmara.

    Quando não se consegue intervir espontâneamente e tem que se fazer declarações de voto posteriormente em casa dá nesta TRISTEZA. Ou será inveja....
    Deixem-se de picardias baratas, haja coerência e haja e integridade!

    ResponderEliminar
  26. http://jornaldenisa.blogspot.com/

    Não sei se já reparou tirei isto do blog acima descrito.
    Se quer ler o artigo todo é só lá ir.

    ResponderEliminar
  27. Anónimo19.2.10

    sobre o assunto em análise, parece-me que voltamos aos tempos de um ex-candidato que quase ganhou a camara, mas depois vendeu a alma ao diago... resultado quando concorreu novamente, foi derrotado e exovalhado na praça pública pelas pessoas com quem fez esse tal pacto.
    mais uma vez, atraves de jogadas de bastidores, o cominisno levou avante as suas intensões, mas para eles, nos nisenses estamos fartos desse vermelho lutuoso...
    pois acho que a actaul conjuntura autarquica não olha para nos nisenses, como merecemos... alias olhem para os partidarios

    ResponderEliminar
  28. UM VOTANTE DO PSD A FORÇA DA VITÓRIA19.2.10

    UMA VOZ DISCORDANTE

    Afinal não é a vereadora do PSD que manda (preside) na CMN, pelos menos não é ela por enquanto a Presidente.
    O seu comportamento tem sido correcto, muito político, de pelo menos neste 1º ano DAR à CDU a possibilidade de GERIR, sem que se possam queixar de que não a deixam trabalhar., mas na política nada se faz sem contrapartidas que por agora são, naturalmente, desconhecidas…
    Estou convencido que esta vereadora, tão criticada neste spot, experiente no seu segundo trabalho que muito abraçou, lutadora incansável, pessoa que sábados e domingos trabalha na sua gasolineira, que pouco descansa, aliás descansa muito menos do que aqueles que trabalham por conta de outrem, não vai perdoar, lá para o final do ano, a actividade da Presidente no tocante: ao que fez, e não fez; onde gastou o dinheiro que recebeu, se foi bem ou mal utilizado e se a dívida aumentou ou diminui.
    A política não é uma arte exacta e muito menos a ciência de agradar a todos, nem Jesus o consegui fazer..

    ResponderEliminar
  29. Anónimo19.2.10

    OUTRA VOZ DISCORDANTE, TAMBÉM DO PSD DIZ:

    A questão nã é mandar, é trabalhar para o colectivo sem interesses pessoais!

    E para se conquistar a legitimidade de perdoar é necessário não ter pecado, como Jesus Cristo.

    A vereadora experiente, que não descansa na sua gasolineira, está a deixar a Presidente trabalhar como quer e a fazer o que o Sindicato do partido da Presidente quer.

    Isto é o quê? É pecar!
    E pode estar descansada que não agrada muito, mesmo aqueles que lhe vão dizendo que agrada, queremos o PSD na presidência SIM! Mas não é com a vereadora que trabalha na sua gasolineira.

    Já que descansa pouco, aconselho-a a descansar mais porque as eleições só são daqui a 4 anos, e só Jesus Cristo sabe o que lhe vai acontecer, a si, e aos outros todos lá no partido deles que a mim não me interessa nada, mas do MEU PSD interessa-me, e muito!

    ResponderEliminar
  30. Anónimo19.2.10

    Nesta situação a Vereadora em causa não deverá estar interessada em ser presidente DE MENOS DE NADA, quem sujou a casa que a limpe! Ela é que tem razão, trabalhem os que sujaram, limpem a sujidade. Mas caro PSD votante em outra força...a Assembleia Municipal é já no dia 25, aproveite e veja ao vivo o que contado nunca iria acreditar! Mais um que não aprovou a escolha para cabeça de lista do PSD, tem razão a Vereadora em causa trabalha muito e não discrimina o tipo de trabalho, durante a semana d´aulas ao fim de semana ajuda a familia na gasolineira. É por isso que Portugal está como está, só se valoriza pouco ou nada quem trabalha, quem vive da imagem é que vale! Somos uns pavões que estamos cada vez melhor! Mais, eu até penso que ela devia dedicar-se a coisas mais interessantes do que defender um partido que está todo partido! Tenho dito!
    UM AMIGO DOS PAVÕES

    ResponderEliminar
  31. A 1º VOZ DISCORDANTE DO PSD19.2.10

    Quanto mais baterem na vereadora do PSD menos receberão até porque há cada vez menos candidatos, com possibilidade, no PSD para virem a ser futuros candidatos.
    As pessoas lutadoras, as pessoas que trabalham devem ser respeitadas,admiradas e apoiadas, porque de charlatões estamos nós fartos até dizer chega e só quem não vê é que afirma
    que a vereadora do PSD está nesse lugar por interesses pessoais e portanto ao consentir à CDU aquilo que tem estado a fazer, deixa de ter autoridade para ser, realmente vereadora íntegra e honesta. A outra voz discordante do PSD tenha dó e reflicta e penso no próprio PSD, a nível nacionasl, em que ninguém se entende. É isto que quer em NISA???

    ResponderEliminar
  32. Anónimo19.2.10

    O anónimo que está constantemente a referir a colaboração prestada na gasolineira deve ser do mesmo ramo e, por isso, com a raiva que está subjacente às suas palavras, tenta a todo o custo denegrir a imagem daqueles que honradamente pretenden trabalhar. Essa pressão também já foi tentada junto de outras pessoas com ameaças veladas de mau atendimento! É este tipo de pessoas que os Filhos de Nisa tem de identificar porque vivem apenas a olhar para o seu umbigo na defesa, por todos os meios, dos seus interesses pessoais.

    ResponderEliminar
  33. Anónimo20.2.10

    Vivemos numa permanente angustia de não saber o dia de amanhã. Sabemos da apetência do poder económico pelas nossas terras pelo lado que pensamos ser mais negativo, o urânio. Há uns tempos para cá, num dia dizem que a exploração de urânio vai reabrir, noutro sossegam-nos e dizem que o governo aposta nas limpas... Há abertura de concurso, a população, movimentos sociais, organizações ambientalistas manifestam-se, há debate e esclarecimento. Chegamos à conclusão que não queremos este tipo de "desenvolvimento" para o nosso lugar de tantas gerações. Queremos que os nossos filhos continuem perto de nós; já chegam os poucos que restam, não nos podem continuar a eliminar! Não podemos viver nesta insegurança do boato.

    Somos um grupo de cidadãos preocupados com a saúde e desenvolvimento sustentável deste concelho, queremos que este tome o caminho certo, o qual pensamos estar de certa forma identificado e não passa pela exploração do urânio a céu aberto a menos de 2 km da sede do concelho. O desenvolvimento sustentado que defendemos passa por outro tipo de recursos; o tão famoso queijo de Nisa, o património natural e ambiental livre de focos de poluição. O projecto termal, o turismo de saúde e o Geoparque no qual somos parte integrante.

    Durante anos e anos à semelhança de outras zonas do interior nunca beneficiamos de desenvolvimento algum, quase sempre exclusivo da zona litoral e dos grandes centros urbanos. Pensamos que neste momento estão criadas as condições base para um desenvolvimento económico-social e cultural que todos ambicionamos para a região.

    Pretendemos assim de facto com esta petição que haja uma profunda reflexão antes de qualquer decisão que possa hipotecar o futuro promissor deste concelho.

    ResponderEliminar
  34. 1ª VOZ DISCORDANTE DO PSD20.2.10

    AO ANÓNIMO DE 19/02, DAS 22:25

    É só paras lhe dizer, embora não me sinto atacado, que não tenho nenhuma bomba de gasolina, mas até que não venham os combustíveis alternativos, não me importaria de ter, desde que tivesse pelo menos 300 mil euros, mas já agora num outro centro populacional, superior a Nisa.
    Não consigo entender as suas ameaças e o problema dos umbigos…
    Aquilo que defendo e ainda não quis dizer é que se a CMN cair, a CDU, de que não gostamos, sairá reforçada em novas eleições e alcançará, a brincar, a maioria absoluta.
    Fixe isto, e depois será muito pior, mas quem aqui escreve pensa pouco, não reflecte e não consegue perceber que a política é uma arte com muitos malabarismos.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo20.2.10

    Até que enfim!! mesmo não gostando da Vereadora porque cheira a gasolina o iluminado sabe reflectir que se o orçamento for abaixo a ENGENHEIRA, ganha e desta vez com maioria. É que agora muitos até têm pena dela!! Por que será??? Grande iluminado, sabe a gasolina dá SPEED, pelos visto e clarividência. Santa ignorância!

    ResponderEliminar
  36. Anónimo20.2.10

    Mas pensará alguém que as Câmaras caem assim sem mais nem menos?
    Meus amigos haja seriedade!
    Primeiro votaram nela, agora é que querem que ela caia...deixa-me rir.
    Sosseguem pessoal e p´rá próxima tenham mais juízo
    Quanto mais baterem na vereadora do PSD menos receberão...mas então esta vereadora dá alguma coisa a alguém? Foi de repente p´rá política e já está a ameaçar-nos que não nos dá não sei o quê, mas que conversa é esta?
    Estamos na Madeira ou quê? Aí é que parece que quem bate no Alberto João não recebe nada.

    UM QUE LEU ISTO TUDO E NÃO GOSTA DE AMEAÇAS

    ResponderEliminar
  37. Cabeça doida21.2.10

    Para que querem a maioria, se já não podem esconder, que não sabem gerir os dinheiros públicos?

    O futuro só passa por diminuir salários e pensões dos que ganham mais, sei que não era isso que tinham em mente, mas temos pena...

    Pensam que o governo a afundar vai dar mais dinheiro para Nisa? Santa ignorância, o mais certo é que risquem Nisa do mapa, o mesmo já está a acontecer com Portalegre e é capital de distrito.

    Tenham vistas mais largas e pensem mas é em trabalhar!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  38. Economista21.2.10

    Vejam os videos do programa "Plano inclinado" e aprendam alguma coisa!

    http://videos.sapo.pt/sicnoticias/playview/46

    ResponderEliminar
  39. Economista23.2.10

    "Texto Samuel Esteves*
    microcrédito enquanto prática financeira em expansão em todo o mundo, é um instrumento de combate aos
    problemas sociais não só em zonas mais desfavorecidas como a Ásia e a América Latina, mas também em áreas
    desenvolvidas, como a Europa, que alberga mais de 65 milhões de pobres. Ainda que 2010 seja o Ano Europeu
    de Combate à Exclusão e à Pobreza1, no início desta década, o número de cidadãos da UE alargada a 25 estados em
    risco de pobreza e pobreza persistente era assaz elevado: respectivamente 15% e 9%. A falta de verdadeiras
    oportunidades impede as pessoas de participarem plenamente na sociedade. Acresce que a transmissão geracional da
    pobreza confina os mais vulneráveis a uma situação de permanente exclusão.
    Tendo a Organização das Nações Unidas decretado o ano de 2005 como o Ano Internacional do Microcrédito, fêlo
    como reconhecimento da importância e eficácia deste instrumento no combate contra a pobreza que avassala ainda
    dois terços da população mundial. Para Kofi Annan, secretário-geral das Nações Unidas, “o acesso permanente ao
    microfinanciamento contribui para atenuar a pobreza, gerando rendimentos, criando empregos, (...) dando às populações
    os meios para realizarem as escolhas que melhor correspondem às suas necessidades”.
    Como sublinha Serrani (2004) “a pobreza leva à informalidade das relações laborais, comerciais e contratuais”.
    Esta informalidade compromete-se com a exclusão. A exclusão limita o crescimento e o desenvolvimento das pessoas
    nos seus empreendimentos produtivos e no melhoramento da sua qualidade de vida; priva-as de direitos laborais,
    protecção e segurança no desempenho do seu trabalho e das suas relações familiares; tira-lhes poder de negociação e
    acesso a outros mercados; impede-as de aceder a recursos financeiros e de poderem capacitar-se de forma contínua ou
    de aceder a uma melhor tecnologia; e de alcançar qualidade no seu produto ou serviço. Em suma, segundo enfatiza
    Serrani, é necessário fazer emergir “os micro empreendimentos imersos na informalidade, na pobreza e na exclusão”.

    continua...

    http://filhosdenisa.blogspot.com/2010/02/nisa-situacao-economica-em-que-nos_17.html

    ResponderEliminar
  40. Economista23.2.10

    ...continuação

    "O MICROCRÉDITO NO MUNDO E NA EUROPA
    O termo microcrédito encontra diferentes definições. Para Gulli (1998) ele consiste em serviços financeiros de pequena
    escala, isto é, aquele que envolve valores baixos, enquanto que Schreiner (2001) não define o termo pelo valor
    emprestado, mas sim como o crédito concedido a pessoas de baixa renda. Para Neri e Medrado (2005) o termo será uma
    mistura das duas definições, uma vez que designam como microcrédito os empréstimos de baixo valor dado a pessoas
    de baixa renda.
    Apesar da diversidade de conceitos, o microcrédito foi idealizado e criado há quase trinta anos no Bangladesh, por
    Muhammad Yunus (1999), um professor universitário doutorado em Economia, hoje uma lenda viva no sector da
    responsabilidade social, e fundador do Banco Grameen, que significa banco da vila. Desde o dia em que se apercebeu
    do imenso abismo que existia entre as grandes fórmulas dos governos e as realidades da população até aos dias de hoje,
    a possibilidade de aceder a microcrédito está presente em mais de 30.000 vilas em Bangladesh. Para o pai do
    microcrédito o direito a crédito financeiro deveria ser um direito universal, pois tem uma forte dimensão social.
    Na Europa, segundo o Relatório da Comissão Europeia (2003) sobre microcrédito e criação de empresas, têm
    emergido muitas instituições para dinamizar o microcrédito. A forma e a dimensão destas instituições variam muito:
    sociedades anónimas, instituições de microfinanciamento, fundos, fundações, instituições caritativas ou associações sem
    fins lucrativos. Independentemente do seu estatuto legal, todas dão um importante contributo para a criação de
    empresas. Segundo aquele relatório estão a ser utilizados, em muitos estados-membros, regimes de garantia, públicos,
    privados ou cooperativos, para cobrir alguns dos riscos a que estão expostos os beneficiários dos “microcréditos”.
    A Suécia e a Bélgica abriram o caminho no início dos anos 90, tendo sido rapidamente seguidas pela Espanha,
    Finlândia e outros países da EU, como é o exemplo de Portugal. Na Europa as entidades do terceiro sector estão
    também a penetrar no mercado. Duas das mais conhecidas são a Association pour le Droit à l'Initiative Économique
    (ADIE) em França, a Prince’s Trust no Reino Unido, estando em Portugal a Associação Nacional de Direito ao Crédito
    (ANDC) com a maior experiência acumulada neste campo. Estes regimes não só criam postos de trabalho, como os
    subsídios pagos correspondem apenas a uma parte do custo dos subsídios de desemprego.
    A Comissão Europeia está, assim, determinada a apoiar activamente o movimento de criação de uma indústria de
    microcrédito na Europa, ajudando a divulgar as melhores práticas e a reforçar a criação de redes e a cooperação entre os
    mutuários e serviços de apoio às empresas. Os governos estão a ser incitados a melhorar o quadro legal e regulamentar
    do microcrédito, a adaptar os pacotes fiscais e de segurança social para ajudar os empreendedores a conceder aos
    mutuários financiamentos plurianuais, em vez de anuais.
    Em Portugal, o Microcrédito, apesar do seu estado ainda embrionário, tem, de igual modo, sido reconhecido como
    importante e promissor instrumento no âmbito de uma nova e activa política social, representando, incontornavelmente,"

    1 Vide Comunicação da Comissão Europeia COM (2005) 33 relativa à Agenda Social.

    continua...

    ResponderEliminar
  41. Economista23.2.10

    ...continuação

    uma nova oportunidade para todos os actores institucionais que combatem a pobreza e a exclusão social e que procuram
    promover a inclusão social e económica dos cidadãos mais carenciados.
    No âmbito do Programa do XVII Governo Constitucional, o objectivo estratégico de aumentar a qualidade e a
    qualificação do trabalho e do emprego, facilitar a adaptação das empresas aos desafios dos nossos dias e transformar o
    trabalho num factor de imunidade contra a pobreza e numa garantia da melhoria da qualidade de vida e,
    designadamente, o combate ao desemprego, através da promoção de iniciativas como o microcrédito ou o emprego
    cooperativo, está dependente do envolvimento do Estado, da Iniciativa Privada e do Terceiro Sector.
    A diversidade de entidades financiadoras de micro-financiamento tem vindo a crescer em Portugal, como é o caso
    do Instituto de Emprego e Formação Profissional, da Caixa Geral de Depósitos, do Banco Montepio Geral, do Banco
    Comercial Português, do Banco Espírito Santo e da Caixa de Crédito Agrícola.
    MICROCRÉDITO NA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE LISBOA
    Vocacionada para os problemas sociais da cidade de Lisboa, a Santa Casa, que tem prosseguido, de forma persistente, o
    objectivo de promoção e melhoria do bem-estar da sua população, combatendo, nomeadamente, os factores de
    fragilização das pessoas mais desfavorecidas, reconhece o papel que o microcrédito pode representar no âmbito da
    economia social.
    Muitos dos cidadãos utentes e beneficiários dos serviços da Direcção de Acção Social da Santa Casa, se por um
    lado são detentores de parcos recursos económicos e materiais, poderão, igualmente, ser detentores de uma vontade de
    mudança e de reconstrução do seu futuro, se estiverem munidos de um espírito empreendedor e animados por uma ideia
    de negócio, potenciadora da criação do seu próprio posto de trabalho. Para este fim, o Gabinete de Apoio ao
    Microcrédito, saberá apoiar e acompanhar os promotores de projectos de negócio que desejem recorrer a um micro
    financiamento na banca, que de outro modo não seria possível.

    ...continua

    ResponderEliminar
  42. Economista23.2.10

    ...continuação

    "GABINETE DE APOIO AO MICROCRÉDITO
    Os serviços de Acção Social assumem um papel indispensável neste processo, pela sua posição de proximidade e de
    conhecimento da situação social e familiar dos utentes, enquanto aferidores da aplicabilidade do microcrédito a cada
    caso ou necessidade apresentada. Estes Serviços intervêm na divulgação do serviço de apoio ao microcrédito junto da
    população que servem, esclarecem dúvidas quanto ao apoio que é prestado, aceitam as candidaturas e iniciam o
    processo de reconhecimento de competências de empreendedorismo do candidato, encaminhando o mesmo para o
    Gabinete de Apoio ao Microcrédito. Aqui é apoiado o potencial empreendedor na avaliação detalhada do projecto de
    negócio em duas vertentes – ao nível do reforço de competências de empreendedorismo e análise de viabilidade
    económica.
    O apoio ao candidato a microcrédito não se esgota na aprovação do crédito junto da banca, mas mantém-se durante
    a implementação e desenvolvimento do negócio, onde de modo articulado com a banca, se procura o objectivo final da
    autonomização responsável e de sucesso sócio-económico daqueles que exercem o seu direito de cidadania de acesso a
    um financiamento para apoiar a materialização dum sonho empreendedor.
    * Subdirector da Direcção de Acção Social – SCML
    Colaboraram neste artigo Gonçalo Plaza e Gonçalo Esteves (Gabinete de Apoio ao Microcrédito – SCML)
    BIBLIOGRAFIA
    COMISSÃO EUROPEIA (2005), Comunicação relativa à Agenda Social, Bruxelas, 9 Fevereiro, COM (2005) 33.
    COMISSÃO EUROPEIA (2003), “Microcredit for European small businesses and business creation: bridging a market
    gap”, www.ec.europa.eu/enterprise/entrepreneurship/
    GULLI, H (1998), “Microfinance and Poverty: Questioning the Conventional Wisdom”, Biblioteca Digital de la
    Iniciativa Interamericana de Capital Social, Etica y Desarrollo del Banco Interamericano de Desarrollo (BID).
    MEZERRA, J. O. (2003), Mercado de Microcrédito no Brasil, OIT. Rio de Janeiro: Campus.
    NERI, M.C., MEDRADO, L. (2005), “Experimentando Microcrédito: Uma Análise do Impacto do CrediAMIGO sobre
    Acesso a Crédito”, No 608, (ISSN 0104-8910) Ensaios Económicos, EPGE, Fundação Getulio Vargas.
    Programa do XVII Governo Constitucional, NOVAS POLÍTICAS SOCIAIS, Reforçar o papel da economia social,
    Cap. II (pág. 9).
    SCHREINER, MARK. (2001), “Informal Finance and the Design of Microfinance”, Development in Practice, Vol. 11,
    nº 5, pp. 637-640.
    SERRANI, E. G. (2004), “El microcredito como instrumento de autogestion y desarrolo humano”, Biblioteca Digital de
    la Iniciativa Interamericana de Capital Social, Etica y Desarrollo del Banco Interamericano de Desarrollo (BID).
    YUNUS, M. (1999), “Banker to the Poor”, Londres: Public Affairs."

    http://ww3.scml.pt/media/revista/rev_16/Microcredito.pdf

    ResponderEliminar
  43. Economista23.2.10

    Perguntas Frequentes no MicroCrédito

    Trabalho mas sem fazer descontos. Posso candidatar-me?
    Trabalho como efectivo, ganhando um pouco mais que o salário mínimo, mas sei que não vou ascender mais profissionalmente e sinto-me desmotivado… além de que queria trabalhar por conta própria. Posso candidatar-me?
    Tenho um empréstimo à habitação, constitui entrave?
    Tenho um crédito que contraí enquanto estava empregado. Enquanto desempregado, como é possível diminuir esse crédito se não tenho a possibilidade de criar um pequeno negócio?
    Se eu tenho um problema bancário, deve-se precisamente ao facto de estar desempregado. E o objectivo da Associação não é ajudar a criar o próprio emprego?
    Quem pode ser fiador?
    Quanto tempo é necessário para saber da aprovação definitiva?
    Qual o tempo de espera para recorrer à segunda parcela (3.000,00)?
    Qual o montante máximo de empréstimo?
    Qual a taxa de juro?
    Quais são os negócio elegíveis?
    Quais os documentos necessários para me candidatar?
    Quais os bancos com quem trabalham?
    Preciso ter conta aberta no banco que escolher?
    Preciso de ir pessoalmente à ANDC?
    Posso obter outro tipo de apoio, além do microcrédito? Qual?
    Posso amortizar o empréstimo antes do prazo estipulado?
    Porquê um fiador se o Microcrédito é para pessoas sem garantias?
    Porque razão é pressuposto do acesso ao microcrédito a inexistência de incidentes bancários averbados?
    Porque não se pode recorrer ao Microcrédito em simultâneo com o projecto do Centro de Emprego?
    Para o mesmo negócio podem 2 ou mais pessoas, candidatar-se ao microcrédito?
    O que se entende por incidentes bancários?
    O microcrédito é só para pessoas desempregadas?
    O meu cônjuge tem problemas bancários. Vai ter influência na minha candidatura ao microcrédito?
    No banco, para me darem crédito, só hipotecando a minha casa… o que não quero… posso recorrer ao microcrédito?
    No banco, para me darem crédito, dizem-me que preciso de um fiador. O problema é que não arranjo ninguém… posso recorrer ao microcrédito?
    Não consigo arranjar fiador…
    Em tempos tive um problema bancário, que, entretanto foi resolvido. Vai ser impeditivo para obter o microcrédito?
    Em quanto tempo podemos pagar o empréstimo?
    É um crédito pessoal?
    É preciso ter um plano de negócios?
    E porque é que só compensa fazê-lo após 1 ano?
    E para franchising’s?
    E o mínimo?
    De momento estou a trabalhar, mas o meu contrato está a terminar e penso que me vão mandar embora. Posso candidatar-me?
    Concedem crédito para sociedades?
    Como posso saber se tenho acesso ao crédito bancário ou não?

    http://www.microcredito.com.pt/perguntas_frequentes.asp

    ResponderEliminar
  44. Economista23.2.10

    Casos de sucesso no MicroCrédito
    João Bruno Videira
    Reinventar os objectos

    água de prata nasceu pelas mãos de João Bruno Videira, em Agosto de 2006, com apoio do microcrédito, que lhe permitiu superar uma situação de desemprego. O objectivo deste criador português, com formação na área da comunicação, era apresentar ao público um conceito inovador de produtos artesanais que aliasse os saberes e os materiais tradicionais a uma imagem de absoluta modernidade. A marca “água de prata” explora uma nova utilização da lã de Arraiolos, nomeadamente a sua aplicação a mobiliário.

    Cadeiras novas ou restauradas, transformadas, bancos, mesas, tapetes, as possibilidades andam perto do infinito… O fio condutor é a lã de Arraiolos, uma matéria-prima de reconhecida qualidade e resistência. Das técnicas utilizadas destaca-se o tear, aplicado directamente a mobiliário, desenhado e concebido de raiz ou reaproveitado, o que lhe confere uma originalidade e identidade próprias. Os trabalhos “água de prata” assentam num permanente jogo de cores, sendo a cor um dos elementos distintivos da marca.

    Junto à Igreja de Nossa Senhora da Graça do Divor, entre Arraiolos e Évora, a arte portuguesa reinventa-se a si própria.



    João Bruno Videira
    água de prata

    Monte da Igreja, 22
    Nª Srª da Graça do Divor
    7000-021 Évora

    Tlm: 266 967007
    aguadeprata@gmail.com

    http://www.microcredito.com.pt/caso7.asp

    ResponderEliminar
  45. Economista23.2.10

    Casos de sucesso no MicroCrédito

    Mª do Céu Pedro
    Restauração


    A Maria do Céu trabalhou toda a sua vida na área da restauração, e sempre, para seu infortúnio, por conta de outrem.

    O seu espírito empreendedor não se revelou apenas há dois anos e meio, quando se tornou uma empresária em nome individual. Sempre conviveu, no íntimo, consigo. Mas, economicamente, nunca foi bafejada pela sorte. No entanto, a sua palavra de ordem foi sempre, Vencer!

    Timoneira de um barco à deriva, aos 51 anos conseguiu chegar a bom porto, quando, em Dezembro/04, tomou conhecimento da existência da ANDC, através de uma reportagem no canal SIC. Contacto estabelecido, projecto aprovado e em Janeiro/05 estava a abrir a sua primeira loja no Shopping de Massamá.

    As suas confecções caseiras, desde os doces aos salgados, depressa foram apreciadas pelos clientes. Êxito conseguido, e temos a Maria do Céu, cerca de um ano depois, a abrir a sua segunda loja, “Baviera”, desta vez, no “Espaço Chiado”.

    Para todos aqueles que desejam avançar com o seu próprio negócio, o grande conselho que a Maria do Céu lhes poderá dar é: nunca cruzem os braços, nunca percam a esperança e tenham sempre presente na vossa mente que, Vencer! É a grande palavra de ordem.

    Para alguns, a vida começa aos 50, mas, como diz o velho ditado, “mais vale tarde do que nunca...”.

    Loja “Baviera” – Espaço Chiado, Lisboa

    Tlm: 968 934 999

    http://www.microcredito.com.pt/caso3.asp

    ResponderEliminar
  46. Economista23.2.10

    "ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DIREITO AO CRÉDITO

    Projecto apoiado pelo IEFP
    - Instituto do Emprego
    e Formação Profissional
    N.º Azul: 808 202 922
    http://www.microcredito.com.pt
    Praça José Fontana, 4-5º andar 1050-129 Lisboa
    Telf 21 315 62 00 | Fax 21 315 62 02
    E-MAIL: microcredito@microcredito.com.pt
    Rua Júlio Dinis, 728 - 2º Sala 226 - 4050-321 Porto
    Telf/Fax 22 600 28 15
    E-MAIL microcredito@microcredito.com.pt
    Proprietário e Editor:
    Associação Nacional de Direito ao Crédito
    Director:
    Rui Gonçalves
    Tiragem:
    4 000 exs.
    Sede da Redacção:
    Praça José Fontana, 4- 4º andar 1050-129
    Lisboa
    Design e paginação:
    Alemtudo@sapo.pt
    Tipografia:
    Multitom, lda
    Complexo Industrial Moinho Vermelho -
    Armz Norte -
    2645-041 ALCABIDECHE
    leituras
    NOVO LIVRO DE MUHAMMAD YUNUS
    «Criar um mundo sem pobreza»
    Oano passado, o Prof. Yunus
    lançou um segundo livro.
    Chama-se "CRIAR UM MUNDO
    SEM POBREZA - O negócio social e o
    futuro do capitalismo" e está traduzido
    em português e editado pela DIFEL.
    Foi escrito antes do desencadear da
    actual crise mas não podia ser mais
    actual.
    Uma vez mais, partindo de ideias
    muito simples e, mais importante, de
    experiências já feitas, Yunus procura
    demonstrar que é possível e natural
    acabar com a pobreza: espera que os
    nossos netos poderão ver em museus,
    bairros de lata, crianças sub-alimentadas,
    adolescentes a drogarem-se ou a
    entrar na criminalidade e perguntarão
    "mas o que é este horror? Era a pobreza
    e as suas consequências que ainda há
    um século grassava no mundo."
    Os leitores poderão rir de tanta
    ingenuidade, como se riram do microcrédito.
    Mas o mundo inteiro sabe que
    Yunus teve sucesso, que o Grammeen
    Bank é um êxito e não foi por acaso
    que receberam o Nobel da Paz.
    Mas afinal qual é esta nova ideia e
    como e onde está a ser aplicada? È difícil
    resumi-la num simples artigo e
    aconselho vivamente a leitura do livro,
    mas mesmo assim aqui vão alguns
    tópicos.
    Trata-se da criação de "empresas
    sociais". O que é isso? São empresas
    sem fins lucrativos constituídas com
    capitais disponibilizados por mecenas
    individuais ou através de empresas
    que, no entanto, apenas emprestam
    esse capital - serão reembolsados a
    longo prazo quando a empresa tiver
    possibilidades de o fazer - mas sem
    lucros desse capital. Por outro lado,
    estas empresas têm todas fins sociais -
    educação, saúde, ambiente, microcrédito
    - e estão ao serviço dos pobres
    proporcionando bens e serviços para
    todos, de qualidade e a preços muito
    baixos. Todos os seus lucros serão obrigatoriamente
    aplicados na criação de
    novas empresas sociais.
    Yunus fez uma experiência piloto
    financiada e acompanhada tecnicamente
    pela DANONE e assim conseguiu
    melhorar a qualidade da alimentação
    das crianças do Bangladesh
    e criar muitos postos de trabalho.
    Muitas outras experiências estão a
    criar-se no mundo e o seu sucesso
    parece assegurado.
    Duas citações do próprio Yunus no
    seu livro:
    continua...
    JOANA VELOSO"

    ResponderEliminar
  47. Economista23.2.10

    ...continuação

    "As instituições filantrópicas - em
    especial as fundações lançadas por
    empresários de sucesso - encontrarão
    nos negócios sociais um conceito especialmente
    atractivo.
    Ao longo do século XX, as fundações
    criadas por empreendedores da
    era industrial - John Rockefeller,
    Henry Ford, Andrew Carnegie -
    deram apoio a muitos dos projectos de
    caridade mais importantes do mundo.
    Nos últimos anos, a filantropia atingiu
    novos níveis de visibilidade através da
    actividade de algumas das maiores
    fundações mais recentes. Em 2000, o
    fundador da Microsoft e a sua mulher
    lançaram a fundação Bill e Melinda
    Gates, cuja cuja dotação actual (Março
    de 2007) é de 33,4 mil milhões de
    dólares, a maior soma jamais entregue
    a uma fundação com fins caritativos.
    Depois, em Junho de 2006, Warren
    Buffett, que com Gates é uma das pessoas
    mais ricas do mudo (…) anunciou
    um plano para doar 37 mil milhões de
    dólares da sua fortuna pessoal à
    Fundação Gates, a maior doação individual
    da história.
    Eu acredito que os filantropos do
    futuro se sentirão fortemente atraídos
    pelos negócios sociais. Uma vez que a
    maior parte dos grandes doadores
    provêm do mundo empresarial, eles
    compreenderão de imediato que o
    dólar do negócio social é muito mais
    poderoso que o dólar da caridade. O
    dólar da caridade só pode ser utilizado
    uma única vez, enquanto o dólar do
    negócio social é reciclável ad infinitum,
    indo beneficiar cada vez mais
    pessoas ao longo de todo o processo.(…)"
    "O meu trabalho com o Banco
    Grameen levou-me a conhecer de
    perto os mais pobres dos pobres. Esta
    experiência deu-me uma fé inabalável
    na criatividade dos seres humanos.
    Nenhum deles nasceu para sofrer a
    miséria da fome e da pobreza. Cada ser
    humano na miséria tem potencial
    para se tornar um ser humano de
    sucesso como qualquer outra pessoa
    no mundo.
    É possível eliminar a pobreza do
    nosso mundo porque ela não é natural
    aos seres humanos - mas é imposta
    artificialmente. Dediquemo-nos a
    acabar com a pobreza o mais depressa
    possível, metendo-a nos museus uma
    vez por todas."
    Esta "utopia" é muito mais vasta
    que a do microcrédito. Que tem a ver
    com a ANDC?
    Por um lado é um caminho que se
    abre à sua frente para muitos e muitos
    anos, por outro é preciso não esquecer
    que instituições bancárias criadas neste
    espírito de empresa social e já existentes
    em muitas partes do mundo
    com o nome geral de Bancas Éticas que
    são especialmente vocacionadas para
    financiar o microcrédito para pobres.
    E, para além de tudo o mais e
    olhando com atenção o sub-título do
    livro não estará aqui uma via para o
    futuro do capitalismo?

    JOANA VELOSO

    http://www.microcredito.com.pt/downloads/Boletim-Notícias%20do%20Microcredito/MC%2041%20Jul09.pdf

    ResponderEliminar
  48. Boas ideias23.2.10

    Aqui está uma ideia para negócio, que tanta falta faz em Nisa!


    http://www.pomarinho.com/pt/alojamentos-portugal/parque-de-campismo-rural-portugal/

    ResponderEliminar
  49. Psicólogo23.2.10

    Para mudar Nisa, há que mudar o comportamento, podemos fazê-lo sózinhos ou importamos o Alberto Jardim.

    Todo o Alentejo têm desde sempre uma cultura e educação do "coitadinho" há que inverter esse comportamento.

    Se lermos o comentário "Como os espanhóis nos vêem", percebemos que há pormenores que nos escapam, pelas piores razões.

    "Um dos problemas de quem tem baixa auto estima é o tipo de conversa que tem interiormente. O normal é falar consigo mesmo de forma negativa, o que provoca uma diminuição da auto estima.

    Muitas dessas mensagens negativas são aprendidas durante a infância, ensinadas por professores, pais, amigos e até pela televisão, criando estigmas na sociedade.

    O problema nasce quando começamos a repetir essas mensagens negativas muitas vezes, normalmente em alturas mais difíceis das nossas vidas, como a perda do emprego, uma recusa ou outro incidente infeliz.

    Algumas das mensagens negativas comuns, que as pessoas repetem para si mesmas, incluem:

    •Não sirvo para nada
    •Não sei fazer nada direito
    •Ninguém gosta de mim
    •Sou um falhado
    As pessoas que repetem estas mensagens, acabam por acreditar nelas e começam a moldar-se a essas imagens negativas.

    Se está num sítio novo e ninguém fala consigo imediatamente, poderá pensar que é por ninguém gostar de si, em vez de pensar que as outras pessoas também não se sentem confortáveis a abordar estranhos em eventos sociais. Como pensou negativamente acerca de si, acaba por prejudicar a sua auto estima e sentir-se mal.

    Estas mensagens interiores são tão frequentes que a maioria das pessoas nem se apercebe que está a fazer isso e as consequências que podem advir desse comportamento, por isso é muito importante estar alerta e reconhecer imediatamente esse tipo de conversa interior, para poder parar antes de começar o diálogo negativo. Quando detectar um destes pensamentos, anote num bloco de notas, ao fazer isso começará a aperceber-se das alturas em que tem estes pensamentos (poderá ser em alturas de cansaço físico ou maior stress) e poderá abatê-los à nascença.

    Um outro aspecto positivo de anotar os pensamentos negativos é que poderá analisá-los objectivamente mais tarde. Pensar porque apareceram, como você reagiu, o que funcionou (ou não funcionou) e se foi um sentimento verdadeiro ou apenas um produto da sua imaginação negativa."

    continua...

    http://truques-dicas.com/aumentar-a-auto-estima-pensando-positivo/

    ResponderEliminar
  50. Psicólogo23.2.10

    ...continuação

    "Pensamentos positivos para a auto estima
    Depois de identificar, anotar e reflectir sobre os pensamentos negativos, é hora de os substituir por pensamentos positivos. Como não consegue pensar em duas coisas em simultâneo, se conseguir detectar que vai ter um pensamento negativo pode rapidamente substituí-lo por um pensamento positivo e anular os efeitos negativos na sua auto estima.

    Use palavras positivas como felicidade, amor, entusiasmo e alegria. Da mesma forma, evite palavras negativas como medo, preocupação, cansaço, aborrecimento, não, negativo.

    Um dos truques para aumentar a auto estima é usar frases no Presente do Indicativo, como por exemplo “Tenho muita saúde”, “Estou feliz”, “Tenho um óptimo emprego”. Use o seu nome ou a primeira pessoa do singular para tornar mais fortes esses pensamentos.

    Use uma folha de papel dividida com uma linha ao centro. Numa das colunas escreva os pensamentos negativos, na outra escreva pensamentos positivos que contradigam os negativos. Aqui ficam alguns exemplos de pensamentos negativos e a sua substituição por pensamentos positivos.

    •“Não sirvo para nada” – “Sou uma pessoa de valor
    •“Sou burro” – “Sou esperto”
    •“Sou um canalha” – “Sou uma excelente pessoa”
    •“Não mereço a felicidade” – “Mereço ser feliz e próspero”
    Repita o mais possível estes pensamentos positivos durante o dia. São ainda mais eficazes se o fizer em alturas de extremo relaxamento, como após uma sessão de meditação ou na altura em que adormece e acorda.

    Não é fácil fazer esta substituição de pensamentos para aumentar a auto estima. É preciso tempo e persistência, faça-o durante algumas semanas seguidas e notará a diferença de pensamento quando as coisas correm menos bem. Pense sempre que merece o melhor da vida, porque essa é a verdade para qualquer ser humano e isso aumentará a sua auto estima e felicidade. Veja algumas mensagens para aumentar a auto estima."


    http://truques-dicas.com/aumentar-a-auto-estima-pensando-positivo/

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...