sábado, 27 de fevereiro de 2010

Nisartes - Parte I


Diz-se por ai que este ano não haverá NISARTES?
Será verdade?
Que têm os Filhos de Nisa a dizer sobre isto?
Quem é que os Filhos de Nisa gostavam que viesse aqui actuar?
Que gostariam que fosse evidenciado na Feira?
Não acham que haveria de haver um dia para o Queijo, outro dia para a olaria, outro dia para os bordados, outro dia para a gastronomia, etc...?
Água, pedra, vento, fogo, madeira....!?!?
Pronto! Como gostariam que acontecesse a Nisartes?

Vamos lá a ver se isto não passa só de conversa porque os filhos de Nisa querem Nisartes, nem que para isso nos limitemos a foclore, bandas e dois ou três filhos de Nisa a por música (não esquecendo as gerações mais velhas que já estão saturadas de tanta martelada!)...
Bom Fim-de-semana :)

47 comentários:

  1. os filhos de Nisa querem festa mas com tantas dividas como dizem que a camara tem para que mais dividas?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo27.2.10

    Faz-se como na festa do Avante, todos ajudam na montagem e cada um faz o que sabe.

    Os comes e bebes dão sempre lucro.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo27.2.10

    Filhos de Nisa não achai que está na hora de os governantes apertarem o cinto já que têem esbanjado muita nota por ai.
    Mas pensando melhor o povo o que quer é festa mas mais uns números há divida não faz mal, será.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo27.2.10

    Com festas e bolos se enganam os tolos!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo28.2.10

    não á gúita pessoal, a camara mal tem dinheiro para os funcionários, quanto mais pa festas....

    ResponderEliminar
  6. Anónimo28.2.10

    Podião ao menos fazer uma festa pequena para não perder a tradição como um dia para o gueijo outro para olaria, o artesanato,e a nossa gastronomia, que está a perder terreno.
    Onde hoje vamos a um restaurante na nossa terra e é só pratos que nada teêm a ver com a nossa gastronomia.
    Isso é a minha opinião, mas quem sou eu para estar a dar a minha opinião.
    Vamos lá malta teêm a voça opiniao para eu não ser só o otario.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo28.2.10

    ao anónimo das 16,28. use o corrector ortográfico. não vê que aparece um traço vermelho, é sinal de erro! não leve a mal.
    podiam e não podião
    vossa e voça
    vá fixando as regras e já tá
    boa semana

    ResponderEliminar
  8. joao quinteiro1.3.10

    so la vou se no cartaz estiverem : os rammstein, pearl jam, anathema, in flames, alice in chains,30 seconds to mars,entre outros.... falando mais a serio no meu entender acho que faz falta a nisartes, mas tambem temos que compreender que se a camara esta assim tao mal como dizem, nao se deveria estar a apostar numa coisa que ira fazer com que a mesma fique ainda mais endividada, pois a nisartes nao custa 100euros.....acabem primeiro as obras em que estao metidos e depois logo se ve. nao se pode querer tudo.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo1.3.10

    Vai ou não haver Nisartes? Se não sabemos estamos a comentar o quê? O haver ou o não haver?

    ResponderEliminar
  10. Doido varrido2.3.10

    O que deve ser comentado, são formas de organizar algo sem gastar dinheiro. Agora é que eu quero ver as "mentes iluminadas" que nos governam a ter ideias...

    Podem contratar a organização das festas do Mártir Santo, que tal?

    ResponderEliminar
  11. Anónimo2.3.10

    Este tema é interessante, já no anterior mandato, conforme todos se recordarão, no primeiro ano a seguir às eleições a Presidenta resolveu não realizar a Nisartes, esquecendo-se dos adjectivos que empregou sobre a mesma nos meios de comunicação social no ano anterior de eleições, apregoando que a Nisartes era um evento anual,um certame até mesmo Internacional (provávelemnte devido aos artesãos da América Latina ou Africanos que deambulam por todas as feiras de Artesanto no nosso País)visitada por VIPS como a Cinha Jardim, Malato, Lili e tantos outros, mal sabendo os Nisenses que eles só cá vieram pagos a peso de oiro com o nosso dinheiro. Agora depois de fartar vilanagem a Presidenta que ainda não pagou a Nisartes do ano passado já está a repetir a dose. Na verdade, para ela já é indiferente, já alcançou a reforma, os artesãos, boleiros, restauração, hotelaria que tanto esperam por este certame que se arranjem. Por último, a título de informação, refira-se que questionada sobre o assunto pela oposição na Assembleia e no Executivo camarário já admite fazer uma Nisartesinha com os stands que são da Câmara. Espero que chegue um para mim, OK! A VER VAMOS.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo2.3.10

    As "contratações" de famosos para as festas, nunca são um gasto ( para quem os contrata), porque na hora do aperto, uma mão lava a outra e quem os contratou irá cobrar-lhes, em "entradas noutros carnavais".

    A lei da selva está ao alcance de cada um, basta estar atento às revistas cor de rosa.

    É uma enciclopédia para o "alpinista social".

    ResponderEliminar
  13. Anónimo2.3.10

    Não sejam pessimistas que a nossa "super presidenta" vai dar a volta por cima.
    Dentro de 10 ou 20 anos ( tempo previsto para a economia reanimar ), vamos todos voltar a viver em grande.
    Sou da opinião dos economistas que acham que para sobrevivermos, terão mesmo de cortar nos salários e reformas dos que ganham mais.

    Temos pena...dinheiro é que não!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo2.3.10

    Na minha opinião acho que está na hora de apertar o cinto. Com as dívidas que a Câmara tem, não vejo mal nenhum em que não se faça as Nisartes.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo2.3.10

    Mas que reforma é que ela conseguiu?

    Com os portugueses a abrir os olhos, quem é que vai trabalhar para sustentar esta cambada!

    ResponderEliminar
  16. Economista2.3.10

    Espectáculos e artistas que nunca pensaram actuar em Portugal, agora, é vê-los que nem cogumelos, acham que é porque Portugal ficou muito na moda?

    Nãoooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!! É porque vale tudo para "apanhar" o bem mais escasso que existe neste momento,dinheiroooooooooooooo!!!!!!!!

    Nós portugueses como obedientes do consumo, vamos a todos e...eis as nossas divisas a "voar", deste belo país à beira mar plantado!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo2.3.10

    Já deviam ter aprendido com o Crato como se faz uma feira de artesanato.
    a Nisartes perdeu muitos artesãos porque quando há escolha a opção é sempre onde há público e mais possibilidades de venda. Podiam fazer uma Nisartes com a prata de casa mas com a devida publicidade, claro que é pago, mas não ponham lá os pseudo VIP isso é treta e não arrasta multidão até pelo contrário.
    Há que promover o que é arte quer seja barro, madeira, bordado, doçaria ou mesmo gastronomia.
    Promovam concursos de doçaria e gastronomia regional, façam a apresentação dos queijos, mel, vinhos, bordados e todos os produtos regionais mas com pés e cabeça.
    É hora de darem valor aos grupos folclóricos, ás vozes locais e se realmente houver alguns trocos ou queiram atrair mais gente, porque é sábado, então contratem uma -1- voz do panorama nacional que de antemão se sabe vai ser casa cheia.
    Façam uma Nisartes mais pequena mas não acabem com ela, promovam-na porque também estão a promover a região.
    Será que só o Crato e Marvão sabem fazer feiras e promoções aos seus produtos?

    ResponderEliminar
  18. Anónimo2.3.10

    A dívida da Câmara que é conhecida é a de 2009.

    Mas como era ano de eleições, mesmo sem guito aPresidente fez uma Nisartes de arromba e este ano que se pague a despesa... Para ela não faz mal que este ano não haja- já lá está eleita e quase com a reforma no bolso...
    Só quem não quer ver é que não vê!

    E para quem pensa que há dinheiro para tudo,para dar subsídios à ADN, à Ternisa para pagar os ordenados principescos do Rebeca e do Vinagre bastante acima dos 5.000 euros por mês etc. deus queira que seja verdade.

    mas com a vereadora nova no executivo a dar instruções à presidente isto vai ser tudo muito fácil: primeiro gasta-se e depois logo se vê, deus é grande.
    E como diz o outro, esta já não é a primeira a ser uma boa bengala para a CDU já houve outro, até foi vereador a tempo inteiro, também votava tudo por unamidade com a CDU.....ele há gente com cara para tudo, e depois querem dar lições de moral e de política ao pessoal....Tá bem tá...

    ResponderEliminar
  19. Anónimo2.3.10

    Falta de informação e falar sempre mal é um defeito de muita gente!O problema do povo é que se perdem por dizer mal! Pelo que sei a Vereadora nova votou contra varias propostas e algumas com o voto favoravel do PS, por exemplo as viagens de Borla do autocarro maravilha. E quanto á ADN estamos á espera da acta, porque houve uma reunião só para tratar dos assunto ADN e TERNISA. Espere para ver e sentado para não cair para traz!!! HI!HI!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo2.3.10

    Joana Vasconcelos, acabou de dar uma entrevista para a SIC ( jornal da noite), e qual foi o meu espanto...Trazia aos ombros um lindissimo Xaile Preto Bordado da NOSSA TERRA...

    Achei importante deixar este comentario...gostei do que VI.

    ResponderEliminar
  21. joao quinteiro2.3.10

    se me pagassem o que lhe pagaram a ela pra fazer aquela "obra de arte" ( se aquilo é arte, vou ali e ja venho) tambem eu andava com um xaile bordado ou entao com em casaco de feltros a passear pela vila. como é que querem que haja dinheiro para a nisartes , para as obras e para outras coisa que realmente fazem falta quando o "queimam" em coisas dessas.... certamente que o dinheiro que custou aquela coisa, ja dava pra contratar umas quantas bandas para a nisartes por exemplo.

    ResponderEliminar
  22. JOAO QUINTEIRO2.3.10

    MAS COMO É !!!!!!!!!! VÊM OS RAMMSTEINS E OS PEARL JAM Á NISARTES OU NAO? TENHO QUE SABER , PARA VER SE COMPRO OU NAO BILHETE PRO ROCK IN RIO E OPTIMUS ALIVE. SE VIEREM A NISA ESCUSO DE IR A LISBOA QUE É UMA CANSEIRA....LOL

    ResponderEliminar
  23. Anónimo2.3.10

    A artista Joana Vasconcelos filha de um grande comunista, tinha de ajudar a camarada cá de Nisa. Afinal já recebeu muito dinheirinho pela tal valquíria.Deve ter chegado para comprar um xaile tão lindo. Quem me dera ter um destes!!
    Quem sabe se não entrou no rol das peças que a Câmara pagou para ela fazer a valquíria e vai daí apaixonou-se pelo xaile e nunca mais o largou.
    O xaile é uma obra de arte, saído das mãos das mulheres de Nisa, criado pelas mulheres de Nisa! Bordado pelas mulheres de Nisa!Muitas horas de trabalho, de paciência, de sensibilidade feminina!
    Vivam as mulheres de Nisa!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo2.3.10

    A sra. vereadora nova faz sempre estes ameaços e depois é que se vê...

    ResponderEliminar
  25. Anónimo3.3.10

    Mas é que se vê o quê? A votar com a CDU depois de ter votado com o PS. Ganda Bomba, Ganda coerência lol

    ResponderEliminar
  26. Anónimo3.3.10

    Mas afinal é sra. vereadora nova, ou é a nova sra. vereadora?!

    ResponderEliminar
  27. Anónimo3.3.10

    Porque será que uma boa parte dos comentários, a propósito seja do que for, vão sempre parar na presidenta da cãmara ou deste ou daquele vereador (a) e da própria cãmra. mania da perseguição? obecação? complexos? porra, não há mais mundo? é mesmo caso de psiquiatra quer-me parecer.

    ResponderEliminar
  28. Anónimo3.3.10

    Há mentes que não valorizam nada. Atã nã é positivo a Joana Vasconcelos dar uma entrevista à SIC com um xaile de nisa? Temos que por sempre o dinheiro e o partidarismo à frente de tudo? E se for "comuna" temos que ficar logo "bebados"? Que interessa a cor politica do pai da senhora? Quando é bom batemos palmas e pronto. Nã deve ser assim?

    ResponderEliminar
  29. Anónimo3.3.10

    Positivo positivo era ela ter feito isso gratuitamente...bem paga é muito fácil, qualquer "vip" o faz!
    E se não sabes foi a cãmbra k pagou os milhares, porra! E deve às artesãs e deve a uma porrada de gente e de empresas, e como é k queres que não vá parar à cãmbra...?

    ResponderEliminar
  30. Anónimo4.3.10

    Sinceramente, acho a valquíria uma excelente obra de arte e um investimento impar que a a câmara efectuou. Basta estar atento aos últimos leilões de obras efectuadas pela Joana Vasconcelos.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo4.3.10

    A cambra é como o Governo, agora com tantos problemas gerados por falta de competência, só lhes resta não governar e dar jeito as calhandrices para distrair a malta...hihihihihihi

    Quem é queria um grupo de teatro em Nisa? Ele já existe e que comédia...

    ResponderEliminar
  32. Anónimo4.3.10

    nao vejo mal em não aver nisartes 2010,
    Nisa não vive só de nisartes....

    ResponderEliminar
  33. Anónimo5.3.10

    Amanhã pelas 21 h, na RTP 2, podem ver Joana Vasconcelos a fazer valer o dinheiro que recebeu de Nisa.
    Documentário sobre o trabalho dos artesãos.

    ResponderEliminar
  34. Anónimo6.3.10

    Não se esqueçam de ver o programa da RTP a ver se ganham um bocadinho de orgulho em ser de nisa não fazia nada mal. Até pode ser que mudem de opinião e reconheçam que nem tudo é assim tão mau.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo6.3.10

    Acabei de ver o programa "enxoval" na RTP2 que me mostrou a nisa do meu orgulho. Essa é a verdadeira nisa que os mais novos devem tomar como exemplo. Excelente momento de promoção do concelho, das suas gentes, da sua cultura e tradições. Que força, que exemplo de vida nos transmitem aqueles personagens reais. Excelente investimento da Câmara Municipal de Nisa!!!

    ResponderEliminar
  36. Anónimo7.3.10

    Epá a máquina/o aparelho já está a funcionar...DIGO O APELHO DA CDU, ou do vestido azul como quizerem.....
    Eu cá não gostei de ver a Joana a cortar a torto e a direito o trabalho sentido, doloroso de tantas e tantas horas de trabalho das artesãs de Nisa. Dói a alma a quem sabe o trabalho que dá fazer peças de artesanato tão genuínas e tão belas ao ver uma artista, seja lá quem fôr a destruir quase tudo. Se queria bocados, partes, mandasse faze-las à medida! Corta-las NÃO!!!

    Foi fácil: ela começou por afirmar que primeiro pensou em comprar as peças. Depois....depois disse que a Câmara dispôs-se a pagar aquelas que ela escolhesse....fácil não foi?....Eram caras....para ela pagar....
    E como está conservada a peça?, Ao sol, ainda tem côr?
    A promoção do nosso artesanato passa essencialmente por mostra-lo como ele é: autêntico e genuíno, mostrar como é construído, com que mãos laboriosas, com que amor, com que sentimento!!! Mostra-lo aos olhos de uma artista plástica que o adultera não é seguramente o melhor caminho.
    O melhor caminho é mostra-lo e valoriza-lo tal como ele é: SOBERBO! MUITO MAIS SOBERBO QUE AQUILO QUE A JOANA VASCONCELOS FEZ COM ELE!!!

    ResponderEliminar
  37. Anónimo7.3.10

    Excelente investimento?
    Esxelente investimento para a Joana Vasconcelos que ficou com a massa....
    Pague mas é a quem deve porque à Joana já se sabe que pagou, aliás ela nem lhe deu hipótese de lhe ficar a dever...telefonava para a Cãmara a toda a hora e enquanto não apanhou a massa toda não largou..
    É isto que os fornecedores devem fazer:
    Façam uma manisfestação à frente da Cãmara para exigirem o pagamento das dívidas..ou então telefonem como fez a Vasconcelos..ou será que só os Vips se safam, nós os que estamos a arder com o papel, a presidente não nos liga nenhuma...? É só promessas e nada...

    ResponderEliminar
  38. Anónimo7.3.10

    Para recuperar a economia, há que saber onde se gasta mais e são mais do que as mães...

    "Tachos, Cunhas e Corrupção
    3 Milhões em 6 dias Sr. Loureiro?
    3500€ sem fazer NADA!
    64 mil euros em almoços
    8600€ de subsídio de desemprego...
    Aeroporto para roubar mais
    Aumentos de 200% a Gestores Públicos
    Boas Rendas Pá
    Bárbara X Carrilho.... até eu casava.
    Carlos Veiga Anjos a 95 Mil...
    Catroga reformado UI UI UI
    Certiel
    Coelhone com tumor
    CP.......é só chefes!
    Deputados gastam 3,5 Milhões...
    Desajustes Directos
    Despedido e indeminizado......e novamente contratado!
    Em Braga é que há Tachos
    Eu faço as obras C******
    Exonerada....e nomeada!!!
    Extinta DGV recruta pessoal
    Extinta há 2 anos IGAE recruta funcionários
    Família Sampaio
    Ferreira do Amaral tem olho
    Filha de ex-minitro Adida em Londres a 9000€
    Fundos é com ele
    Genros e Enteados da Edite
    História de Valentim Valentão
    IVA a 21% ou 20% é igual
    Jorge Vasconcelos a 12.000 sem trabalhar
    Luís Filipe Vieira beneficiado por quem?
    Marques Mendes reformado
    Na Galp é que é...
    Narciso & Valentim
    Neide, de "amiga" a Coordenadora de Departamento
    Nomeação de Pai para filho
    Orçamentos dos Gabinetes dos Ministros
    Paulo Teixeira Pinto recebe fortuna pq?
    Promoveu a mulher c/ aumento de 500€
    Promoção pelo mérito de estar 8 anos sem lá ir
    Prémio - Gestor do ano
    Quem roubou o Boavista?
    Reformitas I
    Reformitas II
    Rendimentos do Conselho de Estado
    Subsídio de Habitação dos Políticos
    Só isso Cavaco?
    Só mais 207 reformas milionárias
    Vasco Franco reformado...
    Vencimentos dos Políticos"

    http://democraciaemportugal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  39. Anónimo7.3.10

    "Etiquetas: Reformas Chorudas

    Salter Cid (SIM, é mesmo esse o nome. LOL) trabalhou 6 anos na PT ou Marconi...
    Reclama agora que a sua reforma não está correcta.

    17.900€ por mês é pouco, segundo o Sr.
    É que trabalhar 6 anos é muito duro para poder gozar uma reformita tão pobrezinha.

    Coitado do homem.
    Vamos abrir uma conta solidária para ajudar este pobre reformado.
    Quem alinha?"

    http://democraciaemportugal.blogspot.com/2008/06/este-queria-maisos-lobospor-uma-reforma.html

    PS: O Tiago é ganda maluco, vai lá vai, hehehehhehe

    ResponderEliminar
  40. Anónimo7.3.10

    "Vamos criar um movimento: voto nulo.
    Vejo por mim: estou revoltado com estes chulos que nos tratam por parvos. E sinto-me parvo por ter votado.
    A solução seria a seguinte: não se abster, porque isso é entregar o ouro ao bandido. Ir votar, sim, mas nulo. O voto nulo é um voto válido, ao contrário da abstenção. Se houver uma maioria de votos nulos os politicos não teem legitimidade para ir para o paralamento nem governar, terão que marcar novas eleições com programas claros de governação verdadeira, pragmática, um pouco como o PRD mas com técnicos pragmáticos e com biografia limpa de corrupções.
    Que acham? Outra ideia é fazer uma base de dados destes chulos e quando vierem as eleições denunciá-los. Isto sim que seria uma revolução. Prá frente. Nota: não avante, porque esses tb estão ocupados nos tachos e nas jogadas de venda dos trabalhadores."

    http://democraciaemportugal.blogspot.com/2008/06/este-queria-maisos-lobospor-uma-reforma.html

    ResponderEliminar
  41. Anónimo7.3.10

    Também vi e gostei muito. A Joana Vasconcelos fez uma leitura correcta do "espírito" do enxoval e sublinhou a força, a independência e a dignidade das Mulheres de Nisa, para além da sua capacidade criativa. Realçou a beleza e autenticidade do nosso artesanato, contribuindo para a sua divulgação.

    Mas.....há sempre um mas, o que o País ficou a saber é que toda essa riqueza cultural está em vias de desaparecer por falta de continuadores. Esperemos que os responsáveis, Poder Local e Escola, tenham estado atentos às palavras carregadas de bom senso das Artezãs, que lamentavam o estado a que se chegou.

    Há alguma disciplina na escola sobre tão importante matéria? Pergunto eu. Qual o estímulo que a Autarquia oferece à juventude para a aliciar neste campo? Pergunto também.

    É a identidade das nossas gentes que está em causa, como na peça foi - e muito bem - referido.
    Com o fim deste artesanato único morrerá muito da alma nizorra.

    Esperemos que ainda haja tempo para inverter a situação. Todos o desejamos.

    Um de Nisa (o original)

    ResponderEliminar
  42. Anónimo7.3.10

    O SABER NÃO OCUPA LUGAR. QUEM É JOANA VASCONCELOS?

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    (transcrição)

    Joana Vasconcelos (Paris, 8 de Novembro de 1971) é uma artista plástica portuguesa contemporânea, considerada como uma das mais marcantes da última década. Formou-se no AR.CO, em 1996. Trabalha frequentemente com a escultura e a instalação. A sua mais famosa obra, Nectar pertence à Colecção Berardo e está exposta no Museu Colecção Berardo, instalado no CCB. Muitos dos seus trabalhos estão patentes em colecções privadas europeias. Na Bienal de Veneza, em 2005, a artista representou Portugal com A Noiva.[1] Já ganhou diversos prémios, incluindo o concurso do Museu Berardo.

    Em Fevereiro de 2008 irá inaugurar na Pinacoteca de São Paulo, o projecto "Contaminação", descrito como "um corpo têxtil, colorido, disforme e tentacular".

    Em 30 de junho de 2009, uma das suas obras intitulada "Coração Independente Dourado" foi leiloada na Christie's por 192 mil euros. A peça foi arrematada por uma coleccionadora britânica anónima, que a emprestará ao Museu Berardo, em Lisboa. (Fim de transcrição).

    ResponderEliminar
  43. Anónimo7.3.10

    O espírito do "enxoval" foi bem sublinhado?

    Sim, o das pobres, (e ainda assim sem estar explícito) das que bordavam à luz do candeeiro depois de uma dura jorna de trabalho no campo! Para poderem vender tantas e tantas horas de magia e de encanto!
    A fim de poderem contribuir para a compra de uma casinha...estas, faziam-no por gosto, é verdade, mas também por necessidade!

    Tanta mágoa por terem de se disfazer de bens tão preciosos feitos de suor e lágrimas, e de dor pela perda do objecto de sua criação...

    Mas havia sempre quem comprasse: os pais das ricas, que ainda hoje guardam autênticos tesouros que compraram às pobres que por necessidade lhos venderam por "tuta e meia"....

    Esta é a verdadeira história das artesãs de Nisa!
    Esta sim encerra em sim mesma a alma lutadora destas mãos de fada, valentes sim, independentes? Não, submissas à tradição de vender sem prêço justo o fruto da sua arte.

    Claro que esta faceta realista da nossa arte não se revelou no filme... apenas o seu lado poético como é próprio dos artistas... e claro, o marketing da artista Vasconcelos a retirar benefício próprio.

    Que tal ter-se mostrado a beleza decorativa, (no vestuário, na decoração do lar) na envlovência religiosa dos altares, na sua faceta instrumental de ruralidade,e porque não na sua adaptação às exigências da vida contemporânea...?

    Que tal conseguir circuitos de comercialização para nichos de mercado exigentes, no mundo da moda e das artes decorativas?

    UM DE NISA (mesmo cão de Nisa!)

    ResponderEliminar
  44. Psicologo8.3.10

    Sabem porque é que se vai perder tudo?

    Porque a educação dos tempos modernos está virada para o intelecto e deixou por completo o manual.
    As escolas debitam informação abstracta e querem que as nossas crianças "absorvam como esponjas" as matérias. É um caminho que não vai acabar bem.
    Desde que o conhecimento entra na cabeça até que chega às mãos ( só assim se pode produzir algo) demora algum tempo ( é variável de individuo para individuo), as últimas três gerações foram vitímas deste sistema. Como consequência temos uma geração que só sabe falar e não sabe fazer nada ( como os politícos), lembro que quem não sabe fazer não consegue mandar ( bem...claro!).
    Temos de por de lado esta altivez de quem tudo sabe ( mal) e voltar ao método manual ( lembram-se das escolas industriais?).
    Todas as pessoas que ainda fazem algo, dizem sempre que aprenderam na maior parte dos casos com familiares ( nunca ouvi nenhum caso, em que diga que foi na escola que aprendeu).

    "De pequenino é que se torce o pepino", este provérbio revela bem o que deve ser feito.

    ResponderEliminar
  45. joao quinteiro8.3.10

    oh margarida tou a ver que este ano nao vem nada de jeito ( mais uma vez ) a nisartes ..........assim sou obrigado a ir ao optimus alive ver FAITH NO MORE E ALICE IN CHAINS que chatice , pena é que o autocarro da camara so sirva para algumas coisa e so para algumas associaçoes , ja que eu uma vez "pedi" o autocarro para organizar uma excursao a um festival de verao para levar os jovens que por sua vez os pais nao permitem que vao sozinhos e assim seria um bom motivo, claro que foi negado.... nao devemos ser todos contribuintes.

    ResponderEliminar
  46. Anónimo28.5.10

    "não esquecendo as gerações mais velhas que já estão saturadas de tanta martelada!" o que? a terceira idade já tem as festas da terra e raramente lá vão, e nós (a juventude) só temos a Nisartes e querem nos tirar isso que é só o que temos (a nossa boa música) . quem é que vem? terceira idade ou juventude? está bem que a terceira idade não gosta , mas também não aproveitam as outras oportunidades que têem, e pensem nas pessoas que vêm de fora.

    ResponderEliminar
  47. Anónimo21.7.10

    Estou fora...mas sou filha de Nisa e é com muito gosto que vou à Nisartes sempre que esta se realiza. Este ano não se vai realizar...é pena! Pois é uma boa maneira de divulgação da terra.
    É pena não apostarem na recuperação do centro histórico que está literalmente a cair onde poderia até se fazer um feira mediaval como em Óbidos e onde existissem lojas a vender os produtos da terra....mas enfim é a crise! Sabe bem em Lisboa ouvir...olha estive em Nisa a ver o concerto X e diverti-me imenso!!! Sei que as Câmaras não têm verbas...mas é pena acabar com uma feira que começava a ganhar nome....

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...