domingo, 21 de fevereiro de 2010

Os Filhos de Nisa perguntam: ADN


O que é a ADN?
Tem sido fundamental a criação desta associação?
Nisa precisa de uma associação de desenvolvimento?
Afinal qual é a polemica em torno da ADN?

Gostaria que se falasse na ADN em si.
Obrigada!

88 comentários:

  1. Doa a quem doer!22.2.10

    Bem este tema é tremadamente complexo, dependendo de que lado da barricada se encontra o individuo que formula a sua opinião em relação á ADN.
    Do meu ponto de vista e á primeira vista a ADN, não é mais do que uma estrutura para empregar um grupo de amigos que se prevê inutil e inqualificado com aptência por se julgarem mais do que são. Isto resumidamente, porque se a ADN visa o desenvolvimento do concelho de Nisa procurem respostas aptas e pessoas capazes para resolver problemas, se possivél do nosso concelho, para evitar a mais do que evidente desertificação e fuga dos jovens relembrando o fluxo do forte exôdo rural de anos atrás,e os responsaveis dos nosso concelho ( Câmara e ADN ou CâmarADN, não sei onde começa uma e acaba outra... ) provocam aos poucos mas de forma maciça aquele que é o exôdo rural do século XXI, acabando por afastar os jovens com raizes no concelho para fora dele albergando novos trabalhadores que ou namoram com uma prima da tia do irmão ou porque os jovens do nosso concelho tem que ser os artesãos porque as qualificações dos nossos não fazem sentido.Pfff.
    Uma associação de desenvolvimento faz todo o sentido mas com alicerces diferentes e sustentados e com pessoas capazes e audazes para se afastarem do óbvio e procurarem novas formas de inovar. Os "doutores de meia estaleca" que não são mais do que licenciados, muitos dos quais sem competencia e definição para os cargos que ocupam.
    Por fim, os projectos são bons, vistos como "trailers", aparentam mas não têm qualquer eficácia. A dignificação de uma associação cujo o objectivo é desenvolver e os impetos de desenvolvimento se mantém estagnados e até mesmo em retrocesso não têm qualquer valor e não faz sentido absolutamente nenhum.
    Pessoalmente, não conhecia a ADN nem o seu funcionamento nem estrutura. Pois bem, fui a uma entrevista de emprego para duas vagas para técnicos superiores de desporto. Eu sou licenciado em Desporto, ou Recém-licenciado se assim o preferirem, porém desde a apresentação do juri da entrevista até á parte final foi para mim irrisório, porque como ja tinha ido a uma dezena de entrevistas de emprego e fácilmente constatei que "os fatos de treino" já tinham sido comprados antes da selecção dos candidatos, ou seja, já as vagas estavam preenchidas mesmo antes de abrir o concurso para as vagas, de certeza! Mas isso não é algo que estranhe no nosso concelho e em Portugal, o factor "C" CUNHA!Porém deveriam ser mais discrectos e "pretender", ao menos, que a igualdade de oportunidade ainda existe e é prevista por lei, mas a lei não reina no Reino da ADN onde reina a "lei da terra nos olhos" ao zé povinho.
    Acabando como comecei, eu vejo a ADN de fora, porque não quero, não preciso e porque me vou , tristemente, embora do meu concelho, de onde só saí para fazer a lincenciatura que ao que parece é pouco e que " o meu perfil não se encaixa" porque nem conheço os problemas do concelho ou terá sido porque não pediram sequer o certificado de habilitações (?!) ,em busca de emprego e de uma vida longe das minhas raizes, sendo só mais humilde exemplo das caminhadas das fornadas de jovens que "abalam" da nossa terra, uns porque assim o desejam e outros porque são empurrados por "pretenders" que têm pouco interesse pelo concelho. Paguem o que devem.
    Cumprimentos Margarida, Parabéns pelo Blog, e obrigado pelo post!LOL

    * PRETENDER - Aquele que finge. Ser abundante na politica do concelho nisense.

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  2. http://va.vidasalternativas.eu/?p=2000

    Entrevista ao Director da Associação, Vitor Camarneiro, sobre a ADN

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  3. Tira Picos22.2.10

    sugestão:
    Porque não se cria na ADN os vários gabinetes que são urgentes para que Nisa cresça?
    -Gabinete de apoio as pequenas ou grandes empresas que se queiram aqui criar...
    -Gabinetes de comunicação.
    -etc...

    Um a parte,
    O Jornal de Nisa é uma treta...se dependesse de mim levava uma grande volta.É util, mas actualmente é tudo menos isso.Tirando os desabavos da "campanha azul" é mais util qq um dos blogues de Nisa...

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  4. Beato Filipe22.2.10

    O sr. camarneiro está indiciado como arguido num processo judicial pela venda do edifício dos CTT de Coimbra.Perante a situação, que foi neste blog amplamente divulgada, o sr. camarneiro pôs o lugar à disposição, não se demitiu e a direcção da ADN por UNANIMIDADE, segundo o mesmo cavalheiro na auto entrevista que fez ao jornal que controla, decidiu mantê-lo em funções.
    Ora, a presidente da ADN é a presidente da Câmara e que fique bem explícito, É A PRESIDENTE DA CÂMARA não a cidadã Gabriela Tsukamoto. Tendo estes factos sido tornados públicos depois das eleições autárquicas e da tomada de posse dos eleitos, urge perguntar:
    1 - Em nome de quem tomou a representante da Câmara - entidade que de acordo com os Estatutos da ADN tem direito a veto - a decisão de manter o director da ADN?
    2 - Em que reunião do executivo foi tomada a deliberação acerca do voto da Câmara nesta situação?
    3 - Quem representa, afinal, a Câmara na ADN e quem explica, à luz da legalidade, esta situação bizarra?

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  5. Meus queridos filhos de Nisa:
    Deixei publicar este comentario. Que fique bem esclarecido.Este post é sobre a ADN e não sobre o que se passa na vida pessoal de quem lá trabalha.Diz-se por ai que o homem até tem feito qualquer coisa e isso é que devemos debater por aqui...se for provado que na outra situação é culpado já se sabe que tem as malas aviadas...agora, se for mesmo inocente, ninguém tem direito a vir falar de uma pessoa que ninguém conhece bem...
    Penso que aqui neste blog ate ja se falou de mais!Mas isso são outros "quinhetos paus" que quem teve culpa fui eu...
    Este post chama-se ADN e é sobre isto que se deve falar, para que fiquemos esclarecidos sobre o que é a ADN e eu ainda estou na mesma...

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  6. Anónimo22.2.10

    Vai sempre além da minha, talvez ingénua, compreensão tentar perceber, sobretudo, as questões que se colocam neste blogue em forma quase de referendo. É óbvio e sabendo nós até demais onde queremos chegar com estes devaneios qual a questão que "ganha", não coloquei as ásperas porque é uma citação mas por saber que não ganha nada. É assim que são as coisas. É normal num blogue que seja mais visitado por aqueles que pensam da mesma maneira, daí achar um pouco absurdo a votação. E não vale a pena estarem já a pensar que não é assim porque Nisa inteira vem cá e tal porque sabemos bem que é mentira. Discordam? Então comparem o número das votações com os habitantes de Nisa. Não estou aqui a escrever para ninguém em particular, atenção, ninguém mesmo. Só acho piada, e piada vem acompanhada de ironizo, que só se dê ao trabalho de falar mal. Claro que já idolatraram muita gente, não meto a questão, mas muita gente que tenha os mesmos ideais, se é que lhes posso chamar isso. Talvez possa, talvez não. Passemos à frente. Venho aqui porque há pouco numa conversa de café estavam a comentar que o blogue estava muito parado, o que despertou a minha curiosidade. O blogue está parado porque finalmente se deixou de falar tanto mal deste ou daquele? Talvez. E também não vale a pena dizer que não porque quando li que os que gerem este blogue não se responsabilizam pelos comentários que aqui são feitos fez-me rir, novamente, de forma irónica, porque sei de muitos comentários anónimos que não são aceites. O que me leva a uma outra questão, quais são afinal os comentários que não são aceites?, os de ideias contrárias não são, já sabemos, são apenas os que vos convém? Seja lá qual for a finalidade da má língua. E não, não acho que o blogue deva acabar, mas um pouco mais de bom senso já ganhava.
    Dispenso comentários de retorno, daí o comentário ser anónimo.

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  7. Doa a quem Doer!22.2.10

    Ó filha a ADN surge sobre a alçada da câmara e é uma associação que deseja promover o desenvolvimento do concelho de Nisa, porém é uma entidade teórica sem qualquer substância nem eficácia no tratamento de processos que sustentem e potencializem o desenvolvimento do concelho de Nisa.
    Na minha opinião, eficácia nula e nessecidade apenas para criar alguns postos de trabalho, uns para cidadãos comuns e outros para fazer funcionar a máquina partidária vá se lá saber de que partido, e ainda para se controlar o jornal de Nisa a belo prazer de quem por ele pode ser incomodado.
    Continuarei por aqui!

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  8. Para o anónimo das 15:53:
    Filha não!Pai só tive um e mãe também!
    Para o que não quer retorno, o das 15:50. Está muito enganado no que toca a basear-se em:
    - Nisa inteira cá vem - é normal que analizando que Nisa é uma Vila envelhecida e analfabeta (21% da população), é normal que idosos e pessoas que nem escrever sabem cá venham...
    - Um grupo que concordam sempre - principalmente para a "arte de falar mal" e com aspas, fica ja a saber que vem aqui gente muito bem formada e isso provoca uma certa "urticária", como é obvio!
    - Não publico comentários que tenham questões pessoais e que na da tenham a ver com o post em questão.
    - Também não publico asneirada!
    -Também não publico quem usa este blogue para tentar persuardir a população.Para isso já têm meios que vos chegue.
    - O blogue não está parado!Simplesmente a minha vida não é só o blogue...
    - Estou a tentar não permitir que o blogue entre no descalabro que entrou há uns tempos atrás...as pessoas que eram postas em causa, eu percebi que deixaram de ser importantes e que não merecem que eu, nem ninguém perca tempo com elas... Estão com saudades de audiência?!Escrevam, publicitem...vocês ate pode fazer isso de borla!O que eu queria provar, eu provei...que é a vossa falta de escrupulos e a vossa irresponsabilidade...o resto agora é só festa!
    - Festa porquê?!Porque quero ajudar e promover Nisa!
    NISA IMPORTA-ME...VOCÊS NÃO!
    Mas volte sempre :)

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  9. UM NISENSE LÁ DE FORA CÁ DENTRO22.2.10

    Pro senhor da votação, meta lá os pc's todos da ADN e de todas as empresas que conhece a votar que eu prometo não por os 2500 da empresa onde trabalho!

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  10. Anónimo22.2.10

    Olha lá o Doa a Quem Doer n percebi uma coisa mas a ADN deve-te €????? dizes no 1º comment pra pagarem a kem devem....

    GATO DAS BOTAS

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  11. Anónimo22.2.10

    Margarida quem são os "vocês" a que se refere?
    É que quando afirma o seguinte: "Também não publico quem usa este blogue para tentar persuardir a população.Para isso já têm meios que vos chegue.", e depois veicula a ideia de que há o Nós e os Outros, e que esse Outros são o lado escuro, sem identificar claramente o quê, quem, porquê...e outros quê...mostra-se um pouco incoerente. Parece usar este blogue para persuadir a população de uma forma dúbia contra os ditos "Outros". Compreenderá melhor o que o anónimo quereria dizer com o seu comentário se o desligar dos Outros a quem atribuí se não todos, a grande parte dos males deste Concelho.

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  12. Beato Filipe22.2.10

    Não percebo porque raio haverá indivíduos sem criatividade para criar um nick e têm que utilizar o dos outros...o comentário atrás citado não corresponde à minha pessoa, apenas agradeço que "invente" um nick de forma a não andar aqui a criar confusões com os outros...
    Falando acerca do que o post nos remete acho que Nisa merece uma Associação de Desenvolvimento. Tenho ouvido determinados comentários que dá-me a impressão que as pessoas é que não querem sequer saber o que se faz na ADN. Se o que se faz por lá é tudo bem feito? Talvez seja como em tudo...há o bom e o menos bom. Mas para que o menos bom seja corrijido há que haver por parte da população sugestões e ideias para que se façam actividades que sejam lucrativas à população. Mas essa população anda mais ocupada em falar mal e sem conhecimento do que por lá se passa. Também não concordo muito em a ADN ser proprietária de um órgão de comunicação social como o é do Jornal de Nisa. Mas para isso teria que haver iniciativa por parte de alguém em criar uma empresa e fazer do Jornal de Nisa um órgão totalmente isento e que fosse ao encontro das notícias realmente relevantes do ponto de vista informativo. Este novo Jornal é bem melhor que o anterior, pelo menos que não seja o aspecto gráfico, mas fica muito aquém do que é um Jornal local em que tem imensas lacunas no dever informativo. Noticiam-se muito mais coisas pelos blogs do Concelho de Nisa do que propriamente pelo Jornal, órgão este que apenas divulga as festas, obras municipais e gentes do concelho.

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  13. Anónimo22.2.10

    Acho que se forem ao sítio - http://www.adnisa.org/index.php?pagina=home - indicado podem ver o que é a ADN, quem são os seus responsáveis e associados, o que faz e tenciona fazer entre muitas outras coisas.

    E assim sem demagogia barata conseguem a resposta às vossas questões. E aí podem discurdar ou concordar com o que bem entenderem.

    Pelo menos é o que eu tenciono fazer antes de vir para aqui descarregar veneno e falar daquilo que desconheço.

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  14. Economista22.2.10

    Se a presidente da Câmara deixou" as contas públicas a derrapar ( várias vezes se ouviu dizer que ela é quem manda, não adianta agora dizer o contrário), como estarão as contas da ADN?

    E resultados, onde estão?

    Quem são os formados que lucraram com os cursos dados pela mesma?

    Onde estão os projectos da dita associação ao serviço da população?

    E o mais importante, o retorno de possíveis investimentos?

    Também eu gostava de saber!

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  15. Anónimo22.2.10

    DIRECÇÃO

    Gisela Portalete Victor Camarneiro Gabriela Tsukamoto (CMN) Rumo - A. D. E. S. C. de Amieira do Tejo Carla Heitor (APEE de Tolosa)
    Vice-Presidente Vice-Presidente Presidente da Direcção Vice-Presidente Vice-Presidente


    Já agora alguém pode informar das remunerações pagas? ou é segredo?

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  16. Anónimo22.2.10

    Porque é que a direcção têm 4 vice-presidentes? Terei bebido e não me lembro,lol.

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  17. Anónimo22.2.10

    Associados

    N.º Designação Tipologia
    1 Câmara Municipal de Nisa colectivo
    2 ADIP – Associação para o Desenvolvimento de Ideias e Projectos colectivo
    3 Associação Fernão Mendes Pinto colectivo
    4 Rumo – Associação Desenvolvimento Económico, Social e Cultural de Amieira do Tejo colectivo
    5 APTOS – Associação de Pais e Encarregados de Educação da Freguesia de Tolosa colectivo
    6 TERNISA - Termas da Fadagosa de Nisa, E.M. colectivo
    7 Maria Gabriela Pereira Menino Tsukamoto singular
    8 Victor Manuel Forte Camarneiro singular
    9 Luis Miguel Cardoso Correia singular
    10 Mário Luis Maia Condessa singular
    11 Gisela Maria Coelho de Sá Portalete singular
    12 Rui Manuel Severino Marques Almeida singular
    13 Maria Gabriela Cardoso Dias singular
    14 Paulo Jorge Pereira Bagulho singular
    15 Ana Maria Louro singular
    16 Maria do Carmo Figueiredo Dinis Vieira Louro singular
    17 Maria Teresa Gordo Godinho Nunes Monteiro dos Santos singular
    18 Paulo José Casimiro Felício singular
    19 Ermelinda Dias Martins singular
    20 José Dinis Samarra Serra singular
    21 Ana Maria Bragança da Costa singular
    22 Ana Rita da Fonseca Alves singular
    23 Maria Antónia Farinha Louro singular
    24 Cooperativa Agrícola Tolosense colectivo
    25 Rosinda Maria Freire Pimenta singular
    N.º Designação Tipologia
    1 Câmara Municipal de Nisa colectivo
    2 ADIP – Associação para o Desenvolvimento de Ideias e Projectos colectivo
    3 Associação Fernão Mendes Pinto colectivo
    4 Rumo – Associação Desenvolvimento Económico, Social e Cultural de Amieira do Tejo colectivo
    5 APTOS – Associação de Pais e Encarregados de Educação da Freguesia de Tolosa colectivo
    6 TERNISA - Termas da Fadagosa de Nisa, E.M. colectivo
    7 Maria Gabriela Pereira Menino Tsukamoto singular
    8 Victor Manuel Forte Camarneiro singular
    9 Luis Miguel Cardoso Correia singular
    10 Mário Luis Maia Condessa singular
    11 Gisela Maria Coelho de Sá Portalete singular
    12 Rui Manuel Severino Marques Almeida singular
    13 Maria Gabriela Cardoso Dias singular
    14 Paulo Jorge Pereira Bagulho singular
    15 Ana Maria Louro singular
    16 Maria do Carmo Figueiredo Dinis Vieira Louro singular
    17 Maria Teresa Gordo Godinho Nunes Monteiro dos Santos singular
    18 Paulo José Casimiro Felício singular
    19 Ermelinda Dias Martins singular
    20 José Dinis Samarra Serra singular
    21 Ana Maria Bragança da Costa singular
    22 Ana Rita da Fonseca Alves singular
    23 Maria Antónia Farinha Louro singular
    24 Cooperativa Agrícola Tolosense colectivo
    25 Rosinda Maria Freire Pimenta singular

    http://www.adnisa.org/index.php?pagina=associados

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  18. Ambrósio22.2.10

    Indiciados há muitos...inocentes a maior parte, culpados só os que estão com os "pés para a cova", este país é uma pedra, hihihihihihihihi

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  19. Anónimo das 16:57
    O que quis dizer foi que estou um pouco cansada de se aproveitarem de mim para dizerem tudo o que lhes vai na alma uns aos outros escondendo-se em anonimatos para depois darem-me as culpas a mim...
    Recebo mails a falar mal de toda a gente. Uns a falarem mal da CDU e quem faz parte do partido. Do PS e quem faz parte do partido. Do PSD e quem faz parte do partido. Não assinam, enxovalham-se...eu feita parva publico e depois deparo-me com o quê?! Como as pessoas que falam mal a beber cafe e umas minis e a dizerem que o blog é uma vergonha.Que és isto ou aquilo, todos muito amiguinhos quando quem fala mal são eles próprios. Aquilo que escrevo assumo!Existem muitas pessoas a virarem-me a cara na rua por comentários que aqui aparecem que jamais seriam escritos por mim!Tal e qual está a fazer agora...
    Os partidos partidos têm acesso à comunicação social.Usem esses meios para isso e não este blogue...
    Por vezes deixei-me influenciar e dei a cara porquem não tem coragem para enfrentar quem gosta menos, o que foi um erro...
    estou a tentar corrigi-lo e está visto que ninguém quer que o faça!Continuam os ataques!Não tenho nada contra a ADN. E acho que Nisa não devia estar dispersa por tantas associações e perdoem "rock's". Precisamos de união para podermos trabalhar todos em conjunto. E é explicito com tantos meios e fins que isso não acontece.Não sei o que é a ADN e continuo sem perceber, pois nesta representam-se e defendem-se coisas que outras também o fazem...
    É urgente explicar ao povo o que é, o que faz, se tem estado a dar resultados precisamente para acabar esta guerra e luta desmedida que se vê em Nisa.Afinal queremos uma Nisa desenvolvida ou não?!Desculpem-me!Mas com tanta espada apontada assim não vamos lá e acreditem que eu quero ajudar e até me estou a esforçar...qual é o problema agora relativamente à minha pessoa e ao blogue.Decidam-se porque eu já me decidi e não vou fujir da minha idéia!O que conta é Nisa!Se Nisa tem uma associação de desenvolvimento é para o criarmos!
    Tão simples quanto isto!

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  20. Zé cabra22.2.10

    Eu já revirei o site (http://www.adnisa.org/index.php?pagina=associados) de fio a pavio, mas não encontro as remunerações, ou são todos voluntários?

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  21. Anónimo22.2.10

    boa noite, na minha opiniao a ADN nao passa de mais um trem de cozinha para pessoas que nada fazem pelo desenvolvimento do concelho, como diz o nome da associaçao...........onde ta o desenvolvimento?????????? em relaçao aos cursos ministrados seriam bons se houvesse saidas profissionais para as pessoas que la andam, mas o que mais me choca e nao vejo ninguem a fazer nada contra , é que quando as pessoas sao selecionadas para um curso fazem entrevistas e tudo o mais , mas ha uns tempos atras abriu um curso de culinaria que so poderia ter 10 formandos,e quanto ao que sei nao houve entrevistas e as inscriçoes que seria limitas a 10 foram para os senhores que la trabalham e para os amigos, que depois de confecionarem os pratos tambem os comiam, se fosse um curso de carpintaria ou pedreiro ou trabalho duro de certeza que "esses doutores" nao se inscreviam. logo ai se ve a credibilidade da ADN

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  22. Anónimo23.2.10

    Como se explica que formandos de um dos cursos ministrados pela ADN chamado de Auxiliares de Lar e Apoio à Comunidade tenham feito o estágio numa IPSS de Nisa andando a guardar vacas e a marcar sobreiros? Se foi para isso a formação que tiveram mais valia que o chamassem de Auxiliares de Apoio às Actividades Bovinas.

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  23. Anónimo23.2.10

    Anónimo de 23 de Fevereiro de 2010 00:40

    Tiras-te me as palavras da boca!
    O mais interessante é que enquanto essas pessoas cumpriam o estágio e as ordens dadas no estágio, os orientadores de estágio (neste caso o das vacas e dos sobreiros) andava a passear na carrinha..
    Se for assim, quem mais irá querer tirar cursos na ADN? Credibilidade? Onde?! Na minha opinião está a desenvolver bastante Nisa..mas pela negativa.

    Um de Nisa bem atento...

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  24. Zé cabra23.2.10

    O que depreendemos é que neste país os politícos são todos mentirosos compulsivos ( têm um bom mestre...), e cantam a uníssono ( para não cairem): - Somos muito bons, connosco a vila vai mudar ( mas já lá andam há 40 anos ), agora é que vai ser. Quem é que ainda vai nesta?

    O dinheiro que paga todos os oredenados dos incompetentes, dava bem para investir em postos de trabalho!

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  25. Anónimo23.2.10

    Se os nisenses tivessem metade da garra dos madeirenses ( perdoem a sinceridade ), isto ia para a frente!

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  26. Inscrições até dia 26 de Março
    ATL Férias da Páscoa do Projecto Envolver de 29 de Março a 9 de Abril
    Limite de inscrições 25 Crianças/Jovens
    Destinatários prioritários do Projecto
    Para Crianças/Jovens (a partir dos 6 anos)
    Horários: De Segunda a Sexta das 09h00 às 17h30
    Actividades: Expressão Plástica, Jogos Aquáticos, Desporto, Saídas/Passeios, e muito mais...
    Local: Associação de Desenvolvimento de Nisa

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  27. 9, 10 e 11 de Março
    Com Tiago Pires e Ricardo Vitoriano


    O Workshop terá uma vertente teórica seguida de componente prática para todos os participantes.
    Horário: das 20h00 às 22h00
    Dia 09 - Maquilhagem
    Dia 10 - Penteados
    Dia 11 - Moda e Estilo
    Local: Associação de Desenvolvimento de Nisa
    Inscrições: até dia 5 de Março (limitadas a 15 participantes)
    Este workshop tem como obejctivo fornecer aos participantes informações sobre como melhorar a aparência, através do uso correcto de maquilhagem, penteados básicos e vestuário, bem como ajudando a identificar as características pessoais de cada participante, como o formato de rosto, do corpo e estilo pessoal.


    1º DIA - MAQUILHAGEM
    Conteúdo Programático:
    - A maquilhagem como marketing pessoal.
    - Preparação da pele no pré maquilhagem.
    - Técnicas de aplicação de cada item de maquilhagem: correctivo, base, pó-facial, sombra, lápis para olhos, blush, lápis para lábios, batom e gloss.
    - Diferentes tipos de maquilhagem: maquilhagem para trabalho, dia e noite e maquilhagem étnica.
    - Combinação de cores e tendências para as estações adequadas.


    2º DIA - PENTEADOS
    Conteúdo Programático:
    - Materiais e utilização de produtos.
    - Técnicas de escova( Básico).
    - Conselhos de maquilhagem e cortes de cabelo.
    - Penteados para festas.


    3º DIA - MODA E ESTILO
    Conteúdo Programático:
    - Vestuário como valorização pessoal.
    - Conjugação de cores.
    - Planeamento e organização do guarda - roupa.
    - Composições e tipos de roupas.
    - Moda e tendências.
    - Tipos de tecidos (texturas).
    Publicada por Antonio Miranda em 23:20
    Etiquetas: Academia das Artes, ADN, Imagem, Styling

    Atelier de Alinhavados
    De 15 de Março a 15 de Junho
    Tem como objectivo a aplicação do alinhavado no vestuário
    Material Necessário: Químico, almofada, dedal, agulhas, linha nº12 (para bordar), linha para alinhavar alfinetes (grandes), tesoura de bicos, peça de roupa que não utilize.
    Processo: Alinhavar (regras básicas)
    Técnicas: Marcar, alinhavar, casear, abrir, tecer, acabamentos, aplicação em tecido
    Inscrições: até dia 12 de Março (limitadas a 15 participantes)
    Horário: das 20h00 as 23h00 (Terça-Feira e Quinta-Feira)
    Mensalidade: 10,00 €
    Local: Associação de Desenvolvimento de Nisa

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  28. http://2.bp.blogspot.com/_FpGz-zNYFSI/S4LSr3aGwHI/AAAAAAAAQWc/MjorZ1tCjyM/s1600-h/modcomg.jpg

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  29. http://2.bp.blogspot.com/_FpGz-zNYFSI/S4LQ9i7_09I/AAAAAAAAQWE/ZefEvfJF6aQ/s1600-h/fashion.jpg

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  30. Olivia Palito23.2.10

    Nisa já tem a ADN criada.É necessário aproveitar e pôr de parte a tecnica do "bota abaixo".
    A unica coisa que não entendo é que raio de habilitações têm certas pessoas que lá trabalham e que estão à frente daquilo.
    Quanto ganham?Andam a viver numa boa e Nisa está na mesma. Portanto, qualquer coisa está mal e nos está a escapar.Há que avaliar bem esta situação. Isto é que dá asas a tantas ideias erroneas ou não sobre a ADN.
    Esses cursos que se fazem por lá a ver ver te^m duas situações a analizar:
    1ª- O facto desses cursos serem remunerados até facilita a vida de quem quer formar-se e tem contas para pagar.
    2ª- Os cursos acabam e não há saidas.
    Das duas uma:
    Ou fazem cursos que venham a estimular a qualificação do povo de Nisa e posteriormente, pondo esse esforço em pratica, vir a ajudar o desenvolvimento de Nisa.
    Ou, se é só para andarem lá e depois não serve para nada, poder-se-á afirmal que a ADN é uma extensão do centro de emprego e Nisa não ganha nada com isso e continuamos na mesma.Apenas estamos a enganar-nos e a "fazer passar o tempo ($) que nos sai a todos dos bolsos!

    Porque não fazem cursos para aprender a fazer queijos de Nisa?
    Porque não fazem cursos para aprender a fazer os nossos bordados?
    Porque não fazem cursos para aprenderem a fazer os feltros tão conhecidos e que todos sabem que darão lucro...?
    Porque não fazem cursos de apicultura tão apreciados em Nisa?
    Porque não fazem cursos de OLARIA PEDRADA?

    Isto sim era desenvolver Nisa meus caros!

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  31. Tenho estado aqui a "roer-me" para falar num assunto que me parece ter uma importância muito especial.
    Assumindo que Nisa tem muitos problemas com droga e alcool penso que seria importante alguém introduzir em Nisa visitas de estudo para os mais pequenos a Clinicas de reabilitação tanto de alcool com drogas, devidamente acompanhados e com paletras. Qual é a intenção?Fazer com que os mais novos percebam que esse não é o verdadeiro caminho e desta forma, concerteza estaremos a reeducar a nossa população. Isso deve ser feito com as camadas mais jovens precisamente para "corrigirmos" nos mais pequenos esta situação que se vive em Nisa há tanto tempo!
    Pode parecer uma ideia absurda. Mas é a enfrentarmos os problemas que os resolvemos. É muito importante que alguém tome conta dos mais novos...está na vossa mão!Eu faço intenções de fazer esta "visita" com o meu filho o mais tardar daqui a um ano.
    Senhora Presidente e senhor director da ADN pensem nisso...

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  32. Zé cabra23.2.10

    As asneiradas que se fazem neste concelho, falam por sí.

    As empresas parceiras que comeram enquanto puderam já foram à vida, agora só fica o povo que vai ter de sobreviver ( se quiser claro)!

    Não será melhor deitar mãos ao trabalho por conta própria e ignorar tanto incompetente?!

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  33. Olivia Palito23.2.10

    Peço desculpa mas achei isto interessante sobre o que estamos a fazer às nossa crianças:

    Artigo de Daniel Sampaio ' MAIS ESCOLA?'
    Quando um aluno entra na escola às 8h e sai às 20h, tem pai/mãe em média 3h por dia. Que geração estamos a criar as nossas crianças...

    Daniel Sampaio

    Merece toda a atenção a proposta de escola a tempo inteiro (das 7h30 às 19h30?), formulada pela Confederação Nacional das Associações de Pais (Confap). Percebe-se o ponto de vista dos proponentes: como ambos os progenitores trabalham o dia inteiro, será melhor deixar as crianças na escola do que sozinhas em casa ou sem controlo na rua, porque a escola ainda é um território com relativa segurança. Compreende-se também a dificuldade de muitos pais em assegurarem um transporte dos filhos a horas convenientes, sobretudo nas zonas urbanas: com o trânsito caótico e o patrão a pressionar para que não saiam cedo, será melhor trabalhar um pouco mais e ir buscar os filhos mais tarde.
    Ao contrário do que parecia em declarações minhas mal transcritas no PÚBLICO de 7 de Fevereiro, eu não creio à partida que será muito mau para os alunos ficar tanto tempo na escola. Quando citei o filme Paranoid Park, de Gus von Sant, pretendia apenas chamar a atenção para tantas crianças que, na escola e em casa, não conseguem consolidar laços afectivos profundos com adultos, por falta de disponibilidade destes. É que não consigo conceber um desenvolvimento da personalidade sem um conjunto de identificações com figuras de referência, nos diversos territórios onde os mais novos se movem.
    O meu argumento é outro: não estaremos a remediar à pressa um mal-estar civilizacional, pedindo aos professores (mais uma vez...) que substituam a família? Se os pais têm maus horários, não deveriam reivindicar melhores condições de trabalho, que passassem, por exemplo, pelo encurtamento da hora do almoço, de modo a poderem chegar mais cedo, a tempo de estar com os filhos? Não deveria ser esse um projecto de luta das associações de pais?
    Importa também reflectir sobre as funções da escola. Temos na cabeça um modelo escolar muito virado para a transmissão concreta de conhecimentos, mas a escola actual é uma segunda casa e os professores, na sua grande maioria, não fazem só a instrução dos alunos, são agentes decisivos para o seu bem-estar: perante a indisponibilidade de muitos pais e face a famílias sem coesão onde não é rara a doença mental, são os promotores (tantas vezes únicos!) das regras de relacionamento interpessoal e dos valores éticos fundamentais para a sobrevivência dos mais novos. Perante o caos ou o vazio de muitas casas, os docentes, tantas vezes sem condições e submersos pela burocracia ministerial, acabam por conseguir guiar os estudantes na compreensão do mundo. A escola já não é, portanto, apenas um local onde se dá instrução, é um território crucial para a socialização e educação (no sentido amplo) dos nossos jovens. Daqui decorre que, como já se pediu muito à escola e aos professores, não se pode pedir mais: é tempo de reflectirmos sobre o que de facto lá se passa, em vez de ampliarmos as funções dos estabelecimentos de ensino, numa direcção desconhecida.

    cont

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  34. Olivia Palito23.2.10

    Por isso entendo que a proposta de alargar o tempo passado na escola não está no caminho certo, porque arriscamos transformá-la num armazém de crianças, com os pais a pensar cada vez mais na sua vida profissional.
    A nível da família, constato muitas vezes uma diminuição do prazer dos adultos no convívio com as crianças: vejo pais exaustos, desejosos de que os filhos se deitem depressa, ou pelo menos com esperança de que as diversas amas electrónicas os mantenham em sossego durante muito tempo. Também aqui se impõe uma reflexão sobre o significado actual da vida em família: para mim, ensinado pela Psicologia e Psiquiatria de que é fundamental a vinculação de uma criança a um adulto seguro e disponível, não faz sentido aceitar que esse desígnio possa alguma vez ser bem substituído por uma instituição como a escola, por melhor que ela seja. Gostaria, pois, que os pais se unissem para reivindicar mais tempo junto dos filhos depois do seu nascimento, que fizessem pressão nas autarquias para a organização de uma rede eficiente de transportes escolares, ou que sensibilizassem o mundo empresarial para horários com a necessária rentabilidade, mas mais compatíveis com a educação dos filhos e com a vida em família.
    Aos professores, depois de um ano de grande desgaste emocional, conviria que não aceitassem mais esta "proletarização" do seu desempenho: é que passar filmes para os meninos depois de tantas aulas dadas - como foi sugerido pelos autores da proposta que agora comento - não parece muito gratificante e contribuirá, mais uma vez, para a sua sobrecarga e para a desresponsabilização dos pais.

    © Copyright PÚBLICO Comunicação Social SA

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  35. Anónimo23.2.10

    A educação emocional é tão importante ou mais do que a educação intelectual.

    As creches não são mais do que "aviários", onde as crianças disputam um espaço e muitas vezes desenvolvem défices emocionais que são poucos os adultos que os percebem. A frustração é uma emoção que acompanha esta nossa geração, muito por falta de acompanhamento adequado e que na adolescência leva à depressão e até ao suicidio.

    Todas as experiências que se adquirem nos primeiros 7 anos de vida, marcam o resto da mesma. Se os traumas forem intensos, podem levar o resto da vida para serem tratados.

    Com a crise económica bem que se podia avançar na implementação de um modelo em que um dos pais que até pode estar desempregado, acompanha os filhos e o ordenado do conjuge que trabalha é aumentado para fazer face à economia familiar.

    Estes pais podem ser aconselhados por outros que optaram por fazer este caminho com sucesso e a sociedade estará a preparar uma nova geração muito mais equilibrada e colaborativa.

    As pessoas tal como as crianças precisam de referências e cabe às organizações disponibilizar estes serviços.

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  36. há coisa de 20 anos mais coisa menos coisa houve um curso de olaria,para formar oleiros e pedradeiras,oleiros eram 3 nenhum está a trabalhr,pedradeiras seriam umas 10 e também nenhuma está a pedrar.Quando os que estão a trabalhar deixarem a olaria pedrada acaba.As pedradeiras ainda aprenderam alguma coisa agora os oleiros nunca aprenderam a fazer nada.De que valeu o curso? Só para reçeber algum ao fim do mes.

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  37. TÁ MARI ZÉ23.2.10

    Então está explicado para que servem os cursos da ADN.Porque quem lá anda, anda pelo dinheiro. Acabam os cursos e acontece o que aconteceu a esse curso de pedrar a que se refere...trabalhar praquecer.
    Eu acredito que esses cursos foram feitos na altura das vacas gordas...como agora é tempo das vacas estarem magras se calhar até funcionavam.Pense lá...

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  38. não funcionavam porque quem ensinava não ensinava tudo, os aprendizes de oleiros não erm capazes de fazer uma peça sozinhos,e as pedradeiras só pedravam se lhes dessem as peças já riscadas ,tal como os aprendizes os "professores" só queriam era o dinheiro ao fim do mes pois era mais esse que entrava.Mas naquele tempo não havia ADN eram cursos de formação mas de formação só tinham o nome.

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  39. Anónimo23.2.10

    Ah tá!Os da ADn são cursos bons porque têm nome!hahahahhaha

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  40. não foi isso que eu quis dizer.Mudam-se os nomes mas a porcaria é a mesma.Aprende-se aquilo que se pode ou ensinam e depois tchau e venham outros,ou antão muda-se de curso e começa-se tudo de novo.

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  41. Filósofo24.2.10

    O ser humano desde que se conhece vive em "perfeito" conflito, e digo perfeito porque senão vejamos: - Qual é a pessoa que procura viver em perfeita harmonia? Poucas, dirão, mas é de facto do equilibrio entre as forças da dualidade que podemos ser felizes.

    Para existir equilibrio na dimensão de dualidade onde estamos, todos os dias devemos procurar estar em harmonia com o próprio clima, o conjuge, os colegas, o patrão, etc.etc.

    O que encontramos?
    É difícil levantar logo de manhã...muitas vezes de mau humor,conflito interior gera conflito exterior, e por aí vai o dia todo de mal a pior.
    Reclama até das coisas boas que têm, porque olha é para o que não têm, vive no passado ou no futuro, mas pouco no presente e assim vai passando pela vida.

    Quem é que gosta da vida que tem? do emprego? do país? dos politícos? etc.ec.

    Quem é que muda o que pode e aceita o que não pode?

    Grande reflexão precisa de se fazer e principalmente grande mudança, o maior problema do português é resistir à mudança, enquanto não se mudar o povo, não se muda o país.

    Enquanto os adultos não mudarem, as crianças de certeza que também não mudam.

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  42. Zorba24.2.10

    Filosofo, muito bem.

    Foi bem profundo e bem real....

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  43. Anónimo24.2.10

    vamos lá a ver uma coisa, ja nao basta a escola aberta das 8.30 as 17.30, sera que daqui a pouco os filhos ficam na escola toda a semana e só vão ao fim de semana a casa, claro que havia pais que iam adorar. os nossos prof. queixam-se e só trabalham 5 hoas diarias, e ganham balurdios em ordenado ,olha se tivessem que trabalhar no minimo as sete horas passavam-se logo o nosso país nao vai para a frente assim .

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  44. Anónimo24.2.10

    Nisa não precisa só de uma associação de desenvolvimento, precisa de várias!!! Pensem nisto, criem alguma coisa que não exista e faça falta, não fiquem pela critica, quantas vezes gratuita e ligeira, acarinhem e apoiem o que temos, custa muito construir alguma coisa por pouco que seja!!!

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  45. Alentejana25.2.10

    Doa a quem doer!
    Aquilo que queres que publique pode dar chatices!
    Se queres que publique dizes quem és e assumes o que dizes...

    A administração

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  46. Pensador25.2.10

    Nisa não precisa de mais organizações, o que precisa é de pessoas honestas, altruistas, criativas e boas gestoras.

    O controle absoluto por pessoas que têm tanta falta de auto estima, prejudica o desenvolvimento, porque só estão preocupadas com o facto de serem "elas que mandam" ( nem imaginam como são gozadas pelos seus pares e odiadas pelo povo), são elas que querem ser idolatradas pelo sucesso dos projectos, mas o facto é que com tanto desespero no controle, nada vingará e é preciso muito mais para sair deste marasmo.

    Todo este processo é uma aprendizagem tanto para os que controlam como para os que são controlados, a seu tempo Nisa mudará ou morrerá, qualquer um destes caminhos será sempre por vontade das pessoas.

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  47. Economista25.2.10

    Os males que existem em Nisa, claro que são da responsabilidade da autarquia, não é preciso ser muito esperto para perceber os jogos politícos da actualidade.

    Quando as coisas correm bem ( diz quem manda ) são louros da autarquia, quando as coisas correm mal, é culpa de...vá-se lá saber de quem?!Do Governo? dos americanos?

    De facto as pessoas que estão no activo são produto desta linha de educação que só têm vindo a piorar(têm entre 40 e 50 anos, são da época pós 25 de Abril, muitas das escolas não tinham professores nem aulas e faziam-se passagens administrativas).

    Para se mudar ou resolver problemas, deve-se fazer um levantamento das situações de forma clara e honesta ( aqui muitas vezes essa análise é apelidada de crítica) mas se assim não for estamos a fingir e a passar tempo).

    Na minha vida profissional conto com centenas de horas de reuniões e a maior parte do tempo que é utilizado com reuniões com portugueses é tempo perdido, fala-se de tudo e mais alguma coisa, nega-se os problemas, porque haverá sempre quem tenha de rectificar comportamentos e isso requer a tão famosa culpa ( por cá parece "peste negra", nunca ninguém é culpado de nada)e a única preocupação dos envolvidos é o interesse próprio nas decisões a tomar.

    Quando se fala nos cursos da ADN o comportamento é igual em grande parte dos cursos por este Portugal fora, são criados com o intuito de criar ocupações para os formadores e não existe a preocupação do objectivo final que é tornar o formando autónomo na sua vida futura.

    Alguém aqui deu uma sugestão de negócio para Nisa, que bastante falta faz: - Criar um parque de campismo rural com parque para roulotes e autocaravanas.
    Já repararam como os estrangeiros são recebidos nesta vila?

    Têm de estacionar no centro sem condições de conforto ou privacidade, um bom acolhimento é algo que fica na lembrança de todo o viajante muito mais quando percorre tantos quilómetros de estrada.

    Vamos ver se a autarquia deixa que algum particular com um bom terreno perto da vila crie este negócio e não seja mais um que queira "abarbatar" para depois não funcionar.

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  48. Anónimo25.2.10

    As pequenas acções podem dar grandes problemas, pelo facto de se ter levado esta sociedade por um caminho consumista para gerar mais dinheiro, levam-se as pessoas a trabalhar mais horas para puderem consumir mais, como trabalham mais,
    não têm tempo para pensar ( nem nas próprias acções, porque é preciso pagar contas), os filhos ficam para segundo ou terceiro plano, o resultado é que muitas pessoas já não conseguem gerir tanto stress e não têm filhos ou ficam-se só por um, para crescer a população portuguesa, precisava de se procriar ao ritmo de 2 ou 3 filhos por casal.
    Neste momento os números dizem que há menos um milhão de jovens do que há 50 anos atrás. Com a ilusão de que vamos crescer para infinito, ainda acabamos povoados novamente pelos árabes, que têm dez e onze filhos!

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  49. Anónimo25.2.10

    A ESCOLA QUE EU SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR

    "O livro relata a experiência inovadora da Escola da Ponte, desenvolvida em Portugal e que conta com mais de trinta anos de existência.
    O educador Rubem Alves ao tomar contato com a escola da Ponte viu a materialização de todos os seus anseios educacionais na medida que, a escola da Ponte apresenta uma prática focada no aluno e em suas necessidades fazendo do espaço escolar um verdadeiro laboratório de novas experiências, onde a relação professor-aluno é repensada e trabalhada não de forma unilateral- eu professor detenho o saber- mas sim dentro de uma relação dialógica onde saberes são trocados e através da experiência concreta e do exercício da responsabilização os alunos tornam-se protagonistas e com isso sentem-se motivados a aprender e fazer novas descobertas.
    Após o autor passar alguns dias em contato com a Escola da Ponte, conversando com professores, alunos e pais, começou a relatar essas experiências através de artigos publicados no Jornal Correio do Povo- em Campinas, artigos estes que foram reunidos neste livro e que expressam todo o encantamento de Rubem Alves com as práticas educacionais vivenciadas na Escola da Ponte.
    A Escola da Ponte, que possui uma equipe sólida pois atua há quase vinte e cinco anos na escola, e totaliza 125 alunos,passou no decorrer dos anos por um processo constante construção coletiva e através do ensaio e errro seus educadores , juntamente com a comunidade criaram as bases de uma proposta pedagógica comprometida com o aluno e o desenvolvimento de sua criatividade, partindo do pressuposto que o aprendizado pode acontecer de forma prazerosa e o trabalho com projetos e pesquisas possibilita a troca constante e o crescimento do espírito investigativo.

    continua...

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  50. Anónimo25.2.10

    continuação...

    Assim , a escola da Ponte não apresenta a clássica divisão de salas de aulas seriadas e nem os espaços são organizados como as escolas tradicionais.Os espaços são amplos, as salas são multisseriadas e o que determina o trabalho pedagógico são os temas escolhidos que possibilitam o agrupamento dos alunos de acordo com os interesses em determinados projetos.O autor relata por exemplo, que existe um quadro na escola onde consta:"tenho necessidade de..." e respectivamente outro que diz:"posso te ajudar", o que estimula a troca constante de saberes e a responsabilização contínua de todos com o seu aprendizado e dos demais colegas.Rubem Alves avaliando essas experiências constata no livro que a escola da Ponte não tem a cidadania como algo a ser atingido, discurso tão comum e corriqueiro na propostas pedagógicas das escolas, mas sim afirma que a escola da Ponte permite que seus alunos efetivamente vivam a cidadania.Um outro exemplo interessante relatado pelo autor é que os alunos maiores produzem textos para os menores estabelecendo assim uma troca entre os alunos sem a rigidez seriada e estanque das escolas tradicionais.
    O encanto do autor por essa experiência dá-se sobretudo pelo fato que ele é um severo crítico das escolas tradicionais e por isso vê a Escola da Ponte, como um experiência autêntica que estimula a inclusão de todos os alunos, agregando valores que permitem a vivência da cidadania e formando alunos considerando sua totalidade e não s fragmentando como normalmente acontece, segundo o autor, as escolas organizadas nos moldes tradicionais.
    O livro A ESCOLA QUE EU SEMPRE SONHEI SEM IMAGINAR QUE PUDESSE EXISTIR retrata a crença de Rubem Alves de que o aprendizado pode ser uma processo prazeroso e que experiências como essa devem ser estimuladas, valorizadas e sobretudo divulgadas para que os educadores sintam-se motivados a agregar novos valores as suas práticas, é portanto ,uma tentativa do autor de contagiar educadores para que promovam mudanças voltadas para um aprendizado mais lúdico, prazeroso e que promova a vivência da cidadania e que esta seja vista, não como algo abstrato, mas sim como algo concreto que pode e deve ser desenvolvido nas escolas."


    Este é um livro fantástico de um professor fantástico que é Rubem Alves.


    Tive a oportunidade de falar com algumas pessoas para adoptarem este projecto em Nisa e responderam-me de imediato que não servia, sem conhecerem o assunto nem sequer se preocuparem em investir algum esforço a tentar.

    Fiquei elucidado, de que o que existe é preguiça e muito desrespeito pelos nossos filhos!

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  51. Anónimo25.2.10

    "Instrumentos pedagógicos
    Definição dos Direitos e Deveres - a cada ano, os alunos decidem democraticamente, na Assembleia de Escola, os direitos e deveres que consideram fundamentais para aquele ano.
    Assembleia de Escola - atividade que reúne todos os alunos e professores, na qual são discutidas, analisadas e votadas medidas para problemas na escola, de forma democrática, solidária, respeitando as regras e visando ao bem comum.
    Comissão de Ajuda - é formada por quatro alunos nomeados para resolver os problemas mais graves colocados na Assembleia. Dois desses alunos são escolhidos pelos membros da mesa da Assembleia Geral e outros dois pelos professores. As decisões dessa Comissão se guiam pelos direitos e deveres definidos pelos alunos, que se comprometeram a respeitar o estabelecido.
    Debate - tem caráter mais informal que as Assembleias e acontece todos os dias - exceptuando-se os dias de Assembleia Geral -, possuindo duração de trinta minutos. Destina-se à discussão sobre o que se fez durante o dia de trabalho, através de jogos de perguntas e respostas. É nessa ocasião que são preparadas as Assembleia.
    Biblioteca - ocupa o espaço comum, da área aberta da Escola, e serve como espaço de encontro e de pesquisa.
    Caixinha dos Segredos - local destinado ao desabafo das crianças, que ali depositam seus segredos, que muitas vezes revelam as razões da chamada indisciplina.
    Caixinha dos Textos Inventados - local sempre disponível a receber as criações textuais imaginativas dos pequenos.
    Eu Já Sei - faz parte do objetivo de desenvolver a autonomia dos alunos, partindo do processo de auto-avaliação. A criança então escreve seu nome numa lista, informando que já considera que aprendeu e está pronta para ser avaliada por um professor. Só então esta avaliação se processa.
    Eu Preciso de Ajuda - a criança é estimulada a buscar todas as fontes possíveis de informação que estão a seu alcance antes de pedir ajuda. Esgotando suas possibilidades, o aluno pode escrever seu nome numa das listas dispostas em diversos locais da escola. Posteriormente, um professor organiza pequenos grupos de estudo para esclarecer o assunto com quem tem dúvidas.
    Professor Tutor - o professor tutor acompanha de perto um grupo de 8 a 11 alunos, os quais monitora o trabalho individualmente e faz reuniões sistemáticas uma vez por semana, mantendo também um contato estreito com os encarregados de educação.
    Grupos de responsabilidade - cada aluno e a maioria dos orientadores educativos são responsáveis por algum aspecto do funcionamento da escola. Os grupos reúnem-se uma vez por semana para resolver alguns assuntos e elaborarem propostas para decisão em Assembleia. Algumas das responsabilidades atribuídas aos grupos são:
    Assembleia e Comissão de Ajuda;
    Terrário Jardim;
    Clube dos Limpinhos;
    Refeitório;
    Arrumação e Material Comum;
    Direitos e Deveres;
    Biblioteca;
    Jornal;
    Correio e Visitas na Ponte;
    Jogos de Mesa;
    Computadores e Música;
    Desporto Escolar;
    Recreio Bom;
    Murais, Mapas de presença e Datas de Aniversário.


    Associação de pais
    No início de cada ano, todos os Encarregados de Educação participam do encontro de apresentação do Plano Anual da escola. Ao longo do ano letivo, os projetos são avaliados mensalmente, com o contributo dos Encarregados de Educação. Em Portugal, a "Associação de Pais da Escola da Ponte" é uma referência a nível nacional."


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_da_Ponte

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  52. Anónimo25.2.10

    "Estrutura
    A escola encontra-se numa área aberta. Os alunos formam grupos heterogêneos, não estando classificados, agrupados ou distribuídos por turmas nem por anos de escolaridade que, na prática, não existem. Não há salas de aula mas sim espaços de trabalho, onde não existem lugares fixos. Essa subdivisão foi substituída, com vantagens, pelo trabalho em grupo heterogéneo de alunos. Do mesmo modo, não há um professor encarregado de uma turma ou orientador de um grupo; em vez disso, todos os alunos trabalham com todos os orientadores educativos.

    A escola está organizada por 3 núcleos:

    Iniciação
    Consolidação
    Aprofundamento
    Os orientadores estão organizados por dimensões:

    Artística
    Identitária
    Linguística
    Lógico-matemática
    Naturalista"

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_da_Ponte

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  53. Anónimo25.2.10

    Neste como noutros casos nem é preciso ser muito criativo, basta pesquisar quem faz coisas bem feitas e copiar!


    PACHECO, José. Escola da Ponte – Formação e Transformação em Educação. Vozes Editora.


    Escola da Ponte


    Histórico
    "Contei sobre a escola com que sempre sonhei, sem imaginar que pudesse existir. Mas existia, em Portugal...Quando a vi, fiquei alegre e repeti, para ela, o que Fernando Pessoa havia dito para uma mulher amada: 'Quando te vi, amei-te já muito antes...' "

    Rubem Alves

    A instituição surgiu na década de 1970, do desejo de se fazer uma escola que respeitasse as diferenças individuais dos alunos.

    Em 1976, as respostas a algumas interrogações deram origem a profundas mudanças na organização da escola, na relação entre ela, instituição, e os encarregados de educação dos alunos[1] e nas relações estabelecidas com diferentes parceiros locais.

    [editar] Cronologia
    1976 - a instituição conta com cinco pólos escolares (escolas primárias e jardim de infância);
    1980 - inaugurado um novo edifício (tipologia: escola de área aberta, tipo P3);
    1997 - início do processo de autonomização relativamente ao Ministério da Educação – Agrupamento de Escolas;
    2001 - indicação como "Escola Básica Integrada" (em princípio até ao 9º ano);
    2005, Fevereiro – Firmado Contrato de Autonomia com o Ministério da Educação (única instituição a ter esse estatuto, durante muitos anos, no país);
    2005-2006 - Finalmente, Escola Básica Integrada – até ao 9º ano de escolaridade (3o. Ciclo)"

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Escola_da_Ponte

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  54. Anónimo25.2.10

    ...

    "O modelo da Escola da Ponte se expandiu por outras unidades do ensino público de Portugal? E nas escolas particulares?

    J. P. - Há muitos professores que, após terem visitado a nossa escola, ou nela terem feito estágios, introduziram alterações em suas práticas. Também há escolas do ensino público e escolas particulares (dentro e fora do nosso país) que se inspiraram no modelo da Ponte e desenvolvem projetos muito semelhantes.




    http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2132&cd_materia=1123

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  55. Economista25.2.10

    Aqui fica um contacto para possíveis parcerias.



    Sobre Medi-Iberian- Consultoria E Comércio De Produtos Tradicionais, Lda
    A MEDI-IBERIAN é uma empresa portuguesa que tem como atividade principal, a exportação de produtos alimentares de grande qualidade para o mercado de exportação.Desenvolvemos parcerias, tanto com produtores, como distribuidores a nível internacional, para alcançar os nossos objectivos: promover os produtos portugueses de qualidade.

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  56. Economista25.2.10

    Complemento à informação sobre Medi-Iberian

    Medi-Iberian- Consultoria E Comércio De Produtos Tradicionais, LdaRua Dos Industriais Nº4 R/C Dto, Lisboa, LISBOA 1200

    p: 00351213904209 f: 00351213904209

    http://www.mediberian.com

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  57. Economista25.2.10

    Aqui fica mais uma empresa com quem podem fazer negócio.

    Aproveitem que os meus serviços estão em voluntariado, hihihihihihihi


    www.tartesios.com/cabazes

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  58. Anónimo25.2.10

    Achas que esse Doa a quem doer é capaz de dar a cara...?????
    Depois pode tb doer a ele. LOL
    Pois pk nunca se sabe..... é como tenho dito sempre hoje inimigos amanha melhores amigos...
    Pode fugir o tachinho desse menino....
    LOL Doa a quem Doer LOL mas a mim é q não me vai doer nada.... eheheheheheh

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  59. Anónimo25.2.10

    Estao quase a chegar as férias da pascoa , a nossa querida "LUDOTECA" DA CAMARA MUNICIPAL DE NISA esta fechada , na adn so se podem inscrever 25 crianças com mais de 6 anos , as que tem menos de 6 anos nao merecem nada , pois tinhamos sempre a LUDOTECA aberta durante as ferias pois era uma mais valia para muita gente. Principalmente para os miudos com menos de 6 anos, e não só, pois nas ferias do verao tem que se pagar se queremos os nossos filhos na ADN enquanto na ludoteca sempre foi gratuito ter lá os nossos filhos. Não esta correcto fecharem a ludoteca para a ADN poder lucrar. Por favor pensem nas crianças que tem menos de 3 anos ou entao pensem que nem todos os pais sao doutores que possam pagar as ferias na ADN.

    ResponderEliminar
  60. Anónimo25.2.10

    De 15 de Março a 15 de Junho
    Tem como objectivo a aplicação do alinhavado no vestuário
    Material Necessário: Químico, almofada, dedal, agulhas, linha nº12 (para bordar), linha para alinhavar alfinetes (grandes), tesoura de bicos, peça de roupa que não utilize.
    Processo: Alinhavar (regras básicas)
    Técnicas: Marcar, alinhavar, casear, abrir, tecer, acabamentos, aplicação em tecido
    Inscrições: até dia 12 de Março (limitadas a 15 participantes)
    Horário: das 20h00 as 23h00 (Terça-Feira e Quinta-Feira)
    Mensalidade: 10,00 €
    Local: Associação de Desenvolvimento de Nisa

    ResponderEliminar
  61. 25 de fevereiro de 2010 das 14 : 42

    É só para lhe dizer se isto que escreveu é verdade, tem toda a razão e este comentario deveria ser comentado por todos com o intuito de fazer ver à nossa autarquia o que está a fazer...Já agora essas tais crianças (25), não são mais porquê?
    Não ha gente suficiente a trabalhar na ADN para poder abranger mais crianças?!

    ResponderEliminar
  62. Anónimo25.2.10

    isto cada vez está pior! eu não sabia que tinha acabado a ludoteca. Porquê só 25 crianças?! É só para os filhos dos senhores doutores?? Onde isto vai parar....depois dizem que as crianças são isto e são aquilo. Na juventude, dizem que são drogados e bebados. Estão a estragar o futuro dos nossos jovens, sendo a infancia uma das fases mais importantes para a formação de personalidade de um jovem. Por exemplo, se tiver um ambiente estimulante, vai aprender a conviver. E que tal umas assinaturas para voltar a abrir o espaço?

    Um de Nisa...que ainda é do tempo da ludoteca e é totalmente a favor da existencia de uma ludoteca em Nisa!

    ResponderEliminar
  63. não sei se o que vou escrever é asneira mas acho eu que a ludoteca funciona no cinema, como há obras nesse espaço talvez seja por isso que está fechada.

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  64. Anónimo26.2.10

    No comentário sobre o número disponível de crianças a receber pela ADN, voltamos ao cerne da questão, afinal a familia está disposta a investir tempo com as crianças ou não?

    Se alguém aprendeu alguma coisa com os comentários relacionados à educação, percebe que o melhor para as crianças é ficarem em ambientes o mais possível perto da família e participar nas actividaes diárias dos adultos só assim vão aprendendo.

    Hoje é comum mandar os miudos ( aos gritos ) para fora da cozinha ou das oficinas, como sendo locais com objectos perigosos, quando eles têm 15 e 16 anos querem que eles trabalhem e aí não conseguem nada.
    Se têm avós, tios, primos, etc., aproveitem a convivência e a aprendizagem, não se queixam de que ninguém sabe ser oleiro ou bordadeira? Pois a razão é mesmo essa, de pequenino é que se aprende.

    Em grupos nas ludotecas ( nunca devem ser mais de 10), o que fazem? Muitas vezes ver televisão (o que é incorrecto), ou estão a brincar com coisas que nem sequer são apropriadas para a idade.

    O melhor de facto são actividades ao ar livre, o concelho é privilegiado em relação às cidades e não tira partido disso.

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  65. Anónimo26.2.10

    O meu filho costuma ir para as actividades da ADN o que se paga nem é por ai além comparando com o que se paga nos grandes centros urbanos tipo 250€ (um caso que conheço muito bem) a comparar aqui com 30€ a diferença é muita, mas pronto enfim.
    E não sou Doutora nem pra lá caminho.
    Mais uma coisa na Ludoteca também só aceitam muidos apartir dos 3 anos de idade e que não usem fralda. não se paga é verdade, mas será que alguem me pode dizer o que fazem todo o dia com as crianças, sempre fechadas dentro de 4 paredes?
    Eu já por lá passei e sei o que estou a dizer, e digo-vos prefiro pagar os 30€ e o meu filho vai a piscina, vai ao pavilhão, vai fazer piqueniques, vai a viagens tipo Zoológico. Será que os 30€ são tão mal empregues????
    Eu prefiro pagar os 30€, agora cada pai ou mãe é que tem que ver.


    Um encarregado de educação preocupado

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  66. Anónimo26.2.10

    Quando era pequena não havia ludotecas, nem adn's....não havia qualquer tipo de actividades organizadas para que nos tempos de férias os miudos deixassem de ser "um fardo" para os pais que trabalham. E ambos os meus pais trabalhavam.
    Eu brincava com os meus vizinhos, quando pequena ficava com familiares ou mesmo com vizinhas que estando em casa se encarregavam dos miudos do bairro, numa atitude de reforço de comunidade como só se consegue em sociedades unidas. Isto hoje vê-se cada vez menos, por falta de disponibilidade, mas principalmente por perfeito egoísmo.
    Mas adiante...o apontar o dedo à ADN por oferecer um serviço que é útil a todos e cujo preço que possam cobrar se se mantiver dentro de outras iniciativas do género não me parece nada absurdo, comparativamente a outros gastos supérfluos então. E o número máximo de 25 miudos não me parece nada mau, só quem nunca trabalhou com crianças pode achar que são poucos. Só se canalizarem todos os técnicos da ADN (com ou sem formação para trabalhar com crianças) para ocuparem as crianças todas do concelho. Roça o absurdo esta reclamação.
    A ludoteca em termos de espaço está fechado, de momento, porque não reunia as condições para se trabalhar em segurança. Acho muito bem que se reclamem outras actividades de ocupação de tempos livres das crianças, e há tantas outras instituições cujo objectivos passam por aí também. Mas não apontem o dedo como se o tempo das nossas crianças fossem exclusiva responsabilidade de entidades que não as suas próprias famílias. GOstei muito do texto que aqui foi postado via comentário do DAniel Sampaio. Era bom que se retira-se daí alguma aprendizagem.

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  67. Anónimo26.2.10

    A ludoteca encontra-se fechada porque o espaço fiou adquirido para o coro zethoven que ensaia 1 vez por semana. Os 30 euros que se paga á ADN pode nao ser muito para alguns mas para outros é, pois com o desemprego que existe no concelho é complicado . As actividades na ludoteca sao muito variadas desde jogos , a pintura a brincar ao faz de conta ao ver filme, e quem esta lá a tomar conta, por vezes no verao chegam a ser 40 crinaças, faz das tripas corãção para que todos fiquem satisfeitos, até existe teatro feito pelas crianças mais velhas. As actividades da ADN dizem que são boas, pois são a ida para a piscina todo o dia e quando chegam a casa parecem lagartos é optimo ou entao andarem pelas ruas ás 15 horas com um calor abrasador sim senhora isso é muito melhor, ao menos na LUDOTECA estao no fresco , tentando as assistentes operacionais dar o seu melhor para que essas crianças passem um bom bocado brincando com os seus amigos, porque o brincar faz muita falta ao desenvolvimento da criança. Bem haja.

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  68. Há pessoas que a vida delas deve de ser uma grande tristeza...
    Não sabem dar valor a nada...
    Só tenho de apoiar o comentário de 26/02 das 10:32, venham para uma cidade onde por uma semana de ATL se pagem 45€,POR SEMANA.
    Comparando com os 30€ por mês, só não vai quem não quer, e se o interesse das pessoas aumentasse talvez a ADN se adapta-se à procura, afinal penso que têm instalções para isso.
    Os meus filhos já lá estiveram um mês, no verão e adoraram e este ano irão novamente, só não vão na páscoa, porque têm actividades extracurriculares, pagas e não podem faltar...
    Não se esqueçam que há certos pais que deixam os meninos por necessidade , no caso na ludoteca, mas também há aqueles que para não os aturarem os vão lá pôr e os outros que os aturem... Isso aconteceu muito na escola de música da Soc. Musical Nisense até que começaram a cobrar, muito pouco, mas o sufeciente para seleccionar quem estava interessado em aprender mesmo e os que iam só para passar o tempo.

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  69. Anónimo26.2.10

    Tudo muito bem, pode nao ser dinheiro mal empregue, é verdade, mas o número de 25 crianças...Deveria ser mais..

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  70. Anónimo26.2.10

    "... Os 30 euros que se paga á ADN pode nao ser muito para alguns mas para outros é, pois com o desemprego que existe no concelho é complicado..." Se os pais estão desempregados porque não ficam com os filhos e desenvolvem actividades com eles?

    O que a ADN devia organizar, era um curso para ensinar a ser mãe e pai, isso é que dava mesmo jeito nesta terra.

    Também de cultura geral, boas maneiras, etc,etc,. Não é pelas novas oportunidades e outros que as pessoas melhoraram, mas com estes quem sabe?!

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  71. Doido varrido26.2.10

    Ele há, blogers mesmo criativos, hihihihihihhihi


    "Especialistas e Qualificações dos Centros Novas Oportunidades em 2010

    Especialista de Fluxos de Distribuição – (paquete)
    Supervisora Geral de Bem-Estar, Higiene e Saúde – (mulher da limpeza)
    Coordenador de Fluxos de Entradas e Saídas – (porteiro)
    Coordenador de Movimentações e Vigilância Nocturna – (segurança)
    Distribuidor de Recursos Humanos – (motorista de autocarro)
    Especialista em Logística de Combustíveis – (empregado da bomba de gasolina)
    Assessor de Engenharia Civi – (trolha)
    Consultor Especialista em Logística Alimentar – (empregado de mesa)
    Técnico de Limpeza e Saneamento de Vias Públicas – (varredor)
    Técnica Conselheira de Assuntos Gerais – (cartomante/taróloga)
    Técnica em Terapia Masculina – (prostituta)
    Técnica Especialista em Terapia Masculina – (prostituta de luxo)
    Especialista em Logística de Produtos Químico-Farmacêuticos – (traficante de droga)
    Técnico de Marketing Direccionado – (vigarista)
    Coordenador de Fluxos de Artigos – (receptador de objectos roubados)
    Técnico Superior de Recolha de Artigos Pessoais – (carteirista)
    Técnico de Redistribuição de Rendimentos – (ladrão)
    Técnico Superior Especialista de Assuntos Específicos Não Especializados – (político)"


    http://www.ideiasparanegocios.com/

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  72. Doido varrido26.2.10

    "Comprar Cabelo no Brasil

    Não sei o que se passa no Brasil, mas a quantidade de pessoas a querer Comprar Cabelo Humano não pára de aumentar.

    Como já vem sendo hábito, divulgo aqui as últimas tendências de pesquisa na Internet, para que possam ter novas ideias, criar ou adaptar o vosso negócio às necessidades dos utilizadores.

    As variedades vão desde o cabelo liso preto ao loiro claríssimo natural.

    Depois não digam que não avisei…"

    http://www.ideiasparanegocios.com/

    Este é um negócio muito em voga na India e começa a ser procurado por cá também, quem têm cabelo saudável e bonito, pode vende-lo para perucas.

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  73. Doido26.2.10

    "Os Melhores Sites sobre Ideias de Serviços com o Computador.
    Continuando a divulgar sites com Ideias Para Negócios, aqui vai mais uma pequena lista. Os sites sobre Ideias de Serviços com o Computador.

    Há muitas Oportunidades para aproveitar!!!

    www.infoempresas.com.pt
    www.capitalsemente.pt
    empreendedorismoms.wordpress.com
    cdi.blogsebrae.com.br
    www.iapmei.pt
    www.biblioteca.sebrae.com.br
    mundosebrae.wordpress.com"

    http://www.ideiasparanegocios.com/

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  74. Anónimo26.2.10

    Para serem mais que 25 crianças, teria de existir um espaço com condições para acolhê-las, porque está frio e chuva. Não percebem que têm que existir condições?!... Só falam do que não sabem!!!

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  75. Anónimo27.2.10

    Se não sabemos alguém pode esclarecer, ou não?!

    De certeza, é coisa, que até adoram fazer!

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  76. Anónimo27.2.10

    MEU AMIGO SE OS PAIS ESTAO DESEMPREGADOS É OBVIO QUE TEM QUE IR A PROCURA DE TRABALHO,SE ACHAM QUE A ADN TEM ACTIVIDADES TAO BOAS PORQUE SERA QUE NO VERAO A LUDOTECA CHEGOU A TER MAIS DE 30 CRIANÇAS DIARIAMENTE, E MUITAS ESTAVAM INSCRITAS NA ADN MAS NAO QUERIAM IR,EXISTE REGISTO DISSO,AS INSTALAÇÕES DA ADN ATÉ SAO OPTIMAS BARRACÕES EM TELHA VAO, FALO PORQUE SEI, E NEM TODOS OS PAIS PODEM TIRAR FERIAS NO VERAO E É IMPOSSIVEL OS PAIS TEREM 2 MESES E MEIO DE FERIAS PARA PODEREM ESTAR COM OS FILHOS O TEMPO TODO DAS FERIAS DO VERAO DA ESCOLA, ERA BOM ERA .

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  77. Anónimo1.3.10

    “Alargamento do cemitério é a obra mais premente”diz o presidente da junta de Alpalhão. “Não prometi nada durante a campanha, mas a minha principal preocupação é o alargamento do cemitério, pois só temos 13 sepulturas libertas. E se lhe disser que temos cerca de 200 pessoas com mais de 80 anos e destas, 50 com 90 anos e mais fico apreensivo.”
    O presidente da junta fica apreensivo e eu fico muito triste pois é um grande exemplo do estado de desertificação em que se encontra o nosso concelho, estamos a caminhar para onde….extinção, não há trabalho não se cria trabalho estão se a formar pessoas na A.D.N. para fazer o quê, se depois não existe emprego. Está toda a juventude a fugir, temos de exigir responsabilidade a quem nos governa como a que é possível em dois mandatos da actual presidenta não ter sido criado praticamente nenhum posto de trabalho privado, no concelho.
    Margarida devias de fazer um post sobre desertificação e abandono do concelho.

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  78. Anónimo1.3.10

    "é como tenho dito sempre hoje inimigos amanha melhores amigos..."

    Tenho andado a pensar neste comentário e é bem verdade...quando vejo a Alberto João Jardim "adorar" o Sócrates.
    Os opostos ( será que eram mesmo opostos?) atraem-se, lol

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  79. Anónimo2.3.10

    Este blog parece o muro das lamentações.
    Ignorância, juízos de valor, afirmações virulentas....e alguns posts de valor.
    Quanta energia negativa!
    Já agora, testem os contadores das sondagens!.
    VAMOS ACTUAR POSITIVO.

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  80. Anónimo3.3.10

    "Candeeiro funcional em vias de ser substituído por outro candeeiro funcional, tudo pago pelos nossos impostos
    A travessa entre a Alameda da Universidade e a Faculdade de Ciências está em intervenção desde antes das eleições autárquicas e onde cada sub-empreiteiro consegue destruir o trabalho do que o antecedeu.



    O País está de tanga, assim nos é dito todos os dias - e bem o sentimos!
    Mas quando muda um director-geral, ou o presidente dum instituto público, renova-se de imediato a frota automóvel, o parque informático, toda a decoração dos gabinetes e toda a imagem institucional da chafarica. E o que antes existia acaba por desaparecer sem se saber como. Com um pouco de sorte, umas poucas centenas de milhares de euros (dos contribuintes) bastam para fazer a festa.
    Com os espaços públicos passa-se o mesmo. Ou temos anos e anos de abandono, sem qualquer manutenção ou reparação, até as coisas chegarem à lástima total e, então, vá de gastar fortunas para requalificar (eufemismo significando obras faraónicas ou, em alternativa, os inqualificáveis monos do estilo Ars Municipalis), ou então, no bom exemplo da direcção-geral e completamente inexplicável à luz da lógica economicista em que nos obrigam a viver, são todas aquelas situações em que o novo, ou ainda operacional, é deitado fora para ser substituído por outro que faz exactamente o mesmo.
    Entretanto necessidades mais prementes ficam por satisfazer, talvez porque inglês não vê ou os compadres não se dedicam a esse ramo de negócio."


    http://artederoubar.blogspot.com/


    Andaram todos na mesma escola, como é que o dinheiro há-de chegar?

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  81. Anónimo3.3.10

    "MESTRIA DUVIDOSA

    Depois de um primeiro-ministro com uma licenciatura tirada a um domingo, o novo Governo do PS conta agora, também, com um Mestrado instantâneo. Ostenta-o, precisamente, a ministra da Educação, a ficcional Isabel Alçada. A triste história conta-se em poucas linhas. Nos idos da década de 80, a então licenciada em Filosofia concorria a um lugar de professora adjunta numa Escola Superior de Educação – mas, para não perder o comboio das promoções, precisava de um Mestrado. Solução rápida: frequentar, na Universidade de Boston, durante dois curtos mesinhos, um curso de Verão de “Masters”. Com a proverbial ignorância dominante na máquina universitária, este “Masters” transformou-se facilmente num “Mestrado”. E assim foi reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação, esse mesmo que Alçada agora tutela. Nada disto seria grave (embora já fosse indigno) se a novel ministra não tivesse a seu cargo a decisão final sobre licenciaturas, mestrados e doutoramentos alheios. Com que moral julgará Alçada (que, a propósito, é Vilar de apelido, pois casada com o antigo ministro socialista Rui Vilar) quando um qualquer chico-esperto lhe exigir uma equivalência igual àquela com que foi socialisticamente bafejada?


    http://www.min-edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Governo/Perfis/Pages/MariaIsabelGiraodeMeloVeigaVilar.aspx

    Porreiro pá! Começamos bem."

    http://maisevora.blogspot.com/2009/11/as-aventuras-num-portugal-conhecido.html

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  82. Anónimo3.3.10

    Desculpe-me que este comentário parece não ter nada a ver com Nisa ( é só mais uma maneira de "desviar" verbas ), mas é tão engraçado que vale a pena ler, hihihihihihihi


    "Ligações Sábado, Novembro 21, 2009
    Corre entre o pessoal da PSP

    (Foto roubada)


    Todos correm riscos menos os Patrulheiros!



    No nosso novo estatuto o Decreto Lei 299/2009, no Art. 103, n.º 1, determina que o suplemento especial de serviço seja atribuído ao pessoal com os cursos de especialização adequados ao exercício de funções em posto de trabalho em condições mais exigentes de penosidade, insalubridade e desgaste físico agravado…



    À luz desta definição “trabalho em condições mais exigentes de penosidade, insalubridade e desgaste físico agravado”, pus-me cá a pensar em que condições os diversos serviços da PSP laboram.
    E aqui vão os pensamentos de um simples Patrulheiro:

    DIC:
    Passar o dia sentado no gabinete em frente ao computador a ouvir testemunhas das 09:00 às 17:00
    Aparecer nas ocorrências mediáticas, depois do Patrulheiro as resolver, e ficar com o serviço, para a comunicação social dizer que foi a Investigação Criminal que resolveu o caso.

    Contacto com o cidadão: Bastante, mas apenas no interior da Esquadra.

    Riscos: Cair do sofá á noite enquanto dorme.
    Problemas nos pulsos, derivados da utilização excessiva do computador.
    Risco de despiste, por falta de visão devido aos cabelos compridos.
    Perder a farda ou correr o risco da mesma já não lhe servir por não a vestir há vários anos.
    Ter que andar sempre a especificar que é da Inv. Criminal, para não ser confundido com um Patrulheiro da PSP, mas sim com a PJ.
    Fazer uma rusga no bairro sem dizer nada a ninguém, fugir para a EIC e deixar que o Carro de Patrulha que passou a seguir no bairro, sem ter conhecimento de nada, fosse apedrejado por retaliação.

    Veredicto do Estado: condições de trabalho muito penosas, subsídio = € 149,33


    CI:

    Patrulhar as praias no Verão e a zonas comerciais no Natal.
    Policiamento nos Estádios.
    Incursões esporádicas nos bairros só para mostrar a carrinha.

    Contacto com o cidadão: médio, e apenas à distância do bastão.

    Riscos: Lesões a jogar futebol ou a puxar ferro.
    Fazer uma carga no meio do bairro, retirar para o quartel da Ajuda, e deixar que os Patrulheiros da esquadra do bairro sofressem as retaliações.

    Veredicto do Estado: condições de trabalho muito penosas, subsidio = € 283,80


    Cinotecnia:
    Dar de comer ao cão.
    Lavar o canil à mangueirada.
    Passar a tarde a brincar (treinar) com o cão.
    Fazer demonstrações nas escolas e nas paradas militares (policiais).

    Contacto com o cidadão: reduzido e apenas à distância, durante as demonstrações.

    Riscos: Apanhar pulgas.
    Ser infectado com a raiva.
    Chegar a casa a cheirar a cão.
    Perder o brinquedo favorito do animal.
    Deixar que o cão morda um Patrulheiro durante um policiamento desportivo.

    Veredicto do Estado: condições de trabalho muito penosas, subsídio = €283,80

    continua...

    http://artederoubar.blogspot.com/

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  83. Anónimo3.3.10

    ...continuação


    "CIEXSS:

    Brincar com o robot telecomandado no valor de vários milhares de euros, que faz o trabalho todo à distância.
    Fazer demonstrações nas escolas e nas paradas militares (policiais).

    Contacto com o cidadão: reduzido e apenas à distância durante as demonstrações.

    Riscos: Atropelar um menino com o robot telecomandado durante uma demonstração na escola
    Estragar o robot telecomandado.
    Ferir um Patrulheiro no curso das Técnicas de interv. Pol. e Tiro, porque andou a montar armadilhas e “bombinhas” para assustar e em vez de tomar atenção ao que fazia estava com pressa de se esconder para se rir da figura dos outros.

    Veredicto do Estado: condições de trabalho muito penosas, subsídio = €303,02


    CSP:
    Conduzir o VIP e a família ao trabalho e aos passeios de domingo.
    Passar a noite nos mesmos hotéis 5 estrelas onde o VIP se aloja.
    Pedir que os patrulheiros da esquadra da área tomem conta do carro e do hotel onde vai dormir.

    Contacto com o cidadão: só com os VIPs.

    Riscos: Já não saber da farda e correr o risco da mesma já não lhe servir por não a vestir há vários anos.
    Alguém reparar que o fato “Calvin Klein” afinal é da Kalvim Clen
    Esquecer-se dos óculos escuros em casa.
    Ir para a night com o Santana Lopes e ter que ser ele a trazer o carro.
    Passar a noite a dormir no quarto de hotel e nem se aperceber que o Patrulheiro que ficou na rua de posto fixo, evitou sozinho, juntamente com os acarta malas do hotel, que os manifestantes invadissem o hotel, até chegar apoio.

    Veredicto do Estado: condições de trabalho muito penosas, subsídio = €331,53

    Patrulheiros:
    Policiamento apeado e postos fixos ao frio e à chuva.
    Circular nos carros de Patrulha e deslocar-se sempre a toda e qualquer chamada seja ela qual for.

    Contacto com o cidadão: sempre.

    Riscos: Efectuar serviço, regularmente sozinho, ou em patrulha dobrada.
    Meter-se no meio das desordens.
    Sofrer emboscadas.
    Fardamento de alta visibilidade para ser mais fácil escolher o alvo a abater.
    Sofrer todo o tipo de retaliações.

    Veredicto do estado: condições de trabalho sem qualquer tipo de penosidade, insalubridade ou desgaste físico agravado?! Subsídio= €0



    O que dirão os amigos e familiares dos nossos malogrados colegas, Felisberto Silva, assassinado em 04/02/2002 na Avenida D. João V na Damaia, Irineu Dinis, de 33 anos assassinado em 17/02/2005 na Cova da Moura, António Abrantes de 29 anos e Paulo Alves de 23 assassinados em 20/02/2005 no bairro de Santa Filomena na Amadora e o Chefe Sérgio Martins, de 49 anos assassinado em 11/12/2005 em Lagos.

    Ou ainda mais recentemente e felizmente com um desfecho mais favorável, os nossos colegas Sérgio Sousa e Joaquim Batista alvejados em 05/07/2009, no bairro de Santa Filomena, na Amadora.



    Será que isto não são condições de trabalho, em condições exigentes de penosidade, insalubridade e desgaste físico agravado…

    Então o Patrulheiro, que é quem leva com a MERDA toda, não se enquadra nesta definição?!

    Eu não quero com isto, dizer que só a patrulha é que merece ou que só a patrulha é que trabalha, mas daí até nos deixarem completamente de fora, isto é um insulto aos milhares de Polícias da Patrulha que todos os dias, trabalham nas condições que todos sabemos...

    Quando o cidadão, que precisa de ajuda, liga para o 112, que Policias lá vão? Já era altura de nos darem valor.




    Isto é uma obra de ficção e sátira, qualquer correspondência com casos e pessoas da vida real é pura coincidência."

    http://artederoubar.blogspot.com/

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  84. HOJE ESTOU MESMO DOIDO3.3.10

    "Parece que tou a ver o filme:

    Sócrates – Armando, sai lá de cena por uns meses, pá. Porque assim estás a dar cabo da cara do PS.
    Armando Vara – Mas pá, e depois?? Como é?
    S. – Deixas passar uns meses. Nós arranjamos o tacho com a Justiça, ficas ilibado e voltas.
    AV. – Mas oh, pá! e o dinheirinho que perco.
    S. – Não seja cretino, pá! Depois metes uma acção contra o Estado. Ganhas uns milhares acima do que ganharias como gestor.
    AV. – Garantes isso, pá?
    S. – Garantido, pá!...
    AV. – Então tá bom, pá. Amanhã vou pedir a suspensão do cargo. Até é bom, tou a precisar de umas feriazitas.
    S. – Assim é que é, pá! És um socialista de coração.
    AV. – Sabes bem que pelo partido eu faço tudo. Aliás, das luvas que eu recebo, dou sempre 20 por cento para o partido.
    S. – Eu sei, pá! Não és o único e nós agradecemos essas dadivazinhas...
    AV. – Oh, pá. Então até ao meu regresso, que espero seja breve. Arranja maneira de o meu caso passar à frente do da casa pia e dos outros todos.
    S. – Tá certo, pá! Até outro dia.

    FIM da 1ª parte
    (A segunda não tarda muito)"


    http://maisevora.blogspot.com/2009/11/as-aventuras-num-portugal-conhecido.html


    "O PS faz lembrar aquele masoquista que diz ao sádico:
    - Bate-me!
    E ao qual o sádico returque:
    - Não!..."


    http://artederoubar.blogspot.com/


    HIHIHIHIHIIHAHAHAHAHAAHHEHEHEHEHHEHE

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  85. Doido4.3.10

    "Inquéritos Parlamentares
    Nova Fantochada – Novo Roubo
    Democratizado por Mentiroso . 3.3.10
    0 comentários democráticos
    Etiquetas: A escória que nos governa, Civismo, Democracia, incompetência, Indignidade

    O parlamento é a lavandaria nacional, o palco de todas as fantochadas, o lugar onde se reúnem os rascas ignóbeis que fazem leis de tarados e outras mais espertas para garantirem a impunidade dos roubos e outros crimes dos políticos. Criam duas classes de cidadãos: a dos escravos e a dos criminosos impunes, e chamam-lhe democracia. Sede da maledicência e da pulhice, da luta pelo tacho em que tudo vale.

    São estes palhaços – componentes das associações de criminosos em que os partidos de oligarquias mafiosas se constituíram – os autores das autênticas fantochadas que lá vemos, protagonistas ordinários pelo que lhes ouvimos, onde expressam claramente a sua baixeza de sentimentos pervertidos e princípios de gente infame, abjecta e obscena.

    Há quem se refreie em chamar-lhes aquilo que são. Pudor desapropriado e mal colocado. Se os tratarmos como os honestos e merecedores de consideração, então somos hipócritas, estamos a negar a diferença, inequivocamente considerando ambos do mesmo modo. Este procedimento é uma desonestidade para com os raros honestos, para além da patente hipocrisia, desconsideração e ultraje para aqueles que forem assim comparados a essa canalha rasca de ladrões, parasitas, incapazes, pedantes, arrogantes, etc. É indecente e indecoroso colocar os poucos dignos no mesmo plano dos indignos ou vice-versa.

    continua...

    Este e outros artigos também publicados nos blogs do autor (1 e 2)."
    http://democraciaemportugal.blogspot.com/

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  86. Doido4.3.10

    ...continuação

    "Esta imunda classe de impostores tem frequentemente a ideia luminosa de formar comissões de inquérito parlamentares, as quais pretendem substituir uma justiça incompetente, investigando seja o que for em seu lugar. Assistimos frequentemente aos resultados fracassados, mas as comissões de incapazes continuam. Se por um lado de nada têm servido, por outro são extras para os seus tachos. A sua inutilidade não admira, sabendo que a maioria dos que compõem esses bandos são advogados falhados, ineptos e incompetentes, que por incapacidade profissional se voltaram para a política, que em Portugal se presta à roubalheira e cujas qualidades requeridas são o embuste, a maledicência e a vigarice. Em tudo o patenteiam, sendo o mais evidente nas leis que a sua incapacidade aprova, com estupidez mas esperteza malandra.

    O número de comissões de inquérito que nada produzem continua a aumentar exponencialmente. A propósito de três vezes nada instala-se uma nova. A escumalha não se contenta com embolsar ordenados que não merece, quer sempre mais e mais e todos os pretextos são bons para sacar o dinheiro do estado, o nosso.

    Querem agora ter nova oportunidade para extras ainda mais produtivos: uma comissão de inquérito para as acusações que muitos têm apoiado contra o primeiro-ministro. É um tacho extra muito melhor do que outros inquéritos de chacha. Promete durar muito mais, portanto mais lucrativo. Inútil, afinal, porque quer o investigado seja culpado ou não – essa discussão ou possibilidade não é o objecto deste artigo, mas sobre os crimes dos políticos de todos os partidos no parlamento – jamais esses incapazes descobrirão seja o que for, a recordar quando cada casos termina. Não temos já exemplos suficientes para o provar, incluindo os últimos, os do negócio TVI e do Face Oculta? Cada um diz o que quer de ambos os lados, defendendo a sua causa; não se confronta nem se investiga, nada se comprova nem se descobre. Tudo fica na mesma menos o dinheiro atirado a esses cães como pérolas a porcos. Aliás, pérolas a porcos seria menos desapropriado.

    Tudo isto acontece e continuará a acontecer por inúmeras causas. A existência do segredo de justiça, inexplicável numa democracia em que tudo deva ser do conhecimento do povo e feito às claras, mas que escondendo protege a corrupção. Uma justiça administrada por incapazes arrogantes que não prestam contas ao soberano e em que há muito ninguém confia salvo os políticos corruptos por terem parido leis que lhes garantem a impunidade. Por sermos um povo de anedotas e de atrasados, de cobardes incapazes de impor a nossa vontade a essa escória: a vontade do povo, o único soberano numa democracia. Não os governantes nem os políticos, não os magistrados nem os juízes, mas o povo apenas, ao qual todos, sem excepção, devem preito e obediência. É esse o significado único do vocábulo democracia: governo pelo povo. O resto é apenas impostura. Em países considerados mais democráticos o povo está hoje mais avançado neste ponto e a exigir um controlo dos políticos muito mais apertado. Se os deixarmos à vontade eles continuarão como até agora. Alguém os imaginará a matar a galinha dos ovos de ouro?"

    Este e outros artigos também publicados nos blogs do autor (1 e 2).
    http://democraciaemportugal.blogspot.com/

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  87. Teresa Mantinha Gomes4.3.10

    Só para dizer que o trabalho dentro de um lar de idosos não se limita só a cuidar dos mesmos. Há muitas mais coisas que se fazem dentro de uma instituição quer seja privada ou pública.Para além da prestação de cuidados aos idosos existe ainda a cozinha, limpezas, domicilios, lavandaria, recepção, armazém, espaços exteriores, entre outros.
    Isto só para dizer que os estagiários da Acção de formação do curso de Assistentes familiares e de apoio á comunidade que decorreu na ADN foram distribuidos por várias instituições existentes no concelho de Nisa.Uma vez que dos 9 formandos 3 deles eram do sexo masculino, e como o bem estar dos idosos deve estar acima de tudo,no que diz respeito á sua identidade,hábitos e modos de vida,privacidade, autonomia, dignidade e confidencialidade, na minha opinião seria muito injusto para eles e para elas (idosos)verem os seus direitos quebrados,já é dificil ver a sua intimidade fisica "espreitada" pelos cuidadores que habitualmente fazem a sua higiene diária e que normalmente são mulheres,mas mais dificil seria se de um momento para o outro esses cuidados começassem a ser prestados por 3 homens.Além de dificil seria injusto porque não seria uma situação definitiva uma vez que era apenas um estágio.
    Gostaria também de esclarecer que a vertente do curso em questão além de lares para idosos, dá também para trabalhar em instituições de toxicodependentes/alcoolicos, prisões, centro de saúde,hospitais,escolas,entre outros, e que muitas destas instituições concerteza têm espaços exteriores onde o módulo de plantas e animais dado durante a formação se enquadra.
    Se vai haver saida profissional ou não, é outra conversa porque se formos por ai então quando os nossos filhos tiverem a escolaridade obrigatória não vamos mandar estudar mais porque depois não vai haver saidas profissionais.
    Se a ADN está a fazer um bom trabalho ou não eu digo que fez um trabalho ao dar oportunidade a todos aqueles que foram para lá com o intuito de aprender para mais fácilmente conseguirem entrar no mercado de trabalho, para aqueles que foram e desperdiçaram essa oportunidade não deixou de ser um bom trabalho, pelo menos houve uma tentativa!
    Teresa Mantinha Gomes

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  88. Anónimo15.3.10

    Correcção...
    não é a frustração que mina o desenvolvimento das crianças. é a falta de mecanismos para lidar com essa frustração. é daí que derivam as depressões. estamos a falar de crianças, que se tornam jovens e depois adultos, que não sabem aceitar um "NÂO"!

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