sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A pedido de várias familias: Quem governa o Município de Nisa?

"...Contudo não podemos permitir que o poder se instale na rua só porque o desagrado de alguns combina com forças politicas interessadas em lançar a confusão. Só existe uma situação na qual o poder deve ser confrontado na rua e essa é a ditadura. Mas nisso os países comunistas, há semelhança de outros regimes totalitários, deram um lição histórica sobre como decidir com mão pesada, mantendo salários baixos e sem liberdade sindical..."


Quem quer ler o artigo na integra poderá fazê-lo em :

"Opinião de António Franco in "O Distrito de Portalegre"

http://jornaldenisa.blogspot.com/

13 comentários:

  1. O VELHOTE QUE NÃO SE ESQUECE DAS ACTAS12.2.10

    Já li , ontem o jornal Distrito de Portalegre, e o artigo de António Franco cativou-me imenso uma vez que ele estabelece uma grande relação entre o que viveu, e presenciou, enquanto vereador do PSD, e a Idalina Trindade pelo PS, tal como o Murta que deixou de ser vereador da CDU, ficando a Câmara, presidida por José M. Basso, da CDU numa situação minoritária entre 1994 e 1997.
    No que é dito pelo articulista viveu, assim como os outros vereadores, um verdadeiro inferno, nesses 4 anos, tendo havido ameaças nas próprias reuniões, assim como chegaram a ser usados, elementos da confiança do Presidente, para ameaçar fortemente os vereadores quando se cruzavam com eles, mas fora das reuniões, ou seja na rua…
    Franco considera que aquilo que se está a passar actualmente, nesta Câmara, é uma fotocópia do período que ele viveu de 94 a 97, com a actual agitação de trabalhadores, com a entrada dos sindicatos, e do guia ideológico do PC, no disrito, nas reuniões do executivo, e até a Edil se for necessário mobilizará os eleitores para varrerem, para denegrirem a sua conduta e desta maneira acabarem com a oposição que lhes está a estragar a vida e a complicar imenso as decisões.
    No entanto chego à conclusão, como Franco também diz, que apesar do espectáculo que se apregoa que é feito no executivo.
    Nas reuniões, isso não é 100% verdade, há sem dúvida mais vivacidade, há mais troca de opiniões e o que se verifica é que quem manda afinal na CMN é a CDU Presidida pela Gabriela, e o resto são conversas de café e de blog's.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13.2.10

    Na realidade o Dr.Franco tem razão perece que voltámos ao período de 94 a 97, mas ha uma grande diferença;!
    O Presidente do executivo daquela altura podia ter muitos defeitos, mas defendia os trabalhadores e respeitava-os!!
    Não havia a mentira, odio e perseguição que neste momento ha, pelo menos nas mesmas proporções!
    Dr. Franco, o Sr tambem fazia falta neste momento na Câmara, digo-o com sinceridade, porque o conheço, neste momento precisamos de um economista a sério, o barco está a afundar-se e vao-se salvar os que mais poder têm.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13.2.10

    quem manda no município de Nisa? Atão nã se está mesmo a ver que é a madame Tsukamoto e as suas damas de honor! Qual é afinal o problema? A cambra nunca este tão bem desgovernada. Sobra dinheiro para festas e comezainas, falta para aquilo que é essencial.
    Estão a bater no fundo e continuam a assobiar pró lado.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13.2.10

    Ninguém se vai salvar!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13.2.10

    Mas qual Franco então o que é que faz actualmente na edp. Sindicalista!!!!

    ResponderEliminar
  6. Economista14.2.10

    Eles são todos bons, desde que estejam bem colocados e falem de alto.
    O pior é quando se trata de gerir sem dinheiro, olarilolé...aí é que é!

    Quem viu ontem o "Plano inclinado" com Mário Crespo, João Salgado, Henrique Medina e Nuno Crato, pôde ficar elucidado sobre todos os males que aflige o país, o problema foi quando se abordou a sugestão de serem os ricos a pagar a crise, João Salgueiro ( além de professor universitário está intimamente ligado à banca), descartou logo esta possibilidade dizendo que esse era um caminho que nem valia a pena traçar porque os ricos eram tão poucos que daria de receita o equivalente a 10 euros por cada português.

    Dá para rir...não?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15.2.10

    quem governa são os eleitos e não só a "presidenta" como tb é chamada. A filosofia de governo duma câmara é diferente do governo central. NO governo quem nada é o Sócrates, nas autarquias a maioria é que decide. Falar de "paises comunistas", "regimes totalitários", "ditadura", e quejandos, é paleio que só devia a atenção do cerne da questão. E este é muito simplesmente a ausência de planos de desenvolvimento do governo central para as regiões do "interior" que se batem com carências e dificuldades de toda a ordem. Os eleitos nas camaras desses concelhos,não têm outro remédio se não unir-se e tornar o poder autárquico um exercício colectivo. O resto é "conversa".

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15.2.10

    Parece que os duros estao a sair das tocas. Já viram tambem o comunicado do PS? Está no blogue do PS de Nisa. Estao lá as continhas todas e a situação em que está o barco. Está-se a advinhar uma junta de salvacao nacional...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15.2.10

    "Lisboa, 11 Jan (Lusa) - O Governo português utiliza um "discurso cor-de-rosa" quando se refere à evolução económica do país, na opinião do economista João Salgueiro, que hoje foi recebido no Palácio de Belém numa audiência com o Presidente da República Cavaco Silva."

    Este senhor também diz que não foram os bancos portugueses a provocar a crise, mas os bancos americanos.

    Quem é que ele quer enganar? Afinal faz ou não o mesmo jogo de interesses que tanto acusa o governo e que é o mesmo jogo seguido por todos os politícos do país?

    ResponderEliminar
  10. Mais um burro de Nisa.15.2.10

    Para mim Nisa tem exactamente aquilo que os seus habitantes merecem, eles é que votam e escolhem os seus lideres.
    Temos que admitir estamos como estamos porque temos muitos interesseiros e ainda mais burros a encher-lhes o papo.
    Pior, já não chegava o que cá temos, agora ainda andamos a importar interesseiros e aproveitadores de fora.
    Onde é que a nossa presidente os descobre?
    É muita gente a mamar, isto não dá para tanto.
    Volto a frisar, cada um tem o que merece.
    Dr. Franco, os meus parabéns e obrigado pelo seu artigo.
    Ainda tivemos boas listas para a câmara...
    Vamos lá a abrir os olhos a ver se isto muda, estou farto de pertencer a esta mancha vermelha no mapa. Felezmente das poucas que já se vêm em Portugal.

    P.S.- A parte mais interessante do artigo está mais para o fim numa série de questões á câmara, acerca dos concursos e outras maroscas que todos conhecemos infelizmente.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo16.2.10

    Mas afinal quem é que ganhou as eleições? Quem é que havia de mandar? Não foi para isso que o povo votou? Daqui a 4 anos se o povo estiver descontente vota noutro e o o outro que vai mandar. Até um cego vê isto...

    ResponderEliminar
  12. Anónimo16.2.10

    Pois, mas a camara não é uma só pessoa, isso pode acontecer quando ha maioria absoluta, acontece que agora a camara são cinco!!! São cinco que têm que decidir as linhas orientadoras da Câmara e um, neste caso UMA, que faz a gestão do dia a dia de acordo como que a camara no seu todo decide.
    E aí é que está o problema, agora nao ha maioria absoluta mas ELA quer continuar a fazer como se houvesse!!!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo16.2.10

    Pensemos um pouco (não nos vai fazer mal nenhum):

    Sócrates e vários dirigentes do PS dizem: "o PS não pode governar com o orçamento da oposição". Certo? então a nossa GAby tem "bons mestres"!!! ou estamos na terra do "vale tudo"?

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...