sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Rock e a Amiga discutem programas eleitorais - Parte I

A fim de uma manhã de vindima, descendo a rua direita, aos "soluços", empestando-a de fumo, lá vem o Rock e a Amiga, desensofridos, por uma mini fresquinha. Primeira paragem: "Ti Diamantino".
- Muite calô é home!A vindima só pode même ser tratada de manhimzinha!Num há quim possa c'um iste!- exclama a amiga.

- Pois sabe-se!Pessoas de trabalhe, trabalhim de manhimzinha pela fresquinha!Más 3 dias e temes a vindima acabada!Mas dizes tu o quê!? Que num há quim possa c'um iste?!- questiona o Rock.

- Pous claro home! Só gente com os alqueires mal medides é que se mete na rua, na hora da torrina du sol!

"Tá tá ti!Tá tá ti tiroliroló!Tátá ti...." (e vai-se ouvindo uma das carrinhas de um dos partidos da campanha eleitoral)

- Ó Amiga, olha lá veim eles!!! Faça chuva, faça sol, eles ai doudes da vida pelo pulêre!!!- diz o Rock às garagalhadas.

- Nesse case tens rezãm! Passim anes que num querim saber de nada, nim de ninguém, quando chega as eleiçõns, ele há beijes, abraces, elé pórques e bobida com fartura! Pena que num seja assim os anes todes!

- E é!Mas este ane foi muite pió!A nossa senhora nãm se pode lá pô outra vez, que se lhe acabou a validéde, num houve outra vez gastronumia!

- Deixa lá home! Tãm tevemes umas cachopas a cantá lá na Praça! E como foi de borla, sempre dê pra mais uns copes da metade!- conforma-se a Amiga.

- Tãm e diz-me lá. No Dumingue temes di votá!?

- Tãm nãm haverames di!!!

- Ê sê lá!Tou farte diste!É sempre o même!Ele prometim tude e num fazim nadinha!!!Essa é que é a verdade!

"Tum Tum Tum Limunum!Tum Tum Tum Limonada..." ( e lá vai outra carrinha de outro partido da Campanha eleitoral)

- Ê ache que desta vez num vai sê assim. Até porque o que desserim, lá da conversa deles, todos juntes no cenema, desta vez, são os nosses interesses que andim na baila!- diz a Amiga confiante.

- Entam explica-me cá isse que ê ainda num sê de nada!- pede o Rock.

- Há prai um partide que quer pô o povo a cavá! O nosse negôce sempre foi no rame agricula. Tam a gente num sabe fazê mais nada!Temes quim acredite na gente!

- Pois olha!Ê num vou nessa conversa!Quim nunca cavou, qué pô a gente a cavá!? Ê antes quer mas é votá, no outro candidato que vem fazê a vez da nossa senhora!Ele diz por ai, que num cuncorda, com as decisõns que ela tomou nos últimes mandates! E ê estive cá a pinsá, e se ele num concorda cum ela, decertezinha que nos dá a lecença pra dimes abri o bataclãm, na Albergaria!Ela num dê, dá ele!!!

- ó Home!Deixa disse! Tãm tu achas, même que ela num põe lá o nariz!?Tãm as vidas dizim tude!Ela é que vai cuntinuá a dá lá as ordes!

- Mas será pussivel, que tu num te esqueces do rai do bataclãm?!

- Ó Mulhé!Era um bom negôce pra Nisa! Cum tanta incalhéde que prai anda, já tinhimes pague a casa ao banque!

- Olha!Compra um terrene na zona industriel!Há prai um candidate que diz que vai baixá o preçe do metre quadrado dus lotes. 5 metres quadrades dá pra pores 5 mulhés a tratarim das vidas!Mas ficas a saber que comigue num contas!Num quer saber desses negôces!A nossa vida sempre foi a azêtona e estames quase na altura dela!!!

- Pronto!Esquecemes o bataclam e enchemes a zona industriel de olveras!Fazemes um palheire e pomes lá um gadinhe!

- Tu estás tonte home! Tãm tens a devesa cheia de olveras e ninguem lhe pega!

- Isse é outra história! Aquelas oleveras forim postas ali por causa das termas!Vê se même que num pecebes nada disse!

- Queres outra mine!?

- Nãm!Agora é tinte cheio!

- Dous tintes cheios, sff! Tãm que tem a olveras da devesa a vê com as termas?!

- As termas estãm sim freguesia! As olveras põem anualmente 100 pessoas a espirrá, de manhã até à noute! Agora pensa lá!Onde é que ela vãm tratar esse problema?!

- Nas termas!!!Muito bem pensade home!Tu tens uma intelegença que ê num sê como nunca chegaste a dotor!?

- Tãm avançames com o Olval?!Haja o que houvé, pelo menes azête e azêtonas num nes vãm faltá lá im Quésa!!!

- Dé home!E depois umde é que vames vindê a azêtona e o azête!?

- Na praça du pêxe!Tão o outro diz que vai fazê lá obras pra melhorá aquile!Se falámes já cum ele, apanhes as lojas todas do lade esquerde. Ele põe de lá a mexê o Jana dos Frangues. Ele que vá mas é assá fragues pra rua, que tem lá muite espace e dánes aquile tude a gente!

- Mas pra que queres tu um espaçe tãm grande?!

- Porque viste que in Nisa está tude virade pra agricultura, deixemes de cavações e pomes toda a gente a apanhá azeitona!Precisames dum site pra guardá-la in despous!

- Ele num te vai deixá fica com aquile tude!

- Num vai!? Vai sim senhora!Eu vou-lhe dezê a ele, pra nu ultime dia da campanha, dizê a população toda, que há um grande empresáre em Nisa, que se ele ganhá, vai dar mais 400 postes de trabalhe aos desimpregados!!!!

- Dé home!E se isse corre mal?!

- Se corre mal, pegames na Gelêra e pomes a milhas na Famel a bufá ráteres, até porque eles dizim todos que vãm melhorar os acesses à volta do concelho!!!


Não perca o próximo episódio porque nos também não ;)

15 comentários:

  1. Anónimo21.9.13

    Sigam a recepção que o PS está a ter por todo o concelho o que podem fazer em http://idalinatrindade2013.com/, na página do facebook da dra. idalina, ou na página do PS de Nisa http://psnisa.blogspot.com. Nisa vai mudar para o partido do povo de Nisa. Nisa vai mudar para o PS. No último dia de campanha dia 27 toca a encher a biblioteca de Nisa. Com justiça o PS de Nisa trabalhou e merece ganhar agora. Nisa é do PS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22.9.13

      O povo é soberano e livre para decidir o que quer e Nisa não pertence a nenhum partido. Só desejo é que aqueles que ganharem e os que perderem saibam encarar com fair play e civismo, os resultados eleitorais, sem rancores, sem azedumes e muito menos com manifestações de ódio ou violência. O post acima escrito com humor e brejeirice é um hino ao falar nizorro, um dos patrimónios que menos temos valorizado. É disso que precisamos: encarar os actos eleitorais e outras manifestações da nossa vida colectiva, com maturidade, satisfação e alegria.

      Eliminar
    2. Anónimo22.9.13

      Esse comentário sobre o PS é de rir! Que tenham mais militância, tudo bem, é certo, mas se Nisa votasse PS e não nas pessoas, não tinhamos tido até agora 30 anos de CDU na gestão do concelho. Esse apelo completamente partidarizado e despido do que é a realidade das Autárquicas dá a sensação de algum desespero nestas hostes... pois provavelmente o PS não quererá entrar numa disputa de pessoas... porque será!? Eu não digo, mas toda ou muita gente sabe porquê!!! Votem em consciência, votem no candidato que vos dê mais confiança seja ele qual for

      Eliminar
    3. Anónimo23.9.13

      Se em Nisa não se fez mais a culpa é do PS e do PSD que chumbaram tudo e mais alguma coisa.
      Bonito agora é ver o prego virar o bico. Aliás como tudo o que se aqui passa.Acho engraçado a forma como as lista se transformam de 4 em 4 anos. Gente que era do PSD agora nas listas da CDU. Gente que falaram mal da Idalina ha 4 anos e que apoiou a CDU, agora diz que a Idalina é a maior e a CDU não presta. Enfim...o meu apoio vai direitinho pra quem nunca prejudicou nada nem ninguem!Zé Dinis!Estou contigo!

      Eliminar
    4. Anónimo23.9.13

      "...pois provavelmente o PS não quererá entrar numa disputa de pessoas... "
      Isto deve mesmo ser para rir!!!! Até parece que a população não sabe, que dentro do próprio partido anda tudo aos "tiros"!!!Ora se é assim lá dentro, imaginemos cá fora ...
      A razão, penso eu de que... vão andar até 2060 a re-candidatar sempre a mesma!!!

      Eliminar
    5. Desacordos há em todos os partidos!Eu tenho lá estado e ainda não vi ninguém armado!Concerteza, quem informou, informou muito mal!

      Eliminar
  2. Anónimo23.9.13

    E a pouca vergonha da presidenta a por o malpique ao colo numa obra que foi o fernando que fez.Não à mesmo vergonha nenhuma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23.9.13

      Nem o malpique nem o fernando nem a presidenta fazem obras. quem as faz são os trabalhadores das juntas e da câmara. esses é que devem merecer os louros pois são eles é que dão o corpo ao manifesto. mai nada.

      Eliminar
  3. Anónimo23.9.13

    "... pois provavelmente o PS não quererá entrar numa disputa de pessoas..." não me refiro às lutas internas no partido em Nisa, refiro-me à "luta" com os outros candidatos à Autarquia. Entendo que se queira puxar a coisa para o partido devido à grande militância deste no concelho, pois se tentassem fazer uma campanha sem partidos por trás, a candidata que se apresenta (pela 3 vez) provavelmente acabava a corrida no carro vassoura.

    ResponderEliminar
  4. Tonhimile23.9.13

    Vejo aqui nestas eleições uma grande falta de entusiamo! Se agarrarem nos programas eleitorais, dizem que vão fazer, basicamente todos os mesmo...inclusive vejo, "replicas" escritas do que diziam os boletins dos ultimos 4 anos...se não o fizeram deve ser agora é que vão fazer!!!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo25.9.13

    Bom penso que será desta que o povo se livra das chatagens da politica da cdu bem como daquela senhora que já ninguém lhe dá atenção, até que enfim.... espero que seja desta que valorizem as pessoas do concelho e não aquelas que vêm de outros concelhos, distritos para "TACHOS" camarários da CDU...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo27.9.13

    Como diz o Povo “ quem não se sente não é filho de boa gente”.Existe um momento que importa dizer basta à calúnia e à mentira.

    Tem sido consecutivamente afirmado que ” a Câmara Municipal de Nisa tem uma grande dívida, que somos despesistas, que a nossa situação financeira é grave. “ É mentira!!

    Em 2009, os empréstimos de médio e longo prazo contraídos pelo município tinham o valor de 9 milhões de euros, mas o Município - que tem limites ao endividamento (não é como Governo) - tinha então uma folga de 300.000 euros. Isto acontece porque o orçamento da Câmara Municipal de Nisa é um dos mais elevados do distrito com uma receita certa que oscila entre os 12 e os 14 milhões de euros. A média mensal de pagamentos da Câmara Municipal de Nisa é de 1 milhão de euros.

    Em 2009, a dívida da Câmara Municipal de Nisa de Curto prazo situava-se num valor de perto de 3,9 milhões de euros, mas existiam atrasos no pagamentos de financiamentos de fundos comunitários e de contratos programa num valor superior a 4 milhões de euros.

    Não se nega que duplicaram os encargos obrigatórios do Município, em virtude do esforço financeiro para efetuar pagamentos e cumprir compromissos de obras como a do Largo da Devesa em Nisa, do Centro Cultural de Alpalhão, dos arruamentos e substituição de rede de águas em Amieira do Tejo e em Montalvão, para a aquisição de equipamentos do Complexo Termal e para o cumprimento do protocolo com as obras nas Juntas de Freguesia, bem como para os pagamentos às Aguas do Norte Alentejano, pelo fornecimento de água e saneamento.

    O orçamento de 2010 refletia a situação, que foi explicada ao executivo e à Assembleia Municipal, mas que seria temporária até recebermos os financiamentos de fundos e programas comunitários correspondentes a obras que já estavam pagas pelo município.
    De facto houve dívida que transitou, mas a Câmara Municipal nunca esteve na situação de desequilíbrio financeiro, sempre cumpriu os limites financeiros e regularizou a sua situação perante a banca, bem como nunca teve retenção de fundos municipais pelo governo. Contrariamente ao que acontece com os Municípios que estão em incumprimento, não tivemos que recorrer ao PAEL (Plano de Apoio à Economia Local) que impõe restrições à atividade municipal e acarreta consequências gravosas para os munícipes que têm que suportar os valores máximos do IMI e das diversas taxas.

    A situação financeira do Município reflete, neste momento, a capacidade para honrar os nossos compromissos, com uma margem para contrair empréstimos de médio e longo prazo no valor de 1.428.952 euros e capacidade de endividamento líquido no valor de 2.100.196 euros. A oposição mentiu e continua a mentir.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo27.9.13

    O valor do património do Município, é à data de 51 milhões de euros. Este Património pertence aos Munícipes deste Concelho.

    Podíamos ter feito muito mais. O objetivo dos vereadores da oposição foi parar o desenvolvimento do Concelho - as empresas locais foram perseguidas - parando as empresas locais e os projetos em curso, levantando suspeitas sobre potenciais investidores locais. Quantas empresas fecharam nestes 4 anos? Qual o apoio dado ao comércio local? Quanto representa na restauração o corte em promoção do Concelho? Quanto custou às Termas?
    Agora dizem que o Concelho está moribundo!... Nós sabemos quem o quer matar!!

    Com as dificuldades e entraves criados,
    o real objetivo dos vereadores da oposição, foi parar o funcionamento da Câmara

    Durante estes quatro anos a oposição utilizou o argumento do “corte na despesa, para resolver a situação financeira do Município”, mas o real objetivo, designadamente por parte dos vereadores do Partido Socialista, era parar o funcionamento da Câmara.
    Os entraves verificaram-se até mesmo para cumprimento de encargos obrigatórios, como sejam os pagamentos à Valnor e às Aguas do Norte Alentejano. Em 2011, tivemos de suportar mais de 120.000 euros de juros devido ao atraso de pagamentos

    ResponderEliminar
  8. Anónimo27.9.13

    Porque nos obrigaram a fechar o Cine-Teatro?
    Porque não foram atribuídos subsídios às Associações? Porque não realizámos a Nisartes? Porque chegaram as Termas a esta situação?
    Porque não se deram mais subsídios às escolas, para despesas de funcionamento?
    Porque não se apoiou a ADN nos transportes escolares?
    Porque não se reforçou o apoio às Misericórdias e Instituições de Solidariedade Social? Porque não se adquiriram materiais para o funcionamento da Câmara ao nível da manutenção e conservação?
    Quem disse que não iria atribuir nem mais um tostão à ADN?
    Quem disse que o número de trabalhadores da Câmara era elevado e se opôs à abertura de Concursos?
    Quem se opôs à realização de obras já candidatadas como o Centro de Saúde, o Centro Cultural de Tolosa, o Parque de Campismo no Arneiro, o Polo Industrial em Tolosa e tantas iniciativas já candidatadas pelo anterior executivo?

    Os vereadores da oposição estiveram em maioria nas reuniões da Câmara! Com as decisões que impuseram são responsáveis pelo que aconteceu a este Município durante estes 4 anos.

    Não digam agora que” repuseram as finanças em ordem, que cortaram em festas e prendas”. É mentira!

    A Câmara Municipal de Nisa sempre teve uma despesa corrente elevada porque manteve os seus equipamentos a funcionar a custos sociais, de que são exemplo o cine-teatro, o pavilhão, as piscinas, as termas, porque as nossas crianças não pagam prolongamento de horários, não pagam transporte, porque apoiamos as associações em centenas de milhares de euros ano, nomeadamente os Bombeiros Voluntário, porque com o abastecimento, saneamento e recolha de resíduos gastamos mais do dobro da receita, e ao contrário de outros municípios, não aplicamos a tarifa ao mesmo preço do custo. Nós estamos a subsidiar o abastecimento de água, o saneamento e recolha de resíduos a todos os munícipes, mas disto não fala a oposição porque eles defendem a privatização dos Sistemas Multimunicipais. Ou seja, algo semelhante ao que é aplicado pela EDP: preço único em todo o País, sem o controlo dos municípios; os cidadãos pagam todos diretamente a uma qualquer entidade privada. Assim a despesa não entra no Município, sendo os custos cobrados diretamente ao cidadão. Agora, imaginem: - o preço do metro cúbico de consumo água nunca seria inferior a 2 euros; - mais outro tanto para o saneamento e recolha de resíduos, o que representa 10 vezes mais do que aquilo que pagamos atualmente e a receita vai toda para os privados.

    Nós defendemos que a água,assim como a energia, é um bem público!
    Ao contrário de outros municípios não tiramos com uma mão para dar com a outra.

    Para nós, na CDU, a Câmara tem uma função social.
    Todo o cidadão tem os mesmos direitos independentemente da sua classe social e do local onde reside no concelho. Não são privilegiados os locais onde existem mais eleitores.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo27.9.13

    Qual seria a situação do concelho de Nisa sem a CDU ?
    Qual seria a situação de Portugal e do Concelho de Nisa
    sem as políticas dos sucessivos governos do PS, PSD e CDS ?

    O PS e o PSD querem fazer com o Concelho a mesma coisa que fizeram ao País!!

    O PS e PSD assinaram o acordo com a troika para a destruição deste País, para acabar com o poder local democrático, para acabar com os serviços públicos, para a extinção de freguesias, para fechar Centros de Saúde, para cortar reformas, para os despedimentos na função pública. E foi o PS, ainda com o eng. Sócrates, que cortou as verbas do Orçamento de Estado para os Municípios, diminuindo a suas receitas - no caso de Nisa em mais de um milhão de euros desde 2010 -, congelou as carreiras na função pública, impediu a abertura de concursos para a contratação de pessoal.

    Gentes da minha Terra, não tenham dúvidas, que eles farão, o mesmo neste Concelho!!! Basta olhar para aquilo que tem acontecido ao distrito de Portalegre! Estão, e sempre estiveram, comprometidos com o Poder Central, não lhes interessa o desenvolvimento do Distrito ou do Concelho, mas somente o lugar que eles e os seus apaniguados conseguem, no futuro, em qualquer cargo que lhes é prometido. Eles compram o silêncio dos seus “políticos”.

    Pela defesa da Função Social das Autarquias, pela integração de todos os cidadãos, pela defesa da nossa terra, só a CDU é alternativa.

    Provámos ao longo de mais de 30 anos na Autarquia que estamos para servir e não para nos servirmos!
    Sem a CDU no exercício dos cargos para que fomos eleitos, Nisa já não teria a maioria dos serviços públicos, teria ainda menos freguesias. Mas principalmente, os cidadãos, as gentes da minha terra, não teriam a igualdade de tratamento e de oportunidades perante a educação, a cultura, o desporto, a solidariedade e o desenvolvimento económico e social.
    Não teríamos os mesmos equipamentos culturais, recreativas e de apoio social. Seria outro o ordenamento do território. Teríamos espaços públicos e outras urbanizações. Seriam outras as infraestruturas viárias, de saneamento e de abastecimento de água. Seria outra a estrutura do município e a resposta dos serviços nas diferentes áreas de intervenção. Tudo seria diferente e não seria melhor!

    Dia 29 de Setembro, ao Votar CDU, são as gentes da minha terra que ficam a ganhar!

    Setembro de 2013
    Maria Gabriela P.M. Tsukamoto
    Candidata à Presidência
    da Assembleia Municipal

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...