quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Passeio Turistico pelo Concelho de Nisa III- Barragem da Póvoa




Ora cá volto mais uma vez para vos contar como é "bom" passear pelo nosso concelho.
O assunto em causa está situado no concelho de Castelo de vide (Barragem da Póvoa), mas, está directamente relacionado com o nosso concelho, que como é assumido no documento abaixo, é reponsável pelo abastecimento de Água e de Saneamento do concelho, o concelho de Nisa.
Quando, no meu passeio turistico, cheguei ao "Caminho do Carvalho" que dá acesso ao local, onde se faz a bombagem da água para a estação elevatória, para "tratamento das águas", que encontro eu muito bem "tapadinho" com "carradas" de silvas, arbustos e afins?!
Um canal mesmo ao lado, que vêm do mesmo local, a descarregar uma substância escura,espumosa, óleosa e com um cheiro nauseabundo para dentro da mesma barragem (Póvoa), de onde é retirada a água que depois de tratada nos abastece.Mais uma vez, o cheiro não vos posso mostrar, mas posso mostrar as fotos!!!
Sem querer adiantar mais palavras, venho por este meio perguntar às Águas do Norte Alentejano o seguinte:
- Que substância é aquela que está a ser descarregada para a Barragem da Póvoa, onde se vê nitidamente que está a deixar rasto e marcas, nas pedras e margens da Barragem, com uma cor escura, óleosa e com um péssimo odor!?
- Será que as Águas do Norte Alentejano, estão a "despejar" para dentro da Barragem da Póvoa, o que resulta da limpeza das mesmas águas para abastecimento dos vários concelhos!?
Pergunto à Câmara municipal de Nisa:
- Têm conhecimento desta situação?!Que vão o Senhores fazer para resolver este problema?!Será que somos dignos de saber, se os próprios peixes que os nossos pescadores trazem para casa, estão em condiçoes (saúde e ambiente) de ser comestiveis!? Se as àguas estiverem a ser poluidas, quem se responsabiliza pela nossa saúde pública?!

PS- Espero que se recordem, do que aconteceu há uns anos, na mesma barragem em questão, quando apareceram quilómetros de tapetes feitos de peixes mortos, que exprimiu de uma maneira muito clara, que se esses tapetes não fossem tão visiveis, andávamos nós a comer peixe do rio, altamente contaminado!
Esperamos esclarecimento, pois Nós pagamos contas exorbitantes de água,relembro!
---------------------------------------------------------
Mais informamos:

"Concessionária do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte Alentejano"

Municípios Abrangidos:
Alter do Chão, Arronches, Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sôr, Portalegre e Sousel.

"Capacidade do Sistema"
Água para consumo: 50 mil m3/dia
Caudal de águas residuais: 22 mil m3/dia


População Servida
130 Mil habitantes

A região do Norte Alentejano apresenta alguns problemas ao nível do abastecimento de água e de saneamento, os quais se ficam a dever, essencialmente, à falta de sistemas de adução, à fraca qualidade de água captada em alguns pontos do sistema e ao deficiente tratamento dos efluentes.

Por um lado, a qualidade e disponibilidade de água, nomeadamente no Verão, revelam-se insuficientes para as necessidades dos consumos urbanos e, quanto ao saneamento, o principal problema da região verifica-se ao nível do tratamento dos efluentes, os quais, sendo em parte drenados para ribeiras que alimentam as poucas albufeiras da região, contribuem para a degradação da qualidade das águas.

A melhoria da qualidade de vida e do bem estar da população é o principal objectivo do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Norte Alentejano, um projecto multimunicipal que apresenta uma solução de gestão integrada ao nível do abastecimento de água e de saneamento.
-----------------------------------------------------------
"Associação de Municipios do Norte Alentejano"

Controlo Analítico para a Qualidade da Água e Efluentes
O decreto-lei 243/01 de Setembro de 2001, impõe aos municípios inúmeras obrigações, tais como a Elaboração anual do Programa de Controlo de Qualidade, carregamento dos dados do controlo analítico na Pagina Web do Instituto Regulador das Águas e Resíduos (IRAR) (dados que tem de ser enviados anualmente para o IRAR até ao dia 30 de Março) e comunicação dos incumprimentos ao IRAR
e à Delegada de Saúde da sub-região que integram.

A Associação de Municípios do Norte Alentejano promove o Controlo Analítico
da Qualidade da Água e Efluentes no Distrito de Portalegre, realizando análises químicas, físicas e biológicas nas águas de abastecimento, águas residuais, águas das fontes, piscinas e praias fluviais.

A elaboração dos Programas de Qualidade exige também um crescente cuidado com os dados que são fornecidos ao IRAR. Os relatórios são elaborados pela Assessoria e enviados para as Autarquias para verificação e posterior envio
para o IRAR.

Estes programas são estruturados da seguinte forma:
- Discrição dos sistemas de abastecimento
- Mapas na escala 1/10.000 com as captações, condutas e depósitos.
- Mapas de cada um dos sistemas de abastecimento com a localização
de cada um dos pontos de amostragem.
- Lista dos parâmetros a analisar.
- Listas dos pesticidas a analisar solicitada ao Instituto Português de Protecção das Culturas e posteriormente confirmada pela zona agrária local.
- Quadro com a frequência de amostragem
- Quadro com os locais de colheita


Informo que como houve a necessidade de fazer dois posts a debater este assunto, os comentários serão aceites no post em cima.Obrigada pela atenção,
Um Abraço!