quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ATÉ ONDE PODE CHEGAR UM FILHO DE NISA ??? PARABÉNS VIZINHANÇA!!!


http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1469243

Clarinetista luso ensina nos EUA

Carlos Alves é professor convidado numa universidade
00h30m
ISABEL PEIXOTO
Gravou pela segunda vez um CD com o pianista brasileiro Caio Pagano, que conheceu há anos em Castelo Branco. Alentejano de Nisa, Carlos Alves é um dos clarinetistas principais da Orquestra Nacional do Porto e também um professor nos Estados Unidos.

"O Mozart era um génio. Nós somos normais, mas também fazemos algumas coisas especiais". As palavras são de quem começou a dar aulas aos 16 anos e, mais tarde, teve de competir com músicos estrangeiros para conquistar um dos lugares de solista na Orquestra Nacional do Porto (ONP). Instrumento: clarinete. Aos 37 anos, Carlos Alves é, também, um português que lecciona na Universidade do Estado do Arizona, nos EUA.

Chegou lá pela mão de Caio Pagano, pianista que foi colaborador de Maria João Pires no projecto de Belgais. Carlos estudava em Castelo Branco e teve Pagano como júri nas provas públicas. Seguiu-se a gravação de um disco em conjunto, "Contrastes de Bartók", e, recentemente, o convite para orientar "masterclasses" na universidade em que o músico brasileiro é catedrático.

Além de professor, Carlos Alves é artista convidado da instituição e, num dos recitais em que tocou no ano passado, foi descoberto por uma editora norte-americana. Assim se chegou à segunda parceria discográfica com Caio Pagano. O CD tem como título "Recital in the West", estando o concerto de lançamento agendado para o próximo dia 28, no Katzin Hall, em Phoenix, a capital do estado que alberga o gigantesco desfiladeiro Grand Canyon.

Muito sumariada, esta é a história de um instrumentista que nasceu em Nisa, distrito de Portalegre, e levou os estudos até Versailles (França), antes de ser um dos clarinetistas principais da ONP. E como é que tudo começou? "Fui empurrado para o clarinete. Depois, fui ficando e gostei. Como qualquer criança, queria instrumentos mais conhecidos, como o saxofone e a trompete", explica-nos.

Hoje, Carlos Alves diz que há uma "identificação muito pessoal" com o instrumento, que não trocaria por outro: "Nunca volto atrás no que faço". E acrescenta que, "em termos técnicos, o clarinete é dos instrumentos mais virtuosos", além de exigir mais leitura do que outros numa orquestra.

O músico acaba por reconhecer que é "prestigiante" a condição de português a dar aulas nos Estados Unidos, onde o nível de clarinete, em ensino e prática, é "muito alto". Mas logo adverte: "Não é muito diferente de Portugal, porque o nível, neste momento, também é muito alto. Portugal é um país extremamente forte no contexto internacional. E muito respeitado". A propósito, remata: "Está na altura, se calhar, de começarmos a exportar alguns dos nossos melhores instrumentistas".

As idas de Carlos Alves aos Estados Unidos começaram em 2009 e prolongam-se por este ano. De três em três meses. Em Portugal, o músico divide o tempo entre concertos pela ONP e aulas em Castelo Branco. E já actuou em peças de teatro.

14 comentários:

  1. Parabéns Carlos!
    E pensar eu, que quando te vi-a a correr as ruas da Vila nas comemorações do 25 de Abril com a nossa banda...não passaria disso mesmo...
    Esta é a prova que mostrando o que valemos...podemos chegar longe!!!
    Muitas felicidades :)
    Temos orgulho em ti!!!

    ResponderEliminar
  2. joaquim galhardo14.1.10

    parabéns amigo carlos foi um dos que me deu algumas liço~es de solfejo um grande amigo espero que esteja tudo bem com ele um abraço carlos.só espero não ver nenhum anónimo por aqui.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14.1.10

    PARECE-ME QUE SE ESQUECEU DO GRANDE MAESTRO SENHOR GRANDE -ANTONIO MARIA CHARRINHO!!!!!!, MAS MESMO ASSIM PARABÈNS CARLOS E TENHAS UM GRANDE FUTURO POR AI:

    ResponderEliminar
  4. Falar da Banda implica directamente falar do Maestro!Todos em Nisa o sabemos e lhe damos o seu devido valor! Homem que pouco ou nenhum apoio tem tido, mas como se vê por aqui, não só é uma alma muito grande, como ajuda os seus semelhantes nesse caminho também...Um abraço para todos ;)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14.1.10

    Lá estamos a confundir as coisas ... Estamos a falar do Carlos Alves. Caro amigo, quero que saibas que devido ao barulho (não ruido e a horas já indesejaveis) que o teu clarinete fez durante muitos anos nos predios da avenida e vendo agora os resultados... estás perdoado. Saude e sorte e leva o nome de Nisa o mais longe que puderes.

    ResponderEliminar
  6. pioledo14.1.10

    Ora aí está um tema em que se pode arrear na autarquia... Casos de conterrâneos que chegam onde sonharam devem ser sublinhados e claro condecorados... mas cá temos a Margarida que vai fazendo as vezes da administração publica naquilo que pode. Parabéns a ela também.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo14.1.10

    É sem dúvida uma alegria para Nisa ter um músico com a excelente categoria do Carlos Alves. Afinal a nossa terrinha tem, também, valores humanos, como aqui ficou demonstrado por Isabel Peixoto.
    Ao Carlos Alves desejo um excelente ano de 2010, cheio de saúde, e que possa concretizar tudo o que ambiciona.

    TINTIM NO CONCELHO DOS KOMUNISTAS

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15.1.10

    E é só ele? É que há muitos mais....
    E os que eu me refiro até convivem com os "Nizorros", não descriminam os seus pares convivem estão inseridos na nossa comunidade, não são bichos do mato, até vêm nomedos em Diário da República, já foram ao país do Sol Poente, já foram apresentar trabalhos à America( USA), ao Canadá,à Suécia, à França, à Alemanha, ec, etc, etc..., pessoas de muito valor, mas humildes, profissionais, com uma cultura acima da média

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15.1.10

    ainda sou da familia do Carlos, fico muito contente por ele,há muito tempo que o não vejo .Sabia das aulas em Castelo Branco mas dos estados unidos nâo sabia .Parabens.

    ResponderEliminar
  10. A pedido de:
    O Joaquim Patricio que aparece assinado neste blog é um Nick e nada tem a ver com o sr. Joaquim Patricio que trabalha na CMN.

    ResponderEliminar
  11. joaquim galhardo16.1.10

    não acredito nisto nem para dar os parabéns a um filho de nisa, aqui podem mostrar quem são basta por um nome meus amigos é de felicidade de alegria de parabéns meus amigos a uma pessoa que lutou pela vida e está no áos de uma carreira como musico reconhecido não só a nivel nacional como a nivel mundial tenham dó são só umas palavras de parabéns ao amigo carlos deixem se de anónimato já aconteceu o mesmo com o senhor António maria charrinho por esse motivo era agradável colocar nome, somos todos filhos de nisa, não se mostrem cobardes aqui é um simples parabéns, tudo de bom para ti amigo carlos.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo16.1.10

    o Carlos como não é do porto também não devia estar tão bem na sua profissão,não é esse o espirito das pessoas de fora que estão em nisa? como veem santos da casa fazem milagres em casa alheia, deixem trabalhar os de fora que estão ca dentro.Parabens Carlos.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo16.1.10

    A diferença é que aqui toda a m**** cá vem parar!!!Poucos são os que valem a pena!!!Comparar o Carlos a isto, é comparar a Madre Teresa com o Boris Ieltsin!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo29.4.10

    Isso é que é amor á musica. Tás de parabems !!!!!! Continua é assim mesmo!

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...