segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Carta ao Pai Natal - Parte I


Animação de Natal em Nisa

A Divisão de Desenvolvimento Social e Cultural da Câmara Municipal de Nisa coordenou o programa "A MAGIA DO FAZ DE CONTA..."

No passado dia 11 de Dezembro o PAI NATAL chegou a Nisa e recolheu os pedidos de todas as criancinhas do concelho de Nisa.

Nessas cartas destacam-se vários pedidos que o Rock e a Amiga (amigos intimos do Pai Natal) vêm dar a conhecer aos Nizorros.

Comecemos pelos pedidos mais repetidos:


" Querido Pai Natal,
este Natal vou ter muitas prendas. Portei-me bem, e por isso, tive boas notas!
Como tu só existes na "MAGIA DO FAZ DE CONTA",e fingindo que tu até te preocupas connosco, tomei a liberdade, em nome dos meus coleguinhas de escola, de te pedir uma grande prenda:
Será que quando voltarmos para a Escolinha em 2010, teremos a oportunidade de podermos ver um palmo à frente dos olhos, quando saímos da escola às 17 horas e 30 minutos?!
Não é por mim, Pai Natal! Eu até vejo bem! Mas, há miúdos na minha Escola que tem problemas e podem cair! Para além disso, não nos sentimos muito seguros. Pode vir o "papão" e roubar-nos dos nossos paizinhos!
Obrigada por existires Pai Natal!
Um Bom 2010,
Beijinhos

Alunos da Escolinha


PS- Se não tiveres lâmpadas, poupa nas que estão espalhadas pela Vila, que os nossos paizinhos já disseram que não se vão importar, muito pelo contrário, AGRADECEM(lol)!!!

22 comentários:

  1. Uma mãe preocupada14.12.09

    Muito bem margarida!Até que enfim alguém fala o que se passa nesta escola.
    Este é um dos muito problemas que temos para resolver por ai. Este, a meu ver é horroroso!
    Quando os miúdos saiem da Escola não se vê nada!
    Há crianças que se magoaram já por este e por outros motivos. Quando chove, os miúdos vêm para casa todos sujos de lama, porque há dinheiro para estas palhaçadas, mas para darem qualidade de vida aos miúdos, está quieto!São poças enormes de água mesmo junto ao portão em que os miúdos para entrarem na Escola têm de andar aos saltinhos como se estivessem a jogar à macaca!A escola diz que isto é da competência da câmara. E estes não pôem um piso em condições para os miúdos poderem brincar. À volta dos escorregas então é vergonhoso!Mas aqui em Nisa fala-se muito que o principal objectivo deste mandato é a Educação e a Saúde!
    Educação está à vista de todos e saúde?!Tratá-la só até às 20 horas...porque será que esta gente não vê que estas coisas não são importantes, mas sim FUNDAMENTAIS para o bem estar das crianças e claro!Nosso...bem hajas Margarida

    ResponderEliminar
  2. Mãe de uma freguesia ao lado14.12.09

    Senhora Margarida,
    falou há uns dias atrás que alimentação é muito boa!Vá lá comê-la e depois falamos!A comida nem sempre é má, mas a maioria das vezes é detestável!Todos os dias a minha filha vem ter comigo à loja para comer uma sandes ou uma peça de fruta!Veja bem!Pagamos o almoço dos miúdos e eles só têm direito a metade de uma peça de fruta!Isto cabe na cabeça de alguém?! Metade de uma pêra, metade de uma maçã...isto só em Nisa!Já tentei por várias vezes que nos juntemos todos e estamos fartos de mandar reclamações para a Câmara que nem um resposta nos dão!Será que a senhora Presidente se tivesse filhos aqui a comer se preocuparia com isto?!Se não dependesse financeiramente do trabalho que tenho, já me tinha ido embora daqui!Mas infelizmente, dá Deus nozes a quem não tem dentes...Entretanto, já comecei a trazer mais comida, pois a minha loja parece um refeitório da uma às duas...
    Bom Natal, para alguns...desculpem lá mas é o que penso. Não sou hipócrita.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14.12.09

    comida de plástico fornecida ao peso..Lol

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14.12.09

    um dos grandes problemas da escola é a violência entre os miúdos. Os mais velhos amedrontam os mais pequenos e por vezes há miúdos que chegam a ir pro hospital. O ano passado houve um miudo que partiu os dentes a uma miuda. Imagino as dores que a miuda teve!Empurrões sempre houve!mas eu sou do tempo em que apenas havia um continuo na escola ( que era a dona Ana Maria, que já faleceu) e ela sozinha dava conta do recado!Agora são mais que as mães e nunca vêm nada.Não há explicação...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14.12.09

    Eu quero aproveitar para perguntar porque é que la puseram um sinal para autocarro e para lá os carros todos menos o autocarro. este por sua vez fica ao lado de um balde do lixo que está sempre cheio até transbordar e que deita um cheiro que se sente ao pé do Posto da GNR.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14.12.09

    Se calhar isso acontece porque a Escola Segura só funciona às 9 da manhã!Ao meio dia e às 17 e 30m é aquilo que todos conhecemos! Até há quem bata e não tenha tempo de dizer ao dono do outro carro que lhe bateu!!!É só gente bem formada por aqui.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo14.12.09

    Mais depressa o Pai Natal lhes oferece umas lanternas do que a Câmara manda ligar os candeeiros!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo14.12.09

    Realmente isto é vergonhoso!Não tenho lá filhos, porque se tivesse este assunto já astaria resolvido!Eu não sei onde andam os pais destes miúdos!Haja Deus!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo14.12.09

    Ia perguntar isso mesmo. Onde andam os paizinhos destas criancinhas?!

    ResponderEliminar
  10. Carlos Carvalhal14.12.09

    A escola não têm responsáveis, iluminação existe, então o que estão os funcionários a fazer. Será que a câmara também terá que acender as luzes e dar as aulas aos miúdos. Haja pachorra, o assunto é grave e já deveria estar resolvido.

    ResponderEliminar
  11. Carlos Carvalhal14.12.09

    A mãe preocupada diga que piso quer para o filho, eu quando andei nessa escola em que bastava a srª Fátima bater as palmas iamos imediatamente para a sala. O problema é que antigamente havia respeito que começava em casa, agora é o regabofe que conhecemos. Será que querem paralelos, cimento ou alcatrão para chegarem todos rotos e feridos a casa.

    ResponderEliminar
  12. Uma mãe preocupada14.12.09

    Carlos Carvalhal, o senhor não está a perceber!Eles já chegam todos rotos e feridos a casa!Chegam é também cheios de lama!lololololoool
    O Senhor ou a Senhora tem lá filhos?Tem lá passado?Sabe onde fica? Há dias em que vou levar o meu filho à escola, em que temos de andar aos saltinhos à entrada do portão(do lado de dentro da escola), pois uma poça enorme enlameada, nos espera esfomeada a olhar pras botas e pras nossas calças. Espero que me tenha feito entender...em vez de se gastar dinheiro em lagartas ambulantes, devia-se gastar num piso sintético. Era o minimo!Ha!Mas esquecia-me que a Escola em Nisa só serve para anuncio publicitario!Quando começam a falar da educação, até parece que estamos a ouvir poesia...lol...corda pós meus ouvidos!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo14.12.09

    Pode ser que agora com a criação de uma Associação de Pais se tente mudar alguma coisa, esperemos que pelo menos os pais já tenham mais voz activa e que essa associação se preocupe em denunciar situações e se esforce em junto das Entidades competentes, sejam elas quais forem apontar soluções para os problemas mais emergentes, sejam eles referentes a alimentação, segurança ou falta dela, condições dos pátios, dos escorregas, etc, etc, etc.
    Sempre ouvi dizer que a união faz a força, pelo que penso que todos juntos poderemos fazer alguma diferença.
    Fica a esperança!

    ResponderEliminar
  14. Imparcial_José15.12.09

    Quem é o director da escola?

    Quem é o responsável pelo espaço envolvente da escola?

    Quem é que é pago para "olhar" pelos miúdos quando estes estão no recreio?

    Quem é que educa os miúdos em casa para que estes saibam comportar-se quando estão em convívio com outros?

    A resposta a estas perguntas no meu ponto de vista consegue "ilibar" a tão criticada Câmara :) por mais que custe a alguns...

    O director da escola é quem se deve responsabilizar pelo espaço envolvente desta, ou seja, iluminação, pavimentos, materiais nas salas de aula... não a Câmara.

    Os auxiliares de educação é quem se deve responsabilizar pelas brigas e maus comportamentos no recreio, são pagos para "manterem a ordem" nos miúdos, não a Câmara.

    Os pais devem educar, antes de mais, em casa. Para que os "monstrinhos" não andem à pancada com coleguinhas. Talvez se derem o exemplo lá em casa, nem metade dos incidentes aconteciam... Não é a Câmara que diz ao João para bater no Tiago, nem para a Maria puxar os cabelos à Joana...

    Enfim, o ódio pelas pessoas que foram eleitas democraticamente é tanto que faz com que a Câmara seja a culpada de tudo.
    Patético. Ridículo. Desprovido de sentido.

    ResponderEliminar
  15. Meus irmãos alentejanos, filhos de Nisa, MEXAM-SE. Façam alguma coisa pela resolução dos vossos problemas, protestem SIM, mas façam alguma coisa. Criem a tal Comissão de Pais (como é que ainda não criaram???) e vão às reuniões da Câmara e da Assembleia Municipal, são públicas, coloquem aí os problemas. Cara a cara, olhos nos olhos com os eleitos, eles estão lá, a democracia é isso mesmo!!! Vejam as Actas das reuniões e notem que quase ninguém lá vai, até mete dó, parece que preferem «falar por trás», tenham coragem, PORRA!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo15.12.09

    Amigos dos Correios
    CSI MESTRE PERO

    O DIAP solicitou à Ordem dos Advogados que nomeie defensores oficiosos para Carlos Godinho e Victor Camarneiro. Quem serão os ilustres advogados que vão ter o prazer de defender tão ricas figuras da nossa praça?
    Publicado por osexoeacidade em 15 de Dezembro de 2009

    http://osexoeacidade.com/sem-categoria/amigos-dos-correios-6/

    ResponderEliminar
  17. Anónimo15.12.09

    Existem sempre formas de criticar... talvez seja a forma mais fácil!Conheço o contexto escola! E posso dizer que realmente os tempos mudaram... para pior! Mas não tenho vergonha de dizer que, as personalidades, a educação e os valores também mudaram! Hoje em dia os pais estão cada vez mais distantes do ensino e daquilo que se passa com a vida escolar dos filhos! Em relação à fruta fornecida... deixem que vos diga, que ainda ontem, me deparei com 2 situações, crianças que sim, realmente comem a fruta, e por outro lado, crianças que brincam e estragam essa mesma fruta! A escola prepara e cria personalidades futuras... mas a família, essa sim é a base fundamental para que tudo dê certo!
    Obrigada! (as melhoras!!!)
    'continuação de bom trabalho!'

    ResponderEliminar
  18. Uma mãe despreocupada15.12.09

    Para os pais que não sabem como ajudar e educar os seus filhos leiam "Rodolf Steiner". Conheçam e apliquem métodos utilizados em Inglaterra pela escola Waldorf.

    Existem muitas coisas que eu vos poderia transmitir, mas por vezes chego à conclusão que para pessoas que tem o cerebro do tamanho de uma ervilha, é impossivel. Se os miúdos são extrovertidos, põem-nos num médico, pois são hiperactivos!
    Se são introvertidos, põem-nos no médico, pois estão com depressão!
    Muitas vezes, as coisas estão directamente relacionadas com os habitos alimentares.
    Rodolf Steiner, escreveu várias obras de apoio aos educadores.Os miúdos antes de entrarem para a escola, ficavam desde que nasciam com a mãe ou com os avós. Durantes essa fase, assume-se que o consumo de açucares, por vezes era escessivo, o que cria uma certa habituação ao organismo. Os miúdos entram para a escola, e porque cumprem regras diferentes das que tinham na casa da avó, não há sacarose a toda hora...ou seja, o organismo que estava habituado a uma certa postura, começa a ficar "desorientado" e altera-se...pois falta o açucar para acalmar os ânimos.Isto não é hiperactividade! É dependencia ao açucar!E depois dizem os pais: Ele quando chega a casa fica tão meiguinho!
    Pudera!Não é nada que um "Bolicao" não resolva!
    Ao contrário, associa-se o sal! Alimentação muito rica em sal, é igualmente estimulante, mas quando esta está em défice (perante o que o organismo está habituado), gera depressão e desconforto mental!Dai os miúdos se isolarem e se assumirem tristes...
    Às duas situações, se pode associar a palavra "ressaca"...o organismo tem de se desentoxicar moderadamente! Vejam pela experiência que têm quando os miúdos vão à biblioteca ouvir um conto!Ficam calminhas e depois radiantes da vida...
    A musica é importante (audição)! O que comem também (Paladar)! Respirar num ambiente puro (olfacto)! Aprender a distinguir os varios tipos de material (plastico, madeira, ferro, com os olhos vendados), faz com que eles tentem passar para o material tudo aquilo com que sonham (tacto)! Ditinguir e aprender a misturar as várias cores que preenchem a vida!Explicar que o mundo não preto nem branco!(Visão)

    As escolas Waldorf, ensinam e desenvolvem os cinco sentidos das crianças em primeiro lugar!Só assim acontecerá a cumplicidade entre os miudos e os educadores, e por sua vez o respeito e a amizade!Só mais tarde é que começam a aprender letra a letra, numero a numero e por ai fora!
    Em portugal, existe uma quantidade louca de problemas.Porquê?
    Porque o meu filho tem de ser muito melhor que o do visinho. Desta forma, ainda nem com idade escolar, é fundamental que ele já vá para a escola a saber ler e escrever, mesmo que não tenha brincado. Para os pais isso não é importante!Pois enganam-se!Vocês só estão a estragar os nossos homens de amanhã, que não são "monstrinhos", são crianças que na sua solidão e desprotecção, ninguém os ensinou a brincar...

    ResponderEliminar
  19. Anónimo15.12.09

    Pois é, pois é...
    Realmente escrever é facil, mas quando é necessário agir ficam apenas pelas palavras.
    À pouco tempo houve uma reunião no Cine-Tetro de Nisa, onde todos os encarregados de Educação das Escolas que fazem parte do Agrupamento de Nisa, foram convidados para esterem presentes. O motivo da reunião era a criação da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Nisa.
    Das centenas de Encarregados de Educação, apenas estiveram presentes cerca de 30, depois vêm para aqui feitos lamechas a falar da falta de segurança, da alimentação, etc.
    Só têm o que merecem.
    Se fosse uma reunião onde houvesse umas cervejas e comida à borla, de certeza que iam todos....
    Eu posso falar porque estive presente e, os nossos filhos merecem o nosso empenho para que esta associação seja criada.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo15.12.09

    25 crianças para o ATL na ADN durante as férias do Natal?!Acho que vou desmaiar!?Então e os restantes miúdos!?Ah! Já sei, não têm funcionários suficiêntes!lol

    ResponderEliminar
  21. Anónimo15.12.09

    Oh Mãe Despreocupada,
    Ainda bem que não lemos os obras do Rudolf Steiner, nem aqui se aplicam os métodos das Escolas Waldorf...pobres das crianças, calcule, serem agredidas, no paladar, pelo gosto daquela comida horrorosa, no olfacto, pelo cheiro nauseabundo das lixeiras, na visão, com a escuridão ali existente, no tacto a ter que limpar as botas devido às poças enlameadas e, na audição,com as paxouvadas, calinadas e outros adas que colegas, funcionários, etc. ali largam.

    Deus as livre de ter consciência disso, bem basta nós:-) :-)

    Um de Nisa

    ResponderEliminar
  22. Anónimo15.12.09

    hihihihi!
    Isto é muito melhor que pagar para ver a conversa da treta!!!

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...