quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Carta ao Pai Natal - Parte III


"MUSEU DO BORDADO E DO BARRO: MAIS DE TRÊS MIL VISITANTES

Desde que foi inaugurado, a 17 de Maio deste ano, o Núcleo Central do Museu do Bordado e do Barro, em Nisa, já recebeu mais de 3300 visitantes, que somados aos do Núcleo do Bordado, em oito meses, perfazem mais de seis mil pessoas, na sua maioria vindas de fora do concelho. (...)
“Tentámos reduzir ao máximo a informação escrita e incorporar muita fotografia e imagem. Juntando estas duas coisas de uma forma activa e dinâmica parece-me que a informação passa mais depressa, para todas as faixas etárias, mas em especial para as crianças e jovens”, aclara a responsável pelo Museu, Carla Sequeira.(...)
Para 2010 estão já a ser delineadas quatro exposições temporárias, com três meses de duração cada uma. Tendo como fio condutor a olaria e os bordados, o objectivo é mostrar aos visitantes, e particularmente aos nisenses, outras formas de fazer as mesmas coisas, quer noutras freguesias do concelho, quer no resto do país. O Museu assume-se assim com espaço de encontro de tradições diferentes, que se tocam em muitos pontos, e de várias gerações."




Retirado de:
http://www.jornaldenisa.com/index.php?pagina=noticias&id=256
-------------------------------------------------------------------------
Querido Pai Natal,
Nós Nisenses, vimos agradecer o facto de termos sido "premiados" com um tão desejado e merecido Museu do Bordado e do Barro,que já vai em mais de três mil visitantes!
Mais felicitamos o trabalho feito pela senhora Carla Sequeira, pois ela tem-se esforçado para fazer um bom trabalho...

Mas, como nós todos gostamos de ajudar, venho pedir-te Pai Natal, que faças uns panfletos em Português, pois os únicos que existem são em Inglês e a maior parte dos três mil visitantes que cá nos vieram visitar, sairam daqui na mesma, sem perceber nada de nada!Ou será que essas 3000 pessoas de fora que cá vieram eram todos primos dos "holandeses" que moram perto do "Tarabau"?!

“Tentámos reduzir ao máximo a informação escrita e incorporar muita fotografia e imagem. Juntando estas duas coisas de uma forma activa e dinâmica parece-me que a informação passa mais depressa, para todas as faixas etárias, mas em especial para as crianças e jovens”, aclara a responsável pelo Museu, Carla Sequeira."

Está visto que as nossas criancinhas são "barra a Inglês"!!!Aliás, acho que as crianças que vão nascer em breve, já vem a dizer:
"Located in the Cadeia Nova building, right in the village's historical area, the Main Nucleos serves as brain to the several that constitute the village of Nisa's Museum of Embroidery and Clay.(...)" Perceberam?!

Mais destaco para quem não sabe, que o museu recebe para exposição bordados (alinhavados, bilros, etc). Não é necessário doá-los!Podem ser expostos durante algum tempo e depois são devidamente devolvidos!Se querem colaborar, aqui temos uma forma...

Pai Natal,
assumo a importância que a lingua inglesa tem no mundo, como lingua Universal. Mas, tendo em consideração que passam dois ingleses por ano em Nisa, não acha que era muito válido que houvesse os ditos panfletos em Português?!E depois dizem que a informação não passa e que estamos abandonados por Deus!
Já estou a imaginar aquelas excursões do Inatel, cheios de velhotes, a lerem o Panfleto:
- Não conheço os nomes que aqui estão escritos!Serão tecnicas novas de frioleiras!?
hhihihi...

Obrigada Pai Natal!

Nisenses

42 comentários:

  1. Anónimo16.12.09

    Ó margarida desculpa-me lá!Como é que tu descobres estas coisas?!És assim tão informada, ou enviam-te para casa?!
    A lingua inglesa é universal, mas vivemos em portugal...tens razão!Primeiro em português, depois em Inglês.

    ResponderEliminar
  2. D'artagnan16.12.09

    O mais ridiculo é que tu vais tendo sempre razão. Só é pena que não te dêm valor.Mas deixa!Um dia ele chega. Será muito mais rápido que o pai natal. Boas Festas e já agora, tás melhor?

    ResponderEliminar
  3. Agora que vendo quase 15 mil visitantes em 5 semanas, acho que estou!
    Há quem dê valor e há quem que quisesse regar com gasolina. O objectivo aqui é falar no que poderia estar melhor...não ´´e falar mal por falar.Essa parte deixo para as linguas lavadinhas da vila. Ás vezes, "estico-me" é verdade. Mas o que não sabem é a quantidade de mails que recebo a dar-me idéias, apoio, e a lavar a roupa a mil e uma pessoas...claro que há coisas que publico, que já sei que dão peixeirada, mas o mais engraçado é que são os próprios "amigos" e "colegas" que denunciam as situações...eu já não fico mal vista. Já me chamaram tudo e mais alguma coisa ainda eu não tinha nascido. É bom ser conhecida como lutadora. Porque por intriguistas e alcoviteiros, em Nisa, são quase todos!!!
    Estou melhor sim senhora. Mas lamento não ter podido hoje à reunião de câmara. Ainda me acusavam de contaminar a Presidente de propósito...lol

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16.12.09

    Tendo noção da quantidade de emigrantes (franceses) que vêm a Nisa no Verão, podem fazer em francês...é só disto aqui em Nisa!
    É o que dá haver tantos doutores e doutoras.
    Não prestam mesmo para nada. Esta nossa câmara é um espectaculo.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16.12.09

    Tão e os pais natal?
    Assim que souberam que tu estás melhor, não quiseram sair de casa?hahahahha

    ResponderEliminar
  6. Manela Mora Guetes16.12.09

    ó Margarida fizeste bem em não falar mal da mulherzinha. ela é a única pessoa em Nisa que dá valor ao artesanato de Nisa
    Já cá está ha´muito tempo e sempre tem ajudado a vila e as tradições a evidênciarem-se.Ela não é de muitas conversas, mas é uma mais valia para a Vila. Sabe mais dos bordados de Nisa que a própria população.
    Melhoras

    ResponderEliminar
  7. Chinês16.12.09

    É verdade!Só não percebo porque é que tudo o que está à frente de tudo é só gente de fora de Nisa?!E não me digam, como diz a presedenta, que os de Nisa não querem trabalhar!Há cá muita gente capaz de ser um bom profissional e de ter idéias novas para a Vila. E gente que não tem a cara e o nome a correr as ruas da corrupção!
    Começo a pensar que isto tudo foi um projecto a longo prazo. A senhora presidenta veio dar aulas para Nisa e persuadindo o povo lá chegou ao trono!Depois, trouxe essa quantidade de papões que nos estão a sugar a medula. Lá meteu a fafa para tapar os olhos e agora correu com ela. Enfim, o povo vê, mama e não bufa!!!
    eles comem tudo!
    eles comem tudo!
    eles comem tudo e não deixam nada!

    ResponderEliminar
  8. Manela Mora Guetes16.12.09

    hihihii
    A única empresa que está descontente com a Câmara é a EDP. Antigamente a EDP é que dava grandes ordenados. Agora é a Câmara.O meseu não tem festa de Natal!?E a ADN?!E as Juntas!?Só os cachopinhos é que não têm festa de Natal no Cinema.Até parece que o Natal foi criado para os miúdos!!!Dahhhhhh......

    ResponderEliminar
  9. D'artagnan16.12.09

    Vão ver um filme!A Câmara oferece um filme!Assim ninguém tem trabalho. Só o malpique é que carrega no PLAY...
    Afinal vivemos ou não vivemos no alentejo?!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo16.12.09

    Olhem façam um filme a ladrar e escrevam o panfleto em alentejano. Valha-me a nossa Senhora!

    ResponderEliminar
  11. Ambrósio16.12.09

    Tão e asilo!?Este ano não vestem os velhotes de pai natal!?Em Nisa isto é só rir.Mas só gozam com os avós dos outros...haviam era de gozar com os deles...Onde é que anda o Ti estróia!?Traga o chamiço e ponha tudo a arder...
    Tudo tem festa de Natal, menos os miúdos da escola primária!Até o Pai Natal tá maluco!

    ResponderEliminar
  12. M M Guetes16.12.09

    Então e o banquete?!Este ano não há banquete!?Tu a comer e a beber à conta da autarquia?!Já agora!A jaquina Emilia trabalha na Cambra?!
    Dé! Atam ela vai lá busqué o jantá?
    Ó alentejana vê lá se fazes uma homenage à jaquina!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo16.12.09

    ó Alentejana!O teu pai pai tb não era de fora?

    ResponderEliminar
  14. Figueiró dos vinhos!Enquanto era vivo, era "cão de Nisa" sim!E o Tiago é cachorro!Os que cá nasceram são o quê?!Veterinários!?lol

    ResponderEliminar
  15. Anónimo16.12.09

    Mas este genta tá parva!?
    Quando fazem os panfletos não pensam nisso?!
    O dinheirinho não chegava...pois, deve ser por causa das obras da Devesa. Então e os das termas!? São em português?

    ResponderEliminar
  16. Anónimo16.12.09

    Agora anda ai um virus que é a febre dos carneiros!Só ja faltava essa...

    ResponderEliminar
  17. Bota-lhe azete16.12.09

    Tão e a Granisan?Faz festa de Natal?!É melhor não!Senão é como o ano passado!Só há dinheiro para pagar o ordenado a alguns...hihih

    ResponderEliminar
  18. Anónimo16.12.09

    O ano passado calhou bem!Tenho um familiar que me trouxe de lá uma chaminé.O gajo até é um bacano!O problema é que andam muitos a mamar e o lete ta escasso!
    è o problema cá de Nisa.è só para verem que é geral!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo16.12.09

    É!Mas eu estou mais interessada na festa de Natla da Cachopada!
    Tão os do jardim escola tem festa!
    Os do ciclo tem festa!
    Os dos centro de saude tem festa!
    Os do Asilo tem festa!
    Os da Catequeses já tiveram festa!
    A Cambra tem festa!
    Só a escolinha primaria não tem festa!
    Não faz mal...ao fim ao cabo eles vão às outras festas!Ta o assunto reslovido!lol

    ResponderEliminar
  20. Anónima16.12.09

    Mas tanta tourada com a festa de Natal porquê!?
    Vejam os videos dos anos anteriores e são sempre iguais!Lá trocam o burro pela vaca. O pai Natal pelo menino jesus e está o assunto tratado!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo16.12.09

    Então e as Janeiras!? Vamos cantar as janeiras à Cambra!?E tu margarida deixas o teu filho ir cantar as Janeiras à presidenta?!

    ResponderEliminar
  22. Anónimo16.12.09

    Vocês tão com vontade de conversa!Deixem lá o tiago em paz sossegadinho.Ela fará o que a professora dele achar que ele deve fazer...

    ResponderEliminar
  23. Anónimo16.12.09

    http://jornaldenisa.blogspot.com/

    O Malpique já está a ser enxovalhado em poesia...
    É uma vergonha o estado em que está a fonte frade!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo16.12.09

    Acontece...O home agora anda agarrade ás fixas e os microfones, num pode arrijé o galenheire...

    ResponderEliminar
  25. Anónimo16.12.09

    Os funceréres andim arrinjá os caminhes onde á petisques ós fins de semana.Num vês as hortas do pessoal da senhora da graça!Parecem a intredas dum hotel...hehehe

    ResponderEliminar
  26. Tal é a confusão que praqui anda hoje!?Falam de tudo menos dos panfletos...

    ResponderEliminar
  27. Anónimo16.12.09

    olha lá, tu tambem apareceste na onda dos barragistas... ou pensas q o pessoal não sabe das tuas origens. não ha pessoas daqui ou dali, ha pessoas do planeta terra. és racista.
    viajante do tempo

    ResponderEliminar
  28. Anónimo16.12.09

    Se leres o meu livro tenho muito orgulho nisso!Tive um pai que sem ser de cá, arranjou muito trabalho ao povo de Nisa na barragem do Fratel!E ainda em vida todo lhe reconheceram isso!Não sou racista não senhora!A mim tanto se me dá como se me deu se são daqui ou da conchichina!As minhas origens são da beira baixa e do alto alentejo.Tenho avós paternos paupérrimos e tive avós maternos que viviam muito bem...Os meus melhores amigos nasceram todos fora de Nisa.O Manuel em lisboa!A Sandra é francesa. O gazela também é frances. O Primo Xico e estava aqui até amanhã!Sou a favor de gente que ajude Nisa a crescer e a evoluir, sejam eles marroquinos, ciganos, ou de cascais!

    Margarida Oliveira

    ResponderEliminar
  29. Anónimo16.12.09

    Olha outro!
    Vai cortá lena vai!Tá tanto frio que arracha os c***** às cabras!

    ResponderEliminar
  30. Ambrosio16.12.09

    Gela,
    Faz frio!
    Gelasse-me a àgua no Bidé!
    Quero lavar os tomat**
    E não posso!
    É triste não é?

    ResponderEliminar
  31. Anónimo16.12.09

    Presente de Natal Alentejano


    Estouuuu... é da GNR?
    - É sim, em que posso ajudá-lo?
    - Queria fazer quexa do mê vizinho Maneli.
    Ele esconde droga dentro dos troncos da madeira para a larera.
    - Tomámos nota. Muito obrigado por nos ter avisado.
    No dia seguinte os guardas da GNR estavam em casa do Manel.
    Procuraram o sítio onde ele guardava a lenha, e usando machados
    abriram ao meio todos os toros que lá havia, mas não encontraram droga nenhuma. Praguejaram
    e foram-se embora.

    Logo de seguida toca o telefone em casa do Manel. -Oh Maneli, já aí
    foram os tipos da GNR?
    - Já.
    - E racharam-te a lenha toda?
    - Sim
    - Então feliz natal, amigo! Esse foi o mê presente deste ano!

    ResponderEliminar
  32. No meu café também tive essa sorte!Mas a mim limparam-me o pó todo das prateleiras...lol

    ResponderEliminar
  33. Anónimo16.12.09

    Presépio partido

    Estavam uns garotos a brincar no pátio da igrejas por alturas do Natal. Até que um deles sem querer esbarra num dos bonecos do presépio e parte-o. Passado um bocado chega o padre:
    - Quem é que partiu o pastor?
    Todos ficam muito calados até que depois de muita insistência o culpado se acusa.
    - Então tens de pagar o estrago.
    - Eu não tenho dinheiro senhor padre.
    - Então paga o teu pai.
    - Eu não tenho pai.
    - Paga a tua mãe!
    - Também não tenho mãe...
    - Então não tens ninguém? És sozinho no mundo?
    - Não! Eu tenho uma irmã mais velha.
    - Pronto paga ela.
    - Ela também não pode pagar, não tem dinheiro. É freira.
    - Não se diz freira; diz-se esposa de Cristo.
    - Ah, então o meu cunhado que pague!...

    ResponderEliminar
  34. Anónimo16.12.09

    o presedenta como é que tens tanto dinheiro para festa de natal dos trabalhadores e tiveste para o museu que foi criado para dar mais tachos e á trabalhadores com a sua vida mal porque não lhes resolves a situação deles, não enxergas será porque são daquele que não te fazem festas e não te beijam cada vez que passam porti. também essa doutora que anda aí que nem de nisa é e que lhe dás tanto valor, será que para o ano também serão tantos trabalhadores a subir ou este ano foi por estar esta doutora que é das pessoas mais pobres da cãmara por isso mereceu a subida e os outros trabalhadores são ricos que para que subirem. deixa de fazer festas que é só papões pois à festa já vai toda a gente é pais é sobrinhos é namorados e namoradas dos filhos doa funcionárioe enfim tudo papõe e está a população arder e tambem os trabalhadores que ainda trabalham, porque os que não fazem nada são os melhores, acabem com esta farsa de festa

    ResponderEliminar
  35. Anónimo16.12.09

    "Good" Alentejana! :-)

    E se puzesses o Blog em inglês? :-)

    Em ti aplica-se na perfeição a máxima latina "Castigat ridendo mores", que o velho Horácio terá usado pela primeira vez na sua "Arte Poética", que Moliére celebrizou no Tartufo e os comediantes italianos adoptaram como divisa.

    "Corrigir os costumes rindo", para os menos entendidos nas coisas do latim:-)

    Rir já por aqui nos rimos fartamente, resta esperar que os costumes se corrijam. Desde logo o velho e mau costume de atacar quem denuncia o que está mal, como tantas vezes tem vindo a acontecer com os ataques que te dirigem. Também os autores que referi, como tu foram atacados pelas denúncias que fizeram, "castigando" com o seu humor os maus costumes do seu tempo, como tu agora fazes.

    Também, o velho e mau costume de tomarmos como "inimigos" quem nos critica.

    Em democracia todos, mas todos, somos passíveis de crítica e, se forem responsáveis públicos de qualquer natureza a quem ela se dirige, essa crítica terá de ser não só aceite, mas devidamente ouvida e respeitada, ainda que irónica.

    Parabéns pelo teu humor cáustico, mas certeiro.

    Já agora, permite-me que te diga não concordar que deixes "passar" certos posts e comentários, com anedotas de permeio, os quais, nada tendo a ver com o assunto, o menorizam e lhe retiram seriedade e dignidade.

    Um de Nisa

    ResponderEliminar
  36. Estou aqui a roer-me toda para vos contar uma.O anónimo de 16 de dezembro às 18h44m00s, fez-me lembrar uma fantastica.
    Vai fazer dois anos que lancei o meu livro em Nisa na biblioteca, no dia 25 de Abril. A senhora Presidente porque é muito minha amiga de coração, ofereceu um beberete à ocasião. O livro apresentou-se, vendeu-se e assinou-se...quando chegámos à mesa do dito beberete, a unica coisa que lá estava era um bolo que a minha mãe comprou a imitar a capa do livro...a Delfina coitada!Tava passada!A joaquina Emilia e mais essas senhoras que vivem do rendimento minimo que vivem no Japão, tinham "abarbatado" a comida toda!Até trouxeram sacos de plastico para por os rissóis e as empadas!!!
    hihihihih...Como vêm há ca de tudo!
    Tão a estranhar!? Não estranhem!Perguntem lá à senhora Presidente o que aconteceu no beberete da inauguração das Termas. Ainda não tinha começado a inauguração já o dono do Lagarteiro andava com os cabelos em pé porque tinha desaparecido a comida toda!hihihihihihi
    SOU FÃ DESTA GENTE!!!
    Modestia a parte ninguém faz empadas melhor que a "Ti ISAURA"..., nem melhores Maranhos que a "REQUETA e a TI ZEZINHA", e Queijadas como a "Graça Sapateira", e Rissóis de carne melhor que a "Delfina" e Rissóis de pescada e camarão melhores que a "Carolina"...
    Uma beijoca grande para elas e um excelente Natal.

    ResponderEliminar
  37. Anónimo16.12.09

    Alguém me diz quem faz as melhores azevias cá em NIZA?

    ResponderEliminar
  38. Anónimo16.12.09

    HUMMMMMMMM........Talvez a Mariana do Cabrinha. Ou a Rosa do Sena...a pastelaria pão doce!?

    ResponderEliminar
  39. Anónimo16.12.09

    Boa noite

    No último comentário que tive a oportunidade de fazer neste sítio da blogosfera, felicitei este blogue e, muito em especial, a sua administradora por ter tido a coragem de denunciar e levar ao conhecimento geral do público a existência de diversas lixeiras um pouco por todo o concelho de Nisa. Desta feita e ao ler o conteúdo deste post fiquei, estupefacto de inicio e logo de seguida consternado e por fim revoltado. Por isto e por algo mais, não posso deixar de lhe fazer alguns reparos, caríssima Alentejana: a primeira pergunta que me ocorre fazer-lhe e é inevitável que o faça, é se alguma vez vistou o Núcleo Central do Museu do Bordado e do Barro? ou até mesmo o Núcleo do Bordado? Acredito piamente que o não o tenha feito, porque se os tivesse visitado e muito em especial o Núcleo Central, repararia concerteza que lá estão disponiveis para distribuição ao público folhetos em inglês e em português, pelo que me parece de muito mau gosto tentar passar a ideia de que só existem folhetos em inglês. Não é verdade!Aconselho-a sinceramente a informar-se e a documentar-se previamente sobre os assuntos que pretende lançar para a discussão pública, antes de os lançar na blogosfera. Não é justo colocarem-se em "cheque" entidades e pessoas ao dizerem-se meias verdades. Aproveito ainda esta oportunidade para a convidar a visitar o site oficial do Museu de Nisa em http://www.museubordadoebarro.pt, vai ajudá-la a conhecer um pouco melhor este espaço e, posso afiançar-lhe que, garantidamante, está todo escritinho na língua de Camões!

    Diogo Machado

    ResponderEliminar
  40. Diogo Machado,

    a Margarida sempre em cima do acontecimento.

    Como o senhor deve saber, eu moro mesmo em frente ao posto de Turismo.

    A minha mãe tem uma loja de Artesanato. Na mesma rua, há mais lojas de Artesanato.

    O Turismo é que fornece e nos dá os panflectos relacionados com o Concelho, bem como, sobre o Alentejo. Esses panfletos nunca chegaram ao turismo em português.

    Pedimos inúmeras vezes ao Turismo e, o Turismo dizendo que já estavam fartos de os pedir, disseram que só tinha em Inglês!

    Quem estará a fazer um péssimo trabalho?!Eu?!Já estou habituada!

    ResponderEliminar
  41. Anónimo16.12.09

    Essa é como a outra. O panfleto do Alentejo Nisa também não está a fazer croché...está lá agora!

    ResponderEliminar
  42. Anónimo16.12.09

    Ainda não percebi onde é que se ofendeu o quê ou quem!Ela até falou bem do museu e da senhora que é responsável por aquilo!Se falas mal é porque falas mal...olha, manda-o apanhar bogas no rio mondego.hihiihi

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...