terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Natal em Nisa


Para quem não sabe, não vou muito à bola com o Natal...
Já não me dizia muito, mas desde há quatro anos para cá é que se acabou de vez!
É a hipocrisia pura, o cinismo, o consumismo e com tantos beijinhos e abraços é a melhor altura para se apanhar Gripe A...lol
Em casa dos meus pais era uma festa e tanto!A minha mãe rebentava com o subsidio de férias do meu pai, em barbies, perfumes, roupas de marca.Então e a comida?!Ena pá!Parecia que o mundo ia acabar!Havia comida para metade da vila...Bebida era o descalabro!A maior partes das vezes os presentes eram entregues às dez e meia para nos podermos embebedar à vontade!Desculpem!Não era isso que eu queria dizer!As prendas davam-se mais cedo porque todos somos católicos e queremos ir à missa do galo, que normalmente, acontecia na antiga árvore da "meia lua"...desculpem!Na igreja matriz...ai!Deve ser da febre!


São deprimentes, estes "solidários" que nos moiem com tantas doações!São tantos, mas tantos, a "lembrarem-nos" que está na altura de encher as contas de "ajudas a pessoas carênciadas"...quem quer ajudar precisa mesmo de transporte monetário!lol
Durante o ano inteiro, olham para estes desgraçados com ascro e se puderem passar para o outro lado do passeio melhor!Mas no Natal, não!No Natal somos todos amigos!!!

Com a família acontece o mesmo, passam dias e dias a fio em que não se lembram da familia. Os idosos estão nos hospitais esquecidos e finjindo que eles não existem, tentamos corrigir isso no Natal...Chocolatinhos, um par de cuecas ou peugas, um beijinho, e ala que é cardoso!

As Tias são outras tais, que com muito dinheiro, estão em Associações Humanitárias onde não fazem nada e ainda por cima ganham salários milionários, é vergonhoso!Não vos faz lembrar nada!?

O Natal é todos os dias!quem se porta bem leva prenda!Quem não se porta não leva!Já tive a minha árvore de Natal montada na sala de casa quatro anos seguidos! O meu pai cada vez que cá vinha, "mijava-se" a rir! Quando chegava o Natal, só tinha que limpar o pó e pendurar os chocolatinhos...

Não há ninguém que não tenha problemas...e se nos ajudássemos uns aos outros a vida seria mais fácil!
Em Nisa, é uma aberração!
Não se compra na loja do não "sei quê", porque não gosto dele!
Não ajudo a outra, porque ela não vai à minha loja!
Não compro roupa aqui porque é mais cara nos centros comerciais.
Não compro ali porque ela é trombuda!
Não vou ali porque ela tratou mal a vizinha da frança!
Não compro nada ali porque vende droga!
Não ajudo aquela porque a mãe anda metida com o tio do Ambrósio!
Quando ao fim e ao cabo, todos têm fraquezas...
Enfim, e por isso contam-se pelos dedos as lojas que há em Nisa!

Antigamente!
Adorava as passagens de modelos que havia em Nisa!hhihihihi
O dia de Natal parecia um baile de Gala de Rua!!!
Vestidos compridos!Rendados e com brilhantes!Eles!Eles todos engravatados!A maior parte nem sabia o que era uma gravata!Agora com já são todos doutores, dispensam a gravata!lol

A única coisa que se sabe à partida é que os bares vendem whisky e moscatel com fartura!
Andam os avós a poupar nos medicamentos, para poder oferecer uma notinha maior aos netos e quem ganha com isso é o Zaba, o Pedro, o Caeiros e o Renato, entre outros! Sei do que falo!Eu também em tempos ganhei e muito...

Mas o mais importante e que é de destacar, é a gripe A.
A hipócrisia já tem preço!
Antigamente, davamos tantos beijos e abraços de boas festas!
Agora não convêm!Basta um com gripe A desejar as Boas Festas para já ninguém poder sair de casa e depois já não podem ir à Passagem de Ano!
Eu já me livrei!Deus é meu amigo!
Como tal, ele veio avisar-me que este Natal vai haver muita gente doentinha!Mas não stressem!Uma febre terrivel durante dois dias!Dores insuportáveis pelo corpo todo 3 dias!Perdem-se uns quilinhos!Espirra-se com fartura!Um tossezinha jeitosa a acompanhar...oito dias e tásse bem!!!

Nizorros!
Mesmo não gostando do Natal,
quero que saibam que vos desejo o dobro do que desejo para mim...
Que possamos conseguir tudo o que sonhamos, é o que eu desejo!
Que tenhamos paciência e tolerância para nos aturarmos uns aos outros!
Comam, bebam e tenham cuidado com a condução!

PS- Comprem as prendas de Natal em Nisa e contribuam para que o nosso comércio local não desapareça! A favor de mim falo. Comprem aqui na ervanária umas caixinhas de laxante!É uma excelente prenda para pôr em certos sapatinhos!!!
Um Bom 2010

24 comentários:

  1. Anónimo15.12.09

    Concordo contudo o que acabaste de dizer, menos a parte lá de tua casa!nunca lá estive!Mas sei que na da minha avó, é muito parecido...hihihii
    Quanto às caixas de laxante, eu gostaria de encomendar três!!!
    Beijinho e bom natal

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15.12.09

    Que saudades daquelas noitadas na apolo. tudo pagava whiskys a toda a gente!As notas de 10 continhos eram uma abundância!O pior era o engorda!Come-se muito ai e é tudo muito bom!
    Daqui a oito dias já ai estou!
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Alpalhoeiro15.12.09

    Opah se não gostas do natal dai anda aqui ao de Alpalhão!Já cá temos presépio!hehehe

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro o Natal principalmente ir ao zaba e ao ocopus, como tu dizes e ver pessoas muito bem, muito instruidas e muitos do jetset, a dar beijinhos e apalpadelas usn aos outros!Passam a vida a enfeitar a testa uns aos outros, mas está tudo bem!E ainda vens tu dizer que não gostas do natal!?deves andar parvinha!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15.12.09

    Tu tens mas é inveja da boa!O pessoal que vai ao zaba e ao ocopus vão a todo o lado!!!!!!!!
    E a mais lados do que vocês todos juntos!bem ou mal eles lá vão fazendo umas coisinhas pela vila.Vejam a Alenterra!Não se limita a fazer caminhadas!e quanto aos co***, quem não os tiver não se safa!!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15.12.09

    Está a dor-te?Deve ser a ti que te está a pesar não!?Escumalha!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15.12.09

    Sim doi-me!doi-me de tanto me rir!Em Nisa não há um único lugar que se aproveite!No zaba é o que se vê, no ocopus é o bar dos funcionários publicos, no bokas e só porrada e engate com fartura!No geronimu´s só vai os restos do teu café, que como todos sabiam parecia a musgueira!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo15.12.09

    E tu para estares tão bem informado da vida de toda a gente deixa-me adivinhar...hummm...deves ser aquele punk que anda à procura do Baltazar!
    Há pessoas que gostam muito de olhar para os outros e ver o que têm em casa!Ao menos sabes quem é o teu pai!?É que se não, pede ao pai natal que ele assina...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo15.12.09

    Olha vai lá pastar para o blog de alpalhão que aqui não há teta!Aliás ficas bem no lugar do burro!

    ResponderEliminar
  10. Zé Manel15.12.09

    Boa noite!
    confesso que alguns temas passam-me ao lado. Venho aqui várias vezes. Até em lisboa se conhece o blog filhos de nisa.
    Eu sou um cujo a vida empurrou dai pra fora, mas que marca sempre o ponto no Natal. Que saudades tenho das belas jantaradas de consoada!até da missa das seis nos sábados (asilo) eu sinto saudades!O cheiro da cozinha da minha avó!Ela, a minha mãe e as minha tias ficavam 2 dias trancadas a fazer bolos, doces!Velhos tempos que já não voltam!Hoje quando ai volto fico na minha irmã.É bom voltar ai e sou bem recebido, mas tenho muitas saudades daqueles Natais. Já sou avô este ano será diferente!Espero que um dia a minha neta relembre com o mesmo orgulho, os Natais que passará comigo.
    Um Bom Natal a todos os nisenses e um óptimo 2010
    Ate daqui a uns dias

    ResponderEliminar
  11. está visto que o único que sabia fazer grandes festas em NISA era o PINGONHÉ!Ele acabou com as festanças lá no GERO, acabou-se tudo!Agora devem estar melhor!
    PINGO!VOLTA!
    PINGO!VOLTA!
    PINGO!VOLTA!

    ResponderEliminar
  12. Alfacinha15.12.09

    álguém me diz onde há maranhos este fim de semana in Néza?

    ResponderEliminar
  13. Obrigado por te lembrares das festas que eu fazia no Jerónimu's.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo15.12.09

    gosto muito antes de desligar o computador dar uma vista de olhos pelo blog. tenho aprendido e sabido umas coisas, continuem.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo15.12.09

    Nas três Marias...

    ResponderEliminar
  16. Não tenho jeito para falar do natal (não faz mal como viram a Margarida também não parece ter muito ...) mas vou aproveitar o tema e o momento para vos transmitir alguma coisa que me «vai na alma» («alma de alentejano», filho de Nisa).

    Não encaro o natal numa perpectiva religiosa, mas sempre gostei de aproveitar esta quadra para «gozar» a parte humana, que parece ganhar uma nova dimensão nesta altura, parecendo até que as pessoas olham mais para os outros, como que dando descanso aos próprios umbigos por alguns dias.

    Sempre passei o natal em familia, até aos 15 anos, no meu «monte» onde nasci. E que saudades eu tenho das pessoas, algumas já desaparecidas, da sinceridade e da solidariedade com que as relações se estabeleciam. Das longas conversas dos adultos pela noite adentro. Das filhós e das azevias que a minha avó e a minha mãe faziam, adoçadas com açucar amarelo, que a meio da noite nos deliciavam acompanhadas com café de cevada, fraquinho, fraquinho (para não fazer mal ...),condimentado com aguardente feita pela minha avó, ela era uma verdadeira especialista. Antes das filhós tinhamos uma refeição melhorada, servida numa «bacia» que se colocava no centro da mesa, de onde todos comiam disciplinadamente, mas nada de exageros. Os mais velhos alegravam a alma com o tinto da casa feito pelo meu avô, enquanto conversavam.

    Antes da meia noite as crianças tinham de estar na cama porque se aproximava a hora do menino jesus descer pela chaminé para por a prenda nos sapatinhos. Nos anos em que não havia sapatinho (muita gente no nosso concelho não tinha posses para comprar sapatos para todos, as crianças eram os primeiros sacrificados ...), os presentes ficavam no cantinho da lareira.

    O menino jesus chegava sempre, não falhava, mas era pouco generoso (sinal dos tempos) deixava quase sempre a mesma coisa, um ratinho de chocolate minusculo com um elástico ou um relógio também de chocolate e também com elástico.

    Na manhã do dia seguinte eu e o meu irmão faziamos uma festa (regra geral «falsa» porque durante a noite não conseguiamos resistir, mamavamos os minusculos chocolates e deixávamos lá o papel do embrulhinho disfarçando a situação).

    Acabei de vos contar «o» natal vivido durante anos por uma familia pobre de recursos, sustentada por um trabalhador rural, daqueles que não tinha nada para além da sua capacidade de trabalho, que trabalhava de sol a sol, ganhando miseravelemte, só recebendo os dias trabalhados.

    Que se queria ter feijão, batatas e melões e melancias em casa, tinha de as semear numa horta alheia e dividir o produto de «quinhão» com o proprietário.

    Afinal uma situação igual há de grande parte das pessoas do nosso concelho, pelo menos as das aldeias (década de 50).

    Desde 1990 que não falho a ida ao meu «monte» passar o natal, hoje já completamente diferente, porque alguns protagonistas já partiram e os tempos são outros. Já não há ratinhos de chocolate, nem é preciso dividir uma sardinha por 3. E ainda bem.

    (estarei por aí dentro de dias, já sinto uma certa ansiedade, acho que nem sequer vou reparar nalgus «montes» de lixo publicitados no blogue ...)

    Mas ... o «mal» é que o consumismo (com os exageros habituais)foi tomando lugar cativo na nossa mesa. Sinto-me impotente para fazer face a esse consumismo e aos seus maleficios, vou protestando mas sinto que quase ninguém me liga, nem sequer o meu neto ...

    Acreditem, só encontrei uma forma de me vingar: manter até hoje o CARÁCTER herdado do meu pai, moldado num «monte» próximo de Nisa, no tempo dos ratinhos de chocolate e dos melões e melancias repartidos de «quinhão».

    Por isso carissimos irmãos, filhos de Nisa, eu sinto muita dificuldade em «digerir» alguns comentários de onde apenas sobressai, ódio, inveja, mesquinhez, intriga. E fico contente quando as ideias são o centro do debate e as pessoas são repeitadas nas suas diferenças ou sobretudo nas sus diferenças.

    «BOM NATAL» A TODOS.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo15.12.09

    JS,
    você fez-me lembrar tanta coisa agora.
    A minha mãe tinha que esconder as nossas prendas todas em casa da nossa avó!Três dias antes nós já sabiamos o que iamos receber...desembrulhava-mos tudo e voltavamos a embrulhar!A minha mãe ficava triste como a noite, mas pelo menos aprendemos a fazer embrulhos!!!lol

    ResponderEliminar
  18. Chinês17.12.09

    Ontem vi mandarem embrulhar duas lata de Ananás às rodelas para oferecer, será possivel?!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo17.12.09

    Eu vi um agente de autoridade com os copos num carro de serviço, será possível?

    ResponderEliminar
  20. Anónimo17.12.09

    So se fala em bares nesta terra, será possível?

    ResponderEliminar
  21. Anónimo17.12.09

    Todos os acontecimentos que organizam acambam em bebida, será possível?

    ResponderEliminar
  22. Anónimo17.12.09

    Os putos não fazem mais nada se não beber, será possível?

    ResponderEliminar
  23. Anónimo17.12.09

    Cultura, teatro, espectactulos e exposições. Será possível?

    ResponderEliminar
  24. Anónimo17.12.09

    O povo de Nisa gosta é de passeios, caminhadas e Minis(sagres).

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...