domingo, 6 de dezembro de 2009

O Filhos de Nisa perguntam: Qual foi o "resultado" desta situação?!


















Há quase três anos atrás, a Freguesia de Amieira do Tejo, foi palco nos noticiários nacionais, devido à deposição de resíduos de cemitério num terreno particular.

" Face ao silêncio da Junta, um dos eleitos na Assembleia de Freguesia, Francisco Trindade, denunciava numa Carta Aberta à População com o título “Quem cala, consente” que a autarquia (Junta) pretendia fazer crer que “não é responsável pelos factos ocorridos” e perguntava: “ será que das aldeias vizinhas vieram aqui depositar os resíduos dos seus cemitérios?”. O autarca avisava para que “não se tente sacudir “ a água do capote” quando se devem assumir responsabilidades”. A terminar a sua Carta Aberta, Francisco Trindade lembra que “em tempo útil alertei para a situação das lixeiras. Espero que as entidades investiguem os factos, com as legais consequências”."
Retirado de:
http://amieiradotejo.blogspot.com/2008_01_01_archive.html


Não se sabe se as entidades investigaram, se houve responsabilidades atribuídas...enfim!Não se SABE ABSOLUTAMENTE NADA!

NÓS FILHOS DE NISA QUEREMOS SABER QUEM FOI RESPONSÁVEL POR ESTA SITUAÇÂO!!!
PS- Para quem andou a "leste", venho apenas mostrar-vos as fotos e explicar-vos que para além dos utensilios funebres, igualmente havia "à mistura" ossadas, cabelos e bocados de corpos em decomposição espalhados por todo o lado!!!
Depois da situação que apresentei sobre a única lixeira legalizada, a de Amieira do Tejo, acho que um crematório seria um excelente negócio!
Lixo temos!Residuos de um cemitério também!Para onde foram os restos mortais!?
Churrasco!?
Ficamos à espera que alguém nos esclareça!

9 comentários:

  1. Anónimo7.12.09

    Margarida,

    Fim de Semana, algum tempo disponível, e eis-me a visitar este blog, feliz e corajosamente indentificado contigo!

    Por isso a ti me dirijo.

    Não me identifico por agora. Só o farei se tiver necessidade de o fazer para criticar o que aqui fazes. Por uma única razão: nunca fui capaz de criticar alguém sem assumir a responsabilidade disso.

    Mas vamos ao que interessa!

    Não me recordava já da miséria que aqui vens denunciar. A voragem do tempo consumiu o que então foi notícia - e vergonha - para todos nós.

    Estou seguro que, ao fazê-lo, queres demonstrar como são irresponsáveis os autores dos factos que denuncias e como é lógica a situação actualmente vivida - de falta de respeito pelos mais elementares deveres de cidadania, oriundos de quem - eleito pelas populações que neles confiaram - desprezam hoje com os resíduos, mais facilmente do que desprezaram ontem - impunemente - o crime de tratar como lixo os restos mortais de pessoas a quem, pelas leis vigentes, pela religião que professamos e por milénios de civilidade temos o dever de respeitar e reverenciar.

    Não sei se serão os mesmos responsáveis, nem isso me interessa .

    Não tenho por hábito - nem por necessidade -procurar encontrar "culpados" para as situações que nos indignificam ou deprimem. Sempre tive a convicção que, no que toca a acções ou actos públicos, responsáveis somos todos nós.

    Explico porquê:

    Quantos de nós, após elegermos os nossos responsáveis autarcas - porque é disso que falamos - participamos nas reuniões públicas das nossas autarquias, dando sugestões,denunciando situações e contribuindo para o bem comum?

    Comum, porque é nosso, não deles que foram eleitos. Nós é que delegámos neles o "nosso" poder. Mas delegar não significa abdicar, daí que é nosso dever acompanhar, fiscalizar e - quando for caso disso e sempre que necessário e o mereçam - incentivar e apoiar.

    Quantos anos passaram desde as primeiras eleições autárquicas em liberdade? Trinta e três Anos, penso eu.

    Penso e pergunto:

    Então é necesssário - após mais de três décadas de poder local democrático, após mais de um quarto de século de domínio da força política que se proclama das "amplas liberdades" - vir aqui, neste Blog, uma Mulher, solitária, munida somente da força do seu amor à terra natal, da sua consciência cívica e da sua coragem para despertar as nossas consciências?

    Tenhamos vergonha!!!!!!!

    Como disse atrás, não me interessam culpados, interessam-me soluções, mas será importante que meditemos sobre o que se está a passar.

    Como disse o poeta, "vemos, ouvimos e lemos, não podemos ignorar".

    Ouvimos sobre Nisa, lemos e vemos sobre Nisa os textos e fotos produzidos pela promoção autárquica, com o enleio das tão belas paisagens, das tão ricas e únicas peças de artesanato que nos orgulham........por trás, esta realidade vergonhosa que nos deprime.

    Obrigado Margarida por dares a cara e defenderes o que mais de genuíno aqui existe. Seria, seguramente, mais cómodo para ti remeteres-te ao silêncio -como todos têm feito ao longo dos anos - e ignorares que alguma coisa "está podre no reino da Dinamarca".

    Bem-Hajas!

    Retorno ao poeta: "vemos ouvimos e lemos......" Vejo, ouço e leio, e o que especialmente ouço,é o murmúrio crescente de aprovação ao que, generosamente, estás a fazer por nós.

    Um de Nisa

    ResponderEliminar
  2. Anónimo7.12.09

    Bom dia.No que respeita ao assunto do post sou a informar que o Tribunal já proferiu uma sentença sobre o mesmo, tendo a Freguesia de Amieira do Tejo, bem como os seus Orgãos e os seus titulares, sido absolvidos de qualquer crime ou contra ordenação ambiental. A sentença é pública e está disponível no Tribunal de Nisa.

    ResponderEliminar
  3. Grande Amiga7.12.09

    É deprimente a falta de educação, humanismo e mais IVA de uma quantidade de pessoas que "nos governam".Governam?!Acho que não. Isto não é governar.Isto para mim, é nada mais nada menos que a representação do que vai dentro destas cabecinhas...Lixo, fazemos todos!De alguma maneira tentamos corresponder ao que nos é pedido.Reciclagem, reciclagem, reciclagem.Este assunto nunca chegou a via de facto!É tudo muito bem "abafadinho".Não acredito que haja o minimo de respeito. Aqui, no concelho de Nisa, o que conta é a aparência. Se temos um bom carro, uma boa casa, se temos amigos que estão "bem de vida", e mais uma quantidade estupida de coisas, que são o espelho da formação de cada um!
    Muitos de nós sabemos isso e nunca assumimos!
    Tu já és um caso à parte. Nunca tiveste problemas em assumir fosse o que fosse!O que mais reconheço em ti, também é isso, mas muito mais!Nunca me esquecerei a capacidade que tens de reconhecer quando falhas!De pedir desculpas!Ao contrário do que a maioria pensa. Isso é nobreza de alma e não rebaixares-te!!!Tenho muito prazer é fazer parte da nossa história.Da tua história!Que Deus te abençoe e tem um excelente Natal.Sei que não será como muitos que tivemos há anos atrás. Mas onde quer que ele esteja, e ainda mais com o que estás a fazer, ele está orgulhoso em ti e sempre de "olho neles"!
    Um grande, enorme beijo miga.
    Tu sabes quem sou.Este fds disse-te que escreveria para ti...

    ResponderEliminar
  4. Ora aí está o que é!
    Tudo absolvido!Não tenho mais nada para dizer...
    Aliás!Mesmo relativamente aos posts que aqui tenho publicado, é mesmo só para mostrar a podridão de almas que temos a "brilhar" aqui por baixo!
    Quem tem o poder de viscalizar e autoar nestas situações de impacto ambiental é a Câmara Municipal de Nisa.Vocês estão a ver a Câmara a multar as freguesias, bem como a si própria?!
    Com muita pena minha, NÂOOOOOOOOOOOOOO!

    Niguém faz nada por nós!E essa é sem dúvida a nossa maior tristeza!
    Mas SENHORES: É COM MUITO PRAZER, SEMPRE QUE VOS VEJO, REPARAR COM GRANDE NITIDEZ, A QUANTIDADE DE JAVARDICE QUE VOS CIRCUNDA E TER UM ORGULHO IMENSO EM NÃO PERTENCER À CLASSE DE QUEM TEM UMA ALMA TÃO NOJENTA QUE ATÉ DÁ PENA!!!
    E assim se destiguem as pessoas!
    E não façam experiências!Isso não sai com creolina!

    ResponderEliminar
  5. Cegonha do Calvário7.12.09

    Bom dia. No que respeita ao assunto do post sou a informar que o Tribunal já proferiu uma sentença sobre o mesmo,tendo a Freguesia de Amieira do Tejo, bem como os seus Orgãos e os seus titulares, sido absolvidos de qualquer crime ou contra ordenação ambiental.
    Dito isto, podemos continuar como até aqui, impunemente, a despejar o lixo em qualquer caminho público, mostrando o mesmo como um cartaz turístico da freguesia. Devo acrescentar que as fotos que ilustram o texto do post nunca existiram, foram montagens de alguém que pretendeu denegrir a imagem do presidente da junta e não reconhece o grande trabalho a que se tem dedicado em prol da freguesia.
    Para que não haja poluição no Tejo, vedámos também o acesso ao rio, mas só durante a noite, não vá alguém roubar o barco que tanto dinheiro custou. Se fizemos isso conscientemente? Concerteza. Quem nada em Amieira somos nós e não há Tribunal no país que não nos dê razão.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo7.12.09

    Espectacular!
    Essas fotos não são montagem não senhor!Quem tem os originais bem aqui na mão, sou eu!Se assim fosse não se tinha justificado o facto das televisões em peso terem feito a reportagem que fizeram sobre estes trabalho!
    Quanto ao grande trabalho da freguesia, poupe-me!!!
    E ainda bem que tudo o que fazem é conscientemente. Assim se vê o que vos vai na alma!!!
    Quanto ao Tribunal, eu não me admiro do que escreveu. Já deu para perceber que quando vos convêm o Tribunal é o maior!Quando não vos convêm, entra o Tribunal Constitucional...
    Mas, eu até não estou farta de dizer que isto é tudo vosso!!!
    Um bom Natal ai pra Amieira!E não se esqueçam de queimar tudo muito bem queimadinho!Pode ser que em vez de comerem o porquinho assado se enganem e comam...porquinho!
    Um abraço!

    Margarida Oliveira

    ResponderEliminar
  7. Anónimo7.12.09

    Óh Margarida, mais uma vez, estveste lá!vês que vale a pena!?
    Ainda nos gozam!Isso só prova que lhe está a bater!Continua!Na decadência, todos cedem!!!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo7.12.09

    HAHAHAHA
    Qualquer dia temos um portão na estrada da devesa, ainda não nos levem a rotunda que custou, concerteza muito mais dinheiro que o barco de Amieira!
    Chegamos à campainha em frente às oficinas e dizemos:
    -Sou eu!Moro na Jamaica!E abrem o portão se for de dia. Se for há noite dormem no Largo do boqueirão!Isso até que não se puser um portão no boqueirão!!!
    Viva a rebaldaria!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo11.12.09

    ora, vou fazer um comentario a senhora, cegonha do calvario, o senhor presidente da junta de freguesia de amieira do tejo, francisco rogerio cardoso dias, tem dedicado muitoaaldeia d amieira ou a sua empresa terra de jans????? compra para a junta um deposito de agua, mas é usado pelos trabalhadores da terra de jans???para secarem acasias???? e ja agora, nao se apoderou completamente do antigo lagar?????? amieira do tejo é uma vergonha, graças ao seu presidente de junta, so se dedica a arranjar caminhos onde o sr passa ou entao onde passam os senhores que lhe dao trabalho a sua empresa

    ResponderEliminar

Obrigado, volte sempre...