A coragem - Há circunstâncias na vida em que a dignidade humana pode exigir grandes sacrifícios, isto é, heroísmo. Ninguém tem autoridade moral para exigir de outro um comportamento heróico. Cada um de nós tem essa obrigação, não porque outros lho peçam ou censurem se o não fizer, mas porque as próprias coisas lho pedem; pede-o sobretudo a dignidade humana. Neste blogue não se aceitam comentários anónimos caluniosos e difamatórios!Pelo que não nos responsabilizamos pelas opiniões anónimas!
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
A Pedido da População IV- Canto Pinheiro
"Ola Guida,
quando estive em Nisa nas mini-férias desgostou-me muito ver o que aconteceu ao Pinheiro do Canto do mesmo nome. Nao sei o que aconteceu, qual foi a minha surpresa ao ver que o pinheiro estava serrado proximo da terra como bem podem documentar estas fotos que envio neste mesmo email.
Será que pode saber do que se passou?
Cumprimentos"
PS-Quem sabe o que se passou que explique por favor...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Viva a Rebaldaria e os bichos da madeira!
ResponderEliminarDevia faltar um pinheiro em casa de alguém...e mandaram ir buscar aquele para entregar a alguém muito importante!lol
ResponderEliminarO pinheiro foi enviado para o Japão...
ResponderEliminarPelo que ouvi dizer, o diz que disse, este pinheiro estava a dar muitos problemas na casa ao lado. Não é justo que as pessoas tenham de viver menos bem, porque alguém um dia pôs lá um pinheiro.Ou será que o Pinheiro já nasceu ali?
ResponderEliminarHum, é compreensivel, se for essa a razão...
Há um atentando às arvores todas de Nisa!Primeiro a arvore da mentira. Agora o Pinheiro!E já a seguir o Eucalipto, que para quem não percebeu está morto!O seu futuro será o verniz usado, na arvore da mentira...
ResponderEliminarO pinheiro terá sido abatido devido a algum ataque de "processionária" que estaria a causar prurido aos velhotes que debaixo dele se sentavam
ResponderEliminarGuida,
ResponderEliminarque se passou para pores essa frase?
REALMENTE QUE MAL FAZIA O PINHEIRO ONDE SE ENCONTRAVA? SÓ PODE TIR SIDO, MAIS UMA VEZ, ALGUÈM COM PODERES NA POLÍTICA DO CONCELHO QUE MANDOU FAZER ESTE DISPARATE.
ResponderEliminarNISA PRECISA DE MUITAS ZONAS VERDES, MAS PELOS VISTOS SÓ NOS DÃO PEDRAS QUE NUNCAS DERAM SOMBRA.
AQUELE PINHEIRO, NO CANTO COM O SEU NOME; SE FALASSE DIR-NOS-IA MUITAS CONVERSAS QUE ALI SE PASSARAM, MUITAS NOVIDADES BOAS E ALGUMAS TRISTES.
AGORA O CANTO SEM O PINHEIRO FICA A SER SÓ E SÓ CANTO VAZIO, SEM VIDA, SEM NATUREZA E SEM A SUA ESPECTACULAR SOMBRA ONDE SE JOGAVA CARTAS, ONDE SE BEBEREM COPOS...
TINTIM NO CONCELHO DOS KOMUNISTAS
Pois é, cortaram o Pinheiro na Rua do Canto Pinheiro.
ResponderEliminarEra à sua sombra que no Verão os habitantes daquela zona ficavam à conversa e jogavam às cartas, na mesa e bancos que se podem ver nas fotografias.
Se eram as raizes que estavam a fazer mal, então eu compreendo, se eram os ramos então já considero um atentado à população de Nisa e aos habitantes daquela zona, uma vez que bastava cortar os ramos que estariam a danificar a habitação.
Ah, já sei afinal os pinheiros de natal que foram entregues a alguns comerciantes não vieram de Amieira, mas sim do CANTO que já teve um PINHEIRO. E esse PINHEIRO era, e porque não, mais bonito que todos os outros pinheiros.
ResponderEliminarFiquei triste porque as árvores dão vida e embelezam as ruas onde encontra,
E NISA tem muito´poucas árvores nas ruas, assim como no novo jardim, o qu é uma pena.
O VELHOTE DO PRAÇA DA REPÚBLICA
Li hoje algumas páginas,
ResponderEliminarDum livro de Alberto Caeiro,
E conclui como ele,
A minha alma é como um pastor,
Creio no mundo como num girassol,
Assim como creio no PINHEIRO,
E é muito triste esmagar flores em livros,
Como pôr plantas em jarras.
Para mim Deus é os Pinheiros e as flores e os
rios e os seres vivos e os montes e o luar e
claro o Sol,
Na minha Rua do tal CANTO,
Ficava bem sem dúvida o PINHEIRO,
Como pastor guardador de rebanhos,
Não conheço PINHEIROS, nem outras árvores, sem
Raízes.
As raízes são a boca das árvores.
Mas o Pinheiro, abatido, se sentisse não era
Pinheiro.
Era gente e aí outro galo teria cantado.
UM PENSADOR QUE ADORA O GENIAL F. PESSOA
deveriam-se era preocupar-se com os platanos da alameda,já passam os telhados das casas quero ver se 1 dia ouver danos se alguém paga, e quem sabe com esse andamento se não apanha algum ovni , ai os extra terrestres comessem a invadir nisa zona J.
ResponderEliminarNão fica bem escrever aqui passando pelo nome de outro, como se nota no último spot.
ResponderEliminarCada um escreve como sabe e como pode, porém
não se deve usar o nome de outro ou de outra
pessoa seja sobre este assunto ou outro qualquer.
UM OBSERVADOR
Como deve compreender vocês são todos anónimos ou com nicks...eu não sei quando alguém se faz passar por outro...
ResponderEliminarOs únicos que recebo e deduzo que não são dele, por isso não publico, vêm em nome de Vitor Camarneiro...
De qualquer forma, acho que tem razão!Arranjem outro nick...
O Pinheiro teve que ser serrado porque criava uns animais com muitos pézinhos ( não sei o nome deles) e que provocava alergias a quem se sentava em baixo dele.
ResponderEliminarParabéns Margarida o blogue está no rumo certo
ResponderEliminare sobre este assunto adorei a categoria, o conteúdo, o rigor e a profundidade da poesia do Canto Pinheiro, escrita por um anónimo baseado no mais inteligente dos Portugueses: FERNANDO PESSOA.
Sou levado a concluir que no teu blogue escrevem muitos filhos de Nisa mais jovens, mas está demonstrado que também há pesoas com + de 50 anos a escrever.
ñ percebo... então quer dizer que o as raizes faziam mal á casa???
ResponderEliminarentão cortam o pinheiro e deixsm lá ficar as raizes??? estupidez pura..
se calhar é melhor lá pôr daqueles quadrados metálicos enferrujados k existem na rua júlio basso.. deve ser mais bonito... Isto só aqui na pu... da nossa terra..
Desculpem, mas sejam objectivos. De quem foi a iniciativa do abate da arvore? Quem o fez e a mando de quem? Isso é que queremos saber, para que situações dessas não se repitam. Margarida ouve-me.
ResponderEliminarO dono da casa ao lado já fez reclamação porque a arvore trazia problemas à dita casa.Por esse motivo foi pedido para retirarem a arvore...
ResponderEliminarHavia a situação dos velhotes que iam para ali à sombra. Algum velhote apanhou "urticária" por algum motivo que até pode ser o pinheiro e baseados nessa desculpa (pois assim já ninguém lhes pega) cortaram o Pinheiro.
Mas deixem-me dizer uma coisa.
Os velhotes é que lá se sentavam...
Não é usual a malta lá se sentar...
Se o pinheiro estava a causar transtorno, temos que ser condescendentes...
A própria casa faz lá sombra...
Deveriam ter tirado o pinheiro e planta-lo noutro lado!Há falta de espaços verdes é verdade!Nisa deveria chamar-se "Terra da Pedra"!!!
Mas quem sou eu para falar, não é verdade?!
Já me disseram que um cão de Nisa que ladrava, já está enterrado (o meu pai) e que só já falta o resto...
Assim sendo é melhor calar-me antes que apareça ai numa barroca!!!
Calar-me!? Eu !? Jamais!!!
ResponderEliminarNão tenho medo de ninguém, até porque não faço mal a ninguém! Escrevo e falo o que quero.Não ofendo ninguém. apenas digo o que não gostam de ouvir, simplesmente porque está mal feito.A vida que quem faz estas coisas não me diz nada. Até porque acredito que o meu pai onde quer que ele esteja, deve ter reuniões periódicas com o altissimo e hao-de encarregar-se de limpar o sarampo a quem actua de má fé.
Mas fico feliz de saber que tenho substituto se necessitar :)
margaridoliveira.naturis@hotmail.com
oh amor deixa-me ser eu a dirigir os destinos dos filhos de nisa. és a minha musa, o meu sonho, bela e atrevida.
ResponderEliminarbeijos linda loirinha
Essa parte era desnecessária!Mas assim já são mais dois. O número de voluntários está a crescer, acho que até vou fazer um inquerito sobre isso...lol
ResponderEliminarTome Juizo! ;)
Margarida Parabéns pelo Blog e por estares a conseguir os teus objectivos de «mexer» as águas na Vila de Nisa que precisa de mudança, reflexão e participação da sociedade civil.
ResponderEliminarVotos de um excelente 2010! um beijinho e continua que o blog já anda na boca do POVO!
e agora será que algum dos tidos "velhotes" vai sugerir um novo nome para a muito conhecida rua do canto pinheiro?...ahhhhh,,,,já sei vai chamar-se canto Gabriela Tsukamoto!!!!!!lol...olha podias fazer um post para possiveis nomes!!!he he he
ResponderEliminarSe realmente a árvore estava a danificar a cada ao lado, então temos que compreender que tinha que ser cortada, pois se fossemos nós que lá a morar, também não gostávamos de ver a nossa habitação ser danificada pelas raízes de uma qualquer árvore.
ResponderEliminarTemos que ser realistas nestes casos, pelo que não compreendo certos comentários a espicaçar a Margarida, quando ela também está a compreender a situação dos ocupantes daquela moradia.
EM PRIMEIRO DEVEM PERGUNTAR SE ALGUEM ALI PERTO ALERTOU PARA DERRUBAR O DITO PINHEIRO:SEGUNDO QUEM FOI:TERCEIRO SE FOI MUNICIPE È SINAL QUE ESTA ATENTO A SEGURANÇA DA POPULAÇÂO (DEVE VIR PARA AQUI DIZER QUE FOI ELE):QUARTA SE FOI O MUNICIPIO OU ALGUEM DA PROTECÇÂO CIVIL DEVE TER FEITO POR INDICAÇÂO DE ALGO; NÂO ESTAMOS PARA AQUI A CULPAr (LAVAR A ROUPA): POR ULTIMO SE O DITO PINHEIRO POR CASO TIVESSE O AZAR DE CAIR DE QUEM ERA A CULPA LÀ VINHA ALGUEM DIZER È DO MUNICIPIO!!!!!!!!:
ResponderEliminarSe alguns dos defensores do pinheiro,o tivessem à sua porta gostava de saber o que faziam? Alguns até envenenam os cães dos vizinhos por eles ladrarem e vem para aqui armar-se.
ResponderEliminarEhehehe esta gente pensa que esta treta de blogue da má língua tem alguma importância para quem manda cá no concelho. O que eu ainda vou ver é algumas cabeças partidas dos que por aqui escrevem e cheira-me que ainda vai dar trabalho ao tribunal...a ver vamos.
ResponderEliminarviva amigo anónimo de dia 10 de janeiro 2010 01:49 então tens medo de dar a cara ou mesmo te passandes por anónimo não sabias que também podes ser descoberto eheheheh e assim podem-te sentar o cúzinho na cadeira grande, a minha mãe fez-me esse rosto seja lindo ou feio isso não me importa por isso gosto que vejam a cara,a minha cara é só uma não gosto de mentiras e muito menos ameaças gosto de andar descoberto por isso não te estiques é que pode o tribunal um dia te bater á porta, eeehhheheheehehh, blá blá blá. sou 1 municepe e não trabalhador da camara tudo o que envio aqui ou pra outro blog é sempre registado por isso façam o mesmo não tenham medo de ameaças amigos a minha vida pessoal é só minha não me venham com ameaças de processos disciplinares porque isso não me diz nada, no trabalho ninguém tem nada a apontar por isso estou tranquilo amigos e voçes façam o mesmo se não teem quem vos aponte no vosso serviço então não tenham medo e deem a cara, todos temos liberdade de espreção e foi por isso que ouve o 25 de abril até lá filhos de nisa.
ResponderEliminarRealmente ó Joaquim, este anónimo do dia 10 da 1.09, deve ser algum papagaio, não sabe dizer outra coisa, repete em todos os post a mesma coisa, deve querer maminha...
ResponderEliminarEh pá se tens comichão coça o cú na parede ou então procura um burro...
... pode ser que ele te entenda, porque as pessoas essas ainda não perceberam bem o que é que te dói...
Quando um povo quase na sua totalidade se preocupa com pinheiros, árvores , fontes e outras coisas mais (que até são condenáveis )e não observa os atentados que se vêm fazendo há uns anos a esta parte no que diz respeito ao Ordenamento do Território, à violação do Património Arquitectónico, Cultural e de outras naturezas, à falta de infra-estruturas desportivas, não respeitando os direitos dos nossos jovens e outras coisas mais, é porque é um Povo que anda distraído.
ResponderEliminarAinda por cima, dá legitimidade a quem não a merece para continuar a destruir a Terra e cometer atentados como os que enunciei anteriormente.
Obrigado por me permitirem este desabafo.